sábado, 23 de setembro de 2017

Coluna do dia 23/09/17

***Luiz Gonzaga é homenageado em nova temporada da Orquestra de Câmara de Blumenau***


Crédito das fotos: Divulgação.

***A Orquestra da Câmara de Blumenau inicia no dia 23 de outubro, a turnê O Som do Brasil que homenageará, em uma das etapas, um ícone da música brasileira: Luiz Gonzaga. Serão cinco apresentações em Santa Catarina, nas cidades de Joinville, Blumenau, Jaraguá do Sul, Brusque e Itajaí, e uma, no Paraná – em Curitiba. Os concertos terão entrada franca e os ingressos deverão ser retirados nas bilheterias do local por ordem de chegada, uma hora antes do espetáculo.

A turnê é realizada pelo Ministério da Cultura com o patrocínio das empresas Banco Bradesco e Cia. Hering. A primeira etapa terá como solista o acordeonista Renato Borghetti, com apresentações nos dias 23 de outubro, em Joinville, 24, em Blumenau, 31 de outubro, em Jaraguá do Sul, e 1º de novembro, em Curitiba. Na segunda etapa, o solista convidado é Felipe Coelho, com concertos nos dias 16 e 22 de novembro, em Brusque e Itajaí, respectivamente. A temporada contará com arranjos originais do maestro Daniel Bortolosy e do violonista Daniel Sá.


Segundo o diretor artístico do espetáculo, o músico italiano Daniele Girardello, o objetivo da nova temporada é valorizar a música e os solistas brasileiros. “O Brasil é conhecido mundialmente pela diversidade de culturas e a turnê contemplará a música e os ritmos nacionais com solistas consagrados, como o Renato Borghetti, e novos talentos como o Felipe Coelho”, anuncia. A homenagem a Luiz Gonzaga será durante a primeira fase. “Compositor e músico virtuoso e versátil, Gonzaga soube representar o seu povo e cantou o nordeste como ninguém havia feito”, destaca Daniele Girardello.

“Com Renato Borghetti e os arranjos inéditos, elaborados por Daniel Bortolosy e Daniel Sá, a apresentação pretende fundir a música instrumental erudita à folclórica regional do norte ao sul do país”, ressalta. No repertório apresentado por Renato Borghetti estarão clássicos como Xote das Meninas, de Luiz Gonzaga e Zé Dantas, e Asa Branca, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, e também Fronteira, de Renato Borghetti e Daniel Sá, e Milonga para Missões, de Gilberto Monteiro.

Encontros - Borghetti gravou com Gonzaga na década de 1980, para um álbum do artista nordestino. “Foi muito tranquilo gravar com ele, já que ambos tocamos gaita, eu com a gaita-ponto e ele com a pianada. A gaita é tocada em todas as regiões do Brasil e, por isso, a escolha por homenagear Luiz Gonzaga faz esse elo naturalmente”, considera Borghetti. Há mais de 20 anos, Renato Borghetti faz concertos com a Orquestra da Câmara de Blumenau. “É muito prazeroso reunir os amigos.

O encontro é muito bonito e isso se reflete no palco. Na hora de tocar, a música sai com facilidade”, afirma. A segunda etapa será marcada por uma estreia: será a primeira vez que o compositor e violonista catarinense Felipe Coelho toca em uma turnê da Orquestra da Câmara de Blumenau. Destaque da nova geração da música instrumental brasileira, Coelho atua com orquestras nacionais e internacionais e já se apresentou em Chicago, Nova Iorque (EUA), Shanghai (China) e Buenos Aires (Argentina).

“O Brasil tem uma pluralidade musical notável e cada região tem uma voz. Há abertura para fusões e vejo assim o meu lugar, com a possibilidade de representar o momento presente e oferecer composições pelo violão de sete cordas, um instrumento que desenvolveu uma identidade própria no país”, comenta Felipe Coelho. O repertório da etapa com o violonista terá cinco músicas autorais, como Choro Fantasiado e Antigos Caminhos, e obras da música erudita de Johann Sebastian Bach, Béla Bartók e Carlos Gomes.

Serviço: Primeira etapa da turnê: clássicos de Luiz Gonzaga e músicas do repertório do Renato Borghetti Apresentações Renato Borghetti: Santa Catarina: 23 de outubro (segunda-feira), 20h - Joinville - Sociedade Harmonia Lyra Endereço: Rua XV de Novembro, 485 – Centro 24 de outubro (terça-feira), 20h – Blumenau – Teatro Carlos Gomes Endereço: Rua XV de Novembro, 1.181 - Centro 31 de outubro (terça-feira), 20h – Jaraguá do Sul – Teatro da Scar Endereço: Rua Jorge Czerniewicz, 160 - Czerniewicz. 

Curitiba: 1º de novembro (quarta-feira), 20h – Curitiba – Canal da Música Endereço: Rua Júlio Perneta, 695 - Mercês Segunda etapa da turnê: músicas autorais de Felipe Coelho e obras da música erudita de Johann Sebastian Bach, Béla Bartók e Carlos Gomes. Apresentações Felipe Coelho: Santa Catarina 16 de novembro (quinta-feira), 20h – Brusque – Teatro do CESCB Endereço: Rua Pedro Werner, 180 - Centro 22 de novembro (quarta-feira), 20h – Itajaí – Teatro Municipal Endereço: Rua Gregório Chaves, 110 – Fazenda.

Sobre Daniele Girardello (diretor artístico) - Natural da região do Veneto, na Itália, Daniele Girardello iniciou seus estudos aos oito anos de idade. Formou-se no curso de Violino do Conservatório “G. Frescobaldi” de Ferrara. Desenvolveu uma intensa atividade musical com diversas orquestras italianas, entre elas, Orchestra Città di Ferrara, Orchestra Sinfônica di Sanremo e Orchestra Sinfonica Haydn de Bolzano.

Com a renomada “Orchestra da Camera di Venezia - L’Offerta Musicale”, participou de festivais e realizou turnês por toda a Europa, e também em diversos países da Ásia, África e América. Lecionou no conservatório Girolamo Frescobaldi (Ferrara/Italia) e ocupou a cadeira de professor de violino na escola Media Statale (Comacchio/Italia). Radicado no Brasil desde 2002, tornou-se referência no ensino do violino e atualmente é spalla e diretor artístico da Orquestra de Câmara de Blumenau.

Sobre Daniel Bortolosy (regente) - Um dos mais promissores e atuantes regentes de sua geração, Daniel Bortolosy já trabalhou com diversos grupos sinfônicos brasileiros, além de orquestras na Argentina, Portugal, Itália, Bulgária, Cazaquistão, Inglaterra, República Tcheca, Romênia, Ucrânia e Rússia. Mestre em Artes pela Universidade de São Paulo (USP), esteve à frente da Belgrade Philharmonic Orchestra, em Belgrado, Sérvia, onde executou, pela primeira vez no país, as Bachianas n. 2 e n. 4 de Heitor Villa-Lobos. 

Foi o primeiro maestro latino-americano a dirigir a Royal Oman Symphony Orchestra, no Sultanato de Omã, incluindo apresentações particulares para o ex-primeiro ministro britânico Tony Blair. É fundador e diretor artístico do “New Orleans Festival Brasileiro!”, dos Estados Unidos e, recentemente, foi jurado do concurso “Shabyt”, em Astana, Cazaquistão.

Sobre Renato Borghetti - Com 32 gravações lançadas, Renato Borghetti é um dos símbolos da música do seu Estado. O último álbum lançado foi o Gaita na Fábrica, em 2016. Expandiu as fronteiras da música gaúcha e do instrumento gaita-ponto para todos os continentes, sem perder a originalidade e identidade da música de sua terra. Pela sua natural experiência em outros estilos, que conheceu em suas diversas viagens pelo Brasil e pelo mundo, Borghetti pôde agregar riqueza cultural e influenciar seu trabalho com qualidade. Desenvolve o projeto Fábrica de Gaiteiros, no sul do Brasil, pelo qual fabricam 100% dos instrumentos e oferece aulas gratuitas para crianças de 7 a 15 anos, como forma de transformação cultural.

Sobre Felipe Coelho - O compositor e violonista catarinense Felipe Coelho é destaque da nova geração da música instrumental Brasileira. Agraciado pelo aclamado Premio Funarte de Música Popular 2010, entre outros, Felipe Coelho vem ganhando crescente reconhecimento. Bacharel e Mestre em Jazz premiado com bolsas de estudo nos Estados Unidos, atua constantemente com orquestras nacionais e internacionais e já se apresentou em Chicago, Nova Iorque, Shanghai (China) e Buenos Aires. Com cinco discos autorais que demonstram vasta amplitude de linguagens transitando pelo erudito, choro, jazz moderno e o flamenco, o artista é representado internacionalmente pelo selo Hot Club Records.

Sobre a Orquestra de Câmara de Blumenau - Surgiu em 1981 com o propósito de tornar a cidade um importante centro de música erudita. Sob a liderança do maestro Norton Morozowicz, realizou diversas turnês pelo Brasil e pelo exterior como na Sala “Smetana” em Praga e o “Mozarteum” de Salzburg entre outros. Atualmente, com o maestro Daniel Bortolosy e a direção artística do violinista italiano Daniele Girardello se apresentam pelo país com projetos diversificados.

A Orquestra gravou mais de catorze discos e um DVD com intento de valorizar os compositores brasileiros e também obras de clássicos universais. Entre tantos solistas convidados, podem-se citar alguns como: Antônio Meneses, Artur Moreira Lima, Curt Schroeter, Nelson Freire, Jean Pierre Rampal, Oscar dos Reis, Álvaro Siviero, Luis Henrique Beduschi, Michael Debost, Rita Costanzi, João Carlos Martins, Domenico Nordio, Renato Borghetti e Yamandu Costa. Facebook: www.facebook.com/orquestradecamaradeblumenau.

***Caixa Cultural e a Viagem no Tempo de Rudá – Um Sonho Real***


Crédito das fotos: Guilherme Maia.

***A Caixa Cultural Curitiba apresenta, de 29 de setembro a 1 de outubro, Rudá – um Sonho Real, espetáculo dirigido pelo experiente artista circense Gustavo Lobo. A narrativa é conduzida por seis personagens que, através de números acrobáticos e belas imagens, contam a riqueza de suas memórias e o quanto era divertido brincar na rua até o anoitecer, sem pressa, sem compromisso.

O espetáculo Rudá – Um Sonho Real traz brincadeiras de rua como o pião, a pipa, o esconde-esconde, o pega-pega, a amarelinha, entre outros jogos que desenham o espetáculo, unindo uma cena à outra. A ideia é resgatar lembranças, motivando o público a refletir sobre as diferenças entre as brincadeiras antigas que tomavam conta das ruas, e as virtuais, tão comuns hoje em dia, fazendo um contraste entre as gerações.


Com trilha original que transporta o público a um ambiente lúdico e divertido, combinada à alta performance artística, o espectador tem a sensação de viajar no tempo relembrando e revivendo suas brincadeiras de infância. Rudá passou por 18 cidades brasileiras e fez mais de 120 apresentações.

O diretor - O primeiro espetáculo circense dirigido por Gustavo Lobo une a dramaticidade do teatro com a sutileza da acrobacia aérea; a suavidade da dança a um intenso trabalho atlético e corporal. Todos esses ingredientes resultam da experiência de 10 anos de trabalho de Gustavo Lobo com companhias internacionais como o Cirque Du Soleil, Cirque Eloize e Teatro Sunil, entre outras.

A Companhia Rudá foi a concretização do sonho de Lobo. Ele passou boa parte da infância pulando de um telhado a outro na cidade de Santos, até entrar para a equipe brasileira de ginástica olímpica e, assim, representar o país nas Olimpíadas de Moscou.

Lá foi descoberto e levado para o Cirque du Soleil, onde participou do processo de criação do espetáculo “Corteo”, o primeiro a misturar o teatro com as acrobacias. Cinco anos mais tarde, foi convidado por Daniele Finzi Pasca, diretor do espetáculo canadense, a participar de uma nova criação, o “Nebbia”, dessa vez de sua companhia suíça, o Teatro Sunil, em coprodução com o Cirque Eloize, do Canadá.

Depois de dois anos e meio viajando pelo mundo com o espetáculo, Gustavo Lobo voltou para o Soleil, onde ficou por mais três anos no espetáculo La Nouba, de direção de Franco Dragone. Depois disso, Gustavo resolveu colocar em prática o grande sonho de montar a sua própria companhia, trazendo para o Brasil todo o estudo e aprendizado ao longo desses 10 anos.

Serviço Circo: Rudá – Um Sonho Real Local: Caixa Cultural Curitiba, Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR) Data: 29 de setembro a 1 de outubro de 2017 (sexta a domingo) Horário: sexta e sábado, às 20h; domingo, às 19h. Ingressos: vendas a partir de 23 de setembro (sábado). R$ 10 e R$ 5 (meia – conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito Caixa). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura. Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 16h às 19h). Classificação etária: Livre para todos os públicos. Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes).

***Final de semana com música para todas as idades na Praça da Espanha e na Rock & Ribs***


Crédito da foto 01: Cintya Hein / Foto 02: Divulgação.

***Neste final de semana (23 e 24) a Praça da Espanha será um dos palcos do Playing for Change Day – em mais de 30 países, artistas cantam pela transformação da realidade de crianças carentes de todo o mundo. O lugar perfeito para você assistir ao show é o deck da Rock & Ribs! A steakhouse mais rock’n roll de Curitiba estará de portas abertas para receber o público durante o festival, que vai das 13h às 21h. Para ter energia para o festival, a pedida é participar do Almoço em Família na Rock & Ribs.

A sugestão é o carro chefe da casa – deliciosas costelinhas suínas, preparadas no melhor estilo american barbecue. É a oportunidade perfeita para apreciar também a porção de minipastéis de costelinha de entrada, indicado no Prêmio Bom Gourmet, da Gazeta do Povo! Sobremesas, drinks e chopps gelados também harmonizam com o festival.


No sábado, a casa oferece programação especial para a família e as crianças: We Love Rock & Dance, do Grupo Backstage, com a princesa mais amada dos contos de fada invadindo a Rock & Ribs, e pré-lançamento do livro ABC Dance: Aprendendo a Dançar Brincando. Criado por Petra Schuster e Camila de Faria, o livro é um mini manual para pequenas bailarinas, apresentando a dança para as crianças.

Com linguagem simples e divertida e muita interatividade, as crianças aprender a dançar brincando! O livro também conta com um CD, com músicas de passos de dança para canções infantis. No embalo da Playing for Change, no domingo a Rock & Ribs tem música até às 23h! A banda Check up toca os clássicos do rock na casa. É a oportunidade de cantar junto com amigos as músicas que sabemos de cor.

Serviço: Rock & Ribs Steakhouse Rua Fernando Simas, 71, Batel – Curitiba Telefone: (41) 3044-7003. Site: http://www.rockeribs.com.br - https://www.facebook.com/RockeRibsCuritiba.

***Últimos dias para aproveitar o Burger do Dia do Mustang Sally***


Crédito da foto: Divulgação.

***Se tudo o que é bom dura pouco, o momento é de aproveitar! A promoção Burger do Dia do Mustang Sally encerra ao fim de setembro. Quem ainda não provou ou quer aproveitar mais vezes esta promoção exclusiva, tem até o próximo dia 28 para saborear os hambúrgueres da casa tex-mex mais tradicional de Curitiba com preço único de R$ 24,90.

Os descontos acontecem de segunda a quinta-feira, cada dia com uma opção de hambúrguer selecionado, todos acompanhados de batatas fritas. Na segunda-feira é dia do carro-chefe da casa, o Jack Daniel’s Burger, preparado com whisky, queijo prato cebola caramelizada e maionese especial da casa.

Na terça, o escolhido é o Buddy’s Favorite, hambúrguer de short ribs coberto com uma camada deliciosa de cheddar, cebola caramelizada e maionese especial Mustang Sally. Quarta-feira é dia de unir os sabores do México e dos Estados Unidos e saborear o Tex-Mex Burger, com hambúrguer de short ribs, bacon, alface, molho barbecue e onion rings.

E na quinta-feira, temos o clássico Mustang Sally, hambúrguer de short ribs, queijo prato, alface, tomate e maionese especial Mustang Sally. Vale lembrar que todos os hambúrgueres podem ser substituídos pela opção veggie.Não perca as novidades que o Mustang Sally está preparando! Fique de olho nas redes sociais da casa e saiba tudo que vem por aí em primeira mão.

Serviço: Burger do Dia Mustang Sally Mustang Sally Batel Horário funcionamento: diariamente, a partir das 18h Endereço: Rua Cel. Dulcídio, 517 (esq. com D. Pedro II) – Batel Mais informações: (41) 3018-8118. 

Mustang Sally Mueller - Horário funcionamento: diariamente, das 11h30 às 22h Endereço: Shopping Mueller Praça de alimentação (Piso G1) Avenida Cândido de Abreu, 127 - Centro Cívico Mais informações: (41) 3077-3772. 

Mustang Sally Palladium - Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 11h30 às 23h; aos domingos, das 11h30 às 22h Endereço: Shopping Palladium Boulevard de restaurantes (Piso L3) Avenida Presidente Kennedy, 4121 – Portão Mais informações: (41) 3212-3772. 

Mustang Sally Plaza Sul - Horário de funcionamento: diariamente das 11h30 às 23h Endereço: Praça Leonor Kauappa, 100, Piso 2, Saúde, São Paulo (SP) Mais informações: (11) 5077-6736 - https://www.facebook.com/mustangsallybar.

***Festa das Dádivas da Natureza***

***A Seicho-no-ie Regional Paraná - Curitiba promove no dia 24 de setembro, das 9h às 16h, a Festa das Dádivas da Natureza com várias atividades. Haverá caminhada de vivência com a natureza, às 10h e às 11h, com saída da Avenida Erasto Gaertner, 1.833, rumo ao parque Bacacheri.

Durante todo o dia, ainda ocorrerão oficina de origami, costura “invisível”, artesanato, exposição de arte, bazar de roupas, barraquinhas de comida e suco (entre elas, comida japonesa), comercialização de produtos orgânicos, palestra sobre culinária vegetariana, apresentação de tambores japoneses (taikô), coral e peças de teatro, entre outras atividades culturais e de lazer. A participação é gratuita. Mais informações pelo telefone (41) 3356-1414.

***My Comfort inaugura no Pátio Batel***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Reconhecida por seus artigos que unem conforto e inovação, a marca My Comfort chega ao Pátio Batel. A sétima loja da rede está localizada no piso L2 do shopping e reúne variado mix de calçados, bolsas e acessórios para diferentes ocasiões do dia e da noite, seja para curtir férias, uma festa, fazer uma aventura ou um momento de lazer.


As coleções possuem inspirações internacionais e nacionais, mas sempre pensadas na mulher brasileira. Como está à frente das tendências, a marca adere ao conceito fast fashion, apresentando toda semana novas opções para as clientes.

Na primavera-verão 2018 da My Comfort, a força das pérolas e a beleza das pedrarias dão a tônica à sofisticada concepção de sandálias, mules, flats, plataformas, anabelas, oxfords, saltos finos e saltos bloco. Perfeitos para quem quer estar bonita e confortável para encarar uma rotina agitada ou uma ocasião especial.

Sobre a My Comfort - A marca faz parte de um grupo curitibano que atua há mais de 20 anos no segmento calçadista. Com uma gestão que passa de geração a geração, comandando toda a equipe com a mesma garra e entusiasmo dos primeiros dias.

Essência, confiabilidade e transparência são princípios básicos do grupo. Dedicada à mulher contemporânea, a My Comfort tem unidades em Curitiba na Rua XV de Novembro e nos shoppings Curitiba, Mueller, Palladium e ParkShoppingBarigüi. Está presente também em São José dos Pinhais, no Shopping São José.

Serviço: My Comfort - www.mycomfort.com.br Unidade Pátio Batel Pátio Batel – Av. do Batel, 1868 – piso L2 – Batel Tel: (41) 3015-0299.

***Construtora A.Yoshii no Cabral e Batel***


Crédito da foto: Cesar Brustolin/SMCS.

***Consolidando sua atuação na capital paranaense, a A.Yoshii Engenharia lançará em breve dois novos empreendimentos em locais privilegiados de Curitiba: no Batel (na Praça da Espanha) e no Cabral (na Avenida Anita Garibaldi). Os dois locais já estão identificados com a marca da empresa e receberão torres com projetos de alto padrão, principal característica A.Yoshii.

Os apartamentos decorados dos dois primeiros lançamentos - Maison Heritage Ecoville e Maison Legend Ecoville - podem ser visitados no show room da construtora, na Rua Bispo Dom José, no coração do Batel.

***Terceira edição do Prêmio Arte Paraná é dedicada à cultura popular***

***A Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) publicou nesta sexta-feira (22/09) o Edital 005/2017 do Prêmio Arte Paraná – Terceira Edição, voltado para a cultura tradicional e popular. Com um investimento de R$ 390 mil.

O concurso irá selecionar e premiar projetos de Fandango, Folias, Congada e Hip Hop para circulação no Estado. Serão aproximadamente 26 apresentações em municípios com mais de 50 mil habitantes. “Nossas expressões culturais tradicionais e populares são riquíssimas, mas ainda poucos conhecem, até mesmo pela dificuldade de acesso a essas manifestações. Este edital dedicado à cultura popular é justamente para atender esta demanda. Os paranaenses de diferentes regiões do Estado terão a oportunidade de apreciar e conhecer o fandango, as folias, a congada e o hip hop produzidos no Paraná”, comentou o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani.

O Prêmio Arte Paraná – Terceira Edição atende às metas 11 e 12 do Plano Estadual de Cultura do Paraná (PEC-PR), que correspondem, respectivamente, a: “Apoiar e incentivar as manifestações da diversidade cultural, ampliando a oferta de programas que promovam e protejam as culturas populares e de povos tradicionais, em todos os municípios do Paraná” e “Estimular e fomentar a preservação, a conservação, a restauração, a pesquisa e a difusão do patrimônio cultural (material e imaterial) em todos os municípios do Paraná”. As apresentações desta edição estão previstas para o período de 20 a 30 de novembro de 2017, todas com entrada gratuita.

Quem pode participar - Podem participar pessoas jurídicas de direito privado que tenham como atividade principal, em seu estatuto ou contrato social, ações artísticas e culturais, domiciliadas ou estabelecidas no Paraná. Cada proponente poderá inscrever apenas um projeto.

Seleção e premiação - Serão selecionados e premiados até oito projetos, sendo dois de Fandango, dois de Folias, dois de Congada e dois de Hip Hop. Cada projeto selecionado deverá realizar de duas a cinco apresentações em diferentes macrorregiões do Paraná, sempre em municípios com mais de 50 mil habitantes. As cidades que receberão as apresentações devem ser diferentes da cidade do proponente.

Serviço: Inscrições abertas para o Prêmio Arte Paraná – Terceira Edição De 22 de setembro a 6 de novembro de 2017 Edital: www.cultura.pr.gov.br - Informações: Coordenação de Ação Cultural pelo telefone (41) 3321-4859 ou pelo e-mail cac@seec.pr.gov.br.

***Catuaí Palladium conquista Ouro em Prêmio Abrasce 2017***

***Maior centro de compras e lazer de Foz do Iguaçu, o Shopping Catuaí Palladium recebeu Ouro no Prêmio Abrasce 2017, promovido pela Associação Brasileira de Shopping Centers, no dia 13 de setembro. Concorrendo com shoppings de todo o Brasil, o Catuaí Palladium foi considerado o melhor novo empreendimento do setor inaugurado em 2016 no país.

O shopping é resultado da união de dois grandes grupos paranaenses, o Tacla Shopping e o Catuaí, e apresentou o case “Forte Concorrente – Grande Parceiro”. Ambos planejaram investir na cidade em 2013. Com alto potencial de desenvolvimento, favorecido pela vocação turística, pela forte agricultura e pelo grande número de habitantes que vivem na região da fronteira, Foz do Iguaçu atraiu os olhares dos empreendedores.

Os grupos apresentaram seus projetos e estratégias ao Conselho do Varejo, na Associação Comercial de São Paulo. Os membros do conselho sugeriram a fusão dos dois empreendimentos e esse fator colaborou para a definição da parceria que resultou na inauguração do Shopping Catuaí Palladium. Esta unificação se tornou um case inédito no setor. Pela primeira vez, dois empreendimentos de dois grandes grupos em fase de pré-execução se uniram para entregar um empreendimento mais forte.

Apenas um shopping seguiu adiante, mas com a força de planejamento e do comercial de dois grupos distintos, que atuavam em regiões diferentes do estado. “Sabíamos que a concorrência que mais de um novo shopping na região não geraria bons resultados para os dois e seria predatório para todo o varejo local”, destacou o diretor do Grupo Tacla, Aníbal Tacla. De acordo com os empreendedores, a escolha de Foz do Iguaçu foi fundamentada por estudos de mercado que apontaram o potencial econômico da região e a oportunidade de atender aos países vizinhos, Paraguai e Argentina.

“As pesquisas também apontaram que a população desejava um empreendimento mais moderno e arrojado. E foi dessa forma que trabalhamos no Catuaí Palladium, um shopping que oferece conforto, as melhores opções de compras, entretenimento e gastronomia”, revelou Tacla. Com investimento de aproximadamente R$ 350 milhões, o Shopping Catuaí Palladium é o quinto maior shopping do estado e considerado um dos mais modernos do Paraná. A arquitetura é dedicada ao conforto dos seus frequentadores e à total funcionalidade para os lojistas.

O projeto arquitetônico e de iluminação é inovador no conceito de sustentabilidade, valorizando a iluminação natural do ambiente e a diversidade de atrações para que seja sempre um prazer passar mais tempo no shopping. Trata-se também do primeiro shopping do Brasil a implantar o sistema de cancelas da Ski Data, importadas da Áustria, para o estacionamento de 1.620 vagas, com posições especiais para ônibus e vans de turismo. O estacionamento é de fácil circulação, bem sinalizado, com amplos corredores e também o primeiro em um shopping no Brasil com vagas mais seguras para cadeirante e idoso, com acesso exclusivo ao mall.

Sobre o Tacla Shopping - Com mais de 70 anos de mercado, o Grupo Tacla Shopping tem, 10 empreendimentos. Destes, 5 estão em operação – Palladium Curitiba, Palladium Ponta Grossa, Itajaí Shopping, Catuaí Palladium Foz do Iguaçu, Shopping Cidade de Sorocaba e Shopping Total Curitiba. Há um lançamento com inauguração prevista para 2017: Porto Belo Outlet Premium, no litoral de Santa Catarina, baseado nos conceitos americano e europeu de comprar. Os próximos lançamentos serão o Umuarama Palladium e o Jockey Plaza Shopping Center, que estão em construção e, em Campo Largo, o City Center Outlet, um novo modelo de empreendimento que reunirá os conceitos de Outlet e Shopping Center. Mais informações no site http://www.taclashopping.com.br.

Sobre o Grupo Catuaí - O Grupo Catuaí atua no segmento de shopping centers desde 1990. Alguns dos principais shoppings da região sul do país estão no portfólio da empresa, que é especializada em todo desenvolvimento do projeto, além da construção e gestão dos shoppings. Todos os empreendimentos têm como características comuns a responsabilidade social e a preservação ambiental. Em alguns de seus ativos, o Grupo tem sociedade com empresas também especializadas em shopping centers, como a BRMalls Participações e a Tacla Shopping. Fazem parte do grupo: Catuaí Shopping Center Londrina, Londrina Norte Shopping, Catuaí Shopping Maringá, Catuaí Shopping Cascavel e Shopping Catuaí Palladium Foz do Iguaçu. Mais informações http://www.catuai.com.br.

***Advogado paranaense lança livro sobre serviços de saúde nos Municípios em congresso brasileiro no Espírito Santo***


Crédito da foto: Patrícia Klemtz.

***O jurista paranaense Fernando Mânica lança a edição comercial de seu novo livro “Prestação de Serviços de Assistência à Saúde pelos Municípios” pela Editora Forum, durante o V Congresso Brasileiro Médico e Jurídico, que será realizado de 27 a 29 de setembro, no Centro de Convenções de Vitória, no Espírito Santo, onde dará palestra a mais de mil congressistas sobre os limites e as possibilidades de parcerias público-privadas no setor de saúde.

O livro tem 178 páginas e prefácio assinado pelo desembargador federal João Pedro Gebran Neto, e traz um panorama da realidade vivenciada pelos municípios no desafio de atender as demandas sociais por serviços de saúde. O lançamento será no dia 27, às 21 horas, no Centro de Convenções de Vitória.

Com foco na realidade e sem se perder no academicismo excessivo, o autor explica no livro a teoria constitucional sobre o tema, detalhando questões relativas à judicialização da saúde, às dificuldades de financiamento, aos modelos de gestão da saúde pública e ao rol de atribuições municipais.

O leitor encontrará também no livro todas as alternativas previstas no ordenamento jurídico-pátrio acompanhadas de sugestões, críticas, procedimentos e cuidados a serem tomados pelos gestores públicos e procuradores jurídicos para a tomada de decisões acerca do modelo de gestão adequado à concretização do direito fundamental à saúde.

Fernando Mânica é também consultor, procurador do Estado do Paraná, doutor em Direito do Estado pela USP e coordenador de Pós-Graduação em Direito Administrativo na Universidade Positivo, em Curitiba. Ele é ainda autor de diversos livros e artigos nas áreas de Direito Administrativo, Direito Regulatório, Direito do Terceiro Setor e Direito da Saúde.

Serviço: Lançamento do livro “Prestação de Serviços de Assistência à Saúde pelos Municípios” Data: 27 de setembro, às 21 horas Local: Centro de Convenções de Vitória, na Rua Constante Sodré, 157, Santa Lúcia, Vitória (ES).

***Móveis criados por alunos do Colégio Sesi são atração durante Congresso Moveleiro***

***Uma das atrações da 8.ª edição do Congresso Moveleiro, que será realizado em Curitiba, nos dias 21 e 22 de setembro, é a Oficina Entre Pregos e Cavacos. Desenvolvida desde 2013 entre alunos das unidades do Colégio Sesi de todo o Paraná, é uma oficina moveleira, que esse ano tem como tema a Longevidade.

Os alunos que participam da oficina elaboram o conceito de projetos de móveis em canvas (ferramenta de modelagem de projetos) e croquis, sendo posteriormente selecionados por uma comissão julgadora, os que apresentam fatores de inovação e de usabilidade. No congresso, os dez finalistas da oficina de 2017, que ganharam a elaboração técnica de engenharia de projeto por meio do software SolidWork, serão exibidos virtualmente na Estação Sesi Senai, no formato de vídeo-pitch.

Os visitantes do evento poderão votar no projeto que mais gostarem. O voto será pela simulação de uma negociação por meio da moeda ficcional denominada “cavaco”. O projeto que conquistar mais cavacos será o vencedor do concurso previsto pela oficina. A votação é um diferencial deste ano. Baseada na indústria 4.0, será feita via aplicativo do próprio congresso para smartphones. Ao utilizar um QR Code, o visitante poderá dar o seu voto para um dos projetos finalistas.

Para o coordenador técnico do evento, Nilson Violato, o uso do aplicativo para celulares garante maior interação entre o público que visita o evento e as equipes participantes da oficina. “A ideia é que os visitantes opinem, comentem, deem o feedback e o voto para o melhor protótipo. Isso aproxima os alunos de uma relação de mercado, em que o consumidor opina sobre o que gostou e o que ele mudaria no produto”, explica. Entre os projetos finalistas, duas equipes são da unidade Sesi Bandeirantes, duas de Cascavel, além dos colégios de Arapongas, Assaí, Guarapuava, Umuarama, Toledo e Rolândia.

Serviço: 8. Congresso Moveleiro/Projetos Finalistas da Oficina Entre Pregos e Cavacos Data: 21 e 22 de setembro - Horário: das 8h às 19h25 Local: Centro de Convenções Horácio Coimbra - Campus da Indústria Sistema FIEP - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - Curitiba - PR Inscrições: http://congressomoveleiro.org.br/participe.

Sobre o sistema FIEP - O Sistema Fiep é composto pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto EuvaldoLodi (IEL). As instituições trabalham integradas em prol do desenvolvimento industrial. Com linhas de atuação complementares, realizam a interlocução com instâncias do poder público, estimulam o fomento de negócios nacionais e internacionais.

A competitividade, a inovação, a tecnologia e a adoção de práticas sustentáveis, e oferecem serviços voltados à segurança e saúde dos trabalhadores, à educação básica de crianças, jovens e adultos, à formação e aperfeiçoamento profissional, à formação de nível superior, além de capacitação executiva. As Faculdades da Indústria têm se firmado como organização que contribui para o desenvolvimento das indústrias e o desenvolvimento da sociedade.

***MIS-PR promove oficina de fotografia com celular***

***Na próxima quinta-feira, dia 27 de setembro, o Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) promove a “Oficina de fotografia com celular”. A atividade será das 19h às 22h e é destinada a maiores de 16 anos. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail aamispr@gmail.com e o custo é de R$ 30.

O curso, com a mediação da fotógrafa Paty Zupo, ensinará configurações básicas e técnicas de fotografia, composição, enquadramento e utilização de redes sociais. É necessário que o aluno leve um smartphone ou tablet para poder participar dos exercícios. Paty Zupo - Formou-se em fotografia pela Escola Portfólio (2011), Cleveland Height Arts Gallery (2009) e Great Oaks (2008). É especializada em produção de imagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Atualmente dá aulas de fotografia para crianças e adolescentes em Curitiba.

Serviço: Oficina de fotografia com celular com Paty Zupo Dia 27 de setembro de 2017, das 19h às 22h Valor: R$ 30 | Vagas limitadas Inscrições e informações: aamispr@gmail.com. Museu da Imagem e do Som do Paraná Rua Barão do Rio Branco, 395. Curitiba-PR 41 3232-9113 | www.mis.pr.gov.br.

***Quase três décadas de investimento privado em conservação***


Crédito da foto: Gisele Koprowski.

Na foto: Da esquerda para direita: Artur Grynbaum, presidente do Grupo Boticário; Malu Nunes, diretora executiva da Fundação Grupo Boticário; e Miguel Krigsner, presidente do Conselho Curador da Fundação.

***Neste dia 21 de setembro, a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza completou 27 anos de história. A instituição nasceu por inspiração do fundador de O Boticário, Miguel Krigsner, como uma das primeiras organizações ligadas à iniciativa privada voltadas à conservação da natureza no Brasil. Hoje, a Fundação é a principal expressão da política de investimento social privado do Grupo Boticário.

A atuação da Fundação Grupo Boticário inclui proteção de áreas naturais, apoio a projetos e disseminação de conhecimento. Desde a sua criação, a instituição apoiou 1.528 iniciativas de mais de 500 instituições brasileiras. Além disso, a Fundação também mantém duas reservas naturais, a Reserva Natural Salto Morato, na Mata Atlântica; e a Reserva Natural Serra do Tombador, no Cerrado - que completa, neste ano, 10 anos de sua criação.

Como trabalhar em defesa do patrimônio natural brasileiro é um grande desafio, a Fundação estabelece parcerias para que mais instituições e pessoas – dos setores público e privado e da sociedade civil – contribuam nessa causa. São exemplos a iniciativa pioneira de pagamento por serviços ambientais em regiões de manancial, o Oásis; e o Araucária+, que promove a valorização da Floresta com Araucária; além de ações e exposições que a organização realiza, com o objetivo de engajar as pessoas para a conservação da natureza.

“Sempre há o que aprender, por isso a trajetória da Fundação Grupo Boticário passa a ser cada vez mais de troca. Firmamos parcerias para ampliar nossos projetos e construir iniciativas que façam a maior diferença possível nos índices de proteção das áreas naturais brasileiras. Isso porque são essas áreas que prestam os serviços ambientais essenciais à sobrevivência humana e à manutenção das atividades produtivas – como disponibilidade de água, fertilidade do solo para produção de alimentos e controle de erosão – e também contribuem para mitigar os efeitos das mudanças climáticas”, comemora Malu Nunes, a primeira estagiária e atual diretora executiva da Fundação Grupo Boticário.

Sobre a Fundação Grupo Boticário - A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é promover e realizar ações de conservação da natureza. Criada em 1990 por iniciativa do fundador de O Boticário, Miguel Krigsner, a atuação da Fundação Grupo Boticário é nacional e suas ações incluem proteção de áreas naturais, apoio a projetos de outras instituições e disseminação de conhecimento. Desde a sua criação, a Fundação Grupo Boticário já apoiou 1.510 projetos de 496 instituições em todo o Brasil.

A instituição mantém duas reservas naturais, a Reserva Natural Salto Morato, na Mata Atlântica; e a Reserva Natural Serra do Tombador, no Cerrado, os dois biomas mais ameaçados do país. Outra iniciativa é um projeto pioneiro de pagamento por serviços ambientais em regiões de manancial, o Oásis. Na internet: www.fundacaogrupoboticario.org.br e www.facebook.com/fundacaogrupoboticario.

***Garden HamBargueria lança coquetel caribenho***


Crédito da foto: Divulgação.

***O Garden HamBargueira, badalado jardim do Largo da Ordem, amplia a sua carta de bebidas e apresenta o Pinã Caribenha, um drinque refrescante perfeito para o fim de tarde curitibano ao ar livre. A nova bebida, criada especialmente para a chegada da primavera, leva em seu preparo água de coco, pedaços de abacaxi e o sabor tropical de Rum Malibu.

A receita leva assinatura do bartender Hallac Silva e estará disponível na carta de coquetéis a partir de hoje. Inspirada no clássico caribenho, o drinque (R$ 17,90) é uma sugestão para curtir o entardecer nos dias que ganham temperaturas mais quentes. “A bebida hidrata para estação mais ensolarada combinada com o encontro de amigos no amplo jardim do Garden”, explica Mustafa Hamdar, um dos sócios do local, junto com o irmão Rhaman Hamdar.

Inaugurado há pouco mais de um ano, o Garden combina hamburgueria com bar. Seu cardápio reúne diversos sanduíches com receitas autorais, petiscos para dividir com amigos e chopps gelados. Já os drinques estão sob o comando de Hallac Silva, que já foi bartender do +55, Forneria Copacabana e Bobardí.

Serviço: Garden Hambargueria Avenida Jaime Reis, 22 – São Francisco Aberto de terça a sexta-feira, a partir das 17h; aos sábados, a partir das 12h e nos domingos, a partir das 10h Contato e reservas: (41) 3121-2730 - Mais informações: https://www.facebook.com/gardencwb.

***Especialista explica as alergias da primavera***

***A primavera é conhecida como a estação em que o clima fica seco e as flores desabrocham. Com isso aumentam os casos de doenças como asma, rinite alérgica e conjuntivite alérgica.

Isso acontece porque, neste período, há um acúmulo de poluentes no ar, já que os gases tóxicos não conseguem se dispersar na atmosfera, além da intensificação da presença de polens, um forte desencadeador de alergias. A alergista Tsukiyo Kamoi, médica cooperada da Unimed Curitiba, descreve que o pólen é uma pequena substância que algumas árvores, gramíneas e flores dispersam pelo ar. 

As pessoas geneticamente predispostas que absorvem o pólen pelas vias respiratórias identificam esta substância como um agente invasor, causando a alergia. E, de acordo com a médica, as reações podem incluir: tosse seca constante, que pode causar falta de ar; garganta seca; ardor e lacrimejamento dos olhos; espirros frequentes; coceira no nariz e congestão nasal. “E os sintomas, em alguns casos, podem permanecer durante toda a estação polínica”, avisa a especialista.

Para o diagnóstico da alergia ao pólen, o diretor médico da Unimed Laboratório, Mauro Scharf, recomenda um exame de sangue para avaliar a quantidade de IgE específica, além de testes feitos diretamente na pele. “Mas a orientação do exame ideal deve ser prescrita por seu médico”, orienta. Tsukiyo lembra que algumas medidas podem diminuir o contato com o pólen, diminuindo os riscos da alergia.

Algumas delas são: Não deixar as janelas abertas para evitar a entrada dos polens. Vale ressaltar que os polens se dispersam principalmente no início da manhã, no final da tarde e quando há vento ·Minimizar o contato dos olhos com o pólen por meio do uso de óculos de sol ·Evitar frequentar locais, principalmente jardins, quando houver muito vento. Não secar a roupa ao ar livre, assim como deixar os casacos na entrada de casa.

Sobre a Unimed Laboratório - A Unimed Laboratório é uma rede laboratorial, com unidades de coleta distribuídas nos principais pontos de Curitiba e Região. Uma estrutura completa para cuidar da saúde e do bem-estar com a qualidade de serviços e de atendimento Unimed. A megaunidade da Unimed Laboratório (Av. Iguaçu, 1815, Água Verde) proporciona a visualização do local no qual as análises são realizadas, ambiente próprio para crianças, equipamento especial para encontrar veias difíceis na coleta de sangue, pesquisa de qualidade on-line e café especial para o desjejum. Mais informações no site www.unimedlab.com.br.

***Programação semanal do MON traz oficinas do “Artista do acervo”***


Crédito da foto: Carlos Renato Fernandes.

***O Museu Oscar Niemeyer (MON) convida o público a participar da programação semanal realizada sempre aos domingos e quartas-feiras. Nesta semana, dias 24 e 27 de setembro, haverá oficinas desenvolvidas por artistas do programa “Artista do Acervo” e aplicadas pela equipe do Educativo do MON, os artistas não estarão presentes.

Domingo - Domingo, 24/09, é o último dia da “Primavera dos Museus” e o público poderá participar de duas oficinas: “Instantâneo: da imagem digital ao autorretrato”, elaborada em 2016 pelo artista Cleverson Oliveira, das 11h às 14h; e “Construindo livres livremente”, realiza por Guita Soifer em 2013, das 14h às 17h. Além disso, haverá visita mediada pela exposição “Museu em Construção”, às 15h.

Quarta - Na quarta-feira, 27/09, dia de entrada gratuita no MON, acontece a oficina “O meu desenho” desenvolvida pelo artista Mário Rubinski, das 11h às 17h. Neste mesmo dia, acontece visita mediada pela mostra de algumas obras de Rubinski, no subsolo, ao lado do Espaço Niemeyer e Pátio das Esculturas. A entrada ao MON custa R$ 16 e R$ 8 (meia-entrada). Maiores de 60 e menores de 12 anos têm entrada franca. Nas quartas a entrada é sempre gratuita. A retirada de ingressos no museu pode ser feita até as 17h30, na bilheteria.

Artista do Acervo - O projeto “Artista do Acervo” tem como objetivo escolher um artista que tenha obras no acervo do museu para realizar oficinas abertas ao público. O museu produz uma entrevista exclusiva com o artista que fica em exibição no miniauditório e, além disso, algumas obras ficam em exposição na sala de oficinas. O encontro acontece sempre aos primeiros domingos do mês durante dois meses consecutivos. Mario Rubinski ministra as oficinas de setembro e outubro.

Primavera dos Museus - A Primavera dos Museus é uma temporada cultural promovida anualmente pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) na chegada da estação homônima. Neste período, o instituto convida os museus brasileiros a desenvolver uma programação especial. O objetivo da ação é valorizar os espaços culturais, intensificar sua relação com a sociedade e aumentar o público visitante.

Serviço: Domingo no Museu Oscar Niemeyer 24 de setembro de 2017 R$ 16 e R$ 8 (meia-entrada) Maiores de 60 e menores de 12 anos têm entrada gratuita Venda de ingressos: até as 17h30 - Permanência no museu: até as 18h. Quarta gratuita no Museu Oscar Niemeyer 27 de setembro de 2017 - Entrada franca das 10h às 18h Entrega de ingressos até 17h30. Programação: Domingo, 24 de setembro Oficina "Instantâneo: da imagem digital ao autorretrato", com a equipe do Educativo Técnica: fotografia, projeção de imagem e desenho Horário: 11h às 14h Local: Sala de Oficina – subsolo.

Oficina "Construindo livros livremente", com a equipe do Educativo Técnica: assemblagem - Horário: 14h às 17h Local: Sala de Oficina – subsolo. Mediação com a equipe do Educativo Exposição: “Museu em construção” - Horário: 15h Local: segundo andar da torre do Olho. Quarta-feira, 27 de setembro Oficina "O meu desenho", com a equipe do Educativo Técnica: desenho - Horário: 11h às 17h Local: Sala de Oficina – subsolo. Mediação com a equipe do Educativo Exposição: Artista do acervo de Setembro/17: Mario Rubinski Horário: 15 h Local: Sala de Oficina – subsolo. Museu Oscar Niemeyer Rua Marechal Hermes, 999 Visitação: Terça a domingo, das 10h às 18h Tel: (41) 3350-4400 - www.museuoscarniemeyer.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário