quinta-feira, 20 de julho de 2017

Coluna do dia 20/07/17

***Museu Paranaense abre exposição sobre Ney Braga***


Crédito da foto: Divulgação.

***No dia 25 de julho, próxima terça-feira, o Museu Paranaense abre a mostra “Ney Braga: 100 anos na história do Paraná”, às 17h. A exposição permanece até o dia 5 de novembro de 2017. A entrada é gratuita.

A mostra é composta por fotografias, textos e objetos que contemplam a carreira política de Ney Braga, militar de formação, que teve início em 1952 como chefe de polícia, a convite do então governador Bento Munhoz da Rocha Netto; e que termina em 2000, como presidente do Conselho de Administração da Copel.

Nos quase 50 anos de vida pública, Ney Braga ocupou diversos cargos, entre eles como prefeito de Curitiba, de 1954 a 1958, cuja gestão foi premiada com “Os dez municípios brasileiros de maior progresso”, entregue pelas mãos do presidente Juscelino Kubitschek.

Também foi deputado federal, duas vezes governador do Estado do Paraná, ministro de Estado da Agricultura e da Educação e Cultura, senador, diretor-geral da Itaipu Binacional e, por último, presidente do Conselho de Administração da Copel, até 2000, ano em que faleceu devido a um câncer ósseo.

Serviço: Abertura da exposição “Ney Braga: 100 anos na história do Paraná” Dia 25 de julho de 2017 às 17h Período expositivo: até 5 de novembro de 2017 Horário de visitação: terça a sexta-feira das 9h às 18h. Sábado, domingo e feriado das 10h às 16h - Entrada gratuita. Museu paranaense Rua Kellers, 289, São Francisco. Curitiba-PR Terça a sexta-feira, das 9h às 18h Sábado, domingo e feriado das 10h às 16h Tel: (41) 3304-3300 | www.museuparanaense.pr.gov.br.

***Benjamin Existe faz homenagem ao folk americano em show solo na Caixa Cultural Curitiba***


Crédito da foto: Paloma Bertissoli e Dennis Siqueira.

***A Caixa Cultural Curitiba apresenta, dia 25 de julho, como atração da série Solo Música, show de folk do artista Benjamin Existe. O artista interpreta alguns dos principais compositores dos Estados Unidos: Woody Guthrie, Pete Seeger, Bob Dylan, Paul Simon, J.C.Frank, Tim Buckley e Tom Petty.

O compositor baiano, que compõe em inglês, também mostrará suas músicas próprias. “Produzir um recital de folk no Solo Música era desejo antigo e Benjamin Existe traz em seu trabalho toda a tradição do gênero”, diz o produtor Alvaro Collaço, curador da série. “Fatos como Dylan ter sido anunciado vencedor do Nobel de Literatura e Ed Sheeran ter confirmado o show em Curitiba revelam que o folk está vivo, que consegue traduzir os tempos atuais e que não é apenas um bom retrato sonoro dos anos 1950 e 1960”, explica Collaço.

O folk chegou a ser entre os anos 1940 e início dos anos 1960 um gênero presente nas paradas de sucesso em todo o mundo e tinha como instrumento principal o violão. Somente nos anos 2000, o gênero renasceu nas paradas, com artistas de forte presença de mercado. Neste ressurgimento, o Brasil tem dado sua contribuição com artistas como Benjamin Existe.

Por que Existe - Benjamin Existe é o nome artístico do cantor, compositor, multi-instrumentista e produtor musical Diego Oliveira, baiano de Vitória da Conquista. O projeto “Benjamin” levou o músico a compor letras em inglês e apostar na internet como meio de veiculação de seu trabalho, com o lançamento do EP “Live from a dead home - A four tape session”, em 2012.

A adoção do nome artístico foi feita diante de pedidos de pessoas que queriam seguir seu trabalho online e muitas vezes não conseguiam encontrar buscando apenas Benjamin. Foi assim que ele passou a ser Benjamin Existe. O músico já acompanhou Pepeu Gomes em shows em Salvador, trabalhou com Wander Lee e produziu o disco “Nosso tempo” de Jânio Arapiranga, que teve participações de Elomar e Paulinho Pedra Azul.

Lançou o CD autoral “Last” em 2014 e assinou contrato com a Folk Music Brazil. Participou de projetos como o festival “Acústico Folk Music Brasil”, em São Paulo, e do programa Estúdio Show Livre, da TV Cultura. A música “All we need is time” foi incluída na trilha do filme “O vendedor de sonhos”, de Jayme Monjardim. O músico tem previsto o lançamento do seu segundo CD, intitulado “Debrief”, em 2017.

Serviço: Série Solo Música – Benjamin Existe Local: Caixa Cultural Curitiba, Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR) Data: 25 de julho de 2017 (terça-feira) - Horário: 20h. Ingressos: vendas a partir de 22 de julho (sábado). R$ 20 e R$ 10 (meia – conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito Caixa). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura. Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 16h às 19h). Classificação etária: não recomendado para menores de 10 anos. Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes).

***Palestra aborda mudanças no mercado editorial***


Crédito da foto: Divulgação.

***A Casa Educação realiza hoje (dia 20), às 19h30, a palestra “O mercado editorial mudou. E você?”. A conferência será ministrada pelo publisher da Faro Editorial, Pedro Almeida, e acontece na Livrarias Curitiba do Shopping Palladium [av. Pres. Kennedy, 4121, Portão, Curitiba-PR, tel: (41) 3330-6749 com entrada franca.

No encontro, Pedro falará sobre as maiores mudanças que aconteceram nos últimos anos no mercado editorial e como isso afeta os profissionais que trabalham dentro da cadeia do livro. O editor defende que autores, editores, livreiros, profissionais de diversas áreas precisam se adaptar a esse novo momento. O bate-papo terá a participação do público que poderá tirar dúvidas sobre carreira, tanto para os que querem ingressar nessa área, como os que já estão, mas querem se atualizar.

Ao mesmo tempo serão repassadas informações sobre o MBA Book Publishing que acontecerá pela primeira vez em Curitiba, em setembro. No local serão sorteadas duas bolsas de estudos EAD e um voucher com 50% de desconto para o MBA presencial.

***Tributação nas escolas é tema de palestra em Curitiba***


Crédito da foto: Juliano Marques/ Editora Positivo.

***Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), o faturamento das escolas está comprometido, em média, com aproximadamente 26,32% em tributos. Mas, de acordo com o coordenador e professor de programas de MBA da Universidade Positivo nas áreas Tributária, Contabilidade e Controladoria, Marco Aurélio Pitta, o impacto tributário acaba sendo ainda maior, considerando todos os custos e gastos de uma instituição de ensino.

Nesta sexta-feira, 21, Pitta ministra a palestra "Formação de preços e custos nas escolas", que faz parte do evento itinerante “Um Dia Positivo!”, promovido pela Editora Positivo. Cerca de 800 participantes são esperados em Curitiba, entre gestores escolares e docentes de escolas conveniadas ao Sistema Positivo de Ensino, com o objetivo de discutir os novos caminhos da educação.

Serviço: Um Dia Positivo! Data: 21/07, das 8h30 às 18h Local: Gestores: Hotel Pestana – Comendador Araújo, 499, centro, Curitiba/PR Docentes: Universidade Positivo – Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, Curitiba/PR.

Sobre o palestrante - Marco Aurélio Pitta atua há mais de 15 anos nas áreas de Controladoria, Finanças Corporativas, Contabilidade, Custos e Planejamento Tributário em empresas de grande porte. Graduado em Ciências Contábeis com especialização em Controladoria pela UEL (Universidade Estadual de Londrina), MBA em Gestão Empresarial pela UNIFIL (Centro Universitário Filadélfia) e MBA Tributário pela Febracorp Live University, em São Paulo. É professor em cursos de graduação e pós-graduação em Londrina e Curitiba há mais de 10 anos e coordenador os Cursos de MBA em Contabilidade, Controladoria e Tributos na Universidade Positivo (UP).

Sobre o Sistema Positivo de Ensino - É o maior e mais tradicional sistema voltado ao ensino particular no Brasil. Com um projeto sempre atual e inovador, ele oferece às escolas particulares diversos recursos que abrangem alunos, professores, gestores e também a família do aluno com conteúdo diferenciado. Para os estudantes, são ofertadas atividades integradas entre o livro didático e plataformas educacionais que o auxiliam na aprendizagem.

Os professores recebem propostas de trabalho pedagógico focadas em diversas disciplinas, enquanto os gestores recebem recursos de apoio para a administração escolar, incluindo cursos e ferramentas que abordam temas voltados às áreas de pedagogia, marketing, finanças e questões jurídicas. A família participa do processo de aprendizagem do aluno recebendo conteúdo específico, que contempla revistas e webconferências voltados à educação.

Sobre a Editora Positivo - Fundada há 37 anos, a Editora Positivo tem a missão de construir um mundo melhor por meio da educação. Tendo as boas práticas de ensino como seu DNA, a Editora especializou-se ao longo dos anos e tornou-se referência no segmento educacional, desenvolvendo livros didáticos, literatura infantil e juvenil, sistemas de ensino e dicionários. A Editora Positivo está presente em milhares de escolas públicas e particulares com os seus sistemas de ensino.

Amplamente recomendados pela área pedagógica e reconhecidos pelos seus resultados, os sistemas foram criados de modo a atender a realidade de cada unidade escolar. Para a rede pública a editora disponibiliza o Sistema de Ensino Aprende Brasil. Já as escolas particulares contam com o Sistema Positivo de Ensino. Cerca de 2 milhões de alunos utilizam os sistemas de ensino da Editora Positivo, em escolas públicas e particulares, no Brasil e no Japão.

***Camerata viaja para apresentações em festivais***


Crédito da foto: Cido Marques.

***O coro e a orquestra da Camerata Antiqua de Curitiba viajam nesta semana para participações nos Festivais de Inverno de Antonina e de Campos do Jordão. O Coro da Camerata se apresenta na quarta-feira (19), às 20h, na histórica Igreja São Benedito, em Antonina, dentro da programação do 27º Festival de Inverno da UFPR. A Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba faz duas apresentações, na quinta e sexta-feira (20 e 21), na capital paulista e na cidade de Campos do Jordão, a convite do festival, um dos mais tradicionais eventos musicais do país.

Em Antonina, o Coro da Camerata estará sob a regência da maestrina e diretora musical Mara Campos. No programa estão obras de compositores de diversos períodos e estilos, como Tom Jobim, João Bosco, Osvaldo Lacerda, Mozart Camargo Guarnieri, entre outros. “O que predomina no programa é a temática sacra e espiritualizada. Apesar das obras serem variadas, elas têm um fio condutor.

A sonoridade varia entre composições singelas e delicadas e também muito aprimoradas, e outras com uma expressão mais forte e expansiva”, comenta a regente. A entrada é gratuita. Turnê paulista – Com regência do maestro Luís Otávio Santos, a Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba se apresenta na quinta-feira (20), na conceituada Sala São Paulo, um dos mais importantes espaços de concerto do país.

Na sexta-feira (21), a orquestra estará em Campos do Jordão para um concerto na Igreja Santa Terezinha. No programa estão obras que demonstram o virtuosismo e a excelência do grupo, e resgatam compositores barrocos pouco conhecidos, como Georg Muffat, Francesco Geminiani e Jean-Marie Leclair. “A música barroca tem duas estéticas predominantes, a italiana e a francesa.

Para esse programa, foram definidos os compositores base de cada universo”, explica Luís Otávio. “São compositores pouco conhecidos, mas que ajudaram a fundamentar e a criar a linguagem do barroco. Escolhemos um repertório para mostrar bem o universo eloquente e bastante amplo, com todas as invenções que foram a marca desse período”, reforça o regente. Divulgação – O violinista e coordenador da Orquestra de Câmara, Francisco Freitas Jr. avalia que a turnê se insere numa fase áurea da Camerata.

“Essas viagens contribuem para fortalecer a nossa identidade e divulgar nosso trabalho”, avalia Freitas. O desafio e a responsabilidade de tocar em outros espaços e cidades foram destacados por Janete Andrade, coordenadora erudita do Instituto Curitiba de Arte e Cultura. “Esses convites mostram o reconhecimento artístico do grupo. Tocar em um festival como o de Campos do Jordão e na Sala São Paulo, que é a meca da música erudita no país, tem um grande peso”, frisa Janete.

Serviço: Festival de Inverno da UFPR em Antonina Coro da Camerata Antiqua de Curitiba Regência: Mara Campos - Dia 19 de julho, às 20h Local: Igreja São Benedito (entrada franca) – Antonina (PR). Festival de Inverno de Campos do Jordão Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba Regência: Luís Otávio Santos Dia 20 de julho, às 20h30 Local: Sala São Paulo – Centro Cultural Júlio Prestes (ingressos a R$ 25) – São Paulo (SP). Dia 21 de julho, às 17h30 Local: Igreja Santa Terezinha (entrada franca) – Campos do Jordão (SP).

***Condor patrocina Festival de Dança de Joinville e monta “Palco Aberto” para apresentações aos clientes***

***Além de ser um dos patrocinadores do tradicional Festival de Dança de Joinville 2017, o Condor Super Center será um dos locais que vai receber um “Palco Aberto”. A Galeria das Flores, anexa ao Hiper Condor Joinville foi escolhida para ser um dos 6 lugares a receber essas apresentações do Festival de Dança de Joinville, que são gratuitas e abertas ao público, e vão acontecer entre os dias 20 a 28 de julho, sempre às 16h e 19h. Outra novidade deste ano é a parceria entre o Hiper Condor e a Rádio Atlântida, na qual serão realizadas diversas ações promocionais, como o sorteio de brindes e ingressos para o Festival. Estas ações acontecem no QG da rádio, localizado no Shopping Mueller de Joinville.

 O Festival de Dança de Joinville, considerado o maior festival de dança do mundo, segundo o Guinness Book, realiza sua 35ª edição de 18 a 29 de julho, reunindo mais de 7,8 mil participantes e público espectador superior a 230 mil pessoas. São 240 horas de espetáculos, sendo 200 gratuitas, em sete gêneros de dança. Este ano, o Festival reúne grupos e escolas de dança de 17 estados, do Distrito Federal e bailarinos da Argentina e Paraguai. Ao todo, serão apresentadas 1.327 coreografias. Para o presidente do Condor, Pedro Joanir Zonta, patrocinar este evento é o mesmo que patrocinar a cultura da cidade.

“Este projeto conseguiu chegar em sua 35ª edição crescendo a cada ano e se tornou referência mundial, contribuindo para a projeção da cidade de Joinville como uma das cidades da dança. Por isso, patrocinar este evento é um grande privilégio, além de que, como seremos um dos Palcos Abertos do Festival, os nossos clientes vão poder assistir a apresentações gratuitas e de qualidade”, afirma. Mais informações e programação completa do evento no site: http://www.festivaldedanca.com.br/site.

***5ª Região Militar abre processo seletivo para profissionais de saúde***

***O Comando da 5ª Região Militar (5ª RM), que abrange as áreas do Paraná e Santa Catarina, abriu processo seletivo visando candidatos voluntários, nas áreas de Medicina, Farmácia, Odontologia e Veterinária que serão incorporados para servirem como Oficiais nas Forças Armadas: Exército Brasileiro, Marinha do Brasil e Força Aérea. As inscrições podem ser realizadas até às 12h do dia 31 de julho, em 12 locais discriminados no aviso de seleção.

A inspeção e entrevista inicial, de caráter obrigatório e presencial, serão realizadas nos mesmos locais em Ponta Grossa, Cascavel, Maringá, Londrina e Curitiba (PR), Criciúma, Tubarão, Florianópolis, Lages, Blumenau, Itajaí e Joinville (SC). As inscrições são gratuitas e o objetivo é incorporar profissionais de saúde que irão atuar nos dois estados da região Sul, em Hospitais e Organizações Militares.

Outras informações no site www.5rm.eb.mil.br na aba Serviço Militar – Aviso de Seleção nº 001 – SSMR/5, pelo endereço eletrônico ssmr5@5rm.eb.mil.br ou pelos telefones (41) 3316-4800 ramal 4122. Junte-se a nós. Venha ser Oficial da área de saúde no Exército Brasileiro! Uma instituição que conta com a confiança da maioria esmagadora da sociedade. Saiba mais em: http://www.5rm.eb.mil.br/servico-militar/5-rm/escalao-de-pessoal/servico-militar/avisos-mfdv.

***Unimed Laboratório lança Laudo Evolutivo***


Crédito da foto: Divulgação.

***A Unimed Laboratório está lançando o Laudo Evolutivo, uma nova ferramenta para que médicos acompanhem os exames de seus pacientes. O laudo evolutivo proporciona uma visão global, em ordem cronológica do perfil clínico do paciente. “É possível verificar a adesão ao tratamento por parte do paciente, a progressão da patologia e a resposta ao tratamento.

A ferramenta torna o acompanhamento e análise dos resultados muito mais prática e garantida”, ressalta Mauro Scharf Pinto, diretor médico da Unimed Laboratório. O laudo evolutivo da Unimed Laboratório oferece a evolução histórica dos resultados dos exames de seus pacientes.

“O paciente terá acesso ao laudo evolutivo na retirada do resultado, por meio do nosso site ou em uma de nossas unidades. Nele serão demonstrados, além do resultado atual, mais os últimos cinco resultados referentes ao exame solicitado”, explica Scharf. Para o acompanhamento do médico, a Unimed Laboratório conta com uma área no site dedicada exclusivamente aos profissionais. Para ter acesso, é necessário fazer um cadastro no endereço www.unimedlab.com.br/cadastro-resultados-medicos.

Os exames com laudo evolutivo disponíveis são: Glicemia em jejum, Hemoglobina Glicada (HbA1c), Uréia, Creatinina, Transaminase Glutâmica Oxalacética (TGO/AST), Transaminase Glutâmica Pirúvica (TGP/ALT), Gama Glutamil Transferase (Gama GT), Fosfatase Alcalina, Bilirrubinas - Total e Frações, Colesterol Total, Colesterol HDL, Triglicerídeos, Colesterol LDL, Perfil Lipídico, Tempo de Protrombina (RNI), Hemograma (Eritrócitos, Hemoglobina, Hematócrito, Leucócitos e Plaquetas), 25 - Hidroxi Vitamina D, IGFBP3.

Proteína Ligadora IGF-1 Tipo 3, IGF1- Somatomedina C, Hormônio Tireoestimulante Ultra Sensível (TSH), Tiroxina Livre (T4 Livre), Tetraiodotironina (T4), Antígeno Prostático Específico Total (PSA), Velocidade de hemossedimentação (VHS) e PCR ultrassensível (Sódio, Potássio, Cálcio e Fósforo). Para os médicos que desejarem mais informações ou que queiram sugerir outros exames para ter o laudo evolutivo, basta entrar em contato a Assessoria Médica da Unimed Laboratório pelo telefone (41 3021 5253), pelo email medico@unimedlab.com.br ou WhatsApp: (41) 99665-0767.

Serviço: Unimed Laboratório | Megaunidade Avenida Iguaçu, 1815, Água Verde, Curitiba/PR Telefone: (41) 3021.5252 - http://www.unimedlab.com.br.

Sobre a Unimed Laboratório - A Unimed Laboratório é uma rede laboratorial, com unidades de coleta distribuídas nos principais pontos de Curitiba e Região. Uma estrutura completa para cuidar da saúde e do bem-estar com a qualidade de serviços e de atendimento Unimed.

A megaunidade da Unimed Laboratório (Av. Iguaçu, 1815, Água Verde) proporciona a visualização do local no qual as análises são realizadas, ambiente próprio para crianças, equipamento especial para encontrar veias difíceis na coleta de sangue, pesquisa de qualidade on-line e café especial para o desjejum.

***Livro infantil resgata a alegria das colônias de férias***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Crianças brincando ao ar livre, contações de histórias, música ao som do violão e muitas travessuras. Esses são os elementos principais do novo livro infantil da escritora e poeta Alexandra Vieira de Almeida, com ilustrações da artista plástica Giselle Vieira. A obra “Xandrinha em: a fogueira de constelações" será lançada gratuitamente pelo site da personagem (http://xandrinhaeseusamigos.com.br/) e promete resgatar as tradicionais atividades das colônias de férias.

Segundo a autora, o título do livro é uma metáfora do que acontece nesses locais ao ar livre, onde todos podem admirar o céu estrelado. “Num mundo onde se ‘respira’ os computadores e os jogos eletrônicos, achei importante destacar a verdadeira beleza que se encontra na natureza, como, por exemplo, as estrelas e as árvores”.

A história começa com a personagem principal, Xandrinha, ansiosa para terminar a aula para poder ir viajar para a colônia de férias. Lá, ela conhece dois novos amigos, os irmãos gêmeos Dudu, que gosta de tocar violão, e Duda, que ama dançar. Na colônia também estará Beto, que aprontará todas. 

Nesta colônia, à noitinha, Xandrinha cria um novo jogo em que todos vão ter que dizer o que mais gostam de fazer. Então, ela proclama o poema "Sol e lua". “A menina quer mostrar também seu dom que é a poesia, trocando figurinhas com os novos amigos e recitando suas poesias para eles”. O poema ‘Sol e Lua’ escrevi durante minha infância. Dessa forma aproveito para dar vida e realidade dentro da ficção. Outra poesia que está nesse livro como sendo de autoria da personagem é o ‘Circo da alegria’. Assim, misturo o inventivo, quando a Xandrinha cita o poema enquanto o Dudu toca o violão, com o real, o meu trabalho como poeta desde pequena - ressalta.

Incentivo para as crianças - Além de fornecer aos jovens leitores a aprendizagem por meio do lúdico e da imaginação, a escritora Alexandra destaca que suas obras também têm como objetivo resgatar as coisas boas da infância, como a pureza das brincadeiras saudáveis. “As crianças precisam viver mais o ‘mundo real’ e ficar menos prostradas diante da tv ou de computadores”. Para isso, os pais precisam ajudar os filhos a desenvolver melhor a criatividade. E isso só acontece por meio da leitura, conclui.

***Palestra gratuita em Curitiba sobre oportunidades em leilões judiciais***


Crédito da foto: Divulgação.

***Em leilões judiciais, compradores arrematam desde imóveis, terrenos e veículos por milhares ou milhões de reais até eletrônicos, perfumes, bebidas e joias por valores menos expressivos. Mas para aproveitar as melhores oportunidades é necessário atenção e algum conhecimento sobre o assunto. Helcio Kronberg, um dos leiloeiros do Paraná mais nomeados pelos juízes, faz palestra gratuita sobre o tema no dia 1.º de agosto, a convite do escritório Hasson & Advogados.

Com o tema “Conheça os riscos e oportunidades na aquisição de bens em leilões judiciais”, a palestra é direcionada para aqueles que não conhecem a modalidade e têm interesse em adquirir imóveis, veículos ou outros bens em um pregão. As inscrições devem ser feitas pelos e-mails adriana@hassonadvogados.com.br ou lilian@hassonadvogados.com.br, além do telefone (41) 3029-2490.

Serviço: “Conheça os Riscos e Oportunidades na Aquisição de Bens em Leilões Judiciais” Palestrante: Helcio Kronberg, leiloeiro público oficial Data: 1.º de agosto - Horário: 19h Local: Hasson & Advogados | Rua Brigadeiro Franco, 1700 | Centro Informações no telefone: (41) 3029-2490 Custo: a palestra é gratuita.

Sobre Helcio Kronberg – Leiloeiro público oficial pela Junta Comercial do Estado do Paraná e leiloeiro rural pela Federação de Agricultura e Pecuária do Paraná desde 2000. Possui ampla experiência em leilões extrajudiciais e judiciais. Mestre, especialista e bacharel em Direito e Administração, com formação também em Economia e Ciências Contábeis, tem cinco livros publicados e atua na docência. Para mais informações basta acessar: www.kronberg.com.br.

***Nova Comissão do Profice toma posse***


Crédito da foto: Divulgação.

***O secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, empossou hoje (18/07) os membros da nova Comissão do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (CPROFICE). A cerimônia aconteceu na sede da SEEC e contou com a presença dos 13 membros e mais os suplentes da Comissão. A composição foi publicada no Diário Oficial do Estado Nº 9983 do dia 11 de julho e está disponível no site www.cultura.pr.gov.br.

Entre as funções da comissão estão a de elaborar os editais do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE), aprovar os projetos selecionados pelas comissões técnicas, indicar os membros para compor as comissões técnicas e homologar o resultado final dos editais.

Composição da CProfice - Os membros titulares e respectivos suplentes pertencentes à comunidade artístico-cultural do Paraná foram escolhidos por meio de votação. Participaram da escolha duas entidades culturais que haviam feito prévia inscrição. A eleição foi realizada no Auditório Brasílio Itiberê, anexo à Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), no dia 1º de julho. Foram eleitos como membros titulares: Jeferson Ayetta de Miranda (Audiovisual), Thatianne Andréa da Silva (Artes Visuais). Bruna Machado Ferreira (Audiovisual) foi eleito como suplente.

Os 10 membros e suplentes indicados pelo secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, são: Maria Aparecida de Lima Gonçalves (Artes visuais), Ronald Yves Simon (Suplente); Priscila Pacheco dos Santos (Audiovisual) Carlos Alberto Cavalheiro (Suplente); José Tadeu Basso (Circo), Mayara Bonde (Suplente); Ailton da Silva Galvão (Dança), Áldice Lopes da Silva (Suplente); Regina Elena Saboia Iorio (Literatura, Livro e Leitura), Daniel Marcondes (Suplente); Alexandre Brasolim de Magalhães (Música), Lia Maria Amaral Carneiro (Suplente); Paulo Augusto Ogura (Ópera), Ingrid Kelly Dias Bozza (Suplente); Mário Barbosa Silva (Patrimônio Cultural, Material e Imaterial).

José Augusto Gemba Rando (Suplente); Maria Fernanda Campelo Maranhão (Povos, Comunidades Tradicionais e Culturas Populares); Aline Galvão Nazato (Suplente); Benedito Izidoro Diniz (Teatro), Cleverson Luiz Cavalheiro (Suplente). Sendo que Regina Elena Saboia Iorio será a presidente da comissão. Também compõem a CProfice dirigentes municipais de cultura. No dia 19 de maio, durante o Encontro de Gestores e Dirigentes Municipais de Cultura do Paraná, foram eleitos entre seus pares o diretor de Cultura de Terra Boa Luciney Molina Marques, como membro efetivo, e o secretário de Cultura de Londrina Caio Julio Cesaro, como suplente.

2º Edital do Profice - Ao todo 1198 projetos foram inscritos no 2º edital do Programa de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná, o Profice. O número de propostas enviadas superou as expectativas, representando um aumento de 70% em relação ao primeiro edital. A área que teve o maior número de projetos inscritos foi música, com 309 propostas, seguida de teatro, que teve 246, e audiovisual, que recebeu 202.

As demais áreas foram: literatura, livro e leitura (141), dança (72), patrimônio material e imaterial (70), artes visuais (69), povos, comunidades tradicionais e culturas populares (45), circo (34) e ópera (10). O investimento será de R$30,3 milhões para projetos que serão executados no biênio 2018/2019.

Diferenciais e inovações - Neste segundo edital estão previstas três faixas de abrangência para realização do projeto: em municípios com até 50 mil habitantes; em cidades entre 50.001 a 150 mil habitantes e com mais de 150 mil habitantes. Também estão previstas quatro faixas orçamentárias que variam de projetos com valores até R$ 50.000,00 a R$ 750.000,00.

Para incentivar os proponentes a realizar atividades culturais em municípios menores, de até 50 mil habitantes, o edital propõe uma redistribuição dos percentuais dos recursos, aplicando 40% do total na primeira faixa de distribuição.

Também foram revistos alguns critérios para pontuação dos projetos enviados, com valorização da adequação orçamentária e do currículo dos profissionais envolvidos nos projetos. Assim como no primeiro edital, o Profice permite o financiamento de 100% dos valores aprovados para os projetos selecionados e não veda a obtenção de recursos de outras fontes de incentivo direto ou indireto.

***Santa Mônica recebe a 6ª Etapa do Campeonato Paranaense de Tiro Prático***


Crédito da foto: Rafael Iubel.

***Atiradores de diversas cidades do Paraná e dos Estados de Santa Catarina e São Paulo participam neste final de semana, dias 22 e 23 de julho, das 9h às 16h, no Estande de Tiro do Santa Mônica Clube de Campo, da 6ª Etapa do Campeonato Paranaense de Tiro Prático. Os competidores têm como desafio obter a maior pontuação em menor tempo possível, percorrendo “stages” ou pistas de diferentes cenários, respeitando as normas de segurança e executando os tiros com precisão.

Para a competição foram montadas 12 pistas, onde serão disputadas provas de Nível III - IPSC (International Practical Shooting Confederation): Tiro Prático Saque Rápido, NRA Rápido, Tiro Rápido de Precisão. O evento reunirá cerca de 120 atiradores e tem peso 2, ou seja, pontuará duplamente para o ranking da Federação Paranaense de Tiro Prático.

Os atletas de IPSC são organizados em seis categorias, ou seja, de acordo com o tipo de arma do atirador: Open, Standard, Classic, Production, Revólver e Light. Em paralelo ao Campeonato, serão realizados eventos de Demonstração de Tiro e Uso de Armas e Munições – Tauros e CBC, Relançamento da Revista Magnum, Curso de Tiro Pais e Filhos, e ainda exposições de motos Harley Davidson, veículos Volkswagen e de Charutos.

Demonstração de Tiro e Uso de Armas e Munições – Tauros e CBC - No sábado e domingo, acontece a"Demonstração de Tiro e Uso de Armas e Munições – Tauros e CBC", das 9h às 16 horas, para associados e não associados. As inscrições podem ser realizadas na na Secretaria e no Estande de Tiro do Clube com o custo de R$ 50,00 por pessoa. Nos dois dias haverá ainda um café da manhã cortesia para os 50 primeiros participantes. Mais informações: 3675-4252.

Curso de Tiro Pais e Filhos - No dia 22 de julho, das 14h às 17h, no Estande de Tiro do Santa Mônica acontecerá o Curso de Tiro Pais e Filhos. Voltado para associados de 14 a 17 anos, desde que acompanhados de pai ou mãe, que também fará o curso. Será emitido certificado pelo Clube em conjunto com a Federação Paranaense de Tiro Esportivo. O valor da inscrição é de R$ 50,00 por dupla. Inscrições no Estande de Tiro. Mais informações: 3675-4252.

Relançamento da Revista Magnum - Dias 22 e 23 de julho. Nessas datas será realizado também o Relançamento da Revista Magnum, edição comemorativa aos 100 anos da pistola 1911, com a presença de Lincoln Tendler, um dos mais respeitados escritores brasileiros, especializado no campo de armas, munições e tiro.

Serviço: 6ª Etapa do Campeonato Paranaense de Tiro Prático Data: 22 e 23 de julho de 2017 Local: Santa Mônica Clube de Campo - (BR-116, Km 6, n° 5000. Colombo - PR) Mais informações: 3675-4252.

***Lápis Vermelho marca liquidação de inverno com descontos incríveis***

***Começa nesta quinta-feira (20) a tradicional liquidação de inverno do ParkShoppingBarigüi. Até domingo (23), a Lápis Vermelho oferece descontos de até 70% com queima de estoques em diversas lojas, além de ações especiais. A campanha faz parte das comemorações dos 35 anos da liquidação realizada pela rede Multiplan, em mais de 15 shoppings pelo Brasil.

A Liquidação do Lápis Vermelho ajuda os clientes a viverem bem pagando pouco. Este é o conceito do Lápis Vermelho, que comemora mais de três décadas. “A campanha é uma oportunidade para as lojas chamarem atenção dos seus clientes. O shopping reúne ofertas imperdíveis para que os consumidores aproveitem os descontos e encontrem oportunidades interessantes”, explica a gerente de marketing do ParkShoppingBarigüi, Silvia Pires Omairy. As lojas que aderiram a promoção estarão sinalizados durante os próximos dias com os materiais da campanha, que inclui os selos indicativos, móbiles e os famosos lápis vermelhos infláveis. No piso superior, o shopping instalou um grande painel de LED que apresenta as melhores ofertas do momento.

No Facebook (facebook.com/LiquidacaoLapisVermelho), o internauta poderá acessar um aplicativo especial, no qual será possível realizar a busca pelos produtos com descontos. A liquidação contará com DJ que animará os clientes durante as compras. Lápis Vermelho na Multiplan - Desde 1982, a Liquidação do Lápis Vermelho ajuda os clientes a viverem bem pagando pouco. Este é o conceito do Lápis Vermelho, ação da Multiplan que reúne 15 shoppings da rede em todo o país.

Para comemorar seus 35 anos, a tradicional queima de estoques que acontece em diversas lojas com descontos de até 70%, terá diversas ações especiais, como por exemplo, distribuição surpresa de brindes para os clientes. A campanha comemorativa, assinada pela agência F2F Digital, traz o slogan “Há 35 anos seu desejo cabe na ponta do Lápis”, e foi inspirada no trabalho do artista e escultor russo Salavat Fidai que faz mini esculturas em pontas de lápis grafite.

“A Liquidação do Lápis Vermelho é uma ótima oportunidade para o consumidor e também para o lojista. É uma estratégia em que todos ganham, pois sempre há aquele objeto de desejo esperando só o timing certo para ser adquirido. Após 35 anos, comemoramos este marco com a certeza de que o Lápis Vermelho continuará ajudando os clientes a viverem bem pagando pouco”, afirma o gerente de marketing e e-business da Multiplan, Rodrigo Peres.

***Parque Tecnológico Virtual do Paraná reúne mais de cinco mil iniciativas***

***Mais de cinco mil ativos tecnológicos já foram cadastrados na plataforma do Parque Tecnológico Virtual do Paraná (PTV Paraná), que pretende atrair e fixar empresas de base tecnológica em todo território paranaense. Quase a metade dos registros são de projetos e iniciativas inovadoras realizadas em todo o Estado.

O PTV Paraná centraliza os ativos tecnológicos e processos de negócios em uma plataforma única, reunindo institutos de ciência e tecnologia (ICT), núcleos de inovação tecnológica (NIT), empresas de base tecnológica, incubadoras e parques tecnológicos, centros de promoção de empreendedorismo, entidades prestadoras de serviços tecnológicos e instituições de ensino e pesquisa.

As universidades estaduais são as que mais cadastraram suas ações inovadoras na plataforma. As regiões Oeste e Sudoeste, cobertas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), são as que apresentam os melhores resultados – quase um terço de todos os registros no PTV são das cidades das duas regiões.

A pesquisa em novos produtos representa a maioria dos itens catalogados na região, como, por exemplo, o desenvolvimento de uma tecnologia alternativa para purificação do Metano contido no biogás e um estudo sobre a utilização do mexilhão dourado na elaboração de farinha para alimentação da tilápia. Todos os registros ficam disponíveis para ser acessados pelos participantes da plataforma, em um espaço que conecta quem atua com projetos e realizações inovadoras, salienta Júlio C. Felix, diretor-presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).

"A plataforma do PTV Paraná aproxima o empreendedor tecnológico aos ativos científicos e tecnológicos e de inovação do Estado. Ao chegar a municípios de todos os portes, pesquisadores e empresários de todas as regiões se encontram para gerar inovação", pontua. Todos os mais de cinco mil ativos, como produtos e registros de propriedade intelectual, podem ser conhecidos por meio da plataforma. Para isso, é necessário realizar o cadastro no site ptvparana.com.

Catálogo de inovação - Com a ferramenta, a sociedade paranaense pode conhecer os ativos tecnológicos do Estado, catalogados em sete categorias: Pessoas, Organizações, Programas e Incentivos, Projetos e Iniciativas, Produtos, Propriedade Intelectual e Serviços. A ferramenta também abre espaço para fóruns e para atualização de calendário de eventos. Os empresários paranaenses podem, com a nova plataforma, informar suas demandas por soluções tecnológicas e conhecer as instituições mais adequadas para provê-las.

Mais que um catálogo de organizações e de iniciativas inovadoras, porém, a plataforma do PTV Paraná é uma ferramenta de gestão, reunindo uma lista de cadastro e um mapa de calor, que apresenta a distribuição dos ativos no Estado, orientando o acesso pelas empresas aos produtos e serviços tecnológicos e na tomada de decisão.

***Desenhistas curitibanos indicados ao “Oscar dos Quadrinhos”***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Desenhistas e publicações curitibanas estão entre os indicados ao Troféu HQ Mix 2017, prêmio nacional considerado o “Oscar dos quadrinhos”. A relação foi divulgada ontem (segunda-feira) e Curitiba recebeu indicações em diversas categorias. Todos os candidatos têm ligação com a Gibiteca, como alunos, professores ou frequentadores do espaço. Todos projetos editoriais também foram lançados na Gibiteca no ano passado.


Concorrem a vários prêmios, entre outros, o desenhista Antonio Éder, que é curador da programação da Gibiteca e da mostra “Traços Curitibanos”; José Aguiar, editor e professor da Gibiteca por muitos anos; Bianca Pinheiro, professora de roteiro; e a Bienal de Quadrinhos e o Maltão – Encontro de Ilustradores, projetos que contam com a parceria da Gibiteca e foram indicados ao prêmio de melhor evento. O HQ Mix está em sua 29ª edição e é conferido pela Associação dos Cartunistas do Brasil. Um júri de especialistas escolheu, entre todos os inscritos, os dez melhores em cada categoria.

A próxima etapa envolverá votantes de todo o Brasil que atuam na área dos quadrinhos. São mais de mil profissionais inscritos para votar sobre os indicados pelo júri. A votação acontece no próximo dia 29 de julho e os prêmios serão entregues em 17 de setembro, em São Paulo. Mais informações: http://hqmix.com.br/blog/noticias/lista-de-indicados-ao-29-hqmix.

Confira a lista dos indicados

Melhor evento: Maltão - Encontro de Ilustradores. Melhor evento: Bienal de Quadrinhos de Curitiba. Melhor webcomic: A Infância do Brasil, de José Aguiar. Melhor edição especial nacional: Coisas de Adornar Paredes, de José Aguiar. Melhor projeto editorial: Coisas de Adornar Paredes, de José Aguiar. Melhor roteirista: José Aguiar. Melhor desenhista: José Aguiar. Melhor arte-finalista: José Aguiar. Melhor colorista: Bianca Pinheiro. Melhor desenhista: Bianca Pinheiro. Melhor roteirista: Bianca Pinheiro.

Melhor edição especial nacional: Mônica Força, de Bianca Pinheiro. Melhor publicação independente em grupo: As Aventuras do Capitão Gralha. Melhor publicação independente edição única: Morte Branca da Ma Matiazi. Melhor publicação independente edição única: Se Meu Cão Falasse Tudo Seria Poesia, da Dogzilla, de Antonio Eder e Walkir Fernandes. Melhor publicação independente edição única: Tinta Fresca – Destino Traçado, de Digo Freitas e Vinícius Gressana. Melhor publicação mix: Clássicos Revisitados Vol 04 História & Sci-Fi, da Editora Quadrinhópole, de Leonardo Melo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário