quinta-feira, 20 de abril de 2017

Coluna do dia 20/04/17

***Pedro Joanir Zonta abre Mercosuper 2017 pedindo urgência na aprovação das reformas trabalhista e previdenciária***


Crédito da foto: Divulgação.

***Durante a Mercosuper 2017, que acontece até o dia 20 de abril no Expotrade Convention Center, em Pinhais, o presidente da Apras, Pedro Joanir Zonta, discursou para os presentes sobre as perspectivas para o setor supermercadista e destacou a importância que a aprovação das reformas trabalhista e previdenciária tem para a retomada da economia.

O presidente demonstrou muito otimismo com relação à recuperação econômica e sugeriu atenção e cuidado aos empresários, para que não deixem passar as oportunidades que vão surgir. “No passado, tivemos crises que duraram de dois a cinco anos, mas depois houve crescimento e muitas empresas não estavam preparadas para isso. As que se prepararam, mantiveram seu crescimento bem superior aos demais. Por isso, digo que é preciso acreditar que a economia vai voltar a crescer.

 Portanto, preparem-se!”. Ainda neste ano, já será possível ver os sinais desta recuperação que virão primeiramente com os saques do fundo de garantia. “As pessoas vão utilizar estes recursos para compras ou para quitar dívidas. Isso deve dar uma injeção na economia e vai alavancar o varejo”, afirma Zonta. Para o setor supermercadista, estes recursos serão ainda mais importantes, já que se trata de um segmento que realiza cerca de 40 milhões de atendimentos aos clientes por mês no Paraná e registra um faturamento de aproximadamente R$ 21,5 bilhões por ano.

Apesar dos recursos do fundo de garantia contribuírem com a economia, o presidente da entidade diz que para o Brasil voltar a crescer as reformas trabalhista e previdenciária precisam ser aprovadas. Para ele, um dos principais problemas na previdência são as dicotomias entre as aposentadorias da iniciativa privada e pública. “Um trabalhador aposentado recebe, em média, 18% do que recebe um aposentado público, o que significa que a cada aposentado do setor público poderíamos aposentar quase seis do setor privado”.

Ainda segundo Zonta, a contribuição previdenciária do servidor público se limita a 11% da sua renda, já o da iniciativa privada acaba pagando 11% do teto, mas a empresa recolhe outros 22%. “Além disso, o setor público acaba apresentando outros pontos negativos devido à alta burocracia, à legislação tributária confusa e à corrupção”, acrescenta.

Com relação à reforma trabalhista, o presidente esclarece que ela se trata de uma modernização nas leis, já que a CLT é de 1943. “Além da legislação ficar parada em um tempo que não representa mais os dias atuais, ela também acabou ganhando vários penduricalhos, que acabam gerando interpretação divergente e diversas disputas judiciais”.

No Brasil, existem cerca de 2 milhões de novos processos por ano, sendo o campeão mundial em ações trabalhistas. Como nenhum direito do trabalhador é extinto, a reforma acaba sendo uma maneira de proporcionar um maior diálogo entre os empresários e os trabalhadores, trazendo mais flexibilidade nas negociações.

Além das reformas trabalhista e previdenciária, o Brasil necessita urgente de uma reforma política, que segundo o presidente ainda é uma utopia e deve demorar para acontecer. “Os políticos que ditam as regras para o nosso país atualmente ainda não pensam nisso, pois eles olham, pensam e desejam vantagens para si próprios. O pior é que temos uma justiça morosa quando se trata de assuntos que envolvem políticos, mas vemos o contrário quando se trata de pessoas físicas e de empresas”.

Mesmo não acreditando em uma reforma política imediata, Zonta acredita que as demais reformas devem abrir o caminho para ela. “Precisamos acreditar em nosso país e no povo brasileiro, pois somos conhecidos por nunca desistir. Então, vamos à luta, vamos nos unir e vamos ser também os agentes e construtores do nosso país”, finaliza.

Mercosuper 2017 - A Feira segue até o dia 20 de abril, no Expotrade Convention Center, em Pinhais, e tem como objetivo apresentar as últimas tendências em produtos, serviços e tecnologias para os supermercadistas e varejistas do setor alimentício. O evento deve atingir um crescimento de 35% no tamanho e na quantidade de visitantes em relação à edição de 2016.

O fluxo de visitas nos três dias de feira será de aproximadamente 45 mil e vai reunir cerca de 190 expositores, entre fornecedores de diversos estados e empresas do Mercosul, que devem realizar R$ 520 milhões em negócios durante a feira.

Serviço: A Mercosuper 2017 – 36ª Feira e Convenção Paranaense de Supermercados está sendo realizadail, no Expotrade Convention Center, em Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba), até o dia 20 de abril.

***Marcas, diferenciais e estratégias utilizadas por cervejarias artesanais***


Crédito das fotos: Priscila Fiedler.

Na foto 01: Estrela ADVB com Os Alquimistas da Cerveja.


Na foto 02: Iron Mendes, Marcelo Romaniewicz, Marcos Giovanella e Felipe Motta.

***Com um formato diferente, dinâmico e descontraído, que possibilitou mais interação entre o público e os convidados, aconteceu na manhã desta quarta-feira, 19 de abril, o primeiro Estrela ADVB do ano. O evento, promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil - Seção Paraná (ADVB-PR), recebeu fundadores de cinco cervejarias curitibanas. 

Considerada o Vale do Silício da cerveja artesanal, segundo a revista Exame, Curitiba já recebeu 25% de toda a premiação internacional dentre as cervejarias artesanais brasileiras. Alejandro Winocur, da Way Beer, abriu o evento contando a trajetória da cervejaria: “Montei todo plano de negócio para abrir uma fábrica, mas não sabia o principal: fazer cerveja.

Por coincidência do destino, conheci o Alessandro Oliveira, que já produzia cervejas em casa, tinha todos os equipamentos e topou fazer essa parceria”, comentou Winocur. Lançada em 2010, hoje a Way Beer trabalha com exportação, principalmente, para os Estados Unidos, mas já traça planos para chegar à Europa.

De um hobby à profissão, a cervejaria Bastards Brewery apostou em uma forma diferente para conquistar os clientes. Fundada em 2013 com cervejas produzidas em panelas, a marca adequa a cada rótulo um personagem. “Buscamos sempre aproximar o consumidor da marca. 

Foi preciso muita paciência para ser assertivo no nosso negócio”, comentou o fundador da marca, Francisco Seegmuller, durante o Estrela ADVB. Ele também falou sobre o novo empreendimento da marca, um pub diferenciado, que tem atraído a atenção dos adoradores de cerveja.

Outro participante do evento foi Iron Mendes, ex-piloto de navio e fundador da Maniacs Brewing Co. “Começamos nesse mercado com todo o processo de distribuição de cervejas, incluindo marcas nacionais e internacionais. Hoje, estamos em seis filiais espalhadas pelo Brasil, com produtos próprios”, comentou Mendes. São aproximadamente 50 colaboradores, envolvidos em todo o trabalho, contando importadora, distribuidora e cervejaria.

Entre as inovações recém-lançadas pela Maniacs estão as cervejas em lata e um pack de papelão que suporta gelo por até seis horas. Diretor da ADVB-PR e fundador da Gauden Bier, Ronaldo Flor apresentou o modelo de negócio adotado da cervejaria. 

“Decidimos seguir o caminho colaborativo, cooperado, onde convidamos produtores de cervejas para fazerem seus produtos na nossa fábrica”, explicou. Considerada a cervejaria mais antiga da região de Curitiba, só em janeiro deste ano até o momento, a Gauden Bier já fabricou mais de 500 mil litros, sendo 80% Gauden e os outros 20% divididos entre marcas parceiras.

Finalizando o evento, Samuel Cavalcanti, da cervejaria Bodebrown, mostrou a trajetória da empresa e os mais de 130 prêmios conquistados. “Desde o começo, nossa preocupação não foi formação de preço e volume, e sim ter um produto de alta qualidade”, contou Cavalcanti. 

Ao longo dos oito anos de trajetória, a Bodebrown já foi convidada a produzir cervejas na Inglaterra, Itália, Austrália e outros países. Hoje, o Brasil possui cerca de 400 microcervejarias, e, segundo Cavalcanti, com o rápido crescimento desse mercado, espera-se que até 2020 sejam mais de 1.200.

Sobre a ADVB-PR - Há mais de 50 anos, a ADVB-PR desenvolve a atividade empresarial do Estado, valorizando os profissionais e empresas por meio do intercâmbio de conhecimento, experiências e ideias entre associados e profissionais de expressão nacional e internacional. 

Com a promoção de eventos e atividades realizadas em parceira com a iniciativa privada, visando à atualização, qualificação e aperfeiçoamento dos profissionais das áreas de Marketing, Vendas, Comunicação e Gestão Empresarial.

A ADVB-PR contribui com centenas de empresas e instituições paranaenses na busca por mais eficiência, qualidade e competência. Além do Top de Marketing, Estrela da Manhã, Business Connect e do Prêmio Personalidade, a entidade realiza outros eventos e cursos para fomentar o mercado.

***O cantor Falcão será a atração da Festa Brega do Santa Mônica*** 


Crédito da foto: Divulgação.

***Uma noite dedicada ao estilo brega. O Santa Mônica Clube de Campo promove no Salão Social, no dia 29 de abril, a grande Festa Brega que terá como atração o cantor brasileiro Falcão, ícone do estilo. O evento que acontece a partir das 22h, promete fazer todo mundo dançar, dar muitas risadas em uma noite muito divertida e dançante.

A programação conta ainda com o DJ J.B Live. Marcondes Falcão Maia, o Falcão, é humorista, cantor, compositor e apresentador, considerado como o maior artista da música brega de sua geração. São mais de 20 anos de carreira e 3 milhões de discos vendidos em todo o país.

Caraterizado pelos seus trajes cômicos e regado de grande senso humor, o seu show traz um repertório voltado para os maiores sucessos de sua carreira com canções como "I’m not dog no", "No Cume" e “Holiday Foi Muito”. A Festa é voltada para associados e convidados, com traje brega. Ingressos à venda na Secretaria do Clube.

Serviço: Festa Brega – Show Falcão e DJ J.B Live Data: 29 de abril de 2017. Horário: A partir das 22h. Local: Salão Social - Santa Mônica Clube de Campo (Rod. Régis Bittencourt, 5000 - Mauá, Colombo – PR). Ingressos: Associado R$ 40,00 / Convidado R$ 60,00. Mais informações: 3675-4238 ou social@santamonica.rec.br.

***Diretor da Quanta é homenageado em Cuba*** 


Crédito da foto: Divulgação.

Na foto: Da esquerda para a direita, Raymond Russell, presidente da Sociedade Americana de Cardiologia Nuclear, Amalia Peix organizadora do evento da Sociedade Cubana de Cardiologia e João Vítola, diretor geral da Quanta Diagnóstico e Terapia.

***O cardiologista João Vítola, diretor geral da Quanta Diagnóstico e Terapia, foi o único médico brasileiro homenageado pela Sociedade Cubana de Cardiologia nesta última terça-feira, 18 de abril, na cidade de Havana.

Ele recebeu um título de honra ao mérito pela sua contribuição científica para o desenvolvimento da cardiologia nuclear no país. Também foram homenageados os médicos norte-americanos, Ernest Garcia, da Universidade de Emory, e Marcelo Di Carli, da Universidade de Harvard.

Sobre a Quanta Diagnóstico e Terapia - Fundada em 2003, a Quanta Diagnóstico e Terapia está localizada na cidade de Curitiba e oferece exames de cintilografia, tomografia computadorizada com 128 cortes, angiotomografias coronariana e vascular, escore de cálcio, PET-CT, biópsias e tratamentos para câncer de tireoide e dor óssea no câncer.

A Quanta Diagnóstico e Terapia conta com um núcleo de pesquisas, participa do programa Curitiba Tecnoparque, que apoia iniciativas inovadoras de empresas locais e, desde 2007 coopera com a Agência Internacional de Energia Atômica da ONU. Mais informações no site www.quantadiagnostico.com.br.

***Festa do Padroeiro***


Crédito das fotos: Richard Helmuth Windfried Angert Roch.

***A Festa do Padroeiro é uma das comemorações mais aguardadas pela comunidade da Vila São Jorge, no bairro do Portão, em Curitiba e movimenta todos os anos mais de 3 mil devotos. A comemoração este ano foi batizada de Festa do Padroeiro, com uma extensa programação, desde 1º até 30 de abril. Destaque para o dia 23 de abril (dia de São Jorge), com a produção de um bolo de 25 metros para toda comunidade.

O mesmo será recheado com centenas de medalhas de São Jorge. A produção do bolo vai envolver mais de 10 voluntários, e cada pedaço terá um custo de três reais. O valor obtido será destinado às obras sociais da Paróquia São Jorge, que este ano comemora 50 anos. A novidade será a capela do padroeiro com velário.Ao final, de cada missa será realizada a benção das imagens do santo padroeiro.

Serviço: 23/04 – Bolo de São Jorge, à venda a partir das 9h (o dia todo), e benção das imagens de São Jorge nas Santas Missas das 7h30, 9h, 11h e 19h. Inauguração da capela do padroeiro. A igreja ficará aberta das 7h30 até as 20h. Endereço:Rua Itacolomi, nº. 1840 - Portão.  


Sobre a Paróquia São Jorge - No que se refere à nossa história, a iniciativa partiu do casal: Sr. Arsênio e Sra. Zulmira. Ambos católicos praticantes, que convocaram os moradores da Vila S. Jorge a participarem de uma reunião, com o objetivo de construir uma igreja dedicada a São Jorge. 

Compareceram: Alberto Pansolin, Rosa Pansolin, João Pansolin, João Moscov, Glória Ribeiro, Lauro Ribeiro, Herondina Ribeiro, João Seminiuck, Tereza Romaniuk, Helena Palmer, Joana Palmer, Angelina Gabardo, Olga Cavalin, Angélica Ripka, Adélia Agostinho e Catarina Félix. Esse dia histórico foi 01 de agosto de 1955. Depois da reunião, todos alegres, saíram gritando para a comunidade que seria construída uma igreja na Vila S. Jorge.

Um segundo passo foi escolher um coordenador. Alguém empreendedor capaz de aproximar pessoas que pudessem ajudar na concretização deste projeto. Surgiu o nome do industrial e comerciante da Vila, Sr. Aroldo Schmidt. Propuseram-lhe a ideia e explicados os motivos, Schmidt abraçou a causa e logo começou a trabalhar juntamente com sua esposa dona Morena. Tudo isso sempre em concordância com o Pároco do Portão, na época, o Pe. João Bagozzi.Ponto seguinte, a definição do local da construção.

Após tudo definido pela comissão e sob orientação do Pe. Bagozzi, foi adquirido o terreno pertencente ao Sr. Flávio Bello ao valor de Cr$ 50.000,00. Pagos Cr$10.000,00 a vista e mais 40 pagamentos de Cr$1.000,00. Mas apenas um terreno não seria suficiente. Assim, donaMorena proprietária do terreno vizinho, imediatamente fez a doação do mesmo para que se começasse a construção da tão almejada igreja.

Iniciada a construção da capelinha de madeira, o desafio: festas, trabalho e mais trabalho. Somados os esforços, no ano de 1958, assim relata o Sr. Arsênio: “Amanhecera o domingo do dia 18 de maio. Às 9 horas, a Vila S. Jorge ainda estava envolta nas névoas do sul. Só de perto se avistava a Capelinha de São Jorge. O altar e a imagem resplandeciam entre flores coloridas. Os moradores da Vila e seus arredores formaram uma multidão que encheu todo o pátio da capelinha. Às 10 horas deste mesmo dia, foi abençoada a Capelinha de São Jorge, com a Santa Missa presidida pelo Pe. João Bagozzi.”

Aproveitando a oportunidade, o Sr. Aroldo convocou todos os moradores da Vila para iniciar a construção da igreja dizendo: “Esqueçamos todas as diferenças que existem entre os moradores desta Vila, porque a Igreja não é uma realização efêmera ou passageira, ela será para sempre como uma família.” Estava agendado às 16 horas a chegada do arcebispo Dom Manuel e do Prefeito Major Ney Braga, Dom Manuel abençoou a pedra fundamental e oficializou a comissão de obras, coordenada pelo Sr. Aroldo. A partir deste dia os moradores se irmanaram e começaram a trabalhar com festas, arrecadações e tudo o que se imaginava para construir a igreja.

No dia 21 de janeiro de 1962, novamente com a benção de Dom Manuel, a ainda, inacabada igreja. Levantada, coberta, ainda faltando os acabamentos, mas já era a Casa de Deus que podia receber seus fieis. Lamentavelmente, o grande idealizador desta obra Pe. João Bagozzi veio a falecer, assumindo seu lugar o Pe. Dario Zampiero, depois Pe. Bernardino e por fim Pe. Duilio, que continuavam celebrando missas, prestando apoio espiritual e como responsáveis pela vinda da Congregação dos Padres Marianos à comunidade.

Passaram-se duas gerações - Os campos cedendo lugar, a casas e edifícios; novas famílias se formando e novos paroquianos ingressando na comunidade da Vila São Jorge. A igreja que um dia foi grande tornou-se pequena perante o tamanho da família dos filhos de Deus, fazendo-se necessária a construção da nova e atual igreja.

Resumo Cronológico: ·01/08/1955 – Idealização e fase preparatória em que se adquiriu o terreno e foi construída a primeira capelinha. ·18/05/1958 – Lançamento da pedra fundamental. Um tempo de esforços e trabalhos comunitários para alcançar o objetivo: “Construir a Igreja de São Jorge”. ·21/01/1962 – Inauguração da Igreja, ainda inacabada. Uma fase de alegria e ação de graças pelo objetivo alcançado. 

É a conquista, vitória dos moradores da Vila. ·13/08/1967 – Instalação da Paróquia São Jorge e a entrega da mesma à Congregação dos Padres Marianos. Sendo o primeiro vigário o Padre Aloísio BoleslauJakimowjcz. ·27/04/2003 –Benção de pedra fundamental da nova e atual igreja, em celebração presidida por Dom Sérgio Braschi. ·17/06/12 – Dedicação da NovaIgreja de São Jorge, em celebração presidida por Dom Moacir José Vitti, com júbilo e ação de graças a Deus Pai por este abençoado projeto.

São Jorge - A imagem de todos conhecida, do cavalheiro que luta contra o dragão, foi difundida na Idade Média. Está relacionada às diversas lendas criadas a seu respeito e contada de várias maneiras em suas muitas paixões. Na imagem, São Jorge é representado como um jovem de armadura, tanto em pé como em um cavalo branco com uma cruz vermelha. Com a reforma do calendário litúrgico, foi instituído o seu dia festivo em 23 de abril.

Alguns fatos da vida dele ocorrem no século III, quando Diocleciano era imperador de Roma. Havia nos domínios do seu vasto Império, um jovem soldado chamado Jorge de Anicii. Filho de pais cristãos, o qual, se converteu ao Cristianismo ainda na infância quando passou a temer a Deus e a crer em Jesus como seu único salvador. Nascido na antiga Capadócia, região que atualmente faz parte da Turquia. Tendo ingressado para o serviço militar, distinguiu-se por sua inteligência, coragem. Aos 23 anos passou a residir na corte imperial em Roma, exercendo altas funções.

Nessa mesma época, o Imperador Diocleciano traçou planos para exterminar os cristãos. No dia marcado para o senado confirmar o decreto imperial, Jorge levantou-se no meio da reunião, declarando-se espantado com aquela decisão, e afirmou que os ídolos adorados nos templos pagãos eram falsos deuses. São Jorge, que é santo da Igreja Católica, traz, porém, um apreço de inúmeras pessoas e grupos que o têm em grande consideração. Ele é patrono de Portugal, Inglaterra, Geórgia, Catalunha, Aragão, Lituânia, da cidade de Moscou e de muitos outros locais e entidades pelo mundo afora.

***Emporium Handmade comemora três anos reunindo mais de 30 atrações gastronômicas no Clube Morguenau***


Crédito da foto: Divulgação.

***Quando a feira multicultural Emporium Handmade nasceu, a consciência e a adesão em relação ao consumo de produtos autorais ainda estava se formando e conceitos como upcycling eram desconhecidos. Três anos e nove edições depois, o evento, que reúne produtores de vários estados nas áreas de design, arte, gastronomia e moda se consolidou devido ao seu pioneirismo e variedade de opções.

Nos dias 28 e 29 de abril, no Clube Morguenau, o Emporium Handmade reunirá mais de cem expositores para mais uma edição. Dentre eles, cerca de 30 opções gastronômicas para consumir no local ou levar para casa. O clima será de comemoração com várias atrações culturais e muitas sugestões de consumo consciente, incluindo aquela lembrancinha especial para a mamãe.

As opções de comidinhas seguem a linha artesanal, funcional e saudável. Alguns exemplos: a Coma Saúde e a Mato Capim vêm com produtos 100% veganos. O Chocolate Druzian terá um bar de brigadeiros no local. A Pão de Bixo oferecerá ao público panificação artesanal de fermentação natural e o Casal Coxinha apresentará o salgadinho na versão sem glúten (mandioca) e assada. Para quem não resistir a tentação, haverá mesas e cadeiras para consumo no local.

A proposta do Emporium Handmade é colocar produtores, artistas e artesãos em contato com os consumidores num ambiente agradável e com entrada gratuita. Os preços dos itens varia bastante, mas é possível encontrar peças a partir de R$15. Nesta edição participam expositores das cidades de Barra Velha, Camboriú, Campo Largo, Cascavel, Apucarana, Florianópolis, Joinville, Londrina, Pinhais, Piracicaba São José dos Pinhais e Curitiba, todos com o propósito de comercializar produtos com características sustentáveis.

“Desde o início a principal característica do Emporium Handmade foi abrir espaço para pequenos designers e artistas que vivem da venda de seus produtos e o fazem com carinho e qualidade, abandonando qualquer ideia de produto made in China”, conta a artesã e idealizadora do evento Meroly Cristina Felizardo. Os horários das atividades estão disponíveis na fanpage do Emporium Handmade facebook.com/emporiumhandmade.

Serviço: Emporium Handmade 9.a edição – B-Day Clube Sociedade Morguenau - Av. Senador Souza Naves, 945 - Cristo Rei Dias 29 e 30 de abril – sábado, das 11h às 20h, e domingo das 10h às 19h. Entrada gratuita - Aceita cartões de crédito e débito. Estacionamento conveniado.

***Um café para negócios e networking***

***Conquistar a oportunidade para apresentar a empresa é um grande desafio no mundo dos negócios. Transformar o contato em uma reunião é tão difícil quanto.

O Grupo Affari promove na terça-feira, 25, às 8h30, o “Colazione di Affari”. O café de negócios objetiva facilitar a aproximação, promover a construção de networking e gerar novos negócios.

O diretor de negócios do Grupo Affari, Rodrigo Chiamulera, destaca que a oportunidade é um momento de buscar novos negócios e parcerias. “A oportunidade de ficar frente a frente com os gestores que decidem nas empresas é de grande valia, especialmente em um momento de retomada econômico.

Será o momento para as empresas apresentarem os seus diferenciais e encurtar a distância para a geração de novos negócios”, explica. O Colazione di Affari é uma realização do Grupo Affari Consultoria e Negócios com o apoio da DFDS Sociedade de Advogados. As inscrições podem ser realizadas até 24 de abril em http://pqna.com.br/YpSey. As vagas são limitadas.

Serviço: Colazione di Affari Onde: Avenida João Gualberto, 1881, auditório, Juvevê, Curitiba, Paraná Quando: 25 de abril, terça-feira, a partir das 8h30.

Sobre o Grupo Affari - A palavra italiana para “negócios” dá nome ao Grupo Affari Consultoria e Negócios, empresa com sede em Curitiba, filial em São Paulo e operação em todo o país, que é 100% dedicada a vendas. Atua de forma pioneira e inovadora na área de recrutamento e seleção de representantes comerciais, processo que reduz custo e aumenta a eficiência para as empresas contratantes.

Também trabalha com outsourcing, assumindo de forma terceirizada áreas de vendas de outras empresas. Fornece consultoria, treinamento e representação comercial. Integra ainda o Grupo Affari a corretora de seguros Valente Rocha, com 12 anos de mercado. Mais informações em http://www.grupoaffari.com.br.

***Museu Oscar Niemeyer realiza exposição inédita dos Irmãos Campana*** 


Crédito da foto: Fernando Laszlo. 

***O Museu Oscar Niemeyer (MON) inaugura em 27 de abril a exposição “Irmãos Campana” inédita no Brasil e totalmente produzida e idealizada pelo museu, que completa 15 anos. Ela ocupará o Olho, onde foi construído um ambiente exclusivo para receber cerca de 130 obras, ocupando uma área privilegiada de 1.500 metros quadrados.  O MON antecede uma tendência ao idealizar esta exposição, que é a mais completa da trajetória dos designers.

“É uma grande alegria receber a mostra dos Irmãos Campana, que vem cada vez mais fortalecer essa característica do Museu Oscar Niemeyer de trabalhar com design, arte e arquitetura. É uma exposição imperdível”, destaca o Secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani. Juliana Vosnika, diretora-presidente do Museu Oscar Niemeyer ressalta que: “idealizar e executar esta exposição sobre os Irmãos Campana demonstra a capacidade de ousar e realizar do nosso museu que comemora neste ano seus 15 anos de atividades. 

Assim como entregar aos visitantes conteúdos originais e meritórios sobre design, arte e arquitetura, principais áreas de atuação do MON.” Considerado o 4º melhor museu do Brasil e o 6º da América do Sul, o MON recentemente foi citado no ranking da publicação inglesa The Art Newspaper, com a mostra "Nos pormenores um universo - centenário de Vilanova Artigas", que foi uma das 10 exposições mais visitadas no mundo, em 2016, na categoria arquitetura e design. 

Exposição tem cenografia concebida para o museu - Uma grande instalação no Olho abrigará os trabalhos mais representativos dos Irmãos Campana, que criaram o conceito do espaço. “Concebemos toda uma cenografia para dialogar com a arquitetura do Niemeyer”, revela Humberto Campana. “Ele foi uma pessoa que exerceu grande influência no nosso trabalho”. Cinco obras icônicas estarão em destaque, entre elas as poltronas Vermelha (1998), Favela (2003) e Corallo (2003), produzidas pela empresa italiana Edra. 

Com curadoria de Consuelo Cornelsen, a exposição reúne peças que contemplam toda a trajetória dos autores. “Haverá desde obras do início da carreira, como três cadeiras da exposição ‘Desconfortáveis’, de 1989, até trabalhos mais recentes”, afirma a curadora. Haverá também uma grande variedade de peças licenciadas por empresas internacionais e nacionais, tais como A Lot of Brasil, Tok&Stock, Alessi, Grendene, Lacoste, Lasvit, Louis Vuitton, Skitsch, entre outras, que exemplificam um saudável diálogo entre arte e mercado. 

A importância dos materiais - Há 34 anos, os irmãos Fernando e Humberto Campana se lançaram no universo do design, criando peças de mobiliário inusitadas. Um exemplo é a Poltrona Vermelha, obra mais conhecida dos autores, que fizeram uso de uma corda de tecido trançada de modo único sobre uma estrutura de aço. Esta foi a primeira peça a ser licenciada por uma empresa italiana. Cordas, couro, metais, madeira, piaçava, acrílico, papelão, vidro, fibras sintéticas e naturais são alguns dos muitos materiais utilizados nas obras presentes na mostra. A partir destes elementos foi feita a curadoria que prioriza a pesquisa dos materiais, que são dispostos de forma cronológica na mostra. 

“A decisão por esta linha curatorial foi natural dentro do trabalho deles, pois com os Irmãos Campana o design nasce a partir do material e não a partir de um desenho”, argumenta a curadora Consuelo Cornelsen. O designer Humberto Campana confirma a afirmação, dizendo que “materiais são personagens à procura de um autor”, fazendo referência a um famosa obra de Luigi Pirandello. “Eu vejo os materiais dessa forma. São eles quem vão nos conduzir ao projeto final. A possibilidade de trabalhar com um material novo propõe um diálogo com uma nova estética, um novo conceito. 

Por isso que eles são importantes no nosso trabalho”, completa. Além do design de mobiliário, a mostra contará também com trabalhos gráficos dos Irmãos Campana, tais como gravuras e desenhos mais autorais. “Sempre propomos diálogos com a arte. Queremos mostrar esse lado nosso, de fazer pontes entre as disciplinas, e não criar fronteiras. Por isso sugerimos que fossem incluídas nessa exposição os nossos experimentos artísticos”, finaliza Humberto Campana. 

Serviço: Mostra “Irmãos Campana” Data de abertura: 27 de abril (quinta-feira), às 19 horas – entrada gratuita na hora da abertura Local: Museu Oscar Niemeyer Endereço: Rua Marechal Hermes, 999 Período de exposição: até 20 de agosto de 2017 Horário de visitação: de terça a domingo, das 10h às 18h Entrada: R$16,00 e R$8,00 (meia-entrada). Gratuita nas quartas-feiras Telefone para informações: (41) 3350-4400 - Site: www.museuoscarniemeyer.org.br

***Festival de Culturas em Antonina terá apresentações folclóricas e exposição***


Crédito da foto: Divulgação.

***Um grande festival de cultura popular movimenta Antonina neste feriado de Tiradentes. Com três dias de programação variada, a cidade litorânea recebe doze grupos tradicionais do Paraná para o Festival de Culturas Tradicionais. Fandango, com bailes dos Grupos Mestre Brasílio e Pés de Ouro, danças ucranianas com o grupo Spomen de Mallet, Folia de Reis com os Mensageiros da Paz de Londrina, Romaria do Divino de Paranaguá, Congada Ferreira da Lapa, Boi de Mamão e representações de aldeias indígenas e da cultura afro, além de uma exposição fotográfica sobre o litoral estão entre as atrações. O hotel Camboa Antonina será uma das sedes do evento e vai receber em sua galeria a mostra Luminescências, do premiado fotógrafo Daniel Castellano.

As imagens registram locais icônicos do litoral paranaense como o Farol das Conchas, na Ilha do Mel, e a Barra do Ararapira, na divisa com São Paulo, com uma técnica de longa exposição à luz, o que permite a captação de imagens que o olho humano tem dificuldades de perceber. Sob a curadoria da artista plástica dinamarquesa Birgitte Tümmler, o fotógrafo selecionou retratos que exprimem a face noturna da região, com a qual tem uma ligação muito forte.

“O litoral paranaense faz parte da minha infância; meu pai me levava frequentemente para descer a Serra da Graciosa, Morretes e Antonina, além das praias. Mais tarde, já como fotógrafo profissional, pude descobrir alguns lugares, personagens e tradições como o Fandango, a Romaria do Divino e os pescadores. Comecei a explorar localidades como a Barra da Ararapira, ponto mais ao norte do litoral paranaense, fotografando a Romaria do Divino. Quando os romeiros descansavam, eu aproveitava para produzir novas imagens para a série”, conta Castellano, que parte para a sexta mostra individual de sua carreira.

“O litoral paranaense atrai pela cultura e riqueza de sua história, como o antigo armazém Macedo, em Antonina, um lugar por onde já passou grande parte da erva-mate do Paraná e agora encontra-se abandonado. Voltei durante a noite para fotografar para a série e algumas fotos surgem inclusive como denúncia deste abandono, lições que trago do fotojornalismo”, diz. O próprio local que sedia a exposição faz parte dessa história: as ruínas do Camboa, datadas do século 17, serviram a princípio como um local de catequização indígena e tiveram depois muitos outros usos, como barracão para estocar erva-mate, até ser transformado no salão de eventos do Camboa.

Feira e oficinas - O Festival de Culturas Tradicionais ainda terá uma série de outras atrações, como a Feira de Artesanatos Autóctones e oficinas que ocupam vários pontos da cidade histórica de sexta a domingo. Além de ser uma das sedes oficiais do evento, o Camboa Antonina fica localizado em frente à Praça Coronel Macedo, que concentrará a maior parte das atrações do festival, tornando-se a melhor opção de hospedagem para aproveitar este momento único da celebração da cultura paranaense.

Serviço: Festival de Culturas Tradicionais Dias 20, 21 e 22 Exposição Luminescências, de Daniel Castellano – Hotel Camboa Antonina Hotel Camboa Antonina Rua Valle Porto, 208 - Centro Histórico - Antonina Mais informações: e-mail capela@hotelcamboa.com.br / Fone (41) 3432-3267.

***Próximo 98 nas Escolas acontece dia 25 de Abril***

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***Realizado desde 2009 pela rádio 98FM Curitiba, o projeto 98 nas Escolas já está em sua 9ª edição e promete aproximar ainda mais os estudantes dos meios de comunicação, em especial, o rádio. 

O evento acontece mensalmente em escolas da rede estadual de ensino da Grande Curitiba para alunos do ensino médio com atrações de cunho cultural, educacional, esportivo, tecnológico e de carreira. 

O primeiro evento de 2017 aconteceu dia 23 de Fevereiro, no Colégio Estadual Papa João Paulo I, que fica localizado no bairro Boa Vista, em Curitiba.

O segundo aconteceu dia 30 de Março no Colégio Estadual João Turin, no Rebouças, e a edição de Abril acontecerá dia 25 no Colégio Estadual Conselheiro Carrão, no Uberaba. A programação conta com: Workshop de Grafitti; oficina de maquiagem, oficina de ciências com exposição e simulação de experimentos; campeonato de manobras Game of Skate, premiação, DJ e palestra da Uninter com o tema “Gestão de Carreira: Você já está planejando seu futuro?”

Na sequência rola pocket show com a dupla Gustavo Toledo e Gabriel e o encerramento do evento fica por conta do grupo de humor Tesão Piá. As escolas que tiverem interesse em receber o projeto 98 nas Escolas devem enviar e-mail para ouvinte@98fmcuritiba.com.br para análise. Os próximos eventos serão divulgados na programação da 98FM. O projeto tem patrocínio do Centro Universitário Internacional Uninter - O maior centro universitário do Brasil.

Sobre a 98FM - Na sintonia 98,9FM o ouvinte encontra uma mistura de informação, entretenimento e muita música boa, essa é a 98FM Curitiba, uma emissora de rádio antenada às mudanças de comportamento dos ouvintes e que valoriza a cultura e a economia da Grande Curitiba. Com grande audiência e alcance a 98FM chega aos celulares, casas e carros de mais de 600 mil de ouvintes por mês. Fonte: Ibope Easy Media 4. Gde Curitiba. Outubro a Dezembro/2016. Todos os dias das 05h-00h. Sexo ambos. Todos os locais.
 
***Museu Oscar Niemeyer abre no feriado de Tiradentes***


Crédito da foto: Carlos Renato Fernandes.

***O Museu Oscar Niemeyer (MON) funcionará normalmente na sexta-feira, dia 21 de abril, feriado de Tiradentes. Bilheteria, MON Café e MON Loja irão funcionar das 10h até as 18h. O público poderá aproveitar o feriado e o fim de semana para visitar as exposições que estão em cartaz.

“Imagens Impressas: um percurso histórico pelas gravuras da Coleção Itaú Cultural”, “Matéria Escura”, “Kirchgäsnner: um modernista solitário”, “Trajetória: 114 anos da Escola de Alfredo Andersen”, “Obras sob a guarda do MON”.

“Histórias do acervo MON – em aberto”, “Museu em Construção”, Espaço Niemeyer e Pátio das Esculturas. A entrada no MON custa R$ 16 e R$ 8 (meia-entrada). Maiores de 60 e menores de 12 anos têm entrada franca. A retirada de ingressos no museu pode ser feita até as 17h30, na bilheteria.

Serviço: Horário de funcionamento no feriado de Tiradentes Sexta-feira, 21 de abril: aberto normalmente das 10h às 18h Ingressos: R$ 16 e R$ 8 (meia-entrada) Maiores de 60 e menores de 12 anos têm entrada franca. Museu Oscar Niemeyer Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico. Curitiba - PR Visitação: Terça a domingo, das 10h às 18h - www.museuoscarniemeyer.org.br.

***PKB funciona com horário diferenciado no feriado de Tiradentes***


Crédito da foto: Divulgação.

***As famílias que estiverem em Curitiba no feriado prolongado poderão aproveitar as atrações do ParkShoppingBarigüi. A maior roda-gigante da América Latina, que também funciona com horário diferenciado nesta sexta-feira (21), das 12h às 20h, permite uma vista única da cidade, a 30 metros de altura.

O passeio na atração com seis voltas custa R$ 20 por pessoa; crianças até dois anos não pagam. O brinquedo tem capacidade para transportar até 116 pessoas simultaneamente, divididas em 20 cabines fechadas com capacidade para seis pessoas, cada, exceto a cabine especial, que transporta um cadeirante por vez com acompanhante.

Nesta semana, o shopping abriu a tradicional feira Top Livros, que reúne mais de 20 mil obras e cinco mil títulos. Todos os livros têm preço único de R$ 10. O evento fica na praça central do shopping e é aberto ao público. O objetivo da feira é levar cultura e promover conhecimento, por meio da oferta de livros a preços acessíveis.

Serviço: 21/04 - Sexta-feira – Tiradentes: Lojas: 14h às 20h; Praça de Alimentação: 12h às 21h; Park Gourmet: 12h às 22h; HotZone: 13h às 21h; Cinemark: de acordo com a programação; Roda-gigante: 12h às 20h. Maiores de 60 e menores de 12 anos têm entrada franca.

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