sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Coluna do dia 04/12/15

***1001 Noites completa 20 anos como “boutique familiar” na tevê e na internet*** 


Crédito das fotos: Divulgação. 

***O livro que reúne as histórias mais deslumbrantes do mundo árabe inspira o nome 1001 Noites, empresa curitibana que estreou o modelo de venda de tapetes persas, quadros e joias na tevê brasileira, em 1995. Nesses 20 anos, a trajetória da companhia se confunde com o desenvolvimento da era digital no país. Tanto que, atualmente, 1001 Noites não é apenas um programa de tevê, mas uma plataforma na qual está integrado um site de e-commerce, inaugurado em 2013, e um blog de tendências com uma forte presença on-line. 

Presente nos canais da tevê por assinatura, o 1001 Noites leva diariamente das 15 horas às 04 horas um desfile de preciosidades ao vivo por meio da narração de um time de apresentadores bastante conhecidos pelos espectadores. O programa também é transmitido em tempo real pela internet podendo ser acessado pelos aplicativos móveis, computadores e smart tv’s. No programa, um dos grandes diferenciais em relação a uma loja convencional é o laço criado pelo atendimento personalizado. 

Os clientes são tratados e conhecidos pelo primeiro nome. Os apresentadores sabem de suas preferências por pedras, metais e tamanhos, já que muitos são compradores assíduos que preferem adquirir suas joias na segurança e conforto do lar. O programa é transmitido pelos canais Prime Box Brazil, NET Canal 156 e Play TV. 


O programa tem passado por modificações que confirmam o DNA de pioneiro do 1001 Noites incluindo conteúdos inéditos, produzidos nos estúdios da empresa nas Mercês, em Curitiba. “Atualmente, junto ao roteiro de vendas do canal, temos colocado no ar conteúdos como o Minuto do Conhecimento que oferece algo mais ao espectador, um pouco de entretenimento e cultura para os momentos em que a pessoa está a frente da tela”, conta Paulo Cesar Calluf, diretor da empresa e filho do fundador Nure Calluf. 

Curiosidades - Pioneiros estão sempre sujeitos a serem copiados e, no caso de 1001 Noites, o ineditismo da proposta chamou a atenção da mídia desde o início. Tanto que novelas e até programas humorísticos usaram a televendas como argumentos para quadros. A atual novela das 21 horas da Rede Globo, A Regra do Jogo, gravou recentemente tomadas com apresentadores do canal 1001 Noites para um dos núcleos da trama. As cenas ainda são inéditas. 

Uma história de mil e uma noites - A história da empresa 1001 Noites remonta a década de 70 quando o patriarca da família Calluf, NureCalluf, resolveu assumir o negócio iniciado por sua mãe Rachel Tacla Calluf de venda de tapetes persas, joias e relógios. 

De origem síria, Nure tinha um faro apurado para as novas oportunidades e uma visão privilegiada dos negócios.  Em 1985 inaugurou a Galeria de Arte Mercado Persa, na Avenida Manoel Ribas, tornando-se importador e distribuidor de tapetes vindos diretamente da L.Kelaty, de Londres, que fornecia tapetes iranianos, turcos, caucasianos, indianos, paquistaneses, russos e romenos, entre outras origens. 

Nure viajava a Londres com a família uma vez por ano para escolher pessoalmente os tapetes. Em uma destas viagens conheceu a Sotheby’s – uma das mais renomadas casas de leilões do mundo. Os leilões presenciais de objetos de decoração chamaram a atenção do empresário, que trouxe a idéia ao Brasil, aplicando-a aos produtos que comercializava. 

Entre 1986 e 1994 a Galeria Mercado Persa se especializou em leilões presenciais – diversas equipes viajavam por todo o Brasil realizando prestigiados e aguardados leilões de objetos de arte e decoração. Em 1994 a empresa chegou a fazer mais de 400 leilões e em 1995 a Galeria foi considerada a maior importadora de tapetes persas do Brasil. Em 1995 surgiu a oportunidade que Nure esperava. Uma produtora ofereceu a possibilidade de se produzir programas ao vivo de televendas transmitidos através de antenas parabólicas. Iniciaram-se assim as transmissões dos leilões sob a marca Mercado Persa. 

Nesta época, as operadoras de TV paga (TV por assinatura) estavam entrando no Brasil e,como o sinal gerado pela produtora não era criptografado, todas as operadoras inseriram os leilões do Mercado Persa gratuitamente nos pacotes de seus assinantes – o que aumentou consideravelmente as vendas. O câmbio favorável do Plano Real – que fixou o dólar a R$ 0,85 – também favoreceu o crescimento da empresa, aumentando ainda mais a base de clientes do canal. Com os programas de televendas, o faturamento cresceu exponencialmente. 

Ao invés de viajar com diferentes equipes de vendas por todo o país, juntava-se toda a mercadoria com um único apresentador e poucas atendentes dentro de um estúdio e atingia-se milhares de assinantes, consumidores em potencial. O ano 2000 marcou a entrada dos leilões na TV aberta com a compra de horário no canal CNT, com transmissão para todo o território nacional. Já com o nome 1001 Noites, o programa diário tinha 5 horas de duração – das 22horas às 03 horas. 

Como o horário da televisão era muito mais caro, experimentou-se a venda de joias em ouro 18K e relógios semi-novos de renomadas marcas suíças. Outra tacada acertada as vendas dispararam e, o resultado foi um novo crescimento. Nure imprimiu um ritmo moderno à empresa, profissionalizando a equipe e contratando consultoria para chancelar o modelo de negócio. 

Em outubro de 2010, a empresa arrendou um canal 24horas, na operadora de TV Paga SKY, na época com 1,8 milhão de assinantes, intitulado Canal 1001 Noites. As transmissões se iniciaram em novembro de 2010 e duraram até dezembro de 2011, por um rompimento de contrato motivado pela SKY. Em maio de 2012, Nure Calluf faleceu aos72 anos, em decorrência de um câncer de próstata, deixando a empresa nas mãos da esposa e dos dois filhos, Paulo e Cláudio. 

A nova direção restituiu a saúde financeira, resgatando o princípio inquieto de Nure Calluf. 2014 foi um ano de renovação e quebra de paradigmas para a 1001 Noites. Foram desenvolvidos e criados aplicativos para smartphones e Tablets, através do qual se pode assistir aos programas de televendas, acessar o site de comércio eletrônico da 1001 Noites, assistir a vídeo aulas sobre pintura e arte e entrar em contato com a 1001 Noites via e-mail ou telefone. 

Também entrou no ar um novo site com tecnologia mais moderna e própria para e-commerce. Paralelamente, foi criado um modelo de venda direta (porta-a-porta) através do qual colaboradores atendem clientes de forma exclusiva e personalizada, levando até suas casas produtos previamente selecionados, oferecendo uma comodidade ainda maior para os clientes e ampliando mais a experiência de compra 1001 Noites. 

A identidade visual também ganhou novo ares, mais moderno e sofisticado, o que impactou inclusive na personalidade do programa. A empresa está presente nas redes sociais por meio de ações no Facebook e Instagram, bem como no blog próprio Luxos e Brilhos – para divulgação de tendências, novidades e lançamentos oferecidos pela 1001 Noites. 

**********EM EVIDÊNCIA**********

*****Neste domingo, 6 de dezembro, o grupo "Turminha do Pentecostes" realiza visita a pacientes da Pediatria do Hospital VITA. Os voluntários, que se apresentam vestidos como bonecos, estilo fantoches, têm como objetivo levar alegria aos pequenos que estão hospitalizados. Durante a ação são apresentadas canções cristãs e outras que fazem parte da cultura infantil brasileira, levando uma mensagem de esperança, fé e gratidão pelo ano que está terminando.

*****O embaixador da Alemanha no Brasil, Dirk Brengelmann, estará em Curitiba pela primeira vez, entre os dias 6 e 8 de dezembro. Durante a visita, que tem o objetivo de intensificar e ratificar a importância estratégica do Paraná e de Curitiba no contexto das relações entre Brasil e Alemanha, o embaixador participará de reuniões de trabalho com o Governador Beto Richa, secretários de estado, com o Prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, além dos presidentes da URBS e do IPUC.

*****A Siena Alimentos, maior empresa de panettones do Sul do Brasil, participa da 11ª Festa do Castelo do Batel, no dia 7 de dezembro, às 13h, com a doação de Panettones Festtone para 1.500 crianças de instituições beneficentes de Curitiba e região metropolitana. O evento faz parte da programação do Natal Encantado, promovido pela Provopar Estadual.

*****A partir de 11 de dezembro as lojas e operações de lazer do Estação vão funcionar em horário estendido para que os consumidores tenham maior tranquilidade e tempo para realizarem suas compras de Natal. Do dia 11 a 18 de dezembro as lojas vão fechar mais tarde, às 23h. Na semana natalina (de 19 a 23/12) o Shopping abrirá mais cedo, às 9h e fechará duas horas mais tarde que o habitual, à meia noite. Na véspera de Natal as lojas atenderão das 9h às 18h. No feriado de Natal (25/12), as lojas estarão fechadas. Já no dia 31/12 o shopping funciona das 10h às 16h.

*****O hotel mais antigo da cidade está preparando duas atrações de Natal gratuitas para deixar Curitiba ainda mais bonita nesta época. O Hostel Roma promove na próxima segunda-feira (07), a partir das 19 horas, a Sacada Encantada com o Coral Vida Nova do IPMC - Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Curitiba. No dia 13 será a vez do Auto de Natal com a Contarte às 17h30.

*****O Solar do Barão estará em plena atividade neste fim de semana, com a feira de objetos de arte. Aproximadamente 60 artistas estarão no Solar apresentando e vendendo suas obras como opção de presentes de Natal. Haverá lançamento de livros e shows musicais com o Coral Gay e o Madrigal Chanson. A Feira Solar acontece sábado e domingo (5 e 6), das 11h às 18h.

***Semana premiada para RICTV Record***


Crédito da foto: Divulgação Fiep.

Na foto: O repórter Maurício Freire, o diretor da Fiep e integrante da comissão julgadora do prêmio, Rodrigo Martins e o cinegrafista Clemar Malmann.

***A RICTV Record fechou a primeira semana de dezembro levando dois prêmios para casa: Sistema Fiep, entregue no dia 1º e Ocepar de Jornalismo, no dia 02. Na segunda edição do Prêmio Sistema Fiep, a emissora recebeu o 2º lugar da na categoria Televisão com a série "Postos do Paraná".

A série de reportagens, que mostra os desafios dos portos paranaenses e a competitividade frente a demanda internacional, contou com produção, edição, reportagem e colaboração dos jornalistas Simone Hubert, Maurício Freire, Clemar Malmann, Edilson Romanini, Helena Gonçalves, Roberto Kloss, Guilherme Rivaroli e do Marco Salles.

Já na 11º edição do Prêmio Ocepar de Jornalismo, a RICTV Record foi premiada com o 3º lugar na categoria Telejornalismo.

O case inscrito foi sobre a reportagem “Cooperativismo: Recuperando propriedades e pessoas”, do programa RIC Rural com produção do jornalista e apresentador Sérgio Mendes e do cinegrafista Renato Pesarini.

***M.I.A. Trattoria Criativa promove bazar com foco na inclusão social de pessoas com deficiência***


Crédito da foto: Divulgação.

***O M.I.A Trattoria Criativa, localizado no bairro Centro Cívico, realiza edição especial de Natal do Bazar Burburinho, que acontece no dia 13 de dezembro, das 11h às 18h, com o objetivo de promover a conscientização sobre a inclusão social de crianças, jovens e adultos com necessidades especiais.

O bazar tem o apoio da Associação Ita Wegman, entidade sem fins lucrativos que contribui para o pleno desenvolvimento humano e social, e contará com serviços variados, como os chopes do Mr. Hoppy, disponíveis a partir de R$7,50 caipirinhas da Kombirinha ( R$15), massas do M.I.A a preço especial (R$12), tortas geladas do Duo Café & Lanches (R$9), além de outras opções gastronômicas. Incentivando à sustentabilidade, os organizadores pedem que o público leve suas canecas e copos, dispensando o uso de descartáveis e preservando o meio ambiente.

Outra iniciativa sustentável é o encorajamento ao uso da bicicleta, uma vez que a trattoria contará com bicicletário e distribuição gratuita de águas aromatizadas para todos que adotarem o meio de transporte.

As atrações musicais ficam por conta da discotecagem de ALBSTR, Boogie Jump Blues Band e Bartholomeu (afk). O Bazar Burburinho terá entrada gratuita e contará com a exposição de A Lojinha, Dazfrô Produções, You BCool, The Tissot’s Sweet Bike, Frozinha Gastronomia, Mundo de Valentina, Sarah Bauer, Hype Brasil, Papel Manteiga, Brechó Varal ao Vento, Flor de Iris, Delicías do Reino, CakeCup. Co, Sara Osna Acess, Flor de Lavanda, Lou Raulik Folk Boho Bride Headdress, Deneka Horiden, Nina Paschoatto Swimwear, Sais PRANA.

Serviço: 3 ª edição - Bazar Burburinho – especial de Natal Data: Domingo (13/12) Hora: 11h às 18h Local: estacionamento do M.I.A Trattoria Criativa Rua Albano Reis, 471 – Centro Cívico Entrada: Franca.

***“Colecione” movimenta o mercado da fotografia no fim de semana***


Crédito das fotos: Nilo Biazzetto Neto.

***Neste sábado e domingo, dias 5 e 6 de dezembro, das 14h às 21h, a Galeria Portfolio realiza seu último evento em 2015, o Colecione. Serão dois dias de muita fotografia, com a venda de fotografias fine art e livros, duas exposições na Muro Galeria, workshop e leituras de portfólio.

Haverá mais de 350 opções de imagens à venda por preços especiais – a partir de R$ 50. Trata-se de uma ótima oportunidade para adquirir presentes de natal personalizados e com um apelo diferenciado. Bons descontos também serão oferecidos em livros de fotografia.


E todos ainda poderão degustar quitutes preparados pelo chef Marcus Biazzetto. Para os fotógrafos envolvidos, as fotografias e livros do COLECIONE valorizam a produção artística local e embelezam as paredes de casa.

Serviço: Colecione Sábado e domingo, 5 e 6 de dezembro, das 14h às 21h Galeria Portfolio – Rua Alberto Folloni, 634 - Entrada livre - Informações (41)-3252-2540 - www.escolaportfolio.com.br.

***Espaço Cultural Calamengau promove forrós especiais em homenagem a Gonzagão***


Crédito das fotos: Divulgação.

***O Espaço Cultural Calamengau está preparando um dezembro muito especial para os apreciadores do forró pé de serra. Em homenagem ao aniversário do rei do baião, Luiz Gonzaga, acontecerão dois eventos para celebrar a trajetória deste notável pernambucano que perpetuou a cultura nordestina e o forró por todo o Brasil.

Os dois forrós especiais ocorrerão nos dias 5 e 12 de dezembro, na Sociedade Vasco da Gama, tradicional Vasquinho. As festas têm início às 22h. Os ingressos podem ser adquiridos diretamente no local e serão vendidos somente a dinheiro. A casa não aceita cartões de débito ou crédito. Mais informações e reservas podem ser feitas pelos telefones (41) 3078 7766 ou (41) 9904 5129. A venda de ingressos na hora dos eventos está sujeita à lotação do espaço.

Quem invade o palco do Espaço Cultural Calamengau no primeiro sábado, dia cinco de dezembro, são as bandas Quarteto 100 Vergonha, de São Paulo, e o Forró Maneiro, já conhecido do público curitibano, com participação especial do Ceará do Calamengau, cantando as músicas de Luiz Gonzaga. 

Já no dia 12, quando será comemorado o Dia Nacional do Forró e aniversário de Luiz Gonzaga, quem sobe aos palcos são as bandas Forró Maneiro e a tradicional banda Forró Calamengau, liderada por Ceará, também proprietário da casa. Neste dia, o Calamengau estará ainda mais especial, pois serão acrescentados à banda da casa, instrumentos de corda e sopro.


“Nossa intenção é prestar uma homenagem completa, porque, para nós, nordestinos, o Gonzaga não morreu. E, é por isso que, além das músicas, estamos priorizando a formação que o rei gostava, com instrumentos de sopro, além de cavaquinho e violão sete cordas. Nestas duas noites tocaremos muitos sucessos do Gonzagão e, também, apresentaremos canções mais desconhecidas do público, aos ritmos do samba e do chorinho.

Serão eventos muito especiais em homenagem a Luiz Gonzaga, o nordestino mais famoso do Brasil”, destaca Maérlio Barbosa, o Ceará do Calamengau, idealizador do Espaço. Luiz Gonzaga – se o Rei do Baião estivesse vivo, no dia 13 de dezembro, completaria 103 anos. Mas, faleceu em agosto de 89 e, a nós, deixou um legado extenso e uma demonstração de amor à cultura nordestina que fez questão de perpetuar mesmo, quando por aqui, a influência estrangeira predominava. Luiz Gonzaga nasceu em Exu, no extremo Oeste de Pernambuco.

Aprendeu a tocar sanfona com o pai, com quem, juntamente, desde pequeno, já se apresentava em bailes. Quando jovem, largou a carreira militar no Rio de Janeiro e resolveu investir na música. Após algumas tentativas, começou a prosperar quando apresentou a música Vira e Mexe, de sua autoria, no programa de Ary Barroso. A carreira de Gonzagão foi marcada pela forte presença nordestina em todas as letras que compunha. Ninguém cantou como ele a pobreza, as tristezas e as injustiças do sertão nordestino.

Serviço: Forrós em homenagem à Luiz Gonzaga Nos dias 05 e 12 de dezembro; A partir das 22h. Quais são as atrações? No dia 05/12 – o Quarteto 100 Vergonha, de São Paulo, e 0 Forro Maneiro, com participação especial do Ceará do Calamengau, cantando as músicas de Luiz Gonzaga. No dia 12/12 sobem ao palco o Forró Maneiro e o Forró Calamengau em formação especial com instrumentos de sopro e cordas; R$ 20,00. Na Rua Roberto Barrozo, 1190 – Alto São Francisco – Curitiba | PR; Informações: (41) 3078 7766 ou (41) 9904 5129. Onde comprar: diretamente no local; Observação: não serão aceitos cartões de débito e crédito.

***TRYP Itaim realiza ações em prol da Campanha Novembro Azul***


Crédito da foto: Divulgação.

***Durante o mês de novembro, o hotel TRYP Itaim, administrado pela rede Meliá Hotels International apoiou a campanha Novembro Azul. Desde o início do mês, o hotel ficou com a fachada iluminada na cor azul e a decoração do lobby no mesmo tom. Diversas ações foram realizadas, como – por exemplo – palestras sobre prevenção ao câncer de próstata, e o uso de laço azul nos uniformes dos colaboradores.

A campanha “Novembro Azul” integra a programação mundial para conscientizar pessoas do sexo masculino quanto à prevenção da doença. Esta iniciativa ocorre no mês de novembro, pois no dia 17 do mesmo mês comemora-se o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

***9 espumantes para você comemorar o fim de ano***


Crédito da foto: Divulgação.

***O fim de ano se aproxima e para as vindouras festas e confraternizações o “brinde” não pode passar batido. Para isso, o sommelier do Empório Municipal, Fábio Cardoso, dá algumas dicas para encontrar a bebida que mais agrade ao paladar. 

A selecao inclui nove espumantes para que esse momento especial tenha muito mais sabor, indo dos secos até os mais doces. Todas as opções podem ser encontradas no Empório Municipal, no Alto da XV, e harmonizadas com as ceias e jantares. O sommelier dá alguns exemplos.

“Os espumantes Nature e Extra-Brut são a versões mais secas, e possuem um residual ínfimo de açúcar resultante do processo. Já os Brut são mais populares. São espumantes versáteis que agradam a muitos paladares e podem ser harmonizados com vários pratos ou apenas serem degustados sem acompanhamentos.

Para as pessoas que não abrem mão das bebidas mais doces, os espumantes Moscateis ou Asti são opções perfeitas. São refrescantes, frescos, muito aromáticos, sendo ótimos com frutas como morango e irresistíveis no calor”, explica Fábio Cardoso. A dica de destaque do profissional é: “Escolher o produto certo para o seu paladar não significa pagar mais caro”. Desse modo, o sommelier sugere as seguintes opções:

***Santa Colina Brut (R$ 24,90) é um espumante novo, elaborado este ano. Possui ótima acidez e boa persistência do gás carbônico, chamada de perlagem, sendo muito refrescante e agradável ao paladar.

***Santa Colina Demi Sec (R$24,90) possui um residual de açúcar maior que o Brut, o tornando assim, ideal para quem prefere um espumante mais redondo.

***Santa Colina Moscatel (R$ 22,90) é um espumante mais doce. É muito importante degustá-lo jovem, de preferência no mesmo ano de elaboração, mantendo assim o equilíbrio entre doçura e acidez.

***Domaine La Chautarde (R$ 72,90) sua produção está localizada perto da cidade de Brignoles, em Provence, na França. O solo é conhecido como 'argilo-calcaire', que é uma argila rica em calcário.

***Gran Legado Brut Rose Charmat (R$ 29,90) O corte exprime o equilíbrio, a leveza e o frescor de um espumante com estilo sofisticado e ao mesmo tempo descontraído. Brilhante de coloração rosa salmão, destaca perlagem (borbulhas) fina e persistente. No nariz apresenta aromas de frutos vermelhos como morango, cereja, framboesa e sutis notas de fermentação.

***Gran Legado Brut Charmat (R$ 26,90) Apresenta coloração amarelo palha com reflexos cristalinos. Intensas e finas borbulhas. No aroma apresenta-se intenso, com notas de frutos frescos e flores brancas. No paladar apresenta-se elegante, com ataque levemente ácido, evoluindo para uma final de boca pleno, longo e marcante. Notas finais lembrando frutos cítricos.

***Vilarino Vinho Verde 2013 (R$ 44,90) A Quinta da Tapada, em Portugal, explora diversas atividades comerciais como a produção de queijos, plantação de kiwis e a produção de vinhos finos. Seus vinhedos ocupam uma área de aproximadamente seis hectáres, situados na Região Demarcada dos Vinhos Verdes, Sub-região de Sousa, possuindo castas selecionadas dentro das regras estabelecidas para a região.

***Fausto (de Pizzato) Merlot Rosé (R$35,90) O Fausto Rosé teve sua primeira edição em 2007, já obtendo sucesso, sendo escolhido o Rosé mais representativo da Avaliação Nacional de Vinhos da Colheita 2007. Com uvas Merlot do vinhedo Dr. Fausto (e em algumas colheitas contendo Cabernet Sauvignon no corte), este vinho prima pela expressão de aromas e frescor, tanto no olfato como no palato.

***Espumante Fausto Brut (R$44,90) Uvas (Chardonnay e Pinot Noir) colhidas a mão, ao final de janeiro dos anos de 2009 e 2010, do vinhedo Dr. Fausto, na Serra Gaúcha, compõem este rótulo. Amarelo claro, com traços esverdeados fino e borbulhas elegantes, possui aromas de flores brancas, frutas cítricas maduras, frutas cristalizadas, e pão fresco boca frutada, floral, com equilíbrio entre acidez e álcool. Bom corpo, cremoso e persistente.

***1924, A Revolução Esquecida, montagem da Cia Ocamorana de Teatro estreia no Sesc Belenzinho dia 10/12***


Crédito da foto: Divulgação.

***Uma cidade é atingida por artilharia pesada em aviões bombardeiros, tendo como principal alvo a população pobre e civil. Entre os mortos e feridos, a maioria, imigrantes. Mais da metade dos sobreviventes abandonam suas casas partindo em trens superlotados. Este não é o roteiro de um filme sobre o novo fluxo global de refugiados. É o relato de uma São Paulo, duramente bombardeada por 23 dias, no ano de 1924.

A história de uma revolução pouco lembrada até por brasileiros é o mote do espetáculo 1924, A Revolução Esquecida montagem da Cia Ocamorana de Teatro que estreia em curta temporada no Sesc Belenzinho de 10 a 20 de dezembro, quinta a sexta, às 21h30 e domingo, às 18h30. Com texto e direção de Márcio Boaro e co-direção de Andressa Ferrarezi, o elenco é formado por Manuel Boucinhas, Maria Carolina Dressler, Mônica Raphael, Cristiano Tomiossi e Heitor Goldeflus.

A trilha sonora é executada ao vivo pelos músicos Flávio Rubens, Alexandre Moura e Samba Sam. Durante a temporada a Cia Ocamorana também realiza uma Oficina de Teatro Jornal, nos dias 15 e 16 de dezembro, com Eduardo Campos Lima (jornalista e doutor em Dramaturgia pela FFLCH/USP e Márcio Boaro. As inscrições vão até 11 de dezembro. O projeto foi contemplado pela 25ª edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro.

A montagem aborda uma história que apesar documentada, é pouquíssima conhecida. A peça trata do assunto por meio da ficção, mas também reconstitui alguns fatos reais. A trama se passa nos dias dos ataques. Imigrantes em uma grande cidade buscam uma nova vida, mas acabam em um pesadelo. “Procuramos suscitar no espectador um juízo crítico frente um acontecimento real, buscando narrar os fatos da forma mais próxima possível de como ocorreram. Registros e documentos históricos são usados no texto como fala ou argumentação das personagens”, explica o diretor Márcio Boaro.

A peça conta a saga de um grupo de pessoas que está abrigada no extinto Teatro Olympia (antigamente localizado no bairro do Brás), após ter suas casas destruídas. A situação se redimensiona em horror quando se descobre que foi do próprio governo a ordem para a chacina promovida contra o povo. “A história desses refugiados representa as diferentes realidades vividas pela população de São Paulo na época. Como em um palco tudo cabe, nos aproveitamos desse teatro fictício cheio de refugiados para analisar um capítulo da história do Brasil e discutir a função do teatro”, diz o diretor.

Revolta Paulista - A Cia Ocamorana, desde 1999, foca suas pesquisas no teatro épico, e mais recentemente também no teatro documentário. Ao se deparar com um dos capítulos menos conhecidos da história do nosso país o grupo vislumbrou potencial para tratar, não apenas dos fatos, mas também para falar sobre as relações humanas daquele momento. “O nosso interesse inicial na temática estava relacionada ao apego, ao poder e até onde a classe dominante pode ir para mantê-lo.

Somamos à isto a formação da classe média paulistana. Acreditamos que a dita Revolução Esquecida é propositalmente escondida. É muito curioso que estes acontecimentos sejam pouco conhecidos, não fazem parte do currículo escolar e nem a população da própria cidade sabe da sua história. Para podermos entender a sociedade atual temos de entender sua história,” afirma Boaro.

Tudo começou no dia 5 de julho de 1924, quando tropas militares descontentes com os rumos da República Velha (os chamados tenentistas) tomaram a cidade com o intuito de iniciar uma revolta que destituiria o Governo Federal, na época uma ditadura feroz de Arthur Bernardes, representante da política oligárquica do “café-com-leite”. Entre as reivindicações estava o voto secreto, a justiça gratuita e a instauração do ensino público obrigatório.

O conflito, embora tenha durado menos de um mês, deixou consequência tristes para cidade e não foram esquecidos pelos moradores mais antigos, porque bairros operários como o da Mooca, Brás e Perdizes foram muito atingidos. São Paulo é a única cidade das Américas que foi bombardeada por aviões. Nos 23 dias que durou a ocupação, o número de mortes passou de 5 mil pessoas e só não foi maior porque cerca de 300 mil pessoas, metade da população, saíram da Capital.

O preconceito contra os migrantes e imigrantes pobres que constituíam a maioria da população foi determinante na decisão do presidente Artur Bernardes. “Pelo momento atual que vivemos, inclusive com a questão dos refugiados na Europa, acreditamos ser extremamente importante relembrar que a nossa população é composta por filhos e netos de refugiados, que vieram para cá como imigrantes”, completa Boaro.

Sobre a Cia Ocamorana de Teatro - A Companhia Ocamorana surgiu da necessidade de retomar experiências vividas por alguns de seus componentes nos antigos grupos Boca de Cena e Cenas de Rua. Em 1998, montam em caráter experimental um texto clássico do teatro de esquerda estadunidense, “A Máquina de Somar” (The Adding Machine), de Elmer Rice, tradução de Iná Camargo Costa e Márcio Boaro.

Em outubro de 2002, durante o período de ocupação do Teatro de Arena Eugênio Kusnet, iniciam o trabalho com “As Aventuras e Desventuras de Maria Malazartes Durante a Construção da Grande Pirâmide”, de Chico de Assis, texto de 1966 censurado pela ditadura militar. Após o projeto de ocupação, em final de 2003, aprofundam os estudos sobre o foco narrativo, tendo como um dos resultados a leitura pública de “Retábulo de Santa Joana Carolina”, de Osman Lins, em 2004. As pesquisas sobre dramaturgia de resgate histórico levaram o grupo ao Teatro Documentário, e à necessidade de pesquisar mais profundamente esta vertente do Teatro.

Com o projeto “Rupturas”, no início de 2010, foram contemplados pela Lei de Fomento ao Teatro. Em 2011 estreiam a peça “Ruptura – Um processo Revolucionário”, com temporada no Teatro Coletivo, e convite para a abrir o 31ª Fazer a Festa – Festival Internacional de Teatro (terceiro festival mais antigo de Portugal), em abril de 2012. Em 2012, contemplados pela 19ª edição do Fomento ao Teatro estreiam o espetáculo "Três Movimentos”, com temporadas em 2012 e 2013. Em abril de 2014 apresentaram a peça na mostra sobre os 50 anos do Golpe de 1964, no Centro Cultural São Paulo.

Serviço: 1924 – A Revolução Esquecida – Estreia dia 10 de dezembro no SESC Belenzinho. Temporada: De 10 a 20 de dezembro. Quinta a sexta, às 21h30. Domingo, às 18h30 Sala de Espetáculos I. Capacidade: 110 Lugares Duração: 90 minutos. Classificação etária: 14 anos Ingressos à venda pelo Portal Sesc SP (www.sescsp.org.br), a partir de 01/12/2015, às 15h30, e nas unidades, a partir de 02/12/2015, às 17h30. R$ 20,00 (inteira); R$ 10,00 (aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e servidor da escola pública com comprovante); R$ 6,00 (trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo credenciado no Sesc e dependentes).

***Benefícios do suco de cenoura para a saúde dos olhos***


Crédito da foto: Divulgação.

***Já dizia o ditado popular: cenoura faz bem para a visão! Diversos estudos demonstram que a ingestão de frutas e legumes de cor laranja realmente ajuda a saúde dos olhos, um órgão que necessita de oxigênio e vitaminas para manter um funcionamento pleno.

E é nesse caso que entra a cenoura que é uma ótima fonte de betacaroteno, precursor da vitamina A, que age como antioxidante e auxilia na reação dos olhos à luminosidade, permitindo a visão.

Além da vitamina A, a falta de vitamina C também pode levar a vários problemas na visão. Já foi comprovada a eficácia da vitamina C na prevenção de catarata, e estudos demonstram que ela pode auxiliar positivamente no glaucoma.

Por isso algumas combinações fazem toda a diferença quando a intenção é o melhor para a saúde. A mais famosa delas é o tradicional suco de laranja com cenoura.

“Nessa mistura a cenoura contribui com o betacaroteno e a laranja com a vitamina C, as quais se complementam, contribuindo para a saúde dos olhos”, explica Eliza Scarpin, nutricionista da Rede Tropical Banana. Muito funcional, a cenoura pode ser combinada com diversas frutas e vegetais garantindo a potencialização das suas propriedades nutricionais.

***André Lucas & Thiago no Wood’s Curitiba nesta sexta-feira (04/12)***


Crédito da foto: Divulgação.

***Com apresentações nas principais casas de shows do Sul do País, André Lucas & Thiago chega, nesta sexta-feira (04/12), ao Wood’s Curitiba.

Considerada a dupla revelação do ano de 2014 no Paraná, os cantores levam ao palco os principais hits do sertanejo, além de apresentar músicas autorais, como os sucessos “Cego, Surdo, Mudo”, “Aproveita de mim” e “Amo Absurdo”.

As entradas para o show, marcado para às 22h, podem ser adquiridas no Wood’s Curitiba, na rua General Mário Tourinho, 387, bairro Seminário.

Serviço: Show André Lucas & Thiago na Wood’s Curitiba Rua General Mário Tourinho, 387 - Seminário Dia 04/12 – a partir das 22h Entrada masculina: R$70 - Entrada feminina: R$42. André Lucas e Thiago Contato: (41) 3155-1223 / (41) 9840-7540 - Site: www.andrelucasethiago.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário