segunda-feira, 23 de março de 2015

Coluna do dia 23/03/15

***Começa nesta terça o 24º Festival de Teatro de Curitiba***


 Crédito das fotos: Divulgação.

***Começa nesta terça-feira (24) o 24º Festival de Teatro de Curitiba. Serão 13 dias de programação intensa e mais de 400 espetáculos diversos. A Mostra 2015 reúne 29 produções, sendo sete estreias nacionais e quatro atrações internacionais. O Fringe, com dez Mostras Especiais, apresenta 393 espetáculos.

O Festival deste ano é apresentado pelo Banco Itaú e Tradener, tem patrocínio da Renault do Brasil, Petrobras, Copel, Fundação Cultural de Curitiba/Prefeitura de Curitiba e UEG Araucária e apoio da Itaipu Binacional. Pela primeira vez, em 24 anos de história, o Balé Teatro Guaíra fará a abertura do Festival de Teatro de Curitiba com o espetáculo Cinderela, montado em comemoração aos 45 anos da companhia. Coreografado espanhol Gustavo Ramirez Sansano (ex-diretor artístico do Luna Negra Dance Theater, de Chicago), o espetáculo de dança contemporânea terá apresentação fechada para convidados nesta terça e uma apresentação aberta ao público na quarta-feira (25).

 O público do Festival terá a oportunidade de assistir a sete estreias nacionais – SPon SPof Spend, Post Scriptum, OE, Abnegação 2,Meu Saba, Fishman e Ensaio Para Um Adeus Inesperado – e quatro atrações internacionais: A House in Asia, Double Rite,Surfacing e Numax. “Alguns ingressos estão quase esgotados para essas produções. Para manter o padrão, o pessoal deixou a compra para o último final de semana e as principais atrações estão quase esgotadas”, alerta Leandro Knopfholz, diretor geral do Festival.

Além das estreias e das atrações internacionais, os musicais e os espetáculos com atores mais famosos também lideram a lista dos mais procurados, como Nêgo, Beije Minha Lápide, Através de Um Espelho, Desalinho, Nômades, Selfie, Depois do Ensaio, Dias de Luta, Dias de Glória e Samba Futebol Clube. Algumas noites do Risorama também já estão esgotadas. “Mais uma vez, o público está valorizando o Festival”, comemora Knopfholz.

**Fringe - Neste ano, o Fringe chega à sua 17ª edição com 393 espetáculos que ganharão as ruas, praças, palcos e espaços alternativos de Curitiba a partir desta quarta-feira (25), com 12 dias de programação. O evento reunirá dez Mostras Especiais, sendo cinco novas: Mostra de Teatro Universitário Grutum!, que estreia no Fringe com produções de grupos universitários; Gloriah Vigor Mortis, que apresentará uma seleção dos trabalhos da companhia curitibana homônima, sob a direção de Paulo Biscaia; 20 anos do Pé no Palco, que celebra as duas décadas da companhia teatral criada por Fátima Ortiz; I Mostra Pernambucana de Teatro para Infância, que vai inaugurar o mais novo espaço teatral de Curitiba, o Estúdio 455; e Ilíada Homero Grécia 2016, que reúne dez espetáculos com os cantos da obra grega de Homero. Além disso, a plateia poderá escolher os espetáculos das Mostras já conhecidas do público do Fringe, como Sonora Cena, Mostra Ademar Guerra, Ave Lola, Novos Repertórios e Sesi Dramaturgia.

**Eventos Simultâneos - Gastronomix, Guritiba, Mish Mash e Risorama são os quatro eventos simultâneos que integram a programação do Festival de Curitiba e movimentam a capital paranaense. Mish Mash será realizado nos dias 4 e 5 de abril, tem direção artística de Rafael Barreiros, o Palhaço Alípio, da Cia dos Palhaços, e reunirá atrações de ilusionismo e mágica. Com curadoria de Diogo Portugal, o Risorama reunirá o melhor dostand up comedy do Brasil de 26 a 31 de março. Primeira feira de alta gastronomia de Curitiba, o Gastronomix chega à sua sétima edição, com espaço ampliado para as crianças.

Nos dias 28 e 29 de março, chefs estrelados e pratos de diferentes lugares do Brasil compõem o cardápio do evento, que conta ainda com aulas-shows e aulas práticas de culinária. O evento também tem espaço dedicado para a Gastronomia Responsável, em parceria coma Fundação Grupo Boticário, e recebe pela primeira vez a visita do chef Alex Atala, que fará palestra no dia 28. De 28 de março a 5 de abril, o Guritiba terá quatro espetáculos infantis: “Agora Eu Era o Herói”, comédia romântica para o público infanto-juvenil da Cia UM de Teatro, “Tucantaconto”, show musical da Cia Tricromática, “Entre Janelas”, trabalho da Tato Criação Cênica, e “Intolerância”, drama da companhia BuZum.

**Ingressos - Os ingressos para toda a programação do Festival de Curitiba estão disponíveis pela internet (www.festivaldecuritiba.com.br) e nas bilheterias oficiais do evento, instaladas no ParkShoppingBarigüi, Shopping Mueller e Palladium Shopping Center. Os ingressos para os espetáculos da Mostra custam R$ 70,00 e R$ 60,00 (inteira) e R$ 35,00 e R$ 30,00 (meia-entrada).
Os valores maiores são para os espetáculos em cartaz nos teatros Guaíra, Guairinha, José Maria Santos, Positivo e Bom Jesus, que têm custos de bilhetagem superiores aos demais. Os ingressos para o Risorama também custam R$ 60,00 (entrada inteira) e R$ 30,00 (meia entrada). Já os ingressos para o Mish Mash e Guritiba custam R$ 40,00 (entrada inteira) e R$ 20,00 (meia entrada). Os preços para os espetáculos do Fringe variam de gratuitos a R$ 60,00.


**Sobre o Festival de Teatro - Criado em 1992, o Festival de Teatro é o maior evento teatral do Brasil. Idealizado pelos jovens Leandro Knopfholz, seu atual Diretor Geral, e Carlos Eduardo Bittencourt, o Festival sempre atraiu a atenção dos principais nomes da dramaturgia nacional. Sua primeira edição, organizada com a ajuda de Cássio Chamecki e Victor Aronis, reuniu 14 espetáculos e contou com as participações de José Celso Martinez Corrêa, Antunes Filho, Gerald Thomas, Cacá Rosset e Gabriel Vilela.

Para marcar a criação do Festival, a Prefeitura Municipal de Curitiba construiu no tempo recorde de 30 dias o Teatro Ópera de Arame, projetado pelo arquiteto Domingos Bongestabs, que se transformou num dos principais cartões postais da capital paranaense. A Ópera de Arame foi inaugurada com o espetáculo “Sonhos de uma Noite de Verão”, de Shakespeare, numa montagem inédita do Grupo Ornitorrinco. 

Desde a sua criação, o Festival já reuniu mais de sete mil espetáculos, sendo 600 na Mostra Oficial, 6.200 no Fringe e 350 nos Eventos Paralelos (Guritiba, Mish Mash e Risorama). Isso já garantiu ao Festival uma plateia geral de mais de 4,8 milhões de pessoasde todo o Brasil. Todos os anos, o Festival é realizado graças à participação de 1.500 profissionais entre diretores, atores, iluminadores, figurinistas, maquiadores, técnicos, montadores, bilheteiros, divulgadores, administradores e organizadores.

A Mostra possui curadoria especial e sempre reúne estreias nacionais, grandes espetáculos internacionais e as principais produções do teatro brasileiro. O Fringe reúne várias Mostras Especiais, sem curadoria, e abre espaço para centenas de produções de todo o Brasil. Por isso, o Fringe tornou-se na vitrine mais democrática do teatro brasileiro, fora da agenda comercial do eixo Rio-São Paulo.

O Fringe faz parte do Festival de Teatro desde a sua sétima edição, em 1998. Ele se inspira na experiência que surgiu espontaneamente, em 1947, no Festival Internacional de Edimburgo, mais importante evento de artes cênicas do mundo. Sua denominação significa, em inglês, “franja” ou “margem” e traduz sua essência aberta e democrática. As companhias teatrais que formam a programação do Fringe participam do evento por iniciativa própria. Por isso, sua programação sempre reserva grandes surpresas e muitas produções originais.

**********EM EVIDÊNCIA**********

*****Começa nesta quarta-feira o I Seminário de Formação Inicial e Continuada do Professor da Educação Básica e Superior. O evento acontece em Curitiba, no Campus Ecoville da Universidade Positivo (UP), e vai até o dia 27. Organizado em parceria entre a UP e a Universidade Federal do Paraná (UFPR), o Seminário reúne 400 participantes, entre professores da rede pública e particular, pesquisadores, acadêmicos de graduação e pós-graduação, para discutir novas propostas pedagógicas e o futuro da atuação desses profissionais, além de permitir a interação para a troca de experiências e de conhecimento. Mais informações pelo site www.up.edu.br/seminarioprofessor

*****O Graciosa Country Club confirmou os nomes dos profissinais convidados que irão participar do PRO-AM no dia 31/3 (terça-feira), durante o 67º Campeonato Aberto de Golfe Cidade de Curitiba. Nessa disputa, as partidas combinam golfistas amadores com profissionais. Entre os convidados estão: Daniel Stapff, Enzo Miyamura, Ezequiel Ribeiro, Marcos Silva, Mariano Fabeiro, Odair Lima, Pablo De La Rua, Rafael Barcellos, Rafael Gonzalez, e Virlei da Silva. As inscrições para o PRO-AM deverão ser feitas na Secretaria de Golfe do Graciosa Country Club, ou por e-mail: gccgolfe@graciosa.com.br

*****A cantora e multiinstrumentista Bianca Amante apresenta no palco da Fnac Curitiba, nesta quarta-feira (25/3), às 19h30, uma versão pocket de seu novo show, “Samba, Sonho Meu”. A musicista, que também é compositora e professora de canto, explora a interpretação musical e experimenta voz, sons e performances focando no samba. A entrada é franca.

*****O Festival de Teatro de Curitiba alerta ao público sobre os espetáculos que já estão com os ingressos esgotados. Selfie, com Mateus Solano, lotou suas duas apresentações. Desalinho e a prata da casa Ensaio Para um Adeus Inesperado não têm mais entradas para suas primeiras sessões. O Risorama já precisou abrir sessões extras para os dias 26, 27, 28 e 29 de março e o dia 31 de março está com suas duas sessões esgotadas. Os ingressos disponíveis para os espetáculos Pessoas Perfeitas, dos Satyros, Beije Minha Lápide, com Marco Nanini, Nômades, com Andrea Beltrão, e para as internacionais Double Rite e Numax também estão no final.

***Espaço Goya marca presença na vitrine da Artefacto***


Crédito da foto: Gerson Lima.

Na foto: O empresário Junior Durski e a arquiteta Kethlen Durski com os proprietários da Espaço Goya, Sonia e Gustavo Holtz.

***A Espaço Goya é a fornecedora dos papeis de parede da nova vitrine interna da Artefacto. Com assinatura da arquiteta Kethlen Durski, o ambiente traz o revestimento da holandesa Eijffinger, distribuído com exclusividade pela Orlean.

A coleção escolhida apresenta formas geométricas e tons contemporâneos e suaves, que se unem para formar grandiosos mosaicos. Inspirado na personalidade do empresário Junior Durski, fundador da Rede Madero, o ambiente é um Living/Office, com espaço destinado para atividades prazerosas. Como resultado, foi criado um ambiente sóbrio e sofisticado, que tem a proposta de ser funcional, mas sem perder o charme.

***1º Encontro Casa Cor Paraná 2015***


Crédito da foto: Valterci Santos.

Na foto: Marina Nessi, diretora da Casa Cor Paraná (ao centro), Graziela Caroli, gerente de Franquias da Casa Cor (esquerda) e Fátima Barnabé, responsável pelo departamento de eventos da Deca.

***Arquitetos e decoradores estiveram reunidos, nesta quarta-feira (18), em Curitiba, para a primeira reunião operacional da 22ª Casa Cor Paraná. Na ocasião, a diretora da Casa Cor Paraná, Marina Nessi, apresentou os patrocinadores e apoiadores do evento, além de recepcionar os profissionais para os últimos detalhes antes do início das obras.

***PANDORA do ParkShoppingBarigui ficou lotada durante comemoração***


Crédito das fotos: Ana Carolina Zarpelon.

Na foto 01: A franqueada da Joalheria Pandora do ParkShoppingBarrigui, ErikaLinzmeyer com Polyana Chevalier, gerente da loja.


Na foto 02: Nathaly Goolkate, Miss Paraná com Polyana Chevalier da Pandora do ParkShoppingBarigui durante o evento da loja.


Nas fotos, 03 e 04: detalhes da coleção.


***A primeira franquia do sul do país da joalheria dinamarquesa PANDORA comemorou ontem (19) seu primeiro ano de sucesso no ParkShoppingBarigui em Curitiba. O evento foi luxuoso e a loja ficou lotada com muitos formadores de opinião e clientes, que celebraram a data com um coquetel. A atual Miss Paraná, Nathaly Goolkate, também passou para conferir as novidades. Todos elogiaram as peças e destacaram a nova coleção da PANDORA inspirada nos Encantos da Natureza, que celebra a vida em todas as suas formas.

As combinações são únicas e inesperadas, tais como os múltiplos anéis de borboleta, que emitem um efeito 3D; a corrente de prata de três comprimentos ajustáveis, que permite criações múltiplas de estilo; Charms de Murano, que revelam um mundo botânico dentro das peças. Metais Preciosos, Pedras de Zircônia Cubica Brilhantes e Esmalte Italiano reinterpretam ícones da flora e fauna nas joias da coleção.

Sobre PANDORA - Fundada em 1982 em Copenhague, Dinamarca, a PANDORA é a segunda maior joalheria do mundo - desenha, fabrica, vende e distribui joias com um modelo de negócio integrado. Atualmente a marca está presente em 90 países nos seis continentes com aproximadamente 9.900 pontos de venda, incluindo 1.400 lojas conceito e a sua loja virtual. 

Para conhecer a linha de produtos, acesse o e-commerce: www.pandorajoias.com.br ou o site institucional: www.pandora.net. Sobre o grupo PANDORA acesse: www.pandoragroup.com Serviço: PANDORA ParkShoppingBarigüi R. Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 - Piso Térreo, Fone (41) 3317-6727.

***Sucesso no primeiro dia da Páscoa Solidária da Impelle***


Crédito das fotos: F22 Studio.

Na foto: Sylvia Sartorelli e a amiga Vania Souza.

***No dia de ontem, as lojas Impelle do Batel e Cabral iniciaram uma campanha para a Páscoa Solidária. A empresária Sylvia Sartorelli, em parceria com madrinhas e amigas farão doações de ovos de Páscoa e chocolates para crianças carentes do Lar Infantil Sol Amigo (Lar Lisa). A campanha receberá as doações até a quinta-feira, dia 2 de abril, data em que as diretoras da entidade receberão os doces na loja do Batel.


Só na tarde do evento foram arrecadados mais de 500 ovos de Páscoa. "Nossa ideia era buscar novamente uma ação que, além de nos reunir novamente pudesse ajudar quem precisa nessa data tão simbólica que é a Páscoa", conta a empresária Sylvia Sartorelli. Vale lembrar que qualquer pessoa pode doar, basta apenas chegar a uma das lojas Impelle (Batel ou Cabral) durante a data de arrecadação de ovos e chocolate.

Serviço: Doações: Impelle Rua Dr. Carlos de Carvalho, 2073 - Batel - (41) 3018-5461 / 9846-2332 Rua Bom Jesus, 529 - Cabral - (41) 3016-3261 / 9759- 0100 www.impelle.com.br

***Novidades de decoração e bem-estar chegam a Curitiba***


Crédito das fotos: Divulgação.

***A loja RomantiK bem-estar e decor trouxe novidades de encher os olhos. Sempre inovando com qualidade e bom gosto Renata Rangel, proprietária da marca, faz uma busca minuciosa e apresenta tendências para agradar as clientes. Entre as boas notícias estão os vasos de flores suculentas (artificiais), além de serem super charmosa, ocuparem pouco espaço em casa elas são "a bola da vez", e até estão ganhando espaço em casamentos.


Para quem tem um lado romântico canino, a cama para pet no estilo provençal é uma excelente opção. Proporciona ao ambiente requinte e simultaneamente deixa um espaço reservado para o animalzinho. No seguimento de bem-estar a loja RomantiK apresenta bonecas perfumadas. Com diferentes estilos e formatos elas são um charme e ao perfeita para presentes e mimos. 

Serviço: Romantik | facebook.com/RomantikBemEstarDecor Shopping Jardim das Américas: Av. Nossa Senhora de Lourdes, 63 – loja 62B. Tel: (41) 3266-2731.

***Ovo do Game Of Thrones é destaque na coleção da Grué Chocolateria***


Crédito das fotos: Kelly Knevels.

***A Grué Chocolateria traz para a Páscoa 2015 diversos produtos novos para os apreciadores do chocolate. Para quem gosta da mistura tradicional de chocolate com wafer, como no Kit Kat, a Grué tem um meio ovo de chocolate com várias placas do biscoito (200g, R$ 42). Na coleção, também estão os ovos temáticos da Frozen, azul com gotas de chocolate branco (100g, R$ 25), e uma caixa com três metades de ovos do dragão, da série Game of Thrones (300g – 100g cada metade, R$ 70). Os ovos temáticos do Game Of Thrones são recheados com ganache de champagne, brigadeiro e Nutella.


A Grué ainda apresenta aos curitibanos o inusitado ovo de Chocolate com Bacon, um mix de sabores e sensações que a chocolatier Polyana Rodrigues, apresenta para o público curitibano (200g, R$ 52). Para a Coleção de Páscoa da Grué Chocolateria deste ano, Polyana também criou um ovo para comer de colher diferente: um ovo inteiro recheado com brigadeiro de Nutella, apenas com a tampinha quebrada, embalado numa lata com a colher dentro (450g, R$ 82). Os apreciadores de ovos para comer com colher também poderão presentear com o Ovo Recheado com Sorvete. Vendidos dentro de uma caixa especial, os amantes desses dois doces podemoptar entre os sabores de Nata com Framboesa e Chocolate, Figo com Nozes e Cookies com Nutella (250g, R$ 52).


Além dos sabores diferenciados, a Grué Chocolateria conta com os tracionais, como os ovos com arabesco (200g, R$45 e 300g, R$ 65) e o ovo com frutas na casca (300g, R$ 75). Presentes Para quem quer compartilhar ainda mais emoção nesta páscoa, a Grué disponibiliza cestas e kits que podem ser montados pelo cliente na loja. O kit com bebidas (espumante ou vinho) acompanham 12 bombons, um pacote de palha italiana e uma placa com o desejo de ‘Feliz Páscoa’. Os tracionais pacotes de palha italiana (R$ 20) e as caixas de bombons (de 4 a 16 bombons, a partir de R$ 20) completam a Coleção de Páscoa da GruéChocolateria. Os clientes podem optar pelas caixas já prontas ou montar caixas com os bombons disponíveis na vitrine da loja para encantar e adoçar alguém nesta Páscoa.

Serviço: Grué Chocolateria Onde: Avenida João Gualberto, 2095, Alto da XV Telefone: 41. 3352-5586 Site: www.gruechocolateria.com.br

***O restaurante Coco Bambu anuncia unidade no Shopping Crystal***


Crédito das fotos: Divulgação.

***O Shopping Crystal acaba de confirmar a chegada de mais uma operação que passa a fazer parte do seu mix de lojas na área gastronômica ainda neste ano: o restaurante Coco Bambu. A rede especializada em frutos do mar nascida em Fortaleza, no Ceará, estreia em Curitiba e no Paraná com um mega restaurante que será instalado em uma área total de 1.800 metros quadrados e que contará com cerca de 500 lugares. As obras iniciam dentro de um mês e a previsão de inauguração é novembro.


O Coco Bambu é uma das redes de restaurantes do Brasil que mais cresceu nos últimos anos. Conta atualmente com 16 unidades em seis estados e já anunciou sua expansão com inauguração de mais cinco unidades ainda em 2015. Uma delas será em Curitiba, no Shopping Crystal, duas em São Paulo, uma no Distrito Federal e a primeira unidade fora do País, em Miami.

O restaurante possui uma administração descentralizada com lojas que funcionam como empresas autônomas, cada uma com três sócios gestores, que dedicam 100% de seu tempo à gestão. O comando da expansão da rede no Brasil é capitaneado pelos empresários e fundadores do restaurante Afrânio e Daniela Barreira, Idésio Rolin e Eugênio Vieira.

Serviço: Shopping Crystal Rua Comendador Araújo, 731 – Batel Telefone: (41) 3883-3000 / www.shoppingcrystal.com

Sobre o Shopping Crystal - O Shopping Crystal é reconhecido por ser um ambiente elegante, moderno, tranquilo e charmoso. Um lugar onde o especial é também o essencial. Oferece um mix de lojas exclusivas que seleciona, destila e proporciona experiências de moda, cultura e gastronomia, misturando novas referências com o que há de melhor em Curitiba. 

Inaugurado em 1996, o Crystal passou a ser administrado pela BRMALLS em setembro de 2010. Com a mudança, o empreendimento passou por um processo de revitalização, que reforçou ainda mais o seu perfil autêntico e sofisticado. O Crystal oferece um seleto mix de lojas, o primeiro cinema VIP da cidade, salão de beleza do conceituado hairstylist Wanderley Nunes, uma academia- a Bodytech, restaurantes e empório gourmet. Tudo isso em um ambiente compacto, tranquilo e agradável.

***Moda Autoral - Vender pra quem?***


Crédito da foto: Divulgação.

***Este questionamento é o tema do 2º Encontro de Designers de Moda de Curitiba, que vai acontecer nesta 3ª feira, dia 24 de março. O evento é uma realização do IMOP – Instituto de Moda do Paraná e IBQP – Instituto de Moda do Paraná e tem como objetivo buscar ações para ampliar o consumo da produção local valorizando o trabalho autoral na criação de roupas e acessórios.

Na oportunidade também será apresentado o diagnóstico sobre o cenário atual da moda na capital paranaense, gerado no primeiro encontro, e que aponta entre as prioridades do setor reforçar uma identidade regional, elaborar um guia de ateliers e participar de eventos que proporcionem mais visibilidade e negócios. O 2º Encontro de Designers de Moda de Curitiba vai ser realizado na sede do IBQP, no Jardim Botânico.

***Projeto discute sobre heróis do cinema na Livraria da Vila***


Crédito da foto: Divulgação.

***Nesta terça-feira, dia 24 de março, às 19h30, o jornalista e crítico de cinema Luiz Gustavo Vilela e a produtora cultural Ana Camargo comandam um bate-papo que vai discutir o livro “Jornada do Herói”, de Joseph Campbell, base de muitos roteiros cinematográficos de sucesso. 

O evento aberto ao público integra o projeto 12 x 12 que neste ano comemora os 120 anos do cinema e acontece no auditório da Livraria da Vila, no Shopping Pátio Batel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário