terça-feira, 30 de agosto de 2016

Coluna do dia 30/08/16

***Ingressos para curta temporada de "OS REALISTAS" em Curitiba estão à venda***


Crédito da foto: Christian Gaul.

***Estão à venda os ingressos para as três apresentações que o espetáculo Os Realistas faz em Curitiba, em setembro. Texto inédito de Will Eno na América–Latina, a direção é assinada pelo curitibano Guilherme Weber, ator que mais encenou o autor em todo o mundo. No elenco estão Debora Bloch, que comemora 35 anos de carreira, ao lado de Emílio de Mello, Fernando Eiras e Mariana Lima.

As apresentações serão nos dias 16, 17 e 18 de setembro, no Guairinha. Ingressos podem ser adquiridos pelo Disk Ingressos. O projeto tem patrocínio do Ministério da Cultura, Renner e da Brasilcap. Em cena, dois casais de vizinhos se encontram e descobrem ter mais em comum do que casas idênticas e sobrenomes iguais. A peça flagra a convivência do quarteto e os relacionamentos que começam a se entrelaçar.

Em um hábil jogo de cena, o autor mostra também que nem tudo é o que parece ser fazendo com que as situações reflitam sobre os diferentes estágios do casamento. “Nesta história, Eno desloca seus personagens para uma pequena cidade interiorana e campestre. Este confronto com a natureza, o vasto e o desconhecido faz com que estes personagens se cruzem em uma comédia existencialista sobre vida, morte, amor e vizinhos’, analisa Weber.

Os Realistas - Ficha Tecnica: Texto: Will Eno. Tradução: Ursula de Almeida Rego Migon e Erica de Almeida Rego Migon. Direção Geral, Adaptação e Trilha Sonora: Guilherme Weber. Elenco: Debora Bloch, Emílio de Mello, Fernando Eiras e Mariana Lima. Cenografia: Daniela Thomas e Camila Schmidt. Figurinos: Ticiana Passos. Iluminação: Beto Bruel. Direção de Produção. Alessandra Reis. Duração: 100 minutos. Classificação etária: 12 anos.

Serviço: Os Realistas Quando: De 16 a 18/09/2016. Sexta e sábado, às 20h. Domingos, às 17h Onde: Teatro Guairinha (Av. Rua XV de Novembro, 971) Quanto: R$60,00 (inteira+ taxas administrativas) e R$30,00 (meia-entrada + taxas administrativas) http://www.diskingressos.com.br/grupo/358.

***Gestão e vendas em tempo de crise***


Crédito da foto: Divulgação.

***O Laboratório de Vendas da Escola de Comunicação e Negócios (ECN) da Universidade Positivo (UP) promove, no dia 2 de setembro, às 19h, o Painel ECN, com o tema “Gestão e vendas em tempo de crise”. O evento promove uma conversa entre diversos setores de mercado que foram fortemente impactados pelo atual cenário econômico.

O objetivo do Painel é promover troca de experiências e práticas de como os respectivos segmentos estão enfrentando a instabilidade econômica e gerando negócios, considerando o mercado interno e externo. Entre os convidados presentes que irão integrar o Painel, estão o presidente da Fenabrave-PR, Marcos Ramos, o presidente do Corecom-PR e do Sirecom-PR, Paulo Cesar Nauiack, o presidente do Sinduscom-PR, José Eugenio Gizzi e a consultora do Sebrae, Ana Flavia Pigozzo.

Em contraponto, o reitor da UP, José Pio Martins, vai refletir como a educação transita e contribui neste contexto. O evento, que faz parte da semana de Comércio Exterior da UP, acontece no auditório do bloco azul do câmpus Ecoville. A entrada é gratuita e aberta à comunidade.

Serviço: Painel ECN - Gestão e vendas em tempo de crise Data: 2 de setembro, 19h. Local: Universidade Positivo – auditório do Bloco Azul R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 Inscrições: eventick.com.br/painel - Entrada Gratuita.

Sobre a Universidade Positivo -A Universidade Positivo (UP) concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade.

Atualmente, oferece 59 cursos de Graduação (31 cursos de Bacharelado e Licenciatura e 26 Cursos Superiores de Tecnologia), três programas de Doutorado, quatro programas de Mestrado, centenas de programas de Especialização e MBA e dezenas de programas de Extensão. 

Em Curitiba, a UP conta com três campus: Ecoville, que ocupa uma área de 424,8 mil metros quadrados, Praça Osório, no centro da cidade, e Mercês - Catarina Labouré. Lançou, em 2013, seu programa de Educação à Distância, com dezenas de polos em todo o país. É considerada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a melhor universidade privada do Paraná, pelo quarto ano consecutivo.

***Lavasecco participa do 1º Brasão “Woman Company Partner” em Curitiba***


Na foto 01: Lucyanna Lima, presidente BPW Curitiba; Birgit Marsili, diretora de eventos BPW Curitiba e representante Lavasecco; Isabela França, diretora de Comunicação BPW Curitiba e Luciana Veronese, diretora de associados BPW Curitiba - Foto: Ale Maya.


Na foto 02: Birgit Marsili, Iara Miotti e Lucyanna.

***A Business Professional Women - BPW Curitiba (PR), organização não governamental formada por mulheres empreendedoras, apresentou na última quarta-feira (17) a cerimônia de entrega do Brasão Woman Company Partner. O evento foi realizado no auditório Fernanda Montenegro, anexo ao Shopping Novo Batel, em Curitiba (PR), e contou com a presença de representantes de mais de 40 empresas.

A empresária, franqueada curitibana da Lavasecco e membro da BPW, Birgit Marsili, recebeu o brasão de Natália Gualter, da Go Fit Store. A representante da Lavasecco entregou outros cinco prêmios: para a Caudalie Cosméticos, representada por Cesar Brito; para a Boutique Nespresso, representada por Paula Melo; Karina Kulig Atelier, por Karina Kulig; Go Fit Store, por Natália Gualter, e Le Blanc Brechó, por Alecsandra Oenning.

“O objetivo do evento é homenagear mulheres empreendedoras e empresas que respeitam a igualdade de gênero, estimulando maior desenvolvimento econômico e maior participação feminina no mercado de trabalho”, detalha Birgit Marsili.

***Artefacto inaugura Vitrines 2016 no CasaShopping com desfile de moda***

***No próximo sábado, 03 de setembro, das 17h às 21h, a Artefacto do CasaShopping, na Barra, inaugura as Vitrines 2016 com desfile, coquetel e música. Os convidados vips da promoter Nina Kauffmann poderão conferir os cinco novos ambientes projetados pelos talentosos arquitetos e designers de interiores do cenário nacional: Jairo de Sender, Rogério Antunes e Bernardo Schor, Fábio Bouillet e Rodrigo Jorge, Cristina Bezamat e Laura Bezamat, Duda Porto e Ana Luiza Rothier.

O buffet especial do evento ficará a cargo da libanesa Madeleine Saade, ícone de elegância e bom gosto. Ao som da DJ Scarlet, o evento contará com uma grande novidade: às 18h, a Joalheria Sara fará um desfile na loja com suas joias statement e looks criados pelo estilista Heckel Verri exclusivamente para o evento. O desfile será inspirado na cantora Maria Callas. Neste ano os ambientes foram inspirados no tema ‘Lugares e Desejos'.

O arquiteto Jairo de Sender trouxe um apartamento no Marais para a sua vitrine. Inspirado no bairro parisiense, Jairo criou uma sala de jantar integrada ao estar. A coluna de jantar Indian posicionada no centro é rodeada por dois sofás Rus em linho preto e traz em sua cabeceira as cadeiras Jey e as icônicas Yves. Obras de arte contrastam com o ambiente predominantemente preto. Já os arquitetos Rogério Antunes e Bernardo Schor, criaram um living onde trouxeram referências da moderna cidade de Dubai. O layout do ambiente traz a distribuição do mobiliário em círculos de maneira que cria espaços intimistas. O destaque para sofá Argan em formato ovalado e o sofá Jea trazem sofisticação.

A poltrona Pipo em madeira colabora para o tom moderno do ambiente. Cristina Bezamat e Laura Bezamat homenagearam o pais Marrocos e criaram o quarto do casal. A proposta foi criar um ambiente que representasse as características da estética marroquina com a sofisticação e o glamour da mulher Saint Laurent. As paredes de tijolo cru e os tapetes que adornam o espaço remetem à areia avermelhada do deserto e à cor ocre, predominante na arquitetura local. As estampas dos tapetes lembram o desenho típico dos azulejos marroquinos, as faixas de tecido suspensas no teto remetem o interior das tendas árabes.

Foi criado um deck com confortáveis chaises Banyan em linho branco e as elegantes molduras Creta, foi inspirado na área externa de famosos hotéis de luxo de Marrakech. Junto ao spa está o sofá Orange II e a poltrona Kundera, peças que trazem leveza e conforto ao ambiente. Os arquitetos Fábio Bouillet e Rodrigo Jorge assinam um lounge onde a inspiração veio através da cidade Miami. Os arquitetos pensaram em um espaço versátil, que poderia ser um restaurante, um hotel, mas está dentro de uma loja.

O local pode receber festas, recepções, almoços, mas também, reuniões de trabalho e apresentações. Logo na entrada existe um painel fotográfico com uma cena emblemática de uma sala cubana, recepcionando o visitante e guarnecendo o bar. Logo em seguida mesinhas altas convidam para um drink junto à bancada e mais à frente pode-se ver uma grande mesa de jantar no qual dispõe a reuniões e jantares.

No outro canto, um grande sofá em formato de "L" possibilita também um papo mais descontraído. O ambiente de aproximadamente 80m² assinado pelo arquiteto Duda Porto foi inspirado na Capadócia e homenageia o arquiteto catalão Gaudi, que se influenciava muito pela arquitetura do local e por suas formações geológicas únicas - resultadas de fenômenos vulcânicos e erosão - para as suas criações arquitetônicas.

Para o espaço Varanda Gaudi foram utilizados elementos que remetem à geografia e arquitetura da região histórica turca, com seus tons neutros como os escolhidos para os revestimentos. A inspiração também se estendeu para o mobiliário, e pode ser vista nas formas orgânicas da linha Cacua, escolhida para o sofá e poltronas. Entre os outros lançamentos Artefacto utilizados no ambiente estão a chaise longue e mesa de centro Kamari Outdoor e a mesa lateral Trieste. A mesa com base de tronco e tampo de vidro e cadeiras Oska Outdoor completam as escolhas.

A arquiteta Ana Luiza Rothier se inspirou no Taiti por conta da paisagem tropical ainda não tocada pela mão do homem. Paraíso puramente residual. O local assemelha-se bastante com o Brasil, por isso Anna Luiza Rothier usou palmeiras, coqueiros, plantas de beira-mar, misturadas com bougainvilles e flores que abundam por lá, incluindo a intervenção de grandes cachos de cocos. Neste cenário, não podiam faltar pedras e muita areia e decks, que serão construídos para expor os lançamentos da linha outdoor da Artefacto.

Serviço: Evento: Vitrines Artefacto 2016 Local: Artefacto CasaShopping Dia: 03 de Setembro Horário: 17h às 21h - Desfile às 18h Endereço: Avenida Ayrton Senna, 2150 - Barra da Tijuca.

***Sambas tradicionais e contemporâneos na voz do cantor Marcos Ozzelin*** 


Crédito da foto: Rodrigo Guimarães. 

***A Caixa Cultural Curitiba apresenta, como atração do projeto Samba de Bamba, o show de Marcos Ozzelin, cantor paulista já conhecido no circuito da Lapa carioca. Será no dia 6 de setembro (terça-feira), às 20h. No repertório, o cantor concilia a tradição dos mestres com alguns dos grandes nomes do samba contemporâneo. 

E vem a Curitiba para mostrar ao público as canções de seus dois discos de carreira: Samba Transcendental (2010) e Intersecção (2014). A fusão dos dois trabalhos revela um painel de sambas de qualidade de todos os tempos. No disco de estreia, Samba Transcendental, Ozzelin touxe sambas conhecidos em arranjos elegantes. 

A seleção de repertório privilegiou sambas com letras mais alegres e otimistas, fugindo da dor de cotovelo. Marcos vai apresentar grandes clássicos de compositores como Noel Rosa (O X do problema e Com que roupa), Dorival Caymmi (O dengo que a nega tem) e Ary Barroso (Quando eu penso na Bahia). Já com seu segundo álbum, Intersecção, ele apresenta um interessante diálogo entre o samba paulista e o carioca. Uma ponte aérea musical entre as duas cidades mais importantes para Marcos Ozzellin – a que ele nasceu e a que escolheu para viver. 

O repertório reúne Paulo Vanzolini (Volta por Cima), Adoniran Barbosa (Apaga o Fogo, Mané), Chico Buarque (Estação Derradeira), Paulinho da Viola (Onde a dor não tem razão), Moyséis Marques e Bernardo Lobo (Pra ter seu bem querer), Wilson Moreira e Ney Lopes (Sandália Amarela), Geraldo Filme (Tradição – Vai no Bixiga), entre outros. Ozzelin vem acompanhado por um time de jovens talentos como o cavaquinista Henrique Vasconcelos, o bandolinista Vinícius Santos e o percussionista Thiago Kobe. 

Nascido em São Bernardo do Campo (SP), Marcos Ozzellin iniciou sua carreira no final dos anos 1990 em São Paulo, cantando na noite paulista e viveu por dois anos em Portugal, se apresentando no circuito Lisboa-Cascais-Estoril. No Rio de Janeiro e em São Paulo, fez shows de samba e de MPB em diversas casas de espetáculo. A próxima atração do Samba de Bamba é o afinadíssimo Julio Estrela, no dia 4 de outubro. O projeto tem a curadoria do jornalista e crítico musical, Rodrigo Browne. 

Serviço: Música: Samba de Bamba apresenta Marcos Ozzelin Local: Caixa Cultural Curitiba, Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR) Data: 6 de setembro de 2016, terça-feira - Horário: 20h Ingressos: vendas a partir de 3 de setembro (sábado). R$ 20 e R$ 10 (meia – conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito Caixa). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura. Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 16h às 19h). Classificação etária: livre para todos os públicos. Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes). 

***Núcleo OMSTRAB comemora 20 anos com estreia do espetáculo Fluxo Invisível e programação especial no CCSP***


Crédito da foto: Divulgação.

***Dia 14 de setembro, quarta-feira, às 19h, acontece o show de lançamento do CD OMSTRAB, formado por canções autorais que fizeram parte da trilha sonora dos espetáculos do grupo; abertura de exposição de fotos, figurinos, vídeos e a exibição do documentário OMSTRAB 20 ANOS, além do lançamento do livro com depoimentos, fotos, registros dos espetáculos e entrevistas. Dia 15 de setembro, quinta-feira, às 19h, estreia o espetáculo Fluxo Invisível, com direção de Fernando Lee. Uma das inspirações para a criação do novo trabalho foi a recente crise hídrica que acontece na cidade de São Paulo. Toda a programação é gratuita. Fluxo Invisível mescla música e dança contemporânea, tendo como fonte de inspiração a relação do homem com a água.

A partir de uma pesquisa sobre os rios ocultos de São Paulo e toda a problemática hídrica, criou-se uma dinâmica onde os fluxos sonoros e de movimento trazem à tona, de forma poética, uma das questões mais urgentes do mundo contemporâneo. A montagem tem sessões de quinta a sábado às 20h e domingo às 19h até 18 de setembro. Para a criação do espetáculo, o grupo se inspirou na recente crise de falta de água enfrentada em São Paulo e no próprio corpo humano. “A pesquisa faz uma reflexão de como essa situação nos afeta já que somos um país tropical e estamos em uma cidade cheia de rios, riachos e nascentes que foram concretados na construção de vias como no Anhangabaú, Sumaré, 9 de Julho, entre outros lugares.

Também existe a questão da água que predomina na formação do próprio corpo e está presente no sangue, lágrima, leite materno, em todo o lugar. Um mapa de fisiologia humana está muito mais próximo de um mapa hidrográfico do que pensamos”, conta o diretor. A ambientação cenográfica e o figurino procuram absorver toda a atmosfera relacionada a esse universo. Em cena, a música ao vivo é criada por uma percussão experimental por meio de garrafas pet, tubos de pvc, instrumentos como flauta, violão, saxofone, kalimba. A coreografia se revela um jogo corporal com os caminhos que envolvem a água e entra em simbiose com texto e música. O resultado é um espetáculo múltiplo com a integração de linguagens.

Para Fernando Lee, a reunião de várias atividades no CCSP é uma retrospectiva dos pilares do trabalho realizado pelo OMSTRAB nos 20 anos de carreira. “Funciona como uma coletânea com o lançamento do CD autoral com músicas dos espetáculos, do livro com depoimentos, fotos, registros, além da abertura de exposição e da exibição do documentário. Desde o início procuramos mesclar o rural e o urbano, a raiz brasileira e o contemporâneo, as comunidades de cultura popular. Cada trabalho tem uma inspiração diferente, pode vir de um tema, música ou um texto. Sempre existe um novo desafio de inventar e desenvolver métodos de criação e de inter-relação com todos os elementos em cena”.

***A programação de 20 anos do OMSTRAB tem o apoio do Programa Municipal de Fomento à Dança da Cidade de São Paulo. Sobre o grupo***

O Núcleo OMSTRAB, sediado na cidade de São Paulo, realizou onze produções em 20 anos de atividade. Durante este período, sempre desenvolveu trabalho de pesquisa seguindo um conceito de integração de linguagens – dança contemporânea, música ao vivo e teatro, dedicando-se à criação de um “Musical Brasileiro Contemporâneo”. Ao longo de sua trajetória, o núcleo recebeu importantes prêmios como e se apresentou no exterior.

Vem se apresentando regularmente em diversos teatros do país e participou dos mais significativos eventos culturais, como o Panorama RioArte, Mostra Internacional de Dança do Sesc SP, Festival Internacional de Londrina, Virada Cultural de São Paulo, Virada Cultural Paulista e Circuito Cultural Paulista, ambos da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. Paralelamente ao trabalho de criação artística, realiza, regularmente, um trabalho didático e de formação de público por meio de oficinas, aulas-espetáculos, debates e performances em espaços públicos, teatros de bairro, CEUs, Casas de Cultura e Universidades.

Serviço: Show lançamento CD + Exposição + lançamento livro-DVD OMSTRAB 20 ANOS Dia 14 de setembro, quarta-feira, às 19h Duração do show: 60 minutos Classificação etária: Livre Ingressos: Grátis. Espetáculo Fluxo Invisível Temporada: De 15 a 18 de setembro - Quinta a sábado às 20h e domingo às 19h Duração: 60 minutos Classificação estaria: 16 anos - Ingressos: Grátis. Centro Cultural São Paulo - Sala Adoniran Barbosa. Telefone – 11 3397-4002. R. Vergueiro, 1000 - Paraíso - São Paulo. Capacidade: 622 lugares. Acessibilidade.

***Tributação nas alienações judiciais será tema de palestra no VIII Congresso Internacional de Direito Tributário do Paraná***

***A tributação nas alienações judiciais será o tema da palestra do leiloeiro público oficial do Paraná, Helcio Kronberg, no próximo dia 31 de agosto, às 14 horas, no VIII Congresso Internacional de Direito Tributário do Paraná. O evento será na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Curitiba (PR).

O Congresso abordará os distintos aspectos da tributação, financiamento do Estado e garantias constitucionais, temas tratados por juristas, representantes de setores da iniciativa privada e integrantes das várias esferas das administrações fazendárias federal, estatuais e municipais.

Programação - A presidente do Instituto de Estudos Tributários e Relações Econômicas (IETRE) coordenará a solenidade de abertura do evento, às 10 horas, do dia 31 de agosto, na sede da OAB Paraná. Logo a seguir, serão feitas conferências pelo presidente do Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET), Paulo de Barros Carvalho, às 11 horas, e pelo presidente da Academia Brasileira de Letras Jurídicas (ABL), Roque Antonio Carrazza, às 12 horas, respectivamente.

Os debates, divididos em painéis, serão realizados à tarde, a partir das 14 horas, e nos dias 1º e 2 de setembro. O congresso será encerrado com as conferências da ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Regina Helena Costa, que também receberá uma homenagem; e da professora titular de Direito Tributário da Universidade Federal de Minas Gerais, Misabel de Abreu Machado Derzi.

Painéis - Entre os assuntos debatidos nos painéis destacam-se as atualidades acerca do ICMS e do processo administrativo tributário, impactos do Novo Código de Processo Civil e das alterações inerentes ao comércio eletrônico, tributação nas aquisições de imóveis em leilões, tributação das sociedades em conta de participação, regime tributário de grupos econômicos, imunidades de instituições beneficentes e de assistência social, lavagem de dinheiro, Imposto de Renda sobre ganhos de capital, regimes aduaneiros especiais, sobrevivência das empresas em face da austeridade fiscal, lei da transparência fiscal e negócios jurídicos processuais entre fisco e contribuinte e aspectos da Lei de Repatriação.

Inscrições - As inscrições estão abertas e podem ser efetuadas em http://direitotributariodoparana.com.br/inscreva-se: R$ 750,00 (profissionais) R$ 650,00 (estudantes de pós-graduação), R$ 552,50 (alunos do Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET) e R$ 250,00 (estudantes de graduação).

Serviço: VIII Congresso Internacional de Direito Tributário do Paraná Data: 31 de agosto a 2 de setembro, das 8h30 às 17 horas Local: OAB Paraná (Rua Brasilino Moura, 253 - Ahú - Curitiba-PR) Informações: http://direitotributariodoparana.com.br.
 
***Sabia que garagem, gravata e maionese são palavras de origem francesa?***


Crédito da foto: Divulgação.

***Você sabia que as palavras garagem, gravata e maionese têm origem francesa? Sabia que "revéillon" provém de um termo francês que significa "ficar acordado", e que o povo franco, que deu seu nome ao país, usava a palavra "creche" para designar uma "manjedoura"? Essas e outras 50 palavras serão destrinchadas pelo professor e escritor Dominique Boyer, em encontro promovido pela Aliança Francesa.

Os participantes vão descobrir muitas histórias e curiosidades que passam despercebidas no cotidiano. O Galicismo também é tema do livro de Boyer, francês que hoje vive no Rio de Janeiro. O evento que acontece nesta quarta-feira (31/08), às 19h, no Café Babette, é gratuito e aberto ao público.

Serviço: Galicismos 50 palavras vindas do Francês com Dominique Boyer; Data: 31 de agosto, 19h Local: Café Babette - Alameda Prudente de Moraes, 1101 – Centro Entrada franca Informações no site www.afcuritiba.com.br ou no telefone 41 3223 4457.

***FAE promove cursos que facilitam a inclusão social***


Crédito da foto: Divulgação.

***A FAE Centro Universitário tem o compromisso pedagógico de facilitar a convivência por meio do aprendizado. Pensando nisso, a Instituição promove cursos de curta duração com o intuito de contribuir com a inclusão social. Encontram-se abertas as inscrições para os cursos de Capacitação e Leitura em Braile e Extensão em Libras. 

Ambos os programas são voltados a pessoas que não possuem a deficiência na audição ou na visão. O objetivo é promover a aproximação e facilitar o diálogo com as pessoas que possuem a deficiência. Mais informações pelo telefone (41) 2105-4015 ou pelo e-mail extensao@fae.edu.

O curso de Libras está com as inscrições abertas até o dia 31 de agosto. As aulas são aos sábados, das 8h às 11h30, e têm duração de 40 horas. O programa de Linguagem Brasileira de Sinais será ministrado pela pedagoga Priscila Festa. Já o curso de Capacitação e Leitura em Braile possui oito horas de duração. As aulas também acontecem aos sábados, no mesmo horário, e serão ministradas pelos especialistas Flávio Hermany e Evaldo Hermany, o idealizador do método Gira-Braile. As inscrições estarão abertas até o dia 28 de setembro.

Serviço: Curso 1 Libras Quando: 3 e 17 de setembro, 8, 22, 29 de outubro, 5, 19 e 26 de novembro e 3 e 10 de dezembro Horários: das 8h às 11h30 Local: FAE Centro Universitário – Rua 24 de Maio, 135, Centro – Curitiba (PR) Inscrições: até o dia 31 de agosto - Investimento: entre R$ 260 e R$ 280 Mais informações: extensao@fae.edu ou pelo telefone (41) 2105-4015.

Curso 2: Leitura e Capacitação em Braile; Quando: 1.º e 8 de outubro de 2016; das 8h às 11h30. Onde: FAE Centro Universitário – Rua 24 de Maio, 135, Centro – Curitiba (PR) Inscrições: até o dia 28 de setembro - Investimento: entre R$ 25 e R$ 30 Mais informações: extensao@fae.edu ou pelo telefone (41) 2105-4015. Conheça todas as opções de cursos da FAE em www.fae.edu.

Sobre a FAE Centro Universitário - A FAE Centro Universitário é reconhecida pela excelência do ensino e pela formação humanista. A instituição tem 59 anos de história e conta com unidades em Curitiba, São José dos Pinhais e Blumenau, sendo referência na formação de profissionais altamente qualificados. São oferecidos diversos cursos de graduação, pós-graduação com especializações na modalidade lato sensu e quatro programas de MBA, além de Educação Executiva, Empresarial, EAD e Programas In Company.

***Low Carb é a nova dieta da Eat&FIT***


Crédito da foto: Divulgação.

***Os dias ainda são de frio, o que contribui com a vontade de comer alimentos pesados e mais calóricos. E isso é fatal: a dieta fica de lado. Porém, logo começa a velha preocupação de muitas pessoas: o corpo para o verão. Mas será que dá para fazer dieta comendo itens como bacon, creme de leite e manteiga, ingerindo mais gordura do que em uma dieta tradicional?

Há pouco mais de um ano no mercado de Curitiba, a empresa Eat&Fit, criada pelos sócios Diego Bergamini e Melissa Marucco, é especializada em produzir e entregar dieta personalizada aos seus clientes. A grande novidade para a marca é a tão desejada dieta Low Carb, em que a pessoa come menos carboidratos e uma maior proporção de gorduras "boas, frutas e vegetais". Isso acarreta em uma diminuição e até substituição na ingestão de açúcar e amidos, por "comida de verdade".

O grande diferencial de uma dieta low carb é que a base da dieta é aliar vegetais e proteína, com consumo restrito de quantidade e tipos de carboidratos. Pode parecer fácil, mas no mundo atual que vivemos a maioria das ofertas de alimentos são feitas de carboidratos. Excelente para perder peso, otimizar a saúde e reduzir o risco de doenças, explicam um pouco do sucesso dessa dieta entre as pessoas que buscam rápidos resultados.

A parte "contra" é a fase de adaptação, algumas pessoas podem sentir dor de cabeça, fraqueza ou tonturas. Isso é normal até o organismo se adaptar à ingestão baixa de carboidratos. "É como se o corpo estivesse em uma espécie de abstinência de carboidrato", diz Bergamini. 

Mas quem busca por qualidade de vida sabe que esse "contra" é muito inferior do que a parte à favor da dieta. A proposta de uma alimentação low carb é excelente para manter controlados os níveis de açúcar no sangue, ajuda a corrigir o peso, faz com que seu corpo aprenda a utilizar a gordura do alimento e a gordura corporal como fonte de energia; gera disposição, aumenta a saciedade, além de controlar o apetite.

Em geral é bem aceita para a maioria das pessoas, não há mal algum em comer com qualidade comida de verdade. Abusar dos alimentos na sua forma mais natural e reduzir mais da metade o consumo de alimentos industrializados é o principal objetivo que vemos como benefício. 

"Apenas um médico ou nutricionista poderá responder se existe contraindicação, afinal cada pessoa é uma máquina muito particular e especial. Por isso mesmo não somos uma empresa de dietas, mas uma empresa que tem bons médicos e nutricionistas parceiros que criam as dietas para seus pacientes e nós somos os responsáveis por fazê-las e entregá-las conforme a prescrição", explica Diego.

"O mais bacana de ter agora em nossa casa a dieta Low Carb é que ela é uma alimentação bem aceita para a maioria das pessoas por ser muito saborosa. Pode parecer maluquice, mas usa-se muito no preparo dos alimentos alguns ingredientes saborosos como: manteiga, azeite, bacon, queijo, creme de leite e nata. 

Como são gorduras, são elas que ajudam a controlar o apetite e, muitas vezes, a silenciar compulsão alimentar. Sabemos que funciona, claro que tudo é fracionado, por isso mesmo que traz resultados para quem encara a dieta low carb", finaliza. Mas é sempre bom lembrar: ir ao nutricionista é sem dúvida alguma o primeiro passo para quem quer equilibrar a alimentação.

Sobre os programas - Quem estiver interessado em fazer dieta personalizada, basta entrar em contato pelo telefone: (41) 3015-0803 ou pelo email (contato@eatandfit.com.br). Assim que a empresa recebe a dieta, busca entender a necessidade do cliente e quais refeições desejadas. A Eat&FIT faz um orçamento do plano alimentar. Tudo acertado, o cliente começa a receber diariamente as refeições fresquinhas onde for mais conveniente.

A pessoa paga pelo pacote que adquirir (quantidade de dias que escolher). O valor médio, ao adquirir todas as refeições - seis por dia -, gira em torno de R$12,00 por refeição. Os alimentos vêm todos frescos, acondicionados em embalagens próprias para geladeira, micro-ondas e freezer. As entregas são diárias, entre 11h e 13h e podem incluir todas as refeições desejadas pelo cliente: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.

Serviço: Eat & FIT Tel: (41) 3015-0803 Rua João Negrão, 2046 Whatsapp: (41) 9787-3398 contato@eatandfit.com.br - www.eatandfit.com.br.

***Pesquisa revela que homens estão cada vez mais preocupados com saúde e qualidade de vida***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Preocupação com a saúde e a aparência já não é mais exclusividade das mulheres. Uma pesquisa nacional feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), divulgada recentemente, revela que os homens também investem em saúde e beleza.

Entre os principais cuidados que os homens têm para se sentirem mais bonitos e confiantes, 43% dos entrevistados destacaram preocupação com a alimentação saudável. O empresário Júlio Vavolizza, proprietário da Fevitto Integrais, de Curitiba (PR), tem sentido isso em seu estabelecimento. Ele conta que em oito anos de funcionamento da sua loja, focada na alimentação saudável, a maioria do público era feminino.


Na foto: Júlio, proprietário da Fevitto Integrais, viu o movimento do público masculino aumentar. 

“Posso dizer que até dois anos atrás, o meu público era composto 90% por mulheres”, afirma. Com a onda saudável que atinge cada vez mais parcelas diferentes da população, Vavolizza viu o perfil do seu público mudar. “Hoje, cerca de 40% das pessoas que nos procuram, preocupados com alimentação saudável, são homens de diferentes faixas etárias”, conta. Entre os clientes da Fevitto está o empresário Manoel Ferreira Neto, de 54 anos. Há cinco anos, Neto investiu na mudança de hábitos alimentares.


“Quero viver muito ainda, então, além de praticar atividade física, cuido da alimentação. Cerca de três vezes por semana eu procuro consumir alimentos mais saudáveis pelo menos na principal refeição do dia: o almoço”, conta o empresário. Já o representante de vendas, Fernando Crocetti, de 52 anos, começou como ele mesmo brinca, por descuido. “Minha esposa foi viajar e eu precisava levar algo diferente para casa na ausência dela”, conta. Crocetti diz que a família sempre foi preocupada com a alimentação, exceto ele.

“Sempre associei comida saudável a comida sem sabor, então, não tinha nem vontade de experimentar. Mas quando eu vi que entre as opções de comida saudável havia pizza, foi o que mais me atraiu”, destaca o representante, desfazendo o mito de que comida saudável é comida sem graça. O advogado Ricardo Abreu, de 50 anos, conta que sempre cuidou da saúde e da alimentação, mas que os locais que frequentava não ofereciam variedade.

“As comidas sempre tinham o mesmo gosto, os buffets eram sempre a mesma coisa”, conta. Até que um dia, levado pelos colegas de trabalho, conheceu a Fevitto. “Foi aí que eu vi que poderia continuar cuidando da minha saúde e me alimentando com versões saudáveis de alimentos variados. Na Fevitto, a gente percebe que existe um cuidado, no modo artesanal de preparar os pratos e na maneira de servir. Você se sente mais entusiasmado a cuidar da própria saúde”, conta o advogado.

***International School of Curitiba lança plano de ação focado em áreas-chave***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Ano passado, a comunidade do International School of Curitiba (ISC) foi apresentada ao ISC 2030, um planejamento de longo prazo que traça um mapa estratégico para os próximos 14 anos do colégio. Agora, com o objetivo de pensar em curto prazo, o colégio apresenta o ISC Today & Tomorrow (ISC T&T), um planejamento de dois anos que faz parte do ISC 2030 e tem foco em quatro áreas-chave: Aprendizado, Comunidade, Inovação e Campus. “Isso significa que todas as discussões deverão ser relacionadas a essas áreas”, diz o Diretor do Colégio, Michael Boots.

“Nós queremos garantir que todos os nossos públicos (pais, alunos, funcionários e fornecedores) estejam certos de nossa visão”, explica Boots. De acordo com Gustavo Segui, gerente de Marketing do ISC e integrante do novo Time de Liderança Educacional, o ISC T&T é um plano de ação que irá abrir caminho para um planejamento maior – o ISC 2030. O colégio tem como premissa que todas as decisões tomadas devem beneficiar os alunos, por isso o centro deste plano de ação é melhorar o aprendizado.


Para garantir que os estudantes tenham as habilidades necessárias na sociedade atual, o ISC busca estar à frente do mercado de trabalho e das universidades, explorando conceitos inovadores. Também atua por uma comunidade inclusiva e melhoria constante do aprendizado, além de criar um ambiente aprimorado no campus. Essas quatro áreas-chave foram definidas para estes primeiros dois anos do ISC T&T e, de acordo com o diretor Boots, elas serão revisadas após esse período e podem sofrer alterações.

Aprendizado - The Writer’s Workshop - Baseado em uma abordagem pedagógica desenvolvida pela Universidade de Columbia, o projeto oferece a professores o desenvolvimento profissional necessário para o ensino estratégico de leitura e escrita, de acordo com a idade e a série. Isso oferece ao aluno uma abordagem pedagógica única, fazendo com que a transição ao longo dos anos escolares seja tranquila.

Revisão do currículo de Estudos Sociais - Uma revisão do currículo de Estudos Sociais está sendo feita, com o objetivo de oferecer um programa melhor aos alunos, com o aprendizado de que eles precisam para desenvolver uma mentalidade internacional.

Inovação- No começo de 2016, o ISC foi reconhecido como uma Apple Distinguished Program, um título que a Apple dá para colégios que são centros de inovação, liderança e excelência educacional. Ao estabelecer essa parceria com a Apple, o ISC tem a oportunidade de testar aplicativos, softwares e programas antes de eles serem lançados mundialmente.

Horta comunitária: Neste espaço os alunos aprendem sobre meio ambiente. Toda a comunidade do ISC pode se beneficiar da horta para plantar e se conectar diretamente com a natureza.

Wildcat Wellness Program - Este programa busca trazer bem-estar para os pais, ex-alunos, funcionários e professores. Dentre as diversas atividades que serão oferecidas para toda a comunidade estão aulas de Zumba, condicionamento físico e cursos de português e inglês.

Campus: Segurança - Uma das prioridades do ISC é manter o campus sempre seguro para alunos, pais e funcionários. Aprendizado fora de sala e projetos pilotos - O ISC aumentou as oportunidades de ensino fora da sala de aula e os projetos pilotos de ambientes de ensino, que podem ser uma sala de aula inovadora ou algo maior, como a transformação da biblioteca em um centro de aprendizado dos alunos.

Sobre o International School of Curitiba – Fundado em 1959, o International School of Curitiba (ISC) é o único colégio internacional do Paraná que oferece a combinação de diplomas Americano, Brasileiro e do Bacharelado Internacional. Através de seu programa verdadeiramente internacional, o ISC oferece aos seus alunos de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio uma experiência educacional multicultural, proporcionada pelas mais de 25 diferentes nacionalidades representadas por sua comunidade. Para mais informações acesse www.iscbrazil.com ou entre em contato pelo telefone (41) 3525-7400.

***Quarteto Filó Machado é atração do Música em Pauta na APM***


Crédito da foto: Divulgação.

***Destaque por sua excelência harmônica e musical com o melhor da cultura brasileira erudita, o “Música em Pauta”, programa cultural da Associação Paulista de Medicina (APM), embalará a noite de 31 de agosto, última quarta-feira do mês, a partir das 20h30, com a apresentação do Quarteto Filó Machado. Seu repertório conta com arranjos inovadores e melodias impactantes, o que, por si só, é uma atração à parte.

O cantor, compositor e multi-instrumentista, cujo nome batiza o grupo, Filó Machado, tem 55 anos de carreira, 11 CDs lançados e uma indicação ao Grammy Latin Jazz. Já se apresentou em dezenas de países e dividiu o palco com nomes expressivos da música mundial, como Michel Legrand, Jon Hendricks, Silvain Luc, Dory Caymmi, Gal Costa, João Donato, Raul de Souza, Kenny Barron, Joyce Moreno, Arismar do Espírito Santo, Leny Andrade, Os Cariocas, e Tetsuo Sakurai.

O dom musical está no sangue da família Machado – Felipe, neto de Filó, começou a cantar jingles aos três anos de idade e aos seis já participava do clássico da Broadway, A Bela e a Fera. Hoje, com apenas treze anos, já divide os palcos com o avô, assumindo voz e violão, além de participar de turnês pelo Brasil e Japão com sua própria agenda de apresentações infantis.

O piano é dominado por Fabio Leandro, graduado na Universidade Livre de Música Tom Jobim, onde estudou harmonia, arranjo e orquestração. Participando de festivais de jazz nacionais e internacionais, trabalhou com o Projeto Coisa Fina, além de Alafia e Rogério Botter Maio. Raphael Ferreira é dono dos pulmões de aço que sopram vida ao saxofone. Em 2012, lançou seu primeiro disco solo, Ultramar, e assume o papel de improvisador e arranjador no quarteto. Já levou sua arte pela América do Sul, França, Canadá, Estados Unidos e Marrocos.

Como compositor, recebeu o prêmio Nascente (USP), em 2006. Atualmente, além de dividir os palcos com Filó Machado, também é professor da Universidade Federal de Uberlândia e se apresenta regularmente com a Banda Urbana e o Grupo Comboio. Além de músicas próprias do quarteto Filó Machado, clássicos de Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Aldair Blanc, Renato Barros, Gilberto Gil e Milton Nascimento, entre outros, também integram o repertório.

Serviço: APM | Música em Pauta Entrada gratuita – reservas de lugares antecipados pelo telefone ou por email Data: 31 de agosto de 2016 Horário: 20h30, quarta-feira Local: auditório da Associação Paulista de MedicinaEndereço: Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278 – São Paulo/SP Reservas: : (11) 3188-4334 ou eventosculturais@apm.org.br / www.apm.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário