terça-feira, 4 de julho de 2017

Coluna do dia 04/07/17

***Solo Música traz ao palco da Caixa Cultural Curitiba, Kismara Pessatti***


Crédito das fotos: Marco Máximo.

***A Caixa Cultural Curitiba apresenta, dia 11 de julho, como atração da série Solo Música, recital da contralto Kismara Pessatti, artista paranaense radicada na Suíça. O espetáculo é uma rara oportunidade ao público que poderá assistir a apresentação solo de canto lírico. Kismara é uma das cantoras brasileiras da atualidade com maior reconhecimento da lírica internacional.

Para ela, o convite para participar do Solo Música é também a chance de criar algo inédito em sua carreira, pois além de cantar sozinha, vai apresentar um repertório que vai da música medieval à música popular, sempre pela ótica do feminino.

“Será uma excelente oportunidade para ver uma das principais cantoras de Curitiba, que curiosamente quase não se apresenta aqui”, diz o produtor Alvaro Collaço, que produziu recital com Kismara em 2010, a última vez que ela veio à cidade para cantar. Nos últimos anos, Kismara tem vindo ao Brasil somente a convite da Orquestra Sinfônica de São Paulo.


Céu e Terra - Para o Solo Música, a artista preparou um programa intitulado “Feminino Céu e Terra”, sendo “Céu” o repertório clássico e “Terra”, as canções ligadas ao trabalho, de origem folclórica e criadas por importantes compositores da MPB. Na parte “Céu” do programa, ela interpreta sete canções da compositora de origem alemã Hildegard Von Bingen (1098-1179), monja beneditina, pregadora e pioneira no campo das artes, santificada pela Igreja Católica por Bento XVI em 2012.

A estas canções, segue Wie müseen auf unsere Seelen hören (Como você deve ouvir para preencher nossas almas), da compositora paulistana Silvia Berg, criada para Kismara Pessatti e inspirada em Bingen. Na parte “Terra” do programa, Kismara se dedica a canções de trabalho e a inspiração principal foram os Cinco Cantos de Trabalho, gravados por Clementina de Jesus, em 1976. Entre estes cantos estão “Os escravos de Jó”, de Milton Nascimento e Fernando Brandt, e “Ensaboa mulata”, de Cartola.

Carreira internacional - Kismara Pessatti nasceu em Curitiba e é bacharel em Canto Lírico pela Escola Superior de Música e Belas Artes do Paraná, orientada por Neyde Thomas. Continuou seus estudos em Berlim, Alemanha, onde concluiu mestrado na Escola Superior de Música Hanns Eisler e estudou com Norma Sharp e Julia Varady. Kismara concluiu especialização pelo Operastudio da Ópera de Zurique, na Suíça, e foi contratada como solista desta instituição por mais três temporadas. Colaborou com maestros importantes. Seu repertório abrange obras de diversos períodos musicais: de Cláudio Monteverdi, Bach, Handel, Donizetti, Rossini, Berlioz, Wagner, Verdi, Bizet, Mahler, Debussy, Richard Strauss, de Falla e Berio, entre outros compositores.

Atualmente tem se apresentado em importantes teatros e salas de concerto como o Gran Teatro Del Liceu (Barcelona), Gran Teatro La Fenice (Veneza), Royal Festival Hall (Londres), Bunkamura Orchard Hall (Tóquio), Concertgebouw (Amsterdã) De Doelen (Roterdam), Berliner Philharmonie e Konzerthaus (Berlim), Opernhaus de Zurique, o Opéra-Théâtre de St-Etienne (França), Teatro Municipal de Bogotá, Sala Simon Bolívar de Caracas (Venezuela), Teatro Municipal de São Paulo, Teatro Amazonas de Manaus, Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Serviço: Série Solo Música – Kismara Pessatti Local: Caixa Cultural Curitiba, Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR) Data: 11 de julho de 2017 (terça-feira) - Horário: 20h. Ingressos: vendas a partir de 8 de julho (sábado). R$ 20 e R$ 10 (meia – conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito Caixa). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura. Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 16h às 19h). Classificação etária: não recomendado para menores de 10 anos. Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes).

***Tomie Ohtake em cartaz na Caixa Cultural Curitiba***


Crédito das fotos: Divulgação.

***A Caixa Cultural Curitiba apresenta a exposição Tomie Ohtake: Cor e Corpo, que traz a Curitiba 40 gravuras, cinco pinturas e três esculturas da artista que é uma das grandes referências da arte abstrata brasileira. A mostra revela um recorte de obras de Tomie, que produziu continuamente por mais de 60 anos e viveu 101 anos. A artista japonesa naturalizada brasileira chegou ao país aos 23 anos e iniciou sua carreira quase aos 40 anos.

Tomie Ohtake (1913-2015) recebeu 28 prêmios, participou de 20 bienais nacionais e internacionais e mais 120 exposições ao redor do mundo. De acordo com os curadores Carolina De Angelis e Paulo Miyada, os interesses pictóricos de Tomie Ohtake foram constantemente renovados ao longo de sua trajetória profissional.

“A artista construiu um vocabulário plástico amplo e complexo. Forma, matéria e cor nunca foram pensadas por ela de modo dissociado, mas alternaram suas ênfases para se potencializar mutuamente”, afirmam. Eles acrescentam que o conjunto da obra é uma unidade coesa. Tomie Ohtake preferia sempre deixar suas obras sem título. Embora suas obras sejam associadas ao informalismo por alguns, suas formas destacam-se por remeterem a elementos da natureza e a volumes que se assemelham a movimentos orgânicos.

Desde as primeiras décadas, Tomie Ohtake impõe tremores, desvios e abaulamentos às formas geométricas, traçando contornos e silhuetas, evitando a rigidez. Outra característica é o uso das cores. “Desde meados da década de 1980, a artista imerge na intensidade de uma paleta cromática profunda, cheia de pretos, brancos e vermelhos saturados, intercalados com azuis, verdes e amarelos densos”, explicam os curadores. Dentre as 40 gravuras – serigrafias, litografias e gravura em metal – é possível perceber mudanças sucessivas com o passar das décadas de produção de Tomie Ohtake.


Há desde as mais antigas, em que o gesto da artista transparece nos contornos irregulares que traduzem os atos de rasgar papeis deixando rebarbas (como ela fazia em seus esboços); passando por aquelas que testam a combinação de cores ousadas, como se Tomie utilizasse tudo o que está à mão para reproduzir em série texturas antes possíveis apenas nas pinturas; chegando até aquelas em que há uma delicadeza programada do ato, linhas finas que se cruzam, que se sobrepõem e que se encontram sob (ou sobre) uma superfície aquosa. Nas três esculturas, delicadeza, manualidade e fluidez se destacam. Isso porque a forma como elas se equilibram no solo causam a sensação de estarem suspensas.

As estruturas metálicas são frutos de torções, dobras e voltas realizadas previamente pela mão da artista em pequena escala, depois transplantadas da maneira mais fiel possível em dimensão escultural. As cinco pinturas enfatizam as analogias corpóreas e orgânicas. Feitas com procedimentos, cores e gestualidades diferentes, elas compartilham um apelo sensual ao olhar. Como conjunto, podem remeter a diferentes estágios de fecundação, multiplicação, nascimento e crescimento.

Tomie Ohtake - Ela nasceu em Kyoto, no Japão, dia 21 de novembro de 1913, onde fez seus estudos. Em 1936 chegou ao Brasil para visitar um de seus cinco irmãos. Impedida de voltar, devido ao início da Guerra do Pacífico, acabou ficando no país. Casou-se, criou seus dois filhos, e com quase 40 anos começou a pintar incentivada pelo artista japonês Keisuke Sugano.

A carreira atingiu plena efervescência a partir dos seus 50 anos, quando realizou mostras individuais e conquistou prêmios na maioria dos salões brasileiros. Além da pintura, da gravura e da escultura, marcam sua produção as mais de 30 obras públicas desenhadas na paisagem de várias cidades brasileiras, dentre elas, uma em Curitiba – instalada no Museu Municipal de Arte (MuMA), no Portão Cultural.

A obra em concreto tem 11 metros de altura e foi criada especialmente para Curitiba celebrar o centenário de amizade Brasil-Japão, em 1996. Sobre o seu trabalho foram publicados três livros, 20 catálogos e oito filmes/vídeos, entre os quais o realizado pelo cineasta Walter Salles Jr. Em São Paulo, dá nome a um vibrante centro cultural, o Instituto Tomie Ohtake. Com seu reconhecimento, Tomie tornou-se uma espécie de embaixatriz das artes e da cultura no Brasil.

Foi sempre convocada a receber grandes personalidades internacionais, como a Rainha Elizabeth, o Imperador, a Imperatriz e o Príncipe do Japão, o dançarino Kazuo Ohno, a coreógrafa Pina Bausch, a artista Yoko Ono, o escritor José Saramago, o encenador Robert Wilson, entre muitos outros. Dos 100 aos 101 anos concebeu cerca de 30 pinturas. Até a sua morte em fevereiro de 2015, aos 101 anos, seguiu trabalhando.

Serviço: Tomie Ohtake - Cor e Corpo Local: Caixa Cultural Curitiba, Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR) - Galerias Térreo e Mezanino Abertura: 11 de julho (terça-feira), às 19h - Visitação: 12 de julho a 10 de setembro de 2017 Horário das galerias: terça a sábado, das 10h às 20h, e domingo, das 10h às 19h Ingressos: entrada franca. Informações: (41) 2118-5111. Classificação etária: livre para todos os públicos.

***Museu Alfredo Andersen abre exposição de Felipe Tosin***


Crédito das fotos: Divulgação.

***No dia 7 de julho, sexta-feira, o Museu Alfredo Andersen (MAA) abre a mostra “Paisagens, possíveis conexões”, com pinturas do artista Felipe Tosin. As obras ficam expostas até o dia 13 de agosto de 2017. A entrada é gratuita. Nas pinturas abstratas e de cores vivas, o artista traz suas experiências do convívio com o meio ambiente, interpretando as paisagens de forma muito íntima e criando novas possibilidades de observar a natureza.

“Busco uma formalização pessoal da paisagem, em que o pensamento permeia entre o espaço, o tempo, planos, matéria, texturas, formas orgânicas e a exploração cromática. Na prática procuro trabalhar com uma maior liberdade, da mesma maneira como observo no meio natural”, conta Tosin.


Para o curador da exposição Benedito Costa, o artista é uma espécie de mediador, levando o público a conhecer o meio ambiente de forma singular. “Felipe Tosin é um artista grato à natureza e deseja tomar pela mão o sujeito e o levar a conhecê-la. Não teme a imaginação, mas não nos ilude, não nos força a um passeio falso, falsificado, desconstruído. Há uma lógica nessa sua construção superposta da natureza, no que ele chama paisagem”, comenta.

O artista - Felipe Tosin é formado em Comunicação Social e Superior em Pintura na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP). O artista curitibano traz das experiências de convívio com a natureza a reflexão para o seu trabalho artístico, utilizando a pintura e o desenho como suporte. Participou de diversas exposições individuais e coletivas, e em salões, nacionais e internacionais.

Serviço: Exposição “Paisagens, possíveis conexões” de Felipe Tosin Dia 7 de julho de 2017 às 18h Período expositivo: até 13 de agosto de 2017 Entrada gratuita. Museu Alfredo Andersen Rua Mateus Leme, 336. Curitiba-PR Terça a sexta-feira, das 9h às 18h Sábado, domingo e feriado das 10h às 16h Tel: (41) 3222-8262 | (41) 3323-5148 - www.maa.pr.gov.br | maa@seec.pr.gov.br.

***Fernanda Lima é capa da revista Glamour de Julho***


Crédito da foto: Gui Paganini.

***Aos 39 anos, a apresentadora reúne todos os predicados que nos inspiram: usa sua voz e imagem com propósito (ela é a nova embaixadora da The Body Shop no Brasil, marca que levanta a bandeira contra testes em animais), luta pela igualdade de gêneros (em casa, divide as tarefas com Rodrigo, com quem está há 16 anos), é profissional exemplar e mãe moderna dos gêmeos João e Francisco, de 9 anos.

E, a partir deste mês, será a apresentadora de mais um programa global que promete virar mania, o Popstar, um reality show musical em que famosos como Fabiana Karla, Murilo Rosa e Thiago Fragoso soltam a voz. Nós, saudosas da bancada do Amor & Sexo (a mais diversa, corajosa e desbocada da TV), convidamos seus integrantes para entrevistar nossa woman crush do mês.

***Gincana de Engenharias reúne 2 mil alunos no próximo sábado***


Crédito da foto: Divulgação.

***A 19ª edição da Gincana de Engenharias da Universidade Positivo será realizada no próximo sábado, dia 8 de julho, mas os futuros engenheiros já estão se movimentando para conseguir cumprir as diversas tarefas propostas. O evento, tradicional na instituição, reúne dois mil alunos da primeira e segunda séries dos sete cursos de graduação em Engenharia da universidade: Bioprocessos, Civil, Computação, Elétrica, Energia, Produção e Mecânica. 

A proposta é realizar atividades técnicas que enfatizam a utilização de conceitos multidisciplinares para a solução de problemas reais, e tem como objetivo principal ressaltar a importância do trabalho em equipe e promover integração entre os estudantes.

Na gincana, os estudantes são divididos em equipes homogêneas, com aproximadamente 70 alunos cada, executando tarefas simultaneamente. “As equipes devem aliar técnica e criatividade para cumprir os desafios e tornar o dia produtivo e prazeroso para todos os envolvidos”, explica o professor organizador, Giancarlo de França Aguiar.

As tarefas também incluem ações sociais como coleta de resíduos eletrônicos, arrecadação de alimentos e doação de sangue. Além disso, outros desafios são propostos aos alunos somente no dia da gincana. Um dos momentos mais agitados do dia será a corrida de xtreme-boards, um tipo de skate long-board com rodas de bicicletas que formam uma espécie de quadriciclo.

Depois de construir o equipamento com as especificações estipuladas pelo regulamento, os estudantes participam de uma corrida em que um piloto desce uma ladeira com a sua criação. Nesta atividade, além dos conhecimentos técnicos, os participantes precisam mostrar engenhosidade, pois um dos requisitos de pontuação é a utilização do máximo possível de itens reciclados na confecção do veículo.

Serviço: 19ª edição da Gincana de Engenharias da Universidade Positivo Data: 08 de julho - Horário: 7h45 às 18h Local: Bloco do Bosque da Universidade Positivo - Câmpus Ecoville Informações: http://www.up.edu.br/blogs/gincana-das-engenharias.

Sobre a Universidade Positivo - A Universidade Positivo (UP) concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade.

Atualmente, oferece 58 cursos de Graduação presenciais (31 cursos de Bacharelado e Licenciatura e 27 Cursos Superiores de Tecnologia), três programas de Doutorado, quatro programas de Mestrado, centenas de programas de Especialização e MBA e dezenas de programas de Extensão. A UP conta com sete unidades em Curitiba, além de polos de Educação à Distância (EAD) em 22 cidades espalhadas pelo Brasil. É considerada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a melhor universidade privada do Paraná, pelo quinto ano consecutivo.

***Adolescentes em situação de vulnerabilidade social ganham curso e oportunidade de emprego no Condor***


Crédito da foto: Divulgação - Projeto Hasa Instituto Joanir Zonta.

***Em um cenário em que 39,7% dos jovens entre 14 e 17 anos estão desempregados, segundo dados do IBGE, o Instituto Joanir Zonta em parceria com o Instituto Brasileiro de Transformação Social (IBTS), acaba de formar 72 adolescentes em situação de vulnerabilidade social por meio do projeto HASA (Habilidades Sociais para Adolescentes) que em sua segunda etapa ofereceu um curso de 42 horas que sensibiliza e desenvolve as habilidades sociais para o trabalho. Formados nesta etapa do curso, estes adolescentes passarão para uma nova fase do projeto, que vai ensinar sobre administração financeira.

Os interessados também terão a oportunidade de participar de um processo seletivo no Condor Super Center, mantenedor do Instituto Joanir Zonta, do qual poderão sair empregados. Quem está se sentindo muito confiante para ingressar no mercado de trabalho é a aluna Isabela Kochinski, de 16 anos. “Me sinto outra pessoa desde que comecei o curso. Hoje, sou mais organizada, responsável determinada para atingir os meus objetivos.

Acho que tenho grandes chances de conseguir um emprego do qual preciso muito, pois na minha casa somos em oito e apenas minha mãe e meu padrasto trabalham e, como sou a filha mais velha, me sinto responsável em ajudar a minha família”, conta. Para a presidente do Instituto Joanir Zonta, Sandra Zonta, este projeto vai ao encontro das principais necessidades da sociedade.

“Com o desemprego em alta, precisamos estar atentos aos jovens, pois eles precisam de um bom direcionamento neste momento da vida para virarem adultos com princípios e valores. Ter contato com esses adolescentes, que carregam tantas histórias, nos mostra o quanto vale a pena investir neles, pois se tratam de jovens em desenvolvimento, com uma vontade enorme de crescer na vida e fazer a diferença no mundo”.

As mudanças no comportamento dos alunos já estão sendo sentidas em casa. Roseli Sarnicq é mãe de uma das alunas e conta que sua filha Gabriele está muito mais participativa no dia a dia da família e demonstra mais comprometimento com o futuro. “Estou muito feliz em ver o desenvolvimento da minha filha. Percebemos uma melhora na qualidade das conversas dela, além de que ela mudou algumas amizades e está mais preocupada com a vida profissional”.

Esta é a 2ª Edição do Projeto HASA, que conta com a parceria da FAS (Fundação de Ação Social da Prefeitura Municipal de Curitiba) e do Instituto Robert Bosch, e utiliza 100% de recursos do FIA (Fundo da Infância e Adolescência), aportado pelo Condor por intermédio desta Lei de Incentivo.

***Curitiba Divercity une gerações no show “I love rock for kids”***


Crédito da foto: Divulgação.

***Apreciadores do mais legítimo rock and roll terão a oportunidade de compartilhar a paixão com filhos e netos num show que alia boa música, conforto e tecnologia para unir gerações. O cantor curitibano Zé Rodrigo mais uma vez se apresenta nos palcos da cidade, em 8 de julho, e traz no repertório do “I love rock for kids” os maiores clássicos do rock nacional e internacional. Agendado para o início da tarde, às 16h30, no Teatro Positivo, a apresentação ainda permite que o público prolongue a confraternização num jantar em família.

O show de Zé Rodrigo integra as atividades do Curitiba Divercity, evento que promete movimentar Curitiba entre os dias 6 e 9 de julho com o propósito de fortalecer e discutir temas voltados à arte e a cultura. “Nossa programação busca expandir o cenário cultural em todo o país. Com o show de Zé Rodrigo, um dos maiores músicos brasileiros, crianças de todas as idades podem conhecer o rock que encantou seus pais e avós e, com isso, incorporar novos aprendizados em sua formação artística”, explica o idealizador e produtor do Curitiba Divercity, Octávio Nassur.

No saguão do teatro, maquiadores receberão as crianças para pintar seus rostos como as da célebre banda Kiss. A celebração do rock promete transformar o teatro numa imensa pista de dança. “Pretendemos oferecer uma experiência total de imersão das crianças neste universo musical. Pais, mães e avós poderão confraternizar em família e se encher de orgulho”, diz Nassur.

Experiência em boa música - Zé Rodrigo é um dos mais importantes intérpretes do rock’n’roll no Brasil. Reúne em seu currículo musical mais de 2 mil shows em cem cidades brasileiras, 12 discos gravados, três DVDs e apresentações em casas renomadas, como o Bourbon Street, Circo Voador, Tom Brasil e inúmeros festivais de jazz e blues brasileiros. No “I love rock for kids”, o cantor apresenta o estilo musical de forma divertida, que agrada desde os garotos até os vovôs. O repertório é composto por grandes clássicos, que ganharam arranjos novos e atuais.

Na playlist, estão as maiores canções dos Beatles e Elvis Presley e também bandas mais modernas, como Muse e White Stripes “Todas as músicas terão a mesma linha de arranjos, para poder abranger aos públicos presentes”, explica o cantor. Além de Zé Rodrigo na guitarra e no vocal, a banda conta com músicos de atuação nacional e trajetória marcante como o baixista e produtor do espetáculo, Wandley Bala, que assina também os arranjos; a guitarrista Gabriela Suyama e a baterista Lucy Campos, ambas de São Paulo.

Três dias de arte e cultura - O Curitiba Divercity é o evento que vai colocar a capital paranaense no roteiro latino-americano de entretenimento. Assinado pela Help Live, agência especialista em live marketing, o evento promove a diversidade cultural e abrigará um grande espaço de experiências e formação. Comportamento, cultura, música, moda e educação serão tratados em encontros com especialistas e profissionais do universo cultural, com palestras e workshops para todas as idades.

Temas como economia criativa e inteligência emocional serão tratados em conversas com grandes expoentes do mercado, a fim de promover a formação de pessoas qualificadas a atuarem profissionalmente no mundo da cultura. Além de atividades formativas, o público encontra expositores e apresentações artísticas, em um ambiente repleto de cultura, música e moda. A programação completa do evento, assim como inscrições para os workshops e outras atividades do Curitiba Divercity, estão disponíveis no site http://curitibadivercity.hospedagemdesites.ws.

Os ingressos para acesso ao espaço Curitiba Divercity, no ExpoUnimed, custam R$ 20 (vinte reais) a entrada inteira e R$ 10 (dez reais) a meia-entrada. Crianças até 12 anos não pagam. Aqueles que adquirirem ingressos para as atrações do Curitiba Divercity no Teatro Positivo (FIH2, Criança que Dança e o show “I Love Rock for Kids”), que têm preços variados de acordo com a atração, também podem acessar o Espaço Divercity no mesmo dia da atração.

Serviço: I love rock for kids Dia: 08 de julho, às 16h Local: Teatro Positivo – Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido Valores: 1º. Lote: R$ 59,50 a R$ 85,00 (até 28/07) / 2º Lote: R$ 70,00 a R$ 100,00 (a partir de 29/07) pelo Disk Ingressos: http://www.diskingressos.com.br/evento/6214.

***Os 100 anos de Roberto Campos***


Crédito da foto: Divulgação.

Na foto: José Pio Martins, economista e reitor da Universidade Positivo.

***Se fosse vivo, Roberto Campos teria completado 100 anos no último dia 17 de abril. Brilhante como economista, diplomata, ministro, embaixador, senador, deputado, escritor e intelectual multifacetado, ele morreu em 9 de outubro de 2001, aos 84 anos, e deixou um vazio na paisagem intelectual brasileira. Foi um dos homens mais inteligentes que o Brasil conheceu. Aguerrido defensor do liberalismo, sempre à frente de seu tempo, ele anteviu o desastre da Petrobras e preconizou o fracasso da Constituição de 1988 em promover o desenvolvimento e superar a pobreza.

Nestes tempos de Lava Jato e de lodaçal político, ficou marcada a imagem de Roberto Campos, no dia 5 de outubro de 1988, sentado no fundo do plenário da Câmara Federal, cabisbaixo, quase deprimido, enquanto Ulysses Guimarães levantava a Constituição Federal, gritando que ali estava a Constituição-Cidadã, a Constituição dos miseráveis. Na contramão da euforia, Roberto Campos alertava que o texto representaria o “avanço do retrocesso” e tornaria o Brasil ingovernável. Nada mais profético! “Que contribuição trará a nova Constituição para inserir o Brasil na onda modernizante? Rigorosamente, nenhuma.

O Brasil está desembarcando do mundo. Em vez de desregulamentação, o Estado fará planos globais e normatizará a atividade econômica. Em vez de encorajar o Poder Executivo a intensificar a privatização, amplia-se o monopólio da Petrobras, nacionaliza-se a mineração, a União passa a ser proprietária, e não apenas administradora, do subsolo, os governos estaduais falidos terão o monopólio do gás canalizado”, dizia ele, para alertar que mais uma vez o Brasil fracassaria na tentativa de se desenvolver.

Roberto Campos foi, sem dúvida, o intelectual e o homem público que mais bravamente lutou pela liberdade do indivíduo contra a opressão do Estado, além de denunciar o perigo da propensão ao intervencionismo e outras formas de coerção resultante da prevalência do Estado burocrático sobre a pessoa humana, sempre a pretexto de defender interesses sociais que ele próprio – o Estado – reserva para si o poder de determinar. Essas palavras com que o identifico são as mesmas que ele próprio usou para avaliar o homem que ele mais admirava: Friedrich von Hayek, economista e jurista, cujo livro O Caminho da Servidão, publicado em 1944, deveria, esse sim, ser lido nas escolas.

Destaco três citações de Roberto Campos, que ilustram bem o momento em que vivemos e a fina ironia com que ele tentava combater as ideias estatizantes. “Os esquerdistas, contumazes idólatras do fracasso, recusam-se a admitir que as riquezas são criadas pela diligência dos indivíduos e não pela clarividência do Estado”, e acrescentava: “O governo não passa de um aglomerado de burocratas e políticos que almoçam poder, promoção e privilégios, e somente na sobremesa pensam no bem comum”.

Em relação ao valor da liberdade e da democracia, selecionei a seguinte citação: “As pessoas têm interesses distintos, talvez egoísticos, e de qualquer forma frequentemente conflitantes pela simples razão de que as demandas possíveis são sempre muito maiores que os meios de satisfazê-las. A sociedade democrática dá a seus membros o direito de expressarem suas divergências. Não tenta obrigar ninguém a amar seu próximo como a si mesmo”. Roberto Campos foi um pensador que, no deserto de inteligência no cenário político atual, merece ser lido e lembrado.

***Mercado de eficiência energética cresce e movimentará bilhões de dólares na próxima década***

***A demanda no Brasil e no mundo para o mercado de eficiência energética movimentará bilhões em 2017. Este é um assunto que todas as empresas do setor estão vendo como crucial não somente para gerir as características operacionais de suas redes, mas como um importante fator de aproximação e fidelização do cliente, cada vez mais aberto a alternativas como GD e contratos com terceiros, que garantam um fornecimento de energia estável as suas instalações.

“Isso significa que temos uma abertura para agregar nossos produtos a contratos de fornecimento de energia, garantindo não só o fornecimento propriamente dito, como os parâmetros de qualidade necessários as instalações do cliente”, comenta o diretor geral da Bree, Rafael Wolf Campos. O mercado da Brazilian Energy Efficiency (Bree), empresa 100% brasileira, se concentra historicamente na indústria e nas concessionárias de transmissão e distribuição de energia. Em 2016, vendas diretas de produtos às concessionárias representaram 62% do faturamento.

O mercado interno representa 95% das vendas e o mercado externo está na mira da empresa. “A expectativa é alavancar o relacionamento com o mercado externo com o objetivo de que 30% do faturamento venham de clientes de outros países nos próximos cinco anos. E começamos o ano muito bem. No primeiro trimestre de 2017 já fechamos acordos importantes com empresas da Argentina e Paraguai”, comenta o diretor geral da Bree, Rafael Wolf Campos.

No mercado da América do Sul, ele observa que existem importantes mudanças em andamento no setor. “O crescimento da área de geração distribuída exigirá novas políticas de desregulamentação do setor elétrico, exigindo que as concessionárias passem a dedicar uma parte maior dos investimentos em qualidade de energia, o. mesmo ocorrendo no lado da carga, ou seja, do consumidor. Tais mudanças permitirão a fidelização do cliente pela qualidade do serviço ofertado e a conquista de novos contratos de fornecimento baseados no pilar da qualidade assegurada”.

Estratégia de mercado - Empresa 100% brasileira, a Bree fabrica produtos voltados ao mercado de energia, como capacitores, bancos de capacitores, filtros de harmônicos, reatores e chaves. Atua ainda na integração de soluções, fornecendo projetos completos – turn key – na área de subestações, e soluções completas em qualidade de energia.

O plano de negócios prevê que o faturamento cresça na área da qualidade da energia, hoje uma das maiores preocupações das agências reguladoras e concessionárias de energia elétrica. “A combinação desses fatores exige equipamentos e soluções confiáveis, que a Bree está preparada para fornecer, seja com produtos próprios ou de outros fabricantes”, explica o engenheiro eletricista, Ricardo Woitowicz. “Enxergamos um futuro promissor para o segmento de energia elétrica.

A energia é insumo essencial em qualquer processo produtivo. A nossa forte presença no mercado brasileiro e em outros mercados da América do Sul nos habilita a buscar acordos tecnológicos com empresas inovadoras do setor elétrico, principalmente na área de qualidade de energia, permitindo assim o desenvolvimento de novas e importantes oportunidades de negócios, nosso objetivo maior”, completa.

Sobre a Bree - A Bree, Brazilian Energy Efficiency, tem como foco a atuação na área de eficiência energética e qualidade de energia, aliando tecnologia e inovação. A empresa é referência na fabricação de produtos voltados ao mercado de energia, como capacitores, bancos de capacitores, filtros de harmônicos, reatores e chaves. A Bree tem como foco a integração de soluções, fornecendo projetos completos – turn key – na área de subestações, e soluções completas em qualidade de energia e eficiência energética.

Localizada na cidade de Araraquara, em São Paulo, com um parque industrial de cinco mil metros quadrados, a Bree é a única empresa de capital nacional na produção de capacitores e banco de capacitores de potência e tem a capacidade de atender o cliente de ponta a ponta, produzindo equipamentos, instalação e soluções inteligentes para o mercado de eficiência energética e qualidade de energia. A Bree comprou a Inepar Capacitores em outubro de 2016, empresa com mais de 30 anos de atuação no mercado de energia. Mais informações no site www.breeenergy.com.br ou pelo telefone (16) 3303-1850.

***BPW Curitiba promove debate sobre igualdade de salário para homens e mulheres***


Crédito da foto: Divulgação.

Na foto: O CEO do IBQP-PR, Sandro Vieira; a presidente da BPW Curitiba, Alison Mazza Lubascher; o headhunter Bernt Enstschev; a advogada Christhyanne Regina Bortolotto, da Comissão de Direito do Trabalho e Comissão da Mulher da OAB-PR; a primeira vice-presidente da BPW Curitiba e diretora da Lavasecco, Birgit Keller Marsili.

***A BPW Curitiba – Business Professional Women promoveu o debate “Trabalho Igual, Salário Igual – Um Mapeamento da Situação do Trabalho da Mulher” na Sala de Conselho da OAB-PR na última sexta-feira, 30 de junho.

O debate faz parte da diretriz nacional da BPW e foi realizado em parceria com a Comissão de Direito do Trabalho e Comissão da Mulher da OAB-PR e do Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP-PR).

Participaram do debate a presidente da BPW Curitiba, Alison Mazza Lubascher; o headhunter Bernt Enstschev, presidente da De Bernt Entschev Human Capital; a advogada Christhyanne Regina Bortolotto, da Comissão de Direito do Trabalho e Comissão da Mulher da OAB-PR; e o CEO do IBQP-PR, Sandro Vieira.

***Projeto Legado chega à segunda fase com foco em expansão de impacto e fortalecimento organizacional***


Crédito da foto: Divulgação.

***Iniciada há dois meses, a quinta edição do Projeto Legado chegou a uma nova etapa, na qual os empreendimentos sociais participantes serão divididos em dois grupos – expansão de impacto e fortalecimento organizacional. A estratégia de seguir dois caminhos diferentes serve para atender demandas específicas das organizações de acordo com os resultados apresentados ao fim das primeiras 24 horas de capacitação, que reuniram conteúdos sobre campo social e impacto, planejamento estratégico, liderança, teoria da mudança, entre outros.

Para chegar a um diagnóstico preciso e dividir os grupos de forma a contribuir com o desenvolvimento de todos, o Instituto Legado promoveu duas rodadas de apresentações mobilizando mais de 15 avaliadores, com experiência na área de Empreendedorismo Social, Vale do Silício e Startups, Comunicação e Marketing de Relacionamento e Gestão e Estratégia. No total, foram 40 horas de apresentações, feitas no mês de junho no Legado Socialworking. Cada organização teve dez minutos para apresentar o perfil de seus empreendimentos, os projetos desenvolvidos e os respectivos planos de ação.

Os profissionais convidados para compor a banca avaliaram as exposições com base em cinco critérios: clareza da identidade organizacional, consistência de dados, clareza, consistência e poder de análise da matriz FOFA (forças, oportunidades, franquezas e ameaças), plano de ação e teoria de mudança. Para o Instituto Legado, foi uma grande satisfação ver o quanto as iniciativas sociais já amadureceram com a primeira etapa de capacitações e como foi possível desenvolver um novo olhar sobre a diferença que elas fazem e podem fazer na sociedade.

Segunda fase – estratégias específicas para mudanças significativas - Nesta nova etapa do Projeto Legado, as capacitações terão alternância entre modo presencial e online. No grupo de fortalecimento organizacional foram alocadas todas as iniciativas que possuem potencial de transformação social e que, para atingir seus objetivos, precisam estruturar sua identidade. Já no grupo de expansão de impacto ficaram as organizações que possuem uma identidade organizacional mais definida, ou que possuem modelos de negócio de impacto social mais viáveis, e que precisam de uma imersão em processos reflexivos, em trabalho de equipe e revisões de estruturas.

Veja como ficou a divisão dos grupos Fortalecimento organizacional: ADFCL- Associação dos Deficientes Físicos de Campo Largo. Anjos da Cidadania. Associação De Basquetebol Do São Braz. Associação Despertando Estrelas. Associação Expansão. Cooperativa de Artesãos de Guaraqueçaba. Engenheiros Sem Fronteiras Curitiba. Instituto Portfolio de Fotografia. JCI Curitiba. Pernas, pra que te quero. Portas Abertas.

Expansão de impacto: 5C - Centro Cultural Cecília Correa Carvalho. AMAS Associação Menonita de Assistência Social. Associação Assistencial e Educacional Peniel: Projeto Manancial. Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Pinhais. Associação Ita Wegman. Associação Madre Carmela De Jesus. Associação Menonita Beneficente. Associação Miríade. Associação Terapia Intensiva De Amor – TIA. Barco Sorriso. Bonecas de Propósito. Centro de Assistência e Desenvolvimento Integral - CADI Brasil. Conexão Liberdade. Engenheiros Sem Fronteiras Núcleo Maringá. Equosorriso Equitação e Equoterapia. Good Truck. Grupo Dignidade. Instituto De Ação Social Renascer. Instituto de Urbanismo Colaborativo (COURB). Mentoring Young Talents Brazil. Nariz Solidário. Projeto Ancora. We are all Smart. Worldfund.

Sobre o Instituto Legado - O Instituto Legado acredita que o Empreendedorismo Social é uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento econômico e se propõe a ampliar o impacto de iniciativas sociais, causar transformações e deixar um legado. Atua em três frentes estratégicas: Capacitação, Educação Formal e Fortalecimento de Rede. A capacitação é executada por meio do Projeto Legado, um programa que seleciona, capacita, conecta e investe em organizações sociais de alto potencial de impacto. Em sua quinta edição, o projeto já apoiou mais de 80 organizações sociais e ambientais.

A segunda frente é a Educação Formal que, em parceria com a FAE Business School e o Amani Institute, estruturou a primeira pós-graduação em empreendedorismo e negócios sociais do Sul do Brasil. A terceira frente é o Fortalecimento de Rede, que promove e apoia ações sobre Empreendedorismo, Inovação, Negócios Sociais e Investimento de Impacto com a intenção de tornar Curitiba polo de discussões de relevância nacional e internacional, e que trouxe, em 2015, o vencedor do Prêmio Nobel da Paz, Muhammad Yunus, para Curitiba pela primeira vez. Para ajudar o fortalecimento da rede, foi criado o Legado Socialworking, um coworking exclusivo para negócios sociais. Saiba mais em institutolegado.org.

***CTB Querência Santa Mônica se apresenta no Teatro Guaíra neste Domingo***

***O Centro de Tradições Brasileiras Querência Santa Mônica se apresenta no palco do grande auditório do Teatro Guaíra, neste domingo (09), no 56º Festival Folclórico de Etnias do Paraná. Na ocasião o CTB Querência Santa Mônica dividirá a noite com o Grupo Folclórico Germânico “Original Einigkeit Tanzgruppe”, dançando em conjunto.

A apresentação tem como objetivo divulgar as tradições e danças da rica cultura folclórica Brasileira. A fusão cultural entre esses dois países resultará num belíssimo e único espetáculo chamado “Brasil e Alemanha –

A dança vence barreiras”. Essa união vai além da dança, é uma parceria entre dois grandes clubes do Paraná, o Santa Mônica Clube de Campo e a Sociedade Thalia, sede do grupo alemão. Cristiane Gomes, patroa do CTB Querência Santa Mônica, comenta que este evento é tradicional no calendário e o grupo já participa há cerca de 20 anos, com a apresentação de danças do Folclore Brasileiro.

Sobre CTB Querência Santa Mônica - No dia 19 de maio, o Centro de Tradições Brasileiras Querência Santa Mônica comemorou 20 anos de atividades. Ele nasceu com o objetivo de manter e divulgar a princípio as danças folclóricas e de tradições da cultura do País. A mistura das raças indígena, branca e negra na formação da nação brasileira, diversifica as festas e os eventos folclóricos em todas as regiões do Brasil, e o Centro de Tradições Brasileiras Querência Santa Mônica busca representar essa cultura, bem como a de outras etnias.

Sinopse da apresentação - O alemão Hans, ansioso para desembarcar no calor do Nordeste Brasileiro, chega ao Brasil e... ops, desce em uma paisagem diferente em meio aos Pampas e muita festa e então conhece nosso amigo José Brasileiro que resolve ajudá-lo a chegar ao destino certo. Em uma viagem alegre, com muitas danças e cantorias, alemães e brasileiros se conhecem em suas diferenças e semelhanças, aproveitando o cenário que o Brasil traz com suas paisagens e as lembranças que remetem às tradições da Alemanha. Juntos, ao longo desta viagem, mostram o amor à dança, onde descobrem que essa é a forma de ouvir o coração, ela vence barreiras unindo nossos povos em uma só nação.

Serviço: CTB Querência Santa Mônica se apresenta no Teatro Guaíra neste Domingo Dia: 9 de julho – Domingo Horário: às 19h. Local: Grande Auditório do Teatro Guaíra (Rua XV de Novembro, 971), Centro, Curitiba – PR) Ingressos à venda na Bilheteria do Teatro, na Secretaria do Santa Mônica Clube de Campo e integrantes do CTG Valores: R$ 50,00 a inteira.

***Liniker e os Caramelows em Curitiba***


Crédito da foto: Leila Penteado.

***De um trabalho despretensioso lançado na internet à banda revelação. Após pouco mais de um ano do lançamento de três faixas que conquistaram o país, Liniker e os Caramelows gravaram o primeiro disco: Remonta (2016). Com realização da Seven Entretenimento, a banda paulistana desembarca em Curitiba no domingo, dia 09 de julho, com a turnê homônima ao álbum para o primeiro sideshow do festival Coolritiba em única apresentação no palco da Ópera de Arame (R: João Gava, 874) às 20horas. A abertura fica por conta do grupo paranaense Tuyo, revelação do The Voice Brasil 2016.

Com influências que passam por Nina Simone, Etta James, Tim Maia e Caetano Veloso, Liniker apresenta no show canções do novo trabalho e sucessos, como "Remonta", “Tua”, "Caeu" e "Zero". A apresentação conta com composições autorais que trazem como tema central as relações humanas e amor. Produzido por Marcio Arantes, o trabalho traz as conhecidas faixas do EP de estreia (e outras já cantadas nos shows) com uma nova roupagem, como se elas tivessem sido, remontadas.

Além disso, quatro músicas inéditas foram gravadas. Todas as letras do disco são de autoria de Liniker, enquanto a parte musical foi pensada em conjunto por Marcio Arantes e o grupo Caramelows – formado por Rafael Barone (baixo), William Zaharanszki (guitarra), Pericles Zuanon (bateria), Márcio Bortoloti (trompete) e Renata Éssis (backing vocal).

Os ingressos estão à venda e os valores variam de R$65,00 a R$160,00, de acordo com o setor. Plateia Premium -R$85,00 (meia-entrada) e R$160,00 (inteira)/ Camarote Superior/Inferior - R$70,00 (meia-entrada) e R$130,00 (inteira)/ Plateia - R$65,00 (meia-entrada) e R$120,00 (inteira). A meia-entrada é válida para estudantes, pessoas acima de 60 anos, professores, doadores de sangue e portadores de necessidades especiais (PNE) e de câncer. Portadores do cartão fidelidade Disk Ingressos possuem 50% de desconto na compra de até dois bilhetes por titular. Promoção – Na compra de 01 bilhete, o cliente ganha outro no mesmo setor. Já está acrescido o valor de R$10,00 referente à taxa de administração de venda no local. Valores sujeitos a alterações sem aviso prévio.

Os ingressos podem ser adquiridos através do Disk-Ingressos (Loja Palladium - de segunda a sexta, das 11hs às 23hs, aos sábados, das 10 às 22 horas, e aos domingos, das 14 às 20hs, - e quiosques instalados nos shoppings Mueller e Estação - de segunda a sábado, das 10hs às 22hs, e aos domingos, das 14hs às 20hs), Call-center Disk Ingressos (41) 33150808 (de segunda a sexta, das 9h às 22hs, e aos domingos, das 9 às 18hs) e pelo portal www.diskingressos.com.br. É obrigatória a apresentação do documento previsto em lei que comprove a condição do beneficiário, na compra do ingresso e na entrada do evento.

Mais sobre Liniker e os Caramelows - As cartas que Liniker Barros escreveu (e nunca endereçou) saíram do papel após o encontro entre a cantora e os músicos Rafael Barone (baixo), Péricles Zuanon (bateria), William Zaharanszki (guitarra) e Márcio Bortoloti (trompete), além das cantoras Renata Éssis e Bárbara Rosa (in memoriam). Juntos, em 2015, criaram a banda Liniker e os Caramelows.
Aquelas cartas, antes guardadas à sete chaves, ganharam a internet e o país por meio do EP Cru (2015) e, em seguida, pelo disco de estreia Remonta (2016) – este último, gravado no Red Bull Studios, produzido por Marcio Arantes e com participações de Tássia Reis, As Bahias e a Cozinha Mineira, Xênia França e Tulipa Ruiz. Fernando TRZ (teclados), Marja Nehme (percussão) e Eder Araújo (saxofone) chegaram para somar no bonde.

Assim, o grupo levou o seu funzy ­– termo criado pelos integrantes para definir a sua música preta brasileira (ora bem-humorada, ora emocionalmente intensa), em uma mistura da R&B e Soul americanas com as raízes da música brasileira e africana – do Norte ao Sul do Brasil. Iniciada com dois shows esgotados no Auditório Ibirapuera, em São Paulo, a turnê Remonta passou por 25 cidades em seis meses.

No curto período de existência de Liniker e os Caramelows, a banda tocou em festivais renomados, como o Popload (São Paulo), Bananada (Goiânia), o Rec-Beat (Recife), o Psicodália (Rio Negrinho), o Meca (Inhotim), o MADA (Natal) e o BR-135 (São Luís). Também subiu a palcos emblemáticos, entre eles o Circo Voador, Ópera de Arame, Vivo Rio e o Teatro Municipal de São Paulo. Neste período o grupo ainda realizou grandes parcerias musicais. Iniciando pelo projeto Salada das Frutas, conjuntamente com Tássia Reis e As Bahias e a Cozinha Mineira, onde levaram a pauta da representatividade de gênero e da música independente para novos palcos.

Posteriormente vieram parcerias com o grupo Bixiga 70, Elza Soares, Karina Buhr entre outros. No momento, a banda se prepara para novos saltos. Liniker e os Caramelows partem para seus primeiros shows internacionais. A estreia fora do Brasil aconteceu no badalado South by Southwest (SXSW), em Austin, no Texas, Estados Unidos. Ainda em 2017, o grupo tem outras apresentações previstas pela América Latina e pela Europa, levando as cartas mundo afora.

Serviço: Liniker e os Caramelows Quando: 09 de julho de 2017 (Domingo) Local: Ópera de Arame (R: João Gava, 874) - Horários: Abertura da casa: 18h / Início do show: 20h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário