sexta-feira, 7 de março de 2014

Coluna do dia 07/03/14

***A CANTORA CEUMAR ABRE SEXTA TEMPORADA DA SÉRIE SOLO MÚSICA NA CAIXA CULTURAL CURITIBA*** 


Crédito da foto: Divulgação. 

***A Caixa Cultural Curitiba apresenta, no dia 11 de março às 20h, show da cantora Ceumar, atração que inaugura a sexta temporada da Série Solo Música na cidade – projeto que tem como principal característica convidar músicos para se apresentar a sós no palco. A cantora mineira que vive em Amsterdam desde 2009 participa do projeto com repertório solo de voz e violão que inclui músicas presentes em seus cinco discos e composições de Zeca Baleiro, Dante Ozetti, Luiz Tati, Itamar Assumpção, Arnaldo Antunes, Paulo Tatit, Gero Camilo e Tatá Fernandes. 

A cantora mantém uma ótima relação com a cidade desde que se apresentou pela primeira vez aqui, em 2001, com o show do CD de estreia, Dindinha. Depois, se apresentou com a Orquestra a Base de Cordas, em 2004; fez show com João Egashira em prol de Osiel Fonseca em 2006; e mostrou as canções do CD Meu nome em 2009, com faixas feitas em parceria com as cantoras e compositoras curitibanas, Estrela Ruiz Leminski (“Reinvento”), e Etel Frota (“Comadre”). As duas músicas farão parte do show no projeto Solo Música, o primeiro que Ceumar fará após se apresentar no grande auditório da Berliner Konzerthaus, com a orquestra oficial do Teatro, sob regência de Ivan Fischer. 

Ao longo dos cinco anos em que reside na Holanda, Ceumar gravou seu quinto CD, Live in Amsterdam, com o Mike del Ferro Trio; integrou o grupo “Chorolê”, com o qual fez turnê por Israel; apresentou-se com a Budapeste Festival Orchestra e com a cantora Uxia; e, fez apresentações por toda a Holanda com diversas formações. No final de 2012, participou da trilha ao vivo do espetáculo de dança Romeu & Júlia, em 40 concertos pela Europa ao lado da renomada companhia de dança contemporânea “Scapino Ballet Rotterdam”. Ceumar prepara agora um novo disco, com canções inéditas, em parceria com o violoncelista Vincent Segal. 

**********EM EVIDÊNCIA**********

*****Inicia no dia 10 de março o período de inscrições para o Salão Graciosa de Artes Plásticas 2014, que chega a sua 16ª edição consagrado como um dos importantes eventos de incentivo à produção cultural na cidade. Os artistas interessados tem até o dia 11 de abril para realizar sua inscrição por meio do site do Graciosa Country Club – www.graciosa.com.br. Para formalizar a inscrição é necessário apresentar a ficha de inscrição assinada, fotocópia do RG e do CPF e um dossiê do artista, com fotografias das três obras para pré-seleção, na secretaria geral do clube.

*****Já está circulando entre os associados a nova edição da Revista do Clube Curitibano. A publicação, que completa 54 anos em 2014, traz o convite para o baile de 132 anos do Curitibano. Na capa, o casal Luiz Gastão Bastos e Angela Puppi Bastos, que há 35 anos participam do Baile de Gala em comemoração ao aniversário do clube. Aliás, a festa de gala está marcada com toda pompa e requinte para o próximo sábado (dia 15 de março).

*****Dia 12 de março, às 19h, a UniBrasil realiza mais uma edição do Projeto Mulheres Paranaenses. Alusivo ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em todo o mundo no dia 8 de março, o evento visa homenagear as mulheres que, com o seu trabalho e competência, contribuem decisivamente para o desenvolvimento científico, cultural, artístico e empresarial do Estado do Paraná.

*****Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, a marca de acessórios de luxo Fabrizio Giannone está com promoção especial e imperdível nos dias 6, 7 e 8. Além de oferecer deliciosos pop cakes, nas compras acima de 500 reais em dinheiro ou débito, as clientes têm 15% de desconto. A grife está presente nos shoppings Crystal, Mueller e ParkShoppingBarigüi.

*****A grife EPK – exclusividade do Shopping Crystal em Curitiba – está com uma promoção imperdível para deixar os pequenos ainda mais fofos. Até o dia 15 de março, todas as peças da Coleção México saem por até R$49,00.

*****Para se despedir do verão, a Masotti convidou as profissionais Olga Bergamini, Danielle Bragagnolo e Karin Neitzke para assinarem as novas vitrines do showroom, no Batel. Para apresentar as ambientações que são a cara do outono, a tradicional loja de móveis gaúcha recebe convidados e clientes para um coquetel tropical que acontece na quarta-feira (12.mar), às 18h.

*****A sessão de estreia do Risorama e os espetáculos “A Importância de Ser Perfeito” e “Ricardo III - SP”, da Mostra 2014 do Festival de Curitiba, estão com os ingressos esgotados. A mostra de stand up comedy já não possui ingressos para a sessão das 20h do dia 29 de março (sábado), mas uma sessão extra na mesma noite, com início às 22h30, já foi aberta e está com ingressos à venda pelo site www.festivaldecuritiba.com.br ou nas bilheterias oficiais. Dentre os humoristas convidados para a primeira noite do Risorama estão Rafael Cortês, Marco Luque e Rafinha Bastos.

*****O público que frequenta o Cinemark, do Shopping Mueller, poderá usufruir da novidade anunciada, nesta semana, pela FENEEC (Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas): os lançamentos nos cinemas brasileiros passarão a acontecer às quintas-feiras. A nova medida será colocada em prática na semana após o Carnaval, no dia 13 de março.

*****Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, a Bodytech preparou um mimo especial para elas. Neste sábado, dia 8 de março, as clientes que forem malhar podem aproveitar para cuidar também da pele. Em parceria com a Onodera Estética, as mulheres irão ganhar uma higienização e uma hidratação de pele na academia, além de receberem um voucher para uma relaxante massagem. A ação acontece das 11h às 16h.

***39 vezes Shakespeare***

  
Crédito da foto: Divulgação.

***Primeira montagem do projeto SHAKESPEARE – Projeto 39, que se propõe a levar aos palcos, de maneira inédita no Brasil, as 39 peças de William Shakespeare ao longo de 10 anos, “Ricardo III” chega à Mostra 2014 do Festival de Curitiba depois de duas temporadas de sucesso em São Paulo. Dirigido por Marcelo Lazzaratto, o espetáculo tem nos papeis centrais a atriz Mayara Magri, como a Rainha Elizabeth, e Chico Carvalho como Ricardo III, em uma atuação destacada pela crítica e que lhe valeu a indicação ao Prêmio Shell-SP. A produção ainda conquistou o Prêmio Aplauso Brasil de melhor trilha sonora para Daniel Maia.

Com texto traduzido e adaptado exclusivamente para o espetáculo pelo dramaturgo português Jorge Louraço, “Ricardo III” preserva as características centrais da obra original em uma típica montagem de Shakespeare, principalmente naquilo que diz respeito ao personagem título. “Ricardo III é um personagem improvável, que reúne tudo que há de mal no ser humano. Por isso ele não é realista, não o encontramos em todos os lugares, mas a sua ambição de poder sim”, comenta Chico Carvalho. Centrado nas artimanhas empreendidas pelo príncipe inglês, capaz de assassinar quem fosse, inclusive sua família, para chegar ao trono, “Ricardo III” conquistou o público paulistano em uma montagem vigorosa e eletrizante segundo a crítica.

No Festival de Curitiba, a peça pode ser vista em paralelo a outra montagem de “Ricardo III”, assinada pelo diretor Sergio Módena e o ator Gustavo Gasparani, do Rio de Janeiro. SHAKESPEARE – Projeto 39 Realizado por meio de uma parceria entre a SE4 Produções, o Escritório das Artes e a Cia da Matilde, de São Paulo, o SHAKESPEARE – Projeto 39 é empreitada inédita e tem como objetivo levar aos palcos do país todas as 39 peças escritas por Shakespeare em 10 anos – incluindo 11 das quais não se tem registro de montagens no Brasil. A próxima peça do projeto é “Os Dois Cavalheiros de Verona”, com direção de Kleber Montanheiro. Ainda estão previstas outras três montagens nesta fase inicial: “Romeu e Julieta” (direção de Vladimir Capella), “As Alegres Comadres de Windsor” (direção de Cacá Rosset) e “Troilo e Créssida” (com Maria Fernanda Cândido no elenco).

SERVIÇO: RICARDO III – SP FESTIVAL DE TEATRO DE CURITIBA – MOSTRA 2014 Teatro Sesc da Esquina Dia 29 de março, às 21h; dia 30 de março, às 19h www.festivaldecuritiba.com.br

***Claudia Leitte com Beauty Color***


Crédito da foto: Divulgação.

***A cantora Claudia Leitte aproveitou o carnaval para lançar a sua nova coleção de esmaltes, batizada de Claudia Leitte Copa 2014. São quatro esmaltes nas cores da bandeira brasileira: Dekolê (verde), Claudinha Bagunceira (amarelo), Pancadão Frenético (azul) e Tarraxinha (branco). 

O diretor executivo da Bonyplus, indústria detentora da marca BEAUTYCOLOR, Fabrício Bonin, (foto) foi a Salvador acompanhar as ações de lançamento da nova coleção de Claudinha. Durante a coletiva, Claudinha disse que escolheu a BEAUTYCOLOR para produzir sua linha de esmaltes pela qualidade e secagem do produto. Os esmaltes de Claudia Leitte já representam cerca de 20% das vendas totais de esmaltes da BEAUTYCOLOR.

***HOTÉIS ATLANTICA HOMENAGEIAM AS HÓSPEDES NO DIA 8 DE MARÇO***

***As mulheres que se hospedarem em um dos três estabelecimentos da Atlantica Hotels em Curitiba no dia 8 de março serão homenageadas pelo Dia Internacional da Mulher. As hóspedes do Four Points by Sheraton Curitiba receberão em seus quartos um delicioso sashimi de frutas da estação. 

No Quality Hotel Curitiba o carinho será demonstrado através de um cupcake com recheio de doce de leite ou brigadeiro. As mais vaidosas vão adorar o mimo do Radisson Hotel Curitiba, que vai presenteá-las com uma sessão de spa clássico para as mãos e um kit de mini lixas de unha personalizadas.

***Grandes nomes da gastronomia proferem cursos no Brasil a La Carte***

***No final deste mês, o Expo Renault Barigui será palco do Brasil a La Carte, evento inspirado no empório italiano Eataly, que integra praça de alimentação e espaço de compras gourmet. O festival vai acontecer entre os dias 28 e 30 e, além de servir de vitrine para as últimas novidades da gastronomia, será uma oportunidade única para os "chefs de final de semana" aprimorarem técnicas com profissionais de renome nacional e internacional. Durante todo o evento serão oferecidos mais de 30 cursos e aulas show que abordarão desde práticas básicas na cozinha até receitas da alta gastronomia.

Os workshops serão promovidos em parceria com o Espaço Gourmet Escola de Gastronomia em dois espaços especiais, equipados com a estrutura das melhores cozinhas profissionais do país. A procura por cursos já é grande e vários estão com as vagas esgotadas. Alguns dos mais procurados são o "Festival de Risotos", que terá no comando o chef Dyogo do Prado, "Gastronomia Francesa", com o chef Ricardo Filizola, e "Brigadeiro Gourmet", com a chocolatier Polyana Rodrigues. Já o chef francês Laurent Grolleau, que fez história em restaurantes de Paris, vai ministrar uma aula show de pâtisserie. Também com experiência internacional, o chef Giuliano Hahn falará sobre carnes exóticas. Outro destaque entre os palestrantes é também expositor do evento.

O chef Fabio Mattos, especialista em gastronomia molecular, ministrará a aula "Cozinha Mexicana". Mattos é proprietário do restaurante Poco Tapas, que levará sabores inéditos ao Brasil a La Carte, como o "Tartar de Filé Mignon" e a divertida sobremesa "Bafo de Dragão". A grade de aulas está disponível no site do Brasil a La Carte: www.brasilalacarte.com.br/cursos-aulas-show/grade/. O número de vagas é limitado e as inscrições poderão ser feitas pelo mesmo endereço eletrônico, enquanto estiverem disponíveis.

SOBRE O BRASIL A LA CARTE

O Brasil a La Carte, que acontecerá entre os dias 28 e 30 de março, no Expo Renault Barigui, em Curitiba, será um festival gastronômico voltado a toda família. Entre as atrações programadas estão o 1º Concurso Brewchef, o Deck Sunset Celebration, o Deck Charutaria, Espaço Boulangerie, além da exposição de novos produtos voltados à cozinha, lançamentos de rótulos de vinhos e cervejas especiais, presença de grandes nomes da gastronomia nacional e internacional, workshops, cursos, aulas show, cafeterias, Espaço Kids e degustação de pratos de mais de 30 restaurantes, com praça de alimentação para mil pessoas sentadas. O evento conta com apoio da Citroën Boulevard, Citroën Granville, Todeschini Água Verde, Abrasel e Instituto Municipal de Turismo. Mais informações em www.brasilalacarte.com.br.

***Pela primeira vez, Espaço Versadas oferece aula-show de culinária com o humorista Miau Carraro***


***Quem já não ouviu a máxima de que a cozinha é o lugar mais divertido da casa? É nesse espaço, enquanto são preparadas receitas de dar água na boca, que acontecem as melhores conversas e a diversão começa. E para levar essa expressão ao pé da letra, o Espaço Versadas convidou o humorista Miau Carraro para ministrar uma aula de culinária. O evento acontece na próxima terça-feira, 11 de março, às 19h15. O ingrediente principal é o humor, mas Carraro, claro, vai ensinar receitas que aprendeu com a mãe - que teve um dos restaurantes mais tradicionais de Morretes - e que já ficaram famosas pelo sabor incomparável. Miau começou a cozinhar cedo, acostumado à rotina do restaurante da família. E foi na cozinha que ele também incluiu, desde sempre, as pitadas de humor. “A comida e o humor têm uma relação muito próxima. Eu sempre cozinhei contando histórias engraçadas e me divertindo com os convidados”, revela o humorista que também já foi dono de cinco bares, dois cartórios e ainda passou por inclusões na carreira política.

Há 11 anos, Miau ingressou profissionalmente no mundo do humor e desde então, já fez centenas de shows nos mais variados espaços de Curitiba. No final do ano, passado, ao participar de uma aula-show de culinária no Espaço Versadas, a performance de Miau chamou a atenção de Roberta Kronland e Luciane Ramm, proprietárias do Espaço. Foi quando surgiu o convite para a primeira aula-show de humor, ministrada por Carraro.

O menu escolhido não poderia ser outro: pratos com frutos do mar, inspirados nas receitas da família. O bolinho de camarão e o suflê de siri, por exemplo,são receitas tradicionais que ele até tentou ensinar às cozinheiras dos bares que tinha, mas sempre precisava colocar a mão na massa para preparar. Agora, ele ensina essas e outras receitas com exclusividade. O cardápio inclui também moqueca baiana e farofa de dendê. Para a sobremesa, a Versadas oferece sorvetes Gelataio e, na abertura do evento, drinks assinados pelos premiados barmen do Le Voleur de Vèlo. O investimento é de R$ 220,00, incluindo o jantar, as bebidas e uma apostila com todas as receitas ensinadas pelo humorista. Mais informações e inscrições (41) 30783312.


Alcelly Flores, jornalista e pesquisador, assina as colunas Cultura & Sociedade e Coluna Personalidades, onde traz informações sobre diversas áreas, política, moda, cultura, literatura e coluna social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário