sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Coluna do dia 25/11/16

***Toquinho vem emocionar o público na Caixa Cultural Curitiba*** 


Crédito das fotos: Marcos Hermes.

***A Caixa Cultural Curitiba traz à cidade, de 1 a 4 de dezembro, Toquinho, que comemorou, em 2015, seus 50 anos de carreira. O músico, compositor e intérprete tem 84 discos gravados, mais de 450 composições e já rodou Brasil e mundo em cerca de 8.500 shows. A venda de ingressos começa no sábado, dia 26 de novembro, a partir das 12h.

Nessa apresentação, o canto de Toquinho será emoldurado por relatos de seu meio século de carreira. Entre uma canção e outra, o artista conversa com a plateia sobre sua trajetória e seu repertório, como num bate-papo entre amigos. O compositor, que ao longo da carreira procurou valorizar seus espetáculos na companhia de uma figura feminina no palco, será dessa vez acompanhado pela cantora Anna Setton, que já veio a Curitiba com o artista.  


Em Curitiba, Toquinho interpreta sucessos que compôs ao lado de Chico Buarque, como Samba pra Vinícius, Jorge Ben Jor, com quem compôs Que maravilha, e algumas das diversas canções que fez com Vinícius de Moraes, como Tarde em Itapuã, Regra Três, Meu pai Oxalá e Samba da Volta. Vinícius é sempre homenageado e lembrado nos shows de Toquinho, por sua grande parceria como músico e compositor, além da sólida amizade.

Toquinho também interpreta Samba de Orly (Toquinho/Chico Buarque/Vinicius de Moraes), A casa (Vinicius de Moraes), O caderno (Mutinho/Toquinho), Eu sei que vou te amar (Tom Jobim/Vinicius de Moraes), O bem-amado (Toquinho/Vinicius de Moraes), Bachianinha nº 1 (Paulinho Nogueira), Como dizia o poeta (Toquinho/Vinicius de Moraes).

Escravo da alegria (Mutinho/Toquinho), Ao que vai chegar (Mutinho/Toquinho), Maria vai com as outras (Toquinho/Vinicius de Moraes) e Aquarela (Toquinho/Maurizio Fabrizio/Guido Morra/Vinicius de Moraes). A biografia, os grandes shows, as canções, as parcerias, as histórias do artista estão reunidas no site www.circuitomusical.com/toquinho50anos, que celebra os 50 anos de carreira.

Serviço: Toquinho Local: Caixa Cultural Curitiba, Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR) Data: 1 a 4 de dezembro de 2016 (quinta a domingo) Horário: quinta e sexta-feira, às 20h. Sábado, às 19h e às 21h. Domingo, às 19h. Ingressos: vendas a partir de 26 de novembro (sábado). R$ 20 e R$ 10 (meia – conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito Caixa). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura. Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 16h às 19h) Classificação etária: livre para todos os públicos Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes).

***Atelier de alta-costura abre as portas para o público*** 


Crédito da foto: Sabrina Carrard.

***A estilista Cris Costa recebe convidados na terça-feira, 29 de novembro, às 18h30, com um coquetel para comemorar um ano do atelier CRISCOSTA COUTURE em Curitiba, na galeria colaborativa Villa Mariantonio, no Batel, em Curitiba. O evento tem a produção de Rodrigo Ono e será animado pela banda Milk’n Blues e o DJ Nizo Gomide.

O atelier - que produz vestidos e trajes de festa sob medida e linha prêt-à-porter, com peças para ocasiões especiais - funcionava desde 2015 em soft opening e agora abre as portas oficialmente para o público. Cristiane Costa Ortiz, 37 anos, é estilista há 15 anos e começou uma carreira de sucesso no Rio Grande do Sul.

***Thais de Campos estreia em “Babação”, a websérie mais badalada da internet*** 


Crédito da foto: Divulgação.

***Com texto de Rodrigo Murat, direção de Luan Moreno e Produção da Gonzaga Produções Audiovisuais, a trama é uma divertida comédia de costumes sobre os maus costumes inspirada nos folhetins dos anos 80/90. “Babação” mistura um elenco veterano e atores conhecidos da internet. Tudo isso com uma linguagem moderna e atual.

Tudo começa com a morte súbita do Velho Babaçu – empresário milionário da Zona Oeste do Rio de Janeiro, também conhecido como o Rei de Jacarepaguá, o Trump da Taquara que deixa gravado em áudio seu último desejo: Que o Centro de Beleza Avançada Babaçu, o principal ramo de negócio da família seja administrado por aquela que melhor fizer por merecê-lo.

Para isso, institui uma espécie de reality show. Cada uma das três filhas deverá criar um canal de comunicação na Internet, tornar-se uma youtuber popular e tentar juntar o maior número de fãs, curtidas, compartilhamentos e votos.

Thaís de Campos  interpreta Catucha Babaçu, de temperamento enérgico, está sempre envolvida com empresários gringos. Ao criar seu perfil na Internet, tenta passar uma imagem de boazinha, quando, na verdade, não passa de uma vilã de novela sobrinha-neta de Odete Roitman. Todas as quintas-feiras, a partir das 20 horas, no canal do Youtube “Websérie Babação”.

***Contagem regressiva para o ‘Som de Natal 2016’***


Crédito da foto: Luiz Renato Correa / RPC.

***Repórteres e apresentadores da RPC já estão se preparando para a quarta edição do ‘Som de Natal’. Os jornalistas vão soltar a voz na festa natalina, que tem como objetivo levar diversão para toda a família e solidariedade para crianças carentes. A festa já tem data, hora e local marcado: será no dia 3 de dezembro, no Quartel do Exército do Boqueirão, a partir das 13h. O público vai se divertir com as atividades e as apresentações, e ainda pode fazer doações de brinquedos. Um dos idealizadores do evento, o jornalista Jason Goulart, já aparece nas chamadas da RPC, cantando ao lado do Papai Noel, assim como a repórter Dulcinéia Novaes.

“Nós queremos proporcionar um dia de contato com o público que nos assiste, e também promover a solidariedade com a arrecadação de brinquedos novos ou em bom estado para milhares de crianças. É um dia de celebrar!", comenta. No ano passado, mais de 121 instituições foram beneficiadas. Durante toda a tarde também haverá brincadeiras para o público, com paredão de escalada, high jump, arvorismo, exposição de blindados e equipamentos do exército, oficinas para criançada, e distribuição de picolé e pipoca.

Tempo de Natal em todo o Paraná - Além da festa que acontece em Curitiba, a campanha ‘Tempo de Natal’ promove arrecadação em todo Paraná, em parceria com o SESC. Os paranaenses podem fazer um Natal diferente para crianças carentes doando brinquedos novos ou usados, que estejam em boas condições de uso, até o dia 12 de dezembro nas sedes do SESC e da RPC, nas rádios 98 FM e Mundo Livre FM e na Gazeta do Povo. Um grupo de voluntários vai separar e preparar os presentes para entregar em entidades assistenciais cadastradas. Serviço: Som de Natal Data: 03/12/2016 Local: Quartel do Exército do Boqueirão Endereço: Av. Mal. Floriano Peixoto, 9190 - Boqueirão, Curitiba – PR Horário: das 13h às 18h.

Atrações confirmadas: Banda RPC: Bruno Fávaro, Daniela Fogaça (Rádio 98 Fm), Dulcinéia Novaes, Jasson Goulart, Laura Weiss (Rádio 98 Fm), Luiza Vaz, Malu Mazza, Sandro Dalpícolo, Vagner Silva (Rádio 98 Fm) e Valquiria Cristina da Silva. Rogério Cordoni, cover do Elvis Presley, e Soulution Orchestra. Tempo de Natal Arrecadação de brinquedos novos ou usados em bom estado de uso. Data: até 12 de dezembro Confira os locais de entrega aqui
 
Sobre a RPC: A RPC é uma empresa que faz parte do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), com suas oito emissoras de TV afiliadas à Globo no Paraná. A emissora é líder em audiência e pioneira na transmissão da TV Digital na região Sul do país. Com tecnologia de ponta, disponibiliza uma programação de qualidade e diversificada para toda a população do Paraná.

Também fazem parte do GRPCOM os jornais Gazeta do Povo e Tribuna, as Rádios 98FM, Mundo Livre FM Curitiba e Maringá, a unidade móvel de produção em alta definição HDView e o instituto de responsabilidade social, o Instituto GRPCOM.

***Exposição Cultural “Memórias Afetivas”***


Crédito das fotos: Divulgação.

***De novembro de 2016 a janeiro de 2017, o Espaço Cultural do Shopping Jardim das Américas recebe a exposição “Memórias Afetivas”, cuja mostra esteve presente no Museu Paranaense durante as comemorações dos 140 anos da Instituição. 

Com idealização do artista e designer Oswaldo Fontoura Dias e curadoria no espaço de Eloir Jr. e Kézia Talisin, 14 artistas paranaenses produziram em telas 60x60cm obras que retratam temas sócio-culturais e históricos da Terra das Araucárias e que fazem parte do acervo do Museu Paranaense, o 3º mais antigo do País.


A civilização, a colonização, cultura do mate, indústrias, religiosidade, presença africana, usos e costumes, entre outros, são interpretados através da sensibilidade e linguagem visual própria de cada artista e poderão ser apreciados através desta itinerância cultural. 

“Memórias Afetivas é o tipo de projeto que surpreende e supera as expectativas iniciais. Além da qualidade dos artistas, a receptividade e o envolvimento do público com as obras faz desta exposição um bom local para se traçar um paralelo entre a nossa história e a contemporaneidade dos nossos costumes.


Trazer uma proposta deste tipo para um público diverso, como é normalmente o de shopping, sem dúvida amplia e fortalece a democratização da arte”, declara Oswaldo Fontoura Dias, idealizador da exposição. “Este link cultural do Shopping Jardim das Américas com artistas paranaenses e a acolhida da mostra Memórias Afetivas que brindou os 140 anos do Museu Paranaense, torna possível uma maior vivência da arte produzida em nosso Estado.


Os trabalhos são ímpares, elaborados por grandes nomes de nossa arte e resgatam vivências de nossas memórias”, afirma Eloir Jr., curador do espaço. Participam de “Memórias Afetivas” os artistas: Ari Vicentini, Arlene Senegaglia, Carla Schwab, Eloir Jr., Felipe Sekula, Janete Fernandes, Katia Velo, KéziaTalisin, Márcio Prodócimo, Oswaldo Fontoura Dias, Suzana Lobo, Suzete Cidral, Tânia Leal e Waltraud Sekula.

Serviço: “Memórias Afetivas” - Exposição de Artes Visuais Local: Espaço Cultural do Shopping Jardim das Américas– 1º. Piso Abertura: dia 24/11/2016 às 19h30min Visitação: de 22/11/2016 a 15/01/2017 Em horário comercial de funcionamento do Shopping Endereço: Av. Nossa Senhora de Lourdes, 63-Jd. das Américas Curitiba-PR - Entrada franca Mais informações: (41) 3366-5885.

***Neste final de semana Balsa Nova vai sediar Final do Campeonato Paranaense de Velocross***


Crédito da foto: Divulgação.

***O Campeonato Paranaense de Velocross promete agitar a cidade de Balsa Nova - PR, nos dias 27 e 28 de novembro, próximo final de semana. A competição será realizada na Pista Durau Cross. O local vai receber a Final do Paranaense de Velocross. Outro diferencial da competição e a excelente infraestrutura que oferece as famílias e ao publico que vão prestigiar a competição.

De acordo com o Presidente da Federação Paranaense de Motociclismo, Gilberto Rosa a expectativa é que o evento reúna mais de 350 pilotos. E a competição promete ser acirrada, principalmente na categoria VX1 e VX2. Pilotos de ponta como Rodrigo Taborda, Jacson Keil e outros estarão na competição. Outra categoria que está disputadíssima é a VXF, categoria feminina do Velo. Muitas emoções devem rolar no final do campeonato.

As inscrições poderão ser feitas a R$ 80,00(depósito) até às 18h de quinta feira pela internet com apresentação de deposito na secretaria da prova. Inscrições realizadas sem o depósito e as realizadas no sábado do evento não terão desconto, o valor será de R$ 150,00. Lembrando que não haverá inscrição no domingo, somente a confirmação mediante comprovante de deposito poderá ser feito na secretaria.

O campeonato é supervisionado pela Federação Paranaense de Motociclismo, com patrocínio PRO TORK - a maior fabrica de motopeças da América Latina, Adrenalina, NOS Energy Drink e Prefeitura Municipal de Balsa Nova. E apoio da Secretaria de Esportes. Juba promete o publico vai conferir muita aceleração, velocidade e ronco dos motores.

Serviço: Final do Campeonato Paranaense de Velocross Quando: 27 e 28 de novembro Onde: Durau Cross - Rod Anibal Khury Km 08, Sn, Estrada Durau, Bugre, Balsa Nova, PR Horário: Sábado: 8h às 17h e Domingo: 8h às 17h Entrada: R$ 10,00 - Obs: Crianças até 10 anos não pagam entrada Informações: www.fprm.com.br.

***Menino Maluquinho no Natal Curitibano***


Crédito da foto: Divulgação.

***Com o tema “O Natal do Menino Maluquinho com a nossa gente”, o Concerto de Natal da Universidade Positivo (UP) deste ano tem como protagonista a genialidade de Ziraldo, que homenageia o povo curitibano, com sua diversidade e miscigenação, valores e cultura de vários povos que ajudaram a tornar a cidade uma referência internacional.

O espetáculo acontece nos dias 15 e 16 de dezembro, no Teatro Positivo, e conta com a participação dos atores mirins Arthur Humphreys Recchia e Lorena Leminski Vieira e do ator Pedro Inoue. O Concerto envolve mais de 460 artistas, sob a regência da maestrina convidada Lúcia de Vasconcellos, tendo como regente titular o Maestro Alexandre Brasolim e direção geral de Jô Braska Negrão.

Com o patrocínio do Ministério da Cultura, Grupo J. Malucelli, Supermercados Condor, parceiros e voluntários, o evento tem sua renda integralmente revertida para o Lar O Bom Caminho. Os ingressos custam R$ 20 e podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Positivo, nos quiosques Disk Ingressos ou pelo site www.diskingressos.com.br.

***MRV aposta em Black Week e oferece descontos em imóveis***

***Na semana da Black Friday, a MRV Engenharia, líder na construção de moradias econômicas no país, lança sua campanha promocional “13º vale o dobro”. Entre os dias 21 e 30 de novembro, a construtora oferecerá aos clientes descontos de até R$ 3 mil no preço do imóvel, de acordo com a comprovação de sua renda. Com a oferta de mais 20 mil unidades em 56 cidades no País, a ação da MRV tem foco em jovens que buscam adquirir seu primeiro imóvel e têm renda média de R$2,5mil.

O desconto oferecido pela empresa é equivalente ao valor do 13º do comprador, ou seja, se o ganho mensal for de R$2mil, a redução do total da unidade também será de R$2mil. Se o valor for superior a R$3mil, será abatido este valor que é o teto do desconto. Segundo Marcelo Alves, gestor executivo de vendas da regional Paraná, a promoção é um bom momento para o cliente adquirir seu imóvel.

“Essa campanha já foi trabalhada em 2015 e teve resultado de vendas positivo para a MRV. Acreditamos que, pela proximidade com a Black Friday, teremos um retorno ainda melhor neste ano já que estamos oferecendo descontos em ótimas unidades”, afirma. “Temos unidades em todo o Estado”, explica Alves.

Em Curitiba o destaque são as unidades do Spazio Cambirella; em Ponta Grossa as do Parque Purunã, Pontal dos Frades, Pontal dos Campos e Parque Pontal dos Pinheiros; em Londrina Spazio Louvre, Liverpool e Londres; em Maringá o Spazio Montpellier e Misato; e em Arapongas o Parque Arendel. Os clientes podem comprar nos plantões de venda e por meio do chat online, no site da MRV.

***Último Cineclube Aliança Francesa do ano exibe “La Cour de Babel”*** 

***Julie Bertuccelli filmou durante um ano, os intercâmbios, os conflitos e as alegrias de um grupo de alunos com idades entre 11 e 15 anos, reunidos para aprender francês. 

O documentário “La Cour de Babel” foi lançado em 2014 e conta a história de personagens que acabam de chegar à França e precisam se adaptar a nova vida.  

Esta foi a obra selecionada pela equipe da Aliança Francesa para fechar o ano do Cineclube, na Cinemateca. Foram dez sessões de filmes gratuitas e abertas ao público e muita cultura disseminada. 

O Cineclube Aliança Francesa é um espaço para conhecer a produção cinematográfica francesa e francófona.

Antes do filme, a professora e apaixonada por cinema, Viviane Ribeiro, faz uma apresentação sobre o diretor, os atores, o tema e a relevância histórica da obra. Depois, abre-se um debate para discutir e trocar ideias sobre o que foi assistido. A sessão é aberta ao público e começa às 16h.

Serviço: “La Cour de Babel”– legendado Quando: sábado, 26 de novembro, às 16h Quanto: gratuito Aberto ao público em geral. Para pessoas interessadas em cinema, no idioma francês e também para quem não fala francês. Onde: Cinemateca de Curitiba – Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174, bairro São Francisco; Mais informações no telefone 41 3223 4457.

***Supermercadistas apresentam soluções para aumentar a segurança*** 


Crédito das fotos: Divulgação.

Na foto 01: Presidente da Apras, Pedro Joanir Zonta.


Na foto 02: Dra. Isabel Mendes, integrante da Comissão de Direitos Humanos da OAB-PR Nacional; Coronel José Vicente da Silva Filho, que é ex Secretário Nacional de Segurança Pública e mestre em Psicologia Social pela USP; Presidente da Apras, Pedro Joanir Zonta; a Desembargadora Dra. Lidia Maejima, que ocupa o cargo de 2ª vice-presidente do Tribunal de Justiça do Paraná; e o Delegado Adjunto da Delegacia de Furtos e Roubos de Curitiba, Emmanoel Aschidamini David; o Comandante Geral da Polícia Militar do Paraná, Coronel Maurício Tortato e o Coronel Luiz Alberto Leão.

***Os supermercadistas paranaenses e especialistas em segurança pública se reuniram nesta terça-feira, dia 22 de novembro, no Fórum Segurança – Direito de Todos, promovido pela Apras (Associação Paranaense de Supermercados), para discutir a falta de segurança da população e reunir soluções que possam ser aplicadas pelo poder público. Um dos especialistas, o coronel José Vicente da Silva Filho, que é ex-secretário nacional de segurança pública, palestrou sobre o assunto, apresentou diversos cases de sucesso e destacou a importância de uma gestão eficiente da Polícia e de investimentos que diminuam a desordem nos bairros.

O coronel destacou que com a crise atual, é importante saber trabalhar com os recursos que se tem e que para isso será necessário se inspirar e também transpirar muito para produzir uma organização mais eficiente, racional e bem sucedida. “O que a polícia precisa hoje é se inspirar na filosofia do comportamento do empresário, que precisa lucrar com a estrutura que tem. O lucro da polícia é reduzir o crime e ambos precisam tratar bem os seus clientes, que é o cidadão, já o bandido é o concorrente”. Ele ainda destacou a importância da capacitação dos delegados, capitães e coronéis, além de uma cobrança de resultados destes profissionais.

O Delegado Adjunto da Delegacia de Furtos e Roubos de Curitiba, Emmanoel Aschidamini David, concordou que existe falta de conhecimento em gestão dentro dos órgãos públicos. “Nós vivemos hoje uma crise institucional, moral, política, governamental e ética. Com toda a certeza, princípios simples da gestão e da economia estão sendo aplicados nos serviços públicos somente agora”, confirmou. Além de uma gestão mais eficiente, o Coronel Vicente acrescentou que é preciso que haja melhor cooperação entre a Polícia Civil e a Militar, além de uma parceria com a Polícia Federal e uma íntima relação com a Prefeitura, pois, segundo ele, as áreas degradadas da cidade produzem o crime.

“Existem um conjunto de medidas que precisam ser pensadas nas estratégias gerais da segurança do estado e nas estratégias particulares para cada cidade. Isoladamente, o que se pode produzir é muito pouco, principalmente pela escassez de recurso, mas em conjunto pode-se melhorar substancialmente”. A integração também foi defendida pelo Promotor Alexey Chói Caruncho, que também afirmou que soluções imediatas não existem. “É necessário um trabalho pontual e organizado em que todas as instituições voltadas ao sistema de justiça criminal conversem e falem a mesma língua.

Existem intentos disso, a gente sabe o quão difícil é, e neste diálogo, a sociedade tem que ter voz determinante”. Segundo a Polícia Militar, no setor supermercadista houve um crescimento de 15% nos crimes de furtos. Já os crimes de roubos, praticados mediante violência ou grave ameaça, cresceram 27%. “A Polícia Militar se preocupa em relação a este contexto e legislação, em que no crime de furto caracterizado de maneira absoluta como um crime de menor potencial ofensivo, o praticante deste delito não fica preso”, afirmou o Comandante Geral da PMPR, Coronel Maurício Tortato.

Segundo o presidente da Apras, Pedro Joanir Zonta, os impactos financeiros não se restringem aos empresários, mas atinge toda a população. “Mais do que estas perdas, há também um alto custo pago pelas empresas, que impacta diretamente no preço final pago pelo consumidor. Segundo estimativa da Apras, os supermercados do Paraná gastam por ano R$ 290 milhões, em Segurança, Transporte de valores, Alarmes, Indenizações, Investimentos em monitoramento por câmeras e, principalmente, em perdas por furtos e roubos”.

Hoje, o custo do crime para o empresário brasileiro chega a R$130 bilhões por ano, segundo dados da CNI (Confederação Nacional das Indústrias). Genericamente, o custo da violência no país representa 5% do PIB, conforme estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). “A violência empobrece a sociedade e há um custo enorme de sofrimento e também financeiro. Alguns destes custos são obrigatórios, como os presídios, o aparato judicial e a contratação de segurança privada, mas pode ser reduzido um terço deles, que é praticamente R$80 bilhões que poderiam estar sendo aplicados melhor”, destaca o coronel.

Também falando do custo e investimentos realizados pelos empresários, o Promotor Caruncho afirma que existem experiências bem sucedidas de polícia comunitária, mas que ela não pode substituir o dever estatal de prestar segurança pública. Para ele, não deve ser dada à sociedade a obrigação de responder pela segurança pública, sendo que ela já tem que pagar diversos impostos para isso. Outra palestrante trazida para o Fórum foi a desembargadora Dra. Lídia Maejima, que foi aplaudida em pé e ovacionada pelo público.

A Dra. destacou que o Tribunal de Justiça executa as leis existentes, mas para que de fato haja uma redução nos índices de criminalidade, é fundamental que não sejam criadas leis cada vez mais brandas para os criminosos. “Hoje, com a brandura da legislação brasileira, desde a Lei das Execuções Penais de 1984 e em vigor desde 1985, estão resolvendo a questão da superlotação carcerária não com a construção de presídios, como deveria ser, e sim abrandando a lei”, disse a Desembargadora.

Com relação à mudança na legislação, a Dra. Lídia apontou o caminho correto e destacou a importância da sociedade civil organizada neste cenário. “A reunião de um grupo como este é de suma importância na medida em que os magistrados, juízes, desembargadores e ministros das cortes superiores cumprem as leis em vigor e, se é necessária a mudança de uma lei, ela precisa ser proposta por um parlamentar, evidentemente. Se a sociedade civil e organizada chega a conclusão que é necessário haver alguma mudança, ela pode procurar um parlamentar e fazer o pedido, ou então reunir assinaturas e remeter diretamente ao Congresso Nacional”.

O Comandante Geral da PMPR falou sobre a grande demanda da polícia, que atua de forma preventiva e também em situações em que a prevenção falhou. “Somente em Curitiba e Região Metropolitana, a Polícia Militar produz mais de 130 presos por semana, enquanto o sistema carcerário libera, dentro dos mutirões, das progressões de regimes, na utilização de tornozeleiras eletrônicas, em torno de 120 vagas.

Eu poderia de modo leviano manifestar que se as cadeias públicas e as carceragens temporárias da Polícia Civil e o sistema penitenciário estão superlotados é porque a Polícia Militar, com grande ênfase, com outros atores também como a Polícia Cívil e a Federal, estão trabalhando muito”. Já a presidente do Conselho da Comunidade da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba, Isabel Mendes, destacou a falta de estrutura do sistema prisional. “Nós prendemos sem estrutura e sem condições de atender à Lei de Execução Penal, que preconiza estudo, trabalho, espaço individual, direito à leitura, remição, horas de sol, etc.

Hoje em dia, temos poucas vagas para muitos presos, o que gera uma superpopulação carcerária sem precedentes”. Entre os palestrantes estiveram o Coronel José Vicente da Silva Filho, que é ex Secretário Nacional de Segurança Pública e mestre em Psicologia Social pela USP; o Coronel Luiz Alberto Leão; a Desembargadora Dra. Lidia Maejima, que ocupa o cargo de 2ª vice-presidente do Tribunal de Justiça do Paraná; o Promotor Alexey Chói Caruncho, representando a Pomotoria Criminal; o Comandante Geral da Polícia Militar do Paraná, Coronel Maurício Tortato; a Dra. Isabel Mendes, integrante da Comissão de Direitos Humanos da OAB-PR Nacional; e o Delegado Adjunto da Delegacia de Furtos e Roubos de Curitiba, Emmanoel Aschidamini David.

Números do setor - O setor supermercadista representa 5% do PIB Nacional e faz parte da vida diária da população, com um atendimento de cerca de 550 milhões de consumidores por mês. A Abras (Associação Brasileira de Supermercados) representa 38 mil supermercados no país, que empregam mais de 1.850 milhão de pessoas, totalizando 5 milhões contando com os empregos indiretos.

O setor registrou um faturamento de mais de R$ 315 bilhões em 2015 e a expectativa é fechar 2016 com R$ 347 bilhões de faturamento. A Apras também possui números muito significativos. Apenas no Paraná, o setor supermercadista emprega em torno de 102 mil colaboradores, faturou R$ 20,1 bilhões em 2015 e atende cerca de 40 milhões de consumidores por mês.

***TRYP Jesuíno Arruda realiza lançamento do Portal Claudia Matarazzo Ensina***


Crédito da foto: Divulgação.

Na foto: Claudia Matarazzo ao lado de Guilherme Yamashita, chefe de serviço no hotel TRYP Jesuíno Arruda.

***No dia 27 de outubro, o hotel TRYP Jesuíno Arruda (Brasil) – em parceria com a Iblanco Marketing e Comunicação – realizou mais um apoio cultural abrigando o lançamento do Portal Online de Ensino à Distância Claudia Matarazzo Ensina. O portal Claudia Matarazzo Ensina é associado à ABED (Associação Brasileira de Ensino a Distância), e é voltado basicamente para treinamento em empresas e para pessoas físicas de todas as áreas, interessadas em aprimoramento profissional ou pessoal.

No início de sua trajetória como jornalista, Claudia trabalhou na Editora Abril, onde recebeu o Prêmio Abril de Jornalismo. Em 1992 publicou o “Etiqueta sem Frescura”, o primeiro de 18 livros em que trata de Comportamento, Moda e Acessibilidade. Em 2007, assumiu a Chefia do Cerimonial do Governo do Estado de São Paulo, onde esteve à frente de recepções de Chefes de Estado, jantares oficiais e outros eventos do Governo de São Paulo até 2013.

Sobre o TRYP Jesuíno Arruda - De estilo parisiense, o hotel TRYP Jesuíno Arruda, indicado pelo prestigioso Guia MICHELIN Rio de Janeiro & São Paulo em 2015 e 2016 e com Certificados de Excelência TripAdvisor, Ecoparceiro TripAdvisor 2015 e Booking Award (8,5), encontra-se em uma elegante região de São Paulo, que concentra grandes eventos da cidade e está próximo a várias opções de lazer, como a Av. Brigadeiro Faria Lima, Parque do Ibirapuera, Shopping Iguatemi e Shopping JK. O hotel dispõe de 144 apartamentos, sendo 108 na categoria Premium Room e 36 na categoria Premium King.

Os quartos oferecem TV a cabo, ar-condicionado, cofre eletrônico, menu de travesseiros, um kit café/chá com ebulidor elétrico, mesa de trabalho, minibar, enxovais da marca Trussardi e acesso gratuito à internet. Além disso, o hotel disponibiliza serviço de quarto 24 horas. Para os momentos de lazer, o local oferece fitness center, bar, sauna, terraço na cobertura (com vista panorâmica da cidade de São Paulo), hidromassagem e o restaurante Novedad. Um dos diferenciais do restaurante é a inclusão de produtos sem glúten e sem lactose no buffet de café da manhã.

Sobre a Meliá Hotels International - Fundada em 1956 em Palma de Mallorca (Espanha), a Meliá Hotels International é uma das maiores empresas hoteleiras do mundo e líder absoluta na Espanha. Atualmente, conta com mais de 370 hotéis, abertos e em processo de abertura, em mais de 40 países pelas marcas Gran Meliá, Meliá Hotels & Resorts, Paradisus Resorts, ME by Meliá, Innside by Meliá, TRYP by Wyndham e Sol Hotels.

O foco estratégico na expansão internacional transformou a rede na primeira empresa hoteleira espanhola que opera na China, nos Estados Unidos e nos Emirados Árabes, mantendo sua liderança em mercados tradicionais como Europa, América Latina e Caribe. Além disso, destaca-se seu modelo de negócios diversificado (uma das principais hoteleiras gestoras do mundo), seu crescimento apoiado em grandes alianças estratégicas e suas apostas no turismo responsável. Como resultado, a Meliá Hotels International é a companhia espanhola com melhor reputação corporativa (Ranking Merco) e uma das mais atraentes para trabalhar em nível mundial.

Sobre a Meliá Hotels International no Brasil - No Brasil há 24 anos, a Meliá Hotels International é pioneira em seu segmento e é considerada uma das 3 Melhores Redes Hoteleiras do País por sua trajetória de grande sucesso. Atuando principalmente no segmento de hotéis “business”, a rede – que atualmente administra diversos empreendimentos localizados nas cidades de São Paulo, Campinas, Brasília e Recife, sob as marcas Meliá Hotels & Resorts e TRYP by Wyndham, traz para o Brasil a marca Gran Meliá Hotels & Resorts – sua marca de luxo mais universal e emblemática - com a abertura do espetacular Gran Meliá Nacional Rio, no Rio de Janeiro. Os hotéis administrados pela rede no Brasil foram selecionados pelo guia Michelin em 2015 e 2016, e receberam o Certificado de Excelência 2016 do TripAdvisor. Mais informações no site: www.melia.com.

***Expedição Suinocultura vai ao Mercado***


Crédito da foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo.

***O Mercado Municipal de Curitiba, ambiente tradicional da feira e da gastronomia paranaense, será o palco de encerramento da Expedição Suinocultura – projeto que faz um levantamento técnico-jornalístico da carne suína no Brasil. O evento ocorre neste sábado (26), às 11hs, e vai reunir representantes de todos os elos da cadeia produtiva, inclusive o consumidor.

Os participantes terão a oportunidade de degustar pratos à base de carne suína. “A Expedição Suinocultura discutiu produção, tecnologia e mercado, mas também atuou na promoção do consumo, que sustenta a atividade dentro da porteira”, disse o gerente do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo e coordenador do projeto, Giovani Ferreira. “Escolhemos fazer este momento no Mercado Municipal porque o espaço traduz essa interdependência, pois representa tanto o produtor, quanto o consumidor”, explica.

Roteiros - Entre agosto e outubro deste ano, a Expedição Suinocultura visitou aviários, indústrias, cooperativas e entidades representativas do setor no Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais para traçar um diagnóstico da atividade no país. Os quatro estados concentram 80% da cadeia da suinocultura brasileira e são responsáveis pela produção de mais de 2,5 milhões de toneladas da proteína por ano. Os roteiros de campo ocorreram em um período de instabilidade para o setor. A escassez do principal insumo da produção, o milho usado como alimento, tem elevado os custos dos criadores.

Segundo Ferreira, “a equipe foi a campo discutir os problemas e desafios e assim apontar tendências do segmento e quais os para superar a crise”, afirma o coordenador do projeto, Giovani Ferreira. Serviço: Encerramento da Expedição Suinocultura 2016 Data: Sábado, 26 de novembro de 2016 Horário: das 11h às 14h30 Local: Espaço Arena – Mercado Municipal de Curitiba Endereço: Avenida Sete de Setembro, 1865 – Curitiba (PR).

Sobre a Expedição Suinocultura 2016 - A Expedição Suinocultura é uma iniciativa do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo, que detém o know-how e a capilaridade da Expedição Safra, realizada há dez temporadas. O projeto consiste em um diagnóstico técnico-jornalístico da cadeia da carne suína no Brasil com roteiros pelos principais estados produtores: Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais.

Em sua primeira edição, a Expedição Suinocultura conta com o apoio técnico e financeiro da Frimesa, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), do Banco do Brasil, da Associação Paranaense de Suinocultores (APS), da Suinosul e da Confraria do Leitão. Saiba mais: www.expedicaosuinocultura.com.br.

***Institutos Joanir Zonta e Robert Bosh fizeram mutirão na ONG Forja***

***Como forma de contribuir com o trabalho da ONG Forja, que atua na formação de 80 jovens e adolescentes em vulnerabilidade social, 52 voluntários dos Institutos Joanir Zonta, que é mantido pelo Condor Super Center, e Robert Bosh fizeram um mutirão, em novembro, para realizar reparos e pinturas no local. A ONG trabalha em contra turno escolar, promovendo aula de informática, esporte e línguas estrangeiras.

Em 2015, a instituição foi uma das beneficiadas pela Campanha Solidária Condor, uma ação de responsabilidade social em que parte do valor da venda dos produtos anunciados em tabloides especiais são revertidos em vale-compras, que podem ser trocados por alimentos, produtos de higiene e limpeza, bazar, roupas e eletros, em qualquer uma das 43 lojas da rede.

“Auxiliamos também a comunidade, pois quando realizamos benfeitorias em uma instituição que contribui para o desenvolvimento social de uma região, também estamos contribuindo para um futuro melhor para o nosso país”, afirma. A ONG Forja está localizada na Rua Angela Alves de Jorge Souza, 155 – Campo de Santana, Curitiba – PR.

***Condor realiza 72 horas de ofertas com descontos que podem chegar a 50%***

***Acontece nos dias 25, 26 e 27 de novembro o “Final de Semana Arrasador Condor”, que vai contar com descontos que podem chegar a até 50% em todas as lojas da rede. 

Para facilitar a compra de produtos de eletro, a rede vai pagar a 1ª parcela das compras acima de 300 reais destes produtos, desde que parceladas em 1+14x sem juros no Cartão Condor Mastercard ou em 1+14x fixas no Carnê Condor.

Com a proximidade do Natal, a campanha é uma boa opção para adquirir os presentes de final de ano com condições especiais, além de ser uma oportunidade para encher o carrinho com itens indispensáveis para a preparação das festas e para o período das férias escolares, em que o consumo dentro dos lares aumenta ainda mais.

O Condor já pratica uma política de preços competitivos, mas para esta ação a parceria com os fornecedores foi ainda maior, o que proporcionou uma seleção de ofertas com preços ainda mais arrasadores.

“Serão 72 horas de descontos, com promoções em todos os departamentos da loja. Conseguimos reunir um mix de ofertas variadas para atender às diversas necessidades dos nossos clientes”, destaca a diretora de marketing do Condor, Elaine Munhoz. As promoções podem ser conferidas no site a partir do dia 25/11 em www.condor.com.br.

***“MAC-MON: um diálogo” faz parte da programação semanal do MON***


Crédito da foto: Maria Franco.

***O Museu Oscar Niemeyer (MON) convida o público a participar das atividades oferecidas toda semana, aos domingos e quartas-feiras. Nesta semana, dias 27 e 30, a equipe da Ação Educativa do MON preparou oficinas e visita mediada pela exposição “MAC-MON: um diálogo”. No Domingo+Arte, 27, haverá oficina livre, das 11h às 17h.

O participante irá colocar a mão na massa e criar azulejos em argila. Quem quiser conhecer melhor a exposição “MAC-MON: um diálogo” poderá participar da visita mediada com a equipe da Ação Educativa, às 15h, no Olho.

Na Quarta Gratuita, 30, a programação se repete nos mesmos horários. Não é necessária inscrição prévia para participar das atividades, basta comparecer ao lugar indicado no horário marcado. A exposição “MAC-MON: um diálogo” é composta por uma seleção de obras do acervo do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC) e do acervo do Museu Oscar Niemeyer.

Entre os artistas expostos estão Arcângelo Ianelli, Daniel Senise, Eliane Prolik, Emanoel Araújo, Ione Saldanha, Maria Bonomi, Nelson Leiner, Osmar Chromiec, José Rufino, entre outros. Aos domingos, a entrada no MON custa R$ 12 e R$ 6 (meia-entrada). Maiores de 60 e menores de 12 anos têm entrada franca. Nas quartas a entrada sempre é gratuita. A retirada de ingressos no museu pode ser feita até as 17h30, na bilheteria.

Serviço: Domingo+Arte no Museu Oscar Niemeyer 27 de novembro de 2016 R$ 12 e R$ 6 (meia-entrada) Maiores de 60 e menores de 12 anos têm entrada gratuita Venda de ingressos: até as 17h30 Permanência no museu: até as 18h. Quarta gratuita no Museu Oscar Niemeyer 30 de novembro de 2016 Entrada franca das 10h às 18h Acesso até as 17h30. Programação: Domingo, 27 de novembro Oficina livre com a equipe da Ação Educativa Técnica: Azulejo em argila Horário: 11h às 17h Local: Sala de Oficina – subsolo Mediação com a equipe da Ação Educativa.


Exposição: "MAC-MON: um diálogo" Horário: 15h Local: Olho. Quarta-feira, 30 de novembro Oficina livre com a equipe da Ação Educativa Técnica: Azulejo em argila Horário: 11h às 17h Local: Sala de Oficina – subsolo Mediação com a equipe da Ação Educativa. Exposição: "MAC-MON: um diálogo" Horário: 15h Local: Olho. Museu Oscar Niemeyer Rua Marechal Hermes, 999 Visitação: Terça a domingo, das 10h às 18h www.museuoscarniemeyer.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário