segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Coluna do dia 03/10/16

***Cantora Céu lança novo disco em Curitiba***


Crédito da foto: Luiz Garrido. 

***A cantora e compositora Céu vem a Curitiba para o show de lançamento de Tropix, seu mais recente álbum. A apresentação será no dia 12 de novembro (sábado), às 20h e os ingressos do primeiro lote estão disponíveis no Disk Ingressos. As compras podem ser realizadas nos quiosques dos Shoppings Mueller, Estação e Palladium, além do telefone (41) 3315-0808 e pelo link diskingressos.com.br/evento/4929.

Na última semana, Tropix recebeu duas indicações ao Grammy Latino. O disco concorre nas categorias Melhor Álbum de Música Pop em Português e Melhor Engenharia de Som. A premiação será realizada em Las Vegas (EUA), cinco dias após a passagem de Céu por Curitiba.

Tropix, quarto disco da carreira da artista, é um mergulho em um universo de texturas artificiais que atravessa diferentes experimentos sônicos da segunda metade do século passado: o trip hop dos anos 90, a discoteca do final dos anos 70, o R&B dos anos 80, o casamento do hip hop com a música eletrônica.

Não é uma viagem no tempo, entretanto. O novo trabalho é um olhar do século 21 e traça uma genealogia pessoal de um mundo musical específico, um processo semelhante à viagem jamaicana feita em seu disco-irmão Vagarosa (2009).

Tropix é um salto num escuro que Céu sequer havia flertado anteriormente. Para isso, trabalhou com uma banda enxuta, de apenas três músicos: Pupilo, o maestro do ritmo da Nação Zumbi, e o seu fiel escudeiro, o baixista Lucas Martins. 

Mas em vez da guitarra, Céu queria um power trio com teclado - e chamou o francês Hervé Salters, com quem já havia tocado em outras oportunidades, para assumir esse papel. No show de Curitiba, a banda será formada por Céu, David Bovee (guitarra), João Leão (teclados), Lucas Martins (baixo) e Pupillo (bateria).

Serviço: Céu – Lançamento do álbum Tropix Local: Ópera de Arame – Rua João Gava, 874 – Abranches – Curitiba (PR) Data: 12 de novembro de 2016 - Hora: sábado, às 20h. Ingressos: à venda pelo Disk Ingressos – (41) 3315-0808, nos quiosques dos Shoppings Mueller, Estação e Palladium e pelo linkdiskingressos.com.br/evento/4929. Primeiro lote: R$ 60 e R$ 30 (meia, conforme legislação) - Informações: (41) 3315-0808. Lotação máxima: 1.572 lugares.

***Dra. Adriana Schmidt participa do Papo Saúde da Gazeta do Povo***


Crédito da foto: Cristiane Rebelo Rempel.

Na foto: Da esquerda para a direita estão a gerente comercial da Gazeta do Povo, Pâmela de Lima, a Dra Adriana Vidal Schmidt e a executiva de contas da Gazeta, Vivian Sens.

***A Clínica Dra. Adriana Schmidt e o núcleo Viver Bem, da Gazeta do Povo, promoveram nesta quinta-feira (29) o “Papo Saúde” com a médica Adriana Vidal Schmidt no Centro Cultural A Fábrika. 

Em uma descontraída conversa sobre saúde e qualidade de vida, a médica falou sobre o tema Planejamento Estratégico de Beleza, abordando a importância e a possibilidade de planejar a beleza, os cuidados com o bem-estar, a qualidade de vida e o corpo, de maneira geral, além de tratar de temas como o envelhecimento consciente e planejado.

Serviço: Clínica Dr.ª Adriana Vidal Schmidt Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 3901 Ed. Office Life Sala 198/199 Ecoville Curitiba – PR Tel: (41) 3336-2820 - www.adrianaschmidt.com.

***Gazeta do Povo recebe Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa***


Crédito da foto: Cristiano Costa.

Na foto: Ministro Eliseu Padilha (esquerda), Guilherme Cunha Pereira, presidente-executivo do GRPCOM (centro) e Marcelo Rech, Presidente da ANJ (direita) na solenidade de entrega da premiação.

***A Gazeta do Povo, jornal que faz parte do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), recebeu o “Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa”, na última quarta-feira (28), em Brasília. O veículo de comunicação e os jornalistas Chico Marés, Euclides Lucas Garcia e Rogerio Galindo, o infografista Guilherme Storck e o analista de sistemas Evandro Balmant passaram a ser alvos de quase 50 ações judiciais movidas por magistrados e promotores de Justiça pelas reportagens publicadas em fevereiro sobre a remuneração de membros do Poder Judiciário e do Ministério Público do Paraná.

Com conteúdo praticamente idêntico, os processos foram movidos individualmente, obrigando os profissionais a percorrer quase 30 cidades no Paraná para poderem participar das audiências. O caso ganhou repercussão nacional e atendendo a um pedido do jornal, a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber determinou a suspensão de todas as ações em trâmite até que o mérito seja julgado. O prêmio foi entregue pelo presidente da ANJ, Marcelo Rech, ao presidente-executivo do GRPCOM, Guilherme Cunha Pereira.

Os profissionais que assinam as reportagens também receberam certificados. Participaram da cerimônia o jornalista Euclides Lucas Garcia, o infografista Guilherme Storck e o analista de sistemas Evandro Balmant. O diretor de Redação da Gazeta do Povo, Leonardo Mendes Júnior, recebeu o certificado em nome dos jornalistas Chico Marés e Rogerio Galindo, que não puderam estar presentes. Na solenidade, Guilherme Cunha Pereira agradeceu a reação dos meios de comunicação ao episódio, que “perceberam a gravidade do atentado à liberdade de imprensa que se perpetrava”.

Ele lembrou que as reportagens do jornal foram “perfeitas, com boa carga informativa, mas triviais, no sentido de não fazer outra coisa que expor, com uma boa sistematização, o que já constava no Portal da Transparência”, disse o presidente do GRPCOM. Criado em 2008 pela Associação Nacional de Jornais (ANJ), a premiação tem por objetivo homenagear pessoas, jornais ou instituições que tenham se destacado na promoção ou na defesa da liberdade de imprensa.

Gazeta do Povo - A Gazeta do Povo, que faz parte do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), é uma grande plataforma de comunicação, que está presente o tempo todo na vida dos paranaenses, seja com informação e diferentes opiniões nas plataformas impressa e digital (online, mobile e tablet), em projetos especiais e eventos. Com uma história de 97 anos e com olhos no futuro, a Gazeta do Povo se renova diariamente e coloca no mercado novos produtos, serviços e iniciativas para estar ainda mais próxima do leitor.

***Embaixador do Itamaraty troca experiência com universitários***

***Diplomacia, Política Externa Brasileira e o funcionamento do Ministério das Relações Exteriores são os principais pontos que o Embaixador Paulo Américo Wolowski vai debater com os alunos do Centro Universitário Internacional Uninter. Em um bate-papo, o chefe do EREPAR – Escritório de Representação do Itamaraty em Curitiba, vai esclarecer dúvidas dos universitários e contar algumas curiosidades sobre a carreira diplomática.

“A experiência e a vivência nacional e internacional de Wolowski vão contribuir na escolha dos caminhos profissionais dos estudantes”, explica Heloise Guarise Vieira, professora do curso de Relações Internacionais da Uninter. O evento gratuito acontece no dia 03 de outubro, segunda-feira, às 19h, no Campus Tiradentes. Os participantes ganham certificado de quatro horas extra-curriculares. Inscrições no local.

Serviço: Bate-papo com o Embaixador Paulo Américo Wolowski Quando: dia 03 de outubro, às 19h Quanto: gratuito Onde: Campus Uninter Tiradentes – Rua Saldanha Marinho, 131 – Centro Inscrições: feitas na hora, no local.

***Exposição "ALEGRIA II" marca trajetória de artista plástico curitibano***


Crédito das fotos: Bebel Ritzmann.

Na foto 01: Angelo Hasse comemora 40 anos de profissão.


Na foto 02: Marchand Marcelo Baz e Hilda Machado.


Na foto 03: Angelo Hasse e a artista plástica, Mercedes Ritzmann.


Na foto 04: Curador Marcelo Baz e Angelo Hasse.


Na foto 05: Apresentação do Grupo Humsol.

***O artista plástico Angelo Hasse comemorou os 40 anos de profissão com a exposição "ALEGRIA II", que contou com a participação de artistas convidados.

A vernissage, no Espaço Cultural Itaipu Binacional do Instituto de Engenharia do Paraná - IEP, em Curitiba, nesta quarta-feira, foi marcada pelos destiles de joias de Hilda Machado, com "moulage" (modelagem tridimensional) do estilista Eder Fernandes.

A abertura da mostra ainda teve apresentação do Coral da OAB/CAA-PR e do grupo de dança do Instituto Humanista de Desenvolvimento Social (Humsol). O evento marcou o lançamento da campanha "Outubro Rosa", de prevenção ao câncer de mama.

Ao lado das obras de Angelo Hasse, "ALEGRIA II", com curadoria do marchand Marcelo Baz, quadros de Mercedes Ritzmann, Márcia Széliga, Janete Mehl e Paulo Milani (Curitiba), Marcelo Beja (Rio de Janeiro), Marisa Marina Goelzer (Porto Alegre), Luisa Real (Lisboa) e Yuniel Delgado Castillo (Havana e Miami).

***Baile de Debutantes: A tradição que não se apaga***


Crédito das fotos: Gustavo Garrett.

Na foto 01: O presidente do Clube Curitibano, José Antonio Baggio Pereira, com a esposa Andréa Baggio Pereira e as 66 debutantes, na escadaria do clube.


Na foto 02: O presidente do Clube Curitibano, José Antonio Baggio Pereira e a esposa, Andréa Baggio Pereira, beijam a filha, a debutante Isadora Baggio Pereira.


Na foto 03: Debutantes reunidas no Salão.


Na foto 04: O presidente do Clube Curitibano José Antonio Baggio Pereira (dir.), com o juiz federal Sérgio Moro e a esposa, Rosângela Wolff Moro, e o vice-residente do clube, Renato Ramalho.


Na foto 05: Debutantes dançam com seus pares.

***Numa cerimônia repleta de tradição, que teve seu primeiro episódio no ano de 1951, as mais novas debutantes do Clube Curitibano tiveram o privilégio de se tornarem os holofotes da noite. Sob o olhar atento de suas famílias, todas reunidas no salão Rubens Arles Bettega (Salão Azul), na sede do Clube, no sábado (24).

O evento foi a concretização dos sonhos de cada família: a formalização da apresentação dessas meninas à sociedade curitibana. Diante de tamanha responsabilidade, o calendário para cada uma das 66 debutantes exigiu dedicação e destreza: foram ao todo 18 eventos preparatórios, entre ensaios fotográficos, aulas de etiqueta à mesa e lições de moda.

Tudo devidamente ensaiado à risca para o grande dia, fazendo jus à belíssima decoração lúdica, que trouxe colorações de tonalidades fortes, apostas do produtor João Callas, com o intuito de personificar a marca dessa juventude atual. Além do Presidente do Clube Curitibano, José Antonio Baggio Pereira, que teve sua filha, Isadora Baggio como uma das debutantes, estiveram presentes o Juiz Federal Sérgio Moro, ao lado de sua esposa, Rosângela Wolff Moro.

***FAE promove um dos principais eventos de gestão do sul do Brasil***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Feira de Gestão apresenta soluções criativas para novos desafios da gestão e da economia. Um dos grandes desafios para os profissionais da atualidade é compreender o diálogo entre a criatividade e a inovação nos negócios em uma sociedade que apresenta mudanças cada vez mais rápidas e profundas. 

Mas, qual o caminho para superar esses desafios? Respostas para essa questão serão a pauta da 14.ª Feira de Gestão da FAE, que nos dias 4 e 5 de outubro trará a Curitiba especialistas em novas tendências de mercado e gestores inovadores para debater os rumos da gestão e da economia.

Os ingressos são limitados e gratuitos. Podem ser retirados diretamente na Central de Atendimento da FAE, na rua 24 de Maio, 135. O tema principal da Feira de Gestão da FAE é “Gestão e economia – soluções criativas para novos desafios”. Esse assunto será distribuído em dois momentos principais.


Na foto: Isela Costantini Duarte.

O primeiro deles, no dia 4 de outubro, será com a palestra “Os novos desafios na gestão de grandes empresas públicas e privadas”, ministrada pela CEO do Grupo Aerolíneas Argentinas, Isela Costantini Duarte. A executiva brasileira dividirá com o público sua experiência em administrar uma estatal que apresentava déficit estimado em US$ 1 milhão por dia quando ela assumiu a presidência da companhia. No currículo, Isela possui passagens por grandes empresas na Argentina, como a General Motors, onde figurou como a primeira mulher CEO.

“Nosso grande desafio está apresentar soluções inovadoras para a economia atual. A Feira de Gestão, por meio dos especialistas que traremos, vai mostrar para nossos alunos que os negócios hoje podem ser realizados de uma nova forma, mais criativa e sustentável, e que esse novo formato é ainda mais acessível que o mercado tradicional com o qual estamos acostumados”, Jorge Siarcos, Reitor da FAE Centro Universitário.


Na foto: Tomás de Lara.

Debate e tendências - O segundo momento da Feira de Gestão da FAE ocorrerá no dia 5 de outubro com o debate “Nova economia: a inovação por meio da criatividade e da colaboração”. Essa atividade ocorrerá em conjunto com as palestras de três profissionais que são destaque nas áreas de empreendedorismo, economia criativa e negócios sociais. 

A primeira palestrante é Lala Deheinzelin. Considerada uma das principais futuristas no mundo, destacando-se entre três na América Latina e Central, Lala vai compartilhar sua experiência em economia criativa e na criação de metodologias que unem sustentabilidade e processos colaborativos em rede, das quais é pioneira no Brasil.

Na sequência, será a vez do colíder do Sistema B Brasil (movimento de empresas B), Tomás de Lara. Especialista em Economia Colaborativa e Sustentável, Lara abordará as tendências relacionadas às novas organizações que fomentam uma economia centrada no humano e na natureza e na mudança de um pensamento egocêntrico e competitivo em um pensamento ecocêntrico e colaborativo. 

A última palestrante a se apresentar antes do debate será Bárbara Mattivy, fundadora da Insecta Shoes – marca de sapatos ecológicos e veganos produzidos no Brasil. A empreendedora pretende apresentar o plano de negócios da sua empresa que, de um investimento inicial de R$ 20 mil, chegou a faturar R$ 1 milhão no último ano com produtos feitos basicamente de tecido de brechó.


Na foto: Bárbara Mativy, fundadora da Insecta Shoes.

“A Lala é pioneira na difusão e esclarecimento do que é a economia criativa, colaborativa e compartilhada no Brasil, enquanto o Tomas é um mobilizador internacional de modelos de negócios inovadores e sustentáveis, e a Bárbara conseguiu transformar todos esses conceitos e modelos na prática com a Insecta. Eles se complementam de maneira fluida, oferecendo aos convidados e presentes uma verdadeira inserção no mundo da nova economia”, destaca Everton Drohomeretski, Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Sobre o evento - A Feira de Gestão é um evento bianual promovido pela FAE Centro Universitário. Referência no Sul do país na área de business, o encontro promove debates e troca de experiências em alto nível entre empresários, executivos, empreendedores e estudantes universitários. Oportunizar o diálogo aberto e franco entre a academia e o mercado está no DNA da Feira de Gestão. Com mais de uma década de história, o evento da FAE sempre privilegiou em sua programação a presença de pensadores, formadores de opinião e expoentes nacionais e internacionais, das mais variadas áreas do conhecimento, para gerar um debate interdisciplinar, antecipando tendências e apontando soluções criativas e inovadoras para a sociedade.

O reconhecimento acadêmico e do mercado tornou a Feira de Gestão um evento de prestígio tanto para o público quanto para seus palestrantes. Em suas diversas edições, estiveram presentes personalidades de destaque das mais diversas áreas, como Washington Olivetto, Gilberto Gil, Ricardo Amorim, Arnaldo Jabor, Maílson da Nóbrega, Ângela Hirata e Caco Barcellos. Programação: 04/10 – 19h30 – Isela Costantini, CEO da Aerolíneas Argetinas 05/10 – 19h30 - Lala Deheinzelin, futurista e pioneira em Economia Criativa no Brasil, Tomas de Lara, colíder do Sistema B Brasil, e Bárbara Mativy, fundadora da Insecta Shoes.

Serviço: 14.ª Feira de Gestão da FAE Tema: Gestão e economia – soluções criativas para novos desafios Quando: 4 e 5 de outubro, a partir das 19h30 Onde: Arena da FAE Centro Universitário – Rua 24 de Maio, 135 – Centro – Curitiba (PR) Inscrições: Entrada gratuita mediante convite ou crachá funcional ou de estudante da FAE. Mais informações: http://www.fae.edu/feiradegestao2016/ / feiradegestao@fae.edu.

***Iguais a dá mamãe: Tutu lança sapatilha infantil***

***Mães e filhas vestidas de forma parecida é uma maneira lúdica de celebrar o amor entre as duas. Algumas peças são mais fáceis de ficar ainda mais fofas quando reproduzidas em tamanhos mini. A Tutu Ateliê de Sapatilhas acaba de entrar no universo “tal mãe, tal filha” com as novas sapatilhas boneca com numeração a partir do 28.

São três cores para a escolha da pequena fashionistas: rosa, preta e vermelho, todas em verniz. As sapatilhas clássicas ficam bem em todas as composições de look – do jeans à festa – e apresentam modelagem e conforto presentes em todos os sapatos da Tutu. Mais uma vez a Tutu atende a uma demanda dos seus consumidores. No mês passado, a marca autoral de sapatilhas lançou seu primeiro modelo masculino – a botinha.

No ano passado ampliou a grade de numeração para atender mulheres que tem dificuldade em encontrar calçados do seu número. Agora a grade passa do 28 ao 42. A sapatilha vegana também entrou para a cartela de opções da Tutu no ano passado. A pesquisa de mercado e de matéria-prima estão sempre no radar da Tutu, que este ano passou a exportar o produto para a Europa. A Tutu para meninas já está disponível na loja da marca na Praça da Espanha e no e-commerce. O modelo infantil custa R$ 155.


Sobre a Tutu - Do mundo do balé para os pés urbanos, a marca especializada Tutu Ateliê de Sapatilhas uniu delicadeza à praticidade ao focar no calçado característico da indumentária de dança. 

O figurinista Gustavo Krelling e designer Fabiana Montalvão se conheceram ainda na faculdade e de bons amigos se tornaram sócios na empreitada. As vendas começaram no meio on-line, mas logo ganharam espaço físico.

Localizada na Praça da Espanha, uma das regiões mais nobres de Curitiba, a loja de rua da Tutu, inaugurada em agosto de 2014, encanta com uma decoração inspirada no estilo shabby chic misturado com o colonial brasileiro.

A referência segue a linguagem artesanal das sapatilhas da marca, que levam o selo Feito à Mão. Equilibradas por um saltinho de um centímetro feito de madeira, são produzidas em couro legítimo com um cordão ajustável, proporcionando maior conforto. A marca tem uma grade de numeração diferenciada que vai do 28 ao 42. Site www.tutusapatilhas.com.br.

Serviço: Tutu Ateliê de Sapatilhas Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1.211 C, Batel Soho, fones (41) 3311-1530 e (41) 3203-5260.

***ONErpm assina contrato com artistas paranaenses***


Crédito da foto: Divulgação.

***Na última sexta-feira , 30 de setembro, o Restaurante Vin Bistro foi palco do jantar que celebrou a assinatura de contrato de artistas com a ONErpm, maior network de criadores da América Latina, representada em Curitiba pelo advogado Juliano França Tetto.

No jantar esteve presente: o mundialmente conhecido lutador de MMA Wanderlei Silva, a cantora Jenni Mosello – atualmente participante do X-Factor Brasil , o Youtuber Wakko Purosso, do canal Purosso, o músico Lucas Vaz Machado e o advogado Juliano Tetto, especialista em esportes e entretenimento.

***Abertas as inscrições para 37º Troféu Gralha Azul***

***O Centro Cultural Teatro Guaíra abriu inscrições para companhias e grupos profissionais para o 37º Troféu Gralha Azul. 

A premiação anual é concedida aos profissionais de teatro que mais se destacarão na edição 2016/2017.

Serão avaliados espetáculos inscritos até o dia 1 de julho de 2017. As inscrições gratuitas são feitas somente pelo site www.teatroguaira.pr.gov.br com o preenchimento da ficha do Troféu Gralha Azul (que estará disponível em breve).

Os espetáculos concorrentes de Curitiba deverão cumprir no mínimo 12 apresentações na cidade. Companhia e grupos de outras cidades deverão fazer no mínimo duas apresentações na capital. Nesta edição serão premiadas 18 categorias: melhor espetáculo, melhor espetáculo para crianças, direção, direção espetáculo para crianças, atriz, ator, atriz coadjuvante, ator coadjuvante, atriz espetáculo para criança, ator espetáculo para criança, revelação, iluminação, sonoplastia, figurino, cenário, texto original, composição musical e maquiagem/caracterização.

Serão entregues também o Prêmio Especial e a outorga de Técnico do Ano. Os vencedores receberão o Troféu Gralha Azul (imagem criada em 1975 por Ivens Fontoura ) e premiação em dinheiro. Jurados - a comissão do 37º Troféu Gralha Azul, edição 2016/2017 será integrada por Ana Rosa Tezza, Diogo Biss, Edson Bueno, Gerson Delliano, Guilherme Almeida, Izidoro Diniz, Mariana Martins, Regina Vogue e Rômulo Zanotto.

São suplentes da comissão os atores Fernando Klug e Sônia Morena. Os trabalhos da comissão acontecerão até o dia 31 de julho de 2017. O Troféu Gralha Azul é uma realização do Centro Cultural Teatro Guaíra e do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões no Estado do Paraná (Sated/ PR).

***Dicas para evitar as doenças respiratórias que chegam com a primavera***


Crédito da foto: Divulgação.

***A primavera, estação marcada pelas flores e pelo clima seco, é também conhecida pelas doenças respiratórias. O clima seco favorece o acúmulo de poluentes no ar e aumenta a presença de pólens, fatores que desencadeiam asma, bronquite, rinite e alergias em geral.

Para o médico Daniel Rispoli, otorrinolaringologista do Hospital Angelina Caron, com atitudes simples é possível evitar as doenças da estação. “Esta época é propícia à irritação das mucosas devido ao acumulo de polén e poluentes no ar. Os ambientes precisam ser ventilados. A alimentação equilibrada também é essencial, pois um sistema imunológico forte evita este tipo de complicações”, alerta.

Confira algumas dicas que podem ajudar a evitar as doenças respiratórias na primavera: Evite abrir as janelas no início da manhã e fim de tarde. É nesses períodos que o acúmulo de pólen é maior no ar; Mantenha a casa ou escritório sempre limpos e arejados e lave com maior frequência tapetes, mantas e cortinas. Troque as roupas de cama e toalhas emanalmente; Ao sair de casa, utilize óculos escuros sempre que possível.

Os óculos evitam o contato de poluentes e pólen com os olhos; Para quem tem animais de estimação, o banho frequente é muito necessário. O pelo retém poeira, o que contribui para piorar ou desencadear alergias; Deixe o ambiente úmido, tornando o ar mais “limpo”, higienize o seu nariz com solução salina periodicamente; Faça consulta periódicas com o seu médico.

Sobre o Hospital Angelina Caron - O Hospital Angelina Caron está localizado na cidade de Campina Grande do Sul, na Grande Curitiba (PR). De caráter eminentemente social, o local é um centro médico-hospitalar de referência no Sul do País e um dos maiores parceiros do Sistema Único de Saúde (SUS) no Paraná. Recebe, anualmente, mais de 350 mil pacientes de todo o país, dos quais 95% pertencem ao SUS.

Atua em todas as vertentes da medicina e é um centro tradicional de fomento ao ensino e à pesquisa. O setor de transplantes é um dos mais destacados, reconhecido internacionalmente, com cerca de 250 procedimentos por ano nas áreas hepática, renal, reno-pancreática, cardíaca e de tecidos corneanos. Mais informações no site http://www.hospitalangelinacaron.com.br.

***Casa da Leitura Hilda Hilst amplia horário de atendimento no Cajuru***


Crédito da foto: Divulgação.

***Funcionando desde abril na Rua da Cidadania do Cajuru, a partir de outubro a Casa da Leitura Hilda Hilst passará a funcionar aos sábados das 10h às 14h. Além do empréstimo de livro e a promoção da leitura, o espaço administrado pela FCC recebe ações de incentivo à leitura voltadas à população em geral e também dirigidas a instituições como escolas, creches e organizações sociais.

As novas instalações são maiores, garantem mais conforto aos usuários e facilitam o acesso da população da região, já que estarão próximas ao terminal do Capão da Imbuia. O novo endereço é Rua da Cidadania do Cajuru: R. Nivaldo Braga, s/nº, esquina com Av, Prefeito Mauricio Fruet – 1º andar, sala 11 A.

Histórico – A Casa da Leitura Hilda Hilst funcionou durante todos esses anos num imóvel no Jardim das Américas de propriedade da Associação das Senhoras Rotarianas de Curitiba, que ali inaugurou uma biblioteca em 27 de março de 1984. O imóvel foi cedido à Fundação Cultural de Curitiba por meio de um termo de comodato de 23 de julho de 1992, com prazo de tempo indeterminado, para funcionamento da Biblioteca Pública do Jardim das Américas.

Em 2010, com a instituição do programa Curitiba Lê, a biblioteca passou a chamar-se Casa da Leitura Hilda Hilst, em homenagem a uma das principais escritoras brasileiras do século 20. Hilda Hilst (1930-2004) escreveu por mais de 50 anos e teve uma vasta produção em poesia, ficção, teatro e traduções. Foi agraciada com os mais importantes prêmios literários do Brasil.

Serviço: Casa da Leitura Hilda Hilst Rua da Cidadania do Cajuru – R. Nivaldo Braga, s/nº, esquina com Av. Prefeito Mauricio Fruet – 1º andar, sala 11 A. Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; sábados das 10h às 14h.

***Expo Dança 2016 acontece em outubro e promete evento democrático e inclusivo***


Crédito da foto: Divulgação.

***Um fim de semana com oficinas, exposições e festival de dança. Essas serão as atrações do Expo Dança 2016, que acontece nos dias 15 e 16 de outubro. O evento promete ser democrático, reunindo diferentes estilos de dança para profissionais, amadores e admiradores da dança de todas as idades. “Qualquer pessoa pode participar do Expo Dança. Queremos mostrar que todos podem dançar, independentemente de idade, conhecimento e condição física”, explica Marina Seixas, idealizadora do evento.

Um dos diferenciais do Expo Dança também será estender sua programação para portadores de necessidades especiais. Os palcos e áreas do evento foram todas adaptadas para receber esse público. A programação contará com oficinas de danças de diferentes estilos: Dança de Salão, Contemporâneo, Danças Circulares, Ritmos Latinos e, em especial, destacam-se as oficinas gratuitas "Brincando de Dançar", voltada para o público infantil e "Para Cada Corpo uma Dança", voltada para pessoas com necessidades especiais.

O Expo Dança também promove, durante o evento, o Festival de Dança, a ser realizado simultaneamente no palco do Salão Nobre. A mostra terá a participação de dançarinos profissionais e amadores de diversas modalidades. “O intuito do Festival é que as pessoas participem pelo simples prazer de dançar”, ressalta Marina. Já os grupos semiprofissionais e profissionais poderão participar do Dancing Test. No total, serão 25 grupos participantes que serão avaliados.

Desses, os três que mais se destacarem receberão premiação em dinheiro. Fazem parte da banca avaliadora profissionais renomados do meio da dança. A programação ainda conta com baile de ritmos da Dança de Salão e exposição de produtos do segmento.

Homenagem à Isadora Duncan - A primeira edição do Expo Dança vai homenagear a bailarina iniciadora do balé moderno, Isadora Duncan. Dona de atitude transgressora e espírito livre que se tornaria um símbolo para o feminismo. Nasceu em 1877, em São Francisco, Califórnia. Começou a frequentar aulas de balé clássico com 4 anos. 

Aos 11 anos, já apresentava uma sensibilidade muito particular, desenvolvendo uma maneira própria de dança. Nessa idade começou a dar aulas de sua nova técnica. Isadora foi a primeira manifestação substancial do movimento de ruptura que surgiria dentro do balé e que buscava uma forma de dança mais livre e expressiva.

Serviço: Expo Dança 2016 Data: Dias 15 e 16 de Outubro. Sáb. das 10h às 23h / Dom. das 10h às 18h Local: Tênis Clube Paulista Endereço: Rua Gualaxos, 285 - Paraíso - São Paulo. Ingressos e Inscrições: www.expodanca.com.br - Informações: atendimento@expodanca.com.br ou pelo whatsapp 11 97603-2803.

Nenhum comentário:

Postar um comentário