terça-feira, 1 de novembro de 2016

Coluna do dia 01/11/16

***Ney Matogrosso no Psicodália 2017***


Crédito das fotos: Marcos Hermes.

***Em sua primeira participação no festival Psicodália, Ney Matogrosso está confirmado entre os headliners da 20.ª edição do festival multicultural. Ele apresenta o repertório do premiado e festejado projeto “Atento aos Sinais”, cuja turnê estreou em fevereiro de 2013, transformou-se em CD de estúdio no mesmo ano e ganhou edição ao vivo em CD e DVD pela Som Livre em 2014.

“Atento aos Sinais” tem um repertório de músicas assinadas por compositores consagrados, como Caetano Veloso (“Two Naira Fifty Kob”) e Paulinho da Viola (“Roendo as unhas”), mas que destaca a produção de novos nomes como Criolo (“Freguês da Meia-Noite”), a banda Zabomba (“Pronomes”), Dani Black (“Oração”), o alagoano Vítor Pirralho (“Tupi Fusão”), Dan Nakagawa (“Todo mundo o tempo todo”) e os cariocas do Tono (“Não consigo” e “Samba do Blackberry”).


“Muitos me procuram, vão aos shows e me entregam letras, discos gravados. Outros conheço através da internet. Sempre acho que numa dessas posso encontrar coisas interessantes, como tenho encontrado”, conta Ney. A última música escolhida para o repertório foi “Noite Torta”, de Itamar Assumpção, autor de outras duas canções do roteiro: “Isso não vai ficar assim” e “Fico louco”.

Desde 1988, quando gravou “Chavão Abre Porta Grande”, Itamar é presença constante nos projetos de Ney, que o considera “um dos maiores compositores da música brasileira”. Dirigido por Felipe Nepomuceno, o DVD registra a performance exuberante e hipnótica do artista em um cenário que inclui uma cadeira espelhada no centro do palco, onde Ney troca de figurino, e os flertes com a plateia, que mergulha de cabeça em um repertório sem concessões, que jamais envereda pelo caminho mais fácil.

“Atento aos Sinais é um show que me aproxima dos meus tempos de Secos & Molhados, mas é sobretudo um show pop. Sou um artista que gosta de arriscar, até porque sou intérprete, não sou compositor”, define. A turnê, que passou por Portugal, Argentina, Uruguai e pelas principais capitais do país, está perto de contabilizar 100 apresentações, em quase quatro anos de estrada.

O Festival - O Psicodália acontece durante o Carnaval 2017, na Fazenda Evaristo, em Rio Negrinho (SC). Estão confirmados também os shows de Céu, Cálix, Perotá Chingó, Recordando o Vale das Maçãs, Metá Metá e Trombone de Frutas, com a participação de Di Melo, além do eterno ‘tremendão”, Erasmo Carlos.

Ao todo serão em torno de 50 atrações musicais, além de oficinas, workshops, apresentações teatrais, de cinema e muitas atividades recreativas, para crianças e adultos. Interessados em apresentar propostas de oficinas podem encaminhar suas ideias para a produção por meio do site. 

Bandas interessadas em compartilhar os palcos com estas e outras grandes atrações também podem enviar suas propostas no site do evento. O Psicodália será de 24 de fevereiro a 1 de março de 2017 e para ficar por dentro de todos os detalhes e saber cada nova atração basta estar atento ao Facebook e ao site do evento.

A Fazenda Evaristo, área de 500 mil m2 de área verde, receberá estrutura de reforço, com portaria, estacionamento, bares e praça de alimentação 24 horas. Terá ainda ambulatório 24 horas, minimercado, feirinha e bazar e cinco grandes áreas de camping arborizadas, equipadas com banheiros, iluminação, limpeza e segurança. Os passaportes estão à venda pelo Disk Ingressos.

Serviço: Psicodália 2017 Quando: 24/02 a 01/03/2017 Onde: Fazenda Evaristo, em Rio Negrinho (SC) Passaportes: http://www.diskingressos.com.br/evento/4570 / Informações: www.psicodalia.com.br.

***Sucesso no lançamento do livro de Bibba Pacheco Lemanski***


Crédito das fotos: Antonio More.

Na foto 01: Bibba Pacheco Lemanski.



Na foto 02: Mariano Lemanski e Bibba Pacheco Lemanski.


Na foto 03: Bibba Pacheco e família.

***O lançamento do livro O Poder da Alegria da musicista e escritora Bibba Pacheco Lemanski realizado na semana passada foi um sucesso. Baseado nos Vedas, primeiros registros de sabedoria da humanidade o livro traz dicas valiosas de desenvolvimento pessoal, levando o leitor à obtenção do equilíbrio pleno, saúde perfeita e felicidade suprema. Durante 4 horas a autora recebeu fãs, admiradores, familiares e amigos na livraria Curitiba do ParkShoppingBarigüi.


O público foi estimado em mais de 300 pessoas. Musicista, Escritora, Mestre de Yoga/Educadora de Saúde&Bem-Estar, Mestre de Reiki e DJ internacional, Bibba Pacheco é detentora de uma das mais extraordinárias carreiras que uma artista ligada ao segmento da música eletrônica pode alcançar.


Seu talento excepcional vem com uma formação acadêmica brilhante: Bacharel em Comunicação Social/Publicidade e Propaganda, pós-graduada em Film/Cinematography/EUA, com diplomas em Psychology Coach pela Harvard University/EUA, Mestre de Yoga pela Chopra University/EUA, Mestre de Reiki certificada pela Spiritual Intuitive Reiki Energy Healing/EUA, Teoria da Música/Piano Clássico e Produção de Música Eletrônica – AIMEC. Dividido em nove capítulos, “O Poder da Alegria” é uma obra envolvente e singular, com ensinamentos profundos e práticos. “O autoconhecimento liberta.


”Nele o leitor terá a oportunidade de praticar a compreensão e aceitação de si mesmo, aprendendo a arte de viver. Ao obter equilíbrio estabilizará a sua vida nas áreas emocional, sentimental, física e espiritual. Ao desenvolver o seu poder interno e amor próprio, controlará as suas emoções, construindo relacionamentos saudáveis, atingindo assim uma existência plena, repleta de saúde, prosperidade, sucesso, paz, amor, liberdade e felicidade. Bibba Pacheco também ressalta o valor incomparável de cada pessoa.

***Energia: marco regulatório é tema de debate em Curitiba***


Crédito da foto: Divulgação.

***O modelo regulatório do setor elétrico brasileiro é um dos pontos de debate do painel Gestão Regulatória, que integra a programação do SENDI 2016 – XXII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica. O evento, que acontece de 7 a 10 de novembro, em Curitiba, espera receber cerca de 2 mil pessoas que terão a oportunidade de participar de abordagens sobre novas tecnologias, relacionamento de negócios, tendências, integração profissional e fontes alternativas e renováveis de geração de energia. O painel Gestão Regulatória acontece na terça-feira, dia 8, a partir das 8h30, e deve trazer importantes contribuições para o segmento.

As discussões serão moderadas por Solange Ribeiro, presidente do Neoenergia, maior grupo privado do setor elétrico do Brasil que atua em geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, com 10,6 milhões de unidades consumidoras atendidas por suas distribuidoras na Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

O painel conta ainda com a participação do ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Filho, do presidente da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Ruffino, e do presidente da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), Nelson Fonseca Leite. O gerente de regulação da Copel Distribuidora, Vicente Loiacono Neto, atua como secretário da discussão.

Visão geral do marco regulatório - O tema é particularmente espinhoso e sensível e, com certeza, gera muita polêmica e debates acirrados. Na visão dos analistas do mercado, a revisão do modelo regulatório do setor elétrico é essencial sob o risco de se voltar a vivenciar um racionamento de energia em dez anos. O setor exige alteração nas regras, em virtude da crescente introdução de fontes de energia, como a eólica e a solar, e o desenvolvimento da geração distribuída, entre outras transformações. Outro assunto que deverá nortear os debates do painel envolverá a questão da forte migração para o mercado livre de consumidores especiais.

Para Nelson Fonseca Leite, presidente da Abradee, o atual marco regulatório do setor elétrico produziu resultados satisfatórios nos últimos anos, mas vem se deparando com novo contexto tecnológico, social e ambiental, de modo que a matriz de risco das atividades do setor precisa ser revisada. “Está na hora de promover aperfeiçoamentos nesse marco, por meio de uma ampla discussão com representantes de todos os segmentos do setor”, afirma.

Cabe lembrar que o marco regulatório do setor elétrico brasileiro foi definido pela Lei 10.848/2004, que estabelece regras claras, estáveis e transparentes. O regramento possibilita a efetiva garantia do suprimento para o mercado e a expansão permanente das atividades intrínsecas do setor (geração, transmissão e distribuição). A expansão vincula-se à segurança e à busca da justa remuneração para os investimentos, assim como à universalização do acesso e do uso dos serviços - além da modicidade tarifária, em um horizonte de curto, médio e longo prazo.

As modificações introduzidas pela Lei 10.848 trouxeram novas perspectivas ao setor, tendo como horizonte a retomada dos investimentos na geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Para o presidente da Abradee, o seminário como um todo torna-se um ambiente desafiador para o setor de energia elétrica do Brasil. Ele acredita que o encontro, que reunirá as principais concessionárias de energia elétrica do país, trará à mesa de debates sugestões para contribuir no resgate da sustentabilidade do negócio.

Ele lembrou que as distribuidoras têm um papel fundamental em todo o modelo regulatório considerando sua atuação: correspondem a 99,5% do mercado de distribuição de energia elétrica do país, atendem a 77 milhões de consumidores e são responsáveis por um investimento da ordem de R$ 12 bilhões. Promovido pela Abradee (Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica) e coordenado pela Copel, o SENDI 2016 acontece no Expotrade e traz ainda painéis sobre clientes, inovação e ética, além de exposição e apresentação de trabalhos científicos.

A programação começa no dia 4, com um Hackathon que desafia estudantes a encontrarem soluções viáveis e inovadoras para o setor de energia e cidades inteligentes. O evento conta ainda com o Rodeio Nacional de Eletricistas, que vai de 5 a 7 de novembro, no mesmo espaço. As inscrições para o evento estão abertas e podem ser realizadas pelo site www.sendi.org.br. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail sendi2016@copel.com ou no telefone (51) 3061-3000.

Serviço: SENDI 2016 - XXII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica Data: 7 a 10 de novembro de 2016 Local: Expotrade – Curitiba – PR. VI Rodeio Nacional de Eletricistas Data: 5 a 7 de novembro de 2016 Local: Expotrade – Curitiba – PR. Hackathon SENDI Data: 4 a 6 de novembro de 2016 Local: Expotrade – Curitiba – PR.

Sobre o SENDI - Realizado desde 1962, o SENDI – Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica é considerado o maior evento do setor na América Latina. Ao longo de 21 edições, realizadas em 12 cidades diferentes, já reuniu mais de 22 mil participantes, além de presidentes da República, governadores, ministros de Estado e representantes das maiores distribuidoras públicas e privadas do País. Parâmetro no processo de modernização do setor e na apresentação de inovações da área, o SENDI já teve ao longo de sua história a exposição de mais de 3 mil contribuições técnicas e mais de 200 diferentes temas abordados.

Sobre a Copel - A Copel é responsável pela distribuição de energia para cerca de 4,5 milhões de clientes de 393 municípios do Paraná – além de Porto União, em Santa Catarina. Eleita a melhor distribuidora de energia do Brasil na Pesquisa Abradee 2015, a Copel administra 190 mil km de redes de distribuição, possui 2,8 milhões de postes e 361 subestações, com potência instalada de 10,5 mil megavolt-ampère (MVA). 

A empresa conta com postos de atendimento espalhados por todos os municípios da área de concessão. Para a comodidade do cliente, a Copel oferece uma grande variedade de canais de atendimento, como aplicativo para smartphones e tablets, agência virtual, e-mail, chat e call center (0800 51 00 116).

Sobre a Abradee - A Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) é uma sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos. A história da Associação teve início com a criação do Comitê de Distribuição (CODI), em agosto de 1975 e, posteriormente em 1995, com a constituição jurídica da instituição. São 40 anos de dedicação ao desenvolvimento do setor de distribuição de energia elétrica brasileiro. 

A Abradee reúne 51 concessionárias de distribuição de energia elétrica - estatais e privadas - atuantes em todas as regiões do país e que juntas são responsáveis pelo atendimento de 99,6% dos consumidores brasileiros. Sediada em Brasília, presta serviços de apoio às suas associadas nas áreas técnica, comercial, econômico-financeira e institucional.

***Arezzo lança coleção Alto Verão 2017*** 

***Está chegando o momento mais quente do ano. Chega às lojas Arezzo de todo o Brasil no dia 3 de novembro (quinta-feira) o Alto Verão 2017, que está simplesmente apaixonante.

Em Curitiba, a loja do Shopping Mueller recebe clientes e convidadas com um coquetel para marcar a data. 

Cheio de bossa e muito astral, a coleção traz produtos ícones reconstruídos, apostando no metalizado, nas cores vibrantes e muito mais.

As peças vem com um mood tropical, de estampas floridas aos tons terrosos e naturais. As cores e os metalizados trazem muita informação de moda.

Botânica Tropical - As ricas estampas, cores e grafismos inspirados na fauna e flora são a grande aposta do momento.

Cooltura - As aplicações de patches, os jeans, os metalizados, em especial os coloridos, se destacam como elementos modernos e divertidos.

Solo Latino - Tons terrosos e materiais artesanais, as solas de cortiça, os tecidos naturais, as cordas, os tressês e macramês predominam.

Varadero - Predominam neste mood o mix de azuis, as listras e cordões náuticos, além do tom de laranja inspirado no nascer do sol, como principal ponto de cor.

La Fiesta - Cordões, amarrações e bordados em pérolas são destaque, além referências de outros elementos marítimos como conchas, corais e estrelas do mar.

Maior marca de varejo de calçados fashion da América Latina, a Arezzo tem seis lojas em Curitiba – nos shoppings Crystal, Curitiba, Mueller, Palladium Pátio Batel e ParkShoppingBarigui – para atender a exigente consumidora curitibana com itens de alta qualidade e design contemporâneo.

Serviço: Arezzo Shopping Mueller – lançamento Alto Verão 2017 Dia 3/10 - A partir das 18 horas.

***Meliá Hotels International recebe prêmio Comunicação & Destaque 2016***


Crédito da foto: Divulgação.

Na foto: Denise Meyer, diretora de marketing da Meliá Hotels International Brasil.

***Pelo segundo ano consecutivo, a Meliá Hotels International foi premiada no evento Comunicação & Destaque 2016, na categoria Destaque na Hotelaria, que aconteceu na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, no dia 26 de outubro. Foram premiadas as personalidades com maior destaque em 2016, do mundo artístico, social e empresarial, considerando os mais votados pelo público.

Denise Meyer, diretora de marketing da Meliá Hotels International Brasil, recebeu o prêmio das mãos do repórter Carlos Cavalcante, da Rede Record de Televisão. O evento reuniu cerca de 200 pessoas entre convidados, políticos, artistas, profissionais do setor, além da imprensa nacional, que esteve presente para prestigiar os vencedores.

Sobre a Meliá Hotels International - Fundada em 1956 em Palma de Mallorca (Espanha), a Meliá Hotels International é uma das maiores empresas hoteleiras do mundo e líder absoluta na Espanha. Atualmente, conta com mais de 370 hotéis, abertos e em processo de abertura, em mais de 40 países pelas marcas Gran Meliá, Meliá Hotels & Resorts, Paradisus Resorts, ME by Meliá, Innside by Meliá, TRYP by Wyndham e Sol Hotels.

O foco estratégico na expansão internacional transformou a rede na primeira empresa hoteleira espanhola que opera na China, nos Estados Unidos e nos Emirados Árabes, mantendo sua liderança em mercados tradicionais como Europa, América Latina e Caribe. 

Além disso, destaca-se seu modelo de negócios diversificado (uma das principais hoteleiras gestoras do mundo), seu crescimento apoiado em grandes alianças estratégicas e suas apostas no turismo responsável. Como resultado, a Meliá Hotels International é a companhia espanhola com melhor reputação corporativa (Ranking Merco) e uma das mais atraentes para trabalhar em nível mundial.

Sobre a Meliá Hotels International no Brasil - No Brasil há 24 anos, a Meliá Hotels International é pioneira em seu segmento e é considerada uma das 3 Melhores Redes Hoteleiras do País por sua trajetória de grande sucesso. 

Atuando principalmente no segmento de hotéis “business”, a rede – que atualmente administra diversos empreendimentos localizados nas cidades de São Paulo, Campinas, Brasília e Recife, sob as marcas Meliá Hotels & Resorts e TRYP by Wyndham – instala no Brasil a marca Gran Meliá – sua marca de luxo mais universal e emblemática - com a abertura do espetacular Gran Meliá Nacional Rio, no Rio de Janeiro. 

Os hotéis administrados pela rede no Brasil foram selecionados para o guia Michelin em 2015 e 2016, e receberam o Certificado de Excelência 2016 do TripAdvisor. Mais informações no site: www.melia.com.

***Grupo Pitlak veste a camisa da campanha “Outubro Rosa”***


Crédito das fotos: Divulgação.

***O Grupo Pitlak, indústria líder em alimentos congelados em Curitiba, aderiu ao “Outubro Rosa”. As mais de cem funcionárias da indústria receberam informativos e profiterolis com cobertura rosa para lembrarem da importância do autoexame.


Além dos folhetos explicativos e da sobremesa, a empresa ainda presenteou com flores rosas todas as mesas do escritório. O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres e o segundo mais frequente do mundo, perdendo apenas para o câncer de pulmão.


“Buscamos incentivar e orientar nossos colaboradores para prevenção do câncer de mama, pois quanto mais cedo for descoberto maior a chance de cura”, salienta Cassia Vornez, responsável pela área de Marketing do Grupo Pitlak. “Incentivamos nossas colaboradoras a procurarem acompanhamento médico e a realizarem o exame de mamografia” comenta.

***Amigos do HC e Madero servem brigadeiro na panelinha para crianças que lutam contra o câncer***

***Brigadeiros na panelinha vão alegrar a manhã desta terça-feira (1.º) das crianças que fazem tratamento contra o câncer no ambulatório do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná. 

As sobremesas serão servidas pelo Restaurante Madero para os pequenos pacientes e seus acompanhantes. 

A ação, feita em conjunto com a Associação dos Amigos do HC, começa às 9h30 e inclui a entrega de jogos americanos para colorir, giz de cera e quebra-cabeças. O Madero também doará dois aparelhos de DVD para a área infantil, além de DVDs infantis. 

Sobre a Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas - A Associação dos Amigos do HC é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em setembro de 1986, que trabalha para angariar recursos e congregar esforços da comunidade em prol do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná. 

A Associação está localizada na Avenida Agostinho Leão Júnior, 336, Alto da Glória, em Curitiba. Doações podem ser feitas pelo 0800-6011010, pelo site www.amigosdohc.org.br ou por depósito no Banco Itaú, agência 4122, conta corrente 17762-1. Empresas que declaram lucro real podem destinar até 1% do imposto para os projetos da instituição e pessoas físicas podem destinar até 6% do valor do imposto devido. 

Sobre o Madero - Em 2005, o chef Junior Durski inaugurou o primeiro restaurante Madero, no centro histórico de Curitiba, com a premissa de oferecer uma comida saudável e gostosa, além de um atendimento de qualidade num ambiente diferenciado. 

Hoje, são mais de 80 restaurantes espalhados em diversas cidades do país, nos Estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Goiás, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Espírito santo, Minas gerais, além do Distrito Federal. A rede também tem um restaurante em Miami, nos Estados Unidos. 

***Elogiada internacionalmente, Banda Graveola se apresenta pela primeira vez em Curitiba***


Crédito da foto: Divulgação.

***A banda mineira Graveola vem a Curitiba para o lançamento do álbum Camaleão borboleta, no dia 11 de novembro (sexta-feira). O sexteto, que pela primeira vez se apresenta na capital paranaense, estará no palco do Teatro do Paiol a partir das 20h, como atração do projeto Brasis no Paiol. Com rumos bem traçados na sonoridade elétrica e psicodélica, Camaleão borboleta (Natura Musical) tem dez faixas autorais inéditas, trazendo referências de grupos como Novos Baianos, Doces Bárbaros e ritmos do maracatu, frevo, ijexá, pagode baiano e samba-reggae, o disco mostra o amadurecimento da sonoridade da banda.

O disco foi produzido por Chico Neves, responsável por discos de artistas como Lenine, Skank e O Rappa, e tem a participação especial de Samuel Rosa na faixa Talismã. No meio do ano, o sexteto esteve mais uma vez na Europa, continente que tem visitado nos últimos seis anos. Lá, a turnê de lançamento do álbum garantiu diversos elogios a seu trabalho em várias publicações internacionais, como o jornal ingles The Guardian e a revista musical Mojo. Apresentaram-se, por exemplo, no Roskilde, um dos festivais mais importantes do mundo, realizado na Dinamarca e que reúne 50 mil pessoas por dia.

Camaleão borboleta, sexto trabalho da banda mineira, surgiu da vontade do grupo em registrar o seu momento atual, num recorte sonoro festivo e pop de sua carreira. Buscando ancoragem em diversos ritmos afro-latino-americanos, o grupo nunca soou tão alegre e tropical. Em uma metamorfose ininterrupta, a banda desenvolveu, ao longo de 11 anos, uma sonoridade distinta, caracterizada principalmente por uma enorme empatia e por um diálogo franco com as mais diversas vertentes da música brasileira.

Fato claramente observável em sua discografia: Graveola e o Lixo Polifônico (2009), Um e meio (2010), Eu preciso de um liquidificador (2011), Dois e meio - Vozes invisíveis (2014) e o EP London Brigde (2015). Desse modo, a banda foi amadurecendo e enriquecendo por meio de um processo contínuo, privilegiando a porosidade e a capacidade de aglutinar novas informações a cada trabalho. O grupo é formado por LG Lopes, Luiza Brina, José Luis Braga, Bruno de Oliveira, Gabriel Bruce e Ygor Rajão.

Serviço: Graveola – Lançamento do álbum “Camaleão Borboleta” Data: 11 de novembro, sexta-feira, 20h Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia, conforme legislação) Local: Teatro do Paiol - Praça Guido Viaro, s/n. Pontos de venda (somente dinheiro): bilheteria do Paiol (terça a sexta, das 13h30 às 19h; sábado e domingo, das 15h até o horário do evento) e Restaurante Mezanino das Artes (Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 805, segunda a sábado, das 11h30 às 23h).

***Secretaria da Cultura debate o racismo institucional no Mês da Consciência Negra***


Crédito da foto: Fernanda de Castro Paula.

***A Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) promove, em novembro, o Mês da Consciência Negra, celebração que já faz parte do calendário de atividades da pasta. Este ano a programação está voltada para a superação do racismo institucional, com diversas atrações culturais programadas no Museu Paranaense (MP), como debates, oficinas, palestras e um seminário.

“Pretendemos contribuir para a valorização dos povos afrodescendentes a partir de sua história, seu protagonismo, seus valores e suas expressões culturais, principalmente por meio do diálogo democrático, em que não exista a afirmação de uma cultura sobre a outra”, explica o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani.

A programação do Mês da Consciência Negra no Museu Paranaense é resultado de uma grande articulação com diferentes representantes do meio cultural e foi elaborada pela SEEC em parceria com as secretarias da Educação (SEEC) e Família e Desenvolvimento Social (SEDS), o Conselho da Promoção da Igualdade Racial (CONSEPIR) e o Conselho Estadual de Cultura (CONSEC).

Para a presidente do Consepir, Edna Aparecida Coqueiro, o seminário deve fomentar o debate e propor medidas visando à prevenção e à superação do racismo institucional. “É bastante comum afirmarmos que no Brasil não existe racismo, tendo em vista a naturalização das ideologias racistas, que historicamente promoveram e promovem a hierarquização dos grupos étnicos. No entanto, percebemos, cotidianamente, as condições desiguais e as barreiras de acesso que excluem ou anulam os diretos da população negra”.

O seminário “Reflexões, percepções e desafios para a superação do racismo institucional” ocorre nos dias 17 e 18 de novembro de 2016, no Museu Paranaense. A programação, que inclui palestras e oficinas, inicia às 8h30 e segue até as 17h30 em ambos os dias. Informações sobre inscrições para o seminário pelo e-mail mp.acaocultural@seec.pr.gov.br ou no telefone (41) 3304-3314. As vagas são limitadas.

Atrações - Além do seminário, o Museu Paranaense oferece uma programação artística intensa de 20 a 25 de novembro. “Essa programação foi pensada com muito carinho, não só pelos técnicos do museu, mas com diversas entidades. A partir daí nós montamos essa programação, que vai contar diversos aspectos culturais, com fotografias, com música, palestras e discussões. Isso tudo vai trazer um enriquecimento muito grande e uma aproximação da cultura do Paraná junto aos diversos movimentos da consciência negra que temos por aqui”, comenta o diretor do Museu Paranaense, Renato Carneiro.

Programação geral - Além da programação no Museu Paranaense, várias atividades ligadas à cultura afro serão realizadas durante o Mês da Consciência Negra, como caminhadas, saraus, ciclo de estudos, lançamento de livro, mostras coletivas, cortejos e shows. Confira a programação completa no site www.cultura.pr.gov.br.

Serviço: Mês da Consciência Negra Seminário “Reflexões, percepções e desafios para a superação do racismo institucional” Data: 17 e 18 de novembro de 2016 Local: Museu Paranaense Endereço: Rua Kellers, 289 – Alto São Francisco. Curitiba – PR Inscrições: mp.acaocultural@seec.pr.gov.br | (41) 3304-3314.

***Projeto Eu Digo X comemora o Dia Nacional de Conscientização Sobre a Síndrome do X Frágil***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Para comemorar o Dia de Conscientização Sobre a Síndrome do X Frágil, o Projeto Eu Digo X realizou uma ação no Shopping Mueller com exposição do carro de corrida do piloto Lico Kaesemodel, que dá nome ao instituto mantenedor do Projeto.


Na ocasião, foram distribuídas cartilhas e informativos sobre a Síndrome do X Frágil, pela equipe do Projeto Eu Digo X. Camisetas Eu Digo X também foram vendidas com o objetivo de captar recursos para exames de diagnóstico da Síndrome.


Atualmente, o Projeto Eu Digo X é responsável pelo cadastro de mais de 300 famílias, auxiliando no mapeamento da síndrome no Paraná e em outros estados do Brasil, para que, com números em mãos, seja possível pleitear junto às autoridades, melhoria nos atendimentos de saúde, exames, acompanhamento nas redes de ensino, entre outros.

Junto ao projeto, as famílias atendidas também têm conseguido a resposta que procuravam por tantos anos. Campanhas de captação de recursos têm auxiliado no pagamento de exames de diagnóstico da Síndrome do X Frágil, feitos, no MAM – Medicina Nuclear e Genética, em Curitiba.

Após a confirmação da síndrome, o Projeto Eu Digo X, trabalha com o aconselhamento genético das famílias e encaminha para tratamento, em parceria com o Hospital de Clínicas do Paraná. Para mais informações e orientações, acesse o site www.eudigox.com.br ou entre em contato pelos telefones 3156-0309 e 9103-4847.

***Do Leste Europeu para Curitiba***


Crédito da foto: Divulgação.

***Yanina Viland nasceu em Donetski, na Ucrânia, em 1989, quando o país ainda fazia parte da antiga União Soviética. Começou a tatuar em 2008, aos 18 anos, e se mudou para a Rússia, onde viveu por seis anos, manteve um estúdio próprio e deu visibilidade internacional a seu trabalho autoral, que rompeu as fronteiras do Leste Europeu.

Agora, aos 27 anos, ela tomou uma decisão importante em sua vida: mudar definitivamente para o Brasil. A cidade escolhida foi Curitiba, e seu local de trabalho pelos próximos dois anos será a Galeria e Estúdio Teix. O desejo de viver aqui surgiu logo em suas primeiras visitas ao país. Acostumada com a frieza das pessoas em St. Petersburg, a receptividade dos brasileiros a cativou. “Estive no Brasil pela primeira vez há alguns anos e gostei das pessoas, da atmosfera.

Os últimos seis anos que morei na Rússia convivi com pessoas muito distantes, fechadas, eu não gostava daquilo. Na segunda vez que vim, visitei vários locais procurando um lugar para mim, um lugar onde eu fosse querer morar. Tentei São Paulo, Rio, Belo Horizonte, mas foi em Curitiba que me encontrei, foi daqui que gostei. Quando cheguei aqui entendi que era o meu lugar”. Quando esteve na cidade pela primeira vez, Yanina participou do programa de guests da Teix – fator que também influenciou em sua decisão de morar na capital paranaense.

“A Teix me dá a sensação de estar em família. Poderia trabalhar em qualquer estúdio no Brasil, mas aqui tem esse viés familiar, me sinto confortável. Além disso, o estúdio tem recebido muitos tatuadores de várias partes do mundo em seu programa de guests, o que proporciona conhecer muitas pessoas, muitos artistas, possibilita essa troca de ideias. 

Notamos que artistas de muitos países querem vir para cá, isso é muito bom”, diz. A vontade de vir morar aqui veio ao encontro de um antigo desejo da Teix. “Em 2014, conhecemos o trabalho da Yani através de publicações na internet. Desde então começamos a acompanhar sua evolução. Em 2015 fizemos um primeiro contato, e no começo deste ano ela esteve por aqui.

Foi assim que começou uma parceria que nos fez pensar mutuamente na possibilidade de residência. O processo durou alguns meses, e estamos felizes por conseguir trazê-la e ajudá-la a conseguir o visto de trabalho”, conta Jo Maciel, sócia da Teix. Agora, Yanina é uma das primeiras, senão a primeira, tatuadoras estrangeiras a receber visto de trabalho no Brasil. A chegada da artista ucraniana é resultado de uma significativa evolução no método de trabalho do estúdio, que há alguns anos passou a convidar artistas internacionais com destaque por um trabalho artístico e autoral.

“Em 2017 pretendemos facilitar o uso da galeria para residências artísticas curtas que resultem em uma ocupação inédita com propostas de intervenções na pele e em outros suportes. Desta forma pretendemos encorajar os artistas a saírem de seus países para conhecer a cidade de Curitiba e viver uma rica experiência”, finaliza Jo. Somente em 2016, o programa de guests do Estúdio Teix já recebeu 38 artistas distintos e ainda hospedará alguns nos últimos meses do ano. Em seu novo endereço, inaugurado em maio, já foram realizadas três exposições.

Serviço: A agenda de Yanina já está aberta para trabalhos a partir de 01/11. Informações e agendamentos pelo fone 41 3018-2732 ou pelo e-mail estudioteix@gmail.com.

***Circuito Sesi de Blues apresenta Leo Torresini em São José dos Pinhais e Curitiba***


Crédito da foto: Divulgação.

***Nos próximos dias 4 e 5 de novembro, o projeto Circuito Sesi de Blues apresenta o guitarrista e cantor carioca Leo Torresini, acompanhado pela contrabaixista londrinense Sara Delallo e o baterista inglês Alexei Guittens. Ele sobe nos palcos do Teatro Sesi São José dos Pinhais (no dia 4) e do Teatro Sesi Portão (5) com um show didático, executando clássicos do blues, com comentários sobre aspectos históricos, musicais das obras e curiosidades sobre as lendas do blues. Os ingressos são gratuitos.

Leo Torresini, veterano da cena Blues Carioca já esteve tanto tocando, como trabalhando na produção de festivais de Jazz e Blues do Brasil. Como guitarrista pôde ser visto nos principais palcos do gênero do país (Circo Voador, Canecão, Bourbon Street Music Club, Rio das Ostras Jazz & Blues). O cantor se apresenta também em outras duas cidades pelo Circuito Sesi de Blues: Londrina (no dia 1º) e Pato Branco (3).

Sobre Leo Torresini - Integrante da “Big Joe Manfra Blues Band”, de 2003 a 2007, se apresenta em diversos festivais internacionais de música de norte a sul do Brasil, como Festival de Blues de Ibitipoca e de Guaramiranga. Com Big Joe Manfra participa da gravação do primeiro DVD de blues brasileiro “Big Band Ao Vivo”, se apresenta no Programa do Jô da TV Globo e participa, no Canecão, do show de abertura do John Mayall. Em 2008 e 2009, é guitarrista de shows da banda do gaitista Jefferson Gonçalves em palcos do Rio de Janeiro.

Em 2009, como integrante da banda Beale Street, viaja em turnê pelo sul do Brasil e Argentina. Em 2015, durante 6 meses viveu entre Portugal e Inglaterra, tocando com bandas de Blues e vivendo novas experiências musicais. No mesmo ano, morou durante 6 meses na Louisiana (EUA), onde tocou com músicos locais em diversas casas e bares da região. No Rio de Janeiro, com Leonardo Vieira e Tony Lupidi, é integrante do The Hustlers (trio de Mandolin, Guitarra e Violão), com repertório de Folk Blues que evoca canções clássicas dos anos 30, 40, 50 e 60.

Serviço: Circuito Sesi de Blues apresenta Leo Torresini Data: 4 de novembro Horário: 20h Local: Teatro Sesi São José dos Pinhais. Rua XV de Novembro, 1800. Centro. São José dos Pinhais – PR Mais informações: (41) 3398-4100 Ingressos gratuitos. Sujeito a lotação do espaço. Data: 5 de novembro Horário: 19h Ingressos: gratuitos, com retirada uma hora no dia e local. Sujeito à lotação do espaço Local: Teatro Sesi Portão – Rua Padre Leonardo Nunes, 180 – Portão – Curitiba/Pr. Informações: (41) 3271-8450.

Nenhum comentário:

Postar um comentário