quinta-feira, 6 de abril de 2017

Coluna do dia 06/04/17

***Festival de Teatro de Curitiba - O Pão e a Pedra***


Crédito das fotos: Lenise Pinheiro.

***O novo espetáculo da Companhia do Latão discute a situação de trabalhadores durante a greve dos metalúrgicos de 1979, no ABC “O Pão e a Pedra”, um dos espetáculos que compõem a Mostra do 26º Festival de Curitiba, aborda as dificuldades de várias personagens do mundo trabalhista – entre elas uma mulher que se disfarça de homem para melhorar de vida – durante a greve dos metalúrgicos de 1979 no ABC.

O espetáculo mistura elementos realistas, fantásticos e documentais, contrastando a prática política de uma greve histórica, cujas assembléias no Estádio da Vila Euclides contavam com mais de 70 mil trabalhadores, com expectativas ideológicas alimentadas pelo novo sindicalismo, a Igreja progressista e o movimento estudantil de esquerda.


O Pão e a Pedra estreou em São Paulo, em maio de 2016, e teve uma primeira temporada de sucesso, de 32 apresentações, com todas as sessões lotadas. Publicações em sessões de política discutiram o espetáculo e o caracterizaram como rico por alternar harmonicamente o drama e a comédia, trechos musicais e contendas políticas. Com concepção do projeto, roteiro final e direção assinados por Sérgio de Carvalho, a montagem é uma criação coletiva que contou com a colaboração de vários pesquisadores, entre eles Julian Boal.

A direção musical e execução ao vivo estão a cargo de Lincoln Antonio, do grupo musical A Barca, que volta a colaborar com a Companhia do Latão depois de 15 anos. Patrocinadores O Festival de Curitiba conta com uma rede de parceiros imprescindíveis para sua realização. O Festival de Teatro de Curitiba é apresentado pela Cielo e tem patrocínio de Copel, Sanepar, Renault e Petrobras. O evento de dança Movva, em sua primeira edição, tem patrocínio do Boticário.

Os eventos simultâneos – Guritiba, MishMash e Risorama - também contam com parceiros que ano a ano contribuem para garantir a diversão e a cultura para diferentes plateias. O Guritiba, voltado para o público infantil, é apresentado pela Parati e patrocinado pela Peróxidos do Brasil. O MishMash, com atrações para toda família, é apresentado por Unimed Curitiba, Worker e Grupo Servopa. O Risorama, espaço para o stand up comedy no Festival, é apresentado pelas empresas Potencial Petróleo, Aveo, Havan e Sesi. A bilheteria do Festival de Curitiba é uma parceria com o ParkShoppingBarigüi.

Ingressos - A venda dos ingressos será pelo site www.festivaldecuritiba.com.br, pelo aplicativo do Festival (Festival de Curitiba 2017) e na bilheteria oficial do evento, no ParkShoppingBarigüi, com funcionamento das 11h às 23h, de segunda a sexta, no sábado, das 10h às 22h e, aos domingos, das 14h às 20h. Nesta edição, o cliente tem a opção de não retirar o ingresso impresso na bilheteria: os ingressos comprados pelo site terão um QR Code, que será enviado ao celular do público e usado para a entrada nas peças e demais eventos do Festival. Serviço: Pão e Pedra Espaço Thá, 07 e 08 de abril às 20h.

Ficha técnica completa Elenco: Debora Rebecchi, Beto Matos, Érika Rocha, Helena Albergaria, João Filho, Ney Piacentini, Rogério Bandeira, Sol Faganello, Thiago frança. Direção Musical, composição e execução: Lincoln Antonio. Cenário e figurinos: Cassio Brasil. Iluminação: Melissa Guimarães e Silviane Ticher. Operação: Melissa Guimarães. Cenotécnico: Valdeniro Pais. 

Dramaturgo assistente: Julian Boal. Colaboração na dramaturgia: Helena Albergaria. Registro videográfico:Natália Bolasalma. Assistência de direção: Maria Lívia Nobre. Equipe de pesquisa: Julian Boal, Marcelo Berg, Maria Lívia Nobre, Natália Balasalma, Olívia Tamie, Sérgio de Carvalho. Assistência de produção: Olívia Tamie. Produção: João Pissarra. Dramaturgia e direção: Sérgio de Carvalho.

