terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Coluna do dia 01/12/15

***Paula Lima lança “Fiu Fiu” com produção de Pretinho da Serrinha***


Crédito da foto: Divulgação.

***Paula Lima retorna às origens do suingue ‘black’ com a deliciosa música “Fiu Fiu” (http://www.paulalima.com.br), composta sob medida para a sua voz e suingue, depois do projeto dedicado ao samba e indicado ao Grammy Latino, “O Samba é do Bem”. "Fiu Fiu", assinada e produzida por Pretinho da Serrinha, seu parceiro de longa data, já chega com ares de hit e confirma, mais uma vez, todo o balanço samba soul da cantora.

Inspirada no movimento "Chega de Fiu Fiu", que se iniciava, juntamente com outras ações a favor dos direitos das mulheres, a canção trata, de maneira bem-humorada, da forma com que o homem aborda a mulher na hora da conquista, lembrando que a elegância ainda é o melhor caminho para tocar um coração.

"Pensamos nessa mulher poderosa que poderia dizer isso bem dito e na lata, com elegância e com suingue!"- declararam os compositores. “Fiu Fiu” (Pretinho da Serrinha/Gabriel Moura/Leandro Fab) foi gravada entre São Paulo e Rio de Janeiro por grandes músicos: Sidão Santos (Baixo), Adriano Trindade (Bateria), Fernando Vidal (Guitarra), Pretinho da Serrinha (cavaquinho e percussão), Rodrigo Tavares (teclados), Claudio Andrade (Fender Rhodes), Marlon Sette (trombone), Altair (trompete), Jorge Continentino (sax tenor) e Ze Carlos Bigorna (sax Barítono). “Fiu Fiu” estará disponível em todas as plataformas digitais a partir de 04 de dezembro, mesma data do show de lançamento em São Paulo que acontecerá no Lapa 40 Graus.

**********EM EVIDÊNCIA**********

*****O MBA em Gestão de Varejo e Shopping Center da Universidade Positivo leva ao Shopping Palladium as mais novas tecnologias de relacionamento com o cliente. A mostra, conduzida pela professora Fabíola Paes, acontece nesta terça-feira, das 19h às 21h, no Espaço Universidade Positivo (piso L2).

*****O Clube Curitibano promove mais uma edição do projeto Natal Solidário. A ideia é que os associados adotem crianças ou idosos de instituições beneficentes ou casas de repouso para presentear no Natal. No ano passado mais de 40 crianças receberam brinquedos, calçados e roupas. As listas com os nomes dos beneficiados serão disponibilizadas na Sede Barão Serro Azul.

*****Nessa quinta-feira (03/12), a partir das 22h, a Shed Western Bar promove um dos shows mais esperados do ano. Os irmãos Matheus & Kauan sobem ao palco da balada premium para um show exclusivo aos curitibanos. A dupla mais famosa do sertanejo universitário que vem conquistando os corações de todo o país transferiu o show da última quinta-feira (26/11) para essa semana.

*****Nesta terça-feira, dia 1.o de dezembro, a designer e produtora cultura Ana Camargo receberá, no Projeto 12x12, a secretária municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Mirella Prosdócimo. O encontro será no teatro da Livraria da Vila, no shopping Pátio Batel, em Curitiba. A última edição da terceira temporada do projeto será também marcada pelo lançamento da campanha #Somos Todos Criativos.

*****Curitiba está se tornando, a cada ano, um dos principais destino de Natal. Além do Coral do Palácio Avenida, a cidade se ilumina e oferece diversas opções de lazer - atraindo turistas de todo Brasil. Nesta sexta (4/12), acontece mais uma dessas atividades: a apresentação da Orquestra Filarmônica do Espaço Vida & Música, no Teatro da Reitoria da UFPR.

*****Passistas, ritmistas, intérpretes e bambas locais tomam conta da Boca Maldita nesta quarta-feira (2), das 16h às 21h, para comemorar o Dia Nacional do Samba. Na programação estão previstas apresentações de mais de 60 músicos interpretando samba de partido alto, samba rock, pagode, samba canção, samba enredo entre outros estilos. Para fechar a festa o evento terá a apresentação da escola Embaixadores da Alegria. A celebração é promovida pela Associação Cultural dos Sambistas e Ritmistas do Estado do Paraná, Prefeitura de Curitiba e Fundação Cultural dentro da programação do Mês da Consciência Negra e Diversidade.

***Condor arrecada alimentos para “Carreata de Natal” da Banda B***

***As lojas do Condor Super Center de Curitiba e região metropolitana recebem, até o dia 6 de dezembro, doações de alimentos não perecíveis para a Campanha Beneficente “Carreata de Natal”, desenvolvido pela Banda B e pelo Instituto Luiz Carlos Martins, e patrocinado pelo Condor.

As doações serão destinadas ao Instituto Luiz Carlos Martins e Instituto Joanir Zonta, que tem como empresa mantenedora o Condor, e irão beneficiar entidades de apoio a pessoas carentes.

***Gazeta do Povo vence em duas categorias do Top de Marketing ADVB/PR 2015***


Crédito das fotos: Priscila Fiedler.

Na foto 01: José Roberto Ricken, do Sistema Ocepar e apoiador da ADVB-PR (à esq) entregou premiação a Giovani Ferreira, gerente do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo e Axeu Beluca, diretor de Marketing da Gazeta do Povo Jornais, vencedores na categoria Agronegócio com o case Expedição Safra.


Na foto 02: Silvio Pereira (ao centro), diretor da ADVB-PR entrega prêmio da categoria Digital a Murilo Ribeiro (à esq.), gerente comercial da Gazeta do Povo e Axeu Beluca, diretor de Marketing da Gazeta do Povo Jornais.

***A Gazeta do Povo foi duplamente premiada na noite de ontem (26), no Top de Marketing 2015, promovido pela ADVB-PR (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil). A Expedição Safra e o Enkontra.com venceram nas duas categorias lançadas nesta edição: Agronegócio e Digital, respectivamente. A entrega dos troféus da 40ª edição do prêmio foi realizada no Teatro Guaíra, em Curitiba.

A premiação chega num momento especial para o Núcleo de Agronegócio da Gazeta do Povo. Este ano, a Expedição Safra completa 10 anos, consolidando sua importância nesse segmento. “Hoje, falamos de desenvolvimento econômico e social a partir do agronegócio. Os números da economia mostram a importância desse segmento não só para o campo, mas para a cidade”, afirma Giovani Ferreira, gerente do Núcleo de Agronegócio da Gazeta do Povo.

O projeto da Expedição Safra é um levantamento técnico-jornalístico da produção de grãos em 15 estados brasileiros, mais as regiões produtoras dos Estados Unidos, Paraguai, Argentina e Uruguai. Para ampliar a discussão sobre mercado, a Expedição inclui os chamados roteiros extraordinários, com incursões à Europa, China e Índia.

Já o Enkontra.com, que venceu na categoria Digital, é a plataforma de classificados da Gazeta do Povo Jornais, formada pelas marcas Gazeta do Povo, Tribuna e Jornal de Londrina, que se uniram para oferecer uma solução para compra e venda de veículos, imóveis e serviços. “Com apenas um ano no mercado, é com muito orgulho que recebemos esse reconhecimento. Isso mostra a relevância do Enkontra.com, principalmente para os mercados imobiliário e automotivo”, afirma Murilo Ribeiro, gerente comercial da Gazeta do Povo.

Gazeta do Povo - A Gazeta do Povo, que faz parte do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), é uma grande plataforma de comunicação, que está presente o tempo todo na vida dos paranaenses, seja com informação e diferentes opiniões nas plataformas impressa e digital (online, mobile e tablet), em projetos especiais e eventos. Com uma história de 96 anos e com olhos no futuro, a Gazeta do Povo se renova diariamente e coloca no mercado novos produtos, serviços e iniciativas para estar ainda mais próxima do leitor.

***Revista Doce Nascer celebra 3ª edição com sucesso***


Crédito das fotos: Divulgação.

Na foto: A Publisher Fernanda Perini Berberi.

***Com uma festa divertida e cheia de personagens como Mickey, Gru e Minions (do filme Meu Malvado Favorito) a Revista Doce Nascer chega a sua terceira edição com sucesso.


O evento de lançamento aconteceu na última quinta-feira, 26 de novembro, no Buffet Gigaboomm, onde também foi comemorado o aniversário da publisher Fernanda Perini Berberi.


Com brinquedos, oficina de brigadeiros e totem de selfie, as crianças puderam aproveitar junto com os pais uma nova experiência. Destinada à toda a família, com o objetivo de informar com qualidade, através de profissionais renomados de diferentes áreas.

Além da revista impressa, possui versão digital, para que o conteúdo seja acessado a qualquer momento. Serviço: Revista Doce Nascer www.docenascer.com.br.

***Presidente do Grupo Uninter recebe título de cidadão honorário de Guaíra***


Crédito da foto: Divulgação.

Na foto: Picler recebe da vereadora Franciele Danelon a certidão de Cidadão Honorário de Guaíra.​

***Natural de Guaíra, no oeste do Paraná, o professor Wilson Picler, fundador e presidente do Grupo Uninter, recebeu na última quarta-feira (25), o título de cidadão honorário da cidade. Picler contribui constantemente com a comunidade local, por meio da concessão de bolsas de estudos para os jovens e ainda foi um dos precursores do Prouni – Programa Universidade para Todos, que já beneficiou mais de dois milhões de estudantes no país. A proposição do título foi da vereadora Franciele Danelon.

Sobre o Grupo Uninter - Atuando no mercado há quase 20 anos, o Grupo Uninter tem como missão dedicar-se à oferta do ensino de qualidade, levando soluções inovadoras em educação para todos os cantos do país. Os alunos tiveram a maior nota do Enade no Brasil em 2008, 2009 e 2012, o que confirma a excelência do Centro Universitário. Sediada em Curitiba (PR), a Uninter possui mais de 460 polos de apoio presencial e está em todos os Estados brasileiros.

São cursos superiores de graduação e pós-graduação, nas modalidades presencial, semipresencial e a distância, além de cursos de extensão. Com mais de 150 mil alunos atendidos por meio de seus produtos e serviços, o Grupo Uninter conquistou reconhecimento e credibilidade no mercado educacional.

***Posigraf conquista Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica***


Crédito das fotos: Divulgação.

***A Posigraf conquistou o 25º Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica Fernando Pini, promovido pela Abigraf (Associação Brasileira da Indústria Gráfica) e pela ABTG (Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica). A empresa paraense foi a vencedora na categoria Catálogos Promocionais, com a produção do material "Loja de Bolsa", do Boticário.


O material é um catálogo colorido, com 160 páginas e tiragem de 850 mil exemplares, voltado a consultores de venda direta. Criada em 1991, a premiação tem como objetivo prestigiar as gráficas que trabalham dentro do mais alto padrão de qualidade e de profissionalismo e que mais contribuem para o desenvolvimento do setor no país. De lá para cá, a Posigraf já conquistou 15 prêmios.

Atuando há mais de 40 anos no mercado, a Posigraf, gráfica do Grupo Positivo, é uma das maiores gráficas da América Latina.

Instalada em uma área de 50 mil m2, a companhia tem um centro de distribuição em São Paulo, representações em todo o Brasil e Mercosul e atende clientes nos Estados Unidos, Japão e Europa. Seu portfólio de serviços compreende a produção de livros didáticos e publicações especiais, tabloides e materiais promocionais, além de revistas e periódicos.

***Cocch escala time de jovens clientes para desfile no LABmoda***


Crédito da foto: Marcelo Almeida.

***Benvenuto Dicembre! É com a saudação ao último e mais aguardado mês do ano que a Cocch, marca do estilista Vinicius Cocchieri, apresenta sua coleção de prêt-à-porter e moda festa no LABmoda, que prossegue no Pátio Batel até o dia 24 de dezembro. Trinta clientes da marca foram convidadas a desfilar a coleção, que terá som ao vivo da cantora Johaine Droppa e banda.

No domingo, a Chocch promove o show da cantora teen fenômeno da internet Sofia Oliveira. Sofia assinará uma coleção de camisetas da Cocch, cuja renda será revertida para uma instituição social. Na quarta-feira, a estilista Evelise Trombini e as Embaixadoras Rêve conversam sobre a relevância das marcas autorais, os diferenciais da Rêve, detalhes sobre a coleção atual e algumas dicas do que vem para a próxima coleção. Na sequência, a marca apresenta a banda Outsider para um pocket show.

A Rock Band Outsider é conhecida por resgatar a essência do pop rock, e do hard rock dos anos 80/90. A base do repertório são bandas que fizeram história como: Police, REM, Midnight Oil, U2, The Cult, Talking Heads e outras. Toda a programação é aberta ao público. A Rêve pede aos interessados que confirmem presença no telefone: 3026-2900 / 9993-2900.

Sobre a Cocch - Irmãos que se complementam. A Cocch nasceu há 4 anos de maneira leve e descomplicada dentro do atelier da renomada grife curitibana Gianni Cocchieri. Seus trajes de festa nascem com uma paixão declarada: a moda com sotaque italiano, que preserva a excelência dos tecidos e acabamentos somada à inovação e frescor da mulher brasileira. Gianni e Vinicius Cocchieri estão a frente da criação da grife jovem, que possui dois pontos de venda em Curitiba.

Sobre a Rêve - A administradora de empresas curitibana Evelise Trombini apaixonou-se por moda quando morou nos EUA e fez o curso de design do Fashion Institute of Design & Merchandising (FIDM)/Califórnia, de onde trouxe o consistente conceito de slow fashion.

A Rêve (sonho, em francês) surgiu para tornar a subjetividade do seu sonho em uma realidade possível: criar bem e bem feito. Indo na direção oposta ao fast fashion, a Rêve produz peças atemporais e sempre dentro de tendências para a mulher contemporânea. Evelise atende pessoalmente as clientes em seu atelier.

Programação: Terça (1 de dezembro) 19h30– desfile Cocch + show Johaine Droppa e banda. Quarta (2 de dezembro) 19h30 - bate-papo Rêve + show banda Outsider. LABModa – 6.a edição Quando? De 10 de novembro a 24 de dezembro Onde? Pátio Batel – piso L2 Entrada gratuita - Apoio: Schweppes.

***Caixa d’água da Marina Itajaí é uma verdadeira obra de arte***


Crédito da foto: Alexandre Fernandes.

***Imponente, a caixa d´água da Marina Itajaí chama a atenção de quem passa pela Avenida Beira Rio. Com aproximadamente 30 metros de altura, a estrutura ganhou ares de obra de arte, graças ao trabalho de três artistas. Rodrigo ‘Rizo’ é natural de São Paulo, mas cresceu em Florianópolis, onde despertou o interesse pela arte urbana.

Com apenas 28 anos, 15 deles dedicados ao grafite, Rizo já realizou trabalhos em São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Brasília, Copenhagen, Milão, Bergamo, Malmö, Gotenburgo, Miami, Santiago, Valparaíso, Lima e Buenos Aires.

A vasta experiência trouxe credibilidade e respeito por sua arte e os convites começaram a surgir. Após desenvolver uma pintura no apartamento de um dos filhos do Diretor da Marina Itajaí, o desafio foi lançado: desenvolver uma arte para a caixa d´água do maior complexo náutico do país.

Segundo Rizo, a empreitada se apresentou grandiosa, por isso o artista convidou os parceiros João 'Vejam' e o Thiago 'Valdi', dois grandes expoentes da arte urbana catarinense, para ajudar na missão. A arte que estampa a estrutura, formada por barcos a vela navegando, foi ideia do amigo e parceiro de pinturas, Thiago Valdi. “Ele ficou responsável pela criação do desenho, pois possui fortes influências de temas náuticos em seu trabalho autoral. Logo era o mais indicado a conduzir essa parte do projeto”, pontuou Rizo.

Após o Lay-out passar pela avaliação do departamento de marketing da Marina, rapidamente a equipe passou para a fase de execução. E a tarefa não foi nada fácil! A caixa d´água da Marina Itajaí tem cerca de 30 metros de altura por 4,5 m de largura cada uma das 4 faces. Rizo explica que para concluir a obra foram utilizados cerca de 4 galões de 18 litros de tinta acrílica e cerca de 300 latas de spray, numa empreitada que demorou 15 dias para a conclusão. Um desafio e tanto para um artista com artes espalhadas pelo mundo todo.

Já realizei a pintura de diversos painéis maiores em metragem quadrada, porém todos horizontais. Este é sem dúvida o maior mural vertical que já pintei até então. Arrisco dizer que é o maior de Santa Catarina. Nunca vi nada parecido aqui no estado, observou Rizo. 

Por se tratar de uma arte que sofre com a ação do tempo, o artista explica que em média ela pode durar de 2 a 5 anos, dependendo das condições da superfície antes e durante a aplicação da pintura. Com a aplicação de verniz de qualidade é possível durar até 10 anos, finaliza Rizo. Você pode conferir o vídeo com a equipe trabalhando no: https://www.youtube.com/watch?v=BVfFkyZpbxk.

***Baile da Primavera do Hospital Erasto Gaertner***


Crédito da foto: Divulgação.

Na foto: A colaboradora Gisele Prats, do setor de Radioterapia, foi a candidata escolhida para levar a coroa, com a melhor pontuação nos quesitos beleza, desenvoltura, elegância e simpatia.

***A 19ª edição do tradicional Baile da Primavera do Hospital Erasto Gaertner foi realizada no restaurante Madalosso, em Santa Felicidade. Ao todo, mais de 500 colaboradores do Hospital e seus familiares participaram do evento de confraternização de final de ano e torceram pelas oito candidatas que desfilaram em busca do título de Miss Erasto 2015.

***Helena Kolody por Letícia Sabatella***


Crédito dafoto: Divulgação.

***O concerto de Natal 2015 da Universidade Positivo é uma homenagem à poetisa e professora paranaense, Helena Kolody, que terá sua obra interpretada pela atriz e cantora Letícia Sabatella, no palco do Teatro Positivo. Dirigido por Jô Braska Negrão, o espetáculo acontece nos dias 16 e 17 de dezembro, às 20h. A renda do ingressos será revertida integralmente à Associação Santa Rita e Freguesia do Livro. Mais informações pelo telefone (41) 3317-3118.

Serviço: Evento: Natal de Kolody - Concerto de Natal da Universidade Positivo 2015 (com Letícia Sabatella) Datas: 16 e 17 de dezembro de 2015 Horário: 20h (visitação aos bastidores) e 20h30 (início do concerto) Local: Teatro Positivo - Grande Auditório (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300) Informações: Coordenadoria de Cultura da Universidade Positivo - (41) 3317-3118 Ingressos: R$ 10,00 (meia) e R$ 20,00 (inteira), mais a taxa do Disk Ingressos.

***L´Entrecôte de Paris abre reserva para eventos***


Crédito da foto: Diego Pisante.

***Curitiba ganhou mais uma opção para as confraternizações de Natal e final de ano: aberto em junho deste ano e já um grande sucesso entre os curitibanos, o L´Entrecôte de Paris abriu seu serviço de reservas para grupos e eventos. Os clientes podem a partir de agora reservar o salão superior da casa, que comporta até 30 pessoas, para confraternizações. “Aconchegante e reservado, o espaço é ideal para eventos, tanto familiares quanto empresariais”, assinala a sócia-diretora do restaurante, Mariana Fugiwara.

Happy Hour - Mariana Fugiwara revela que o restaurante também vêm se apresentando como uma ótima opção para happy hour. “Nossas cartas especiais de vinhos e também de drinks assinados para a casa vêm atraindo os clientes. Nossa Tábua de Queijos acompanha muito bem”, sugere a diretora da casa. A Tábua de Queijos do L´Entrecôte de Paris (R$ 36,50), é servida com queijos ementhal, brie, gorgonzola e bouchet, acompanhada de torradas, mel e geleias de damasco e tomate.

L´Entrecôte de Paris Curitiba - Aberto em 15 de junho deste ano, o L´Entrecôte de Paris Curitiba é o primeiro do Sul do Brasil. A casa trouxe à capital paranaense a novidade do menu único, servindo o tradicional prato francês de noix d'entrecôte com molho especial secreto. A variada carta de sobremesas é mais um destaque da casa.

A marca L´Entrecôte de Paris, pertencente à SMZTO Holding de Franquias, ostenta o cobiçado selo “BIB Gourmand” (melhor custo/benefício) do Guia Michelin 2015, conferido à unidade do Itaim Bibi, em São Paulo. Esta primeira edição brasileira do Guia Michelin avalia os melhores restaurantes das capitais paulista e fluminense.

Serviço: L’Entrecôte de Paris – Curitiba Chef: Jefferson Pauli Chef de pâtisserie: Victor Piazzetti Endereço: Al. Doutor Carlos de Carvalho, 1.101, Centro – Curitiba/PR Horário de atendimento: de segunda à quinta-feira, das 12h às 15h, e das 19h às 23h; sexta-feira, das 12h às 15h, e das 19h à 00h; sábado, das 12h à 00h; domingo, das 12h às 16h. Reservas: de segunda a sábado, entre 12h e 12h30 e entre 19h e 20h30; aos domingos, entre 12h e 12h30. Estacionamento: disponibiliza serviço de manobrista aos clientes (segunda a sexta no jantar; sábado, almoço e jantar; domingo, almoço) Telefone: (41) 3045-6055 - E-mail: curitiba.ldp@gmail.com - Site: www.lentrecotedeparis.com.br.

***Onde revelar o Amigo Secreto da firma***


Crédito da foto: Divulgação.

***Quando se fala em comemorações de final do ano não dá para deixar de fora as confraternizações das empresas e a tradicional brincadeira do Amigo Secreto ou Oculto. Se o desejo é sair do ambiente de trabalho, por exemplo, é preciso escolher um lugar no qual os participantes sintam-se à vontade para vibrar, sorrir e se abraçar.

A Baggio Pizzeria & Focacceria oferece, em algumas de suas unidades localizadas nos Estados do Paraná e Santa Catarina, amplos ambientes internos ou externos para a reserva de comemorações e eventos. Esses momentos com os colegas de trabalho, amigos ou familiares são sempre formas de diversão e de integração entre as pessoas. Fica ainda mais inesquecível se reunir os amigos, brincar, presentear e ainda experimentar pizzas tipicamente italianas, acompanhas de uma cerveja ou de alguma opção na especial carta de vinhos da Baggio.

É possível, por exemplo, reservar até 50 lugares de domingo a quinta, e 30 de sexta a sábado, na franquia do Jardim das Américas. Já na casa de Pinhais, as reservas para até 50 pessoas ocorrem todos os dias. E a Baggio no Juvevê faz a reserva para até 30 convidados, de segunda a quinta. Esse é o número de pessoas também para reservas na Baggio em São José dos Pinhas.

Sobre - A Baggio Pizzeria & Focacceria teve início em 1999 no bairro Água Verde em Curitiba e está entre as três maiores pizzarias do sul do país em número de pizzas vendidas. Com a filosofia de levar aos clientes um pouco da cultura italiana de um jeito bem brasileiro, a Baggio é indicada pelo Prêmio Bom Gourmet – como uma das melhores pizzarias curitibanas, tendo recebido o título de “Melhor Pizza de Curitiba” na edição 2011.

Em 2010, a Baggio passou a operar pelo sistema de franquias. Na capital paranaense, há unidades nos bairros Juvevê, Champagnat, Jardim da Américas, Ecoville, e Xaxim. Já na região metropolitana da capital, as franquias estão nas cidades de Pinhais e São José dos Pinhais. Em no estado de Santa Catarina, em Joinville, Blumenau, Balneário Camboriú, Brusque e São José. Saiba mais em:
www.pizzariabaggio.com.br.

***Bienal de Curitiba 2015 entra em sua reta final e registra sucesso de público***


Crédito da foto: Divulgação.

***Nos últimos dois meses Curitiba esteve mais iluminada com a Bienal Internacional de Curitiba, que nesta edição teve como tema Luz do Mundo. 

O evento traz para a cidade nomes de destaque internacional, nacional e local no cenário artístico contemporâneo, como Carlo Bernardini (Itália), Dan Flavin (EUA), Eliane Prolik (Brasil), Iván Navarro (Chile), Jeongmoon Choi (Coreia do Sul), Odires Mlászho (Brasil) e o homenageado Julio Le Parc (Argentina/França), que tem 16 obras expostas no Museu Oscar Niemeyer (MON). 

Os espaços estarão com exibições da Bienal até o primeiro domingo de dezembro (6). Com maior integração na cidade, a Bienal leva arte aos quatro cantos da capital paranaense.

“A Bienal vem crescendo a cada edição e podemos perceber isso tanto pelo número de artistas com obras expostas quanto pela receptividade e participação do público. Estamos comemorando a edição de 2015 como um grande sucesso”, celebra Luiz Ernesto Pereira, diretor da Bienal. 

A última semana da Bienal garante o tempo necessário para visitar os principais espaços. "As pessoas não podem perder a chance de conhecer os maiores nomes da arte contemporânea mundial, é uma experiência única que ficará para sempre na memória", complementa o diretor.

Roteiros - Para facilitar o acesso à arte, a Bienal organizou três tipos de roteiros de visitação: a pé, de bicicleta e de van. Os próximos roteiros de van e de bike acontecem no sábado (5) e têm o valor de R$ 5 e R$ 30, respectivamente. As inscrições podem ser feita via email até a véspera pelo endereço agendamento@bienaldecuritiba.org e o itinerário está disponível no site.

Legado para Curitiba - Ainda que a luz seja etérea, artistas que estão na Bienal 2015 optaram por presentear a cidade para perpetuar a arte. É o caso de Tom14, artista plástico que levou cores à rodoferroviária com intervenções feitas em parceria com o programa Tudo de Cor Para você das Tintas Coral. 

O artista Cesar Ferreira presentou Curitiba com uma bicicleta gigante, 50% confeccionada com materiais recicláveis que, segundo Ferreira, representa a luz das ideias novas, que conscientizam e direcionam a mente, estimulando a mobilidade urbana e a sustentabilidade.

Patrocínio - O Ministério da Cultura apresenta a Bienal Internacional de Curitiba 2015, realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (Lei Rouanet). Esta edição conta com o patrocínio master da UEG Araucária e patrocínio do BNDES, Petrobras, Sanepar, Copel, Scania e BRDE. Tem copatrocínio da Barigui Financeira, Sesi FIEP, Monreal Construtora, Pátio Batel e URBS. Tem o apoio da APAP-PR e Tintas Coral.

O apoio internacional da Fundação Japão, Consulado Geral do Japão, Embaixada da Argentina, Consulado da Argentina em Curitiba, Prefeitura de Columbus, Prefeitura de Cracóvia, Embaixada da Itália, Consulado Geral da Itália em Curitiba, Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, Centro Cultural Coreano no Brasil, Consulado Geral da República da Coréia, Embaixada do México, Embaixada da Suécia, Wichita State University, Fulbright, Consulado de Israel em São Paulo, Goethe Institut.

Serviço: Bienal Internacional de Curitiba 2015 Data: 3 de outubro a 6 de dezembro Local: Curitiba − PR Informações: www.bienaldecuritiba.org.

***Psicóloga lança livro sobre a história do Hospital Psiquiátrico Bom Retiro***


Crédito da foto: Divulgação.

***Após dois anos de pesquisa inédita em documentos do Hospital Bom Retiro, da Federação Espírita do Paraná (FEP), em publicações da época e depoimentos de funcionários da instituição, a psicóloga e historiadora Andrea de Alvarenga Lima escreveu o livro “Psiquiatria e Espiritismo – A História do Hospital Bom Retiro (Curitiba, 1930-1950)”.

O objetivo principal do estudo parte de um fato pontual, a inauguração do hospital, na busca das condições históricas para entender como a doença mental era encarada na época.

A obra, que tem coautoria do também psicólogo Adriano Furtado Holanda, será lançada no dia 1º de dezembro, às 18h30, na Livraria da Vila (Shopping Patio Batel), em Curitiba. A entrada é gratuita e o livro custa R$ 25,00.

“Os doentes mentais eram tratados de acordo com os conhecimentos da psiquiatria naquele momento. Por isso, este trabalho não busca julgar ou apontar culpados, mas sim retratar um período histórico e um arranjo assistencial muito singular que foi possível então. Olhar para o passado faz a gente a se situar e a entender quem somos hoje. O que me interessa é oferecer uma narrativa que faz sentido para quem é de Curitiba, para quem se interessa pelo tema da relação entre psicologia e religião”, explica a autora Andrea.

O hospital funcionou por 67 anos no bairro Bom Retiro e havia sido construído seguindo os padrões da arquitetura dos sanatórios brasileiros da metade do século 20. Após ser destruído, em 2012, uma nova sede foi erguida no bairro Jardim Botânico, seguindo os padrões do Ministério da Saúde. Ainda hoje a instituição permanece como um dos principais complexos psiquiátricos do Paraná.

Com imagens inéditas de autoria do fotógrafo Zeca Moraes, que captou com sensibilidade os últimos dias do prédio histórico do Hospital Bom Retiro, o livro constitui o décimo terceiro volume da Coleção A Capital, da editora Factum Pesquisas Históricas, que há pouco mais de uma década já lançou títulos sobre arquitetura, televisão, cinema de rua, circo e produção intelectual. “Psiquiatria e Espiritismo” é um projeto contemplado na Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba, tendo como incentivadoras as empresas Hospital Ônix, Construtora Baggio, Invespark Empreendimentos Imobiliários e Ecossistema Consultoria Ambiental.

Serviço: Lançamento do livro “Psiquiatria e Espiritismo – A História do Hospital Bom Retiro (Curitiba, 1930-1950)”. Autora: Andrea de Alvarenga Lima Coautor: Adriano Furtado Holanda Número de páginas: 144 Editora: Factum Pesquisas Históricas. Dia e hora do lançamento: 1º de dezembro de 2015, às 18h30. Local: Livraria da Vila – Shopping Patio Batel (Av. do Batel, 1868 – loja 314 – piso L3). Entrada gratuita. Preço do livro: R$ 25,00. Informações: (41) 3020-3500 (Livraria da Vila) - www.factumhistoria.com.br.

***Doações de brinquedos anunciam o Natal para crianças***


Crédito da foto: Divulgação.

***A entrega dos brinquedos feita pelo Curso e Colégio Acesso ao Programa do Voluntariado Paranaense (PROVOPAR), durante um jantar realizado no Castelo do Batel no fim de novembro, garantiu o Natal de mais 500 crianças. Divididos entre as instituições de apoio que o Acesso já realizou a entrega, a soma chega a 1050 crianças presenteadas e deve subir para aproximadamente 1300, quando o colégio realizar as últimas duas entregas do ano.

Para o presidente do Grupo Acesso, José Luiz Chong, que representou todos aqueles que doaram carinho, foi um grande momento. “Nós incentivamos nossos alunos a se tornarem cidadãos conscientes no plano de ensino.

Mas sabemos que o trabalho se estende para fora das aulas. Ser solidário é um deles”, disse após o jantar. Os brinquedos foram arrecadados por professores, alunos e comunidade nas atividades dos projetos promovidos em conjunto durante o ano letivo de 2015 e durante os aulões de véspera, recolhidos com os alunos do cursinho pré-vestibular.

Além da Provopar, o Orfanato Lar Moisés, a Pastoral da Criança de Fazenda Rio Grande e o CMEI – Santa Felicidade, também receberam doações. Crianças de Campo Largo e Almirante Tamandaré ainda aguardam ansiosos a entrega antes do Natal. Além dessa doação, o Acesso deve arrecadar alimentos com a inscrição do Concurso de Bolsas (PEACE), que será realizado no dia 12 de dezembro. “Ainda teremos mais bons momentos porque outras instituições serão beneficiadas”, completou Chong.

Sobre o curso e colégio Acesso - O Curso e Colégio Acesso é uma das instituições de ensino que mais cresce em Curitiba. É um grupo educacional que existe desde 2003, atuando em Curitiba e Região Metropolitana, oferecendo ensino fundamental, ensino médio e pré-vestibulares.

Fundamentado em três princípios: ensino de qualidade, disciplina e preço acessível, o Curso e Colégio Acesso conta, hoje, com sete unidades que, em sinergia, oferecem a mesma proposta pedagógica e estratégias de trabalho, independente da unidade escolhida pela família, oportunizado, desta forma, escolher por aquela que proporciona mais comodidade ao aluno.

***MRV Engenharia participa do Novembro Azul em Curitiba***


Crédito da foto: Divulgação.

***Os funcionários do escritório da MRV Engenharia tiveram palestra sobre a campanha mundial de prevenção ao câncer de próstata - Novembro Azul, nesta última semana em Curitiba. Durante a ação, integrada a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), também foram abordados temas como: qualidade de vida, alimentação saudável e combate ao estresse.

Dados da Sociedade Brasileira de Urologia demonstram que 51% dos homens nunca consultaram um urologista e, anualmente surgem 69 mil novos casos de câncer de próstata, uma doença sem prevenção, porém com alta taxa de sucesso com tratamento e diagnóstico precoce.

Segundo o médico coordenador do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional da construtora, Carlos Alberto de Oliveira, campanhas como o Novembro Azul têm diminuído o preconceito sobre o tema, mas este ainda é latente. “Não dá para esperar pelos sintomas, pois estes aparecem, geralmente, quando a doença está avançada”, explicou.

De acordo com o médico, homens com histórico familiar da doença devem iniciar os exames preventivos por volta dos 45 anos de idade e, para os demais, aos 50 anos. “A primeira opção preventiva para a doença é um simples exame de sangue, chamado de PSA, podendo ser necessário o exame de toque, dependendo do resultado do anterior, conforme a orientação médica”, esclareceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário