terça-feira, 2 de agosto de 2016

Coluna do dia 02/08/16

***Banda Leash faz show gratuito em Curitiba***


Crédito da foto: Divulgação.

***A banda curitibana Leash, conhecida por tocar surf music e reggae, realiza show gratuito e aberto ao público no dia 06 de agosto, em Curitiba. A apresentação faz parte da programação do 1º Festival de Música TEC ART promovido pelo TECPUC, centro de educação profissional do Grupo Marista, que terá abertura realizada pela banda Bottleneck e várias performances de alunos da instituição.

O grupo, que possui vários hits conhecidos, alcançou repercussão nacional com a participação no programa SuperStar, em 2015, com duas músicas autorais, "Contando as Horas" e “Número 1”. Após o programa, Allan, Fabinho, Léo e Maurício voltaram ao estúdio e lançaram o primeiro álbum físico da Leash, “Tudo pode dar certo”, gravado com a contribuição dos fãs que participaram de uma campanha de financiamento coletivo.

O 1º Festival de Música TEC ART, gratuito e aberto ao público, acontece no dia 06 de agosto, a partir das 12h, no TECPUC. O evento contará com apresentações musicais de vários ritmos e estilos e praça de alimentação com food trucks para os visitantes. O cardápio conta com comida japonesa, espetinhos, sanduíche de costela e de pernil.

Serviço: 1º Festival de Música TEC ART Data: 06 de agosto - Horário: a partir das 12h Local: TECPUC | Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado Velho. Informações: (41) 3271-6287 | www.tecpuc.com.br - Evento gratuito e aberto ao público.

Sobre o TECPUC - Pertencente ao Grupo Marista, o TECPUC, Centro de Educação Profissional Irmão Mário Cristóvão, está localizado em Curitiba e oferece, há 25 anos, cursos técnicos e integrados ao ensino médio. Ao todo, são disponibilizados cursos técnicos integrados de Administração e Informática, além de cursos técnicos, com possibilidade de matrícula via PRONATEC.

***Outback Steakhouse dará famosa caneca a clientes***


Crédito da foto: Divulgação.

***Os apaixonados pelas tradicionais canecas de chope do Outback já podem comemorar. Até 08/09 (de domingo a quinta-feira a partir das 17h, enquanto durarem os estoques), os clientes que comprarem uma Super Kookaburra Wings® (15 sobreasas de frango empanadas servidas com molho blue cheese) e dois chopes poderão levar uma edição especial da famosa caneca pra casa. 

A ação é uma parceria do Outback com a Brahma e a Sadia e é válida em todos os restaurantes da rede no Brasil. Aqui é possível ver o vídeo da promoção: https://youtu.be/Y5AcjTt1iB0.

“Mais uma vez, o cliente Outback tem a oportunidade de levar um pouco da nossa experiência para casa. Nossa caneca de chope está entre os principais ícones do restaurante e é objeto de desejo de muitos clientes. Agora todos terão a oportunidade de ganhá-la, basta consumir o combo e levar a caneca na hora, sem sorteio”, diz Paula Castellan, diretora de marketing do Outback Steakhouse no Brasil.

***Lute pela ideia no Prêmio GRPCOM de Criação***


Crédito das fotos: Divulgação.

***A 8.ª edição do Prêmio GRPCOM de Criação, promovido pelo Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), abre inscrições hoje (1º) e segue até dia 26 de agosto. Com o conceito “Lute pela ideia”, a campanha assinada pela Candy Shop coloca os criativos das agências vencedoras do ano passado como protagonistas. Neste ano, o concurso que valoriza e reconhece a produção publicitária passa a contar com nove premiações, sendo duas novidades: produtora de vídeo e produtora de áudio.

As agências de publicidade podem inscrever materiais que tenham sido veiculados na Gazeta do Povo, Tribuna, Paraná Online, 98FM, Mundo Livre FM, RPC e sites da TV Globo no período entre 29 de agosto de 2015 e 26 de agosto de 2016. O concurso está dividido em nove premiações: Televisão Curitiba, Televisão Regional, Rádio, Jornal e Digital – que se enquadram nas categorias: institucional, varejo e produtos e serviços – Responsabilidade Social, Agência do Ano, Produtora de Vídeo e Produtora de Áudio. As inscrições são gratuitas e o envio dos materiais é feito exclusivamente pelo site.


Respeitando-se as características de cada meio de comunicação, a comissão julgadora vai avaliar as peças levando em conta os seguintes critérios: ideia criativa, linguagem atualizada e adequada ao público e ao serviço comunicado, foco no que está sendo vendido ou comunicado, roteiro/texto, exposição clara dos benefícios, direção de arte, fotografia e qualidade de imagem/som. O julgamento ocorre em outubro e as festas de premiação, com a divulgação dos vencedores, estão previstas para outubro no interior do Estado e em novembro, em Curitiba.

Lute pela ideia - A campanha de divulgação traz como mote “Lute pela ideia” e coloca os criativos vencedores do ano passado em evidência. Seguindo a linha da campanha, os publicitários passam a ser personagens, ou seja, lutadores nas peças de divulgação do Prêmio GRPCOM de Criação. A campanha foi criada pela Candy Shop. Para Carmem Murara, gerente de Comunicação Institucional do GRPCOM e responsável pelo Prêmio, as agências precisam “lutar” pela ideia, pelo cliente e pelo prêmio.

“A proposta do nosso Prêmio é incentivar a qualidade das peças veiculadas e neste ano nossa campanha traz esse conceito. É preciso muito suor e empenho para colocar uma boa ideia na rua e veicular uma boa campanha”, comenta.

Serviço: 8.ª edição de Prêmio GRPCOM de Criação Inscrições de 01 a 26 de agosto de 2016 Inscrições e regulamento: http://www.premiogrpcomdecriacao.com.br.

***Comando Comunicação assume assessoria do Wicky Salão & Spa Curitiba***


Crédito da foto: Divulgação.

***A Comando Comunicação, liderada pelo jornalista Angelo Binder, assume a assessoria de imprensa do Wicky Salão & Spa Curitiba. O Wicky Salão & Spa Curitiba chega à capital paranaense para inovar os tratamentos convencionais de beleza feminina e masculina, oferecendo serviço completo para beleza e bem-estar.

Em um ambiente aconchegante, une tratamento para os seus cabelos, cuidados com suas mãos e pés, tratamento de ponta para a pele e serviço completo de massagens relaxantes em SPA. Além destes diferenciais, o Wicky Salão & Spa Curitiba dispõe também de um menu completo para o dia da noiva e do noivo, debutantes, formaturas e outras datas comemorativas.

***Frischmann Aisengart inaugura unidade Fazendinha***


Crédito da foto: Divulgação.

***Neste dia 01.º de agosto o Laboratório Frischmann Aisengart inaugura a nova Unidade Fazendinha. Localizada a 300 metros da antiga unidade, ela conta agora com uma área de 330m², maior área de atendimento e salas de coleta, além de ampla sala para a realização de provas de absorção.

Com capacidade para atender ainda mais clientes, quem visitá-la vai se deparar com um conceito visual mais moderno, além de ambiente aromatizado, novo espaço de desjejum, além de um ambiente pediátrico caracterizado com a turma do Scooby-Doo.

Tudo pensado para garantir uma experiência única, com ainda mais comodidade e conforto aos clientes durante o atendimento e realização de seus exames. A Tabela Família, uma tabela com valores e condições especiais para quem não tem plano de saúde, também está disponível para os clientes.

A nova Unidade Fazendinha fica localizada na Rua Alfredo José Pinto, número 1850, no MegaVe Center Shop, próximo ao Téminal Urbano do Fazendinha. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 17h e, aos sábados, das 6h30 às 13h. Fique por dentro das principais notícias e informações sobre saúde, alimentação e bem-estar. Curta, comente e compartilhe: facebook.com/laboratorio.fa.

Sobre o Laboratório Frischmann Aisengart - O Laboratório Frischmann Aisengart completa 71 anos e é considerado uma referência para o segmento de medicina diagnóstica. Possui mais de 600 colaboradores e mais de 35 unidades no Paraná. São mais de três mil tipos de exames de análises clínicas, soluções diferenciadas e alto padrão de atendimento, além do serviço de vacinas. Para mais informações: www.labfa.com.br ou (41) 4004-0103.

***Verd & Co. lança pratos executivos saudáveis***


Crédito da foto: Divulgação.

***A correria do dia a dia não pode ser motivo para fazer refeições rápidas, como os fast foods e descuidar da alimentação. O Verd & Co., restaurante de comida saudável e criativa, oferece uma versão saudável dos tradicionais pratos executivos. Servido de segunda a sábado, das 11h30 às 14h30, o “Menu Prato do Dia” é uma deliciosa e saudável combinação para o almoço.

As opções agradam aos mais variados paladares. Na segunda-feira, o restaurante oferece o nhoque de batata doce ao molho sugo caseiro, com peito de frango empanado assado e espinafre refogado com cebola. Na terça-feira, tilápia assada ao molho de cebolas caramelizadas e purê de feijão branco.

Para os amantes de escondidinho, na quarta-feira a iguaria é servida com mandioca e frango com legumes. Na quinta-feira, estrogonofe de carne vermelha com biomassa, arroz integral e chips de mandioca. Na sexta-feira, bife à milanesa, que pode ser de frango ou carne, empanado com farinha integral e assado, com acompanhamento de arroz integral, farofa de banana, ovo estrelado de forno feijão de corda.

Já aos sábados, é servida uma deliciosa feijoada magra com frango, feijão marrom e legumes, arroz integral, couve refogada, laranja e vinagrete. Além dos sabores únicos, os valores dos pratos também são muito convidativos, variando entre R$ 22 e R$ 28. Todos os preparos são acompanhados por uma salada especial e podem ser transformados em opções veganas e vegetarianas.

O Verd & Co. fica na Rua Coronel Dulcídio (nº 588), no bairro Batel, e funciona de segunda a sábado, das 11h30 às 23h. O restaurante conta ainda com um disk entrega exclusivo. Mais informações no site www.verdco.com.br.

***Maestro Roberto Tibiriçá rege concertos da Orquestra Sinfônica do Paraná***


Crédito da foto: Fernanda Castro.

***A Orquestra Sinfônica do Paraná fará dois concertos nos dias 7 de agosto (domingo), às 10h30, e 11 agosto (quinta-feira), às 20h30, no auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão), com regência do maestro Roberto Tibiriçá. O programa será o mesmo para as duas apresentações, com “Sinfonia N° 36 Linz”, de Mozart, e “Sinfonia Nº 4”, de Beethoven. Sinfonia n° 36 Linz, em dó maior, K 425, de Wolfgang Amadeus Mozart abre o concerto.

A obra, escrita em três dias comprova a genialidade do compositor alemão que a dedicou ao conde Thun em agradecimento pela hospitalidade. A primeira apresentação ao público aconteceu em 4 de novembro de 1783, na cidade austríaca de Linz, que deu nome à composição. O segundo compositor lembrado no concerto é Ludwig van Beethoven. Dele será apresentada a “Sinfonia n° 4, em si bemol maior, Op. 60”. Escrita no verão de 1806, a obra foi dedicada ao conde de Oppersdorf, meses depois foi apresentada ao público, em Hoftheater.

 Roberto Tibiriçá - paulista e discípulo de Eleazar de Carvalho, com quem trabalhou durante 18 anos, após vencer o Concurso para Jovens Regentes da Osesp em duas edições seguidas. Entre seus trabalhos estão o de regente assistente no Teatro Nacional de São Carlos; diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica Brasileira; diretor artístico e regente titular da Orquestra Petrobras Sinfônica e diretor artístico da Sinfônica Heliópolis, do Instituto Baccarelli (SP). Em 2010 assumiu como regente titular da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, na qual permaneceu até 2013.

Foi também regente titular e diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Campinas (SP), da Orquestra Filarmônica de São Bernardo do Campo (SP) e da Orquestra Sinfônica do Sodre, Montevidéu (Uruguai). Entre as premiações que recebeu, em 2010 e 2011, o 13º e 14º Prêmio Carlos Gomes como Melhor Regente Sinfônico (pelo trabalho com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e a Sinfônica Heliópolis, do Instituto Baccarelli).

Em 2011 recebeu a Ordem do Ipiranga, a Grande Medalha Presidente Juscelino Kubitschek e o Prêmio da Associação dos Críticos Musicais de São Paulo como Melhor Regente (pelo trabalho com a Sinfônica Heliópolis e com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais). Ocupa a Cadeira Nº 5 da Academia Brasileira de Música.

Serviço: Concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná Dia 7 de agosto (domingo), às 10h30, e 11 agosto (quinta-feira), às 20h30 Regência Roberto Tibiriçá Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto – Guairão Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia entrada).

***Visconde de Guarapuava ganha mais um empreendimento Laguna***


Crédito da foto: Divulgação.

***O mercado imobiliário desacelerou, mas a Construtora e Incorporadora Laguna segue consolidando posições. E acaba de comprar um terreno de 1.665 m² metros quadrados, na esquina da Avenida Visconde de Guarapuava com a Rua Francisco Rocha. O lançamento do empreendimento residencial, com a marca de alto padrão da Laguna, será em 2017, com previsão de entrega em 2020, e abre uma das últimas oportunidades para quem quer morar num dos lugares mais nobres da cidade. Enquanto o mercado imobiliário recompõe as forças, a empresa comemora um primeiro semestre de bons resultados, com vendas que garantem 60% da meta do ano. Na mesma Visconde, anda em bom ritmo a venda das residências suspensas do exclusivíssimo LLUM.

Outra conquista deste ano para celebrar é o reconhecimento como o escritório mais sustentável do Brasil, com 89 pontos no selo LEED Platinum para salas e espaços comerciais. Localizado no Edifício Iguaçu 2820, o office da Laguna detém a pontuação máxima já obtida por um empreendimento. A análise, coordenada pela Petinelli Consultoria, levou em conta a localização, consumo de energia e de água, materiais empregados e climatização do ambiente. No Brasil, apenas quatro empreendimentos possuem o LEED Platinum para espaços comerciais, mas com pontuações menores.

Sobre a Construtora e Incorporadora Laguna - A Construtora e Incorporadora Laguna completa em 2016 vinte anos de atuação no mercado imobiliário. A empresa é referência na construção de edifícios residenciais, comerciais e corporativos de alto padrão. A Laguna tem como principal conceito a inovação nos empreendimentos desenvolvidos que, além de diferenciados, estão localizados nas regiões mais disputadas de Curitiba.

A construtora é pioneira na implantação de certificação ambiental com a conquista do LEED (Leadership in Energy and Enviromental Design), o selo verde de maior reconhecimento internacional, com o Condomínio Logístico São Carlos, em São Paulo, e com o Edifício Iguaçu 2820, em Curitiba, e tem o primeiro residencial do Brasil a ter a pré-certificação LEED Gold, o LLUM BATEL. Mais informações no site www.construtoralaguna.com.br ou pelo telefone (41) 3259-1800.

***Cinemark do ParkShoppingBarigüi exibe com exclusividade abertura das Olimpíadas em Curitiba***

***A transmissão da cerimônia do Rio 2016 será ao vivo e alta definição O Cinemark do ParkShoppingBarigüi exibirá a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016 com exclusividade em tela de cinema, em Curitiba (PR). O início do maior evento esportivo do mundo será exibido direto do Estádio do Maracanã, ao vivo e em alta definição, a partir das 19h30, no dia 5 de agosto. A transmissão contará com os shows de abertura e apresentação das delegações dos 206 participantes do Rio 2016, realizado pela primeira vez no Brasil.

Antes do início da cerimônia, será apresentada uma produção exclusiva de 30 minutos, com conteúdos e ações de interatividade especialmente preparadas para as salas de cinema da rede Cinemark. “Essa parceria é motivo de comemoração para a Cinemark, pois transmitiremos algo inédito na história do Brasil. A exibição da abertura dos Jogos do Rio de Janeiro é um marco para a Cinemark que já tem diversas experiências bem sucedidas na transmissão de competições esportivas incluindo a Copa do Mundo em 2014” - ressalta a diretora de marketing da Rede Cinemark, Bettina Boklis.

Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Cinemark do ParkShoppingBarigüi, por R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia) no site globonocinema.com.br. Os clientes que possuem o cartão Cinemark Mania ganham 50% de desconto na compra de um ingresso. 

Serviço: Abertura dos Jogos do Rio 2016 Cinemark ParKShoppingBarigüi Data: 5 de agosto - Horário: das 19h30 às 23h35 Duração: 4h05 Preço: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia) Classificação: Livre.

***Inscrições abertas para Corrida do Clube da Alice e Viver Bem pela paz***


Crédito da foto: Divulgação.

***A parceria entre o Viver Bem da Gazeta do Povo e o Clube da Alice ganha novas frentes com a realização de uma corrida de rua exclusiva para mulheres. Com 5 Km de percurso, a prova será realizada no dia 11 de setembro, a partir das 7h30, no Parque Barigui, em Curitiba.

As inscrições para a Corrida do Clube da Alice e Viver Bem Pela Paz estão abertas e o primeiro lote, vendido por R$ 65 está disponível até sexta-feira, dia 5. Após essa data o valor será de R$75. Cada inscrição dá direito a um kit de corrida contendo mochila, viseira e camiseta. Todas as participantes receberão medalha no dia da prova. As inscrições podem ser feitas pelo site do Clube da Alice.

 A primeira edição, realizada em março deste ano, reuniu mulheres do clube fechado no Facebook, muitas das quais não tinham experiências com exercícios físicos. Para esta prova, Mônica Berlitz, uma das criadoras do grupo, explica que no blog Palpite de Alice haverá dicas de exercícios físicos que podem ser feitos em casa para que as mulheres possam treinar e se preparar.

Andrea Sorgenfrei, gerente do Núcleo Estilo de Vida da Gazeta do Povo, lembra que a corrida é pela paz – já que a data de 11 de setembro está marcada pelos ataques terroristas ao World Trade Center, em Nova York, nos Estados Unidos – e também pelo bem estar, que é a proposta do Viver Bem.

***Desenvolvimento e tributação são debatidos em universidade curitibana***


Crédito da foto: Divulgação.

***Nesta quinta-feira (04/08), às 19 horas, a sede da Praça Osório da Universidade Positivo recebe o evento “Tributação e Desenvolvimento”, que faz parte dos Colóquios da Pós-Graduação em Direito da instituição. O palestrante é o advogado tributarista Carlos Dutra, do Marins Bertoldi Advogados Associados.


Mestre em Direito Econômico e Social pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e professor nos cursos de especialização em Direito Tributário da PUCPR e da Faculdade de Educação Superior do Paraná (FESP-PR).

Além disso, integra o Instituto de Direito Tributário do Paraná. O coordenador da Especialização em Direito Corporativo da UP e também advogado do Marins Bertoldi media o bate-papo voltado a estudantes do curso.

O objetivo da conversa é analisar e debater a relação existente entre os tributos e o desenvolvimento das nações e de que modo seria possível utilizar os tributos para equalizar os anseios sociais, econômicos e ambientais.

***Dia dos Pais com design e estilo na Eric Gozlan Lunettes***


***A Eric Gozlan Lunettes preparou uma série de sugestões entre as marcas consagradas de design que representa no Brasil para este Dia dos Pais. Entre os favoritos estão os óculos da Garrett Leight, que se inspiram da essência do verdadeiro espírito californiano: a liberdade.

Os óculos de grau remetem a modelos icônicos dos anos 50, 60 e 70, combinando uma estética atemporal. Os modelos são feitos de acetato de celulose de placas “vintage” da Itália e do Japão, confortáveis e todos com acabamento à mão. Outra sugestão são as peças incríveis da Thierry Lasry, que também com inspiração vintage, incorpora em suas coleções um toque moderno e vanguardista.

Totalmente feitos à mão na França, suas peças possuem as melhores técnicas de artesanato fazendo uso somente do melhor acetato italiano da prestigiosa casa Mazzucchelli. Conquistou fãs, incluindo várias celebridades com sua criatividade e elegância. Estas e outras sugestões Eric Gozlan Lunettes estão disponíveis na loja virtual e nas boutiques Eric Gozlan Lunettes em Curitiba.

Serviço: Eric Gozlan Lunettes -  www.ericgozlan.com.br - Pátio Batel | (41) 3018-8129. ParkShoppingBarigui | (41) 3085-2449.

***Show "80, 90, 100" homenageia ícones da música brasileira***


Crédito da foto: Divulgação.

***A Orquestra à Base de Corda prepara homenagem para três ícones da música brasileira no show intitulado ‘80, 90, 100’, sob a regência e direção artística do maestro João Egashira. Composições de Hermeto Pascoal, Moacir Santos e Dilermando Reis fazem parte do repertório da apresentação que acontece nos dias 5, 6 e 7 de agosto, no Espaço Cultural Capela Santa Maria.

O tema ’80,90,100’ representa a idade de cada compositor homenageado. Hermeto Pascoal completou 80 anos no dia 22 de junho, Moacir Santos, se vivo, estaria com 90 e Dilermando Reis chegando ao seu centenário. Com uma década de diferença entre eles, cada compositor apresenta universos musicais distintos. Apesar da diferença na sonoridade de cada compositor, o que une o repertório é a personalidade musical única em cada um deles, explica o maestro.

“A formação de cada um representa universos distintos. Hermeto é um músico inquieto, já Dilermando apesar de ter revolucionado a forma de tocar e compor no violão, era mais comportado. Todos apresentaram importantes mudanças na forma de fazer música brasileira”, afirma Egashira. Egashira cita ainda que uma das curiosidades do Programa são as obras de Moacir Santos, que eram voltadas para instrumentos de sopros e foram adaptadas para a Orquestra À Base de Corda (OABC).

“Os três são muito significativos para os músicos e para a cultura brasileira de modo geral. São de escolas diferentes, e isso deixa o Programa ainda mais interessante. É importante perceber no repertório a particularidade de cada compositor e como nós costuramos essas sonoridades tendo a OABC como fio condutor”. “Mas o que eu quero com esses concertos é que as pessoas sintam emoção! Que a música toque, independente do repertorio e de quem compôs, mas que chegue no coração das pessoas”, conclui o Maestro.

Hermeto Pascoal - Um dos músicos homenageados no show da Orquestra À Base de Corda é o compositor arranjador e multi-instrumentista brasileiro, Hermeto Pascoal. Desde pequeno, Hermeto fascinava-se com os sons da natureza. A partir de um cano de mamona de “gerimum” (abóbora), fazia um pífano e ficava tocando para os passarinhos. Ao ir para a lagoa, passava horas tocando com a água.

O que sobrava de material do seu avô ferreiro, ele pendurava num varal e ficava tirando sons. Assim começou e não parou mais. Atualmente conhecido como “o bruxo” ou “o mago”, é considerado por boa parte dos músicos como um dos maiores gênios em atividade na música mundial. Poli instrumentista, é famoso por sua capacidade de extrair música boa de qualquer coisa, desde chaleiras e brinquedos de plástico até a fala das pessoas.

Moacir Santos - Moacir Santos iniciou seus estudos em clarinete com 11 anos. Hoje ele é conhecido pelo seu virtuosismo, dominava o saxofone, o piano, a clarineta, o trompete, o banjo, o violão e a bateria. É tido como um dos maiores mestres da renovação harmônica da música popular brasileira (MPB). Foi parceiro de Vinicius de Moraes, e por esse também foi homenageado na canção “Samba da Bênção”, com Baden Powell: “Moacir Santos / tu que não és um só, és tantos / como este meu Brasil de todos os santos.”

Dilermando Reis - Dilermando Reis, natural de Guaratinguetá, São Paulo, iniciou seus estudos com o pai, o violonista Chico Reis. Dilermando tocava violão popular instrumental e lutou muito para elevá-lo à condição de solista. Consagrado como intérprete, como compositor, e como um dos maiores violonistas de todos os tempos, a crítica assinalava em Dilermando Reis: ”a fina sensibilidade interpretativa, chamando atenção para o som cheio e bem timbrado de seu violão que nunca se confundiu com nenhum outro”. (1987, Jornal Valeparaibano).

Deixou 10 discos em 78 rpm, vinte LPs e um álbum de sete volumes “Uma Voz e um Violão em Serenata”, com o cantor Francisco Petrônio. Dentre os alunos que continuaram a sua escola levantamos o nome de Bola Sete e Darci Villaverde. O então presidente Juscelino Kubitscheck, de quem ele era amigo pessoal, desfrutou das aulas deste mestre, e foi em razão dessa amizade que Dilermando compôs a primeira música em homenagem à nova capital do país, Brasília fato do qual muito se orgulhava.

Serviço: Nome do concerto: “80, 90, 100” Homenagens a: 80 anos de Hermeto; 90 anos de Moacir Santos; 100 anos de Dilermando Reis. Apresentações: Dia 5 de agosto às 20h00; Dia 6 de agosto às 18h30; Dia 7 de agosto às 18h30; Local: Capela Santa Maria Ingressos: R$30 e meia-entrada R$15 Ingresso Rápido: https://www.ingressorapido.com.br/compras/?id=51531#!/tickets.

***Especialista fala sobre acessibilidade e como garantir suas aplicações práticas*** 

***Nesta quinta-feira (04/08), Sergio Yamawaki, atual Presidente da Comissão de Acessibilidade do CREA-PR, realiza palestra no Centro Universitário Internacional Uninter sobre inovações em equipamentos e outros itens da rotina diária da sociedade onde a acessibilidade pode estar presente.

A palestra Acessibilidade: Um oceano azul de oportunidades terá transmissão ao vivo para todos os polos de apoio presencial e também poderá ser acompanhada pelo ambiente virtual da instituição.

Para Neil Carvalho, diretor da Escola Superior Politécnica da Uninter, a palestra é importante para profissionais de diversas áreas, mas com possibilidades de inovação e empreendedorismo para engenheiros e gestores públicos.

“De que adianta ter uma rampa para cadeirantes, se alguém pode ir lá e estacionar o carro no lugar em que ela está? Por isso as leis que proíbem essa prática são necessárias. Do mesmo modo, não adianta existir política pública se não existir a tecnologia que viabiliza isso, uma depende da outra e estão completamente ligadas em termos de mercado’’, alerta.

Serviço: Acessibilidade: Um oceano azul de oportunidades Quando: dia 04 de agosto (Quinta-feira) Horário: 19h30 às 21 horas. Inscrições até o dia 02/08 no link: http://www.uninter.com/fichadeinscricao/?Evento=1537. Valor: R$ 20,00.

***Escultura Luar do Sertão, de João Turin, volta à rotatória do Centro Cívico***


Crédito da foto: Cido Marques.

***A obra Luar do Sertão, do artista João Turin, vai ser devolvida ao seu local de origem, na rotatória da Avenida Cândido de Abreu, próxima à sede da Prefeitura. A recolocação da escultura, que passou por uma restauração, será feita nesta terça-feira (2), às 20h, por uma equipe do Ateliê João Turin, com acompanhamento da Coordenação de Preservação e Conservação de Acervos da Fundação Cultural de Curitiba.

A escultura em bronze da onça, representativa de uma das fases em que o artista se dedicou a reproduzir gatos e felinos, já havia sido restaurada e recolocada pelo ateliê há dois anos, mas foi danificada e teve que ser retirada novamente para reparos.

Assim como no restauro anterior, os trabalhos ficaram a cargo do ateliê, que detém os direitos sobre o acervo do escultor. Os direitos foram comprados pelo colecionador curitibano Samuel Ferrari Lago que, em parceria com a Prefeitura, iniciou em 2013 um amplo projeto de recuperação das esculturas do artista que estão em espaços públicos.

Sobre a obra – A onça batizada de Luar do Sertão é uma escultura em bronze, em tamanho natural, realizada em 1947. Faz parte da fase em que Turin se inspirava em gatos e felinos do Passeio Público. Já que os animais dormiam a maior parte do dia, o artista, em idade já avançada, passou a ir ao parque à noite: comprava carne no açougue Garmatter e negociava para conseguir iluminação melhor.

“Foi um inferno, sem contar com a chuva, a garoa, a lama, o frio, pois a gente não é mais criança e não aguenta bem”, declarou na época. Mas o esforço compensou: a onça “Luar do Sertão” rendeu muitos prêmios e homenagens a Turin.

***BOPE lança gibi infantil e promove exposição no Shopping Estação***


***A Polícia Militar do Paraná (PMPR) completa 162 anos no dia 10 do agosto e comemora na primeira semana do mês com ações de aproximação da sociedade. O local escolhido para a celebração é o Shopping Estação, por ser um espaço ligado a ações culturais e educacionais direcionadas a toda a família.

 O destaque da comemoração será o lançamento do Almanaque do BOPE (Batalhão de Operações Especiais), um gibi infantil criado para orientar, de forma lúdica e leve, as crianças e seus familiares quanto a situações de combate à violência urbana. O tema da primeira edição são os serviços prestados pelo BOPE à sociedade. O Almanaque do BOPE será distribuído gratuitamente durante toda a semana.

Exposição e atividades - Além do lançamento do gibi, a unidades do BOPE promoverão diversas atividades para mostrar um pouco do trabalho que desenvolvem e também para promover a aproximação com a sociedade. Todos os dias, haverá uma exposição com os equipamentos de trabalho da polícia, como as viaturas policiais, uniformes, equipamentos antibombas e materiais utilizados em ações.

A equipe do BOPE estará disponível para tirar as dúvidas do público, explicar como atuam, os métodos e resultados do trabalho feito pro eles. A Companhia de Operações com Cães (Canil), especializada em detecção de entorpecentes, fará demonstrações do treinamento e trabalho dos animais. Para as crianças foi montado um espaço kids com uma programação especial, com jogos educativos, pintura no rosto, desenhos e muitas brincadeiras.

Serviço: Semana comemorativa dos 162 anos da PMPR Quando: 2 a 6 de agosto - Horário: 10h às 22 Quanto: Entrada gratuita Onde: Praça de Eventos do Shopping Estação, piso L1. Shopping Estação Av. Sete de Setembro, 2.775, Rebouças - Curitiba (PR) Tel: (41) 3094-5300 - www.shoppingestacao.com.br.

***“Macumba: Uma gira sobre Poder” encerra temporada na 13 de Maio***


Crédito da foto: Miriane Figueira.

***A Sociedade 13 de maio abriga nesta semana as últimas apresentações da primeira temporada da peça “Macumba: Uma Gira Sobre Poder”, com a qual a Companhia Transitória conquistou a Bolsa Funarte de Fomento aos Artistas e Produtores Negros de 2014. Com sessões às terças, quartas e quintas-feiras, às 20h. Trata-se de um projeto multiáreas, que combina a pesquisa e o texto teatral à música e artes visuais e que busca resgatar, fortalecer e disseminar a ancestralidade e a ritualidade africanas.

A Transitória conta nesta empreitada com a parceria do Núcleo Afro Brasileiro de Teatro de Alagoinhas, o NATA, que ‘emprestou’ sua fundadora, a diretora, dramaturga, educadora e pesquisadora da cultura africana no Brasil, Fernanda Julia, que assina a dramaturgia e a direção do espetáculo. “Percebi a possibilidade de ampliar as discussões acerca da ancestralidade negra e do Candomblé como ponto de partida para a formação e a criação cênica”, ​conta a diretora, que traz no currículo trabalhos com Lazaro Ramos e Greice Passô.

É um espetáculo de desafios, diz Clarissa Oliveira, diretora de produção da Transitória e do projeto, no qual toca vários dos instrumentos da trilha sonora ao vivo. “Todos fomos afetados, influenciados, mexidos com o que veio à tona. A ancestralidade latente, o retorno às raízes, fortalecimento de nossas fés”, assegura ela. “Tocar nesse espetáculo é celebrar a vida e estar a serviço da ancestralidade”, finaliza ela.

Serviço: Macumba - Uma Gira Sobre Poder Quando: Até 4/8. Terças, quartas e quintas-feiras, às 20h Onde: Sociedade Treze de Maio ( R. Clotário Portugal, 274) Quanto: R$ 20 e R$10. Ingressos antecipados: http://www.sympla.com.br/Macumba  - Informações: projetomacumbactba@gmail.com ou pelo whatsapp: 41 98259022.

***Aberto cadastramento para empresas que desejam incentivar projetos do Profice***


Crédito da foto: Divulgação.

***Está aberto o cadastramento para as empresas que têm interesse em incentivar projetos culturais do Programa de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná (PROFICE) por meio de renúncia fiscal de ICMS. As empresas interessadas têm até o dia 24 de cada mês para destinar o valor do incentivo ao projeto escolhido.

Todo o processo se dará por meio da plataforma online do programa, o SisProfice. Ao incentivar um projeto cultural do Estado, a empresa tem a oportunidade de contribuir com a comunidade em que está inserida, valorizando a expressão e identidade dos paranaenses. “É uma relação em que ambas as partes ganham: empresa e população.

Além de contribuir diretamente com a promoção da cultura no Estado, a empresa dá visibilidade positiva à sua marca. E o público ganha mais opções e acesso às atividades e bens culturais em suas regiões”, comenta o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani.

Os 174 projetos aptos a captar recursos são das áreas de Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Livro e Leitura, Música, Ópera, Patrimônio Cultural Material e Imaterial, Povos, Comunidades Tradicionais e Culturas Populares e Teatro, com propostas que possibilitarão a valorização, a produção, a difusão, a circulação, a pesquisa e a preservação dos bens culturais, além de ações de caráter educativo para a arte e a cultura em 209 cidades paranaenses.

Quem pode incentivar - Empresas inscritas sob o Regime Normal de Tributação que apresentem saldo devedor de ICMS e estejam em situação regular perante a Fazenda Pública Estadual.

Como incentivar - Após verificação junto à Receita Estadual, se está apta a participar e com qual valor, a empresa poderá selecionar o(s) projeto(s) que deseja incentivar no SisProfice e realizar o depósito do valor, conforme passo a passo disponível no site www.cultura.pr.gov.br.


Cálculo para o incentivo - Para a porcentagem do valor devido que poderá ser doado para os projetos culturais, calcula-se o saldo devedor médio dos últimos 12 meses, desconsiderando o mês corrente, conforme mostra a tabela.

Atenção - Somente os projetos contemplados que aceitaram o Certificado de Aprovação e cadastraram a conta corrente aberta especificamente para o projeto, anexando o contrato e extrato zerado, conforme instruções recebidas por e-mail, poderão ser selecionados pelas empresas incentivadoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário