quarta-feira, 12 de março de 2014

Coluna do dia 12/03/14

***O espetáculo "BR-Trans", na Mostra 2014 do Festival de Teatro de Curitiba***


Crédito da foto: Divulgação.

***O ator Silvero Pereira encarna diversos travestis, transformistas e mulheres transexuais no espetáculo "BR-Trans", na Mostra 2014 do Festival de Teatro de Curitiba. No palco as histórias dessas pessoas se fundem numa unidade de medo, solidão, preconceitos e morte em que não se sabe onde termina a história de uma e começa a de outra e a do próprio ator. Gisele, Bruna, Dani e outras mulheres que surgem diante do público são fruto da pesquisa, das inquietações e da parceria de Silvero Pereira, de Fortaleza, Ceará, com a diretora e atriz gaúcha Jezebel de Carli a respeito do tema. O texto surgiu de conversas com as próprias pessoas que inspiraram os personagens, em casas noturnas e em ruas de Porto Alegre. Em cena, dois músicos ajudam a alinhavar as narrativas, pontuadas por canções.

No espetáculo, que estreou em 2013 no Assentamento Utopia e Luta, em Porto Alegre, o próprio ator opera a luz para contar as histórias reais que coletou. BR-Trans foi desenvolvido através do Edital Interações Estéticas 2012 (Funarte/Minc), em residência no Somos Pontão de Cultura LGBT, de Porto Alegre, com apoio de outros profissionais de artes cênicas do Rio Grande do Sul. A pesquisa atua na perspectiva do Teatro enquanto instrumento de transformação social e da arte transformista enquanto linguagem cênica legítima.

O trabalho de Silvero Pereira pôde ser conferido recentemente no filme “Serra Pelada”, de Heitor Dhalia, em que ele atua no núcleo das Marias, homossexuais que viviam no Garimpo. O ator também faz parte do coletivo As Travestidas, um coletivo Artístico que atua em Fortaleza desde 2005 tendo como pesquisa uma investigação do universo Trans. Pereira também foi um dos idealizadores do Translendário, um calendário que causou polêmica no Ceará em 2012 ao reproduzir cenas religiosas, como a Santa Ceia, a Crucificação e a Pietá. A presença da logomarca da prefeitura de Fortaleza gerou controvérsia entre os políticos da cidade, acendendo o debate sobre o preconceito e a aceitação das mulheres transexuais e de outras questões de identidade de gênero.

Serviço: BR-TRANS FESTIVAL DE TEATRO DE CURITIBA – MOSTRA 2014 - Dias 29 de março (21h) e 30 de março (19h), no Teatro Paiol - www.festivaldecuritiba.com.br

**********EM EVIDÊNCIA**********

*****A sofisticada multimarcas Gappy Store promove em sua loja do Pátio Batel nesta quarta-feira, o lançamento de sua coleção outono 2014. O coquetel acontece das 17 às 21 horas.

*****A Galeria Portfolio realiza na noite de sexta-feira, dia 14 de março, coquetel de abertura da exposição fotográfica Serra Catarinense, por Lucas Pontes. Ela é composta de 14 imagens dos municípios de Bom Jardim da Serra, Urubici e Bom Retiro, capturadas a partir de 2011 com o objetivo de documentar uma das regiões mais belas e frias do Brasil, notórias pelos exuberantes cânions e a cultura campeira do homem serrano.

*****O ParkShoppingBarigüi preparou alguns mimos e serviços exclusivos para os convidados da segunda edição da Party at the Mall, festa que vai movimentar o mundo fashionista de Curitiba no próximo dia 20 de março. Além de atrações musicais e uma decoração especial em todo o shopping, os convidados serão recebidos com Chandon, brigadeiros gourmet, pipoca e algodão doce. Para registrar momentos especiais durante a festa será disponibilizado também cabines de fotos instantâneas para compartilhar as imagens nas redes sociais.

*****Um dos nomes mais importantes do canto lírico paranaense, a soprano Marília Vargas, une-se à alaudista Silvana Scarinci, coordenadora da pós- graduação em Música da Universidade Federal do Paraná (UFPR), para levar ao público a delicada sonoridade das canções da corte, quando os franceses estiveram no Brasil. O espetáculo musical “Soupirs mélés d'amour – Canções da Corte de Louis XIII” acontece às 20h desta sexta-feira (14), na Capela Santa Maria Espaço Cultural. A entrada é franca.

*****Pela primeira vez, o Brasil recebe os shows do premiado ator e músico Hugh Laurie, interprete do Dr House, na série de tv homônima. Acompanhado pela Copper Bottom Band, o astro britânico canta, toca piano e guitarra, comprovando porque tem recebido tantos elogios da crítica musical. Com realização da TIME FOR FUN, a turnê faz uma escala em Curitiba, no próximo dia 25 de março, em única apresentação no Teatro Positivo Grande Auditório às 21horas.

*****Nesta quinta-feira (13), às 14h10, o Cinemark, do Shopping Mueller, recepciona mamães e seus bebês para mais uma sessão do projeto CineMaterna. Será exibido o filme ‘As aventuras de Peabody & Sherman’, escolhido pelas próprias participantes por meio de uma enquete realizada no site do CineMaterna.

*****A PUCPR completa 55 anos no dia 14 de março. Para comemorar, será celebrada uma missa, às 11h, na Capela Universitária Jesus Mestre. No período da tarde, às 18h, o reitor, Waldemiro Gremski, participa de um bate-papo com os alunos e, em seguida, Tiago Iorc apresenta um pocket show. Será entre o Bloco Azul e o Bloco Amarelo do Câmpus Curitiba. Rua Imaculada Conceição, 1155, Prado Velho. O mesmo artista fará um show no dia 15 de março, sábado, às 19h30, no TUCA. Os ingressos serão distribuídos gratuitamente no balcão em frente ao Teatro (bloco azul), no período de 10 a 14 de março, das 9h às 13h e das 18h às 21h. Serão entregues dois ingressos por pessoa.

*** Glam Decor*** 


Crédito da foto: Divulgação.

***Entre os projetos que estampam a publicação Glam Decor, o novo anuário de decoração da DNP Editora, está o das arquitetas Denise e Carolina Leal Ribas, uma residência que esbanja sofisticação e personalidade, características dos projetos do escritório. O livro será lançado no próximo dia 19 de março (quarta-feira), na Artefacto, em Curitiba.

***Paranaense traz técnica exclusiva de micropigmentação ao Brasil***


Valéria Yoshino é uma das três brasileiras credenciadas a trabalhar com a técnica de micropigmentação desenvolvida pelo espanhol Mario Gisbert e a única profissional a realizar o trabalho em Curitiba



Crédito das fotos: Divulgação.

***Valorizar o que se tem de melhor é uma das premissas mais importantes para quem quer sentir-se bem com a própria aparência. Independente das tendências de moda ou padrões de beleza é essencial que cada pessoa saiba realçar os próprios traços. E esse é o principal trabalho da maringaense radicada em Curitiba Valéria Yoshino. Especialista em micropigmentação, ela é a única credenciada a trabalhar com a técnica desenvolvida pelo especialista espanhol Mário Gisbert, em Curitiba. O diferencial da técnica está na tecnologia e no resultado natural, obtido com a combinação de produtos especiais e equipamentos exclusivos. “A micropigmentação é uma especialidade estética que realça a beleza e traz equilíbrio à expressão do rosto por meio da implantação do pigmento na epiderme”, explica Valéria. Ela salienta que a técnica pode ser utilizada nas pálpebras, sobrancelhas e lábios para valorizar os traços da face com naturalidade. “É bem diferente do que as pessoas conhecem como maquiagem definitiva. É uma técnica muito mais natural e menos invasiva”, esclarece a profissional. 

Valéria ressalta que o trabalho de micropigmentação abrange desde uma consultoria anterior à aplicação da técnica até o resultado final. “O primeiro passo é a conversa com o cliente. Entender o que ele quer e fazer uma simulação para ver se o resultado é o que ele espera”, diz Valéria. Nesse primeiro contato é fundamental conhecer as expectativas do cliente e mostrar como se pode valorizar os próprios traços. Em seguida, é realizado o procedimento, que pode durar até duas horas. O resultado, revela Valéria, é uma cobertura natural que realça os traços naturais com equilíbrio e harmonia e vai clareando ao longo do tempo. Tecnologia a serviço da beleza O espanhol Mario Gisbert é fundador da Goldneye, companhia de micropigmentação que existe há vinte anos. A marca é líder de mercado no segmento e conhecida mundialmente pelo alto padrão de exigência quando o assunto é segurança, higiene e proteção. Gisbert ensina profissionais do mundo todo e seleciona criteriosamente aqueles que podem representar a sua marca. Foi em um dos cursos, ministrados na Espanha, que a paranaense Valéria foi selecionada para representar a técnica no Brasil. 

Além dela, foram selecionadas somente outras duas profissionais, de São Paulo e de Vitória (ES). Para Valéria, a seleção foi um reconhecimento da dedicação e paixão pelo trabalho. Formada em Fonoaudiologia pela Unopar, Valéria sempre se interessou pela área estética e cresceu trabalhando com a mãe, que tinha um salão de beleza. Ela começou a fazer as sobrancelhas ao perceber o quanto algumas técnicas podem modificar, embelezar e até corrigir os traços da face. Paralelo ao trabalho que desenvolvia, porém, trabalhava em clínicas e também cuidava dos negócios da família. A paixão pela estética, no entanto, falou mais alto e ela decidiu dedicar-se exclusivamente. Fez vários cursos de especialização, incluindo excelência técnica em micropigmentação pela Goldeneye The Micropigmentation Company, na Espanha, quando foi selecionada para representar a técnica no Brasil. Atualmente Valéria atende no Salão Vimax (Rua Gonçalves Dias, 532, Batel). Os preços de cada procedimento são sob consulta. 

***Trote do bem*** 


Crédito da foto: Divulgação.

Na foto: O reitor da FAE Centro Universitário, Frei Nelson José Hillesheim; a coordenadora da Pastoral Universitária da FAE, Rita de Cássia; a psicóloga da APACN, Cristiane Gazzola Zandoná.

***O reitor da FAE Centro Universitário, Frei Nelson José Hillesheim, acompanhou o encerramento do Trote Solidário da instituição, neste último sábado (8), no Teatro Bom Jesus, em Curitiba (PR). A ação solidária, que foi organizada pela Pastoral Universitária da FAE, sob a coordenação de Rita de Cássia (ao centro), beneficiou asilos em Curitiba e São José dos Pinhais, além de ajudar crianças atendidas pela APCN - Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia, representada pela psicóloga Cristiane Gazzola Zandoná.

Durante um mês, mais de 1.500 estudantes, entre calouros e veteranos, participaram de uma gincana para arrecadar as doações. Neste período, foram reunidas cerca de 7 mil fraldas geriátricas, que serão doadas para as casas de repouso Luz Divina, Lar Bom Jesus e São José. Os alunos também arrecadaram mais de 500 unidades de leites especiais de alto custo para a APCN.

***FROM SÃO PAULO***

Miguel Falabella, Marisa Orth, Marcelo Picchi,Alessandra Verney, Ubiracy Paraná do Brasil, Magno Bandarz em...



Crédito da foto: Divulgação.

***O que o mordomo viu é uma farsa escrita em 1967 pelo inglês Joe Orton, considerado o melhor texto concebido no período mais amadurecido do autor. Orton, que foi assassinado, se fixou como um ícone dos anos 60. O espetáculo, que estreou no Queen´s Theatre em Londres em 1969 e desde então tem sido sucesso absoluto, chega finalmente ao Brasil e promete divertir a plateia, falando de temas atuais como sexualidade, poder, mentiras, traições e corrupção. A história gira em torno do psiquiatra Dr. Arnaldo (Miguel Falabella) e sua atraente secretaria, Denise Barcca (Alessandra Verney). 

O espetáculo começa com a secretária sendo examinada pelo doutor, durante uma entrevista de emprego. Como parte da entrevista ele a convence a se despir. A situação vai se tornando mais intensa, à medida que a entrevista avança, até a entrada em cena da Sra. Mirta (Marisa Orth), esposa de Dr. Arnaldo. Neste momento ele tenta encobrir o que se passava e, sem tempo para pensar, esconde a secretária Denise atrás de uma cortina. A partir daí se desenrola um grande jogo de erros, pois sua esposa também está escondendo algo: a promessa do cargo de secretário a Nico (Magno Bandarz), por quem está sendo chantageada. Aos poucos vão aparecendo outros personagens, enriquecendo ainda mais a trama. Como se não bastasse a trapalhada instaurada, a clínica de Dr. Arnaldo passa por uma inspeção do governo liderado por Dr. Ranço (Marcello Picchi), revelando então o caos na clínica. Situação essa que além de atrair o detetive da policia (Ubiracy Paraná do Brasil) para uma investigação, também será usada pelo Dr. Ranço ara desenvolver um novo livro. 

O espetáculo de Joe aborda com muito humor, as atitudes sociais em relação à sexualidade, como homens e mulheres se sentem e se comunicam, sobre seu desejo pelo poder e como lidam com esse poder. E tem todos os ingredientes de uma brincadeira muito agradável: manias dos personagens, enredos tortuosos, confusão de identidades, portas batendo, roupas que desaparecem, e, acima de tudo, a sagacidade subversiva de Orton, que foi considerado um dos dramaturgos mais criativos do século 20. Com versão brasileira e direção de Miguel Falabella, um dos grandes nomes do teatro nacional, o espetáculo garante ao público uma dose extra de humor. 

Serviço: O QUE O MORDOMO VIU. Teatro Procópio Ferreira (671 lugares) Rua Augusta, 2.823 - Cerqueira César Informações: 3083-4475. Reservas e grupos: (11) 3064-7500 Vendas: www.ingressorapido.com.br e tel.: 4003-1212. Sexta às 21h30 | Sábado às 19h e 21h30 | Domingo às 19h Ingressos: Sexta: R$ 130 (premium) | R$ 110,00 (setor I) | R$ 50 (setor II) Sábado e Domingo: R$ 150 (premium) | R$ 130 (setor I) | R$ 50 (setor II) Estreia dia 21 de março - Temporada: até 27 de julho. 


Alcelly Flores, jornalista e pesquisador, assina as colunas Cultura & Sociedade e Coluna Personalidades, onde traz informações sobre diversas áreas, política, moda, cultura, literatura e coluna social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário