quinta-feira, 29 de junho de 2017

Coluna do dia 29/06/17

***A estrela Jane Duboc, e o cantor e compositor Sergio Sá, brilham em evento no Shopping Curitiba, hoje às 18h***


Crédito da foto 01: Oficina Renato Costa / Fotos 02 e 03: Divulgação.

***Autor de hits de Fábio Jr. como “O que é que há?” e de Vanusa com a música “Mudanças”, o cantor e compositor Sérgio Sá fez sucesso nas décadas de 1970 e 1980 e se renova em 2017 com o novo álbum intitulado: Sérgio S/A, com participação de Elba Ramalho, Gilberto Gil, Jorge Vercillo e Zeca Baleiro.


O artista cearense vem a Curitiba no dia 29 de junho, quinta-feira, para pocket show com Jane Duboc, considerada uma das 100 maiores vozes da música brasileira segundo a Revista Rolling Stone Brasil. A apresentação é gratuita e aberta ao público, faz parte do projeto musical Conexão Shopping Curitiba, em parceria com a Rádio Transamérica Light. O evento começa às 18h, no Largo Curitiba do Shopping Curitiba (piso L2).


Todo mundo pode participar, não é necessário adquirir ingresso. Os fãs podem ainda aproveitar a sessão de fotos que acontece logo após o pocket. Serão distribuídas 50 senhas, que devem ser retiradas no dia, a partir das 10h, na recepção do shopping, no piso L3. Mais informações no fone (41) 3331-1717 (Rádio Transamérica Light).

Sobre o “Conexão Shopping Curitiba” - Com o objetivo de viabilizar encontros e aproximar artistas de seus fãs da capital paranaense, o “Conexão Shopping Curitiba” é um projeto musical gratuito e aberto ao público, resultado de uma parceria entre a Rádio Transamérica Light e o Shopping Curitiba. As apresentações, bate-papos e pocket shows acontecerão mensalmente e serão transmitidos ao vivo na frequência FM 95.1 e pelas redes sociais da rádio, para todo o todo o país.

Serviço: “Conexão Shopping Curitiba” Quando: dia 29 de junho, às 18h Quanto: entrada gratuita e aberta ao público; não é necessário ingresso para participar Local: Largo Curitiba (piso L2) Autógrafos: serão distribuídas 50 senhas antecipadamente para sessão de fotos, a partir das 10h do dia 29, na recepção do Shopping Curitiba (piso L3). Shopping Curitiba Rua Brigadeiro Franco, 2.300 Curitiba (PR) Tel: (41) 3026-1000 | www.shoppingcuritiba.com.br.

***Grupo Boticário e Racco Cosméticos apresentam modelos de negócios***


Crédito das fotos: Priscilla Fiedler.

Na foto 01: CEO da Racco Cosméticos, Jose Damigo Neto.


Na foto 02: Presidente do Grupo Boticário, Artur Grynbaum.

***Com casa cheia, os profissionais do mercado de vendas e marketing de Curitiba participaram do bate-papo com o CEO da Racco Cosméticos, José Damigo Neto, e com o presidente do Grupo Boticário, Artur Grynbaun, no Estrela ADVB, promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil, Seção Paraná (ADVB-PR). Em um novo formato, mais dinâmico e descontraído, o evento permitiu maior interação e debate do público com os convidados.

Os líderes contaram sobre as histórias e os posicionamentos no mercado das marcas genuinamente paranaenses. Damigo abriu o evento falando sobre venda direta, formato que movimenta mais de 100 milhões de pessoas no mundo e principal meio de venda da Racco. “Apesar de ter um grande impacto no país, esse tipo de negócio ainda tem muito a crescer. Na Racco, nós apostamos na venda direta combinada, de modo híbrido, estimulando o lado empreendedor dos colaboradores”, explicou.


Foto 03: Estrela ADVB reuniu mais de 180 profissionais do mercado de vendas e marketing. 

Pensando em inovação, a empresa adequou o catálogo para acesso digital e desenvolveu, em parceria com startups, a Racco Shop, um aplicativo em que é possível realizar pedidos com os consultores mais próximos. “Essa é mais uma maneira de gerar emprego e renda para a pessoas em uma empresa reconhecida, com mais de 30 anos de história”, comentou Damigo.

Já o Grupo Boticário aposta em uma forma diferente de venda, a franchising. “Uma das nossas primeiras lojas foi no aeroporto de Curitiba, justamente para atrair não só pessoas da cidade, mas também de fora. Hoje a marca se tornou a maior do mundo no setor de franquias, presentes em 12 países, com planos de expansão e possui a fábrica mais tecnológica do mundo”, disse Grynbaun.

Segundo ele, o faturamento total chega a 120 bilhões com a venda de produtos da marca. “Trabalhamos com profissionais do mundo todo, que nos auxiliam no design e no desenvolvimento de novas fragrâncias. Nossos produtos competem diretamente com marcas internacionais. Mas já temos um título importante, o do País mais perfumado do mundo”, brincou o presidente do Grupo.

Sobre a ADVB-PR - Há 51 anos, a ADVB-PR atua para o desenvolvimento da atividade empresarial do Estado, valorizando os profissionais e empresas por meio do intercâmbio de conhecimento, experiências e ideias entre associados e profissionais de expressão nacional e internacional.

Com a promoção de ações e atividades realizadas em parceira com a iniciativa privada, visando à atualização, qualificação e aperfeiçoamento dos profissionais das áreas de Marketing, Vendas, Comunicação e Gestão Empresarial, a ADVB-PR contribui com centenas de empresas e instituições paranaenses na busca por mais eficiência, qualidade e competência.

Além do Top de Marketing, Estrela ADVB e do Prêmio Personalidade, a entidade realiza outros eventos, como o Papo ADVB e ADVB Networking, e cursos para fomentar o mercado. Na atual gestão, a entidade conta com os patrocínios da Paraná Fomento, Amil, Sicredi, FAE, PUC-PR, Unicesumar, Universidade Positivo, GRPCOM, Grupo RIC e Rede Massa.

***G1 Paraná estreia estúdio próprio***


Crédito da foto: Divulgação.

***O G1 Paraná, portal de notícias da RPC, afiliada da Globo no estado, acaba de ganhar um estúdio próprio para gravação de entrevistas, boletins e chamadas de última hora, transmissões ao vivo, além da agenda cultural. A estreia foi na última sexta-feira (23/06), com uma entrevista com a cantora Maria Gadu, que estava em Curitiba para um show.

Os vídeos vão para o site do G1PR e para a página no Facebook. Considerado o maior portal de notícias do Paraná, o G1PR foi criado em 2011 e leva notícias regionalizadas, informações sobre o trânsito, agenda de shows, programação completa da emissora, vídeos de todos os telejornais da casa e também interage com o internauta por meio do aplicativo “Você na RPC” (disponível para iOS e Android nas lojas Google Play e Apple Store).

Desde 2015, transmite o Paraná TV (1ª e 2ª Edições) de Curitiba via streaming, de segunda à sexta-feira, às 12h e às 19h10, tanto para computadores, como para smartphones e tablets.

Sobre a RPC: A RPC é uma empresa que faz parte do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), com suas oito emissoras de TV afiliadas à Globo no Paraná. A emissora é líder em audiência e pioneira na transmissão da TV Digital na região Sul do país. Com tecnologia de ponta, disponibiliza uma programação de qualidade e diversificada para toda a população do Paraná.

Também fazem parte do GRPCOM os jornais Gazeta do Povo e Tribuna, as Rádios 98FM, Mundo Livre FM Curitiba e Maringá, a unidade móvel de produção em alta definição HDView e o instituto de responsabilidade social, o Instituto GRPCOM.

***O Samba de Maytê Corrêa no palco da Caixa Cultural Curitiba***


Crédito da foto: Divulgação.

***A Caixa Cultural Curitiba apresenta, dia 4 de julho, como atração do projeto Samba de Bamba, show de Maytê Corrêa, cantora e compositora curitibana radicada no Rio de Janeiro. A sambista vai apresentar canções de seu primeiro cd, Deixa o samba ir, que traz composições próprias e parcerias com compositores como Arlindo Cruz, Wanderley Monteiro, Ratinho e Toninho Nascimento.

Além de sambas clássicos de Cartola, Nelson Cavaquinho, João Nogueira, Paulinho da Viola, Dona Ivone Lara, Clementina de Jesus, Clara Nunes, Paulo César Pinheiro entre outros. Maytê Corrêa é cantora e compositora, professora de canto e Educação Musical e tem 13 anos de carreira profissional. Sua trajetória é marcada pela pesquisa, interpretação e composição de samba.

Ela se destaca no cenário musical por seu timbre e pela carga emocional que imprime a cada canção interpretada. No palco de Curitiba, vai promover a integração entre músicos cariocas e paranaenses. Em 2014, foi finalista do Concurso Novos Bambas do Velho Samba do Carioca da Gema, no Rio de Janeiro.

Em 2011 lançou seu CD solo. Cantou em grandes casas como Rio Scenarium, na Lapa, Sala Baden Powell, em Copacabana, e Centro de Referência da Música Carioca, na Tijuca, além de uma participação especial com a Velha Guarda da Portela. Em Curitiba, a artista participou de projetos culturais como a Oficina de Música de Curitiba e Música nos Parques. A próxima atração do Samba de Bamba é a sambista baiana Juliana Ribeiro, dia 18 de julho.

Serviço: Samba de Bamba – Maytê Corrêa Local: Caixa Cultural Curitiba, Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR) Data: 4 de julho de 2017 (terça-feira) Horário: 20h. Ingressos: vendas a partir de 1 de julho (sábado). R$ 20 e R$ 10 (meia – conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito Caixa). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura. Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 16h às 19h). Classificação etária: livre para todos os públicos. Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes).

***Cores “falam” sobre aparência e refletem o nosso estado emocional***


Crédito da foto: Divulgação.

***A cor é uma das primeiras mensagens que outras pessoas recebem de nós, e seu impacto é imediato e duradouro. Nossas opções de cores de moda dizem muito sobre a imagem que estamos tentando retratar e sobre o que sentimos sobre nós mesmos.

Diferentes cores podem fazer as pessoas se sentirem de uma certa maneira. O Studio Claudia Piantini está com inscrições abertas para o Curso de Análise de Coloração Pessoal, que será realizado entre os dias 18 e 20 de julho.

O programa de 24 horas-aula é direcionado à profissionais de consultoria de imagem e para pessoas que têm a intenção de se tornar mais assertiva a sua própria relação com as cores. O curso inclui informações importantes para quem quer conhecer o impacto da cor nas formas, peso, personalidade e emoções.

Estarão contemplados: Cores e suas Identificações; Processo de Cores na Imagem Pessoal, Cores e Suas proporções; Cores e Formas na Imagem Pessoal, Coloração Pessoal x Tipos de pele e Cores na Maquiagem.

Cada participante terá um momento de atendimento individual com a analista de imagem Claudia Piantini para o treinamento do método. Também está previsto uma visita de 3 horas em um shopping center pera personal color direcionado à composição de cores. Serviço: Studio Claudia Piantini Curso de Análise de Coloração Pessoal Informações e inscrições pelo fone: (41) 3205-3465.

***Pós-Graduação Hospital Erasto Gaertner***

***Termina na próxima sexta-feira (30), o prazo para as inscrições nos cursos de pós-graduação Lato Sensu do Hospital Erasto Gaertner. As vagas oferecidas são para Oncologia, Enfermagem Oncológica, Farmácia Oncológica, Nutrição Oncológica e Psicologia Oncológica, e os cursos são destinados a profissionais da área da Saúde, como biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, psicólogos, gestores, entre outros.

Para cada curso, são disponibilizadas 40 vagas e as inscrições devem ser feitas pelo site www.erastogaertner.com.br, onde também consta a lista de documentos necessários, ou diretamente no Hospital Erasto Gaertner, na Secretaria Acadêmica de Pós-Graduação do Centro de Projetos de Ensino e Pesquisa (Cepep).

As aulas terão início no próximo mês e acontecerão às sextas-feiras, das 18h30 às 22h30, e aos sábados, das 8h às 14h. O tempo de duração dos cursos é de 21 a 24 meses. Mais informações pelo telefone: (41) 3361-5123.

Serviço: Hospital Erasto Gaertner R. Dr. Ovande do Amaral, 201 - Jardim das Américas - Curitiba/PR Telefone: (41) 3361-5000 - www.erastogaertner.com.br.

***TRYP Iguatemi premiado com Certificado de Excelência TripAdvisor 2017 pelo 4º ano consecutivo***


Crédito das fotos: Divulgação.

***O hotel TRYP Iguatemi, administrado pela Meia Hotels International, acaba de receber pelo 4º ano consecutivo o Certificado de Excelência TripAdvisor 2017. Este prêmio é resultado da votação dos hóspedes pela excelência e qualidade dos serviços prestados pelo hotel. Além da certificação de Excelência TripAdvisor 2017, o TRYP Iguatemi também está presente no Guia MICHELIN Rio de Janeiro & São Paulo 2017.

Sobre o TRYP Iguatemi - Indicado pelo Guia MICHELIN Rio de Janeiro & São Paulo em 2015, 2016 e 2017 e com Certificados de EcoLíderes nível Ouro e de Excelência do TripAdvisor por quatro anos consecutivos, o hotel TRYP Iguatemi está situado no Itaim Bibi, bairro nobre da capital paulista. O hotel conta com 210 apartamentos (com decoração feita pelo renomado arquiteto João Armentano) divididos em 21 andares.

Na categoria Premium Room, os apartamentos são equipados com camas exclusivas Premium, TV de LCD, TV a cabo, internet high-speed gratuita, duchas com tamanho especial, menu de travesseiros, secador de cabelo, amenities exclusivos da marca, kit para passar roupas, enxovais da marca Trussardi estilo clean, pantufas, roupões e um kit café/chá com ebulidor elétrico. Nas áreas comuns, o hotel se destaca pela piscina externa, sauna e fitness. Sem esquecer a gastronomia, o restaurante Segóvia é uma ótima opção de cozinha internacional e está entre os melhores da cidade.

Para eventos empresariais e festas, o TRYP Iguatemi dispõe de sete salas que comportam até 150 pessoas, incluindo completa infraestrutura e equipamentos de primeira linha. Além disso, o hotel oferece serviços personalizados de alto nível, como spa com diversos tipos de massagem, estética facial e corporal, banhos aromáticos, além dos pacotes Day Use e Day Use Weekend.

Sobre a Meliá Hotels International - Fundada em 1956 em Palma de Maiorca (Espanha), a Meliá Hotels International é uma das maiores companhias hoteleiras do mundo, além de líder absoluta no mercado espanhol, com mais de 370 hotéis abertos ou em processo de abertura distribuídos em mais de 40 países em quatro continentes, comercializados sob as marcas: Gran Meliá Hotels & Resorts, Paradisus by Meliá, ME by Meliá, Meliá Hotels & Resorts, INNSIDE by Meliá, Sol by Meliá e TRYP by Wyndham. O foco estratégico na expansão internacional permitiu à Meliá Hotels International ser a primeira empresa hoteleira espanhola com presença na China, nos Estados Unidos e nos Emirados árabes, além de manter sua liderança em mercados tradicionais como a Europa, América Latina e o Caribe.

O alto grau de internacionalização, seu diversificado modelo de negócios (que a posiciona entre as principais gestoras hoteleiras do mundo), o crescimento apoiado em grandes alianças estratégicas e sua aposta no turismo responsável são as grandes fortalezas da Meliá Hotels International, sendo a companhia turística espanhola com maior reputação corporativa (Ranking Merco) e uma das mais atraentes para trabalhar em todo o mundo. A Meliá Hotels International faz parte do IBEX 35, que é o principal indicador da Bolsa de Valores da Espanha.

Sobre a Meliá Hotels International no Brasil - No Brasil há 25 anos, a Meliá Hotels International é pioneira em seu segmento e é considerada uma das 3 Melhores Redes Hoteleiras do País por sua trajetória de grande sucesso. Atuando principalmente no segmento de hotéis “business”, a rede – que já administra diversos empreendimentos localizados nas cidades de São Paulo, Campinas, Brasília, Recife e Rio de Janeiro, sob as marcas Gran Meliá Hotels & Resorts (sua marca de luxo mais universal e emblemática), Meliá Hotels & Resorts e TRYP by Wyndham. Os hotéis administrados pela rede no Brasil foram selecionados pelo guia Michelin em 2015, 2016 e 2017 e receberam o Certificado de Excelência 2016 e 2017 do TripAdvisor. Informações:
www.melia.com.

***Novo Conselho Estadual do Patrimônio toma posse***


Crédito da foto: Kraw Penas.

***Os novos membros do Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná tomaram posse na tarde desta terça-feira (27/06), na Secretaria de Estado da Cultura (SEEC). Presidido pelo secretário da Cultura João Luiz Fiani, o conselho tem como atribuição auxiliar na formação, acompanhamento e avaliação da política relativa ao patrimônio histórico, artístico e natural do Paraná. O secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, ressaltou a importância do trabalho que o conselho desenvolve e desenvolveu desde que foi criado, em outubro de 1948.

“É um órgão consultivo e normativo que trabalha com rigorosidade e atenção, formulando a estratégia do que pode ou não ser tombado, do que pode ser feito ou não, analisando todas as áreas. É um momento muito importante de renovação do conselho e fica aqui a nossa alegria de estar participando desse processo e desse novo conselho do patrimônio”. A equipe, composta por 10 membros efetivos e 10 membros consultores, de notório reconhecimento nas áreas do patrimônio natural, histórico e artístico, se reúne também para decidir sobre processos de tombamento e sobre intervenções em bens já tombados.

O mandato dura dois anos. “Eu creio que este trabalho que se inicia agora no Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico tem o desafio de manter o equilíbrio entre o que é preciso ser preservado e flexibilidade para que as coisas possam acontecer de maneira efetiva”, comentou o doutor em história Sylvio Fausto Gil Filho, que tomou posse como membro efetivo do conselho na área de História. Equilíbrio também é a palavra-chave para a conselheira consultora Mirella Prosdócimo, especialista em inclusão e acessibilidade.

“Precisamos colocar em equilíbrio questões de lei e de bom senso para trazer qualidade de vida para as pessoas. A questão da acessibilidade, ainda bem, está sendo tratada como prioritária e ela é extremamente importante para que a gente tenha igualdade de oportunidade”. Membro consultor do CEPHA, a professora de história e especialista em direitos humanos Maria Cecilia Pilla considera esta uma grande responsabilidade.

“É preciso esse compromisso, não só por parte do Estado, mas a gente se enxergar no Estado. Esse é o principal desafio de compor o conselho: fazer a intermediação entre o interesse da população e o interesse do Estado”. Após a posse, foi realizada a primeira reunião do novo conselho, conduzida pelo coordenador da CPC, Sergio Krieger, que explicou brevemente o funcionamento do CEPHA e as atribuições de cada conselheiro.

Gestão 2017-2019 - Fazem parte do novo conselho como membros efetivos: Antonio Borges dos Reis (Acessibilidade), Jaime Lerner (Arquitetura), Guiomar Soifer (Belas Artes), Roland Hasson (Direito), Euclesio Manoel Finatti (Engenharia), Sylvio Fausto Gil Filho (História), Wilson Maske (História), Celso Freire (Imaterial), Franklin Galvão (Meio Ambiente) e Gil Piekarsz (Meio Ambiente).

Como membros consultores: Mirella Prosdócimo (Acessibilidade), Fernando Henrique R. Lobo (Arquitetura), Ricardo Amaral (Arquitetura), Waldir Simões de Assis (Arquitetura), Sidney Axelrud (Direito), José Renato Fonseca Gubert (Engenharia), Maria Cecilia Pilla (História), Dante José Mendonça (Imaterial), Reinaldo Pilloto (Meio Ambiente) e Nicole Lemanczyk (Meio Ambiente).

***3.º Business Connect movimenta o mundo empresarial***


Crédito da foto: Marianne Mousfi.

Na foto: O presidente da ADVB-PR, Eduardo Jaime Martins, e a presidente da BPW Curitiba, Alison Mazza Lubascher.

***Realizado sempre na última terça-feira do mês e promovido pela ADVB-PR em parceria com a BPW Curitiba – Business Professional Women – o Business Connect em sua terceira edição reuniu 45 empresários, executivos e profissionais liberais, dia 27 de junho, no Madero Steak House Comendador, para otimizar a rede de contatos profissionais.

A coach Cleo Lima foi a responsável pela dinâmica de grupo, que fez a aproximação entre os participantes. Eles foram recebidos pela presidente da BPW Curitiba, Alison Mazza Lubascher e pelo presidente da ADVB-PR, Eduardo Jaime Martins, e teve como convidado o diretor de Marketing da Rede Madero, Leandro Lorca.

***Arquitetura do Bem viabiliza apoio a projetos sociais***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Uma nova geração de arquitetos acredita que o exercício da profissão pode contribuir com a transformação social do Brasil. No Paraná, o grupo inspirado na Arquitetura do Bem, formado exclusivamente por associados da AsBEA/PR, trabalha em anteprojeto para alavancar recursos e revitalizar uma área de aproximadamente 150 mil metros quadrados, que faz parte do Parque Náutico do Iguaçu, em Curitiba.

Para viabilizar a ação social, a entidade, que agrega os principais escritórios de arquitetura do estado, firmou parceria com a União dos Remadores Veteranos de Curitiba (URVEC), associada à Liga Paranaense de Remo.


De acordo com o arquiteto Keiro Yamawaki, do escritório Proa Arquitetura, e presidente da AsBEA-PR, o estudo, ainda em desenvolvimento, deve valorizar a toda região e oferecer à comunidade espaços de lazer e esporte, além do aprimoramento de um parque já existente e a implantação de estrutura paisagística e náutica, que servirão para práticas desportivas.

“A proposta é dar materialidade aos sonhos das inúmeras entidades sociais e assistenciais que existem hoje no Paraná, que por falta de um levantamento mais aprofundado e um desenho técnico do projeto, não conseguem buscar verbas de patrocínio e apoio, junto aos seus parceiros”, destaca o presidente da AsBEA/PR.

“Mensuramos o tamanho do desafio, entregamos um estudo inicial, com dados de topografia e especificações mínimas necessárias para a pré-aprovarão do projeto perante a prefeitura e órgãos competentes, além de possibilitar orçamento prévio. Esta etapa é fundamental para auxiliar na captura e liberação de verbas por parte da URVEC e outras beneficiadas.

Assim quando os recursos forem viabilizados, o projeto pode ser construído aos moldes do que foi pensado”, ressalta Keiro Yamawaki. O grupo da “Arquitetura do Bem” da AsBEA-PR tem trabalhado também na sensibilização de empresas apoiadoras e hoje conta com participação de diversos profissionais associados à entidade, que juntos viabilizaram mais de 10 iniciativas de cunho social, beneficiando instituições de ensino, esportivas e religiosas.

“Os profissionais de arquitetura têm uma missão profissional e ética muito grande. São capacitados a perceber as demandas da sociedade e contribuir com o seu olhar, e talento, para mudar esta realidade”, enfatiza o arquiteto Amir Shafa, sócio da Interage, e diretor de ação social da entidade.

Entre os escritórios que fazem parte do grupo e estão desenvolvendo o anteprojeto do Parque Náutico do Iguaçu, estão: Interage Arquitetura; Garageplan; Arq8 Arquitetura e Planejamento; R. Dalledone Projetos de Arquitetura e Dalton Vidotti Arquitetura e Interiores. Saiba mais sobre a Arquitetura do Bem: https://goo.gl/i7JBtT.

***Aplicativo leva inovação ao ensino de anatomia***


Crédito da foto: Divulgação.

***A tecnologia 3D como ferramenta de aprendizagem está ganhando cada vez mais espaço nas salas de aulas, e se estende da Educação Básica ao Ensino Superior, passando pela pesquisa. Pensando nas vantagens da solução no aprendizado, a Universidade Positivo (UP) desenvolveu o aplicativo Face 3D, um atlas craniano interativo, para facilitar o estudo da complexidade da anatomia da cabeça e do pescoço.

De acordo com a professora do Programa de Graduação e Pós-Graduação em Odontologia da UP, a PhD Rafaela Scariot, o app é um modelo tridimensional do crânio no qual as estruturas anatômicas foram desenhadas de forma isolada, podendo ser visualizadas de forma individual ou no conjunto com outras. “Além disso, o app apresenta correlações clínicas e um quiz para teste de conhecimento”, assinala a professora. Ela explica que o usuário pode adicionar e remover as estruturas anatômicas da cabeça e visualizar como elas se relacionam e se posicionam.

“Desenvolvido pelo Centro de Pesquisa, pela produtora de Soluções Digitais e pela Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Positivo, o Face 3D foi construído utilizando a ferramenta Unity. Professores do curso de Odontologia da UP contribuíram na construção e na revisão de todo o conteúdo do aplicativo". O aplicativo já está instalado em todos os computadores dos laboratórios de anatomia e de informática da universidade.

Pela grande interação das telas de toque, o Face 3D foi idealizado para dispositivos móveis e está disponível nos sistemas operacionais iOS e Android. Além disso, pode ser utilizado em computadores por meio da versão WEBGL nos navegadores de internet, o que permite a rápida implantação e total independência, evitando o deslocamento de uma equipe ao local para fazer a instalação e configuração do app para parceiros. A Universidade Positivo também oferece estrutura de suporte de retaguarda que conta com ferramenta de localização, de tradução do app para qualquer língua e de adição de textos e imagens para expandir o conteúdo.

Além disso, está prevista a criação de um portal de compra para universidades, integrado com um gateway de pagamento. Segundo Rafaela, foi feito um trabalho extensivo, tanto por parte dos docentes, quanto dos desenvolvedores, para oferecer a alunos, profissionais e professores uma ferramenta de fácil acesso a um custo reduzido e com interação maior do que se pode ter em um livro convencional.

“A nossa pretensão não foi substituir o livro, mas criar uma solução que possa estender o aprendizado muito além do que temos hoje em dia”, observa. Do ponto de vista de desenvolvimento, é uma ferramenta leve, multiplataforma e que foi testada em inúmeros gadgets, desde equipamentos com pouca performance e desempenho aceitável, até os mais modernos, que apresentam uma experiência fluida e fantástica.

“É, no mínimo, recompensador finalizar um trabalho como este. O detalhe é que não finalizamos ainda. Ao fecharmos o escopo inicial, vimos oportunidade de expandir o trabalho para outras estruturas da cabeça, de modo a estudá-las mais a fundo. Mas chegar até aqui já é uma vitória e os downloads espontâneos já são um vislumbre do que pode ser o futuro do Face 3D e dos apps de anatomia em geral”, ressalta a professora.

Equipe - Além de Rafaela, integram a equipe do Face 3D: Suyany Weiss (aluna de Mestrado em Odontologia da UP); Aline Monise Sebastiani (aluna de Doutorado em Odontologia da UP); Fernando Amaro dos Santos (técnico de Anatomia da UP): Paula Porto Spada (MsC, professora do Programa de Graduação em Odontologia da UP); Carmen Muller Storrer (PhD, professora do Programa de Graduação e Pós-Graduação em Odontologia da UP); Tatiana Miranda Deliberador (PhD, professora do Programa de Graduação e Pós-Graduação em Odontologia da UP) e Flares Baratto-Filho (PhD, coordenador da Pós-Graduação em Odontologia da UP).

Fazem parte da equipe produtora do aplicativo: Rafael Dubiela (professor de Design e coordenador do curso de Jogos Digitais da UP e veterano na indústria de jogos do Brasil), Rafael Lagos (professor da Pós-Graduação de Jogos Digitais, veterano da indústria de jogos brasileira); programador Cleverton Zili (engenheiro e programador de jogos há mais de 4 anos); artista 3D: Saulo Bonatto (engenheiro e modelador 3D há mais de 3 anos); Lucas Galvão e Bruno Perry (estudantes do curso de Graduação em Engenharia da Computação da UP), Breno Otavio (estudante do curso de Graduação em Design da UP) e Michelle Aguiar (professora dos cursos de Graduação em Design e Jogos Digitais da UP).

Sobre a Universidade Positivo - A Universidade Positivo (UP) concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade.

Atualmente, oferece 58 cursos de Graduação presenciais (31 cursos de Bacharelado e Licenciatura e 27 Cursos Superiores de Tecnologia), três programas de Doutorado, quatro programas de Mestrado, centenas de programas de Especialização e MBA e dezenas de programas de Extensão. A UP conta com sete unidades em Curitiba, além de polos de Educação à Distância (EAD) em 22 cidades espalhadas pelo Brasil. É considerada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a melhor universidade privada do Paraná, pelo quinto ano consecutivo.

***Museu Oscar Niemeyer realiza Arte para Maiores especial em julho***


Crédito da foto: Karina Marques.

***O Museu Oscar Niemeyer (MON) preparou uma edição especial do “Arte para Maiores”, programa destinado ao público adulto, principalmente para quem tem mais de 60 anos, no dia 4 de julho, terça, das 14h às 17h. As atividades especiais, desenvolvidas pela equipe do Educativo do MON, têm o objetivo de proporcionar conhecimento, cultura e lazer aos visitantes do museu, em um ambiente de interação. Os participantes são incentivados a exercitar criatividade, percepção e sensibilidade por meio de visitas mediadas às exposições, dinâmicas e oficinas artísticas.

Além de percurso mediado pela exposição “Histórias do Acervo MON – em aberto”, haverá também roda de conversa com a presença do artista visual Marcelo Conrado, que possui obras no acervo do MON, seguida de oficina artística, criada e conduzida pelo artista. São 40 vagas disponíveis e a taxa de participação nas atividades é de R$ 6 mais o valor do ingresso. A entrada no MON custa R$ 16 e R$ 8 (meia-entrada). Maiores de 60 e menores de 12 anos têm entrada franca.

Os interessados podem fazer reserva de vaga pelo e-mail agendamento@mon.org.br ou pelos telefones: 3350-4468 e 3350-4497. As inscrições serão realizadas diretamente na bilheteria, no dia do evento, com o pagamento da taxa e retirada do ingresso. Solicita-se chegar com 15 minutos de antecedência. Mais informações pelo telefone (41) 3350-4468, ou no site www.museuoscarniemeyer.org.br.

Sobre o artista - Marcelo Conrado é artista visual. Possui obras no acervo do Museu Oscar Niemeyer, Museu da República, Museu de Arte de Brasília, Museu de Arte Contemporânea do Paraná e Secretaria de Estado da Cultura do Paraná. Coordenador da Clínica de Direito e Arte da UFPR. Presidente da Sociedade dos Amigos do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (2015-17). Professor da Universidade Federal do Paraná.

Serviço: Programação Especial de Julho “Arte para Maiores” Adultos, especialmente maiores de 60 anos Não é necessário ter conhecimentos prévios sobre arte Data: 04 de julho - Horário: 14h às 17h, com 10 minutos de intervalo Chegar com 15 minutos de antecedência Vagas: 40 participantes Valor: R$ 6 + ingresso (R$ 16,00 e R$ 8,00). Maiores de 60 têm entrada gratuita. Programação: Terça-feira, 04 de julho Programação Especial de Julho “Arte para Maiores” Visita mediada pela exposição “Histórias do acervo MON – em aberto” Roda de conversa e oficina com o artista Marcelo Conrado Horário: 14h às 17h Local: Sala 5 e Sala de Oficina – subsolo. Museu Oscar Niemeyer Rua Marechal Hermes, 999 Visitação: Terça a domingo, das 10h às 18h www.museuoscarniemeyer.org.br.

***Circuito de quadriciclo no Shopping Total***


Crédito da foto: Divulgação.

***As atividades de férias começam nesta quinta-feira (28) no Shopping Total Curitiba. Para divertir a criançada, o shopping oferece o “Circuito Cross Kids – uma aventura 4x4”, circuito infantil de pilotagem de quadriciclo. A atração fica no shopping até o dia 28 de julho. Com capacetes e acompanhamento de monitores treinados, crianças e adolescentes podem sentir a adrenalina na pele em um circuito de 20 voltas com obstáculos.

A pista funciona de segunda a sábado das 10h às 22h e aos domingos das 14h às 20h, ao custo de R$ 15 por pessoa. O brinquedo é para crianças de 4 a 15 anos e está na Praça de Eventos – Setor Verde. Para os menores de 4 anos, o Total terá o Fly Baby. O brinquedo é um carrossel com aviõezinhos. O valor da atração é R$ 10 por criança. O Fly Baby está em frente à Casa China.

Serviço: Circuito Cross Kids – uma aventura 4x4 De 28 de junho a 28 de julho de 2017 Preço: De sexta a domingo (R$ 15). Ingresso promocional, de segunda a quinta (R$ 10) Idade: De 4 a 15 anos Local: Praça de Eventos – Setor Verde (Shopping Total Curitiba. Rua Itacolomi, 292 – Portão. Curitiba/PR). Fly Baby De 28 de junho a 28 de julho de 2017 Preço: R$ 10 - Idade: Até 4 anos Horário: Diariamente, no horário de funcionamento do shopping Local: Praça de Eventos – em frente à Casa China (Shopping Total Curitiba. Rua Itacolomi, 292 – Portão. Curitiba/PR).

Shopping Total Curitiba - Localizado no bairro Portão, o Shopping Total Curitiba é reconhecido como o maior shopping de descontos da cidade. Oferece um amplo mix de lojas com preços acessíveis. São 300 lojas, entre elas, 4 lojas âncoras: Americanas, Havan, Cassol e Casa China, além de cinco salas de cinema com a marca Cinesystem e uma grande praça de alimentação com 16 lojas, entre elas Burger King, Bobs, McDonald’s, Subway, Difrango e Bier Hoff.

Está a 15 minutos do centro de Curitiba, com fácil acesso para quem mora nos bairros Cidade Industrial, Novo Mundo, Fazendinha, Sitio Cercado, Água Verde, Capão Raso, Boqueirão e Alto Boqueirão. Foi inaugurado em 1997. Mais informações no site http://shoppingtotalcuritiba.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário