sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Coluna do dia 12/02/16

***O samba da carioca Teresa Cristina em evento gratuito no Shopping Curitiba***


Crédito da foto: Filipe Marques.

***Uma das principais vozes do samba carioca e nacional, Teresa Cristina conquista por onde passa com seu novo trabalho “Teresa canta Cartola: um poeta de Mangueira”. Chegou a vez de Curitiba ouvir a voz mansa e suave da cantora, que possui um jeito inconfundível de interpretar outros nomes como Nelson Cavaquinho e Antônio Candeia. No dia 22 de fevereiro, às 18h, ela participa do “Trajeto Lumen Ao Vivo”, evento gratuito e aberto ao público, realizado no Largo Curitiba do Shopping Curitiba.

O projeto da Lumen FM em parceria com o Shopping Curitiba promove pocket show, bate-papo e sessão de autógrafos com Teresa. Essa é a oportunidade para acompanhar de perto e saber de sua carreira e planos futuros na música. Para participar da sessão de autógrafos, 100 senhas estarão disponíveis na Livraria Cultura, a partir das 10h do dia do evento. Quem não puder comparecer poderá ouvir na Rádio Lumen FM (99,5), que transmitirá ao vivo o programa. Mais informações no fone (41) 3271 -4700.

Serviço: “Trajeto Lumen ao Vivo” com Teresa Cristina Quando: dia 22 de fevereiro, às 18h Quanto: gratuito Onde: Largo Curitiba (Piso L2) do Shopping Curitiba Shopping Curitiba Av. Brigadeiro Franco, 2.300 Curitiba (PR) Tel: (41) 3026-1000 | www.shoppingcuritiba.com.br.

**********EM EVIDÊNCIA**********

*****Será realizado na próxima terça-feira (16), em Curitiba, o encontro “Terça Técnica”, voltado a técnicos e apaixonados por áudio. O workshop, no Espaço Torres, contará com a presença de Homero Sette Silva, uma das principais referências em estudo e aplicação de áudio no Brasil. Os participantes poderão debater, trocar experiências e tirar dúvidas sobre alto-falantes, caixas acústicas e amplificadores. Mais informações: (41) 3337-1331/ 9677-2092 / 9577-9856.

*****Espetáculo PROJETO bRASIL fica em cartaz de 13 de fevereiro a 6 de março no Teatro José Maria Santos - Turnê nacional estreou no Rio de Janeiro e já passou por Brasília e Manaus. O grupo curitibano Companhia Brasileira de Teatro está em turnê nacional com seu mais novo espetáculo, "PROJETO bRASIL". A peça estreou no Rio de janeiro, passou por Brasília e Manaus e agora ganha temporada em Curitiba, deste sábado (13 de fevereiro) até 6 de março, no Teatro José Maria Santos.

*****A Caixa Cultural apresenta de 12 a 14/02, o show do Duo Gulin-Pilatti. No palco, a dupla formada por Rogério Gulin e Giampiero Pilatti propõe uma rara e inusitada conversa entre dois dos instrumentos mais representativos das tradições musicais populares brasileiras – a viola caipira e a flauta transversal. O repertório do duo conta com composições de Gulin, tendo ainda dois temas eruditos bastante conhecidos: um de Johann Sebastian Bach e outro de Maurice Ravel.

*****Para aqueles que desejam aproveitar o período pós carnaval para colocar em prática as promessas de renovação feitas para 2016, o PolloShop oferece a oportunidade perfeita: a sua tradicional campanha de liquidação de verão, a Summer Sale. Durante os dias 17 a 21 de fevereiro, as pessoas terão a chance para renovar o seu guarda-roupa, incrementar a decoração de sua casa e adquirir itens de qualidade com descontos de até 70% no variado mix do shopping.

***Thays Beleze e Eduardo Scola agora na tela da Rede Massa | SBT***


Crédito das fotos: James Marçal.

***A Rede Massa | SBT, afiliada do SBT em todo o Estado do Paraná, anuncia a contratação dos jornalistas Thays Beleze e Eduardo Scola. A rede de emissoras do apresentador Ratinho, segue investindo na produção de seu conteúdo e buscou os dois profissionais no mercado para ficarem à frente do telejornal SBT Paraná. A data de estreia da dupla está confirmada para o dia 15 de fevereiro.

Os dois apresentadores, reconhecidos em todo o Estado e que recentemente eram destaques da programação local da Globo no Paraná, chegam para reforçar a equipe da rede, líder de audiência em Londrina e Foz do Iguaçu e vice-líder em todo o restante do Estado. Além da contratação, novos investimentos e quadros também deixarão a atração jornalística ainda mais dinâmica, com entradas ao vivo ainda mais frequentes das diferentes praças da rede no estado.

Para o diretor de jornalismo da Rede Massa | SBT, Mauro Lissoni, as novas contratações somam aos planos da rede de emissoras, que vem investindo e crescendo frequentemente em audiência e em produção. “Além de grandes jornalistas, Thays Beleze e Eduardo Scola são sinônimos de credibilidade e profissionalismo, tanto na capital quanto no interior do estado, razão pela qual quisemos trazê-los para somarem ao nosso time, que já conta com grandes nomes.”, comenta. O SBT Paraná vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 19h20, para todo o Estado pela Rede Massa | SBT.


Sobre Thays Beleze – A Thays Beleze é formada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Começou a trabalhar na afiliada da Rede Globo em 2000 como repórter em Foz do Iguaçu. Depois, se tornou editora e apresentadora. Em 2002, foi transferida para a nova emissora do grupo na época: a TV Oeste de Cascavel. Lá, assumiu a edição e a apresentação. Um ano depois, mudou-se para Curitiba, onde fez parte da equipe do Bom Dia Paraná e como âncora do Paraná TV 1ª Edição.


Sobre Eduardo Scola – O Eduardo Scola é formado em jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná. Começou a trabalhar na Rede Massa como repórter, atuou com produção, pauta e direção de telejornal e programas de variedades. Passou por conhecidas emissoras da capital do Paraná até chegar a bancada do Paraná TV na RPC em Ponta Grossa.

Sobre a Rede Massa – A Rede Massa é afiliada ao SBT e o segundo maior veículo de comunicação do Paraná, atingindo mensalmente cerca de 6 milhões de telespectadores únicos. É a principal produtora de conteúdo regional do estado, com cerca de 600 horas mensais de programação local, produzidas totalmente em HD em suas 5 emissoras: a TV Iguaçu, com sede em Curitiba; a TV Tibagi, em Maringá e Apucarana; a TV Cidade, em Londrina; a TV Naipi, em Foz do Iguaçu e a mais nova emissora do estado, a TV Guará, em Ponta Grossa e Francisco Beltrão. A Rede Massa é a única emissora que cobre 100% dos 399 municípios do estado.

***Outback Steakhouse e Cinemark se unem para presentear clientes***


Crédito da foto: Divulgação.

***O Outback Steakhouse e a Rede Cinemark estão juntos de novo em uma ação especial. Desta vez, na compra de um prato principal, os clientes sócios do clube de benefícios Cinemark Mania serão presenteados com um dos aperitivos icônicos do Outback ao apresentarem o cartão fidelidade.

O cliente pode escolher a Bloomin Onion®, cebola gigante dourada, a Kookaburra Wings®, sobreasas de frango empanadas com um mix de temperos especiais, Aussie Cheese Fries®, a generosa porção de batatas fritas cobertas com um mix de queijos e bacon, ou a Billy Ribs, costelas de porco regadas com o molho billabong. A promoção é válida de segunda a quinta-feira (exceto feriados) até 31 de março de 2016.

***Figurativo Plural de Rodney Rauth em exposição no Armazém Colônia***


Crédito das fotos: Alice Varajão®.

Na foto 01: O artista plástico Rodney Rauth.


Na foto 02: Álvaro Posselt, Márcia Aracheski, Rodney Rauth, Beth Titton e Betina Müller.


Na foto 03: Kellin Martins ganhou o sorteio das reproduções, Andressa Barichello, Rodney Rauth e Márcia Aracheski.


Na foto 04: Detalhes da Exposição Figurativo Plural de Rodney Rauth.

***Dando continuidade às atividades culturais do restaurante Armazém Colônia o artista Rodney Rauth está realizando a exposição Figurativo Plural. A exposição  foi inaugurada no dia 2 de Fevereiro e segue aberta ao público até o dia 19 de Março.

Na noite de abertura o empresário Mauro Sfair e sua equipe receberam clientes, amigos e imprensa junto com o artista visual Rodney Rauth no endereço da Av. Vicente Machado, 1168, no Batel. Nessa exposição individual o artista visual apresenta aproximadamente 20 obras, de diversos formatos nas técnicas de pastel seco sobre papel e acrílica sobre tela, tendo como tema o figurativo feminino.

A exposição conta com obras inéditas e com a participação especial da escritora Andressa Barichello. Essa exposição individual é uma iniciativa organizada por Márcia Aracheski em parceria com o empresário, o público poderá visitar de segunda a sábado das 11h30 às 14h30 e depois no horário do happy hour das 17h30 às 23h00, no endereço da Av. Vicente Machado, 1168, no Batel.

O coquetel foi elaborado ao pormenor pelo conhecido chef Marçal e equipe para harmonizar com chope artesanal e cervejas especiais que a casa tem em seu cardápio. Mais informações sobre os horários e serviços do restaurante pelo telefone (41) 3024-3631. Quinzenalmente o restaurante promove durante o happy hour apresentações com música ao vivo as próximas serão da cantora Leona e do grupo Mandala Folk.

***Parceria de sucesso***


Credito da foto: Naideron Jr.

Na foto: Sócios-diretores da Stuhlberger, Vitor Wjuniski e Reinaldo Stuhlberger.

***As construtoras Monarca, Stuhlberger e Tecnisa realizaram recentemente a entrega de dois residenciais de alto padrão em Curitiba: o Wizz Iguaçu (Água Verde) e o EQ – Equilíbrio Champagnat (Champagnat).

Os novos moradores e convidados foram recepcionados com um coquetel da Anis Gastronomia, assinado pelo chef curitibano Flávio Frenkel. Ainda é possível adquirir uma das últimas unidades nos residenciais. Mais informações nos sites www.wizziguacu.com.br e www.avidaprabemviver.com.br.

***Do Particular para o Público***

***O Colégio Positivo vai renunciar de parte da mensalidade de cada aluno para a melhoria da educação pública brasileira. No ranking da educação mundial, aferido pela prova PISA, da lista de 76 países, o Brasil figura na 60º posição. “O desenvolvimento de um país não é possível sem uma educação de qualidade”, destaca o diretor geral do Colégio Positivo, Celso Hartmann.

O Colégio Positivo tem, atualmente, 5533 alunos da Educação Infantil ao Ensino médio, divididos em quatro sedes, em Curitiba (PR). O valor investido (R$ 2 de cada mensalidade) será destinado ao projeto Arranjos de Desenvolvimento da Educação, gerido pelo Instituto Positivo, que tem como objetivo oferecer suporte a profissionais da educação pública brasileira.

“A partir da identificação de grupos de municípios com dificuldade de alavancar seus indicadores, a instituição passa a prestar assessoria para que, por meio da cooperação, os secretários de educação e técnicos trabalhem para superar as dificuldades que, individualmente, levariam mais tempo para superar. Além disso, a metodologia utilizada permite que o conhecimento adquirido permaneça na região, superando as sucessivas trocas de governo”, explica a diretora do Instituto Positivo, Eliziane Gorniak.

Sobre o Colégio Positivo - O Colégio Positivo compreende quatro unidades na cidade de Curitiba, nas quais nasceu e se desenvolveu o modelo de ensino levado a todo o país e ao exterior. O Colégio Positivo Júnior, o Colégio Positivo - Jardim Ambiental e o Colégio Positivo - Ângelo Sampaio atendem alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, sempre combinando tecnologia aplicada à educação, material didático atualizado e professores qualificados, com o compromisso de formar cidadãos conscientes e solidários.

Os alunos têm à sua disposição atividades complementares esportivas e culturais, assim como aulas de Língua Inglesa diferenciadas. Em 2013, foi lançado o Colégio Positivo Internacional, que atende alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, com uma proposta de aprendizado internacional.

Sobre o Instituto Positivo - Alinhado à estratégia de sustentabilidade e em consonância com a principal vocação do Grupo Positivo, o Instituto Positivo tem a Educação como foco prioritário. Ele articula e promove iniciativas que contribuam para o aumento da qualidade da educação básica do país, direcionando os seus investimentos para ações sustentáveis e estruturantes. O IP atua por meio de três frentes:Fortalecimento da Gestão Municipal para a Educação, Produção e Disseminação de Conhecimento e Mobilização Social Estruturada.

***Nova limpeza de pele promete deixar o rosto sem marcas***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Uma novidade chega para manter a pele hidratada, renovada e saudável após o verão: a limpeza de pele por hidrossucção. De acordo com Daniele Florêncio, especialista em estética e diretora da Clínica Vitaclin, o tratamento é ideal para esta época: "A pele é muito afetada pela exposição ao sol, mar, praia e piscina.

Este método é o mais moderno e eficiente para recuperar a pele pós-verão, sem risco de manchas ou cicatrizes". Diferente do método tradicional, o novo procedimento possibilita a limpeza mais profunda da pele, retirando as células mortas, os cravos abertos (pontos pretos) ou fechados (pontos brancos), o milio (cravos resistentes, cobertos por uma fina camada de pele) e os pontos sebáceos.


O tratamento é realizado em algumas etapas: "Primeiro é feita uma análise da pele, a higienização e a esfoliação. Depois, a emoliência por meio do vapor por ozônio, seguido da extração de acne pela hidrossucção e eventual extração manual de cravos. A alta frequência com ozônio então é aplicada para contrair os poros e evitar infecção na área. Por fim, aplica-se uma máscara para a hidratação e um filtro FPS para evitar a fotossensibilização", explica a especialista.

O método é indolor e não deixa marcas, além de trazer muitos benefícios para a pele, como a limpeza profunda sem deixar marcas, desintoxicação, renovação da pele, controle da oleosidade e recepção mais efetiva a hidratantes e outros ativos. Segundo Daniele, os resultados do procedimento são imediatos, percebendo já na primeira sessão a pele limpa e renovada. A recomendação é que seja repetido mensalmente ou a cada 15 dias, dependendo do tipo e perfil da pele.

Serviço: Vitaclin Estética & Bem-Estar | www.vitaclin.com.br Avenida Sete de Setembro, 5.881 – Batel. Fone: (41) 3026-2626.

***Bailinho de carnaval atrai crianças ao Shopping Mueller***


Crédito da foto: Nilton Russo.

***Carnaval em Curitiba é sinônimo de alegria e festas por toda a cidade. O Shopping Mueller não poderia ficar de fora e no sábado, dia 6 de fevereiro, reuniu um animado grupo de cerca de 400 foliões, entre crianças e adultos, para o Bailinho de Carnaval. Os pequenos aproveitaram a festa, com muita música, dança, confete e serpentina.

As clássicas marchinhas de carnaval foram apresentadas por uma banda ao vivo, que relembrou as antigas matinês frequentadas pelos pais e avós dos pequenos foliões. Animadores fantasiados comandaram a festa das crianças e realizaram sorteios de brindes oferecidos pelas lojas infantis do mall. As crianças ainda tiveram a última oportunidade de brincar com o querido Snoopy e o seu amigo Charlie Brown. O Parquinho Snoopy & Charlie Brown – Peanuts, O Filme foi até o dia 9 de fevereiro.

Serviço: Shopping Mueller Local: Avenida Cândido de Abreu, 127 - Centro Cívico Telefone: 41 3074-1000 Informações: www.shoppingmueller.com.br.

***Entenda o comportamento do consumidor durante a crise***

***Durante uma crise, é natural que o consumidor faça cortes no orçamento e adote uma postura diferente na hora de fazer compras. Com isso, diversas pesquisas sobre as alterações no comportamento do consumidor são realizadas e, baseadas nelas, as estratégias de marketing, venda e abordagem das empresas mudam. Para Murillo Batista, professor da Pós-Graduação em Comportamentos de Consumo da Universidade Positivo (UP), as pessoas tendem a ser mais cautelosas com dinheiro em época de crise. “O consumidor vai pesquisar melhor e analisar a marca, o estabelecimento ou o serviço que lhe ofereça o melhor custo-benefício.

Seja na facilidade de pagamento, seja ofertando desconto à vista. É necessário, além das manobras financeiras, prestar um atendimento de qualidade, objetivando fidelizar o consumidor e transformá-lo em cliente”, afirma o professor. De acordo com uma pesquisa da Dunnhumby (empresa líder mundial em ciência do consumidor), que analisou dados de 770 milhões de clientes globais, há um novo perfil de consumidor, que não quer abrir mão de seus ganhos de padrão de vida conquistados durante a última década. Por isso, economiza em produtos mais básicos para manter os seus pequenos luxos e indulgências.

O senso comum diz que, quando o dinheiro se torna mais escasso, os supérfluos, ou seja, itens menos necessários para a sobrevivência, são os primeiros a serem cortados. Mas o que se observa é que o conceito de supérfluo muda nas diferentes classes. Por exemplo: a classe A não considera como supérfluo uma viagem ao exterior. Já a classe B não deixa de jantar fora durante a semana, e a classe C chega a cortar até produtos de limpeza em época de crise.

“Podemos observar que os consumidores não querem abrir mão de certos caprichos conquistados ao longo dos anos. Independentemente da classe social, o consumidor tende a manter o consumo de produtos que fazem parte e contribuem para seu estilo de vida, poupando em outras frentes. Por exemplo: uma pessoa que leva uma vida mais saudável possivelmente não vai abrir mão de consumir produtos naturais.

Porém, para balancear as contas, pode economizar na compra de produtos de primeira necessidade ou em outras compras, como perfumaria, entretenimento e afins”, explica Batista. Um exemplo da diferença de consumo entre as classes sociais pode ser facilmente observado nas cozinhas. Quando o preço da carne bovina sobe, o consumidor de maior renda tende a trocar parte do seu consumo de carne do boi por cortes de aves. Já o consumidor de renda mais baixa tende a simplesmente optar por cortes mais baratos.

Segundo o artigo “O marketing na crise”, publicado na revista Harvard Business Review (hbrbr.com.br/o-marketing-na-crise/), há quatro principais tipos de consumidores na crise. “O segmento pé-no-freio é o mais atingido e corta todo tipo de gasto. Maior de todos, o segmento abalado-mas-paciente também economiza em tudo, mas com menos agressividade. O consumidor em situação tranquila mantém o nível de consumo próximo dos níveis pré-recessão, mas fica um pouco mais seletivo com o que compra (e ostenta menos).

Já o segmento que vive-o-presente continua agindo como sempre: sua reação à crise é, basicamente, adiar compras de grande valor. Uma pessoa obviamente pode mudar de segmento se sua situação econômica piorar durante a crise”, expõe o artigo. A crise muda a maneira com a qual a população se comporta e a divide em públicos que consomem de formas diferentes. Contudo, de uma forma geral, o consumidor está mais atento. “Ele dá mais valor ao seu dinheiro e faz mais pesquisas. Sem dúvida, é necessário ofertar preço, formas de pagamento e atendimento ágil e de qualidade para conseguir efetivar uma venda em época de crise”, afirma Batista.

Sobre a Universidade Positivo - A Universidade Positivo (UP) concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade.

Atualmente, oferece 54 cursos de Graduação (30 cursos de Bacharelado e Licenciatura e 24 Cursos Superiores de Tecnologia), três programas de Doutorado, quatro programas de Mestrado, centenas de programas de Especialização e MBA e dezenas de programas de Extensão. Em Curitiba, a UP conta com três campus: Ecoville, que ocupa uma área de 424,8 mil metros quadrados, Praça Osório, no centro da cidade, e Mercês - Catarina Labouré, este último dedicado ao curso de Enfermagem.

Lançou, em 2013, seu programa de Educação à Distância, com dezenas de polos em todo o país. Segundo as avaliações do Ministério da Educação, é considerada uma das melhores universidades privadas do Brasil.

***Grupo se reúne para bate-papo sobre arte, cultura de massa e carnaval***

***Um grupo de artistas, estudiosos e jornalistas se reúne no próximo sábado (13), a partir das 17h, na Casa da Leitura Dario Vellozo (Palacete Wolf), para um bate-papo sobre o carnaval enquanto cultura de massa. “O valor da farra” é o tema desta quarta edição do evento “Regra Soma”, organizado pelo produtor Erick Reis.

O evento é aberto a todos os interessados, com entrada gratuita. Arte, cultura e discussões voltadas para assuntos de interesse da coletividade é a proposta do “Regra Soma”, que desta vez abordará o tema carnaval. Será que todos os brasileiros se sentem representados por essa festa? Você sabe quanto é investido nesse movimento? Será que ele traz frutos positivos para a população? O que os artistas independentes têm a dizer dessa cultura de massa? O que os comunicadores do nosso tempo pensam sobre o assunto? Esses são alguns dos tópicos que estarão em discussão.

O evento contará participação do cantor Gui Sales, do poeta Thiago Dalleck, do cientista político Luiz Domingos Costa e da jornalista KelliKadanus. A mediação será do jornalista Bruno José e do apresentador Erick Reis. A quarta edição do Regra Soma conta com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba e do site Curitiba Cult, além do patrocínio da Editora Estronho, que fará sorteios de livros.

Participantes: Mediador - Erick Reis é produtor da RCI, tem 23 anos. Baiano, veio para Curitiba muito cedo, com apenas 3 anos de idade. Estudante de jornalismo, fotógrafo, youtuber, criador do Regra dos Terços e apresentador do Em Cartaz. Mediador - Bruno José é jornalista, tem 31 anos. Nasceu em Manaus (AM). Com mais de dez anos de experiência, tem passagens pelas principais emissoras de rádio e televisão do país. Foi repórter da Rede Band News Fm, no Rio de Janeiro, e da Rede Amazônica, afiliada da Rede Globo na região norte do Brasil.

Também trabalhou como repórter e apresentador da Rede Record de Televisão, em Brasília. Hoje é repórter da Rádio Educativa, apresentador da RCI e produtor do Regra dos Terços. Convidada - KelliKadanus, 24 anos. É jornalista no jornal Gazeta do Povo, escreve para a editoria de política. Formada em 2012. Atualmente cobre a Operação Lava Jato e demais assuntos relacionados à política local e nacional.

Convidado - Luiz Domingos Costa - Estudante de doutorado em Ciência Política na UFPR. Mestre em Ciência Política pela UNICAMP, possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente é professor do Centro Universitário UNINTER e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). É pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Sociologia Política Brasileira - UFPR. Tem experiência em pesquisa sobre elites políticas, poder legislativo, carreiras políticas e profissionalização política. Convidado - Gui Sales é cantor e compositor. Lançou seu primeiro EP (Totem) no final de 2014.

O EP foi produzido na Gramofone. Participou de alguns shows na capital paranaense, tocando em teatros como o Paiol, Teatro Londrina e Portão Cultural. Convidado – Thiago Dalleck é poeta, designer e fotógrafo. Criador do blog paulista Escuto no Metrô. Mora em Curitiba desde o final de 2015. Participou da produção artística e visual do disco Ilha Desconhecida – Dabliu. É o produtor do canal do YoutubeSagiquário.

Serviço: Regra Soma 4 – O Valor da Farra Local: Casa da Leitura Dario Vellozo – Palacete Wolf (Praça Garibaldi, nº 7) Data e horário: 13 de fevereiro de 2016 (sábado), às 17h Entrada franca.

***Orquestra Sinfônica do Paraná credencia músicos extras para temporada 2016***


Crédito da foto: Divulgação.

***O Centro Cultural Teatro Guaíra lançou edital para credenciamento de músicos extras para a Orquestra Sinfônica do Paraná, para a programação de 2016. O período de inscrições segue até o próximo dia 3 de março. Podem participar músicos que toquem os seguintes instrumentos: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, oboé, clarinete, fagote, trompete, trompa, trombone, tuba, percussão, piano, harpa e saxofone.

Além destes instrumentos, os candidatos também serão avaliados, se indicarem, sobre instrumentos da mesma família (exemplo: flauta – flautim, flauta em sol, etc). À exceção dos músicos selecionados para tocar instrumentos de percussão, piano e harpa, os demais deverão possuir instrumentos musicais próprios, tanto para a audição como para os concertos. A avaliação será feita por uma comissão formada por um maestro, chefe de naipe e um músico convidado com notório reconhecimento.

A audição dos candidatos será nos dias 7 e 8 de março, a partir das 14 horas. O resultado será divulgado 15 dias após o último dia de audição, no site do Centro Cultural Teatro Guaíra e no Diário Oficial do Estado. Para ser aprovado, o candidato deve ter nota igual ou superior a 7,5. Em caso de empate de notas, caberá ao maestro a decisão. O candidato fará a audição atrás de um biombo, executando as obras definidas no edital. O edital com as informações – incluindo a relação das obras que serão solicitadas no teste - está em www.teatroguaira.pr.gov.br.

Inscrições – O candidato deve apresentar cópia simples dos documentos pessoais (RG e CPF), cópia do comprovante de residência (água, luz ou telefone referente a dezembro 2015 e janeiro 2016), qualificação completa, currículo profissional e endereço eletrônico. A inscrição pode ser presencial, no CCTG, ou Correios (via Sedex).

A inscrição presencial deve ser feita de segunda a sexta, das 10h às 12h e das 14h às 18h, no Departamento de Música e Projetos Especiais do Centro Cultural Teatro Guaíra, na Rua XV de Novembro, 971, CEP 80060-000, Curitiba / Paraná. Para os candidatos que enviarem as inscrições via Correios, o último carimbo aceito da postagem será com a data de 3 de março e deve ser enviada para o mesmo endereço.

Não podem se inscrever funcionários do CCTG ou prestadores de serviços de empresas terceirizadas vinculadas ao poder público. Alunos e estudantes podem se inscrever desde que ensaios e apresentações não sejam incompatíveis com horários de estudo.

Contratação – a contratação não gera vínculo empregatício com o Centro Cultural Teatro Guaíra. Os candidatos aprovados integrarão os naipes da Orquestra Sinfônica do Paraná para participarem de ensaios e concertos pontuais, tanto no Paraná como em outras regiões do Brasil. Os aprovados residentes em Curitiba e Região Metropolitana de Curitiba receberão R$250,00 (duzentos e cinquenta reais) por dia de ensaio e de apresentação de concerto que participem.

Para os aprovados de outras cidades, a remuneração é de R$350,00 (trezentos e cinquenta reais) e hospedagem. O resultado deste edital poderá ser prorrogado para o ano de 2017, caso haja interesse do Centro Cultural Teatro Guaíra.

***Aberto edital para II Mostra de teatro no ônibus***


Crédito da foto: Priscila Reis.

***Até o dia 26 de fevereiro estão abertas as inscrições para grupos interessados em participar da II Mostra de Teatro no ônibus, organizada pela Trupe Sinhá Zózima, grupo teatral que, desde 2007, pesquisa o ônibus urbano como espaço cênico de descentralização e democratização do acesso às artes. O edital vai contemplar três grupos de teatro, amadores ou profissionais, do estado de São Paulo para apresentações de trabalhos inéditos ou de repertório, dentro do ônibus da Trupe.

Os grupos selecionados participarão de rodadas de conversa sobre gestão e produção cultural, oficina com a Trupe Sinhá Zózima e dias de ensaio no ônibus (de março a maio). As apresentações dos trabalhos na Mostra ocorrerão entre junho e julho, no Terminal Urbano Parque Dom Pedro II (av. do Estado s/n). Os grupos participantes receberão ajuda de custo durante o processo. As inscrições são gratuitas.

Para se inscrever é preciso ler o edital na íntegra e preencher a ficha de inscrição. No momento da inscrição, o representante do grupo pode optar por enviar um projeto de encenação (em pdf, anexado ao e-mail com a ficha de inscrição) ou agendar uma entrevista para explicar a proposta que gostaria de realizar no ônibus da Trupe Sinhá Zózima. A Mostra, que conta com apoio ProAC 14/2015 e cessão de espaço pela SPTrans, integra o projeto Arte Expressa, idealizado e realizado pela Trupe. Para saber mais, acesse: www.sinhazozima.com.br.

Trupe Sinhá Zózima - Um ônibus. Sim, um daqueles de linha. A catraca foi retirada, porque neste espaço espera-se que todos possam entrar e circular livremente. Por dentro, algumas transformações possíveis para que a música e a encenação aconteçam com o ônibus em movimento. Assim é o território da Trupe Sinhá Zózima. Um ninho, uma casa em movimento que vai em busca da arte do encontro sem fronteiras. E este ônibus é transformado e transforma quem nele decide adentrar desde 2007. A Trupe Sinhá Zózima é um grupo de teatro, formado por atores profissionais que pesquisa o ônibus urbano como espaço cênico, espaço de descentralização e democratização do acesso às artes.

Durante os sete anos de pesquisa, a Trupe desenvolveu diversos projetos que culminaram na criação e realização dos espetáculos Cordel do amor sem fim (2007) – de Cláudia Barral, apresentado mais de 450 vezes em vários estados brasileiros e também encenado no continente europeu, Valsa nº 6 (2009) – de Nelson Rodrigues, O poeta e o cavaleiro (2010) – livre inspiração na obra literária de Pedro Bandeira e contemplado com o Prêmio Myriam Muniz da Fundação Nacional das Artes (FUNARTE).

Dentro é lugar longe (2013) – de Rudinei Borges e dos projetos 1º Mostra de Teatro no Ônibus (2009) e Plantar no ferro frio do ônibus o ninho – Residência artística por um teatro do encontro sem fronteiras (2012/2013) – contemplado pela 20ª edição do Programa de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo. Foi um dos grupos selecionados para representar o Brasil no I Mercado de Indústrias Culturais dos Países do Sul (Micsul), em maio de 2014.

Em junho de 2014 iniciou as ações do projeto Os minutos que se vão com o tempo: da imobilidade urbana ao direito à poesia, à cidade e à vida, contemplado pela 24º Edição da Lei de Fomento. Além disso, todas às terças-feiras, às 20h, os frequentadores do Terminal Urbano Parque Dom Pedro II,localizado na av. do Estado, s/n .

São Paulo, têm acesso gratuito à programação artística e cultural por conta da ação Toda Terça Tem Trabalho, Tem Também Teatro! – um dos braços do projeto Arte Expressa, uma residência-resistência artística, já que é preciso vencer constantemente os desafios e as burocracias. Mas a Trupe Sinhá Zózima segue, pois acredita que, ao criar espaços para a manifestação das artes, promove-se vantajoso diálogo com a sociedade a partir da reflexão sobre democratização das artes, transporte coletivo e revitalização de lugares públicos. E o melhor é que as pessoas estão abertas para o encontro.

***Suklaá traz ovos de Páscoa com batata frita, sorvete e abacaxi***


Crédito da foto: Divulgação.

***Famosa por sua criatividade na hora de selecionar os ingredientes, a Suklaá Chocolates lança para esta Páscoa os ovos de Batata Frita, Sorvete e Abacaxi. As novidades prometem agradar desde os paladares mais tradicionais até os mais singulares. O ovo de Batata Frita leva na sua composição chocolate ao leite com batata frita ondulada.

Já o Ovo de Sorvete, foi elaborado com casca de chocolate ao leite e duas opções de recheio: sorvete de chocolate com creme de Nutella ou recheio de sorvete de baunilha com creme de chocolate. Outra sensação é ovo de Abacaxi. Sua receita leva chocolate ao leite, recheio trufado de abacaxi e pedaços de abacaxi em calda. A marca também tem como lançamento ovos de Amendoim, Corn flakes, Crocante de caju e Ovomaltine.

Para quem não quer sair da dieta, a novidade é ovo de Granola com uva passa, que contém chocolate 70% cacau orgânico e não tem lactose. Há oito anos no mercado, a Suklaá, que foi criada pelas irmãs Lígia e Heloisa Gennari, coleciona diversos sucessos que continuam no mercado, como os ovos de Banana com canela, Especiarias, Keksi e Trufado branco com cookies.

Além dos ovos de Páscoa, existe também uma lista imensa de lembrancinhas, caixas decoradas e presentinhos, que vão de R$ 4,00 a R$102,00, atendendo a todos os orçamentos. A Suklaá Chocolates possui uma loja virtual que entrega os produtos em todo o Brasil: http://www.loja.suklaa.com.br, com exceção dos os ovos de sorvete, que só podem ser retirados na loja física.

Lançamentos para a Páscoa: Mini Ovo de Batata Frita (85g): mini ovo chocolate ao leite com batata frita ondulada. R$ 10 Ovo de Sorvete: Chocolate com creme de Nutella (De 190g e 315g): chocolate ao leite, sorvete de chocolate, creme de Nutella e confeitos. A partir de R$ 41. Baunilha com creme de chocolate (De 190g e 315g): chocolate ao leite, sorvete de baunilha, creme de chocolate e confeitos. A partir de R$37 Baunilha e chocolate (190g): chocolate ao leite, sorvete de baunilha com creme de chocolate, sorvete de chocolate com creme de Nutella e confeitos. R$ 39. Mini Ovo de Abacaxi (85g): chocolate ao leite, recheio trufado de abacaxi e pedaços de abacaxi em calda. $17.

Ovo de Abacaxi (210g): chocolate ao leite, recheio trufado de abacaxi e pedaços de abacaxi em calda. R$ 28. Mini Ovo de Amendoim (85g): chocolate ao leite com amendoim em pedaços. R$ 10. Mini Ovo Corn Flakes (85g): chocolate ao leite com flocos de milho. R$ 10. Mini Ovo Crocante de caju (85g): chocolate ao leite com farofa crocante de castanha de caju. R$ 10. Mini Ovo de Ovomaltine (85g): chocolate ao leite com Ovomaltine. R$ 10.

Mini Ovo Granola e uva passa (85g): chocolate 70% cacau com granola e passas (cacau orgânico - não contém leite). R$ 13. Ovo Banana com canela (210g): chocolate ao leite com ganache de banana e brigadeiro de canela. R$ 28 Ovo Especiarias (350g): chocolate ao leite com cravo, canela e gengibre em pó. R$ 50 Ovo Keksi (De 210g e 450g): chocolate ao leite com pedaços de biscoito amanteigado e recheio de doce de leite.

A partir de R$ 28. Trufado branco com cookies (210g): chocolate branco com cookies de chocolate amargo e recheio trufado branco. R$ 28. Outros itens: Pirulito com orelha de coelho (30g): Chocolate ao leite. Maciço R$ 7. Tablete ovo frito (80g): Chocolate ao leite e chocolate branco. R$ 10. Cestinha de ovos (195g): Chocolate ao leite. R$ 22. Bolsinha de coelho (520g): Chocolate ao leite. R$ 45. Coelho Copo (130g): Chocolate ao leite. R$ 23.

Serviço: Suklaá Chocolates Endereço: Rua Maracás, 172, Vila Pinheirinho – Santo André – SP Tel: 4459-7009 - Site: www.suklaa.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário