quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Coluna do dia 05/11/15

***LABmoda ganha pop up store no shopping Pátio Batel e reunirá arte, design e moda autoral***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Há seis anos, surgiu em Curitiba (PR) o LABmoda, uma iniciativa multicultural que tem como objetivo principal valorizar e apresentar o trabalho autoral, além de ser uma enorme vitrine para novos criadores e designers. Este ano, o LABmoda, realizado pelos empreendedores culturais Rafael Perry e Andrea Caetano e pelo estilista Junior Gabardo, se reinventa no formato e no tempo de permanência. O Pátio Batel será a casa da sexta edição, entre os dias 10 de novembro e 24 de dezembro, em uma pop up store com quase mil metros quadrados, instalada no piso L2 do charmoso shopping curitibano.

Neste espaço, onde moda e arte se encontrarão, saem os tradicionais desfiles com horário estabelecidos e entra um ambiente vivo e pulsante, onde 30 marcas se revezarão para mostrarem o seu trabalho. A estrutura de cada corner é feita de paletes de madeira moduláveis, uma cenografia assinada pelo designer e arquiteto Felipe Guerra. O LABmoda, que em suas cinco edições anteriores já recebeu 62 estilistas, 153 desfiles, dezenas de bate-papos, bandas e outras tantas performances especiais, este ano reunirá um mix de marcas assinadas por estilistas e designers que fazem sucesso no Brasil e no exterior, reafirmando sua faceta global.


O caráter autoral é mais uma vez o fio condutor da curadoria. Com um conceito que vem ao encontro dos pilares do Pátio Batel, que busca abranger em um só lugar compras, cultura, entretenimento e lazer, o evento convida as marcas participantes a contribuírem para manter a efervescência do local com minidesfiles e pockets shows programados para acontecer toda semana. Palestras e dinâmicas com fashion designers e especialistas em mídias sociais também fazem parte da programação. "O DNA do LAB está mantido ao irmos buscar marcas com potencial, algumas desconhecidas no mercado local. Porém, temos certeza que inauguramos uma nova fase, dando um invólucro ainda mais criativo e produtivo ao projeto.

A ideia é que o design provoque a experiência", complementa Junior Gabardo, diretor de conteúdo do evento. Entre os especialista convidados, está Camila Yahn, jornalista e editora-chefe do portal FFW. O objetivo do LAB é dar vitrine aos estilistas e designers que têm produção limitada, colocando-os em contato com um público exigente e bem-informado. "Eles poderão comercializar suas peças e testar a sua marca no competitivo mercado de um grande shopping center", explica Rafael Perry, empreendedor cultural do evento. Formas diferentes de apresentação da produção de moda e design poderão ser testadas no LABmoda, seja num fashion show ou até mesmo na performance de uma banda caracterizada e produzida pela marca.


Além disso, coletivos de arte como Coisas de Alice, o artista visual Paulo Meirelles apresentação o resultado de seus trabalhos que tem correlação com o tema moda, apontando uma transversalidade de temas que se conversarão na temporada. Ao abrir espaço para a nova proposta do LABmoda, o Pátio Batel cumpre o seu papel de hot spot: “O shopping cede este espaço com o intuito de aprimorar o segmento de moda e áreas afins como o design, a arte e a arquitetura. Assim, ajudamos a desenvolver mão de obra qualificada e conseguimos atender cada vez melhor nossos clientes”, ressalta a gerente de marketing do shopping, Mariane Caponi.

Entre as marcas de moda participantes está a estreante CHAOUICHE, do estilista Rafael Chaouiche, que recentemente brilhou no quadro “Como Manda o Figurino”, do Fantástico, mostrando todo o seu talento para a criação e a produção de moda. KRUZIN é uma marca internacional de footwear que traz de volta a Curitiba Alessandra Gold, estilista e stylist que saiu da capital paranaense para ganhar o mundo. A KRUZIN elabora tênis com pegada fashion e street e é uma grife em ascensão com dez lojas próprias, incluindo em Miami e em cidades da Ásia.


Marcas brasileiras de produção limitada e autoral, que já figuram entre as mais desejáveis da atualidade, também estarão presentes no LABmoda 2015 como Comas, Japonique e Sept.is. Criadores curitibanos marcam presença a exemplo de Mariana Basseti (Artha), Heloisa Strobel (Reptilia), Vinicius Cocchieri (Cocch) e Evelise Trombini (Rêve). Autores estreantes e jovens marcas como Pine AX, Jacu, Noiga e Veine, entre outras, também farão parte do mix.

Line-up de marcas de moda, design e acessórios da primeira temporada do LABModa 2015

Artha - Na dúvida, coloque mais amor. Esse é o lema da Artha, marca curitibana criada em 2008 pelo casal Christopher Nascimento e Mariana Bassetti. Depois de se casarem, o publicitário e a designer resolveram se dedicar a outra grande paixão: a moda. 

A Artha valoriza o bem-estar. E isto se traduz em peças especiais, leves e descontraídas, confeccionadas em pequena escala, com estamparia exclusiva e acabamentos manuais que definem a personalidade da da roupa. As coleções apresentam itens casuais e vestidos para grandes ocasiões. Para quem busca exclusividade, os modelos de noiva e festa podem ser customizados ou desenhados e confeccionados sob medida.


Romantique - Jessica Lanzarin Nabeshima e Vanessa Uberti se uniram por meio da moda e trabalham juntas desde 2012, realizando experimentos em diversos segmentos. A identificação com a moda íntima e a observação da escassez de produtos interessantes neste segmento, levou a dupla a iniciar uma marca de peças voltadas para noivas. O público é de mulheres românticas, delicadas e com um sonho em comum: o de realizar o casamento dos sonhos com a pessoa amada. As coleções são criadas a partir de pesquisas de mercado e tendências do setor de lingerie, tendo os próprios vestidos de noivas como base e inspiração.

W. Ritzdorf - Fundada pelo alemão Willy Ritzdorf em 1928, a W.Ritzdorf fabrica joias artesanais e biojoias com madeiras de lei. A produção é 100% manual com materiais reaproveitados de móveis de demolição e descartes das indústrias de construção civil e moveleira, unidos à metais nobres e pedras preciosas. O principal objetivo da designer Fernanda Ritzdorf Winckler - formada em Design de Acessórios na renomada Moda Pelle Academy, em Milão -, em parceria com o talentoso ourives Jair Winckler, é explorar o conceito slow fashion de produção, que propõe a reutilização, a reciclagem e a customização de materiais, a contemplação da natureza, o consumo consciente e a valorização do fazer com as próprias mãos.

Pechmann - A formação em designer e engenharia cria a química do trabalho do curitibano Ernani Pechmann. Seus objetos nascem da reutilização do papelão ondulado e de madeiras nobres como a imbuia. A partir daí, as possibilidades de formas são intermináveis e se desenvolvem de acordo com o fim pretendido. A manipulação do papel e dobraduras é uma antiga paixão do designer que se reflete em luminárias de efeito visual único e exclusivo e em outros objetos da linha.

Tatiane Jagher - Lançada em 2011, a grife é especializada em pulseiras, cintos e sapatos, criados a partir de pesquisa de moda e do desenvolvimento de acabamentos exclusivos. A designer Tatiane Jagher cria uma forte identidade em cada produto, adicionando características que os diferencia pelos detalhes nas peças de desenho minimalista. Os acessórios desenvolvidos pela marca aliam conforto e durabilidade em consequência do uso das melhores matérias-primas e da alta tecnologia de fabricação. Pulseiras de couro com acabamento metalizado estão na linha de frente da marca. São peças marcantes, sofisticadas e poderosas, porém leves e maleáveis, proporcionando um toque agradável a quem as usa.

Reptilia - Valorizando a individualidade de cada peça, a Reptilia é uma marca que rema contra a maré da industrialização em pleno século 21. Com um processo sustentável e prioritariamente manual, a arquiteta e estilista Heloisa Strobel Jorge cria peças em edições limitadas, inspiradas por um olhar global sobre nossas próprias raízes. Aliando design de vanguarda e técnicas tradicionais, a marca conta com o uso de seda pura, materiais reciclados, couro de peixe e tingimentos artesanais, que levaram à sua notoriedade no mercado internacional.

Amanda Ditzel - Influenciada por parentes que costuravam desde muito cedo, Amanda teve a inspiração e incentivo necessários para cursar a faculdade de Moda e lançar-se no mercado. Em seu próprio atelier, cria estampas desenhadas a mão para peças exclusivas, fruto de seu TCC desenvolvido para o segmento de estamparia.

Jacu - Criada em 2014 pelos sócios Edson de Medeiros e Robson Dalazen, a jovem marca curitibana é ousada até no nome – afinal, “jacu” é sinônimo de brega, cafona, o que também remete a algo regional, da terra. O desejo da marca é levar ao público as referências que nos cercam. A confecção é orientada pela valorização do mercado nacional e pela criação completa – do computador às mãos das costureiras. Nesse verão a marca apresenta uma parceria com a tradicional Bala de Banana Antonina, apresentando uma estamparia inspirada no litoral paranaense.

Wooden Design - Da parceria entre os designers Renato Porfirio e Ticiane Harasim Bizinellu nasceu a marca de joias Wooden Design, que com uma proposta sustentável, impacta a moda e a natureza de forma positiva. Para a dupla de criadores, respeitar a nobreza das madeiras é essencial, além de oferecer produtos que causem o mínimo impacto ambiental, que possam ser duráveis, recicláveis e esteticamente interessantes. As peças, de prata e madeira, são feitas artesanalmente no estúdio dos designers, que idealizaram uma linha de joias que aproveita madeiras nobres descartadas na construção de instrumentos musicais.

Pine AX - Apaixonada pelo handmade, a idealizadora da marca e leatherworker Juliane Machado Pinheiro criou a Pine AX com o desejo de projetar, produzir e oferecer bolsas de couro exclusivas, feitas uma a uma e com um alto padrão de qualidade. Em seu processo de produção, utiliza máquinas de costura vintage, uma opção que vai além do encantamento provocado pelo design e diz respeito ao resgate de ferramentas de trabalhos que têm história e ao conceito da reutilização. Assim, a marca oferece um produto único e que resiste ao teste do tempo e da sazonalidade da moda.

Chaouiche - Depois de participar do quadro “Como Manda o Figurino”, do programa Fantástico, Rafael Chaouiche dedicou-se à produção de figurinos de espetáculos musicais, campanhas, editoriais e desfiles, mas sempre projetando a abertura da sua marca, que leva o próprio sobrenome do estilista. Com o propósito de criar o belo, fazendo sua moda-arte associada à técnica e seu vasto conhecimento, o talentoso Chaouiche lança-se no mercado e tem o final do ano de 2015 como um grande começo.

Noiga - Um TCC pode ser um marco na vida. Mas, para além do esforço acadêmico, o projeto de Evelyne Pretti mudou a sua vida e de sua amiga, Renata Trevisan. Com a parceria estreitada, o que seria a conclusão do curso de Evelyne, acabou virando a marca Noiga. Vanguarda no Brasil, a marca desenvolve acessórios de moda utilizando a impressão 3D como principal recurso para a produção de suas peças. Não apenas no design, as amigas querem inovar no método de produção e consumo brasileiro, com a criação de acessórios do futuro para o momento presente.

Rêve - A administradora de empresas curitibana Evelise Trombini apaixonou-se por moda quando morou nos EUA e fez o curso de design do Fashion Institute of Design & Merchandising (FIDM)/Califórnia, de onde trouxe o consistente conceito de slow fashion. A Rêve (sonho, em francês) surgiu para tornar a subjetividade do seu sonho em uma realidade possível: criar bem e bem feito. Indo na direção oposta ao fast fashion, a Rêve produz peças atemporais e sempre dentro de tendências para a mulher contemporânea. Evelise atende pessoalmente as clientes em seu atelier.

Mateus Nudelmann - Mateus Campos Nudelmann iniciou seu trajeto na academia, mas em seguida se tornou autodidata com o intuito de desenvolver criações na linha moda festa. A marca Mateus Nudelmann surgiu em 2014 tendo como base a experiência do designer nos anos em que viveu em Paris, onde obteve um grande arsenal de conhecimento. Hoje, a pesquisa internacional é parte essencial do fazer do criador, que mergulha nas novas tendências e materiais para introduzir em suas peças. Em seus modelos costura impecável e finalização com bordados únicos se traduzem em peças exclusivas e atuais, atendendo às necessidades e desejos de sua exigente consumidora.

Tayná Farjado - Nascida em Curitiba em uma família da imigrantes espanhois, a jovem Tayná Farjado é estudante do 3° ano de Design de Moda, na Universidade Positivo. Cresceu num ambiente propenso à criação vendo seu mãe fazer suas próprias roupas. Inquieta e apaixonada confessa por moda, está sempre envolvida nas atividades práticas e nos desafios lançados pela academia, seja na área de noivas, alfaiataria, lingerie, costura, prototipagem de sapatos... Tanto, que em 2013 participou pela primeira vez do LAB com a coleção própria Guerreira Contemporânea. Nesta edição do evento, inspira-se na metamorfose da lagarta para se lançar novamente em vôo solo.

Cocch - Irmãos que se complementam. A Cocch nasceu há 4 anos de maneira leve e descomplicada dentro do atelier da renomada grife curitibana Gianni Cocchieri. Seus trajes de festa nascem com uma paixão declarada: a moda com sotaque italiano, que preserva a excelência dos tecidos e acabamentos somada à inovação e frescor da mulher brasileira. Gianni e Vinicius Cocchieri estão a frente da criação da grife jovem, que possui pontos dois pontos de venda em Curitiba.

Guerragalas - A marca foi criada para oferecer ao público peças com design inovador, que atendam aos anseios de beleza, alegria, jovialidade e conforto e que representem o comportamento atual. Assinada pelos designers Felipe Guerra e Yan Galas, a Guerragalas produz joias contemporâneas em prata com design inspirado nas cores, formas e texturas da natureza, nos cheios e vazios da arquitetura, na leveza da moda e na expressividade da anatomia humana. Não existem limites nem padrões: o delicado e o arrojado, a curva ou a reta, o brilho ou fosco, o claro ou o escuro é tudo uma questão de diálogo e inspiração.

Veine - Ser urbano hoje é ser um universo. Gostar de mato e cidade, budismo e folia, boemia e saúde, silêncio e gritaria, da casa e do mundo, de uma coisa e de tudo, sempre ao mesmo tempo. Para as pessoas que ousam ser tudo isso foi criada a Veine, jovem marca de casualwear unisex, que propõe uma moda cool com linhas minimalistas e tecidos leves como o neoprene.

Kruzin - Alessandra Gold é empresária, consultora de moda e designer internacional. Natural de Curitiba, é radicada nos Estados Unidos, e reside em Miami. Alessandra Gold conquistou o mundo da moda com sua marca de tênis, a KRUZIN Footwear, e tem seu nome reconhecido e respeitado sendo uma das poucas mulheres no mundo a ter uma marca própria de tênis, num mercado liderado pela figura masculina. Com lojas e representações em vários lugares do mundo, principalmente na Ásia, o estilo único, ousado e irreverente da designer chama a atenção da imprensa e dos editorias de moda como Vogue, New York Post, Nylon, Footwear News, etc. Em apenas três anos de trajetória, a KRUZIN conseguiu tornar-se uma ponte internacional para a arte, cultura, estilo de vida e moda com peças autênticas, design irreverente e estamparia exclusiva.

Salt Sun & Bikinis - A marca brasileira inova o conceito global de beach couture ao escolher o neoprene como sua principal matéria-prima e propõe uma moda praia que adere às formas do corpo, modela sem perder a suavidade e veste com estampas arrebatadoras nos momentos descontraídos no mar e na piscina. Inspirada em esportes aquáticos, no lifestyle litorâneo brasileiro e nos movimentos estéticos da moda, a SS&B cria minicoleções de biquínis únicos desenvolvidos sob a impecável direção criativa da estilista Kamille Cunha.

Comas - Criada pela estilista uruguaia Agustina Comas, a marca produz peças através da técnica de “upcycling”, processo pelo qual produtos descartados são recuperados, transformados e re-colocados no mercado. Sua matéria-prima são as camisas masculinas, selecionadas pelo seu potencial de transformação. Durabilidade, estilo clássico, simplicidade e design atemporal caracterizam os produtos da Comas. O mix de produtos da grife inclui camisas femininas, saias, chemises e vestidos.

Karin Cândido - Como designer, Karin está sempre em busca de expandir seu repertório, trabalhando com públicos, temas e materiais diversificados. Esse universo de particularidades se reflete no resultado de seu jeans, feito por meio da reciclagem de peças de índigo antigas. O conceito de reutilização se une a um jeanswear com intervenções, recortes e novas silhuetas.

Modem - Criada em 2015 pela dupla André Boano e Sam Santos, a marca surgiu do desejo de vestir mulheres contemporâneas de diferentes idades e lugares, com um gosto comum por detalhes e pela simplicidade. O universo da marca gira em torno da evolução do mundo cada vez mais digital e funcional. Por isso, a MODEM tem uma conexão forte entre a arte e o design. O desenvolvimento criativo une formas e detalhes inspirados na arquitetura e nas artes plásticas, retratados em volumes, matérias-primas e estampas criadas a partir de técnicas manuais com intervenções digitais.

Sept.is - A designer de sapatos Daniela Cury cria os modelos da Sept.is tendo em mente a união entre a forma e a função. Suas referências vêm da cidade, da arquitetura, das pesquisas de imagens nas redes sociais. Cada recorte é pensado milimetricamente para complementar o corpo da mulher e deixá-la mais bonita. As linhas simples e o calçar confortável da marca-conceito têm conquistado os pés de formadoras de opinião e celebrities.

Japonique - A marca nasceu do desejo comum da designer Jana Tahira e da estilista uruguaia Agustina Comas em criar uma moda com inspiração japonesa tanto estética, quanto conceitualmente. A marca está fincada em dois pilares: o conceito hafu (half, em japonês) que remete à mistura das culturas oriental e ocidental, e o mottainai, que pode ser traduzido como não-desperdício. É o respeito à essência das coisas, evitando desperdícios de qualquer natureza, seja material, emocional e até espiritual. A Japonique preza pela sustentabilidade na moda e desperdício zero na cadeia produtiva, e seus kimonos são uma celebração ao Brasil, um país genuinamente mestiço.

Bruna Bomfim - Acadêmica do curso de Design de Moda da Universidade Positivo, Bruna fez de seu interesse pelo design de joias um objetivo. Em 2015 iniciou curso técnico de ourivesaria para afinar o trabalho com os materiais nobres. Desde então passou a desenvolvimer peças com design e produção próprios, produzidos manualmente uma a uma, num trabalho 100% artesanal. Apresenta sua primeira coleção no LABModa. A proposta é mostrar peças com design exclusivo, e que proporcionem uma experiência estética única em cada pessoa. "Nunca haverá uma peça idêntica a outra, mesmo o processo de producão e o conceito sendo iguais”, crava a jovem.

Serviço: LABModa – 6.a edição Quando? De 10 de novembro a 24 de dezembro Onde? Pátio Batel – piso L2 Entrada gratuita - Apoio: Schweppes.

**********EM EVIDÊNCIA**********

*****Contextualizar, analisar e exemplificar os gêneros discursivos atrelados à vivência dos estudantes e à colaboração que outras formas de ler podem oferecer ao ensino. Este é o objetivo da oficina Leitura de Múltiplas Linguagens, com a professora do Colégio Bom Jesus Cleuza Cecato. O encontro acontece no Congresso Franciscano, que será realizado de 30 de novembro a 3 de dezembro, em Curitiba (PR). As vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas até o mês de novembro. Mais informações em www.congressofranciscano.com.br.

*****O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro e para destacar a importância da data a Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) promove, a partir desta quinta-feira, dia 05/11, o Mês da Consciência Negra. Mostras de filmes, exposições e apresentações de dança são algumas das atrações. Na Biblioteca Pública do Paraná, a partir do dia 10 de novembro, estará em cartaz a exposição “Comunidades Quilombolas do Paraná”, de Fernanda Castro. A mostra ocorre no Hall Térreo da BPP e segue até 11 de dezembro. A entrada é gratuita.

*****O MuMA - Museu Municipal de Arte inaugura nesta quinta-feira (5), às 19h, a exposição “Sólidos”, do artista curitibano Daniel Duda. A mostra reúne imagens e objetos produzidos com tecnologia de impressão em três dimensões que transitam entre o meio digital e a concretude física.

*****Para esquentar o clima frio de Curitiba quem sobe ao palco da Shed Western Bar nessa sexta-feira (6/11) é a dupla Edu & Rapha. A partir das 22h, os cantores, naturais do Rio Grande do Sul, prometem envolver a balada premium ao ritmo romântico de seu mais novo hit “Volta”. Quem também estará na Shed é a dupla André Lucas & Thiago.

*****Este ano a chegada do Papai Noel será ainda mais especial no Shopping Jardim das Américas. Além da magia do Natal, a festa também será em comemoração aos 18 anos do empreendimento. A noite mágica será na próxima sexta-feira, dia 06 de novembro, a partir das 18h. A decoração natalina terá como tema "O Quebra Nozes", com soldadinhos de chumbo, bailarinas, fadas e duendes para ajudar na fabricação dos brinquedos. Na abertura, o público será recepcionado com performances, balões e pirulitos grandes personalizados com o símbolo dos 18 anos. A Banda Marcial fará uma apresentação com músicas nacionais, valsas e canções natalinas.

***Bar Quermesse apresenta o Jazz BBQ, sua opção na 2ª edição do Circuito de Sanduíches de Curitiba***


Crédito da foto: Divulgação.

***O Bar Quermesse, localizado no bairro Bom Retiro, participa do 2º Circuito de Sanduíches, que acontece de 5 a 22 de novembro, e conta com a realização do Curitiba Honesta. Para a mais nova edição do evento, o bar apresenta o Jazz BBQ, que consiste em um hamburguer artesanal de 180g, com molho caseiro de costelinha defumada, desfiada ao molho barbecue em um pão especial, acompanhado de batata frita, ao preço de R$14,90.

Além do sanduíche participante, o Quermesse também oferece diversas opções de pratos e petiscos, como Pastelzinho de Camarão da Praia do Rosa ( R$39), Mignon ao Molho Madeira (R$52), entre outros.  Mais informações e reservas pelo (41) 3026-6676.

Sobre o Quermesse – O Bar Quermesse é conhecido pelo ambiente aconchegante, familiar e vívido. Com uma decoração que relembra a “casa da vovó”, o bar e restaurante possui um cardápio que leva a todos o bom gosto da comida caseira com seus pratos cheios de charme.

Serviço: Bar Quermesse – 2º Circuito de Sanduíches Curitiba - Rua Carlos Pioli, 479 - Bom Retiro - Telefone: (41) 3026-6676. Facebook: facebook.com/barquermesse / www.quermesse.com
Funcionamento: De terça-feira a sexta-feira, as 17horas até o último cliente. Sábados e domingos a partir das 12h. Aceita todos os tipos de cartões / Valet Park no local.

***Cinco dicas para ter êxito com franquias***


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***As franquias são uma opção de negócio para as pessoas que desejam empreeender de forma amparada a experiência positiva de mercado e na assessoria de quem já alcançou o sucesso empresarial, o franqueador. Pensando nisso, separamos as cinco principais dicas de um dos especialistas, que abordará o tema durante a 23ª edição da Franchising Fair , Feira Nacional de Franquias, o consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e também um dos palestrantes do evento, Erlon Labatut. A feira ocorrerá de 13 a 25 de novembro em Curitiba, no pavilhão de eventos da Federação da Indústria do Estado do Paraná (FIEP), com inscrição no valor de R$ 25 para os três dias de evento.

Identificação - Procure identificar seu perfil de negócio, pois não adianta investir em um ramo apenas pensando na lucratividade. “Não adianta uma pessoa que não gosta de animais investir em um Pet Shop, por exemplo, pois, provavelmente, esta pessoa não terá muito sucesso, mesmo que o negócio seja muito bom”, explica o consultor.

Investimento - Defina bem o valor que quer e pode investir. “Não é uma boa ideia investir todo o capital disponível em uma franquia, pois, desta forma, ao iniciar o negócio já terá uma enorme pressão para recuperar o capital investido e, nem sempre, as coisas acontecem como o esperado”, ensina Labatut.

Pesquisa - Invista tempo analisando e conhecendo a franquia desejada. “Visite várias unidades e converse novos franqueados e também com os que já são mais antigos na rede, pois o relato deles pode ajudá-lo a conhecer os meandros do negócio”, pondera o consultor.

Analise - Segundo Labatut, há um documento chamado Circular de Oferta de Franquia (COF) que deve ser bem analisado. “Este é um documento obrigatório pela lei de franquias e deve ser entregue antes da assinatura do contrato no qual constam todos os detalhes da operação. Este é considerado um dos instrumentos mais utilizados judicialmente em caso de litígio entre as partes”, explica.

Retorno de investimetos - Outra dica do especialista é ficar atento a estimativa de lucratividade e rentabilidade do negócio, bem como o tempo previsto para o retorno do investimento. “Elabore um plano de negócios e veja se os números de lucrativade são coerentes com a realidade do negócio”, destaca.

Serviço: Feira Nacional de Franquias Data: de 13 a 15 de novembro Local: Centro de eventos da FIEP Endereço: Av Comendador Franco, 1342 – Jd. Botânico – Curitiba-PR Inscrições: As inscrições custam R$ 25,00, para os três dias do evento, e devem ser realizadas na bilheteria. Mais informações: www.franchisingfair.com.br.

***Hospital Erasto Gaertner anuncia construção do primeiro Hospital Oncopediátrico do Paraná***


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***No dia 9 de novembro, segunda-feira, às 20h, o Hospital Erasto Gaertner anunciará para a imprensa e convidados a construção do primeiro Hospital Oncopediátrico do Paraná. O anúncio será realizado em uma cerimônia especial, no auditório do hospital. Com 3.600 metros quadrados, o novo espaço será exclusivamente dedicado a crianças e adolescentes com câncer, que terão um ambiente moderno e humanizado, especializado no tratamento da doença.

O acesso aos melhores profissionais e equipamentos será garantido, sempre focando no tratamento multiprofissional que o câncer demanda. Uma grande campanha, feita pela agência Guarda(Chuva), será lançada com o objetivo de arrecadar recursos financeiros e doações que auxiliem na construção do novo hospital, com ações ousadas e que incentivam a participação de todos nesse projeto. Isto inclui um show com o cantor Daniel, no dia 18 de dezembro, no Clube Curitibano.

Acreditando no modelo de participação da Sociedade Organizada no qual o Hospital Erasto Gaertner está inserido, a Ecoverde Corretora de Seguros, parceira do hospital e apoiadora em projetos, conseguiu novos colaboradores para participarem da campanha, como o Clube Atlético Paranaense, a Fundação Cultural de Curitiba e a produtora Beth Capponi. "Considero muito importante a adesão da sociedade, pois isto demonstra que assumimos nossa cidadania e solidariedade em uma obra que visa o bem comum.

É o que realmente nos faz ser participativos com responsabilidade. Fazer parte deste projeto nos traz a alegria de servir”, considera Sandra Zanette, incentivadora da campanha. Atualmente, a Pediatria do Hospital Erasto Gaertner atende crianças e adolescentes de 0 a 18 anos. É um dos setores mais complexos do Hospital, pois acolhe uma faixa etária em que a incidência de câncer não é comum (em torno de 2%), fazendo com que os tratamentos e cuidados gerem custos adicionais ao processo.

A grande maioria (94%) desses pacientes é atendida pelo SUS, que repassa recursos financeiros para remunerar os procedimentos diagnósticos e terapêuticos realizados, porém, com valores aquém das necessidades cotidianas, o que gera um déficit orçamentário mensal crescente. Os investimentos na renovação de tecnologias e na manutenção predial, que são essenciais à qualidade do atendimento, acabam prejudicados. Neste aspecto, é fundamental destacar a importância das parcerias e doações recebidas, que ajudam o Hospital a garantir a qualidade do atendimento prestado.

Estrutura - O pavimento térreo do Hospital Oncopediátrico contará com recepção, Lobby e área de convivência, ambulatório, quimioterapia e acesso à área de radioterapia. Já o primeiro andar terá banco de sangue, recepção e espera da área de radioterapia e acesso ao Espaço Família. O último pavimento contará com Unidade de Transplante de Medula Óssea (TMO) com cinco leitos, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com sete leitos e Unidade de Internação com 30 leitos.

“Depois do avançado Centro de Diagnóstico por Imagem, o Hospital Oncopediátrico é o segundo projeto a ser executado dentro do Plano Diretor da Liga Paranaense de Combate ao Câncer, que projeta o Erasto Gaertner para os próximos 15 anos, com avanços consideráveis em uma estrutura moderna e diferenciada.

Será uma conquista para Curitiba, para o Paraná e, claro, para o Brasil”, afirma Adriano Lago, superintendente do Hospital Erasto Gaertner. Atualmente, a Pediatria do Hospital está localizada em setor interno do Hospital Erasto Gaertner, sendo necessário o deslocamento das crianças e de seus acompanhantes pelas dependências da instituição, seja na chegada ao hospital ou nos setores para realização de exames e/ou procedimentos.

O setor registrou em 2014, 402 casos novos e atende mensalmente cerca de 500 pacientes, incluindo os retornos. São 20 leitos de internamento, quatro deles localizados na UTI Pediátrica. “No Hospital Oncopediátrico, crianças e adolescentes estarão em espaço idealmente projetado para o universo infantojuvenil, um ambiente que proporcione aconchego e humanização, o que colabora para a adesão ao tratamento”, destaca a médica Mara Albonei Pianovski, coordenadora técnica e chefe do serviço de Pediatria do Hospital Erasto Gaertner.

***Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba começa dia 5 de novembro***


Crédito da foto: Divulgação.

Na foto: Leonera, de Pablo Trapero, é representante da Argentina no Oscar, Cannes e diversos festivais e aborda a maternidade dentro de sistemas carcerários.

***O Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba (FICBIC) acontece este ano dentro da programação da Bienal e vai levar ao público mais de 140 filmes em cinco mostras: Panorama do Cinema Mundial, Panorama do Cinema Brasileiro, Cinema em Retrospectiva, a mostra infanto-juvenil Universo Z e o Circuito Universitário, que contempla produções de estudantes que foram selecionados por júri convidado.

O FICBIC acontece entre os dias 5 e 14 de novembro com exibições no Espaço Itaú de Cinemas, Cine Guarani, Cinemateca de Curitiba, Sesi Portão, Sesc Paço da Liberdade, Espaço FIEP, MIS - Auditorio Brasílio Itiberê, Colégio Estadual do Paraná, Instituto de Educação, além da mostra itinerária que vai levar filmes a diversos pontos do Paraná. O filme de abertura do FICBIC é O Clã, do cineasta homenageado Pablo Trapero vencedor do Leão de Prata 2015 em Veneza, e será exibido simultaneamente em três salas do Espaço Itaú de Cinemas no dia 5 às 20h.

Toda a programação do festival é gratuita. Apresentado pela Petrobras, o FICBIC tem a curadoria assinada pela doutora em audiovisual Denize Araújo e do jornalista Paulo Camargo. O festival acompanha o tema da Bienal “Luz do Mundo” e propõe uma trilogia da luz: a luz da câmera, a luz do olhar do cineasta e o olho-luz do espectador.

Nas mostras principais Panorama do Cinema Mundial e Panorama do Cinema Brasileiro, os curadores buscaram explorar a riqueza, diversidade e ineditismo dos títulos. “Os longas e curtas das mostras principais pretendem descortinar um cenário contemporâneo de enfoques e pontos de vista diferenciados, com filmes inéditos em Curitiba e premiados em festivais internacionais com perfis e parâmetros distintos”, explica Denize.

Entre os destaques das mostras principais, está o premiadíssimo O Grande Mestre, de Wong Kar-Wai, considerado o melhor filme do Festival de Hong Kong 2014, vencedor de 55 prêmios, além de ter sido indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro e fotografia, e o filme nacional Ato, Atalho e Vento, de Marcelo Masagão, que conta com uma edição de quase 5 mil cortes, mais de 2 mil atores e 5.041 locações em 722 cidades.

“O filme possibilita uma experiência estética totalmente diferenciada, apresentando uma colagem visual e intertextual que desafia o repertório audiovisual do espectador”, comenta o curador Paulo Camargo. O FICBIC 2015 homenageia com a mostra Cinema em Retrospectiva o diretor Pablo Trapero, expoente do chamado Novo Cinema Argentino, que emergiu em meados da década de 1990 e se impôs como um dos mais vigorosos e instigantes no cenário internacional. Dentre os filmes, está o aclamado Leonera, representante da Argentina no Oscar, Cannes e diversos festivais e aborda a maternidade dentro de sistemas carcerários.

“A retrospectiva de Trapero oferece um novo olhar, iluminando novamente sua tão significativa cinematografia e convidando o espectador a refletir sobre sua trajetória e suas construções de mundos e personagens, que ultrapassam seu país de origem para constituírem panoramas internacionais”, enfatiza a curadora Denize. Com curadoria de Aristeu Araújo e Mariana Bernal, a mostra Universo Z traz filmes que refletem a nova geração infanto-juvenil, tanto nas formas plurais, como nos temas e propostas amplamente diversas entre si.

“Depois da Geração Y, que já rendeu tantos estudos e debates, é a vez da Geração Z tornar-se protagonista. Formada pelas crianças e adolescentes de hoje, trata-se de uma parcela da população que nasceu e cresceu com a internet presente em suas vidas, com a hiperconectividade como algo dado”, explica o curador Aristeu Araújo. Um dos destaques da mostra é o longa Até que a Sbórnia nos Separe, que nos fala sobre transformações culturais e globalização sob um prisma diferente.

Pensado para levar as produções de novos realizadores às telas, o Circuito Universitário reúne uma grande diversidade de obras, formatos e temas. Dentro do circuito, o carro chefe é a Mostra Universitária Competitiva, com exibição de 22 filmes entre ficções, documentários e experimentais pela curadoria dos convidados convidadas Denise Soares, Nathália Tereza e Josiane Orvatich. Dividida em ficção, documentário e experimental, um premiado de cada categoria ganha um curso na New York Film Academy, nos Estados Unidos.

O Circuito ainda conta com as mostras não-competitivas Mostra o Teu que Eu Mostro o Meu, uma exibição dedicada às realizações dos alunos do curso de Cinema e Vídeo da FAP/ UNESPAR, o Projeto Cine Egresso, com três curtas-metragens que contaram com a direção de arte de Alex Rocca, a Mostra UTP, que exibe filmes dos estudantes de pós-graduação em cinema da Universidade Tuiuti do Paraná e, por fim, uma amostra dos trabalhos realizados pelos alunos do Curso de Cinema do Centro Europeu.

Sobre os curadores do FICBIC - Paulo Camargo é jornalista e professor dos cursos de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e do Centro Universitário UniBrasil. Também leciona em cursos de pósgraduação da PUCPR e da Universidade Tuiuti do Paraná, onde é doutorando no programa de Comunicação e Linguagens.

Denize Araujo é Coordenadora da Pós em Cinema e Docente do Mestrado e Doutorado da UTP - Universidade Tuiuti do Paraná, na linha de Cinema e Audiovisual. É Diretora do Clipagem – Centro de Cultura Contemporânea. É Membro do International Council, do Publishing e do Scholarly Review Committee, e Vice-Coordenadora do GT Visual Culture da IAMCR.

Serviço: Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba – FICBIC 2015 Data: de 5 a 14 de novembro Entrada Franca Locais: Espaço Itaú de Cinemas, Cine Guarani, Cinemateca de Curitiba, Sesi Portão, Paço da Liberdade, Espaço FIEP, MIS - Auditorio Brasílio Itiberê, Colégio Estadual do Paraná, Instituto de Educação, além da mostra itinerária que vair levar filmes a diversos pontos do Paraná. Programação completa está disponível no site do FICBIC.

Patrocínio - O Ministério da Cultura apresenta a Bienal Internacional de Curitiba 2015, realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (Lei Rouanet). Esta edição é apresentada pela Petrobras e conta com o patrocínio da UEG Araucária, do BNDES, Sanepar, Copel e BRDE. Tem copatrocínio da Barigui Financeira.

Tem o apoio da AVEC, Instituto Cervantes, SESC, SESI e o apoio internacional da Fundação Japão, Consulado Geral do Japão em Curitiba, Embaixada da Argentina, Consulado da Argentina em Curitiba, Instituto Goethe, Consulado Geral da Itália em Curitiba, Instituto Italiano de Cultura, Embaixada da França, Instituto Nacional de Cine y Artes Audiovisuales e New York Film Academy.

***Mamaworking oferece colônia de férias para crianças***


Crédito da foto: Kraw Penas.

***Está aberta a temporada de férias no Mamaworking. O primeiro coworking materno de Curitiba oferece pacotes de colônia de férias para crianças de 3 a 5 anos desacompanhadas dos pais, com valores a partir de R$ 50. ​ Bebês de 6 meses até 3 anos também podem participar, mas precisam estar acompanhados das mães durante a adaptação. ​

No espaço, os pequenos participam da programação de oficinas lúdicas com pedagogas. Se as mães quiserem utilizar o coworking para trabalhar enquanto os pequenos brincam, os valores são dobrados, mas a mordomia também, incluindo wi-fi, copa, escritório coletivo, impressora. Reservas e mais informações pelo telefone (41) 3362-8612 ou pelo site.

Serviço: Colônia de férias Mamaworking Endereço: Rua Camões, 1275, Alto da XV – Curitiba Hora: 9h às 18h.

***Auto de Natal***


Credito da foto: Divulgação.

***O Natal é época de renovar as esperanças e uma oportunidade para olhar o próximo. É com esse espírito que a loja Grey House Iluminação promove pelo quinto ano consecutivo o Auto de Natal, no dia 13 de novembro, a partir das 18h30. O tradicional evento da loja tem como objetivo arrecadar donativos para instituições de caridade, além de promover um encontro alegre para crianças e adultos.

A festa apresentará a encantadora Vila de Natal, composta por mais de 150 miniaturas todas iluminadas, sendo que o grande diferencial desse ano é a iluminação 100% LED. A presença do Papai Noel será acompanhada por personagens animados, como os Minions e as princesas da Disney.

Os proprietários da loja, Adriana e Marcelo Sypniewski, relatam a satisfação que têm em planejar a festa, desde a montagem de cada item natalino até o sorriso das crianças no dia do evento. “A confraternização do Natal compartilhada entre os colaboradores, clientes, familiares e amigos, além de ajudar uma instituição, é o que faz todo o trabalho valer a pena”, comemora Adriana.

O evento é aberto ao público e conta com grande adesão dos profissionais de arquitetura e decoração, que sempre apoiam a causa. Para participar é necessário doar dois quilos de alimento não perecível que será destinado à Associação dos Voluntários Amigos (AVA), ou fraldas, que serão fornecidas para o grupo Amigas do Berços.

Serviço: Auto de Natal - Grey House Iluminação Data: 13/11/15 Horário: 18h30 Endereço: Rua Noel Rosa, 61 – Champagnat – Curitiba Entrada: 2Kg de alimento não perecível e fraldas infantis.

***120 mil lâmpadas iluminam o Natal do Shopping Curitiba***


Crédito da foto: Priscilla Fiedler.

***A magia do Natal começa a iluminar a capital paranaense já no início de novembro. O Shopping Curitiba inaugura sua decoração nesta sexta-feira (06), às 18h. Mais de 120 mil lâmpadas serão acesas na fachada histórica do local, e internamente, as tradicionais cores vermelho, verde e o marrom das pinhas enfeitarão os corredores e vãos. A árvore de Natal atravessa os quatro andares, com 10 metros de altura.

Chegada do Papai Noel - O bom velhinho chega ao Shopping Curitiba acompanhado de uma banda, no dia 20 de novembro, e é para ficar: de 20 a 30 de novembro, das 13h às 20h; 1 a 11 de dezembro, das 13h às 21h; 12 a 18 de dezembro, das 13h às 22h; 19 a 23 de dezembro, das 12h às 22h; e dia 24 de dezembro, das 10h às 18h. O Papai Noel estará disponível para fotos e abraços, no Largo Curitiba (piso L2).

Serviço: Shopping Curitiba Av. Brigadeiro Franco, 2.300 Curitiba (PR) Tel: (41) 3026-1000 | www.shoppingcuritiba.com.br.

***Dalton Rangel explora a gastronomia da novela Os 10 Mandamentos***


Crédito da foto: Divulgação.

***Dalton Rangel, consultor de gastronomia do programa Hoje em Dia (Record) e apresentador do Homens Gourmet (Fox Life), buscou inspiração na novela Os Dez Mandamentos (Record) e executou quatro receitas que remetem aos tempos do Antigo Testamento. São receitas para hebreus e egípcios nenhum botarem defeito.

Salada de Lentilha Rendimento: 6 pessoas / Tempo: 30 min / Dificuldade: fácil Ingredientes - 400g de lentilhas 1 cebola roxa picadinha Salsinha a gosto ½ pimentão vermelho em cubinhos Azeite de oliva a gosto Vinagre a gosto Sal a gosto 50g de uva passa (opcional).

Modo de Preparo - Cozinhe as lentilhas até ficarem al dente, escorra e deixe esfriar; Misture a lentilha, a cebola picadinha, o pimentão em cubinhos, a salsinha picadinha e tempere com azeite, vinagre e o sal.

Pão Ázimo / Pão de frigideira - Rendimento: 6 pessoas / Tempo: 60 min / Dificuldade: fácil Ingredientes - 1 xícara de chá de farinha de trigo integral 1/2 colher de chá de sal 1 colher de sopa de óleo 1/2 xícara de chá de água Orégano a gosto Farinha de trigo branca para polvilhar

Modo de Preparo - Numa tigela grande, misture a farinha de trigo integral com o sal e o orégano, adicione metade da água e misture com a mão até formar uma farofa grossa; Aos poucos adicione o óleo e misturando sempre, junte o restante da água; Numa superfície enfarinhada, sove a massa com a mão por cerca de 5 minutos, até atingir uma textura macia e elástica, evite juntar mais farinha na massa (A massa fica grudenta inicialmente, à medida que vai sovando, ela fica no ponto); Polvilhe uma bancada de trabalho com farinha de trigo e faça um rolinho com a massa, divida em 10 porções/pedaços.

Faça “bolinhas” com a massa e abra a com auxílio de um rolo de macarrão, até formar um disco fino - se a massa começar a grudar no rolo ou na bancada polvilhe mais farinha; Numa frigideira antiaderente, previamente aquecida, em fogo médio, coloque o disco de massa e deixe o pão assar por cerca de 20 a 30 segundos, até começar a formar bolhas. Vire o pão e deixe por mais 15 segundos na frigideira; Acenda outra boca do fogão, tire o pão da frigideira com uma pinça e coloque diretamente na chama da outra boca do fogão para inflar e chamuscar levemente.

Paleta de cordeiro assada com mel e vinho - Rendimento: 8 pessoas / Tempo: 1h30 min / Dificuldade: Médio Ingredientes - 2 kg de paleta de cordeiro 1 colher de sopa de mel 250 ml de vinho tinto seco 6 dentes de alho 2 anis estrelado 3 colheres de sopa de azeite Sal a gosto Pimenta do reino a gosto Tomilho ou alecrim fresco a gosto.

Modo de Preparo - Coloque a paleta de cordeiro numa assadeira; Tempere com o alho, o mel, o azeite, o vinho, a pimenta, o sal, o tomilho ou alecrim e o anis estrelado; Cubra a assadeira com papel alumínio e leve ao forno preaquecido à 180º até que o cordeiro esteja cozido. Para acompanhar sirva batatas assadas.

Bolo de Figo - Rendimento: 10 pessoas / Tempo: 1 hora / Dificuldade: Fácil Ingredientes - 2 xícaras de farinha de trigo 1 1/2 xícara de chá de açúcar 1 xícara de chá de leite 2 ovos 1 colher de sopa de extrato de baunilha 1/2 xícara de chá de óleo 1 colher de sopa de fermento 5 figos Caramelo 2 xícaras de açúcar e 1/2 xícara de água.

Modo de Preparo - Misture a farinha, o açúcar, o leite, os ovos, o extrato de baunilha, o óleo por último misture o fermento e reserve. Montagem - Faça um caramelo com 2 xícaras de açúcar e 1/2 xícara de água; Despeje o caramelo numa forma previamente untada com manteiga e farinha, somente nas laterais, depois coloque os figos cortados ao meio por cima do caramelo; Coloque a massa de bolo em cima dos figos e leve ao forno preaquecido a 160º, até dourar.

***Emulzint lança linha premium de decorações em chocolate para pâtisserie da marca internacional Dobla***


Crédito da foto: Divulgação.

***A Emulzint, tradicional indústria holandesa fornecedora de ingredientes para confeitarias, padarias e supermercados de todo o Brasil, acaba de lançar no país uma inédita coleção premium de 16 itens da marca Dobla, empresa internacionalmente conhecida pelas decorações em chocolate feitas com o melhor chocolate belga.

As peças decorativas – que não contém gordura hidrogenada – são extremamente delicadas e devem ser transportadas refrigeradas e mantidas a uma temperatura de 15ºC. “Isso mostra o cuidado na preparação desses itens, que são produzidos apenas com ingredientes de qualidade”, afirma Isabela Cardoso, Gerente de Marketing da Emulzint. Inicialmente, a linha estará disponível em São Paulo e Grande São Paulo.

A filosofia da Dobla é agregar valor aos produtos de confeitaria a partir da decoração: consumidores compram com os olhos. Com o lançamento, as confeitarias, buffets, hotéis e restaurantes poderão decorar seus doces e sobremesas com essas peças, deixando-os mais atrativos e extremamente saborosos.

Os itens de decoração em chocolate belga da Dobla para pâtisserie que estão sendo lançados pela Emulzint no Brasil são: Palito Misto, Pluma ao Leite, Pluma Branca, Leque Misto, Placa Mista, Retângulo Misto, Mini Leque Misto, Mini Leque Rosa, Roseta Mista, Turitella, Pérola, Trufa Oca Branca, Trufa Oca ao Leite, Trufa Oca Dark, Kit de Palitos Sortidos e Kit de Leques e Palitos Sortidos.

Sobre a Emulzint – Fundada no Brasil em 1977, a Emulzint (Emulzint.com) pertence ao grupo holandês Zeelandia International Holding B.V., que está presente em mais de 60 países. Conhecida no mercado pela inovação, postura ética e ações com foco no cliente, possui mais de 100 produtos nas linhas de Panificação, Confeitaria e Indústria.

Sua missão é oferecer soluções em produtos e serviços ao mercado com qualidade, de forma inovadora e buscando a excelência. Com sede em Jundiaí (SP), um dos maiores centros industriais do país, o parque industrial da empresa tem 20 mil m² e abriga as áreas de produção, administração, suporte ao cliente, marketing e vendas. A empresa mantém distribuição para todo o território nacional.

***Grafiteiros Os Gêmeos assinam capa de novo album do Jota Quest***


Crédito da foto: Divulgação.

***A banda Jota Quest acaba de revelar a capa e o título de seu novo álbum de inéditas, “Pancadélico”, 8º da carreira, que chega as lojas físicas e digitais no próximo dia 20 de novembro pela Sony Music. Trata-se de uma arte em graffite exclusiva assinada pelos internacionais Os Gêmeos, produzida em seu ateliê em São Paulo e então fotografada para estampar a nova aventura discográfica dos mineiros.

Com seu traço "old school psicodélicio" a arte de Os Gêmeos, que também participam do novo vídeo-clipe "Blecaute", vem para colaborar com o conceito do novo álbum que reafirma sua verve dançante, moldada pelos caminhos da black-music (funk, disco, soul), que marcou a chegada do grupo a cena pop-rock dos anos 90.

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