quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Coluna do dia 24/08/16

***Carla Maffioletti e Camerata OntoArte fazem única apresentação em Curitiba***


Crédito da foto: Divulgação.

***A soprano brasileira Carla Maffioletti, mundialmente famosa como uma das solistas do violinista holandês André Rieu e sua Orquestra Johann Strauss, apresenta-se em Curitiba com a Camerata OntoArte, no próximo dia 29 (segunda-feira). O concerto será realizado na Capela Santa Maria, às 21 horas, com repertório inédito de poemas de Antonio Meneghetti (1938-2013), musicados pelo diretor musical Vagner Cunha.

O evento faz parte de uma turnê nacional que passa por Porto Alegre (RS), São Paulo (SP) e Florianópolis (SC). A primeira edição lotou os teatros e foi aclamadíssima pelo público brasileiro. Em 2015, o grupo viajou para a Rússia, onde apresentou o repertório em dois concertos memoráveis, sendo um deles no icônico Museu Hermitage, em São Petersburgo.

A Camerata Ontoarte é formada por Vagner Cunha, que também assina a direção musical, Michael Penna, João Campos Neto, Bianca do Prado, Luciano Dal Molim, André Carrara e Artur Elias Carneiro. O grupo tem se apresentado frequentemente no Brasil e no exterior com uma proposta inovadora de repertório de câmara, além de fusões artísticas com a música popular brasileira de alta qualidade, como ocorreu em junho deste ano, quando o conjunto gravou com Guinga um disco comemorativo aos 50 anos de carreira do compositor.

A apresentação de encerramento ocorrerá no Recanto Maestro, distrito de São João do Polêsine - RS, localizado a 40 km de Santa Maria. No Recanto Maestro, está sediada a Bell’Anima Produções Artísticas, onde será gravado o segundo CD desta formação, a ser distribuído ainda neste ano pela Tratore com o selo que leva o nome da produtora e cujo diretor artístico é o sócio-fundador da Bell’Anima, Claudio Carrara.

Serviço: Curitiba: 29/08 – segunda-feira – 21h Local: Capela Santa Maria (R. Conselheiro Laurindo, 273 – Centro) Telefone: (41) 3321-2840 Ingresso: R$ 30,00 (inteiro) e R$ 15,00 (meia-entrada). Camerata Ontoarte - Turnê Brasil 2016 Convidada: Carla Maffioletti (soprano) Ficha técnica: Violino I - Vagner Cunha; Violino II - João Campos Neto; Viola - Michael Penna; Violoncelo - Bianca Prado; Contrabaixo - Luciano Dal Molin; Piano - André Carrara; Flauta - Artur Elias; Composições e direção musical: Vagner Cunha - Direção geral: Claudio Carrara.

Sobre a Camerata OntoArte Recanto Maestro: Foi fundada em 2012, no Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro (São João do Polêsine/RS). É uma iniciativa brasileira que tem o intuito de perpetuar e apresentar, ao público nacional e internacional, o estilo musical contemporâneo da OntoArte, a partir da orquestração e interpretação das obras do compositor Antonio Meneghetti. Já foram lançados dois CDs: Camerata OntoArte Recanto Maestro - Homenagem Maestro e Camerata OntoArte Recanto Maestro.

Entre os palcos em que já se apresentou, destacam-se o concerto no anfiteatro da Antonio Meneghetti Faculdade, no Recanto Maestro (RS), e a apresentação em Milão (Itália), no centro cultural internacional Marudo. A Camerata OntoArte Recanto Maestro é parceira de iniciativas de responsabilidade social voltadas para o ensino gratuito de música a jovens no interior do Rio Grande do Sul, tais como Projeto Flauta, Projeto Amigos do Violão e Projeto Orquestra de Violões, todos mantidos com o apoio da Associação OntoArte, instituição fundadora da Camerata. Mais informações: www.ontoarte.org.br.

Carla Maffioletti - Natural de Porto Alegre, a soprano coloratura Carla Maffioletti tornou-se famosa mundialmente como uma das solistas do violinista holandês André Rieu e sua Orquestra Johan Strauß. Desde 2002, vem realizando turnês pelo mundo inteiro para grandes plateias entre 5 mil e 35 mil espectadores, em uma longa lista de países como Japão, Estados Unidos, Inglaterra, África do Sul, Coréia do Sul, Austrália, Alemanha, e – a partir de 2012 – finalmente, o Brasil.

Com o maestro Rieu, gravou dezenas de DVDs e CDs que são frequentemente apresentados via rádio e televisão em vários idiomas. Além da repercussão de seu trabalho com André Rieu, Carla também conquistou espaço no circuito erudito tradicional. Entre 2009 e 2011, foi solista da Ópera de Gießen, na Alemanha, onde cantou, entre outros, o papel da Rainha da Noite da A Flauta Mágica, de Mozart (1756-1791); da boneca Olympia de Os Contos de Hoffmann, de Offenbach, e da Contessa de Boissy da estreia europeia da ópera Lo Schiavo, de Carlos Gomes, todas performances com imenso sucesso de público e crítica.

Vagner Cunha - Compositor, arranjador, instrumentista e produtor musical, Vagner possui uma vasta produção autoral que lhe rendeu diversos prêmios e encomendas, tais como Prêmio FUNARTE de composição, sete vezes o Prêmio Açorianos em diferentes categorias, além de premiações por trilhas musicais para cinema e projetos audiovisuais.

Claudio Carrara - Sócio-fundador do Grupo Meta, um dos principais grupos de Tecnologia da Informação do Brasil, criou a Bell’Anima Produções Artísticas em 2013, juntamente com Vagner Cunha. Diretor da Associação OntoArte e fundador Orquestra Jovem Recanto Maestro e da Camerata OntoArte, promoveu, ao longo dos últimos anos, inúmeros concertos com orquestrações e releituras de Vagner Cunha sobre a obra de Antonio Meneghetti, sendo estas registradas em CDs e DVDs.

Em 2007, seu case foi apresentado na Innovation Fair, realizada em paralelo à Annual Ministerial Reiview do Conselho Econômico e Social da ONU. Em 2010, 16 projetos desenvolvidos na área de Objetivos de Desenvolvimento do Milênio pela Antonio Meneghetti Faculdade (cujo campus é no Recanto Maestro) foram apresentados no Conselho Econômico, Social e Ambiental da República da França para uma banca de especialistas em ODMs durante o evento “Brasil do Milênio em Paris”.

Em 2011, a apresentação do case Recanto Maestro foi premiada durante o evento “The new BRIC’s youth generation and their future social responsability in globalised world”, realizado na sede da ONU em Genebra (Suíça). Em 2012, o Recanto Maestro foi apresentado como case de sucesso em sustentabilidade em um dos eventos do pavilhão dos majors groups do espaço oficial da Rio+20 - Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, no Rio de Janeiro (Brasil). Ainda em 2012, foi firmado um protocolo de gemellaggio entre o distrito Recanto Maestro, o burgo medieval San Benedetto (Lizori, Itália) e a cidade de Assis, na Itália. Mais informações: www.recantomaestro.com.br.

Bell’Anima - A Bell’Anima foi fundada em 2013 pelos sócios Claudio Carrara e Vagner Cunha com o principal objetivo de proporcionar uma experiência estética renovadora para o público e para os artistas. Yamandu Costa, Vagner Cunha, Carla Maffioletti, Ernesto Fagundes, Gisele De Santi, Ney Fialkow, Marcos Machado, Artur Elias, Flavio Leite, Guinga, Camerata Ontoarte, Dudu Sperb, Moisés Bonela Cunha e André Carrara são alguns dos artistas com quem a produtora tem atuado nos últimos dois anos. Foram produzidos cerca de 30 espetáculos musicais no Brasil, Itália e Rússia desde sua criação, incluindo formações camerísticas e sinfônicas.

A sede da Bell’Anima fica localizada no Recanto Maestro, distrito de São João do Polêsine. A casa foi concebida para funcionar como estúdio de gravação e cenário para concertos de pequeno porte. A produtora produziu, em três anos de atuação, oito CDs e DVDs. Para 2016, estão previstos os lançamentos do CD Vagner Cunha e Camerata Ontoarte Convidam Guinga; CD Casa, de Gisele De Santi; o DVD Yamandu Costa e Orquestra de Câmara Theatro São Pedro; o CD Variações St. Petersburgo, de Vagner Cunha; o CD Camerata Ontoarte e Carla Maffioletti - turnê 2016, gravação do disco de estreia de Moisés Bonella Cunha e gravação do disco de Ney Fialkow executando os Cadernos I e II de Prelúdios para Piano de Vagner Cunha.

***Why the horse? Traz Maria Alice Vergueiro em um ensaio da morte no Palco do Sesc da Esquina***


Crédito da foto: Divulgação.

***A 19ª edição do Palco Giratório, projeto do Departamento Nacional do Sesc que leva espetáculos culturais para todas as regiões do Brasil, chega nesta semana à capital paranaense. O espetáculo Why The Horse?, traz a atriz paulistana Maria Alice Vergueiro – homenageada nesta edição do Circuito Nacional do Palco Giratório.

A peça será encenada no Teatro do Sesc da Esquina, nos dias 27 e 28 de agosto, com entrada gratuita. Why The Horse? é o segundo espetáculo idealizado pelo grupo Pândega de Teatro, fundado por Maria Alice Vergueiro, Luciano Chirolli e Fábio Furtado, em 2005. O espetáculo estreou em 15 de Março de 2015, no Sesc Santana (SP). Em dezembro do ano passado foi selecionado pelo Palco Giratório do Sesc Nacional, e passará por 15 capitais do Brasil, ao longo de 2016.

Com 82 anos, mal de Parkinson e dificuldade de locomoção, Maria Alice Vergueiro continua se desafiando e busca o novo em sua carreira com essa montagem. Instigada pelo tema da morte e reconhecendo seu próprio e natural receio diante do fim, bem como a força artística que envolve, a atris paulistana convocou seus parceiros de grupo para a criação de um espetáculo em que pudesse ensaiar seu derradeiro momento.

Em formato de happening, a montagem tem muita da sua linguagem baseada no trabalho de Alejandro Jodorowsky, uns dos cineastas contemporâneos preferidos de Maria Alice, além de fazer referência a Fim de Partida, texto de Samuel Beckett, um dos autores mais presentes na trajetória da musa do teatro underground brasileiro, assim como Hilda Hilst, que também aparece em Why The Horse?

Durante a criação, o grupo buscou em cada um dos seus integrantes, um pouco dos diversos significados e visão pessoal da morte. E, nessa época, Maria Alice Vergueiro esteve internada por conta de um derrame. Ela brinca que a internação foi o seu workshop para o espetáculo.

“Levei a tarefa a sério e fiz bem o meu trabalho de pesquisa”, diz. Luciano Chirolli, parceiro profissional de Maria Alice em oito peças, diz que esse foi um dos momentos mais tensos e que o fato acabou impactando no material de criação de Why The Horse?. “Eu vivi um dia de luto pela Maria nessa internação. Teve um dia que fiquei bem preocupado com o estado de saúde dela e chorei horrores. Isso acabou virando tema de debates no grupo e influenciou no meu papel. Em cena, meu personagem e da Maria acabam competindo para ver quem morre primeiro”, explica Chirolli.

Aos 82 anos e mais de 50 de palco, Maria Alice não pensa em parar. Em suas palavras, sempre um pouco irreverentes: “com sorte pode ser que eu morra em cena. Se não, estaremos de volta no dia seguinte”. Palco Giratório Ao longo de seus 19 anos de existência, o Palco Giratório se consolidou no cenário cultural levando uma grande variedade de gêneros e linguagens artísticas para um público diversificado de mais de 4.5 milhões de pessoas.

Em 2016 o projeto passará por 145 cidades – 17 delas paranaenses. Ao todo, 20 companhias participam do projeto neste ano. Além das apresentações principais, o evento conta com atividades paralelas e junto ao público, como a oficina O Corpo Pândego, que sera realizada em Curitiba, no dia 26 de agosto, das 14h às 18h, no Sesc Da Esquina. Ministrada por Maria Alice Vergueiro, Carolina Splendore e Luciano Chirolli, do Grupo Pândega de Teatro, a ação formativa pretende uma aproximação, através de uma apreensão prática, do conceito Realismo Grotesco.

A oficina voltada a atores e estudantes de teatro está com inscrições abertas, e podem ser feitas pelo telefone (41) 3304-2222. As vagas são limitadas. De acordo com a analista pleno da Gerência de Cultura do Sesc PR, Ana Hupfer, o Palco Giratório é único em sua dimensão pelo alcance e curadoria. “Todo encontro nacional do Palco Giratório é renovador. Ainda que em seu conceito e estrutura o projeto seja gigante, é no impacto que tem sobre as pessoas, que mais se vê o resultado desse trabalho”, reflete. Sete espetáculos circulam pelo Paraná nesta edição.

Já receberam espetáculos do projeto as cidades de: Francisco Beltrão, Toledo, Medianeira, Cascavel, Umuarama, Paranavaí, Jacarezinho, Santo Antonio da Platina, Matinhos e Maringá. Até o fim do ano, outras seis cidades do interior do Estado receberão a programação: Paranaguá (20/9), Ponta Grossa (22/9), Guarapuava (23/9), Campo Mourão (27/9), Ivaiporã (29/9) e Cornélio Procópio (29/9).

Outro destaque paranaense, é o espetáculo infantil de formas animadas O Rato, da Pivete Cia de Arte, de Curitiba (PR) – uma das 20 companhias selecionadas pela curadoria nacional do Palco Giratório. O Rato também será apresentado no Estado, nos dias 4, 5 e 6 de outubro, em Matinhos, no Hotel Sesc Caiobá. Confira a programação do Palco Giratório no Paraná aqui.

Oficina: O Corpo Pândego - A oficina “O Corpo Pândego” pretende uma aproximação, através de uma apreensão prática, do conceito Realismo Grotesco. Serão trabalhadas qualidades de movimento de fluxo, eixo e peso, a fim de desvelar um corpo primeiro, expressivo e idiossincrático. Coordenação: Maria Alice Vergueiro, Carolina Splendore e Luciano Chirolli. data: 26 de agosto de 2016 (sexta-feira) Duração: 4h (Das 14h às 18h) Local: Sesc da Esquina (Visconde do Rio Branco, 969) Inscrições abertas, gratuitas e limitadas (20 vagas): (41) 3304-2222.

Serviço: Why the horse? Datas: 27 e 28 de agosto Horário: 27 (20h) e 28 (19h) Local: Teatro do Sesc da Esquina (Visconde do Rio Branco, 969) Ingressos: Gratuitos e limitados. Podem ser retirados uma hora antes do espetáculo, na bilheteria do teatro. Informações: (41) 3304-2222.

***Chefe de cozinha do Meliá Campinas é destaque no programa “Todo Seu”, da TV Gazeta***


Crédito da foto: Divulgação.

***No dia 04 de agosto, o Chef Leandro Silvano, responsável pelo restaurante Del Jardín, localizado no Meliá Campinas, participou do Programa “Todo Seu”, transmitido pela TV Gazeta. Na ocasião, o Chef preparou um menu especial com prime rib suíno servido em seu próprio molho acompanhado de purê de banana da terra com manteiga de garrafa e azeite verde. Para a sobremesa, goiabada cascão tostada com pimenta preta servido com sorvete de mascarpone frito e chantilly de whisky para o deleite do apresentador Ronnie Von e de seus convidados.

Lançado em 2004, Todo Seu é um programa de televisão exibido na Rede Gazeta, apresentado pelo cantor e apresentador Ronnie Von, e dirigido por Nilton Travesso. Marcado pela qualidade de suas pautas, o programa aborda questões de comportamento, gastronomia, saúde e assuntos da atualidade. Outras atrações do “Todo Seu” são entrevistas com empresários e celebridades, e musicais com artistas de destaque.

Sobre o Meliá Campinas - Por sua excelente localização, mais precisamente no Cambuí, um dos bairros mais charmosos da cidade, o Meliá Campinas – com Certificado de Excelência TripAdvisor de 2010 a 2016 – é o hotel ideal para quem viaja a trabalho ou a lazer. O estilo segue uma arquitetura clássica que, somada ao bem-estar e requinte, cria uma agradável atmosfera para seus hóspedes.

Com 308 apartamentos confortáveis e modernos – incluindo os da nova categoria Grand Premium, o hotel oferece bar, lobby com 136 m², piscina, fitness center e sauna, além do amplo restaurante Del Jardín, que conta com 46 rótulos em sua carta de vinhos. As 4 salas de reunião e eventos com diversas configurações para até 300 pessoas são uma excelente opção para as empresas que buscam um local para fazer suas reuniões e convenções.

Sobre a Meliá Hotels International no Brasil - No Brasil há 23 anos, a Meliá Hotels International é pioneira em seu segmento e é considerada uma das 3 Melhores Redes Hoteleiras do País por sua trajetória de grande sucesso. Atuando principalmente no segmento de hotéis “business”, a rede – que atualmente administra diversos empreendimentos localizados nas cidades de São Paulo, Campinas, Brasília e Recife, sob as marcas Meliá Hotels & Resorts e TRYP by Wyndham – instala no Brasil a marca Gran Meliá – sua marca de luxo mais universal e emblemática - com a abertura do espetacular Gran Meliá Nacional Rio, no Rio de Janeiro.

Os hotéis administrados pela rede no Brasil foram selecionados para o guia Michelin em 2015 e 2016, e receberam o Certificado de Excelência 2016 do TripAdvisor. Também, pelo segundo ano consecutivo, a Companhia, foi eleita pela AVIESP - Associação das Agências de Viagens como a Melhor Rede Hoteleira Internacional e, segundo pesquisa realizada pela revista Carta Capital, está entre as Empresas Mais Admiradas no Brasil. Mais informações: www.melia.com.

***Karbonell lança no cardápio sua Feijoada de Frutos do Mar*** 

***O Karbonell, vencedor em vários prêmios de gastronomia como o melhor restaurante de frutos do mar da cidade, apresenta, por tempo limitado, a sua Feijoada de Frutos do Mar. 

Disponível para o almoço e jantar, em suas duas unidades, no Alto da XV e no Cabral, a opção serve duas pessoas e sai por R$80. 

Diferente da tradicional, a feijoada do Karbonell é composta por feijão branco, que harmoniza melhor com frutos do mar, camarão, marisco, lula e filé de peixe. Como acompanhamento, o arroz branco, couve refogada, farofa especial, laranja, além de uma caipirinha por conta do restaurante. 

De acordo com Claudia Rocha, chef de cuisine da marca, o Karbonell busca sempre apresentar novidades aos clientes. “Procuramos sempre trazer novidades em nosso cardápio. 

Por isso pensamos em unir um dos sabores mais típicos do nosso País com o melhor do frutos do mar, a um valor que cabe no bolso. 

Nossos restaurantes também recebem vários turistas estrangeiros, o que acaba sendo uma ótima opção para eles. 

O clima de agosto e setembro de Curitiba também é perfeito para essa iguaria”, comenta. Mais informações e reservas (41) 3093-5583 – Alto da XV; ou (41) 3252-5583 – Cabral; 

Sobre o Karbonell – Referência no segmento de frutos do mar, o Karbonell está presente na capital paranaense há 24 anos com duas unidades, o Karbonell Cabral e o Karbonell Alto da XV, ganhador do Prêmio TopView Gastronomia, na categoria frutos do mar/peixe. A marca ainda comercializa variadas massas congeladas, como lasanha, rondeli, capeletti, entre outros. 

Serviço: Karbonell Alto da XV Rua Schiller, 1370 – Alto da XV Informações e reservas: (41) 3093-5583 Facebook.com/karbonellaltodaxv - www.karbonell.com.br. Valet no local / Aceita todos os tipos de cartões. Karbonell Cabral Rua Doutor Manoel Pedro, 260 – Cabral Informações e reservas: (41) 3252-5583 facebook.com/karbonellcabral - www.karbonell.com.br. Estacionamento Gratuito. 

***“Novos Humanos”: Luana Godin apresenta seu primeiro single***

***Depois de 15 anos de carreira artística, a cantora, compositora, atriz e musicista, Luana Godin decidiu apostar tudo na trajetória solo. O álbum de estreia, “sOLA”, está em fase de finalização, e nem assim ela para.

Em uma estratégia de divulgação traçada pela própria, coloca na praça nesta terça-feira (23/8) o primeiro single do disco, “Novos Humanos”, que será disponibilizado para audição na página de Luana (www.luanagodin.com).

Em breve, o primeiro clipe. Luana conta que a música nasceu há pelo menos 10 anos, quando ela se deu conta de como as abreviaturas estavam tomando conta da comunicação escrita virtual e de como as redes sociais estavam sendo fundamentais nas relações pessoais.

“Todos cada vez mais conectados e mostrando-se ao mundo de forma virtual, formando sua persona, sua cara, todos ganhando um espaço para revelar-se e poder se comunicar com pessoas de qualquer canto do mundo. Parei pra refletir qual era a dimensão daquela “janela indiscreta” e creio que atingimos o auge, não precisamos nem de abreviaturas, só de uma bela ou impactante imagem no instagram”, comenta.

A letra surgiu de uma vez, voz e pandeiro, com melodia junto, inspirada nos repentes. “Fiz uma tentativa de colocar outra melodia, mas não fluiu. Ela tinha que ter esta cara mesmo, quase falada, pra deixar sem fôlego, rápida, assim como nossa vida virtual que é fruto e inventa os novos humanos”. A caminhada solo de Luana começou em 2014, com o show “Filha da Primavera”, apresentado em teatros, festivais e projetos culturais.

A partir dele, Luana definiu o repertório do primeiro álbum solo. Sobre o disco, ela adianta a presença dos elementos eletrônicos unidos aos ritmos afro, em diálogos que vão do blues, passando pelo rock embolado até o baião, pluralidade sonora presente nas nove canções – oito delas, composições de Luana. Precoce, Luana começou sua trajetória artística aos seis anos de idade, cantando, tocando diversos instrumentos e fazendo cursos de teatro.

Profissionalizou-se como cantora aos 16 anos e desde então participou de diversos espetáculos, projetos e ministrou oficinas voltadas à música e ao teatro profissionalmente, além de formar-se em Licenciatura em teatro pela FAP e especializar-se em Literatura dramática e Teatro na UTFPR. Foi integrante do grupo Samba de Saia durante nove anos.

Atualmente faz apresentações de seu projeto solo como cantora e compositora, realiza vários projetos com a Parabolé e integra o espetáculo “Sobre Lendas e Mulheres”. Serviço: Lançamento single “Novos Humanos” de Luana Godin Dia 23/8 - Site: http://www.luanagodin.com.

***Inovação na área da saúde é discutida em Curitiba***


Crédito da foto: Divulgação.

***A inovação disruptiva também pode impactar e transformar a área da saúde. É o que será discutido no bate-papo gratuito e aberto ao público que acontece na próxima sexta-feira (26), no Nex Coworking. O evento faz parte do Disrupt – bate-papo sobre inovação disruptiva, promovido pela Universidade Positivo (UP).

O encontro conta com a participação do cirurgião e Tedx Speaker, Leonardo Aguiar, do professor e criador do blog Usabilidoido, Frederick van Amstel, além do especialista em Gestão Estratégica da Inovação, Cilis Benevides que, juntos, apresentam e discutem a inovação na saúde. As inscrições podem ser feitas pelo site www.eventick.com.br/disrupt-saude.

Serviço: Disrupt - bate-papo sobre inovação disruptiva na área da Saúde Data: 26 de agosto (sexta-feira) Horário: 19h30 Local: Auditório Universidade Positivo - Nex Coworking (Rua Francisco Rocha, 198 – Batel).

Sobre a Universidade Positivo – A Universidade Positivo (UP) concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade.

Atualmente, oferece 59 cursos de Graduação (33 cursos de Bacharelado e Licenciatura e 26 Cursos Superiores de Tecnologia), três programas de Doutorado, quatro programas de Mestrado, centenas de programas de Especialização e MBA e dezenas de programas de Extensão.

Em Curitiba, a UP conta com três campus: Ecoville, que ocupa uma área de 424,8 mil metros quadrados, Praça Osório, no centro da cidade, e Mercês – Catarina Labouré. Lançou, em 2013, seu programa de Educação à Distância, com dezenas de polos em todo o país. É considerada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a melhor universidade privada do Paraná, pelo quarto ano consecutivo.

***APM critica prorrogação do Mais Médicos***

***Na última segunda-feira (22), a Câmara dos Deputados aprovou a Medida Provisória 723, que prorroga por mais três anos o programa Mais Médicos. O texto segue agora para o Senado e, para não perder a validade, precisa ser aprovado até a próxima segunda-feira (29).

"É lamentável que o Governo tenha tomado essa posição de manter o Mais Médicos, especialmente os profissionais cubanos, cuja contratação é marcada por obscuridades.

Não sabemos exatamente o destino da maior parte da bolsa paga a eles, que também não tiveram sua capacidade comprovada. Gostaríamos que fossem trocados por médicos brasileiros, formados aqui, por meio da Carreira de Estado", defende o presidente da Associação Paulista de Medicina, Florisval Meinão. Mais uma vez, os médicos são deixados de fora do debate. No dia 6 de julho, o presidente da APM e os diretores de Defesa Profissional, João Sobreira de Moura Neto e Marun David Cury, estiveram com o médico e deputado federal Luís Henrique Mandetta, em Brasília, para debater o assunto.

A única reunião para debater a MP havia sido realizada um dia antes, apenas com a participação do Ministério da Saúde e representantes de secretarias de saúde. Cabe ressaltar que as prefeituras são grandes defensoras do Programa, já que centenas de médicos contratados por elas foram demitidos e substituídos por profissionais do Mais Médicos.

Por conta da não participação dos médicos na reunião, o deputado Mandetta apresentou destaques no dia 6 de julho, data da aprovação do relatório, dos quais apenas um foi acatado, o que garante obediência à ordem de prioridade de chamada para o Mais Médicos: profissionais formados no Brasil ou com diplomas revalidados no Brasil; médicos brasileiros formados no exterior; e médicos estrangeiros habilitados no exterior.

Além da preocupação de que os profissionais intercambistas continuem atuando no Brasil sem revalidar seus diplomas, há receio, por parte das entidades médicas, que passe a ser facilitada, ainda, a atuação de brasileiros formados em faculdades de países como Bolívia e Paraguai, normalmente localizadas nas fronteiras com o Brasil, também sem revalidação do diploma.

***Do guerreiro ao bom moço, por CKamura***


Crédito das fotos: Patricia Canola.

***Rabo de cavalo + trança masculina - O coque hipster abriu as portas para a diversidade nos penteados masculinos. E a próxima grande tendência é a trança, que pode ser combinada ao rabo de cavalo messy. O look estilo viking é opção fácil para os fios longos e fica mais atual com o trançado. "O surf spray é o maior aliado desse visual, pois mantém a textura desejada", diz o CK Artist Vicente Lujan. O expert Evandro Angelo, que também ajudou na concepção deste editorial, completa: "Aposte no visual mais podrinho para não ficar caricato".


Razor Part - Apesar de ser inspirado nos clássicos dos anos 30, com adeptos como os atores Cary Grant e Gene Kelly, este visual ganhou releitura moderna e despojada, que já fez a cabeça dos homens fashionistas como o ícone David Beckam. A base do corte é a risca discreta, que deve ser feita com a navalha. "O segredo é mantê-lo perfeito, refazendo a risca a cada 15 dias no máximo", ensina Lujan, do CKamura SP. A melhor combinação para o estilo razor é o topete, que pode ser menos estruturado ou até assumir uma pegada de bom-moço.


O Clássico topete - Fácil de fazer, esse topete mantém o apelo retrô sem prejudicar a textura natural dos cabelos. É só não pesar a mão nos produtos estilizadores e apostar na técnica certa. "A dica é usar o secador na temperatura média enquanto passa a pomada. Assim você cria movimento sem deixar o fio endurecido", diz Lujan. Para o penteado ficar perfeito, os fios devem estar acima dos 5cm.

***Fundação Cultural homenageia Leminski com novo painel***


Crédito da foto: Divulgação.

***O poeta curitibano Paulo Leminski faria 72 anos no próximo dia 24 de agosto. Em mais uma homenagem ao poeta, a Fundação Cultural de Curitiba está substituindo o painel existente na fachada da Casa da Memória (Rua São Francisco esquina com Travessa Nestor de Castro). A imagem criada na comemoração dos seus 70 anos foi atualizada e ganhou um novo design com a inscrição de um de seus poemas: “Confira tudo que respira conspira”.

O poema faz parte da obra “Toda Poesia”, que reúne toda a produção poética de Leminski. A sugestão foi de uma das filhas do escritor, a jornalista Áurea Leminski. “Escolhemos um poema curto e de comunicação rápida, como precisava ser no caso dessa nova proposta”, conta. Para a família, a permanência do painel naquele local foi uma forma de reconhecimento.

“A gente sente como uma retribuição da cidade por ele ter propagado o nome de Curitiba, como artista, com sua arte, sua obra. Ficamos felizes com esse reconhecimento e só temos a agradecer”, diz Áurea. As homenagens também se estendem com a programação especial na Casa da Leitura Paulo Leminski, uma das unidades da Fundação Cultural de Curitiba, localizada na R. Padre Gaston, na Cidade Industrial.

No dia 24, em duas sessões, às 9h30 e 14h, acontece a roda de leitura “Leminski-se”, com uma seleção de textos do escritor. A atividade se destina a jovens e adultos a partir de 14 anos e tem entrada gratuita. Outro evento alusivo a Paulo Leminski é o show da cantora e compositora Estrela Leminski com acompanhamento da Orquestra Sinfônica do Paraná, com a participação de Ná Ozzetti e Rogéria Holz, no dia 24, às 20h, no Guairão. Leminski faleceu em 1989, aos 44 anos.

Autor de uma extensa e relevante obra literária, que inclui poesias, romances, contos, biografias, traduções e letras de músicas, o poeta é considerado um dos grandes nomes da literatura brasileira e um dos maiores expoentes da poesia de vanguarda. Entre suas obras mais conhecidas estão "Catatau", "Agora é que são elas", "Caprichos e Relaxos" e "Metamorfose, uma viagem pelo imaginário grego".

***O filme IVÁN tem sessão especial seguida de bate-papo com o diretor Guto Pasko nesta quinta-feira (25/08), na semana em que se comemora a Independência da Ucrânia***


Crédito da foto: Divulgação.

***Nesta semana, a Ucrânia celebra o 25º aniversário de sua independência. Para comemorar a data, várias cidades receberão sessões do filme "IVÁN", que traz a história real do refugiado ucraniano Iván Bojko, que em 1948 imigrou para o Brasil, e só aos 91 anos teve a oportunidade de retornar a sua terra natal, em uma viagem registrada neste filme do diretor Guto Pasko.

Em Curitiba, será realizada uma sessão gratuita no campus Reitoria da UFPR (Anfiteatro 100 do Edifício Dom Pedro I) nesta quinta-feira (25 de agosto, um dia após a independência da Ucrânia) às 18h30, em parceria com a universidade. Após a exibição, haverá um bate-papo com o o diretor Guto Pasko e a professora Aleksandra M. Piasecka-Till , do curso de extensão de Culturas Eslavas da UFPR. Esta sessão faz parte de uma mobilização social promovida pela Plataforma Taturana, que leva filmes a locais de interesse público para exibições seguidas de debates.

Qualquer pessoa pode realizar sessões como estas, bastando cadastrar-se no site www.taturanamobi.com.br e seguir as instruções, contribuindo assim com a construção de uma rede cultural. Nesta semana, também são realizadas sessões especiais nas cidades paranaenses de Guarapuava, Irati, Prudentópolis, Ponta Grossa, e nas capitais Porto Alegre e Brasília. Além disso, o filme voltou em cartaz na Cinemateca de Curitiba, onde permanece até 3 de setembro, com sessões diárias às 17h (exceto em 27 e 28/08, quando será exibido às 14h).

Sobre o longa-metragem - “IVÁN” retrata a história real de Iván Bojko, que durante a Segunda Guerra Mundial foi tirado à força de seu país por nazistas, realizou trabalhos forçados na Alemanha, imigrou para o Brasil, foi impedido de fazer contato com familiares, e após 68 anos retornou à Ucrânia, aos 91 anos, em um reencontro com sua família, seu país e seu passado.

Em breve, estará disponível nas plataformas digitais Netflix, iTunes, Google Play e Net Now. “IVÁN” é uma realização da GP7 Cinema, com produção de Andréia Kaláboa e patrocínio da Petrobras, com distribuição da Moro Filmes através do Edital do FSA para distribuição. O filme tem apoio institucional da ONU (por meio da ACNUR - Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados) e dos Escoteiros do Brasil.

Serviço: Exibição especial do filme “IVÁN” em Curitiba (PR) Data: 25 de agosto (quinta-feira) Horário: 18h30 Local: Reitoria da UFPR - Anfiteatro 100 do Edifício Dom Pedro I (Rua XV de Novembro, 1299) Sessão em parceria com a UFPR (Universidade Federal do Paraná) e bate-papo com o diretor Guto Pasko e a professora Aleksandra M. Piasecka-Till , do curso de extensão de Culturas Eslavas da UFPR Página no https://www.facebook.com/events/318094471875474 facebook com todas as exibições especiais: - Página oficial: ivanfilme.com.

***Amazônia é inspiração em ambiente na Mostra Artefacto 2016***


Crédito da foto 01: Nenad Radovanovic / Fotos 02, 03 e 04: Kauana Bechtloff.

***A Mostra Artefacto 2016 celebra os 40 anos da marca no Brasil. Os ambientes neste ano são inspirados no tema “Os destinos mais desejados no mundo”, com interpretação dos profissionais em seus respectivos ambientes e no caso da arquiteta Cybele Kinoshita, o destino proposto foi a Amazônia.


De acordo com a profissional, o destino foi escolhido com a intenção de valorizar o Brasil, que apesar de tantas riquezas naturais, é pouco explorado turisticamente pelos brasileiros. “O destino é expressado no espaço por meio das fotografias tiradas lá em um passeio noturno. A paleta de cores escolhida também foi influenciada pelo tema”, explica. Sobre o espaço, a arquiteta comenta que ele acaba sendo funcional por ser um loft e ter todos os espaços integrados.



O destaque é para as árvores preservadas, que estão no centro do ambiente, em volta da mesa de jantar. “Também usamos um revestimento na parede do quarto, que foi criado por mim, em parceria com a marcenaria, além dos lustres que são lançamento da Scatto”, diz Cybele. O projeto foi pensado para um jovem casal e as cores frias foram utilizadas como base (branco, preto e cinza) e para contrastar foi utilizado o verde e também a cor ameixa.


O ambiente apresenta a microtextura “urano”, que parece dourado e a madeira de demolição para “aquecer” o ambiente. Sobre Cybele Kinoshita Arquitetura e Interiores: Com 15 anos de experiência em projeto residenciais e corporativos, a arquiteta Cybele Kinoshita atende em todo território nacional, também com projetos no norte do Brasil. Desde 2008 com escritório próprio, a profissional se destaca projetos de construção e reformas arquitetônicas e de personalização de interiores.

Serviço: Cybele Kinoshita Arquitetura e Interiores – CAU: A30151-5 Rua Padre Anchieta, 2454 conj. 1505 - www.cybelekinoshita.com.br.

***Nova geração do MINI Cabrio já está à venda na Euro Import***


Crédito da foto: Divulgação.

***A nova geração do MINI Cabrio acaba de fazer sua estreia no Brasil repleta de novidades e agora chega às concessionárias Euro Import MINI de Curitiba e Londrina. Além do renovado padrão de design já presente em outros modelos da linha MINI, o conversível traz importantes aprimoramentos em relação à geração anterior. Entre eles, o novo motor 2.0 TwinPower Turbo, de quatro cilindros e 192 cavalos de potência, a capota elétrica, além de outros aprimoramentos significativos aptos a tornar a experiência de dirigir a céu aberto ainda mais dinâmica, refinada e versátil.

Lançado na Europa em fevereiro deste ano, o novo MINI Cabrio está disponível nas concessionárias do País a partir de hoje, na versão exclusiva MINI Cooper S Cabrio, pelo preço sugerido de R$ 164.950,00. Um dos principais destaques do conversível, o novo teto retrátil é revestido de tecido de alta qualidade e equipado com um mecanismo capaz de abrir ou fechar totalmente a capota em apenas 18 segundos.

Ambas as operações podem ser ativadas por meio de um interruptor situado na parte superior do para-brisa, logo acima do espelho retrovisor interno, com o veículo em movimento, a velocidades de até 30 km/h, Há ainda a opção de abrir apenas a seção frontal da capota e isso pode ser feito com o veículo a qualquer velocidade. A estrutura da capota também recebeu melhorias para garantir maior isolamento térmico e acústico em comparação ao antecessor.

Estilo exclusivo - Inconfundível no estilo, o design exterior do novo MINI Cabrio reflete as mudanças de design já vistas nas carrocerias renovadas Hatch – de 3 e 5 portas - e Clubman que tornaram o conversível ainda mais sofisticado, sem abrir mão da esportividade. Entre eles a ampla grade frontal, de formato hexagonal e moldura cromada, os faróis arredondados com inéditas luzes Full LED, e as lanternas traseiras, que aumentaram de tamanho e, agora, encostam na tampa do porta-malas.

Os cromados também estão presentes nos contornos do conjunto óptico e no friso que percorre a borda do carro, na altura da linha do ombro. E assim como em outras configurações de carroceria, o MINI Cooper S Cabrio é identificado por emblemas com a letra 'S', em vermelho, fixados na grade frontal, na tampa traseira, e nas pequenas molduras das luzes indicadoras de direção, situadas nas laterais, junto às caixas das rodas dianteiras; além das ponteiras de escapamento duplas, posicionadas no centro do para-choque traseiro.

A nova geração do conversível será oferecida no País em 13 opções de cores externas, entre elas a inédita verde Caribbean Aqua, de acabamento metálico, além de quatro opções de interior e duas opções de capota. Por dentro, o conversível segue o mesmo padrão de design dos outros integrantes da família MINI, caracterizado pelo painel horizontal, combinado com o MINI Central Cluster posicionado ao centro, que conta com o MINI Excitment (LED Ring) e com uma tela de LCD de 8,8” de alta definição.

Além do sistema de navegação MINI Professional com cartografia em 3D; e pelos interruptores salientes na parte inferior do console, entre eles o de partida do motor, na cor vermelha. Destaque também para o MINI Head-Up-Display, em que são exibidos dados como velocidade, nível de combustível, temperatura externa, além de informações de orientação do navegador GPS. Outro ponto de destaque é o sistema de som Hi Fi Harman/Kardon que conta com 12 alto-falantes e tem 410 watts de potência.

Conforto ampliado - Mais encorpado, o novo MINI Cabrio revela novas medidas de comprimento (3,85 metros), largura (1,72 m) e altura (1,41 m), que o tornam 98 milímetros mais longo, 44 mm mais largo, e 1 mm mais alto em comparação ao modelo anterior. A distância entre-eixos avançou 28 mm. O aumento das dimensões melhorou os parâmetros de conforto e liberdade de movimentos em todos os assentos.

Os bancos da frente possuem agora uma ampla gama de ajustes, enquanto os passageiros traseiros se beneficiam de um acesso mais fácil, mais espaço para os joelhos (36 mm), uma superfície de assento maior e apoios laterais. A praticidade no dia a dia também melhorou. Há vários suportes para copos e espaços para objetos distribuídos pelo habitáculo do conversível. A capacidade volumétrica do porta-malas é de 160 litros e seu acesso às malas é facilitado com a função Easy-Load.

O "go-kart feeling", ou a sensação de se estar ao volante de um carro de corrida compacto, um dos principais atributos da fabricante britânica, é percebido graças à estrutura particularmente rígida e resistente a torções da carroceria, e que vem com reforços específicos na versão conversível, localizados nas partes dianteira, traseira e embaixo da carroceria, além de uma placa de proteção posicionada sob o motor. Estas características garantem um comportamento mais ágil ao veículo e uma proteção ainda maior aos ocupantes, que contam ainda com uma extensa lista de equipamentos de segurança e que agrega, entre outros itens, 4 airbags (2 frontais e 2 laterais), pontos de fixação para assentos infantis tipo ISOFIX.

O novo MINI Cabrio vem equipado ainda com um sistema de proteção de capotamento com atuadores conectados eletronicamente aos dispositivos de segurança do veículo e, pela primeira vez, de forma totalmente integrada. Assim que os sensores detectam um risco de o carro tombar, duas barras de proteção feitas de alumínio de alta resistência, posicionadas atrás dos bancos traseiros, se elevam instantaneamente para proteger a cabeça dos ocupantes.

O motor de quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 2.0 litros, a gasolina, está apto a gerar 192 cavalos de potência (a 5.000 rpm) e 280 Nm de torque (entre 1.250 e 4.600 rpm) e está associado a uma transmissão automática Steptronic esportiva, de seis marchas, e que permite trocas rápidas por meio de hastes (Paddle Shifts) posicionadas atrás do volante. O motor, sobrealimentado, incorpora injeção direta de combustível, com injetores em posição central, controle de comando de válvulas variável (duplo-Vanos) e sistema de variação do tempo de abertura das válvulas Valvetronic.

O câmbio conta ainda com a função Launch Control, para otimizar a aceleração e a tração no momento da partida, e um sistema de controle capaz de usar dados de navegação para ajudar o motorista a engatar as marchas no ponto ideal. Toda a potência é direcionada para as rodas dianteiras e faz com que o conversível atinja a velocidade máxima de 228 km/h e acelere de 0 a 100 km/h em apenas 7,1 segundos.

O MINI Cabrio também oferece, de série, uma vasta gama de tecnologias voltadas para auxiliar o motorista, entre elas, direção assistida Servotronic, controles dinâmicos de estabilidade e tração, controles de velocidade cruzeiro, suspensão adaptativa, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiro, de chuva e crepuscular, e o MINI Driving Modes, em que é possível optar entre três modos de condução – Green (econômico), Sport (esportivo) e MID (balanceado).

Serviço: Euro Import MINI - www.euroimportmini.com.br - Curitiba | Av. Presidente Arthur Bernardes, 575, Vila Isabel Telefone: (41) 3014-9800. Londrina| Av. Tiradentes, 5665 – Jardim San Francisco Telefone: (43) 3379-9800.

Nenhum comentário:

Postar um comentário