***Direto da Suécia*** 


Crédito das fotos: Nathália Sorgenfrei.

***O florismo está em alta na Europa. Tanto é que as escolas se aprimoram cada vez mais nas técnicas da arte floral baseadas em tabelas de cores, volumetria, mecânica e estilos. Já há cursos intensivos lá fora que formam empreendedores de arranjos com design mais contemporâneo e menos formal.


Em sintonia com essa nova visão de negócios, a Agapanthus Floricultura não mede esforços para se antenar com as mudanças. Em uma parceria inédita está recebendo a estagiária Luciane Zanoni Eriksson que estuda florismo na Suécia. A troca traz novidades e aprendizados para ambos os lados.

Por um período de um mês, a florista brasileira radicada na Suécia poderá apreciar o modelo de negócio da Agapanthus, que é referência no mercado nacional, e praticar o florismo puro europeu encantando a todos com a leveza e originalidade de suas criações. Os clientes já podem ver as novidades, fruto deste trabalho conjunto, nos arranjos deste mês em destaque na floricultura.

Serviço: Agapanthus Floricultura Augusto Stresser 1133 – Hugo Lange Telefone para pedidos: (41) 3013 3940 - Site: www.agapanthus.com.br.

***Lazer profissional*** 


Crédito da foto: Divulgação.

***Não precisa ser o número um no ranking mundial de tenistas para praticar o esporte que é cada vez mais procurado por quem quer divertir-se e manter a forma ao mesmo tempo. Pensando nisso, o Grupo Plaenge incorporou uma quadra de tênis com medidas profissionais para os futuros moradores do empreendimento Essential, que será entregue em agosto deste ano.

Situado no bairro Ecoville, o edifício conta com unidades de 243 metros quadrados privativos, com três ou quatro suítes,piso aquecido nos banheiros, espaço projetado para adega em cada apartamento, paredes duplas, nos dormitórios da face sul, para evitar umidade, elevador privativo e ampla área de lazer.

***BWT Operadora confirma sua primeira Convenção entre 7 e 9 de abril***

***Oito caravanas e 240 agentes de viagem de Manaus (AM), São Paulo e Campinas (SP), Porto Alegre (RS), Joinville (SC), Vitória (ES), Curitiba e interior do Paraná (PR). Esta é a expectativa da BWT Operadora para a realização de sua 1ª Convenção Anual, que ocorre entre 7 e 9 de abril, no SESC Caiobá, localizado no balneário de mesmo nome, no litoral paranaense e considerado um dos maiores e mais bem estruturados do estado.

Com a realização da Convenção, a Operadora, que integra o Núcleo de Turismo da Higi Serv, holding paranaense criada há 40 anos e que emprega mais de 6.000 pessoas, reforça ainda mais seu posicionamento de empresa que investe na formação e capacitação de pessoas como estratégia para o desenvolvimento sustentável da indústria. Nesta primeira edição, representando a indústria hoteleira, já estão confirmadas as participações do Laghetto Hotéis, Ekôa Park, Vila Galé, D’Sintra Hotel, Mabu Hotéis, Pousada Orquídeas e rede Bourbon.

Já o segmento de aviação conta com a confirmação da Aerolineas Argentinas, Emirantes e Gol, que é parceira estratégica e transportadora oficial do evento. No segmento de destinos, os nacionais participantes já confirmados são Salvador e Costa do Sauípe (BA), Serra Gaúcha (RS), Foz do Iguaçu (PR) e Recife (PE), além do Estado do Espírito Santo. Entre os internacionais, Alemanha, Estados Unidos, Argentina, Chile, Les Seychelles, Monaco, Norway, Perú, Puerto Vallarta, Riviera Nayarit e República Dominicana já confirmaram presença e vão apresentar suas novidades e inovações.

Também estão previstos debates sobre ações que estão sendo desenvolvidas por entidades e associações para o desenvolvimento do setor. Entre as reflexões a serem promovidas no encontro, Adonai Aires de Arruda Filho, diretor-geral do Núcleo de Turismo, destaca que “cada vez mais, o consumidor vem se tornando de nicho, especializando em compra e mudando seu perfil de consumo. Hoje, por exemplo, não se faz mais produtos para faixas etárias e sim para gerações”.

“Reunir grandes nomes da indústria do turismo, em nossa primeira convenção, é de extrema importância para nós da BWT Operadora, pois mostra o reconhecimento que temos no mercado”, diz Adonai Filho, diretor geral da BWT Operadora. “Queremos que essa primeira convenção seja de muito proveito para que os agentes saía do nosso encontro com a certeza da capacitação e satisfeito com nosso programa e organização”, completa o executivo. Para mais informações sobre a convenção: www.bwtoperadora.com.br/1a-convencao-bwt.

***A universidade americana a um passo de você*** 


Crédito da foto: Divulgação.

***Os escritórios do EducationUSA, localizados na FAE e no Inter Americano, promovem o Roadshow 2017, feira gratuita com a participação de 17 instituições americanas e o Consulado dos Estados Unidos, que apresentarão inúmeras oportunidades para estudar nos EUA. O evento será realizado no Hotel Four Points by Sheraton, no dia 6 de abril, das 17h às 20h.


As inscrições podem ser feitas previamente pelo site http://educationusa.org.br/site/inscricao ou diretamente no local, no dia do evento. Mais informações pelo telefone (41) 2105-4840 ou (41) 3352-8693. Poderão participar todos aqueles que buscam realizar ou complementar seus estudos nos Estados Unidos. As opções incluem programas para graduação, pós-graduação, cursos de extensão e de inglês. Os participantes poderão conversar pessoalmente com os representantes das instituições e familiarizar-se com os critérios de seleção, admissão e ajuda financeira.

Para a coordenadora do EducationUSA na FAE, Areta Galat, “é muito importante que as pessoas compareçam para conhecer as possibilidades e saber mais sobre os trâmites para estudar nos EUA”. A Gerente do Inter Americano, Daniele Trigueiros, completa ainda que, “as advisors do EducationUSA que coordenam a feira são profissionais especializadas e treinadas pelo Departamento de Estado Americano”.

Além da feira, com a participação de 17 universidades americanas, durante o evento, serão realizadas palestras, conforme informações abaixo: ·17h10 – Vistos de Estudante. ·17h45 – Testes de Proficiência TOEFL. ·18h20 – Estudos de Graduação. ·18h55 – Cursos de Inglês. ·19h30 – Estudos de Pós-Graduação. O Roadshow acontece, além de Curitiba (PR), em mais seis estados brasileiros, entre os dias 29 de março e 8 de abril.

***Livro resgata história e mostra os desafios da indústria têxtil*** 


Crédito da foto: Divulgação.

***O que Santa Catarina tem a ver com a roupa que você veste? Mostrar a resposta dessa pergunta é a principal missão da obra “Arte e técnica do vestuário em Santa Catarina”. O livro mostra a moda para além do senso comum: revela a ligação entre artesãos, empreendedores e toda a cadeia produtiva. A obra traz um rico aprofundamento histórico e imerge em um dos maiores produtores têxteis da América Latina: o Vale do Itajaí.

O lançamento será no próximo dia 11, no Centro Europeu, em Curitiba. Na publicação, o leitor é conhecerá a história de um segmento que há 130 anos faz de Santa Catarina o terceiro maior polo produtor e exportador da cadeia têxtil brasileira. A vocação e o dinamismo desta indústria faz do Brasil um dos poucos países do mundo com ciclo completo da cadeia produtiva. Essa relação do fio a roupa pronta foi retratada na obra escrita por Astrid Façanha.

A autora, que é jornalista e acompanha por anos o desenvolvimento da moda nacional, se aprofundou no processo antecessor ao varejo. Ela promete surpresas ao leitor, assim como ela teve. “Descobri um polo produtor que inspirou uma nova forma de vestir, por meio da casualização, conforto, urbanidade e informações. E ainda traz uma bagagem histórica dos imigrantes que criaram esse setor ”, destaca.

Com dinamismo, dados, recursos fotográficos e ilustrações documentais, o livro traz à tona, em três capítulos, a relevância artística, cultural e social dessa indústria que mudou comportamento, valores e a economia do país. Desenvolvido pela The Way, o projeto foi coordenado pela jornalista Heloisa Garrett e é o início de um trabalho que vai percorrer todo o Brasil mostrando a força e as peculiaridades desta indústria.

Produção e distribuição - A tiragem é de dois mil exemplares, que serão distribuídos gratuitamente. Destes, 1,6 mil livros serão destinados a escolas públicas, bibliotecas, universidades, museus e centros culturais. Também haverá versões em “audiolivro”, garantindo a acessibilidade, e online, por meio de um link para download gratuito no site do projeto. Outro diferencial é o fato de este ser o primeiro projeto cultural editorial que usa Inteligência Artificial para promover o conteúdo.

Por meio da tecnologia Watson, da IBM, os temas abordados serão promovido com internautas, que vão poder se conectar de uma maneira singular através de respostas inteligentes e instantâneas. A tecnologia estará disponível a partir do lançamento. O Arte do Vestuário foi viabilizado via Lei Rouanet de Incentivo à cultura, com investimento do grupo Rovitex, empresa catarinense que comemora 30 anos de fundação.  

Serviço: Lançamento do livro “Arte do Vestuário” Data: 11/04 (terça-feira) Horário: 19h30 Local: Mansão Europa (Rua Benjamin Lins,999- Batel) - www.artedovestuario.com.br.

***Letra inédita de Renato Russo ganha vida*** 


Crédito da foto: Rafael Melo.

***A banda Urbana Legion, formada por Egypcio do Tihuana nos vocais, Marcão ex Charlie Brown Jr. e atual Bula Rock na guitarra , Lena Papini ex A Banca e atual Bula Rock no baixo, PG Tihuana na bateria e Marcos Iahn nos teclados, tem cativado plateias por onde passa com seu tributo à Renato Russo. Um desses fãs é o filho do Renato Russo, Giuliano Manfredini.

Após assistir pela primeira vez a apresentação do Urbana Legion, Giuliano se tornou, além de admirador, amigo do pessoal do grupo. Essa amizade rendeu um fruto bacana: a letra inédita de "Apóstolo São João", de Renato Russo, foi cedida por Giuliano para o Urbana Legion musicar.

A letra, feita há mais de 20 anos, fala de "tiroteios, atos e juízes", e continua atual. O registro esta sendo lançado digitalmente este mês. Além disso, um clip foi gravado no apartamento do Renato, em Ipanema, que estava fechada há 20 anos. O vídeo pode ser assistido nesse link: https://youtu.be/IJuwKfxN7N0.

***Endocrinologia em pauta nos Estados Unidos*** 


Crédito da foto: Divulgação.

***A médica Hevelyn Garcia, endocrinologista do Centro VITA de Tratamento da Obesidade e Diabetes, está nos Estados Unidos participando do ENDO 2017, congresso promovido pela Sociedade Americana de Endocrinologia. Trata-se de um dos mais importantes encontros mundiais da área, onde são apresentadas as novidades científicas que envolvem a especialidade.

O evento traz uma ampla gama de tópicos, sessões de pôsteres científicos, atualizações sobre novos produtos e tecnologias e palestras. O seminário será realizado até 4 de abril, no Orange Country Convention Center, em Orlando, na Flórida.

***Jejum não é necessário para a maioria dos exames de sangue*** 

***Antigamente o jejum era exigido para todos os exames, pois as técnicas laboratoriais não conseguiam detectar algumas alterações que os alimentos causavam nos resultados. 

Com a evolução dos equipamentos, dos reagentes químicos e das análises, muitos desses exames já não precisam mais do jejum. O diretor médico da Unimed Laboratório, Mauro Scharf, explica que o jejum é cultural, tanto para o paciente, quanto para o médico e, por isso, é muito comum que ele seja solicitado, mesmo quando não é necessário.

“Quem tem hipotireoidismo, por exemplo, e precisa periodicamente dosar o T4 livre e TSH, pode fazer o exame em qualquer horário do dia e sem estar de jejum. Nesse caso, o paciente se alimentar normalmente, pois o jejum não fará diferença no resultado do exame. No entanto essa regra não vale para os exames de diabetes, que ainda precisam que o paciente faça jejum antes da coleta”, esclarece o médico. A principal orientação a seguir é a do médico que prescreve o exame.

“É importante perguntar ao especialista se há necessidade ou não do jejum. Somente o médico tem condições de fazer essa recomendação de forma correta. Ao chegar ao laboratório, comunique quanto tempo está em jejum para que o médico possa interpretar corretamente o exame. O jejum prolongado também pode interferir no resultado.” Sobre a ingestão de água, o diretor médico da Unimed Laboratório diz que não afeta o resultado do exame, mas não deve ser consumida em excesso.

Sobre a Unimed Laboratório - A Unimed Laboratório é uma rede laboratorial, com unidades de coleta distribuídas nos principais pontos de Curitiba e Região. Uma estrutura completa para cuidar da saúde e do bem-estar com a qualidade de serviços e de atendimento Unimed.

A megaunidade da Unimed Laboratório (Av. Iguaçu, 1815, Água Verde) proporciona a visualização do local no qual as análises são realizadas, ambiente próprio para crianças, equipamento especial para encontrar veias difíceis na coleta de sangue, pesquisa de qualidade on-line e café especial para o desjejum. Mais informações no site www.unimedlab.com.br.

***Augusto Cury ministra palestra no mês de maio em Curitiba*** 

***A capital paranaense recebe no dia 17 de maio, às 20h30, no Teatro Positivo, a palestra “Gestão da emoção - Qualidade de Vida no Século XXI”, que será ministrada pelo psiquiatra, pesquisador e escritor, Augusto Cury.

Ele destacará a importância do gerenciamento das emoções para que os espectadores se tornem protagonistas de suas próprias vidas, pois na era da sustentabilidade, é preciso ter consciência de que não é apenas o planeta que tem recursos limitados, mas também o cérebro. A mente está sendo esgotada por pensamentos, sentimentos e frustrações, e em uma sociedade competitiva, se as pessoas não forem capazes de gerenciar suas emoções, será quase impossível viver sem esgotarem seus cérebros, pois controlar sua mente é fundamental para uma vida emocional saudável.

O evento é promovido pela Eh Show Produtora. Controlar as emoções irá manter a vida equilibrada com boas decisões e saúde. Por outro lado, ruminar perdas e mágoas, sofrer pelo futuro, preocupar-se muito com a opinião alheia, querer neuroticamente mudar os outros, cobrar demais de si e dos que estão ao redor, compromete a qualidade de vida e o próprio cérebro. Por isso, o palestrante explicará como funciona a mente humana, para que os presentes possam desenvolver a capacidade de gerenciar os pensamentos, a fim de proteger-se dos estímulos negativos do mundo moderno através da inteligência emocional. 

Sobre Augusto Cury - Ao longo de 25 anos de carreira, Dr. Augusto Cury é PhD, médico psiquiatra, psicoterapeuta, cientista e escritor. Atualmente, é o autor mais lido da última década, de acordo com o jornal Folha de S. Paulo. É palestrante nacional e internacional, com seus livros publicados em mais de 70 países. Recebeu o prêmio de melhor ficção do ano de 2009 da Academia Chinesa de Literatura, pelo livro - O Vendedor de Sonhos.

Cury desenvolveu durante mais de vinte e cinco anos uma das teorias sobre o funcionamento da mente e a construção da inteligência, publicada no livro “Inteligência Multifocal. É Membro de Honra da Academia de Gênios do Instituto Europeu de Inteligência. Autor do primeiro programa da atualidade, ”gestão da emoção”, idealizador da metodologia da Escola Menthes e autor do Programa Freemind- “prevenção de transtornos emocionais e desenvolvimento da inteligência”.

Serviço: Palestra com Augusto Cury - Gestão da Emoção : Qualidade de Vida no Século XXI”. Data: 17 de maio de 2017 - Local: Teatro Positivo - Grande Auditório (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido) Horário: 19h30 (abertura da casa) e 20h30 (início da palestra) Classificação: 14 anos Realização: Eh Show Produtora Ingressos: Setor Laranja Meia-entrada R$ 85,00 | Inteira R$160,00. Setor Amarelo Meia-entrada R$90,00 | Inteira R$170,00. Setor Azul Meia-entrada R$ 100,00 | Inteira R$190,00. Setor Vermelho Meia-entrada R$ 110,00 | Inteira R$210,00. Já está incluso à Taxa de administração de R$ 10,00 do Disk Ingressos.

Meia-entrada é válida para estudantes, maiores de 60 anos, professores e doadores de sangue em dia. Desconto de 50% na inteira para Doador de Sangue, Estudante, Idoso, PNE, Portador de Câncer, Professor, Cartão Fidelidade Disk Ingressos, Clube Gazeta do Povo, Sócio Atlético Paranaense, Sócio Paraná Clube, Beneficiário Teatro Positivo, Associados OAB, Associado ACOMAC, Economistas CORECONPR, Associado Santa Mônica, Tenista FPT, Médicos Associados AMP e Funcionários e Associados ACP. PONTOS DE VENDA: Disk Ingressos - Loja Palladium, quiosques instalados nos shoppings Mueller e Estação, call-center Disk Ingressos pelo (41) 3315-0808, ou pelo portalhttp: www.diskingressos.com.br/evento/5357 - Evento facebook: https://www.facebook.com/events/1854534021484641.

***Sabe como deixar seu imóvel mais atrativo para locação***

***O número de residências disponíveis para locação em Curitiba ultrapassa os 11,6 mil (dados do Secovi-PR), então para ter sucesso e agilidade na negociação de um imóvel é preciso ter certos atrativos que vão além da localização.

“Deve-se estar atento às condições gerais e a possibilidade de ter alguma mobília no imóvel para alavancar a locação”, explica a presidente da Rede Imóveis, Andrea Baggio, associação que reúne as 13 imobiliárias mais tradicionais de Curitiba.

De acordo com Andrea, uma revitalização na fachada, troca de azulejos, pisos ou até a instalação de móveis planejados na cozinha e banheiros, por exemplo, podem ampliar a quantidade de interessados. “Temos imóveis recém entregues pelas construtoras e também os com mais de 25 anos de construção”, destaca. Segundo ela, há público para todos os tipos de residenciais.

“Os mais antigos são, de maneira geral, aqueles que têm os cômodos maiores, mas é bom lembrar que eles concorrem, em grande parte das vezes, no quesito preço, com aqueles mais novos”, pondera. “É preciso usar o bom senso”, adverte a especialista.

Andrea explica que um desconto no aluguele flexibilidade na negociação também podem colocar o imóvel em um patamar mais atrativo e ainda gerar economia ao proprietário. “O interessante é sempre fazer o cálculo de quanto se perde em deixar o apartamento parado, pois mensalmente incidem sobre o imóvel a taxa de condomínio e o IPTU”, frisa.

***Parceria abre oportunidades para capacitar servidores municipais em diversos cursos***


Crédito da foto: Divulgação.

***Protocolo de Intenções entre o Paranacidade e o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) foi assinado nesta terça-feira (04), em Curitiba, para capacitar servidores públicos dos 399 municípios do Paraná. O secretário estadual do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior, destacou a parceria ao afirmar que um dos grandes problemas do País é a falta de capacitação, de qualificação profissional e de gestão pública. 

“Este documento representa um projeto construído a quatro mãos em favor do desenvolvimento do Paraná, para uma gestão pública mais moderna”, disse. Para o secretário estadual de Ciência, Tecnologia, e Ensino Superior, João Carlos Gomes, a qualificação do pessoal técnico é imprescindível. “Hoje, temos 400 servidores públicos concursados fazendo pós-graduação em diferentes áreas”, destacou.

O presidente do Tecpar, Júlio Cesar Felix, ressaltou um fato que ocorre no Paraná. “Há prefeitos idôneos, sem qualquer comprometimento com ilegalidades e, no entanto, são barrados por erros de capacitação. É contra isso que apostamos neste projeto conjunto”, ressaltou. O superintendente executivo do Paranacidade, Wilson Lipski, lembrou que foram abertas 2.500 vagas, com custos baixos, mas até o fim deste ano serão capacitados milhares de profissionais e gestores públicos para assegurarem melhores serviços à população, pois o número de vagas é ilimitado, uma vez que a capacitação é feita à distância, via Internet.

Atribuições entre as cláusulas do documento está a de criar condições de natureza legal, administrativa e financeira para a consecução dos objetivos; indicar representantes, titulares e suplentes, para desenvolver as atividades; promover o apoio técnico necessário para a realização dos objetivos; disponibilizar estudos, arquivos e outros documentos considerados tecnicamente uteis para dar o suporte necessário.

Promover e divulgar as atividades desenvolvidas e os resultados obtidos mencionando nominal e expressamente a participação das demais entidades signatárias. Caberá ainda, segundo o documento, ao Paranacidade dar as credenciais de acesso e porta-documentos do Programa Tecpar Educação EaD aos prefeitos do Paraná. O termo terá vigência de 12 meses, mas poderá ser prorrogado.

Capacita Paraná EaD - Para a concretização do Protocolo foi criado o Programa de Capacitação de Servidores Municipais, o “Capacita Paraná EaD”, que começa suas atividades no próximo dia 2 de maio, com capacitação à distância. Do programa consta a oferta de cursos em diversas áreas de administração, planejamento, auditoria, contabilidade, licitações e contrato, gestão de pessoas e na área jurídica. Cada curso tem duração de 20 horas, deve ser acessado totalmente pela internet, em qualquer horário, e deve ser concluído em até 40 dias.

Para um melhor aproveitamento e para que os servidores consigam fazer mais de um curso, o Capacita Paraná EaD será dividido em diversas fases, que se estenderão por, pelo menos, cinco meses. Cursos - Nesta fase, são ofertados 15 cursos: Auditoria Pública; Burocracia e Gestão da Política Pública no Brasil; Contabilidade Pública; Elaboração de Atos Normativos; Elaboração de Relatório e Parecer; Ética na Administração Pública; Gestão de Contratos Públicos; Gestão Estratégica de Pessoas no Setor Público; Interpretação e Produção de Texto; Licitação, Contratos e Convênios; Planejamento, Orçamento Público e Lei de Responsabilidade Fiscal; Português com Ênfase no Acordo Ortográfico; Qualidade no Atendimento ao Público e Redação Oficial.

As inscrições nesta primeira fase podem ser feitas até 13 de abril, por meio do site prefeituras.tecpareducacao.com.br, na aba “Cursos”, preenchendo o formulário de matrícula, ou através do telefone (41) 3576 1923. O custo unitário dos cursos, por inscrição, é de R$ 159,00, porém os valores podem baixar de acordo com a quantidade de interessados por município. De 01 até 50 inscrições, o valor é de R$ 159,00; de 51 até 150 inscrições, R$ 149,00; de 151 até 250, R$ 139,00; de 251 até 500, R$ 129,00 e acima de 501, o valor é sob consulta.

Presenças - Estavam presentes na solenidade o diretor-geral da SEDU, João Carlos Ortega; do Paranacidade, os diretores administrativo e de finanças, Claudio Stabile; o de Operações, Alvaro Cabrini; o coordenador de Projetos, o economista Jerônimo Meira; o analista de Desenvolvimento Municipal, geógrafo, Carlos Storer; ainda, o diretor de Desenvolvimento Tecnológico do Tecpar, Reginaldo Joaquim de Souza; a gerente do Tecpar Educação, Ana Cristina Francisco; o presidente Paraná Metrologia, Celso Kloss; o deputado estadual Cobra Repórter; os prefeitos de Arapongas, Sérgio Onofre da Silva; de Ivaiporã, Miguel Roberto do Amaral; e o de Novo Itacolomi, Moacir Andreolla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário