***PAULA FERNANDES MOSTRA SEUS ENCANTOS NO PALCO DO TEATRO POSITIVO EM ABRIL***
Crédito das fotos: Guto Costa.
Os ingressos já estão disponíveis e variam de R$101,00 (meia-entrada) a R$216,00 (inteira), de acordo com o setor. Plateia Inferior (filas de 01 a 15) - R$216,00 (inteira) e R$111,00 (meia-entrada) / Plateia Superior (filas de 16 a 28) - R$196,00 (inteira) e R$101,00 (meia-entrada). A meia-entrada é válida para estudantes, pessoas acima de 60 anos, professores, doadores de sangue e portadores de necessidades especiais (PNE).
O NOVO SHOW
Paula Fernandes trouxe para seu universo musical uma atmosfera mais teatral com trocas de figurinos e mudança de cenários. Em Um ser amor, tudo isso ganha mais vida e tem o público como parte integrante de toda produção, já que terá participação ativa e, por diversos momentos terá a sensação de vivenciar as cenas. "Um ser amor" traz o maior número de sistemas de automação já utilizados no Brasil em um só show. A grandiosidade deste sistema irá integrar os conteúdos criados para serem exibidos nos painéis de altíssima resolução e curvos. O conteúdo foi devidamente pensado e estudado para não ser somente imagens, mas sim criar situações que transportará Paula Fernandes para os painéis, a aparição de elementos virtuais com qualidade real proporciona uma série de emoções e sensações.
Com um show inovador em que a tecnologia é utilizada para evidenciar elementos da natureza e também alguns momentos que fazem parte da sua vida, Paula quer um espetáculo para emocionar o público: “Eu sempre digo que minha missão é emocionar as pessoas, nesta nova turnê meu desejo é compartilhar minhas emoções com o meu público”, comenta. Do sonho de menina à realidade da estrela em que se tornou, Paula Fernandes é retratada de maneira sutil e real. Brinquedos de infância da cantora são reproduzidos para mostrar ao público a vida da pequena Paula Fernandes de Souza.
A então jovem brejeira revela seu gosto pela simplicidade e pela natureza. E também seus momentos de fragilidade, onde da escuridão encontra brilho próprio e inunda o palco com uma luz forte e radiante, ressurgindo das sombras num campo verde e florido. A veracidade e intensidade das cenas remetem o público ao universo da cantora, como capítulos de uma história real. “Eu tenho muito orgulho de minha trajetória e reviver tudo com meus fãs é algo que me dá uma sensação de alegria e prazer”, afirma. Paula e o cenário se fundem com efeitos e uso de esteiras e plataformas giratórias. Seu encontro com o puro sangue lusitano Violino VO representa os sonhos de uma princesa e seu cavalo branco. Depois, a mesma sonhadora reaparece forte e segura de si, montada no Falcão da Libertas, imponente cavalo da raça Campolina.
Algumas parcerias musicais da cantora aparecem virtualmente, como Zezé de Camargo & Luciano, Roberta Miranda (ambos participaram do atual DVD Multishow ao vivo Paula Fernandes – Um Ser Amor). Já a veia pop de Paula no dueto com Taylor Swift traz uma dinâmica diferenciada num cenário retrô – um cine drive-in, onde as duas cantoras interagem, Taylor no telão e Paula em cima de um dos carros. O ritmo acelera com o medley que Paula faz de uma de suas fontes de inspiração: Shania Twain. O termo mais acertado para este momento do show é eletrizante! Muita luz, ventiladores, guitarras e, acima de tudo, a performance de Paula Fernandes surpreende e eleva a temperatura do espetáculo, que também trará quatro trocas de figurinos, incluindo um pijama com pantufas, lembrando a menina que desde cedo mostra sua vocação musical para a mãe. Paula sobe ao palco acompanhada de sete músicos. “Acrescentamos um pedal steel, que traz uma sonoridade da qual gosto muito. Tive todos os cuidados e fiz questão de imprimir minha essência em cada momento deste show”, conclui a cantora.
Um Ser Amor é um espetáculo que leva o público a uma viagem intrigante, onde cada música remete a um momento único e emocionante. Entre elas “Se o coração viajar”, “Pra você”, “Mineirinha Ferveu”, “Céu vermelho”, “Não fui eu” e outros grandes sucessos de Paula Fernandes, incluindo “Quem é”, faixa que será trabalhada nos próximos meses, devem fazer parte do repertório das apresentações. A cantora não só protagoniza o show como foi a principal mentora desta nova turnê, já que opinou e direcionou toda produção. Foram os diretores Fábio Lopes e Tiago Silva, da Hit Music, os responsáveis pela criação cenográfica e iluminação. A direção geral é de Paula Fernandes e Jeito de Mato.
**********EM EVIDÊNCIA**********
*****A UniBrasil recebe Sílvio Meira, um dos mais renomados profissionais do país nas áreas de tecnologia e empreendedorismo. Cientista-chefe do C.E.S.A.R, centro de inovação que aplica engenharia avançada nas Tecnologias da Informação e Comunicação, o paraibano radicado em Pernambuco vai palestrar sobre Novos Negócios Inovadores de Crescimento Empreendedor no Brasil, no próximo dia 17, às 19 horas no auditório Glaci Zancan da instituição.
*****O TAJ Curitiba apresenta neste domingo, 16 de março, o DJ Alex Soul no comando das pick ups da festa Classic Sunday. O warm up da noite será assinado pelo DJ Diego Palladino. Sua carreira teve início em 2004, ao lado do irmão Diego Palladino, quando criaram o projeto Effect Melody, que, mais tarde, passou a se chamar Palladino Soul.
*****A Rede de Hotéis Deville apresenta novos gerentes gerais em três das nove unidades que administra. André Machado deixa a gerência do Deville Curitiba para comandar o Deville Rayon. Em seu lugar, entra Aylton Nogueira Júnior, que atuou durante oito anos como gerente geral do Deville Express Cascavel. Quem assume o hotel localizado no oeste paranaense é Álvaro Garcia, que comandava a área de operações do Deville Porto Alegre Aeroporto.
*****A UniBrasil, o Solar do Rosário e o Graciosa Country Club trazem para Curitiba, dia 18 de março às 19h30, o jornalista e escritor paranaense Laurentino Gomes, para o evento "Encontro com a Palavra". Gomes é autor dos livros 1808, 1822 e 1889 - uma trilogia que aborda desde a fuga da corte portuguesa da Europa para o Rio de Janeiro (1808), passando pela Independência do Brasil (1822) e se fecha com as histórias a respeito da Proclamação da República (1889), sempre de forma ácida e crítica. O último livro está há mais de vinte semanas na lista dos mais lidos da Revista Veja.
*****A partir desta segunda-feira (17) entra em cartaz, na Sala do Artista Popular, espaço do Governo do Estado, a exposição “Artistas de Campo Largo: Arte em Madeira, de Severino Zoto, e Pinturas de Paisagens, de Lucinda Panneitz”. A mostra reúne de pinturas a maquetes e permanece até 9 de maio de 2014. A entrada é gratuita.
*****Os profissionais da área da saúde terão a oportunidade de aperfeiçoar conhecimentos no mês de março. Entre os dias 14 e 16, Curitiba será palco do 2º Congresso Brasileiro de Nutrição Estética. O evento vai acontecer no Hotel Deville Rayon e tem como objetivo promover a troca de experiências entre os participantes. Durante o final de semana, os envolvidos terão uma programação que inclui debates, ciclo de palestras, mesas redondas e mini-cursos com enfoque na atualização profissional. Haverá, ainda, exposição de trabalhos científicos, dando ênfase na importância e solidez da nutrição estética, bem como as perspectivas para os profissionais desta área, que está em franco crescimento. Mais informações sobre o evento podem ser encontradas no site: www.congressoscuritiba.com.br.
***Esquenta do Brasil a La Carte***
Crédito da foto: Valterci Santos.
***Simone Coelho, gerente da Todeschini Água Verde, e Katia Cristina Cardoso, diretora comercial do Jornal Construção & Cia, no Aperitivo Brasil a La Carte, realizado terça-feira (11), na Todeschini Água Verde. O Brasil a La Carte acontecerá entre os dias 28 e 30 de março, no Expo Renault Barigui.
***Party at the mall no ParkShoppingBarigüi***
Crédito da foto: Divulgação.
***Boss in Drama, Maria Eugenia Suconic, Edo Krause, e a dupla HiFly são os DJs que comandarão as pickups da segunda edição da Party at the Mall evento que o ParkShoppingBarigüi promove no próximo dia 20 de março. Os renomados DJ’s prometem agitar as personalidades fashionistas que já confirmaram presença na festa que este ano contará com quatro lounges com várias atrações especiais.
***Um Réquiem para Antonio***
Crédito da foto: Divulgação.
***Um dos maiores mitos da música clássica, a rivalidade e a inveja entre o compositor italiano Antonio Salieri e o compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart, sobe ao palco no espetáculo “Um Réquiem para Antonio”, texto inédito de Dib Carneiro Neto com direção de Gabriel Villela. O diretor completa 25 anos de trajetória artística este ano e está em dose dupla no Festival de Curitiba. Além de “Réquiem”, Villela também dirige o Grupo Galpão em “Os Gigantes da Montanha”. Em “Réquiem para Antonio”, Salieiri - mentor de compositores famosos como Ludwig Van Beethoven, Carl Czerny e Franz Liszt - é vivido por Elias Andreato. Mozart renasce em cena pela interpretação de Claudio Fontana. No texto de Carneiro, Salieri delira em seu leito de morte e faz um acerto de contas com seu rival, já morto.
O suposto antagonismo dos mestres da música clássica, que é contestado pelos historiadores, já foi tratado no teatro, nos anos 80, em espetáculo de Peter Shaffer, que inspirou, no cinema, “Amadeus” de Milos Forman, com quem a história conquistou oito estatuetas do Oscar. Villela investiu no lado mítico da inveja, mostrando um Salieri sombrio e frágil em contraponto ao Mozart confiante e ágil. Imprime sua marca também nos figurinos que assina junto com José Rosa, ao utilizar narizes de clown em uma caracterização circense, com forte elemento cômico. “O circo traz a possibilidade de tudo ser possível, e Gabriel alia esta estética circense a uma estética de metáforas. Ele sua poesia em cena ao, por exemplo, transformar bolas do jogo de sinuca, que Mozart tanto gostava, em notas musicais. Essa metáfora poética e circense ajuda muito a contar essa história”, diz Claudio Fontana. “E a forma como Dib colocou o texto, com Salieri moribundo tentando fazer acerto de contas com Mozart que já morreu também possibilita contar esta história forma de fantasia, de brincadeira”, completa.
Elias Andreato, por sua vez, comenta que essa linguagem de picadeiro é nova para ele. “Gabriel foi generoso em seus ensinamentos”, pontua, acrescentando que a equipe recebeu apoio de preparadora vocal também. “É uma linguagem difícil, muito específica. Parece simples, que é só botar um nariz e fazer uma vozinha, mas é uma transição difícil”, comenta. “Circo não é linguagem que estou acostumado, eu não conseguia dormir, foi sofrido” Ele conta que assistiu Amadeus com Raul Cortez em sua juventude. “Foi uma das primeiras grandes produções do teatro brasileiro. Como iniciante no teatro nunca tinha visto produção tão luxuosa, com atores deslumbrantes. Nunca esqueci e aquele espetáculo sempre ficou em mim”, conta ele, acrescentando que até tentou montá-lo antes, mas não conseguiu.
Serviço: Um Réquiem para Antonio – SP.
Teatro da Reitoria.
Dias 1 e 2 de abril, às 21h.
***Experimentações eletrônicas - Na peça Spam***
Crédito da foto: Divulgação.
***Vem diretamente da Argentina um dos espetáculos mais inventivos da edição deste ano da Mostra do Festival de Curitiba. “Spam” é um espetáculo multimídia, com composições musicais interpretadas ao vivo pelo músico Zpyce, baseadas nas experimentações eletrônicas do artista, e atuação de Rafael Spregelburd, que também assina a concepção cênica e direção da montagem que faz sua estreia no Brasil na Mostra 2014 do Festival de Curitiba. Com 31 cenas curtas, o monólogo é escrito na forma de uma Sprechoper (ópera falada) e utiliza vários recursos para encenar o risível drama de um homem perdido em uma emaranhada rede cultural.
Na peça, um professor universitário se envolve em uma intrincada trama virtual internacional – mal explicada graças aos tradutores do Google – depois de cometer um pequeno crime ao responder um e-mail de spam. Refugiado na Ilha de Malta para escapar das perseguições, assim como Caravaggio em sua vida, ele perde a memória em um acidente e necessita descobrir quem é. Assim, está traçada a sorte do personagem nesta engenhosa coprodução de Spregelburd e Zpyce com o Centro Cultural Teatro Colón de Buenos Aires. A versão que chega ao Festival de Curitiba estreou em outubro de 2013 na capital argentina.
Reconstrução de uma montagem inicial encabeçada por Spregelburd apresentada em Nápoli, na Itália, em junho no ano passado, a versão final do espetáculo levou dois anos para ser concebida e tem como base as hibridações musicais criadas por Zpyce, que traz instrumentos não convencionais para o palco, como elementos industriais e sons produzidos embaixo d’água, por exemplo, para ambientar a trama. O cenário também foi desenvolvido a partir desses instrumentos trazidos à cena. “Spam” tem um argumento que é fiel à consciência caótica do personagem central. “Ele é apresentado em completa desordem”, revela o diretor e ator. “As 31 cenas do espetáculo são reordenadas por azar a cada apresentação diante do público.
Da fragmentação deste relato emocional, desesperado e engraçado, surgem múltiplas leituras que dão a riqueza do texto”, diz. Para Spregelburd, “Spam” é uma aventura narrativa na qual o espectador entra em um verdadeiro caos de estímulos para chegar a uma versão legível do relato tragicómico. Imprevisível, complexa e surpreendente, o espetáculo causou forte impacto nas plateias argentinas. No Festival de Curitiba, o espetáculo será apresentado em espanhol, com legendas em português. Para o diretor, esta experiência será interessante. “Como a linguagem é o tema central da montagem, buscamos uma fluidez de línguas e os problemas derivados das traduções. O público, neste sentido, convive não só com uma obra em espanhol com tradução simultânea em português, mas também com o inglês, o napolitano, o chinês, o alemão suíço e até uma língua inventada da antiguidade clássica, o ‘eblaíta’”, explica Spregelburd.
SERVIÇO: SPAM - FESTIVAL DE TEATRO DE CURITIBA – MOSTRA 2014
Teatro da Reitoria - Dia 30 de março, às 19h; dia 31 de março, às 21h www.festivaldecuritiba.com.br
***Luau das Cataratas em noite de Lua Cheia***
Crédito da foto: Divulgação.
***Nos dias 14 e 15 de março haverá o Luau das Cataratas, passeio que encanta pessoas do mundo inteiro, no Parque Nacional do Iguaçu. A atividade é recomendada principalmente para quem já visitou as Cataratas do Iguaçu durante o dia. A experiência noturna permite ao visitante sentir e ver outro cenário de uma das 7 Maravilhas da Natureza iluminada pela luz da Lua cheia. O interessado deve adquirir o ingresso na bilheteria do Centro de Visitantes, no dia do passeio, das 20h às 21h40. O tíquete é exclusivo para o Luau das Cataratas, não podendo ser utilizado para outros passeios ou para visitar o parque durante o dia.
O bilhete para viver essa emoção custa R$ 45 e inclui a entrada e o transporte no Parque Nacional do Iguaçu. O pagamento só pode ser realizado no dia da visita, com cartão de crédito, cartão de débito ou em dinheiro. Para o luau não há a opção de compra on-line. Você tem também, a opção de saborear as maravilhas gastronômicas do Restaurante Porto Canoas antes ou depois do Luau das Cataratas. O serviço não está incluso no valor do ingresso. Caso tenha interesse de participar é preciso fazer reserva: (45) 3521-4443 ou reservas@catarataspni.com.br. O local permite uma visão incrível da formação das Cataratas do Iguaçu.
***Alexandre Farto abre exposição na Caixa Cultural no dia 18 de março***
Crédito da foto: Divulgação.
***O artista urbano português Alexandre Farto, conhecido como Vhils, está em Curitiba para preparar a exposição Incisão que fará a partir da próxima terça-feira (18), na Caixa Cultural. A base desta instalação é o resultado de sua estada em Curitiba com a comunidade local. Vhils trabalha com materiais pouco usuais como cortiça, poliestireno (3D) e explosivos, além de madeira, papel e metal. O trabalho que ele faz em paredes e muros antigos – com várias camadas de tintas que são descascadas para dar profundidade e textura, e quase sempre representando rostos - rendeu ao artista o reconhecimento profissional em vários países. Há obras dele em Portugal, Itália, Estados Unidos, França, Espanha, Rússia, Argentina, Austrália e Noruega.
Em Curitiba - Para a instalação Incisão ele usará 50 portas e janelas antigas, obtidas em depósitos de demolição da cidade, que serão esculpidas, formando rostos fotografados na comunidade local. Segundo ele, Incisão é a reflexão sobre a interação entre comunidades humanas, a cidade e o modelo de desenvolvimento contemporâneo.
Artista - Alexandre Farto nasceu em 1987 e começou trabalhar com grafite aos 13 anos, já com o pseudônimo de Vhils. Cresceu na margem sul do Tejo, em Seixal, no distrito de Setúbal, uma área industrial. Os trabalhos em stencil e em suportes não convencionais começaram em 2004, assim como a primeira exposição coletiva com o grupo VSP. Dois anos depois ingressou na agência de artes Vera Cortês, o que abriu as portas para muitas exposições. Mudou-se para Londres em 2007 para estudar na University of the Arts e fez a primeira individual em 2008. Neste mesmo ano, Vhils participou do Cans Festival, em Londres, exibindo a técnica de escavação – que forma a base da série “Scratching the Surface”, iniciada no ano anterior. Atualmente ele tem contratos com a Lazarides Gallery (Reino Unido), Vera Cortês Agência de Arte (Portugal) e Magda Danysz Gallery (França e China).
Serviço: Exposição Alexandre Farto Aka Vhils De 18 de março a 11 de maio Abertura 18 de março às 19h30 Entrada gratuita Galeria Caixa Cultural Rua Conselheiro Laurindo, 280 Centro, Curitiba - PR Tel: (41) 2118-5409.
Alcelly Flores, jornalista e pesquisador, assina as colunas Cultura & Sociedade e Coluna Personalidades, onde traz informações sobre diversas áreas, política, moda, cultura, literatura e coluna social.
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