***Gabeira diz que Brasil sofre de "corrupção gerenciada"***
Crédito das fotos: Valterci Santos.
***Curitiba recebeu, na última quinta-feira, 18 de agosto, o jornalista, escritor e ex-deputado federal do Rio de Janeiro, Fernando Gabeira. O ativista participou do Estrela ADVB, evento realizado pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil - Sessão Paraná (ADVB-PR), abordando o tema “Como a política influencia na economia e vice-versa”. Durante a apresentação, Gabeira abordou a história política nacional e suas influências no mercado. Segundo ele, o Estado e o mercado têm funções distintas e a interferência de um em outro deve manter equilíbrio.
O político lembra que, no governo Lula e, posteriormente, Dilma, houve uma ampliação da atuação do Estado nas operações mercadológicas, sendo reflexo do posicionamento de esquerda do Partido dos Trabalhadores (PT). “Quando o governo PT foi instalado, já se sabia que o socialismo havia falhado na Europa. Mas, no nosso continente, surgiu a ideia de que não se faria mais com luta armada.
Era possível chegar ao poder através das eleições e permanecer por meio do apoio então conquistado. Esse é o socialismo do século XXI”, explicou. Gabeira admitiu que não há modo de se manter no poder sem fazer alianças e, no caso do governo PT, as alianças com as grandes empresas foi o meio encontrado para substituir a luta armada. Assim, segundo ele, começou todo o caso conhecido de corrupção envolvendo governo, BNDES, empreiteiras, etc.
“Essa mistura entre o Estado e a economia acabou levando ao desastre que estamos vivendo”. Ele ainda diz que “é utopia achar que países desenvolvidos não têm corrupção. Mas é num nível controlado. No Brasil, a corrupção se transformou no sistema porque o governo decidiu controlar tudo. É uma corrupção gerenciada”. Mas, para ele, a situação está em um processo de melhora, desde o surgimento da Operação Lava Jato, que mudou o dito “você sabe com quem está falando?” para a máxima “a lei vale para todos”.
Outro ponto ressaltado por Gabeira é a necessidade da redução dos gastos pelo governo. Ele comenta que, apesar de demonizado pela oposição, o Bolsa Família é três vezes menor que a “bolsa dos empresários” - subsídio governamental às empresas - chamado por ele de “Bolsa Louis Vuitton”. Ele ainda afirmou que a questão dos gastos públicos é um problema cultural, bastando uma breve análise do posicionamento do Senado e da Câmara, que têm duas TVs distintas, sem necessidade.
“O Estado tem que gastar menos. Embora o discurso já seja de redução, isso ainda não é feito na prática”, criticou. Além disso, o ex-deputado afirmou que o maior acesso da população à informação é mais um fator positivo para a reduzir a corrupção. Para ele, os brasileiros nunca compartilharam tanto e discutiram tanto. E isso deverá se refletir nas eleições de 2018. “Nós já somos conhecidos internacionalmente pela capacidade de realizar problemas que pareciam insolúveis. Agora, temos que compreender as limitações que nos trouxeram até aqui e aprender como superá-las ”, concluiu. Gabeira terminou a palestra dizendo que acredita que o Brasil tem chance de se recolocar, tanto no ponto de vista econômico, quanto no político.
Novidades ADVB-PR - O presidente da entidade, Eduardo Jaime, aproveitou o evento para anunciar a inauguração do novo site da ADVB-PR, hospedado em advbpr.com.br. E o vice-presidente executivo da associação, Marcelo Romaniewicz, adiantou que o próximo Estrela ADVB acontece em setembro, com a participação do chef e empresário paranaense Júnior Durski. Outra novidade foi a abertura da inscrição para o Top de Marketing 2016, que já tem regulamento e categorias definidas.
Sobre a ADVB-PR - Há 51 anos, a ADVB-PR atua para o desenvolvimento da atividade empresarial do Estado, valorizando os profissionais e empresas por meio do intercâmbio de conhecimento, experiências e ideias entre associados e profissionais de expressão nacional e internacional. Com a promoção de ações e atividades realizadas em parceira com a iniciativa privada, visando à atualização, qualificação e aperfeiçoamento dos profissionais das áreas de Marketing, Vendas, Comunicação e Gestão Empresarial, a ADVB-PR contribui com centenas de empresas e instituições paranaenses na busca por mais eficiência, qualidade e competência.
Além do Top de Marketing, Estrela ADVB e do Prêmio Personalidade, a entidade realiza outros eventos, como o Papo ADVB e ADVB Networking, e cursos para fomentar o mercado. Na atual gestão, a entidade conta com os patrocínios da Paraná Fomento, Amil, Sicredi, FAE, PUC-PR, Unicesumar, Universidade Positivo, GRPCOM, Grupo RIC e Rede Massa.
***Vigor aos 35***
Crédito da foto: Divulgação.
***Os irmãos José Américo e Edemarques comemoram 35 anos do Grupo Baggio ao lado da sócia Blanca Baggio, representante da segunda geração na composição societária da empresa familiar. Sinônimo de construção de alto padrão, o Grupo Baggio celebra seus 35 anos com 30 obras corporativas em execução simultânea, em seis diferentes cidades brasileiras nos estados do Paraná, São Paulo e Minas Gerais, e fôlego financeiro para financiar diretamente R$ 70 milhões em novos projetos.
***#AmarElas tem playlist no Spotify e filtro para Facebook***
Crédito da foto: Divulgação.
***A campanha #AmarElas, criada pelo núcleo de inovação da RPC, disponibilizou na última terça-feira (16) duas ferramentas digitais para endossar o movimento. O primeiro é um filtro do Facebook que pode ser usado em fotos do perfil para mostra apoio à causa. Outro é uma playlist no Spotify com mais de 60 músicas de diversos estilos acesse aqui: (http://spoti.fi/2by2Kjw) que promovem uma reflexão sobre respeito e o sentimento de igualdade entre homens e mulheres.
Ambos convidam o público para vestir a camisa do #AmarElas que em agosto está tratando da violência contra a mulher, em homenagem aos 10 anos da Lei Maria da Penha. Já no primeiro dia que entrou no ar (08/08), a cantora Elza Soares manifestou seu apoio com um vídeo incentivando denúncias contra agressões; na segunda-feira, 15, foi a vez da atriz Giovana Antonelli, que também gravou um depoimento para a página.
O movimento inclui reportagens especiais para os telejornais Bom Dia Paraná e Paraná TV 1ª e 2ª edições, e conteúdos exclusivos para uma página especial dentro do G1. Na página especial, g1.com.br/amarelas, estão webdocumentários de pessoas que são referências no tema como médicas, psicólogas, juízas e delegadas, além de relatos reais de mulheres que sofreram agressões.
“São mulheres corajosas que aceitaram compartilhar suas histórias mostrando o rosto para lutar por respeito e igualdade”, comenta Suzana Possamai, coordenadora de reportagem da RPC, que está à frente da campanha. A página também traz gráficos com números nacionais, artigos escritos por especialistas, serviços para ajudar mulheres que sofrem agressão e um espaço para interação.
10 anos de Maria da Penha - “A cada uma hora e meia uma mulher é assassinada por um homem no Brasil” ou “a cada uma hora e meia um homem assassina uma mulher no Brasil”? A partir do questionamento de quem é o sujeito em casos de violência, foram desenvolvidas as matérias especiais para a primeira fase da campanha #AmarElas.
Nos materiais, a abordagem irá colocar como ponto central o agressor e não quem sofre essa violência. A ideia é provocar uma mudança de paradigma e deixar claro que a vítima nunca pode ser responsabilizada pela violência que sofre. Entre os depoimentos está a fala da própria Maria da Penha, contando sua trajetória e a importância que o caso tomou para fazer a diferença na vida de outras mulheres.
Sobre a RPC: A RPC é uma empresa que faz parte do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), com suas oito emissoras de TV afiliadas à Globo no Paraná. A emissora é líder em audiência e pioneira na transmissão da TV Digital na região Sul do país.
Com tecnologia de ponta, disponibiliza uma programação de qualidade e diversificada para toda a população do Paraná. Também fazem parte do GRPCOM os jornais Gazeta do Povo e Tribuna, as Rádios 98FM, Mundo Livre FM Curitiba e Maringá, a unidade móvel de produção em alta definição HDView e o instituto de responsabilidade social, o Instituto GRPCOM.
***Hotel TRYP Jesuíno Arruda passa por retrofit e oferece mais conforto e modernidade aos hóspedes***
Crédito da foto: Divulgação.
***Nos últimos dois anos, o hotel TRYP Jesuíno Arruda, administrado pela Meliá Hotels International, passou por uma grande transformação visando harmonizar o conforto, segurança e funcionalidade para o hóspede, resultando também na redução de custos com manutenção. O “retrofit”, como é chamado esse processo de modernização, proporcionou uma completa renovação nos ambientes para corresponder às expectativas de seus clientes. As melhorias contemplam como principal destaque a conversão de 100% dos apartamentos em Premium Room.
Dos 144 apartamentos, 108 são Premium Room, além disso, foram criados 36 apartamentos diferenciados na categoria Premium King com varanda, ambos passando por reforma dos móveis, do frigobar e da TV, instalação de painel de madeira para TV e TV’s de LCD 32”, além das cadeiras – marcenaria e substituição dos tecidos, reforma das cúpulas dos abajures, pintura em todos os quartos e substituição de carpete por piso laminado em 50% dos apartamentos.
Além disso, o hotel promoveu a repaginação de seu lobby, que passou a contar com poltronas Barcelona, as mais apreciadas por arquitetos e designers, trouxe a substituição do carpete por piso laminado em todos os corredores sociais e fez a troca do porcelanato da cobertura (áreas internas e varandas) e rodapés. Nas salas de eventos houve um retrofit integral, com substituição de carpetes, instalação de divisórias antirruídos, pintura das salas e novas cortinas, assim como o business center, com atualização de mobiliário, pintura e troca do carpete.
O fitness center também foi totalmente remodelado, com novos equipamentos profissionais, pintura da sala, substituição ao piso anterior, rodapés e rodatetos. Houve também um grande retrofit na área de manutenção e segurança como: aquisição de boiler, instalação de sistema de bombas de calor, instalação de banco de capacitores, atualização do sistema de segurança contra incêndio, substituição do sistema de monitoramento com câmeras de vigilância e instalação de cartão de controle de acesso aos elevadores. Outra importante mudança aconteceu no buffet do café da manhã, que agora conta com produtos sem glúten e sem lactose.
Além das avaliações positivas dos usuários do Trip Advisor, entre 21 hotéis indicados para o Guia Michelin Rio & São Paulo – referência mundial em avaliação de restaurantes, hotéis e pousadas, o TRYP Jesuíno Arruda está entre os escolhidos pelos avaliadores em 2015 e 2016, colocando o TRYP Jesuíno Arruda em um patamar onde nenhum outro hotel que busca trabalhar com o mesmo segmento esteve antes. Tal prêmio teve sua primeira edição no Brasil em 2015.
O hotel TRYP Jesuíno Arruda encontra-se em uma elegante região de São Paulo, que concentra grandes eventos da cidade e está próximo a várias opções de lazer, à Av. Brigadeiro Faria Lima, Parque do Ibirapuera, Shopping Iguatemi e Shopping JK. Dispõe de 144 apartamentos, sendo 108 na categoria Premium Room e 36 na categoria Premium King. Oferecem TV a cabo, ar-condicionado, cofre eletrônico, menu de travesseiros, um kit café/chá com ebulidor elétrico, mesa de trabalho, minibar, enxovais da marca Trussardi e acesso gratuito à internet.
Além disso, disponibiliza serviço de quarto 24 horas. Para os momentos de lazer, o hotel oferece o espaço de sauna, fitness center e serviço de massagem. Hóspedes também podem desfrutar do Restaurante Novedad. Localizado no interior do hotel, o restaurante oferece uma agradável sala de espera, com um descontraído bar, além de um espaço amplo, grandes vidraças e vista para um jardim.
Serviço: TRYP Jesuíno Arruda Rua Jesuíno Arruda, 806 – Itaim Bibi – São Paulo Informações e reservas: Tel.: (11) 3704-4400 – e-mail: reservas.jesuino@tryphotels.com.br.
Sobre a Meliá Hotels International - Fundada em 1956, em Palma de Mallorca (Espanha), a Meliá Hotels International é uma das maiores empresas hoteleiras do mundo e líder absoluta na Espanha. Atualmente, conta com mais de 370 hotéis, abertos e em processo de abertura, em mais de 40 países pelas marcas Gran Meliá, Meliá Hotels & Resorts, Paradisus Resorts, ME by Meliá, Innside by Meliá, TRYP by Wyndham e Sol Hotels. O foco estratégico na expansão internacional transformou a Rede na primeira empresa hoteleira espanhola que opera na China, nos Estados Unidos e nos Emirados Árabes, mantendo sua liderança em mercados tradicionais como Europa, América Latina e Caribe.
Além disso, destaca-se por seu modelo de negócios diversificado (uma das principais hoteleiras gestoras do mundo), seu crescimento apoiado em grandes alianças estratégicas e suas apostas no turismo responsável. Como resultado, a Meliá Hotels International é a companhia espanhola com maior reputação corporativa (Ranking Merco) e uma das mais atraentes para trabalhar em nível mundial. Mais informações: www.melia.com.
***Integração e estilo clássico caracterizam projeto familiar***
Crédito das fotos: Marcelo Stammer.
***Atender às expectativas do cliente, com repaginação na forma e nos revestimentos, foi o desafio do arquiteto e urbanista Vinicius Trevisan em um projeto de reforma e interiores para um casal com filhos. Localizado em Curitiba (PR), o imóvel teve a cozinha, copa, hall, sala de estar e jantar, e living reformados.
A residência, com aproximadamente 200 metros quadrados, ganhou um visual repaginado e moderno, integrando os ambientes e utilizando a cozinha como ponto de partida, já que ela precisava seguir um conceito retrofit, em virtude da implantação dos novos eletrodomésticos de alto padrão. “O estilo do projeto combina o clássico com toques de descontração, identificados pelas tonalidades e texturas presentes, pelo jogo de espelhos e pela vitrificação dos espaços.
O destaque está na sala de estar, devido ao pé-direito duplo, e na cozinha, pela ousadia de layout e materiais empregados”, comenta o arquiteto Vinicius Trevisan. Os tons pastéis contrastam com nuances de bege puro, branco, preto e imbuia, mesclando pinceladas de roxo. Tudo bem harmônico, sem deixar de fazer uso de estampas e texturas.
“As tonalidades são suaves, com sutis toques de texturas e ousadia nos acabamentos. Os revestimentos e acabamentos ganharam evidência no projeto”, destaca Vinicius. Optou-se pela linearidade do mobiliário, sendo que 90% dos móveis foram projetados pelo arquiteto. Associadas às tonalidades e texturas da madeira, as peças deram um toque especial e sóbria elegância ao interior.
Para o sistema de climatização, destaque para o ar condicionado. Já o projeto luminotécnico consiste em iluminação halógena de LED, para garantir ambientação intimista e aconchegante, além de valorizar texturas e tonalidades por meio da temperatura de cor próximo de 2700k. Sobre o arquiteto Vinicius Trevisan: Formado em arquitetura pela PUCPR em 2002, Vinicius Trevisan possui vasta experiência em projetos de interiores, residenciais e corporativos.
O arquiteto é especialista em Design de Interiores, Paisagismo, Desenvolvimento Urbano e Regional, e Iluminação Residencial Comercial. Conta com Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Master em Arquitetura. Vinicius Trevisan também é professor e ministra diversos cursos e palestras sobre assuntos voltados ao setor. O Studio Vinicius Trevisan com sede em Curitiba, busca sempre transformar os sonhos dos clientes em realidade, prezando pelo atendimento personalizado.
Serviço: Studio Vinicius Trevisan Endereço: R. São Pio X, 849 – Ahú - Curitiba - PR Site: www.viniciustrevisan.com.br.
***Simpósio discute direito tributário em Maringá***
Crédito da foto: Divulgação.
***Em um período de instabilidade política e econômica, a responsabilidade fiscal e o direito tributário ganham ainda mais destaque. Compreender as normas que regem a cobrança e o pagamento de tributos é fundamental a qualquer cidadão ou empresa.
Essas normas serão discutidas este mês no II Simpósio Nacional de Direito Tributário de Maringá. Entre os debatedores está o advogado James Marins, especialista no tema, integrante da Academia Brasileira de Direito Tributário (ABDT) e sócio fundador do Marins Bertoldi Advogados Associados.
O evento é promovido pelo Instituto de Direito Tributário de Maringá (IDTM) e Comissão de Direito Tributário da OAB Maringá e vai contar com a presença de alguns dos maiores juristas do país, que vão comentar as novas questões que envolvem a legislação tributária brasileira.
O tema do talk-show do qual o advogado participa é “Reflexos do Novo CPC no Processo Tributário”, que contará com a presença de outros advogados tributaristas de renome discutindo o novo Código de Processo Civil, como Fabiana Del Padre Tomé e Octávio Campos Fisher. Paralelamente ao simpósio, acontece o I Encontro de estudos Tributários, com apresentação de artigos selecionados. Mais informações pelo e-mail: contato@idtm.org.br.
Serviço: II Simpósio de Direito Tributário de Maringá Data: 23 e 24 de agosto Horário: das 8h30 às 18h30 Local: Auditório D. Guilhermina Endereço: Av. Tiradentes, 710 – Centro. Maringá/PR.
***Coworking criativo inaugura nesta sexta, em Curitiba***
Crédito da foto: Divulgação.
***Curitiba é uma das referências no quesito Coworking, se comparada às demais capitais do Brasil e do mundo. Ao contrário do que muitos poderiam imaginar, por conta da característica fria do curitibano, aqui profissionais valorizam e se interessam pela integração e harmonia nas relações de business. De olho nesse comportamento, o empresário e designer Diego Costi idealizou um formato de escritório colaborativo com ênfase na criatividade.
O resultado é O Penal Creative Coworking, que abre suas portas nesta sexta-feira, dia 19, na Rua Francisco de Paula Guimarães, 70, próximo ao Museu Oscar Niemeyer. A partir das 16h, será realizado coquetel de apresentação do novo espaço para amigos, coworkers e a imprensa. Na inauguração, os presentes obterão experiências sobre yoga dance, cinema, viagens, história indígena, autodesenvolvimento e algumas surpresas.
"O Penal tem como proposta desenvolver pessoas mais altivas e criativas para as suas relações", afirma Diego Costi, que auto se denomina artesão do empreendimento. A estrutura conta, além das tradicionais estações de trabalho, com sala de gravação de vídeo, salas Skype, cachorros no quintal, jardim, laboratório de prototipagem e atividades que favorecem a integração e a inspiração para seus coworkers.
Os móveis foram desenhados exclusivamente para o local. O nome O Penal, por sua vez, faz uma alusão a um elemento regional curitibano, o antigo estojo de guardar as penas, estas que já voaram nos ares da criatividade e agora estão nas mãos das realizações de quem se sentir inspirado por elas.
Apesar de ainda não ter sido oficialmente inaugurado, o coworking já tem alguns clientes de peso. "Trocarmos o desenvolvimento do site e plano de marketing por postos no coworking foi uma das melhores decisões que tomamos para a nossa empresa" afirma Vinicius Rieping, da TWO's, que já gerou negócios originados no próprio O Penal Creative Coworking.
Serviço: O Penal Creative Coworking Rua Francisco de Paula Guimarães, 70, Centro Cívico Telefone 41-3121-5000 Dias e horários de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h. www.openal.com.br / facebook.com/openal.
***Brasil já é o quinto maior mercado de alimentação saudável***
Crédito das fotos: Divulgação.
***Nos últimos anos, levado por uma onda saudável, o mercado de alimentação mostra franco crescimento, mesmo em meio à crise. Amparado pela busca por um estilo de vida mais saudável, muitas empresas viram nesse nicho a oportunidade de se instalar e crescer. O Brasil já é o quinto maior mercado de alimentos e bebidas saudáveis, com volume de vendas de US$ 27,5 bilhões em 2015, segundo levantamento da agência americana de pesquisa Euromonitor.
As opções vão desde os tradicionais light e diet, passando pelos vegetais e integrais, e ganhando ainda mais expressividade em ingredientes pouco utilizados na culinária, como a chia, linhaça e quinoa, e indo até os alimentos livres de lactose e glúten. Fato é que o mercado de alimentação saudável vem crescendo consideravelmente no país, não sentindo os efeitos da crise econômica nacional.
De acordo com a Euromonitor, o mercado de alimentação ligado à saúde e ao bem-estar cresceu 98% no país de 2009 a 2014. Ainda de acordo com a agência, que prevê o crescimento expansivo do setor até 2020, terá destaque nesse mercado os produtos que apresentarem maior grau de diversificação. Com o crescente número de players no mercado, que oferecem produtos similares e em diversas faixas de preços, diferenciação será uma prioridade-chave para os fabricantes. Investimentos em embalagens, além de novos sabores, devem impulsionar as vendas.
Tradição no mercado e crescimento exponencial - Há 8 anos no mercado, a Fevitto Integrais é destaque na capital quando o assunto é alimentação integral e é apontada como tradicional no ramo. A loja cresceu 10% em 2016 e considera a expansão ainda para esse ano. “No ano passado tivemos 17 mil pessoas entrando em nosso estabelecimento.
E nós conseguimos isso mantendo a qualidade de nossos produtos e desenvolvendo as nossas próprias receitas, adaptando receitas tradicionais, criando a nossa forma de fazer cozinha saudável”, conta Julio Vavolizza, proprietário da Fevitto. Mesmo em meio à crise, Vavolizza afirma que o que muda nesse período de instabilidade econômica é o valor que o cliente atribui ao seu dinheiro.
“Independentemente da crise, o consumidor continua comprando, e o que muda é a forma como ele gasta o seu dinheiro. Hoje ele prefere até mesmo gastar mais em produtos que possuem maior valor agregado e mais qualidade do que adquirir similares que não tenham perfil saudável”, afirma o empresário. Para sustentar a perspectiva de crescimento acelerado, a Fevitto investe na renovação constante do cardápio e na capacitação dos funcionários.
“Nossa missão é popularizar o consumo de produtos saudáveis, além de ter preço acessível é fundamental desde que nossos princípios e a qualidade sejam mantidos”, diz Vavolizza. Além dos salgados integrais, a Fevitto oferece sopas e caldos, massas, carnes e opções veganas e vegetarianas de seus produtos. O investimento em um cardápio saudável, com ambiente diferenciado e horta própria são algumas das estratégias adotadas pelo Verd & Co., restaurante curitibano de comida saudável e criativa.
De acordo com a proprietária do restaurante, Deyse Oppitz, essas foram as chaves para cativar clientes e crescer em um mercado que a cada dia ganha mais concorrentes. “Conseguimos fidelizar o cliente trazendo sabor, qualidade e produtos diversificados. Nossos produtos são saudáveis e satisfazem o consumidor e ele retorna para provar nossas outras opções”, afirma Deyse. O cardápio do Verd & Co. inclui pizzas, fondues, sopas e até mesmo cachorro-quente vegetariano.
A comodidade do delivery aliada à comida saudável - Para quem prefere receber uma refeição balanceada na porta de casa, a curitibana Fresh meal, empresa que promove a saúde e o bem-estar através da alimentação, oferece planos que se adequam às necessidades dos mais variados públicos. Com foco na alimentação saudável e funcional, a Fresh Meal oferece três tipos de planos, todos visando quem busca mais qualidade no seu estilo de vida.
O cliente escolhe o plano mais adequado à proposta individual, e passa a receber as refeições no conforto de sua casa ou trabalho. Segundo Daniela Khoury que é engenheira de alimentos e proprietária do espaço, ela mesma foi desenvolvendo suas formulações em casa para poder ter uma alimentação mais saudável, e foi aí que ela transformou o negócio caseiro em empreendimento.
“Por solicitação e incentivo de diversos colegas e amigos, eu fui impulsionada a abrir esse negócio”, conta ela. De acordo com a especialista em alimentação do ISAE/FGV, Fabiana Crivano, o mercado de alimentação saudável tem se fortalecido porque os consumidores estão mudando seus hábitos. “O consumidor, além de mudar seus hábitos, tem se preocupado mais com a questão sustentável e com a saúde também, além de uma preocupação com doenças cardiovasculares, alergias que têm aumentado. E perceptível essa preocupação do brasileiro com a sua saúde”, completa a especialista.
***Four Family: integração e entretenimento para a família***
Crédito da foto: Divulgação.
***O Four Coworking promove no domingo, dia 21 de agosto a segunda edição do Four Family, um evento que tem o objetivo de oferecer entretenimento e integração entre pais e filhos. Nesse dia, das 14h às 18h, o coworking abre as portas para estimular brincadeiras, criatividade e o tempo em família, com uma programação especial na tarde de domingo. Alessandra Belles, Diretora do Four Coworking evidencia a importância de eventos como esse em tempos de smartphones.
(Atividade para Crianças), 15h às 16h | Sensibilizando a palavra corpo: poesia&dança para pais e filhos - Diviane Helena. Um momento para aflorar a sensibilidade, as emoções e os afetos gerados no encontro entre pais e filhos. Momento de conhecer diferentes formas de expressões de si por meio da dança, do movimento, do gesto e das palavras de uma forma lúdica e poética, respeitando e despertando a singularidade de cada um. (Atividade Pais e Filhos).
Para participar dessa atividade é preciso: Uma criança e um acompanhante (pai ou mãe); Pessoas disponíveis e abertas a entrar em contato com a própria sensibilidade e com o outro; Estar com roupa confortável; Limitado a 5 famílias. 16h às 17h | Gustavo Ramos (atividade para Pais e Filhos). Aquarelando com afeto: Uma oficina que busca proporcionar uma redescoberta dos afetos através da criação artística. 17h15 | Apresentação de música da Escola de música Poliart.
Serviço: Four Family Data: 21/08/16 Local: Four Coworking – Rua Getúlio Vargas, 3418 – Água Verde Horário: Das 14h ÀS 18h - Ingressos: R$ 10,00 (adultos) – R$ 5,00 (crianças) Mais informações: (41)3026-1400 - ale@fourcoworking.com.br / www.fourcoworking.com.br.
***Museu Alfredo Andersen promove oficina com o ceramista Yukio Tsukada***
Crédito da foto: Divulgação.
***Nos dias 24 e 25 de agosto, das 13h30 às 17h, o Museu Alfredo Andersen (MAA) realiza a oficina “O Torno nas Técnicas Orientais”, com o ceramista Yukio Tsukada. As inscrições estão abertas e podem ser feitas na secretaria do museu. O custo é de R$ 150 e as vagas são limitadas. O artista apresentará técnicas de modelagem em torno, conforme as tradições, os tipos, localidades e forma de confecção das peças.
Sobre o artista Yukio Tsukada - Nascido em São Paulo e filho de pais japoneses, o artista se direcionou definitivamente para a cerâmica no final da década de 1990, participando de vários cursos e workshops em São Paulo e outras cidades do Nordeste. Fez também uma especialização no Japão, na cidade de Kumamoto, onde pôde aprimorar os conhecimentos sobre a cerâmica japonesa, em relação às tradições, formas e cores.
Serviço: Oficina “O Torno nas Técnicas Orientais” com o artista Yukio Tsukada 24 e 25 de agosto, das 13h30 às 17h Valor: R$ 150 Vagas limitadas. Museu Alfredo Andersen Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco. Curitiba-PR Visitação: terça a sexta-feira, das 9h às 18h Sábados e domingos das 10h às 16h 41 3222-8262 | 41 3323-5148 www.maa.pr.gov.br | maa@seec.pr.gov.br.
***Corredores voluntários cruzarão descalços a linha de chegada da Corrida de Rua de Curitiba***
Crédito da foto: Divulgação.
***Você já viu corredores chegando descalços na linha de chegada? Voluntários da Samaritan’s Feet Brasil farão isso neste domingo (21), ao término da 3ª etapa do Circuito de Corridas de Rua de Curitiba, no Jacomar Boqueirão, como ação em prol das pessoas que não possuem calçados, beneficiadas pela organização não-governamental.
“A iniciativa busca chamar atenção para o trabalho da Samaritan’s Feet, que leva calçados e oportunidades de acesso a saúde, educação e esportes a cerca de 1,5 bilhão de pessoas descalças pelo mundo. Vamos fazer fotos da ação na linha de chegada e postar nas redes sociais com a hashtag Samaritan’s Brasil”, explica o diretor da Ong, Wesley Oliveira. Até abril de 2017, a meta da Samaritan’s Feet Brasil – sediada em Curitiba – é calçar 5 mil crianças e jovens de todo o país.
“O Brasil possui cerca de 80 milhões de crianças e jovens. 45,6% delas ainda vivem na pobreza e 60% das crianças de até 14 anos vivem expostas a uma série de doenças transmitidas pela água e pelo solo. Nosso foco são eles”, afirma Oliveira. Os corredores que quiserem aderir à ação devem chegar meia hora antes, às 6h30, para retirada da camiseta da Samaritan’s Feet e preparação em equipe. O ponto de encontro é o Posto Dufarol (R. Paulo Cetubal, 4430, Boqueirão), em frente ao supermercado Jacomar.
Serviço: Circuito de Corridas de Rua Curitiba 2016 - 3ª Etapa (5 e 10 km) Domingo 21 de agosto, às 7h Supermercado Jacomar Boqueirão (R. Des. Antonio de Paula, 2765). Organização: SMELJ (Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude) Informações: (41) 3350-3757 / corridasderua@smelj.curitiba.pr.gov.br.
Sobre a Samaritan’s Feet Brasil - O Brasil possui cerca de 80 milhões de crianças e jovens. 45,6% delas ainda vivem na pobreza e 60% das crianças de até 14 anos vivem expostas a uma série de doenças transmitidas pela água e pelo solo. Fundada em 2003, Samaritan’s Feet é uma organização mundial, sem fins lucrativos, que tem como objetivo a ousada missão de calçar todas as pessoas descalças do mundo. Hoje, a ONG está presente em 70 países, conta com o envolvimento de mais de 70 mil voluntários e faz parte da história de mais de 6,5 milhões de crianças ao redor do mundo. Serviço: Samaritan’s Feet Brasil Tel: (41) 9761-6094 - contato@samaritansfeet.org.br.
***Programação semanal do MON traz palestra sobre arte contemporânea***
Crédito da foto: Joel Rocha.
***O Museu Oscar Niemeyer (MON) oferece atividades artísticas e culturais aos domingos e quartas-feiras para os visitantes do museu. Nesta semana, o Domingo+Arte e a Quarta Gratuita, dias 21 e 24 de agosto, trazem oficinas, visita mediada e palestra. Para participar não é necessário inscrição prévia ou conhecimento em arte.
No Domingo+Arte do dia 21 de agosto haverá oficina livra de desenho com carvão e giz pastel oleoso, das 11h às 17h. A atividade será conduzida pela equipe da Ação Educativa do MON, que também guiará uma visita mediada à exposição “MAC-MON: um diálogo”, às 15h. Na Quarta Gratuita, dia 24 de agosto, acontece novamente a oficina livre de desenho com carvão e giz pastel oleoso, das 11h às 17h.
Além disso, às 15h, a pesquisadora Simonia Fukue irá ministrar palestra sobre arte contemporânea brasileira, tendo como referência a mostra “Olhar InComum: Japão revisitado”. Aos domingos, a entrada no MON custa R$ 12 e R$ 6 (meia-entrada). Maiores de 60 e menores de 12 anos têm entrada franca. Nas quartas a entrada sempre é gratuita. A retirada de ingressos no museu pode ser feita até as 17h30, na bilheteria.
Serviço: Exposição: “MAC-MON: Um diálogo” Horário: 15h Local: Salão do Olho. Quarta-feira, 24 de agosto Oficina livre com a equipe da Ação Educativa Técnica: Desenho com carvão e giz pastel oleoso Horário: 11h às 17h Local: Sala de Oficina – subsolo. Palestra sobre Arte Contemporânea Brasileira com a pesquisadora Simonia Fukue Referência: Exposição "Olhar InComum: Japão revisitado" - Sala 1 Horário: 15h Local: Miniauditório. Museu Oscar Niemeyer Rua Marechal Hermes, 999 Visitação: Terça a domingo, das 10h às 18h - www.museuoscarniemeyer.org.br.
***Filme IVÁN, que retrata a história de refugiado ucraniano no Brasil, volta em cartaz em Curitiba às vésperas do dia da Independência da Ucrânia***
Crédito da foto: Divulgação.
***Após inúmeros pedidos, o longa-metragem IVÁN retorna em cartaz em Curitiba (PR), cidade de origem do filme e residência do personagem que dá nome a este documentário do diretor Guto Pasko. O filme chega à Cinemateca de Curitiba em uma sessão especial em 21/08 às 19h (domingo) para depois seguir em cartaz de 23/08 a 03/09 com sessões diárias às 17h (exceto em 27 e 28/08, quando será exibido às 14h). Este retorno é realizado na mesma semana em que se comemora a Independência da Ucrânia, fato que tem ligação direta com a temática do filme.
IVÁN retrata a história real do refugiado ucraniano Iván Bojko, que durante a Segunda Guerra Mundial foi tirado à força de seu país por nazistas, realizou trabalhos forçados na Alemanha, imigrou para o Brasil, foi impedido de fazer contato com familiares, e após 68 anos retornou à Ucrânia, aos 91 anos, em um reencontro com sua família, seu país e seu passado. IVÁN estreou nacionalmente nos cinemas em novembro, mantendo um número médio de 8 salas de exibição pelo Brasil nas primeiras três semanas em cartaz.
Foi exibido em São Paulo (SP), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Porto Alegre (DF), Aracaju (SE), entre outras praças, com sessões acompanhadas de debates sempre que possível. Além disso, o filme teve grande mobilização nas redes sociais e recebeu apoios institucionais incomensuráveis de instituições conhecidas mundialmente, como a ONU (por meio da ACNUR - Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados) e Escoteiros do Brasil.
Mais exibições - No dia 24 de agosto, quando é comemorada a Independência da Ucrânia, haverá uma mobilização, em que IVÁN terá uma série de exibições seguidas de debates pelo Brasil afora. Estas sessões serão direcionadas para estudantes, pesquisadores, representantes de instituições relacionadas ao tema do filme. Os locais são organizações, universidades, embaixadas e consulados de cidades como São Paulo (SP), Brasília (DF), Porto Alegre (RS), Curitiba, Prudentópolis, Guarapuava, Irati, Ponta Grossa e Pato Branco (PR). Além disso, no próximo mês o filme participará da Mostra Linhas Imaginárias, realizada entre os dias 15 e 30 de setembro no Sesc Palladium de Belo Horizonte (MG).
Novas janelas de exibição - O longa-metragem será disponibilizado nas plataformas digitais iTunes (para aproximadamente 200 países), Google Play e Net Now (ambos no Brasil) em data a ser confirmada. Além destas opções, IVÁN conta com outra janela de exibição que é a mobilização social, promovida pela Plataforma Taturana, que leva filmes a locais de interesse público para exibições seguidas de debates. Qualquer pessoa pode exibir o filme para sua organização, centro cultural, coletivo, cineclube, escola, entre outros locais.
Basta se cadastrar no site www.taturanamobi.com.br, seguir as instruções e assim contribuir para a construção de uma rede cultural. IVÁN é uma realização da GP7 Cinema, com produção de Andréia Kaláboa e patrocínio da Petrobras, com distribuição da Moro Filmes através do Edital do FSA para distribuição, e apoio do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e dos Escoteiros do Brasil.
Serviço: Filme “Iván” Datas e horários: Sessão especial: 21/08 às 19h (domingo) Em cartaz: de 23/08 a 03/09 com sessões diárias às 17h (exceto em 27 e 28/08, às 14h) Local: Cinemateca de Curitiba Endereço: Rua Carlos Cavalcanti, 1174 (Curitiba, PR) Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia) Telefone para informações: (41) 3321-3310 Iván na internet: Página no Facebook: www.facebook.com/ivanfilme - Página oficial: ivanfilme.com.
***Palladium Curitiba realiza Grande Queima a partir desta quinta (18)***
***De quinta-feira (18) até domingo (21), será realizada mais uma edição da tradicional Grande Queima do Palladium Curitiba, com diversos artigos em promoção. Nesse período, as lojas trabalham com até 70% de desconto nos segmentos de vestuário masculino, feminino e infantil, calçados, papelaria, decoração, casa, acessórios, brinquedos, relojoaria, joias, perfumaria, entre outros.
A Grande Queima é o momento ideal para quem quer renovar o guarda roupa, incrementar a decoração da casa ou simplesmente presentear alguém. “Muitas lojas estão renovando as coleções e para o consumidor é o momento de aproveitar para fazer economia”, ressalta Maria Aparecida Oliveira, gerente de marketing do shopping.
As lojas participantes da Grande Queima Palladium estarão identificadas com adesivos da campanha em suas vitrines, além de decoração especial para atrair o consumidor. A ação acontece durante o horário normal de funcionamento do shopping. Serviço: Grande Queima Palladium Shopping Center Data: 18 a 21/08; Horário: 11h às 23h, quinta-feira e sexta, 10h às 22h aos sábados e, aos domingos, das 14h às 20h. Mais informações http://www.palladiumcuritiba.
Sobre o Palladium Curitiba - O Palladium Curitiba tem um conceito de espaço multiuso, com opções para compras, lazer, alimentação e serviços. O shopping conta com uma estrutura ampla, moderna e inteligente. Possui mais de 350 lojas, oito salas de cinema e uma sala IMAX, com imagens de alta definição projetadas em uma tela de aproximadamente 400 m². Aberto em 2008, foi o primeiro shopping de Curitiba a implantar um espaço exclusivo para restaurantes, o charmoso Boulevard.
***Começar atividade física é bom, mas precisa tomar alguns cuidados***
Crédito das fotos: Divulgação.
***Com os holofotes voltados para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, no qual são disputadas 42 modalidades, é provável que a procura por práticas esportivas cresça nos próximos meses no Brasil. Embora praticar esporte seja bom, sem consultar um profissional especializado antes, pode acarretar em problemas de saúde, caso as pessoas não estejam preparadas para iniciar ou retornar a um esporte que não pratica há muitos anos.
“A prática esportiva e a rotina de exercícios físicos trazem diversos benefícios à saúde de forma geral. Podem prevenir e controlar certas doenças cardiovasculares, reduzir o colesterol, a taxa de açúcar no sangue, diabetes, além do fortalecimento muscular. Por isso é fundamental haver um equilíbrio dos grupos musculares que executam o movimento (agonistas) e os que resistem (antagonistas). Através de treinamentos personalizados para determinado esporte, desenvolvido por um educador físico é possível diminuir o risco de lesão e melhorar a performance.
Mas antes de iniciar uma atividade esportiva, é necessário consultar um médico e realizar todos os exames necessários para uma prática segura”, comenta o educador físico, Maurício Mandim, do Clube de Reabilitação da ARTRO. Essa é uma realidade vivenciada pelo educador físico em Curitiba. A clínica no qual Maurício Mandim atende, trabalha com o condicionamento físico e recuperação de atletas, seja de alto rendimento ou final de semana, de dez modalidades diferentes.
“Muitas pessoas ingressam na atividade esportiva sem os devidos cuidados e orientação de profissionais especializados, com isso, aumenta a procura por clínicas de medicina esportiva com os mais diversos tipos de lesões, como tendinites crônicas, doenças cartilaginosas, musculares, canelites, fraturas por estresse, entre outras” alerta Mandim. Como a maioria não tem essa educação esportiva, cabe ao Clube de Reabilitação oferecer o trabalho de recuperação dos atletas para poderem voltar a ter uma vida saudável praticando esporte.
“No Cube de Reabilitação da ARTRO são montados treinos individualizados e adequados à prática esportiva desejada. O público é variado, desde crianças, pessoas buscando um treinamento diferenciado, emagrecimento, atletas profissionais, amadores e idosos visando uma melhor qualidade de vida. Um diferencial é que temos uma equipe multidisciplinar, médicos ortopedistas, fisioterapeutas, nutricionistas, educados físicos capacitados. Isso faz muita diferença para realizarmos um trabalho cada vez mais capacitado”, finalizou o Educador Físico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário