sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Coluna do dia 04/11/16

***Santa Mônica inaugura um dos melhores complexos aquáticos do Brasil neste sábado***


Crédito das fotos: Cleber Patricio.

***Um dos mais tradicionais clubes do Paraná, o Santa Mônica Clube de Campo, inaugura neste sábado, dia 5 de novembro, o seu Complexo Aquático. Destaque para a nova piscina olímpica projetada com equipamentos de última geração, contando com sistemas de filtragem, aquecimento de água com energia renovável de pellets e reaproveitamento de água das chuvas.

Ela conta com as dimensões oficiais exigidas pela Federação Internacional de Natação (FINA), e já homologada para sediar competições estaduais, nacionais e internacionais. Com essa nova infraestrutura, o Clube tem o objetivo de atender a uma demanda reprimida por parte dos associados e utilizar para a formação de atletas de alto rendimento, visando as Olimpíadas de Tóquio, em 2020.


A obra que teve início no mês de outubro de 2013, contou com um investimento de mais de R$ 12 milhões com recursos próprios, que incluem ainda a urbanização e estacionamento do local. Além disso, contou com equipamentos fornecidos em parceria com a Confederação Brasileira de Clubes - CBC e Ministério do Esporte, os quais proporcionam um sistema completo de cronometragem, por meio de um moderno placar eletrônico com sistema integrado, sensor de placas e blocos de partida, semelhantes aos que foram utilizados nas Olimpíadas Rio 16.

Com as novas instalações, o Santa Mônica Clube de Campo poderá atender ainda melhor os seus associados, proporcionando uma excelente infraestrutura para as atividades aquáticas. Além disso, servirá para a preparação dos futuros nadadores, através do Programa de Formação de Atletas, desenvolvido em conjunto com a Confederação Brasileira de Clubes, beneficiando os moniquenses e a comunidade para fortalecer o esporte paranaense e brasileiro.

“Com essa piscina olímpica, passamos a contar com uma das instalações mais modernas do país, podendo atender melhor os nossos associados, fornecendo condições para que possam realizar as suas atividades aquáticas durante o ano todo, podendo contar com todo o conforto e tecnologia a seu favor. Também, teremos condições ideais para sediarmos competições estaduais, nacionais e internacionais”, comenta o presidente Aniceto Zanuzzo.


Tecnologia e Meio Ambiente - Na construção da piscina olímpica, o Santa Mônica Clube de Campo teve a preocupação de aliar inovação, tecnologia e preocupação ambiental. Ela foi projetada com a utilização de equipamentos de ponta no sistema de filtragem e segue as normas internacionais, permitindo filtrar os 2,6 milhões de litros de água em 6 horas, com três conjuntos de filtros, conforme normas oficiais da FINA.

Um diferencial inovador e ecologicamente correto é no aquecimento da água através da energia gerada com a utilização de pellets, que se trata de energia reaproveitável, vindo de resíduos de serragem e cepilhos de reflorestamento, o que permite que este custo seja inferior as demais tecnologias empregadas. Para a captação da água das chuvas, foi implantado um sistema de reaproveitamento da água, que conta com um reservatório para comportar 10 mil litros.

A água captada através das calhas do telhado passa por um sistema de filtragem antes de ser represada e através de bombas de comando, será utilizada nos vasos sanitários dos banheiros do Complexo. A casa de máquinas foi projetada com corredores nas quatro laterais da piscina e galeria centralsubterrânea. Assim, será possível fazer manutenções preventivas e corretivas em todas as partes das instalações hidráulicas, sem interferir no funcionamento das atividades aquáticas.

O Complexo - O Complexo conta com estrutura total de 7.243,65 m², formada por 1 piscina olímpica de 50m x 25m x 2,10m, 1 piscina semiolímpica de 15m x 25m x 1,40m, 1 piscina para adaptação aquática de 15m x 5m x 0.90m. Todas as estruturas são cobertas, aquecidas e com vestiários masculino, feminino e infantil. Além disso, o Santa Mônica Clube de Campo possui um Parque Aquático Externo, integrado por 5 piscinas, sendo 2 infantis.

A nova piscina conta ainda com arquibancada, sala de máquinas, tecnologia acústica nos vidros, iluminação de lead e cobertura termo acústica. Todas as instalações serão utilizadas para aulas de natação iniciante a master, hidroginástica e ainda para atividades de lazer e recreativas para associados do Santa Mônica Clube de Campo.

Formação de atletas - Em conjunto com a CBC, o Santa Mônica Clube de Campo tem desenvolvido o Programa de Formação de Atletas. Essa parceria contribui na aquisição de todo o equipamento e material esportivo necessário para o desenvolvimento e aperfeiçoamento do esporte olímpico.

A finalidade é aumentar o número de crianças que desenvolvem a atividade, com a presença de associados nas escolinhas de base, além de promover a inclusão social de crianças, com intuito de fornecer mais atletas para as categorias principais e seleções, oportunizando que novos jovens possam se revelar como talentos esportivos.

Serviço: Inauguração do Complexo Aquático Santa Mônica Clube de Campo Data: 5 de novembro de 2016 – às 10 horas (para associados, autoridades e imprensa) Local: Santa Mônica Clube de Campo (Rod. Régis Bittencourt, 5000 - Mauá, Colombo – PR) Site: www.santamonica.rec.br.

***Globo Repórter mostra as belas paisagens da Noruega***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Nesta sexta-feira, 04/11, Globo Repórter leva o público para uma viagem nas belas paisagens da Noruega. Durante três semanas a equipe da RPC esteve no país e o resultado é um perfil do país que é considerado um dos melhores lugares do mundo para se viver, apesar do custo de vida altíssimo.

Por doze anos seguidos, a Noruega tem conseguido alcançar o maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do mundo. Mas não foi sempre assim: o país já foi um dos mais pobres da Europa, mas, no início dos anos setenta, descobriu uma riqueza incalculável em petróleo e gás no oceano. Isso fez com que a nação conseguisse dar um salto gigantesco em poucas décadas.

O que lucrou com o petróleo e mais os altos impostos cobrados foram usados na redução de desigualdades sociais, em criar serviços públicos de qualidade e para formar uma reserva para quando o petróleo acabar. Hoje, o fundo soberano norueguês é o maior do mundo e tem quase novecentos bilhões de dólares. A produção também percorre as belezas naturais mais conhecidas da Noruega: os fiordes. Por todo o país são mais de mil fiordes, um cenário perfeito para quem gosta de aventuras, mesmo com o clima adverso.


Nos meses de inverno, no norte do país, o sol não aparece nunca e as temperaturas são negativas o tempo todo. Por outro lado, no verão, o sol da meia noite clareia as paisagens vinte e quatro horas por dia. É neste cenário que a RPC leva o público para explorar trilhas íngremes e escalar a maior escada de madeira do mundo, a escadaria de Florli, que tem 4.444 degraus. 

O país é também o berço da civilização viking, e possui um produto nacional conhecido mundo afora: o bacalhau. Visitar uma família de pescadores e saborear essa iguaria fresca, também está no roteiro dessa viagem.

Para fechar a aventura, um passeio até o arquipélago de Svalbard, no meio do caminho entre a Noruega e o polo norte, região tão remota e gelada que tem até uma cidade fantasma: Pyramiden. A reportagem é de Dulcinéia Novaes, imagens de Ramon Pereira e Edson Pereira de Lima e produção e direção de Norberto Oda. O Globo Repórter vai ao ar nesta sexta-feira, 4, na RPC, depois da novela A Lei do Amor.

Sobre a RPC: A RPC é uma empresa que faz parte do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), com suas oito emissoras de TV afiliadas à Globo no Paraná. A emissora é líder em audiência e pioneira na transmissão da TV Digital na região Sul do país.

Com tecnologia de ponta, disponibiliza uma programação de qualidade e diversificada para toda a população do Paraná. Também fazem parte do GRPCOM os jornais Gazeta do Povo e Tribuna, as Rádios 98FM, Mundo Livre FM Curitiba e Maringá, a unidade móvel de produção em alta definição HDView e o instituto de responsabilidade social, o Instituto GRPCOM.

***Associação Amigas da Mama recebe lenços da BPW Curitiba***


Crédito da foto: Marianne Mousfi.


Na foto: A diretora de Eventos da BPW Curitiba, Birgit Keller, e a diretora de Parcerias da BPW Curitiba, Alison Regina Lubascher.

***A BPW Curitiba entregou os lenços arrecadados para a Associação Amigas da Mama no dia 31 de outubro. Entre as associadas da BPW Curitiba e integrantes da Associação, estavam presentes mulheres com câncer de mama e mulheres que já superaram o problema e agora trabalham como voluntárias.

A estudante Hemilyn Grueter raspou os cabelos e fez doação à Associação Amigas da Mama. A associada e empresária Tainan Lima também ministrou workshop sobre amarração de lenços na cabeça.

***Estilista senegalês lança coleção no Memorial de Curitiba*** 

***O estilista senegalês, radicado em Curitiba, Faye Ndiaga, lança no próximo sábado (5) no Memorial de Curitiba sua nova coleção produzida com tecidos africanos. 

Além do desfile, o evento reserva apresentações musicais, roda de capoeira, performances poéticas e a Feira Afroempreendedora que oferecerá ao público acessórios típicos, carrancas em madeira, livros, berimbaus, calçados, estatuetas, entre outros produtos. 

A programação faz parte da celebração do Mês da Consciência Negra e acontece das 14h às 21h com um quilo de alimento não perecível como entrada. 

Serviço: Lançamento da coleção de Faye Ndiaga e Feira Afroempreendedora Data: sábado, 5 de novembro Horário: 14h às 21h Local: Memorial de Curitiba Ingresso: 1 kg de alimento não perecível. 

***Grande espetáculo marca a chegada do Papai Noel no Palladium Curitiba***


Crédito da foto: Divulgação.

***O Palladium Curitiba realiza mais uma superprodução de Natal. Nesta sexta-feira (4), às 20h, estreia Flora – O Jardim Encantado. O espetáculo inédito marca a chegada oficial do Papai Noel. Com criação, direção e coreografia de Maicon Clenk, Flora une dança, acrobacias e efeitos visuais. “Convidamos o público para uma viagem ao universo dos seres da natureza, como duendes e fadas, por meio de um jardim encantado.

De forma lúdica, imagens poéticas buscam sensibilizar as pessoas de todas as idades”, revela Clenk. No grande cenário de Flora existe uma árvore gigante com mais de sete mil flores brancas. “Estamos novamente realizando uma atração especial, que entrou no calendário natalino de Curitiba. A apresentação e toda a decoração do shopping serão inspiradas em um grande jardim.

Queremos incentivar, de maneira lúdica, o cuidado com o meio ambiente, que faz parte da filosofia do shopping”, explica a gerente de marketing do Palladium, Maria Aparecida de Oliveira. O espetáculo é apresentado por um elenco de quatorze bailarinos, músicos e acrobatas. “É necessário entrarmos em nosso casulo para nos conectarmos com nossos sentimentos e desejos, e depois sair do conforto e bater as asas.

As borboletas são seres mágicos que nos dão esse exemplo, assim como as flores que nos mostram que tudo é passageiro”, diz Clenk. Maicon Clenk assinou a produção de “Polaris. Um Sonho de Natal”, em 2015, que foi visto por mais de 25 mil pessoas, também no Palladium. Polaris conquistou o ouro na categoria Marketing Eventos e Promoções de Natal, no Prêmio Abrasce 2016, promovido pela Associação Brasileira de Shopping Centers.

Serviços: Flora – O jardim Encantado Criação, Direção e Coreografia de Maicon Clenk Produção: Clenk Produções Palladium Curitiba – Praça de Eventos – Piso L1 (próximo às Lojas Americanas) Estreia no dia 4 de novembro, com a chegada do Papai Noel Datas dos espetáculos: 09, 10, 16, 17, 23, 24 e 30/11; 01,06, 07, 08 13, 14 e 15/12 Horário: 20h - Aberto ao público Duração: 25 minutos - Classificação: Livre.

Decoração de Natal Diariamente de 04 de novembro a 31 de dezembro (exceto dia 25) Palladium Curitiba – Praça de Eventos – Piso L1 (próxima à Loja Renner) Horário: Acompanha o horário do Shopping Decoração: Cipolatti - Classificação: Livre Aberto ao público.

Papai Noel Diariamente de 04 de novembro a 24 de dezembro Palladium Curitiba – Praça de Eventos – Piso L1(próximo às Lojas Americanas) Horário: Acompanha o horário do Shopping. Classificação: Livre - Aberto ao público.

Sobre o Palladium Curitiba - O Palladium Curitiba tem um conceito de espaço multiuso, com opções para compras, lazer, alimentação e serviços. O shopping conta com uma estrutura ampla, moderna e inteligente. Possui mais de 350 lojas, oito salas de cinema e uma sala IMAX, com imagens de alta definição projetadas em uma tela de aproximadamente 400 m². Aberto em 2008, foi o primeiro shopping de Curitiba a implantar um espaço exclusivo para restaurantes, o charmoso Boulevard. http://www.palladiumcuritiba.com.br.

***Emporium Handmade – Natal Tropical será realizado nos dias 19 e 20 de novembro***


Crédito das fotos: Divulgação.

***A decoração no comércio não deixa esquecer: o Natal está chegando e mesmo com as dificuldades que a gente enfrentou esse ano, dar uma lembrancinha para aqueles que gostamos é um prazer que não tem preço. O Emporium Handmade – Natal Tropical está chegando com muitas sugestões de presentes autorais e criativos. A maior feira local do segmento será realizada nos dias 19 e 20 de novembro, no Clube Morgenau, com a presença de mais de 100 expositores do Paraná e de outros estados como Rio Grande do Sul e São Paulo.

Será possível encontrar peças para a decoração da casa e do jardim, roupas e acessórios, itens para pets e comidinhas deliciosas para serem saboreadas no local ou levadas para casa. Num momento em que há um grande interesse pela produção autoral e o resgate do feito a mão por parte de artesãos e novos empreendedores, o Emporium Handmade serve como um grande ponto de encontro de pessoas interessadas e um momento de reavaliação dos hábitos de consumo.

É uma produção pulsante, colorida, exclusiva e surpreendente em que nunca uma peça é igual a outra. Esta edição mostra a evolução de marcas que estão desde o início na feira multicultural e apresenta novos participantes, que agregam em qualidade e multiplicidade de produtos. Como em todas as edições, a entrada e gratuita e muitas apresentações artísticas ajudam a tornar a feira um programa multicultural e divertido.

Sobre o Emporium Handmade - O Emporium Handmade nasceu há três anos com a missão de propor um olhar mais artístico para o atual momento de consumo, valorizando as pessoas que colocam a mão na massa e se baseiam na economia criativa. O processo de produção coerente com valores ambientais e éticos também são um elo entre os expositores que se reúnem emu ma grande confraternização durante dois dias. “Desde o início quisemos levar ao público uma opção de consumo que envolve criatividade, atendimento personalizado, produção ética e sustentável e preços acessíveis”, diz a artesã Meroly Cristina Felizardo, idealizadora e curadora do Emporium Handmade.

Marcas confirmadas: A Empadinha, Afra arte e natureza, Agradeço Agora, Almazon, Amarilis Criações Artesanais, Amoras & Blueberries, Apetrechodecora, Apoena, Artekoisas, Ateliê Catarina, Atelie Silvia Dias, Atelier Pati Castilho - Feito a mão, Ato, Baby Bio e Simples, Aurora, Bad to the bone Clothing, Baiuca das Gurias, Barbarella Pet, Barro Blue Cerâmicas, Bendita Mobília, BijouxMix, Bonfim.bike, Botões e Fitas Ateliê, Camomila, Cãolinarista, Carolindinhas.

Casa de Chita, Ciganita, Cintia Kovalsyki, Clície baby's e Clície Artesanatos, CLN Pastel Assado, Coisa&Tal, Coisas di Tacy, Atelier Colchetes, Colours Home décor, Com Tanto Amor, Coma Saúde, Corrucat, Craft & Corujices, Cycling Trend e The garage tees, Delícias da Thami, Dood Wood, Egueiras, Espuma Zen - Sabonetes Artesanais, Eztranhos, Fa Deszka, Fer Ribeiro Sweet and Tasty, Floá, Flor de Tangerina, Frutose, Fuchik Acessórios Modernos, Gentees Grife Social, Haptic.

Hora do Bolo, I'Déa, Indiozinhos, Ink., Janis Café, Jimmy Green Co., Jóias da Terra, Karamela Laçarotes &Headbands, Keramikhaus-Renata Franchi, Kotori, Krugans Praia, L'odorat, La Madre Muy Loca, Lápis Bordô, LeiteVivo Leites, Vegetais, Lemun, Letícia Michels Atelier, Luadicor, Madrecura, Saboaria Natural e Fitocosmética, Madreveg Culinária Vegetariana e Vegana, Magnólia Branca Ateliê, Mais Papel, Por Favor, Maria Quindim, Maria Santíssima, Marina Moreno Bolos e Doces, Mary Ann Apple Factory, Midalia Lima, Mimos da Thais, Mimos e Dengos Patchwork, Mini Jardim Encantado, MOKO, Mr.Tata, Nuvem Criações.

O Que Tem No Pote?, Pani Pano, Pão de Bixo - Panificação Artesanal, Pasta Colorata, Pitaya Culinária Saudável, Rafaela Tulio Atelier, Rejane S. Mota - Acessórios pintados à mão, Relva Manifesto, Santa Lou & CO., Spazzio Di Cacao, Studio Roberta Chaves, Summery, Tatuow Tatuagens Temporárias, Tibamex, Tina Nemoto Design, Tomomi Okahisa/Feito a mao, TWIN - Álbuns & Design, Varanda Varandinha, Vieng Home, Vivibolachas Walla Paper, Yasmin Comida Árabe, You Cartoon, yumi.yume.

Serviço: Emporium Handmade – Natal Tropical 19 e 20 de novembro – sábado, das 11 às 20 horas e domingo, das 10 às 19 horas Clube Morgenau - Clube Sociedade Morgenau Av. Senador Souza Naves, 945 - Cristo Rei Entrada - Gratuita Aceita cartões de crédito e débito. A organização pede um brinquedo para ser doando a uma instituição que cuida de crianças carentes.

***Música italiana para os clientes***


Crédito da foto: Divulgação.

***Com ritmos populares, a artista vai tornar ainda mais agradáveis as tardes no espaço. Ela é formada em piano clássico pelo Conservatório Musical Santa Clara de São Paulo e tornou-se especialista em música italiana devido ao trabalho realizado por muitos anos em cantinas e tratorias juntamente com seu pai, o tenor Augusto Ribeiro. A apresentação faz parte do Menu Musical, projeto de música gratuita, parceria entre a emissora Lumen FM e o Shopping Curitiba.

Serviço: Menu Musical com Ana Maria Ribeiro Local: Largo Curitiba (piso L2) Quanto: Entrada franca Horários: quintas e sextas das 12h às 14h , e sábados das 13h às 15h. Shopping Curitiba Rua Brigadeiro Franco, 2.300 Curitiba (PR) Tel: (41) 3026-1000 |  www.shoppingcuritiba.com.br.

***Papai Noel chega dia 4 de novembro no Shopping Jardim das Américas***

***Nesta sexta-feira, dia 4 de novembro, a partir das 19h, o Shopping Jardim das Américas, em Curitiba (PR), entra no clima natalino com a chegada do Papai Noel.

A festa para os clientes darem as boas vindas ao bom velhinho terá animação da Banda Marcial do Colégio da Polícia Militar e do Quinteto Parada do Natal.
 Além de performances de Borboletas, Gnomos e Fadas que recepcionarão o público no calçadão do Shopping.  O evento contará também com um belíssimo show de fogos de artifício dando as boas vindas ao Natal.  A decoração deste ano tem como tema o Jardim Secreto. Ação Social - Até o dia 15 de dezembro os clientes e lojistas poderão escolher uma das crianças participantes da Árvore Solidária. As cartinhas estarão na Árvore Solidária, localizada no Piso Térreo. Serão beneficiadas nesta ação as crianças atendidas no Projeto Sopa, realizado no bairro Jardim Acrópole 2.

Clubinho Kids de Natal - Em um cenário decorado, as crianças colocarão a mão na massa para fazer biscoitos de pinheiros, bonecos e muitas outras formas para deixar o Natal com aquele gostinho especial! Aos sábados e domingos durante o mês de novembro e, a partir do dia 28 de novembro, diariamente, com oficinas às 15h, 17h e 19h. A entrada é a doação de 01 litro de leite. Vagas por turma: 30 crianças. Shopping Jardim das Américas Av. Nossa Senhora de Lourdes, 63 Jd. das Américas Tel: (41) 3366-5885.

***Samaritan’s Feet Brasil adia evento beneficente por falta de patrocínio***

***A organização não-governamental Samaritan’s Feet Brasil cancelou a realização do “Jantar de Gala Pés Descalços”, evento beneficente que estava programado para o próximo dia 29 de novembro, por falta de patrocínio. Segundo o diretor executivo da entidade, Wesley Oliveira, o momento econômico nacional inviabilizou o apoio das empresas interessadas em participar do evento inédito no Brasil. 

Oliveira informou que a ONG conseguiu captar apenas 12% do total das cotas de patrocínio. Por isso, o Conselho de Samaritan’s Feet Brasil decidiu cancelar a realização do evento neste ano e se organizar para realizar o primeiro “Jantar de Gala Pés Descalços” no Brasil no próximo ano.

Esse já é um evento tradicional nos Estados Unidos, sede mundial da ONG, e que reúne celebridades políticas, esportivas e artísticas do país que apoiam a causa de calçar os pés de todas as crianças, adolescentes e jovens do mundo que vivem em vulnerabilidade social. A primeira edição brasileira do evento beneficente será realizada no segundo semestre de 2017, ainda sem data definida. A Samaritan’s Feet Brasil conta com a compreensão e o apoio de todos.

***Espetáculo de rua marca 10 anos de Arte da Comédia***


Crédito da foto: Divulgação.

***O Grupo Arte da Comédia comemora uma década de atuação nacional presenteando o público brasileiro com a tradução e a adaptação inédita de um texto de Flaminio Scala, dramaturgo e diretor de uma das primeiras companhias de commedia dell’arte da Itália. Será a primeira vez que o canovaccio “A Loucura de Isabella” será montado no Brasil com tradução do diretor do grupo, o italiano Roberto Innocente – que também adapta a trama e seus tipos cômicos para a realidade brasileira. O espetáculo em tom comemorativo estreia no dia 4 de novembro, na Praça Santos Andrade, e segue com apresentações gratuitas no local até o dia 3 de dezembro.

A pesquisa realizada pelo grupo Arte da Comédia iniciou com a vinda de Roberto Innocente para Curitiba. Italiano de Padova e profundo pesquisador da comédia de sua pátria (tendo já trabalhado ao lado de Dario Fo, Carlo Boso, entre outros artistas italianos de renome na área), ele desembarcou na capital paranaense em 2005, a convite do Centro Cultural Teatro Guaíra, com o fim de dirigir a montagem de uma Ópera produzida pelo CCTG na época. Ao decidir permanecer na cidade, Innocente iniciou um projeto de pesquisa que partia das máscaras da comédia clássica para alcançar uma linguagem de teatro popular essencialmente brasileira.

Deste projeto surgiu o grupo que já montou 9 espetáculos, participou de 3 óperas líricas italianas, foi vencedor de quatro troféus Gralha Azul, recebeu diversas premiações em festivais de artes cênicas pelo Brasil e, este ano, por meio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba, completa a sua primeira década de existência em grande estilo. De acordo com Roberto, a escolha do texto “A Loucura de Isabella” para a montagem comemorativa se deu por sua importância histórica e por vir de encontro com o momento pelo qual o Brasil passa.

“Além de ser um clássico da comédia mundial datado de 1600, é uma obra que, entre outros temas, fala sobre o valor da palavra e do compromisso, algo tão difícil de encontrar nos dias de hoje, tanto entre a sociedade de forma geral, quanto entre a classe política”. Na adaptação do grupo Arte da Comédia, a indígena Isabella abandona seu marido, um coronel autoritário que a sequestrou antes do matrimônio, encantada pelo charme de um jovem burguês chamado Horácio, filho de um rico empreendedor.

Para viver a sua paixão, Isabella não terá que lidar apenas com a fúria do Coronel, a moça ainda deve enfrentar a sedução de Flaminia, antiga namorada de Horácio, provando, dessa forma, se o compromisso do rapaz com ela é realmente verdadeiro. O espetáculo possui o incentivo do Grupo Positivo, do Hemobanco e do Esteio e os apoios: do Barracão EnCena, da Universidade Federal do Paraná (por meio da Cia de Teatro Palavração), da Padaria América e do Restaurante Sabor da Paixão.

Serviço: A Loucura de Isabella Primeiras apresentações: Dia 4/11, sexta, às 18h | Dia 5/11,sábado, às 17h | Dia 6/11, domingo, às 11h. Restante da temporada: De 8 de novembro a 3 de dezembro Terças a sextas, às 18h. Sábados, às 17h Local: Praça Santos Andrade - Ingresso: Gratuito Mais informações: https://www.facebook.com/arte.dacomedia.

Grupo Arte da Comédia – Fundado em 2006 pelo diretor artístico de origem italiana Roberto Innocente, o grupo pesquisa a comédia clássica e seus tipos universais em busca de personagens e temáticas essencialmente brasileiras. Para tanto, além de estudar profundamente as técnicas teatrais da Commedia Dell’Arte, tem se aprofundado nos aspectos contemporâneos de composição da sociedade brasileira, assim como seus registros históricos e suas manifestações culturais e artísticas.

Seguindo esta linguagem, está em seu 10º espetáculo, já fez 3 participações em óperas líricas italianas, já viajou por diversos locais do Brasil, foi vencedor de quatro troféus Gralha Azul e recebeu diversas premiações em festivais de artes cênicas nacionais. Em 2016, por meio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba, completa a sua primeira década de existência com a montagem inédita do clássico de Flaminio Scala, A Loucura de Isabella.

***Previsul Seguradora apoia o Novembro Azul***


Crédito da foto: Divulgação.

***A Previsul Seguradora lança a campanha “Novembro Azul: a informação é mais forte do que o preconceito“, que terá, durante todo o mês, uma série de ações para colaboradores e corretores, demonstrando o apoio à causa.

A fachada da matriz, em Porto Alegre (RS), já está iluminada e ficará com a cor azul até o final de novembro. As postagens do Facebook da seguradora também estão apoiando a causa e incentivando o cuidado com a saúde do homem.

***Fórum Ibero-americano de Crítica de Teatro traz especialistas à Caixa Cultural Curitiba***


Crédito da foto 01: Divulgação / Foto 02: Rahael Cassou.

***A Caixa Cultural Curitiba apresenta, de 11 a 13 de novembro, Idiomas – Fórum Ibero-americano de Crítica de Teatro. Durante três dias, em encontros com entrada franca, profissionais de teatro e público terão a oportunidade de debater a linguagem teatral da atualidade. 

O evento inédito em Curitiba trará à cidade especialistas nacionais e internacionais, que farão palestras seguidas de debates. Idiomas propõe discussões aprofundadas sobre temas-chave do exercício da crítica de teatro e seus desafios na atualidade, além da formação de profissionais desta arte.


Idealizado pela crítica de teatro Daniele Avila Small, criadora da revista eletrônica Questão de Crítica, do Rio de Janeiro, o evento tem curadoria dela e da crítica de teatro Luciana Romagnolli, fundadora do site Horizonte da Cena, de Minas Gerais. Durante os três dias de programação, passarão pelo teatro da Caixa Cultural Curitiba importantes pensadores da cena teatral de Portugal, Espanha, Uruguai, Argentina e do Brasil. As atividades serão na noite de sexta-feira (11), em três horários no sábado (12) e na manhã de domingo (13).

Programação: 11 de novembro (sexta-feira) - Horário: das 19h às 22h Transformações e Desafios da Crítica Contemporânea – Península Ibérica – Com Rui Pina Coelho (Portugal) e Óscar Cornago (Espanha). Mediação: Daniele Avila Small (Rio de Janeiro). Data: 12 de novembro (sábado) - Horário: das 10h às 12h30.

Poderes e Legitimações da Crítica de Teatro – Com os críticos Bernardo Borkenztain (Montevidéu) e Welington Andrade (São Paulo) e da encenadora Sueli Araújo (Paraná). Mediação: Francisco Mallman (Paraná). Horário: das 14h30 às 17h00.

Crítica de Curador e de Pesquisador – com a curadora Paula de Renor (Pernambuco), Rodrigo Eloi da Silva (São Paulo) e a pesquisadora Michele Rolim (Rio Grande do Sul). Mediação: Crítica Soraya Belusi (Minas Gerais). Horário: 18h00 - Lançamento do site DocumentaCena – Plataforma de crítica Horário: das 19h às 21h30.

O Crítico Como Artista e Espectador – Com os críticos Patrick Pessoa e Mariana Barcelos (Rio de Janeiro), Daniel Toledo (Minas Gerais) e Jorge Louraço (Portugal). Mediação: Pollyanna Diniz (Pernambuco). Data: 13 de novembro (domingo) - Horário: das 11h às 13h30.

Transformações e Desafios da Crítica Contemporânea – América Latina. Com o crítico teórico Jorge Dubatti (Argentina) e a Crítica María Esther Burgüeño (Uruguai). Mediação: Luciana Romagnolli (Minas Gerais).

Serviço: Fórum: Idiomas – Fórum Ibero-Americano de Crítica de Teatro Local: Caixa Cultural Curitiba, Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR) Data: 11 a 13 de novembro de 2016 (sexta a domingo) Horário: sexta, das 19h às 22h. Sábado, das 10h às 12h30, das 14h30 às 17h, às 18h e das 19h às 21h30. Domingo, das 11h às 13h30. Ingressos: entrada franca mediante retirada de ingressos na bilheteria para a palestra do dia. Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12h às 20h, sábado, das 9h às 18h30, domingo, das 10h às 19h). Classificação etária: livre para todos os públicos. Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes). Site: idiomasforum.wordpress.com.

***Curitiba recebe neste sábado festa eletrônica que explora a realidade virtual e aumentada***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Curitiba recebe neste sábado (5), no Danghai Club, a VR FEST, festa inédita com um conceito totalmente tecnológico, explorando a realidade virtual e aumentada, holografia, estereoscópia, simuladores e imersão 3D. Inspirada nas festas eletrônicas que acontecem nas melhores baladas do mundo, ela promete envolver o público com muita diversão e imersão sensorial. Além disso, terá o lucro revertido em prol da criação do desenho animado totalmente em libras, voltado para o público infantil com deficiência auditiva.

Seguindo o conceito de festa tecnológica, haverá pontos no local que promovem interatividade, podendo ser capturados por óculos de VR e pelos celulares do público. De acordo com o organizador da VR FEST, André Melo, o público encontrará um line up com ótimos DJ´s, além de toda a interação imersiva e sensorial. A pista será embalada por nomes consagrados da cena eletrônica com os DJ´s SoundCloup, Bag2Gab, The Grounders e Lucky T.

Melo destaca que o acesso a esses tipos de elementos dificilmente são encontrados no mesmo ambiente, mas que o objetivo principal da festa tem uma razão ainda mais nobre do que promover diversão e interação. “O valor arrecadado na venda dos ingressos será totalmente revertido para dar subsidio ao primeiro desenho animado na América Latina, totalmente dedicado e direcionado a linguagem de Libras, ou seja, para as crianças surdas e mudas”, destaca.


Desenho animado em libras - O projeto trata de um desenho animado totalmente em Libras, Linguagem Brasileira de Sinais e visa atender o público infantil com deficiência auditiva na faixa etária entre 3 a 7 anos, em um primeiro momento. “O projeto é pioneiro e consiste em um desenho extremamente bem elaborado, no mesmo nível gráfico de desenhos consagrados, levando lazer, cultura e diversão de um modo acessível, prático e descontraído”, destaca. Realidade Virtual A VR FEST proporcionará efeitos de realidade virtual ao público, através da ferramenta Beenoculus, conectada a uma máscara, o público terá uma verdadeira experiência 360º.

Crida em 2015, em Curitiba, a Beenoculus tem democratizado o acesso a realidade virtual no Brasil e no mundo. Ela desenvolveu o primeiro óculos de realidade virtual produzido no País, criou uma inovadora "metodologia de educação imersiva em primeira pessoa” e trabalha em soluções de hardware e software para a produção, distribuição e consumo de conteúdos para essa nova mídia, oferecendo soluções de ponta a ponta do Ecossistema.

Tecnológica - Efeitos especiais com a utilização de aparatos tecnológicos vão tornar a festa mais interativa para o público. Quem vai proporcionar isso é a Área de Serviço Produções Tecnológicas, que também é organizadora da Oktoberfest Curitiba. A empresa recém-instalada no mercado, chega para inovar o desenvolvimento e criação de produtos e serviços ligados à Tecnologia e Produções Publicitárias.

Serviço: Data: 05 de novembro de 2016 Horário: a partir das 22 horas Local: Danghai Club (Rua Comendador Araújo, 609 – Batel) – Curitiba/PR Classificação etária: 18 anos Ingressos: O 1º lote custa R$ 40,00 + taxas. A compra pode ser feita pelo site do Danghai  www.danghai.com.br ou através do site www.uningressos.com.br - Informações: 41 3015-9985 ou fb.com/vrfestbrasil.

***Shopping Crystal dá início às comemorações do Natal***


Crédito da foto: Divulgação.

***O Shopping Crystal entra no clima do Natal abrindo as portas para a época mais esperada do ano. Com a inauguração dos cenários natalinos, o shopping é o primeiro da capital a dar início às comemorações, com uma decoração montada no lounge central do piso L2, além de elementos iluminados espalhados pelos corredores.

Inspirada no tema “Escritório do Papai Noel”, a decoração conta com uma árvore que transpassa todos os pisos do shopping com mais de 12 metros. No dia 18 de novembro, o Papai Noel chegará especialmente para receber os visitantes em seu aconchegante escritório, com lareira e uma decoração de encher os olhos.

“O shopping buscou trazer um tema diferente neste ano, com o objetivo de inspirar os clientes nesta nova fase do Shopping Crystal. O cenário busca misturar elementos infantis com uma decoração clássica, encantando todas as gerações de clientes e relembrando o espírito do Natal”, comenta a gerente de marketing do Shopping, Cláudia Osna Geber.

O Shopping Crystal fica na Rua Comendador Araújo (nº 731), no bairro Batel, e funciona de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 11h às 20h. Mais informações no site www.shoppingcrystal.com.br.  
 
***Flautas Doces na Caixa Cultural Curitiba: Da música antiga à contemporânea***


Crédito da foto: Marcelo Carneiro.

***A Caixa Cultural Curitiba apresenta, como atração da Série Solo Música, o flautista, professor e pesquisador musical Cesar Villavicencio, no dia 8 de novembro (terça-feira). O instrumentista peruano vai revelar no recital as incríveis possibilidades dos diferentes tipos de flautas doces, incluindo o e-recorder, flauta doce eletrônica de sonoridade grave que permite processar os sons em tempo real por meio de computador. No recital, Villavicencio mostrará ao público algo raro de se ver nos palcos: o potencial das flautas doces, da música antiga à contemporânea.

”Além das vastas possibilidades das flautas doces para a educação musical, estes instrumentos trafegam pela música medieval, renascentista, barroca. O instrumento retorna no século XX de forma marcante. Hoje, no repertório contemporâneo, há mais peças escritas do que em qualquer outro período da história”, afirma Villavicencio. Cesar Villavicencio escolheu obras de compositores e períodos diversos com algo em comum: todas foram escritas originalmente para o instrumento solo.

Ele tocará flauta renascentista para “Ricercata per flauto” do renascentista Aurelio Virgiliano, flauta de voz solo para a “Partita em lá menor BWV 1013” de Johann Sebastian Bach, flauta alto para a “Fantasia 3”, de Georg Phillip Telemann, flauta contralto para “Das sequenzas”, do compositor contemporâneo Luciano Berio, e flauta doce contrabaixo e flauta eletrônica (a e-recorder) para “Modulus 47”, do próprio Cesar Villavicencio.

Flautista completo - Nascido em Lima, Peru, Cesar é pesquisador e intérprete da música dos séculos XVI, XVII, XVIII, música contemporânea e improvisador. É doutor em Música pela Universidade de East Anglia, na Inglaterra, com pós-doutorado na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Em 1998 obteve o Diploma de Solista no Conservatório Real de Haia, Holanda, o mais alto grau de formação oferecido por essa instituição.

Foi professor convidado no Conservatório Real de Haia (2001-2004) e atualmente está vinculado como professor substituto ao Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Em 2009 gravou com o flautista e maestro Ricardo Kanji o CD “Setecentos”, com duos de flauta. Com a e-recorder realizou concertos com Richard Barrett, Evan Parker, Jonathan Impett, Paul Dunmall, Simon Rose, entre outros. Participou de concertos e gravações integrando a Amsterdam Baroque Orchestra sob a direção de Ton Koopman. É diretor do conjunto As Flautas de São Paulo.

Diferencial - Esta edição da série Solo Música terá duas obras compostas exclusivamente para a apresentação, pelos compositores André Mehmari e Carlos da Costa Coelho. As obras comissionadas pelo projeto abrem e fecham o programa. André Mehmari, que é conhecido sobretudo como pianista, previu o uso de três flautas distintas para “Sacrosanto”. A música traz elementos da música popular brasileira, sendo a primeira experiência de Mehmari compondo para flauta doce.

O curitibano Carlos da Costa Coelho, que é radicado na Itália, concebeu “Timbres de viagens” com sete movimentos, cada um para uma flauta diferente. “São obras compostas para a apresentação de Cesar no Solo Música e devem figurar em um projeto de CD com obras inéditas para instrumentos de sopro no futuro”, revela Collaço.

Serviço: Série Solo Música – Cesar Villavicencio Local: Caixa Cultural Curitiba, Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR) Data: 8 de novembro de 2016 (terça-feira) - Horário: 20h Ingressos: vendas a partir de 5 de novembro (sábado). R$ 20 e R$ 10 (meia – conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito Caixa). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura. Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 16h às 19h). Classificação etária: não recomendado para menores de 10 anos. Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes).

Nenhum comentário:

Postar um comentário