sábado, 15 de outubro de 2016

Coluna do dia 1510/16

***Ivete Sangalo desembarca no Paraná com sua nova turnê "Ivete Sangalo Acústico", que passa pela capital paranaense no próximo dia 21 de outubro*** 


Crédito da foto: Guto Costa. 

***Um show acústico, nada silencioso. A definição do novo projeto da cantora Ivete Sangalo foi dada pela própria artista, durante as gravações do novo DVD de carreira, já presente nas lojas do ramo em todo o país. Agora, o show que ganhou o registro audiovisual parte para a estrada e leva para o público diversos detalhes do que foi gravado em Trancoso, neste ano. Com realização da Seven Entretenimento, a “Turnê Ivete Sangalo Acústico” chega ao Paraná para apresentações em Curitiba e Maringá. Na capital paranaense, o show inédito acontece no próximo dia 21 de outubro, na Live Curitiba (R: Itajubá, 143) às 23h30. 

A direção artística é assinada pela parceria de Ivete Sangalo e Elísio Lopes Jr. Sob produção musical de Ivete, Radamés Venâncio e Paul Ralphes, o repertório revive a veia autoral, somada ao suingue de Carnaval, o balanço – comum na sua trajetória musical – e as baladas. No setlist do show, músicas inéditas e autorais se unem às releituras, formando um repertório misto e rico em sonoridades. “Cadê Você?” e “Na Bahia”, canções resgatadas do álbum “As Super Novas” e “Bug Bug, Bye Bye”, do “Beat Beleza”, são exemplos da incursão feita na discografia da baiana para a composição do setlist. Agora, as músicas ganham nova roupagem. 

Outras canções, clássicas da carreira, prometem trazer a energia de Carnaval dos shows de Ivete para essa nova turnê. "Eu quis trazer uma realidade à tona, para quebrar determinados tabus, desmitificar. Quando pensamos em um acústico, a gente parte do princípio da sonoridade, mas a energia que pode ter depende do conceito de cada artista", diz Ivete. Sucesso nas rádios do país, “Não Precisa Mudar” e “Deixo” são exemplos das canções românticas do show. Na lista de inéditas, “Seus Planos”, “Mais e Mais” - nova canção de trabalho de Ivete - “Zero a Dez” (que no DVD ganhou um dueto com Luan Santana) e “O Farol” - tema de abertura da novela “Haja Coração” - também marcam presença no repertório da nova turnê. 

No show Ivete Sangalo Acústico, os arranjos serão executados por uma banda com 12 músicos. No cenário, diversos desdobramentos fazem a composição do palco. Uma cenografia projetiva que permite criar cenários versáteis e co-integrados através de vídeos personalizados, possibilita que o show leve para o público o que há de mais moderno para palcos e gravações hoje em dia. Os conteúdos foram desenvolvidos por três designers convidados: Leandro Vigas, Tiago Macguiver e Erich Baptista, de São Paulo e Curitiba. Eles são os responsáveis pelos desenhos das projeções para cada bloco do espetáculo. 

Os ingressos estão disponíveis e os valores variam de R$170,00 (meia-entrada) a R$2.440,00 (inteira), de acordo com o setor. Superior Premium Bistrô - R$2.440,00 (inteira) e R$1.220,00 (meia-entrada)/ Camarote 1 e 2 Feminino Open Bar (refrigerante, vodca, cerveja e água) - R$410,00 (inteira) e R$210,00 (meia-entrada)/ Camarote 1 e 2 Masculino Open Bar (refrigerante, vodca, cerveja e água) - R$610,00 (inteira) e R$310,00 (meia-entrada)/ Área Vip - R$330,00 (inteira) e R$170,00 (meia-entrada). A meia-entrada é válida para estudantes, pessoas acima de 60 anos, professores, doadores de sangue e portadores de necessidades especiais (PNE) e de câncer. Portadores do cartão fidelidade Disk Ingressos, assinantes da Gazeta do Povo, Sócio Torcedor possuem 50% na compra de até dois bilhetes por titular. Promoções não cumulativas com descontos previstos por Lei. Informações: www.diskingressos.com.br

Mais sobre Ivete Sangalo - Com mais de 20 anos de carreira, muita coisa aconteceu nesse período, tornando-a uma das celebridades mais marcantes do Brasil. Ao longo da sua trajetória totaliza mais de 300 canções (sem contar as participações especiais). Já vendeu mais de 15 milhões de cópias, e recebeu mais de 150 prêmios nacionais e internacionais, como o Grammy Latino e Shorty Awards. 

Realiza uma média de 10 shows por mês e esteve à frente de mais de 40 campanhas publicitárias. A carreira estável, personalidade marcante e a capacidade de se comunicar com os mais diversos públicos com a mesma naturalidade, colocaram a cantora entre as cinco personalidades mais confiáveis pelo povo brasileiro, de acordo com uma pesquisa realizada pelo jornal Folha de São Paulo em 2010. 

Pela Forbes, Ivete foi considerada em 2014 a “celebridade feminina mais poderosa do país” e pela BillBoard “a cantora mais popular do Brasil”. Ivete passeia por diversos gêneros artísticos. Esteve no comando de programas de televisão como Planeta Xuxa (1998), Estação Globo (2005-2008) e Superbonita (2015 e 2016), além de ter sido jurada do programa SuperStar e técnica do The Voice Kids. Como atriz, tem no currículo a participação em filmes, novela (Gabriela) e participações em seriados (Brasileiras e Brava Gente). 

Além disso, realizou a dublagem de uma das personagens do filme Aviões, da Disney (2013). Mas essa é só uma faceta dessa baiana que ama mesmo é a música e estar perto da sua legião de fãs conquistados ao longo da sua carreira. Ao todo, são mais de 300 fã-clubes registrados, o site oficial da artista recebe cerca de 350 mil visitas mensais, e suas redes sociais somam mais de 38 milhões de seguidores. Sempre presente e atuante, a cantora utiliza a ferramenta para se manter cada vez mais próxima dos seus fãs. 

A baiana é a personalidade feminina brasileira mais seguida nas redes sócias, de acordo com lista divulgada pela Forbes em 2016. Música – “Ainda lembro da primeira vez que entrei no estúdio e a emoção que senti quando ouvi minha primeira música tocar no rádio. Estava em casa com minha mãe e pulávamos feito loucas”, diz Ivete Sangalo. E a emoção continua até hoje. O Multishow Ao Vivo – Ivete Sangalo no Maracanã, lançado em 2007, foi o DVD mais vendido pela Universal Music no mundo em todos os tempos. Na sua carreira, a cantora já se apresentou com alguns dos cantores mais prestigiados do mundo, a exemplo de Brian McKnight, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Alejandro Sanz, Juan Luis Guerra, Juanes e Shakira. 

As turnês internacionais também marcaram a carreira. É a única artista estrangeira a se apresentar em todas as edições do Rock in Rio Lisboa (em Portugal), levando em 2010 mais de 84 mil pessoas ao evento. Ivete também já realizou shows na Alemanha, Holanda, Espanha, Itália, Inglaterra, Uruguai, Paraguai, Canadá, Angola, Estados Unidos e Argentina. E no dia 04 de setembro de 2011 gravou o seu primeiro DVD internacional, que teve como palco um dos templos mundiais de eventos, o Madison Square Garden, em Nova Iorque, Estados Unidos. 

Serviço: Ivete Sangalo – Turnê ´Ivete Sangalo Acústico´ Quando – 21 de outubro de 2016 (Sexta) Local: Live Curitiba (R: Itajubá, 143 - Portão) Horários: Abertura da casa: 19hs / Início do show: 21h. 

***Oficina de Música de Curitiba abre inscrições para 90 cursos***


Crédito da foto: Alice Rodrigues.

***Programada para o período de 7 e 29 de janeiro de 2017, a 35ª edição da Oficina de Música de Curitiba já está com as inscrições abertas. O evento realizado pela Prefeitura Municipal de Curitiba oferece 90 cursos, divididos entre as fases erudita e antiga; MPB e música e tecnologia. Para participar é preciso se inscrever no site www.oficinademusica.org.br, até dia 20 de novembro.

Cada aluno pode frequentar até seis cursos, com o limite de três para cada fase. Na página da Oficina de Música constam todas as informações sobre os cursos, professores, número de vagas e horários. A Oficina de Música terá como sede a PUC/PR – Pontifícia Universidade Católica do Paraná e também oferecerá atividades nas Administrações Regionais.

A taxa de inscrição varia de acordo com o número de cursos e a modalidade: R$ 100 (um curso), R$ 150 (dois cursos), R$ 180 (três ou mais cursos distribuídos nas duas fases) e R$ 10 (cursos nas Ruas da Cidadania). Ministram as aulas mais de 100 professores de diversas regiões do Brasil e de 11 países incluindo Japão, Israel, Suíça, Alemanha, Itália, Argentina, Estados Unidos, Polônia, Inglaterra, Chile e França.

O coordenador de Música Erudita será o maestro Cláudio Cruz, que assume o posto pela terceira vez. O violinista Rodolfo Richter continua no comando da Música Antiga e Janete Andrade permanece na coordenação geral do festival. João Egashira e Vadeco Schettini assinam a direção de música popular brasileira e música e tecnologia, respectivamente.

Primeira fase - Entre as novidades da programação está a volta, após 4 anos, do núcleo ‘Ópera Estúdio’ com direção musical de Abel Rocha, direção cênica de William Pereira e preparação vocal dos professores Rosana Lamosa e Sávio Sperandio. A ópera realizada será “A flauta mágica” de Wolfgang Amadeus Mozart. A fase Erudita traz um dos pianistas brasileiros mais conceituado Cristian Budu, a soprano brasileira, Rosana Lamosa, o violoncelista brasileiro radicado na Alemanha, Matias de Oliveira Pinto e um dos maiores diretores de ópera do Brasil, William Pereira.

No núcleo de Música Contemporânea, destaque para o novo curso ‘O som específico’ (Specific Sound) do professor Brandon LaBelle. Será analisada a utilização do som como material e ferramenta artístico e musical em locais fechados, na cidade, e em outros ambientes. O curso discutirá o tema da arte sonora como um conjunto de práticas situadas entre música e arte. Para o encerramento da primeira fase está programada a execução da obra de Francisco Mignone: “O Maracatu do Chico Rei”.

Segunda fase - Entre os destaques da fase popular estão os cursos de Orquestra de Frevo com Spok, bateria no frevo com Adelson Silva, e o Seminário de Violas do Brasil, com os professores: Ricardo Vignini, Zé Helder, João Paulo Amaral, Cacai Nunes e Rogério Gulin.

O curso de composição e arranjo para violão com Alexandre Gismonti (filho do Egberto Gismonti), também é novidade neste ano. O núcleo Música e Tecnologia foi reforçado esse ano com a abertura de dois novos cursos, ‘Home Vídeos para músicos: produzindo vídeos no seu Home Studio e Loop Station’ e ‘Tecnologia e Performance: o uso de Loops e DAWs na performance ao vivo’, ministrados pelo professor André Paz.

Serviço: 35ª Oficina de Música de Curitiba Data: de 7 a 29 de janeiro de 2017 Realização: Prefeitura Municipal de Curitiba e Fundação Cultural e Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC). Inscrições: www.oficinademusica.org.br até 20 de novembro de 2016. Valor: R$ 100 (um curso), R$ 150 (dois cursos), R$ 180 (três ou mais cursos distribuídos nas duas fases e R$ 10 (cursos nas Ruas da Cidadania).

***Disposição da área de lazer é destaque do novo condomínio da Terrasse, na Vila Izabel, em Curitiba***


Crédito da foto: Divulgação. 

***Um empreendimento voltado para a família, que privilegia o lazer e o bem-estar dos moradores por meio de um projeto diferenciado para as áreas comuns. De acordo com o diretor da Terrasse Engenharia e Construções, Jefferson Gomes da Cunha, essa é a proposta do Terrasse Chanson, condomínio que acaba de ser lançado na Vila Izabel, em Curitiba. “Além do hall de entrada com pé direito duplo e revestimento em vidro, que dá amplitude e mais luminosidade ao ambiente, teremos praças elevadas a cada três pavimentos, proporcionando uma configuração ímpar ao empreendimento”, comenta.

O condomínio – que está a duas quadras da Av. Presidente Getúlio Vargas - contará ainda com praças centrais que vão compor a vista de algumas unidades, com a quadra “oculta”, que não impacta no conjunto visual dos referidos ambientes. A área comum terá ainda espaço gourmet com churrasqueira, espaço fitness, playground, brinquedoteca, salão de festas e de jogos, espaços que serão entregues mobiliados e decorados. “Buscamos oferecer ao empreendimento uma solução diferente das tradicionais, dando uma solução nova e agradável à rotina no edifício”, ressalta Cunha.

Outro destaque do Terrasse Chanson é a quantidade de apartamentos Garden (com terraço privativo): serão oito no total, com grama e cerâmica ou somente em cerâmica. Destes, seis terão três dormitórios e área privativa a partir de 72 m² e dois com dois dormitórios e área privativa a partir de 60 m², com terraço privativo de 19 a 87 m². Ao todo, o empreendimento terá 70 apartamentos, distribuídos em duas torres interligadas. “Essa configuração de unidade é bastante procurada para quem tem animais de estimação ou crianças, já que pode ser transformada num jardim ou espaço de recreação interno”, pontua Cunha.

Além das unidades Garden, haverá 56 apartamentos tipo, sendo 22 com dois dormitórios e área privativa a partir de 60 m², e 34 com três dormitórios e área privativa a partir de 72 m², com vaga para um ou dois veículos. Ainda, terá seis coberturas duplex, todas com três dormitórios, área privativa de 111 a 116 m², mais terraço privativo de 16 a 18 m² e vaga de garagem para dois automóveis. “Os apartamentos terão sacada com churrasqueira a carvão e serão entregues com aquecedor de passagem e tampos de granito nos banheiros”, comenta Cunha.

A construtora curitibana, com 25 anos de atuação no mercado imobiliário, também vai oferecer um kit de personalização durante o período de obras. “Nessa etapa, será permitida a retirada de paredes internas para ampliação de alguns cômodos e a substituição do piso cerâmico da cozinha, da lavanderia e dos banheiros por porcelanato, mediante orçamento”, ressalta o diretor da Terrasse Engenharia e Construções.

O Terrasse Chanson terá ainda equipamentos de segurança como portaria na entrada do edifício, com portão duplo para acesso de pedestres, e monitoramento por circuito interno de televisão. As obras já estão em andamento e a previsão de entrega é para março de 2019. “Com a escassez de lançamentos em Curitiba, esse é um ótimo momento para o comprador escolher a unidade no andar e com a insolação que deseja, com pagamento parcelado até a entrega das chaves, optando pela aquisição de um imóvel na planta”, argumenta Cunha.

Serviço: O apartamento decorado do Terrasse Chanson está aberto para visitação de segunda a domingo, das 10 às 18h, no local em que está sendo construído o empreendimento. Endereço completo: Rua Guido Straube, 775 - Vila Izabel. Preço: a partir de R$ 360 mil. Condições de pagamento: tabela sugerida de 30% de poupança e 70% do saldo financiado. Informações: (41) 3244-6383 e www.terrasse.com.br. Registro de Incorporação: matrícula nº 113.116 da 6ª. Circunscrição do Registro de Imóveis de Curitiba/PR.

***Paraná Lentes atualiza marca e conquista mercado internacional***

***Um investigador de polícia que criou um dos maiores sites de e-commerce do país. Essa é a história de Marcelo Vicente, CEO da Paraná Lentes. “A ideia inicial era montar uma loja física de lentes de contato, mas o empreendimento não deu certo. Foi então que tive a ideia de criar um e-commerce para vender o produto. Pesquisei óticas do mundo inteiro e a minha primeira venda internacional foi via chat para o Chipre.

O cliente está comigo até hoje e compra mais de R$ 100 mil em produtos por mês”, conta Vicente. Os principais clientes da empresa estão nos Emirados Árabes, China, Estados Unidos e Turquia. A empresa conta também com a sua própria marca de lentes de contato coloridas. Um dos grandes responsáveis pela expansão da marca foi a agência GhFly, que, desde 2013, cuida das ações de marketing digital da empresa.

Segundo Sérgio Hneda, supervisor de mídia online da agência, o objetivo era transformar a Paraná Lentes em um e-commerce global. Para cumprir a meta, a estratégia adotada pela GhFly foi a de aumentar o tráfego do site com usuários mais qualificados ao menor custo possível, com a finalidade de garantir visibilidade sem deixar de otimizar a verba. “As mudanças começaram a ser percebidas logo nos primeiros meses, mas queríamos ampliar ainda mais os resultados. Para isso, em 2015 atualizamos a identidade visual do site e redesenhamos a marca”, conta Sérgio.

De agosto de 2014 a agosto de 2016, a procura pela Paraná Lentes cresceu mais de 2.000%. O número de acessos ao site também aumentou significativamente, ultrapassando 1 milhão de visitas mensais. Nestes últimos dois anos, a Paraná Lentes conquistou a liderança no mercado brasileiro e atualmente faz negócios em 326 idiomas diferentes. Além disso, registrou um aumento de 600% nas vendas. Para melhor se comunicar com esse amplo público e impulsionar ainda mais as vendas, além das versões em inglês e árabe, o site Paraná Lentes ganhará versões em outros idiomas como espanhol e francês.

Para Marcelo Vicente, a postura corporativa da GhFly e as certificações do Google foram fatores decisivos para a escolha da agência. “Eles sabem fazer o negócio, transmitem confiança e credibilidade. Como eu lido com um mercado bastante segmentado, mas ao mesmo tempo com muitos concorrentes físicos e virtuais, precisava de uma equipe que realmente levasse o meu trabalho a sério. Afinal de contas, o custo de cada clique é alto”, conta.

Sobre a GhFly: Fundada em 2010, a GhFly é uma das principais agências digitais especializada em performance do Brasil, com escritórios em Curitiba e São Paulo. Em forte expansão no mercado brasileiro, a agência vem se destacando pela gestão de campanhas criativas e inovadoras com foco em resultado, aliando mídia online com criatividade.

***Matteus chega ao 3o lugar no iTunes Brasil com seu novo EP***


Crédito da foto: Divulgação.

***Nesta sexta-feira (14), o sertanejo Matteus lançou no iTunes o seu novo EP, intitulado Matteus na Casa do Lago, que traz a participação de Michel Teló no single O Que Valia Ouro. Logo em sua estreia na loja da Apple.

Matteus ultrapassou grandes artistas do momento, como Wesley Safadão, Marília Mendonça e Jorge e Matheus, posicionando-se no terceiro lugar do ranking de mais baixadas.

"E no iTunes a gente já tá em 3o lugar hein, olha que top!" comemora Matteus em vídeo no Instagram. Para baixar o EP, basta acessar www.smarturl.it/MatteusPreVenda.

***Orquestra Suzuki toca Beatles em prol do Hospital Pequeno Príncipe***


Crédito da foto: Divulgação.

***Com o intuito de arrecadar fundos para o Hospital Pequeno Príncipe, um grupo de alunos do Management Experience Program (MEP), da FAE Centro Universitário, desenvolveu um projeto beneficente. A ação deu vida ao All you need is music, que consiste em uma apresentação com os principais sucessos dos Beatles, executados pela orquestra Suzuki. Os dois concertos, às 17h e às 19h30, serão neste domingo (16), no Guairinha.

Os ingressos custam R$ 15 e R$ 30 e podem ser adquiridos no local, no dia do espetáculo, na Academia do Rock e na loja Hand Made. Mais informações pelo telefone (41) 8861-3259. A ação está sendo organizada desde maio de 2016 e surgiu a partir de um desafio estipulado pela disciplina de Empreendedorismo.

Os estudantes tinham de desenvolver, desde o planejamento até a execução, um projeto beneficente. “Os alunos têm a liberdade de escolher algo de que gostem ou que tenham mais facilidade para concretizar”, explica um dos coordenadores do projeto, Luis Fumagalli. “Foi um desafio enorme, muitas vezes tivemos dúvida, mas tudo foi dando certo.

A orquestra, já conhecida por participar de projetos beneficentes, comprou a ideia, bem como o Guairinha, por meio da presidente, Monica Rischbieter, que não cobrou o aluguel do teatro. Estamos cercados de grandes parceiros. Esperamos arrecadar uma verba bem expressiva”, observa Isabella Schiavon, aluna do MEP e violinista da orquestra.

Serviço: All you need is music Quando: Domingo – 16 de outubro Horário: Às 17h e às 19h30 Onde: No Guairinha - Rua XV de Novembro, 971, Curitiba – PR Como comprar: Diretamente com os alunos, pelo telefone (41) 8861-3259, na Academia do Rock (R. Alm. Tamandaré, 1689 - Juvevê, Curitiba – PR) e no Hand Made (Palladium Shopping Center).

Sobre a FAE Centro Universitário - A FAE Centro Universitário é reconhecida pela excelência do ensino e pela formação humanista. A instituição tem 59 anos de história e conta com unidades em Curitiba, São José dos Pinhais e Blumenau, sendo referência na formação de profissionais altamente qualificados. São oferecidos diversos cursos de graduação, pós-graduação com especializações na modalidade lato sensu e quatro programas de MBA, além de Educação Executiva, EAD e Programas In Company.

***Como alavancar seus negócios investindo em conteúdo de comunicação***


Crédito da foto: Eliandro Oliveira.

***A BPW Curitiba promove um bate-papo com a empresária e jornalista Isabela França no dia 18 de outubro, das 8 as 10 horas, no Hotel Bourbon, em Curitiba, sobre comunicação estratégica e produção de conteúdo para Assessoria de Imprensa e Redes Sociais.

O bate-papo “Construa uma Imagem Positiva e Relevante”, acontecerá durante um café da manhã no Hotel Bourbon (Rua Cândido Lopes, 102, Centro) e custará R$ 40,00 para associadas BPW e R$ 80,00 para o público em geral. Isabela França é jornalista e trabalha há 25 anos com comunicação corporativa. Inscrições e mais informações podem ser obtidas pelo e-mail secretaria@bpwcuritiba.com.br.

***Mostra Hispanidade vai ao Cinema em cartaz na Cinemateca***


Crédito da foto: Divulgação.

***A Cinemateca de Curitiba exibe de 14 a 16 de outubro a mostra “Hispanidade vai ao Cinema”, realizada pelo Centro Cultural da Espanha. Serão exibidas três produções recentes dos diretores Ciro Guerra, da Colômbia, e de Cesc Gay e Fernando González Molina, da Espanha. Os filmes foram lançados este ano.

Dia 14/10 - O Abraço da Serpente de Ciro Guerra (Colômbia, Venezuela, Argentina/2016, 124’) Théo (Jan Bijvoet) é um explorador europeu que conta com a ajuda do xamã Karamakate (Nilbio Torres) para percorrer o rio Amazonas. Gravemente doente, ele busca uma lendária flor que pode curar sua enfermidade. Quarenta anos depois, a trilha de Théo é seguida por Evan (Brionne Davis), outro explorador que tenta convencer Karamakate a ajudá-lo. Elenco: Jan Bijvoet, Brionne Davis, Nilbio Torres. Classificação: 12 anos.

Dia 15/10 – Truman de Cesc Gay (Espanha/2016, 108’) Dois amigos de infância, separados por um oceano, se encontram depois de muitos anos. Eles passam uns dias juntos, lembrando os velhos tempos e a grande amizade que se manteve com os anos, tornando-os inesquecíveis, devido o seu reencontro ser também o último adeus. Elenco: Ricardo Darín, Javier Cámara, Dolores Fonzi. Classificação: 14 anos Dia 16/10 - Palmeiras na Neve de Fernando González Molina (Espanha/2016, 163’) Em 1953, os irmãos Jacobo (Alain Hernández) e Kilian (Mario Casas) viajam até a ilha da Guiné Equatorial para trabalhar em uma plantação de café.

No local, Kilian se apaixona por uma nativa, um amor proibido na época. Meio século depois, Clarence (Adriana Ugarte) descobre acidentalmente uma carta esquecida por anos que a faz viajar até a ilha onde seu pai, Jacobo, e seu tio moraram durante anos. Em um território exuberante, sedutor e perigoso, ela descobre os segredos da família, turbulências passadas que atingem o presente. Elenco: Mario Casas, Adriana Ugarte, Macarena García. Classificação: 16 anos.

Serviço: Mostra Hispanidade vai ao Cinema Local: Cinemateca de Curitiba – R. Carlos Cavalcanti, 1174 Datas e horário: de 14 a 16 de outubro, às 19h Entrada franca.

***Secretaria da Cultura vai selecionar e licenciar filmes para veiculação na TV Educativa***

***A Secretaria de Estado da Cultura vai selecionar e licenciar até 47 filmes, entre curtas e longas-metragens, para veiculação na TV Educativa É-Paraná. As inscrições estão abertas até as 17h59 do dia 4 de novembro de 2016. Confira o edital completo no site www.cultura.pr.gov.br.

Podem se inscrever pessoas físicas e jurídicas na categoria curta-metragem e apenas pessoas jurídicas nas categorias telefilme ou longa-metragem de ficção e documentário.

Cada proponente poderá inscrever até dois projetos em cada uma das categorias, mas será selecionado apenas um projeto por proponente em cada uma das categorias.

A Coordenação de Incentivo à Cultura alerta para a necessidade do “Certificado de Produto Brasileiro (CPB)”, documento obrigatório que precisa ser solicitado junto à Agência Nacional do Cinema (ANCINE). Este documento pode demorar alguns dias para ser liberado e inviabilizar a inscrição caso o proponente não o tenha em mãos. Inscrição online - Todo o processo de inscrição, avaliação e acompanhamento dos projetos será realizado de forma online pelo SisProfice, www.sic.cultura.pr.gov.br.

Para participar, o proponente deverá, obrigatoriamente, integrar o Cadastro de Agentes Culturais do Estado do Paraná. A Coordenação de Incentivo à Cultura reforça que é fundamental que dados como o nome, o CNPJ, o endereço e o e-mail do proponente sejam os mesmos discriminados no cadastro de agente cultural. Para se cadastrar acesse www.sic.cultura.pr.gov.br/sisprofice.php.

Edital - O edital foi elaborado pela Coordenação de Incentivo à Cultura da SEEC e teve contribuição de entidades do setor audiovisual. Serão aproximadamente R$ 150 mil para selecionar e licenciar, pelo prazo de 24 meses, 31 curtas-metragens, 8 longas-metragens ou telefilmes na categoria ficção e 8 longas-metragens ou telefilmes na categoria documentário. Serviço: Inscrições abertas para o edital de licenciamento de filmes paranaenses De 21 de setembro a 4 de novembro de 2016 Confira o edital em www.cultura.pr.gov.br.

***Campanha Outubro Rosa Curitiba 2016 em prol do Hospital Erasto Gaertner***


Crédito da foto: Divulgação.

***O Hospital Erasto Gaertner, em parceria com a The One Harley-Davidson, realiza um grande evento para conscientizar sobre a importância dos cuidados com a saúde da mulher. O encontro contará com diversas atividades, durante três dias, e reunirá mais de mil motociclistas de todo o Brasil em Curitiba (PR). Vários parceiros estão unidos pela causa, entre eles o Hard Rock Cafe, Four Points by Sheraton, Go Inn, Quality, Radisson, da Atlantica Hotels, e Restaurante Madalosso.

A programação da campanha se inicia no dia 21 de outubro, com recepção na The One Harley-Davidson e com festa oficial de abertura no Hard Rock Cafe. Já no dia 22, acontece o esperado desfile de motos pela cidade, a concentração será a partir das 9h, em frente do Palácio Iguaçu. Mais tarde, vai acontecer o almoço no Restaurante Madalosso, com leilão e apresentação de bandas. No domingo, os motociclistas terão o dia livre na cidade.

Os ingressos estão à venda pelo site www.outubrorosacuritiba.com.br. A campanha terá toda a renda revertida para a reforma e a ampliação da Central de Materiais Esterilizados do Hospital Erasto Gaertner. A obra é necessária para a implantação do Sistema Cirúrgico Robótico (o primeiro do Paraná e Santa Catarina), viabilizado por meio do Programa Nacional de Atenção Oncológica (PRONON) do Ministério da Saúde.

Referência no tratamento de câncer no sul do Brasil, o Hospital realizou, somente em 2015, mais de 360 mil atendimentos, 93% deles pelo Sistema Único de Saúde. “A campanha Outubro Rosa e a mobilização do evento são de suma importância, já que é uma maneira que temos de movimentar e de conscientizar a sociedade sobre a questão da prevenção do câncer feminino. Além disso, teremos a oportunidade captar novos recursos que serão destinados na reforma e ampliação da nossa Central de Material Esterilizado”, enfatiza o superintendente do Hospital Erasto Gaertner, Adriano Lago. 

Serviço: Hospital Erasto Gaertner R. Dr. Ovande do Amaral, 201 - Jardim das Américas - Curitiba/PR Telefone: (41) 3361-5000 - www.erastogaertner.com.br.

***Pesquisa vai desenvolver teste que dá mais eficiência ao tratamento de câncer de mama***


Crédito da foto: Divulgação.

Na foto: Natalício Ferreira Leite, pesquisador do Centro de Tecnologia em Saúde e Meio Ambiente do Tecpar.

***Uma pesquisa, fruto da parceria entre o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), o Hospital Erasto Gaertner e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), busca desenvolver um teste inédito no Brasil para dar mais eficiência ao tratamento de câncer de mama. Os primeiros resultados devem ser conhecidos já em 2017. Atualmente, segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), 57 mil novos casos de câncer de mama são diagnosticados no Brasil a cada ano. A maioria das vítimas é composta por mulheres, sendo que 70% da incidência do câncer de mama feminino está relacionado a tumores do tipo hormonal.

Esses casos são tratados durante cinco anos com o Tamoxifeno, medicamento que diminui a reincidência do câncer e aumenta a sobrevida da paciente, explica o médico oncogeneticista do Hospital Erasto Gaertner e professor de Medicina da PUCPR, José Claudio Casali. O medicamento é considerado uma pré-droga, porque precisa entrar em contato com o metabolismo da paciente para gerar o efeito desejado.

No caso específico do Tamoxifeno, esse efeito é realizado com enzimas naturais do organismo humano. Entretanto, no Brasil, 10% das mulheres não têm a enzima CYP2D6, necessária para gerar o efeito do medicamento. “Portanto, a cada ano, seis mil mulheres usam o medicamento sem que ele surta efeito”, salienta Casali.

Por essa razão, especialistas do Tecpar buscam desenvolver um teste para avaliar no plasma sanguíneo a presença das substâncias produzidas na reação do medicamento com as enzimas naturais da paciente e a sua concentração. O resultado desse teste permitirá melhorar a eficiência do tratamento. “Com esse teste, o tratamento fica mais personalizado e efetivo. Se a paciente não possui a enzima, ela já pode ser encaminhada para outro medicamento que não o Tamoxifeno”, pontua o médico oncogeneticista.

A linha de desenvolvimento do Centro de Tecnologia em Saúde e Meio Ambiente do Tecpar vai atuar em dois campos: um para verificar se a dosagem das 12 marcas do Tamoxifeno corresponde à indicada na bula e outro para desenvolver um teste para medir, no plasma sanguíneo da paciente, a presença e a concentração das substâncias produzidas na reação com o medicamento. “O trabalho é inédito no Brasil por fazer esse mapeamento, que gera respostas mais efetivas aos pacientes brasileiros”, pontua Natalício Ferreira Leite, pesquisador do centro.

De acordo com o diretor de Desenvolvimento Tecnológico do Tecpar, Reginaldo Joaquim de Souza, a pesquisa vai gerar novas soluções que podem ser incorporadas ao Sistema Único de Saúde (SUS). “A princípio, a ideia é disponibilizar ao Hospital Erasto Gaertner esse teste, para ser feito logo no início do tratamento, e, mais para frente, oferecê-lo ao SUS e levá-lo a todo o país”, explica Souza. A expectativa é que em 2017 o teste para medir a presença e a quantidade das substâncias derivadas do medicamento usado no tratamento do câncer de mama já esteja disponível para uso pelas pacientes.

Tecpar - O Tecpar é uma empresa pública do Governo do Estado e tem 76 anos de atividade. Os negócios do instituto são divididos em quatro grandes unidades: Soluções Tecnológicas, para dar apoio às empresas que buscam inovar; Empreendedorismo Tecnológico Inovador, com suas incubadoras tecnológicas e com os parques tecnológicos, como o Parque Tecnológico da Saúde; Educação, com qualificação para o mercado privado.

E ainda com desenvolvimento de capacitações para servidores municipais de prefeituras paranaenses; e Indústria Farmacêutica e Biotecnológica, com desenvolvimento e produção de kits diagnósticos veterinários, vacina antirrábica e produção de medicamentos de alto valor agregado para a saúde pública brasileira. Além disso, o instituto atende demandas do Governo do Estado, sendo executor de projetos na área de energias renováveis e empreendedorismo tecnológico. Saiba mais sobre o instituto em www.tecpar.br.

***Dia mundial do pão***

***Tem coisa mais gostosa do que o cheirinho de pão saindo do forno? Resistir a esta tentação é quase um desafio. Tanto é verdade que uma curiosa pesquisa encomendada há tempos atrás à consultoria OnePoll, revelou quais os tipos de odores que os homens e as mulheres mais apreciam.

A pesquisa contou com a participação de mais de 4mil pessoas e concluiu que o cheiro de Pão Fresco é o que mais agrada aos narizes alheios. Não é por menos que o pãozinho ainda é um dos produtos mais consumidos pelo brasileiro.

Na data que se comemora o Dia Mundial do Pão, 16 de outubro, o Grupo paranaense Pitlak, líder no segmento de pães congelados, oferece ao mercado mais de 50 tipos diferentes de pães aos supermercados, panificadoras e confeitarias. A empresa que iniciou as atividades em 2005 produzindo 300 mil pães por mês, saltou para a produção de 45 mil unidades por hora. Os pães da marca Certo Sabor são encontrados nos principais supermercados do Brasil, devido ao crescimento do setor e a importância do produto nos pontos de vendas.

“Com os pães congelados os supermercados e panificadoras otimizam seus espaços físicos, gerando uma ampliação no faturamento da empresa, além de padronizar os produtos eliminando desperdícios e sobra de matéria prima”, salienta Marcio Pitlak, diretor presidente do Grupo Pitlak. A empresa vem negociando a aquisição de uma nova linha de produção para empresa com o objetivo de dobrar a capacidade produtiva dos pães congelados . Além dos pães, a empresa investiu em 2014 na primeira linha de produção de bolos e tortas 100% automatizada.

A produção que era de aproximadamente 100 bolos / tortas por hora, passou a um bolo/torta a cada sete segundos, com a mesma qualidade, marca registrada da empresa. O Grupo Pitlak vem sempre diversificando seu mix de produtos e oferecendo aos clientes produtos de alta qualidade e com sabor inigualável. Os pães congelados ainda são o carro chefe da empresa, representando cerca de 70% do volume produzido pelo grupo.

***Venda de panettones deve crescer 20% em 2016***

***Apesar da instabilidade econômica nesse ano, a paranaense Siena Alimentos, maior fabricante de panettones do Sul do Brasil, espera crescer 20% com as vendas neste Natal.

Há 37 anos no mercado, a empresa é detentora das marcas Roma e Festtone e se tornou referência por oferecer um produto com bom custo benefício, que se destaca pelo sabor e qualidade dos ingredientes.

Para atingir este crescimento, a Siena investiu no lançamento de produtos, novas máquinas e participou de diversas feiras durante este ano, além das ações que vai realizar nos pontos de venda.

“Decidimos não frear os nossos investimentos, pois durante a nossa trajetória superamos diversas crises econômicas e conseguimos nos consolidar como uma empresa séria, ética e que cresce a cada ano”, afirma o diretor comercial da empresa, Giuliano Michelangeli.

Um dos carros chefe da empresa é o Panettone Roma Trufado Premium, que além do recheio sabor chocolate, também tem cobertura de chocolate ao leite. As embalagens são presenteáveis com sofisticados detalhes em dourado.

Outro destaque da empresa é o panettone Roma Zero Açúcar nos sabores Frutas e Gotas Sabor Chocolate, que por não possuírem açúcar em sua composição são ideais para diabéticos ou para os que desejam fazer uma dieta livre dos açúcares. A Siena também oferece outras opções de panettones, além do tradicional de Frutas, estão disponíveis na marca Festtone os sabores Gotas Sabor Chocolate, Doce de Leite, Torta de Limão e Brigadeiro.

***Meliá Hotels International Brasil recebe diploma de reconhecimento como “Empresa Amiga da Criança 2016”, da Fundação ABRINQ***


Crédito da foto: Divulgação.

***Pelo nono ano consecutivo, a Meliá Hotels International Brasil foi certificada pela Fundação ABRINQ com o diploma de reconhecimento como “Empresa Amiga da Criança”, entregue durante o Encontro das Empresas Amigas da Criança, no dia 28 de setembro no hotel Meliá Paulista. O diploma foi concedido à Companhia por assumir os compromissos contra o trabalho infantil, promover a formação profissional e acesso ao emprego protegido para adolescentes e realizar ações sociais em benefícios de crianças e adolescentes.

O reconhecimento reforça e comprova o compromisso da Meliá Hotels International com o desenvolvimento sociocultural nas comunidades onde atua. Criada em 13 de fevereiro de 1990 – ano da promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente – pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos, a Fundação ABRINQ é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão promover a defesa dos direitos e o exercício da cidadania de crianças e adolescentes.

Sobre a Meliá Hotels International - Fundada em 1956 em Palma de Mallorca (Espanha), a Meliá Hotels International é uma das maiores empresas hoteleiras do mundo e líder absoluta na Espanha. Atualmente, conta com mais de 370 hotéis, abertos e em processo de abertura, em mais de 40 países pelas marcas Gran Meliá, Meliá Hotels & Resorts, Paradisus Resorts, ME by Meliá, Innside by Meliá, TRYP by Wyndham e Sol Hotels.

O foco estratégico na expansão internacional transformou a rede na primeira empresa hoteleira espanhola que opera na China, nos Estados Unidos e nos Emirados Árabes, mantendo sua liderança em mercados tradicionais como Europa, América Latina e Caribe. Além disso, destaca-se seu modelo de negócios diversificado (uma das principais hoteleiras gestoras do mundo), seu crescimento apoiado em grandes alianças estratégicas e suas apostas no turismo responsável. Como resultado, a Meliá Hotels International é a companhia espanhola com melhor reputação corporativa (Ranking Merco) e uma das mais atraentes para trabalhar em nível mundial.

Sobre a Meliá Hotels International no Brasil - No Brasil há 24 anos, a Meliá Hotels International é pioneira em seu segmento e é considerada uma das 3 Melhores Redes Hoteleiras do País por sua trajetória de grande sucesso. Atuando principalmente no segmento de hotéis “business”, a rede – que atualmente administra diversos empreendimentos localizados nas cidades de São Paulo, Campinas, Brasília e Recife, sob as marcas Meliá Hotels & Resorts e TRYP by Wyndham – instala no Brasil a marca Gran Meliá – sua marca de luxo mais universal e emblemática - com a abertura do espetacular Gran Meliá Nacional Rio, no Rio de Janeiro.

Os hotéis administrados pela rede no Brasil foram selecionados para o guia Michelin em 2015 e 2016, e receberam o Certificado de Excelência 2016 do TripAdvisor. Também, pelo segundo ano consecutivo, a Companhia, foi eleita pela AVIESP - Associação das Agências de Viagens como a Melhor Rede Hoteleira Internacional e, segundo pesquisa realizada pela revista Carta Capital, está entre as Empresas Mais Admiradas no Brasil. Mais informações no site: www.melia.com.

***Horário de verão também muda rotina dos pets***


Crédito da foto: Divulgação / CentralPress.

***A chegada do horário de verão traz mudanças significativas na vida das pessoas. Os dias se tornam mais longos e a prática de exercício físico aumenta. Para muitos, essa época se torna mais produtiva, mas, será que os pets sentem essa mudança? A veterinária Andressa Felisbino, da DrogaVET, explica e dá dicas de como cuidar dos bichos de estimação nesse período do ano. Para a veterinária, a mudança comportamental ocorre pelo fato de os animais acompanharem a rotina familiar. 

Uma das medidas que podem ser adaptadas para amenizar e facilitar essa transição é a troca diária dos horários de alimentação e passeio. Isso diminui a ansiedade, latidos excessivos e agitação dos pets. “Quando o horário do passeio começa pode ser que o animal não esteja pronto para suas necessidades, o que torna a caminhada mais demorada.

Com a alternância de horários, o pet não estranhará tanto quando o relógio for atrasado novamente”, observa a veterinária da maior rede de farmácias de manipulação veterinária do Brasil. Durante essa época do ano, os números de parasitas e ectoparasitas também aumentam. Depressão, desidratação e anemia são alguns dos sintomas sentidos pelos animais quando há contaminação. Além dos produtos de uso oral (os manipulados tem mais aceitação), coleiras também são eficazes no controle dessas pragas. Andressa observa que os tutores devem ficar atentos especialmente em relação ao carrapato.

“Ele é muito comum em parques e transmite doenças graves. Portanto, fique atento e examine seu animal sempre que ele sair para áreas externas (na rua ou no quintal), principalmente se seu pet não usa produtos adequados contra carrapatos”, enfatiza. Animais com pelagem clara e pelos curtos devem ter cuidados especiais durante os passeios. Andressa argumenta que a exposição ao sol é importante para a fixação de vitamina D, mas a permanência excessiva pode resultar em uma dermatite. Para isso, o uso de filtro solar é essencial, principalmente nos focinhos. Sapatinhos e botinhas também são importantes para os pets, pois evitam queimaduras nas patas em dias ensolarados ou de mormaço.

A prática de esportes e as atividades físicas durante o horário de verão proporcionam aos animais um momento de alegria e diversão mas, no caso de animais com sobrepeso ou cardíacos, devem ser orientadas pelo veterinário. “Aliados a rações de baixa caloria e próprias para cada tipo de pet, os exercícios físicos também são importantes para melhorar a qualidade de vida dos pets e no combate de sobrepeso, sem falar que os animais adoram interagir com seus tutores”, completa a veterinária. Para auxiliar e motivar os tutores que desejam passear com seus pets neste período a DrogaVET também dispõe de uma playlist especial no Spotify. Basta acessar o https://goo.gl/jxRLr8.

Sobre a DrogaVET - Criada em 2004, a DrogaVET está presente em mais de 30 cidades brasileiras e desenvolve medicamentos, suplementos e vitaminas tanto para pets (de companhia), quanto para animais de esporte, ornamentais, silvestres, de exposição e outros. A empresa alia um rigoroso controle de qualidade ao uso racional e eficiente de medicamentos, proporcionando economia aos proprietários, maior aceitação pelos animais e melhores resultados nos tratamentos ministrados pelos médicos veterinários.

Entre os diferenciais da manipulação veterinária da DrogaVET está a possibilidade de produzir formas farmacêuticas variadas que auxiliam a adesão do animal ao tratamento. Exemplo disso são as fórmulas que podem vir em formato de biscoitos com o sabor preferido do pet. As doses também são personalizadas conforme a necessidade e o peso do animal, evitando desperdícios. Mais informações www.drogavet.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário