quinta-feira, 6 de julho de 2017

Coluna do dia 06/07/17

***“MOJE BABUSZKI” de Eloir Jr. no Aeroporto Afonso Pena***


Crédito das fotos: Divulgação.

***A Secretaria de Cultura de São José dos Pinhais em parceria com a Infraero inauguraram nesta quarta-feira 05/07, a exposição de Artes Visuais ”Moje Babuszki” no Aeroporto Afonso Pena. A mostra que já foi vista com grande sucesso na Casa da Cultura Polonesa Pe. Karol Dworaczek na Colônia Murici está em itinerância cultural e busca despertar o interesse na cultura e na arte da pintura de bonecas de encaixar através das obras do artista plástico Eloir Jr.

O evento foi prestigiado pelo secretário de cultura de SJP, Sr. Imar Augusto, pelo superintendente da Infraero, Sr. Antonio Filipe Bergmann Barcellos, pela Diretora do Patrimônio Histórico e Artístico de SJP, Sra. Cecília Szenkowicz Holtmann, pela Diretora do Museu Municipal Atílio Rocco de SJP, Sra. Zelinda Fialla, colaboradores da Infraero, artistas locais, convidados e apreciadores de arte.


“Moje Babuszki”, que em polonês significa “Minhas Babuchkas” e carinhosamente “minhas vovozinhas”, é uma coletânea lúdica e sacra, com muita influência eslava, onde o artista expressa seu icônico e preferido tema pictórico através das tradicionais bonecas de encaixar, e neste processo surgem referências as grandes atrizes, lendas e demais personalidades que interagem também com santos católicos em cenários paranistas.

Os bidimensionais de Eloir Jr. exteriorizam a riqueza cultural das milenares Ucrânia e Polônia, e seus personagens incorporam esta figuração geométrica em harmonia com gralhas azuis, pinhões, araucárias e lambrequins, remetendo a gênese da colonização paranaense.


Sobre o artista: Nascido em Curitiba-PR, Eloir Jr. é Artista Plástico e curador, pós-graduado pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e graduado pela Universidade Tuiuti do Paraná. Colunista cultural do Sztuka Kuritiba e Arte&Cultura Paranaense da Revista Paulista.

Expõe profissionalmente seus trabalhos artísticos em mostras individuais, coletivas e salões de arte desde 1997 com participações em algumas edições da Casa Cor Paraná, e obtendo 12 premiações durante este período. Suas obras estão em coleções de acervos nacionais, internacionais e livros de arte e cultura.

 Em 2010 representou com suas pinturas o Estado do Paraná na cidade francesa de Vaire-Sur-Marne, em 2013 participou de exposição no Carrousel Du Louvre em Paris e em 2016 na Biblioteca Pública de Nova Iorque. Há 20 anos é estudioso das etnias européias que imigraram e colonizaram a terra Paranaense, com enfoque principal na cultura eslava da Polônia e Ucrânia, onde não só expressa a pintura sobre tela, como também o artesanato cultural destes países.

Seu trabalho é alegre, colorido e resgata as memórias culturais trazidas pelos diversos povos. Inspirando-se nos folclores polonês e ucraniano, o artista consegue demonstrar a convivência harmoniosa das etnias com os ícones paranaenses como a gralha azul, araucárias e pinhões.

Serviço: Exposição “MOJE BABUSZKI” Local: Aeroporto Internacional Afonso Pena Av. Rocha Pombo, 2730 – Águas Belas São José dos Pinhais – PR Abertura da exposição: 05/07 às 10h - Período expositivo: até 31/07/2017 Entrada: Gratuita - Classificação: Aberto a todos os públicos.

***Rede Massa | SBT é a promotora oficial da Oktoberfest Paraná***


Crédito da foto: Divulgação.

***A Rede Massa | SBT, em parceria com a Alô Eventos, é a promotora oficial do maior circuito de Oktoberfest do Sul do País. A maior festa alemã do Brasil chega ao Paraná e prevê mais de 70 mil pessoas só para Curitiba. O evento, que tem início no dia 25 de agosto, em Londrina, e segue para as demais cidades a partir do começo de setembro, é voltado para todas as idades, gostos e gêneros.

Com o objetivo de celebrar a vida por meio de momentos de descontração, regados a muito chope e gastronomia alemã, a edição deste ano também contará com atrações artísticas e culturais, além de apresentações folclóricas da cultura anfitriã (a alemã), também as de origem polonesa, ucraniana, árabe, italiana, portuguesa, japonesa e demais que serão sempre convidadas. O evento contará com espaço kids, área de alimentação, aulas-show com chefs convidados, harmonização de cervejas artesanais ou comerciais e bandas alemãs e de outros estilos musicais.

Pré Eventos|Envolvimento com a comunidade local - Cada edição do circuito Oktoberfest Paraná estará integrada com a vida da região em que a festa será realizada. O público da cidade sede participará de um concurso cultural para sugerir e escolher os mascotes do evento e seus nomes, assim como a rainha e as duas princesas do evento.

***Circuito Oktoberfest Paraná 2017 Datas: Oktoberfest Londrina - 25 a 27 de Agosto – a partir das 12h Classificação: LIVRE (menores de 18 anos somente acompanhados dos pais) Local: CCEL - Centro de Eventos de Londrina Público estimado: 55000 pessoas. O evento contará com aulas de harmonização de chope no Espaço Cozinha do Destaque, com a apresentadora Cloara Pinheiro e chefs convidados.

***Oktoberfest Ponta Grossa – 1 a 3 de Setembro – a partir das 12h Classificação: LIVRE (menores de 18 anos somente acompanhados dos pais) Local: Centro de Eventos de Ponta Grossa Público estimado: 40.000 pessoas O evento contará com aulas de harmonização de chope, no Espaço Cozinha do Destaque, com a apresentadora Giselle Alonso e chefs convidados.

***Oktoberfest Curitiba – 7 a 10 de Setembro – a partir das 12h Classificação: LIVRE (menores de 18 anos somente acompanhados dos pais) Local: Expo Renault Barigui – Parque Barigui Público estimado: 70.000 pessoas O evento contará com aulas no harmonização de chope no Espaço Where Gastrobar, diariamente, a partir das 15h.

***Oktoberfest Maringá – 14 a 17 de Setembro – a partir das 12h Classificação: LIVRE (menores de 18 anos somente acompanhados dos pais) Local: Sociedade Rural de Maringá Público estimado: 55.000 pessoas O evento contará com aulas de harmonização de chope no Espaço Cozinha do Destaque, com a apresentadora Andréia Silva e chefs convidados.

***Oktoberfest Cascavel – 21 a 24 de Setembro – a partir das 12h Classificação: LIVRE (menores de 18 anos somente acompanhados dos pais) Local: Expovel Público Estimado: 45000 pessoas Aulas de harmonização de chope no Espaço Cozinha do Destaque, com o apresentador do programa Tempero e Chef, João Paulo Hisatugo.

***Oktoberfest Foz do Iguaçu – 22 a 24 de Setembro – a partir das 12h Classificação: LIVRE (menores de 18 anos somente acompanhados dos pais) Local: Charrua Público estimado: 35.000 pessoas O evento contará com aulas de harmonização de chope no Espaço Cozinha do Destaque, com a apresentadora Jacque Krueger e chefs convidados.

Sobre a Rede Massa | SBT – A Rede Massa é afiliada ao SBT e o segundo maior veículo de comunicação do Paraná, atingindo mensalmente cerca de 6 milhões de telespectadores únicos. É a principal produtora de conteúdo regional do estado, com cerca de 600 horas mensais de programação local, produzidas totalmente em HD em suas 5 emissoras: a TV Iguaçu, com sede em Curitiba; a TV Tibagi, em Maringá e Apucarana; a TV Cidade, em Londrina; a TV Naipi, em Foz do Iguaçu e a mais nova emissora do estado, a TV Guará, em Ponta Grossa e Francisco Beltrão. A Rede Massa é a única emissora que cobre 100% dos 399 municípios do estado.

Sobre a Alô Eventos – Organizadora de eventos de grande porte e reconhecido konw how no segmento. Voltada ao planejamento estratégico de eventos tendo sua competência reconhecida e premiada pelo Prêmio Panorama do Turismo nas categorias Organizadora de Eventos (2016 e 2017) e Inovação (2017). Sua experiência conta com eventos como 50 Anos de Brasilia, Lupa Luna 2012, 100 Ans da Klabin, 100 Anos do Grupo Fiat no Brasil e inúmeros outros eventos corporativos.

***MADERO CWB é apresentado com festa***


Crédito das fotos: Valterci Santos.

Na foto 01: Giba foi o mestre de cerimônias do evento de apresentação.


Na foto 02: As jogadoras com Junior Durski ao fundo.


Na foto 03: A medalhista de ouro olímpica Valeskinha.

***O ex-jogador e campeão olímpico de vôlei Giba foi o mestre de cerimônias da apresentação, na última sexta-feira (30), das 14 atletas já selecionadas para integrar o MADERO CWB, única equipe feminina profissional de vôlei de Curitiba. No elenco constam nomes como Valeskinha e a levantadora Fernandinha - duas medalhistas de ouro olímpicas.

Giba é o padrinho da equipe ao lado da ex-tenista Gisele Miró, responsável também pela coordenação do time. Junior Durski, chef e presidente da rede de restaurantes Madero, foi o anfitrião do evento, que aconteceu no Madero Sports Bar com a presença de mais 80 pessoas.

Além do Madero, o time conta com outros patrocinadores, como Copel Telecom e Ueg, e apoio do Círculo Militar do Paraná, Universidade Tuiuti do Paraná, Zebra, Imobiliária Prates, Clínica de Ortopedia Artro, Woods, Bourbon Convention Hotel, Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude e Secretaria de Estado do Esporte e Turismo do Governo do Paraná.

***Ademilar anuncia recorde de vendas no primeiro semestre de 2017***


Crédito da foto: Valterci Santos.

Na foto: O arquiteto Sandro Percicotti e a diretora superintendente da Ademilar, Tatiana Schuchovsky Reichmann.

***Na quarta-feira, 28 de junho, a equipe da Ademilar recebeu jornalistas e influenciadores em um coquetel no Lounge Gourmet. O espaço projetado pelo arquiteto Sandro Percicotti é apoiado pela empresa e foi o palco para o anúncio do resultado recorde da administradora de consórcios imobiliários.

Somente no mês de junho foram comercializados R$ 168 milhões em créditos e mais de 870 cotas. Entre as novidades anunciadas, estava também o crescimento de 21% entre janeiro e junho desse ano, em comparação ao mesmo período do ano anterior, e a expansão da rede de atendimento para Rio Grande do Sul, Bahia e Rio de Janeiro.

***BPW integra Comissão Julgadora do Prêmio Empreendedora Curitibana 2017***


Crédito da foto: Divulgação.

Na foto: Integrantes da Comissão Julgadora do Prêmio Empreendedora Curitibana 2017.

***A presidente da BPW Curitiba – Business Professional Women, Alison Mazza Lubascher, foi escolhida para fazer parte da Comissão Julgadora do Prêmio Empreendedora Curitibana 2017, uma das ações de incentivo do empreendedorismo fomentados pela Agência Curitiba de Desenvolvimento. O prêmio tem como objetivo reconhecer as mulheres empreendedoras da cidade e inspirar novos negócios conduzidos por elas.

***Férias Culturais do SESI trazem atividades inusitadas***


Crédito da foto: Divulgação.

***Quem disse que férias em casa não tem emoção? Quem passar o recesso escolar de julho na Casa Heitor Stockler de França terá muita diversão e aventura por meio de atividades inusitadas que incentivam a apreciação e o fazer artístico. Vai dar para vivenciar a arte da palhaçaria, musicar contos clássicos dos irmãos Grimm, conhecer diferentes instrumentos de percussão e com eles brincar, além de ouvir muitas, muitas histórias que contemplam a vida e a arte brasileira. Tudo no ambiente mágico e inspirador do espaço cultural do SESI Paraná. Confira abaixo a programação completa que acontece entre os dias 8 e 29 de julho e conta com algumas ações com inscrição solidária.

Palhaço Gourmet – espetáculo e oficina: Que tal rir sem parar e brincar com personagens vindos diretamente do mundo dos Palhaços? O Palhaço Gourmet é um espetáculo de improviso que será todo voltado para crianças e promoverá ao final uma oficina com diversas brincadeiras de palhaçaria com os pequenos. Para quem ama dar muita risada e se divertir pra valer. Data: 8 de julho, às 15h Custo: A doação de um livro ou um brinquedo Inscrição: A troca do ingresso ocorre 1 hora antes do espetáculo, no local do evento.

Contando com os Sons - Oficina de percussão inventiva e investigativa para crianças, com Denis Mariano. Durante a oficina, as crianças selecionam histórias dos irmãos Grimm e criam, coletivamente, músicas para contá-las por meio de instrumentos de percussão, sem o uso de palavras Data: de 11 a 14 de julho - Horário: das 14h30 às 16h30 Custo: R$ 120,00 – incluindo o Livro de Percuteria para Colorir Inscrições: percuteria.mariano@gmail.com.

Histórias para Mais de Metro - De todas as histórias do mundo, as inventadas são sempre as melhores. O espetáculo “Histórias para Mais de Metro” é inspirado em segredinhos, brincadeiras, poeminhas e tradições que, ao serem revelados, trazem à tona os mais encantadores contos populares, contados de forma espetacular.

De forma irreverente e inusitada, aos poucos, as mais ousadas aventuras e desventuras dos personagens que navegam pela cultura popular são colocados ao público. Repleto de musicalidade, esse espetáculo contempla a vida e a arte brasileira, com seus mitos e canções que encantam os corações. Data: 29 de junho, às 14h30 Custo: A doação de um livro ou um brinquedo Inscrição: A troca do ingresso ocorre 1 hora antes do espetáculo, no local do evento.

Sesi Cultura – Foi em 2008 que a Regional Paraná do Serviço Social da Indústria inaugurou uma área especificamente dedicada ao desenvolvimento de ações culturais ancoradas nas diretrizes previstas na Declaração Universal dos Direitos do Homem, como a diversidade, a pluralidade e a autonomia.

Desde então, o Sesi Cultura Paraná tem promovido o acesso à cultura com foco em programas de formação artística e cultural, investindo em processos criativos, formação de plateia para todas as linguagens e na formação e desenvolvimento cultural com vocação local. O Circuito Cultural Sesi, o Festival Sesi Música, os Núcleos Criativos do Sesi, o Zoom Cultural, os Programas Sesi Música, Sesi Arte, Sesi Audiovisual e Sesi Artes Cênicas são exemplos de programas desenvolvidos pela Gestão Cultural do Sesi. De 2008 até 2016, mais de 927 mil espectadores tiveram acesso à cultura por meio de cerca de 7,5 mil eventos realizados pelo Sesi Paraná.

Todas essas ações sempre tiveram como objetivo o acesso ao bem cultural para o trabalhador da indústria, seus dependentes e para a comunidade de um forma geral, além da difusão da arte em todas as suas manifestações, valorizando a diversidade e a pluralidade do povo brasileiro. http://www.sesipr.com.br/cultura/ | https://www.facebook.com/sesiculturapr.

***UP abre inscrições para Mostra de Profissões***

***Engenharia ou Arquitetura? Nutrição ou Gastronomia? Essas e outras dúvidas comuns na época do vestibular podem ser sanadas na 17ª edição da Mostra de Profissões da Universidade Positivo (UP). O evento, que acontece no dia 09 de agosto, é esperado todos os anos por estudantes do Ensino Médio do Paraná e Santa Catarina. Durante todo o dia, os visitantes podem participar de oficinas e dinâmicas de cursos, conhecer a infraestrutura da universidade e interagir com a comunidade acadêmica.

A mostra acontece das 8h às 22h, no câmpus Ecoville. Nesta edição, os visitantes receberão um passaporte na entrada do evento. Com cinco adesivos representando a participação em cinco atividades da mostra, o vestibulando consegue isenção na taxa de inscrição para a prova de quase todos os cursos de graduação. Essas tarefas podem ser realizadas em atividades como oficinas, visita aos estandes dos cursos e interação nas redes sociais da instituição.

Entre as atrações culturais, os estudantes poderão assistir a apresentações da Banda Firecracker e aos pocket shows do grupo de humor Tesão Piá. Para visitar a UP durante a Mostra de Soluções 2017, os interessados devem se inscrever gratuitamente por meio do hotsite http://www.up.edu.br/blogs/mostra-de-profissoes/inscricao. As informações complementares sobre programação e dinâmicas do evento também podem ser consultadas no site.

Serviço: Mostra de Soluções Universidade Positivo Onde: Universidade Positivo - Câmpus Ecoville (Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300, Ecoville - Curitiba) Quando: 9 de agosto Quanto: Entrada gratuita Informações: up.edu.br/mostra.

Sobre a Universidade Positivo - A Universidade Positivo (UP) concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade.

Atualmente, oferece 58 cursos de Graduação presenciais (31 cursos de Bacharelado e Licenciatura e 27 Cursos Superiores de Tecnologia), três programas de Doutorado, quatro programas de Mestrado, centenas de programas de Especialização e MBA e dezenas de programas de Extensão. A UP conta com sete unidades em Curitiba, além de polos de Educação à Distância (EAD) em 22 cidades espalhadas pelo Brasil. É considerada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a melhor universidade privada do Paraná, pelo quinto ano consecutivo.

***Rock & Ribs Steakhouse anuncia programação musical da casa***


Crédito da foto: Cintya Hein.

***Unir música e boa gastronomia é o objetivo da Rock & Ribs, steakhouse localizada na Praça da Espanha e que traz conceitos norte-americanos em seu cardápio e decoração. Além do menu recheado de delícias que incluem as famosas barbecue ribs, burguers e diferentes tipos de saladas e sobremesas, a casa também oferece uma programação musical que vai agitar as noites dos curitibanos.

Todas as quartas-feiras, o público vai poder mergulhar no melhor do rock anos 70 com os sucessos do rei do Rock, Elvis Presley, incorporados por seu representante fiel em Curitiba, o artista Rogério Cordoni, reconhecido sósia do cantor norte-americano. Elvis marcará presença na Rock & Ribs todas as quartas-feiras do mês de julho, a partir das 20h, nas quartas Love Me Tender da casa.

Sexta-feira é dia de Legião Rock, com a presença de ninguém menos que Kadu Lambach, guitarrista que fez parte da primeira formação da banda Legião Urbana, fenômeno do rock nacional. Kadu estará na Rock & Ribs quinzenalmente, a partir do dia 07 de julho, interpretando sucessos como “Que País é Esse”, “Geração Coca-Cola”, “Pais e Filhos”, entre outros. As apresentações sempre terão convidados especiais. Para o dia 07/07, Kadu Lambach receberá o gaitista e cantor André Juan, a partir das 20h. Mas a programação musical não se restringe aos dias de semana.

Aos domingos, no BlueSunday, é a vez do projeto Beto Blues Trio Convida animar a casa, com apresentação de músicos convidados em uma programação repleta de sucessos do blues que reúne diversos instrumentos e sonoridades. Para saber as datas e acompanhar as apresentações, basta curtir a fanpage da Rock & Ribs no Facebook: https://www.facebook.com/RockeRibsCuritiba.

Sobre a Rock & Ribs Curitiba - Uma verdadeira steakhouse americana com DNA brasileiro, a Rock & Ribs foi inaugurada em Curitiba em junho em um espaço charmoso e agradável, localizado em frente à Praça da Espanha, região já consolidada no roteiro gastronômico da capital paranaense.

Com 230 metros quadrados de salão, a primeira Rock & Ribs de Curitiba oferece diferenciais como a decoração temática, o estacionamento com vallet e o Espaço Kids, tornando-se a escolha perfeita tanto para um happy hour, quanto para um jantar ou almoço em família. Além das carnes nobres e dos petiscos típicos da culinária americana, a casa traz o conceito típico dos consagrados dinners norte-americanos, com decoração e pratos inspirados no Rock.

Para o grupo de empresários responsáveis pela chegada da marca à capital paranaense, a Rock & Ribs tem como grande diferencial a ideia de que culinária, diversão e cultura podem andar juntas Outro destaque da casa é o posicionamento de preço justo, de forma a oferecer gastronomia de alta qualidade com excelente custo-benefício, com preços até 30% menores do que restaurantes similares. A rede acredita que, mais do que oferecer promoções sazonais, é preciso disponibilizar pratos diversificados e atrativos para diferentes momentos e pessoas, mas com preço regularmente adequado às possibilidades desses públicos.

Serviço: Rock & Ribs Steakhouse - http://www.rockeribs.com.br. Rua Fernando Simas, 71, Batel – Curitiba Telefone: (41) 3044-7003.

***Candy Roll’s no Palladium Curitiba***


Crédito da foto: Divulgação.

***A sorveteria Candy Roll’s acaba de inaugurar no Palladium Curitiba com o objetivo de proporcionar uma experiência única no consumo de sorvete. Preparada em uma chapa fria, com temperatura inferior a 30ºC, a massa artesanal permite a mistura de diversos sabores e recheios. O processo chama a atenção de quem passa pelo local. “Tudo é feito na hora. A massa é preparada em uma chapa tailandesa. O cliente escolhe as opções e o sorvete é elaborado no mesmo instante”, contam os proprietários Vilmar Ribeiro Lemes e Sandra Fantin.

A base da massa do sorvete é italiana e ele é servido em formato de pequenos rolos recheados. São 10 sabores disponíveis: morango, amora, abacaxi com coco, cheesecake, frutas vermelhas, chocolate, limão siciliano, óreo, floresta negra e banoffee. Confira como o sorvete preparado na Candy Roll’s do Palladium Curitiba https://www.facebook.com/shoppingpalladium/videos/1574672502552680. A loja fica no Piso L3 do Palladium Curitiba. Os preços variam entre R$ 12 e R$ 18.

Sobre o Palladium Curitiba - O Palladium Curitiba tem um conceito de espaço multiuso, com opções para compras, lazer, alimentação e serviços. O shopping conta com uma estrutura ampla, moderna e inteligente. Possui mais de 350 lojas, oito salas de cinema e uma sala IMAX, com imagens de alta definição projetadas em uma tela de aproximadamente 400 m². Aberto em 2008, foi o primeiro shopping de Curitiba a implantar um espaço exclusivo para restaurantes, o charmoso Boulevard. Além disso, tem prédios comerciais com entrada exclusiva por dentro do shopping.

O Palladium agrega ainda laboratórios, academias, medicina diagnóstica, pet shop, bancos, consultório odontológico, escola de idiomas, entre outros serviços que completam a vida do cliente. O Palladium Curitiba faz parte do Grupo Tacla Shopping, que possui ainda os empreendimentos: Palladium Ponta Grossa, Itajaí Shopping Center; Shopping Cidade Sorocaba e Catuaí Palladium Foz do Iguaçu. Os empreendimentos em construção são: Jockey Plaza; Palladium Umuarama; Porto Belo Outlet Premium e City Center Outlet Campo Largo.

Em 2015, o Palladium Curitiba foi eleito o Shopping Mais Querido do Brasil por meio de uma inciativa da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). No mesmo ano, ganhou os títulos de Shopping de Preferência dos paranaenses pela terceira vez e dos curitibanos pela quinta vez, pelo Prêmio Impar/Ibope 2015. Mais informações no site http://www.palladiumcuritiba.com.br.

***Mostra celebra produção de Cinema Mexicano na Caixa Cultural Curitiba***


Crédito das fotos: Divulgação.

***A Caixa Cultural Curitiba apresenta, de 12 a 16 de julho, a Mostra de Cinema Mexicano Contemporâneo, seleção de filmes inéditos no circuito comercial. A programação reúne 16 produções de diferentes gêneros, além de debates acerca dos temas. Os ingressos custam R$ 4 e R$ 2 e serão vendidos nos dias das exibições. Na abertura, quarta-feira (12), quando será exibido “Te Prometo Anarquia”, às 18h30, o diretor Julio Hernández Cordón estará presente e poderá conversar com o público.

O cineasta também compõe a mesa de debate “Cinema mexicano contemporâneo e aproximações com a América Latina”, marcado para sexta-feira (14), às 19h30, com mediação do curador Mateus Nagime. A mesa ainda terá a presença de Rafael Urban (cineasta e pesquisador) e ​Solange Stecz (pesquisadora). Entre títulos reconhecidos pela crítica internacional e produções até então restritas ao território mexicano, a mostra apresenta ao público um recorte atual e representativo da produção cinematográfica do país.


Além da reflexão sobre o que é peculiar ao México, os filmes trazem questões contemporâneas universais, como família, gênero, ambientalismo, drogas, violência, entre outros temas emergentes. A programação exibe 13 longas e três curtas, dentre os quais destacam-se as obras do premiado diretor Julián Hernándes, representado pelo curta “Nuvens Flutuantes” e em seu último trabalho, “Eu Sou a Felicidade deste Mundo”, ambos pautados pelos temas da juventude e da sexualidade.

A cineasta Dalia Reyes também chama a atenção com “Banho de Vida”, que mostra mulheres garis compartilhando ideias, dores e confissões em um banho público. Outro filme de referência é “Navalhada”, documentário-ficção de Ricardo Silva, premiado em Locarno, que retrata pessoas cuja vida se realiza na hostil paisagem de Tijuana, cidade de fronteira no norte do México. Seguindo a linha documental, “H20mx” lança luz sobre a crise hídrica na Cidade do México. O filme-denúncia é uma coprodução de José Cohen e Lorenzo Hagerman.


Apesar do aspecto contemporâneo da mostra suscitar a presença de jovens diretores, o público também poderá assistir ao elogiado “As Razões do Coração”, de Arturo Ripstein, célebre cineasta da antiga geração do cinema mexicano. “Seus filmes são bastante cerebrais, mas também cativam por falarem de amor e relações”, resume o curador Mateus Nagime. Animações também ganham espaço com “O Modelo de Pickman”, de Páblo Ángeles Zuman, além do divertido “Manhã Psicotrópica”, de Alejandro Aldrete, entre outras obras que asseguram a vitalidade do cinema mexicano.

América Latina - “O intercâmbio do Brasil com a produção cinematográfica da América Latina está mais concentrado na Argentina. Com exceção de nomes como Afonso Cuarón, Alejandro González Iñárritu e Guillermo del Toro, pouco se sabe sobre o cinema mexicano por aqui. Por estar em um bloco intermediário, dividindo as duas Américas, o país mistura sua identidade cultural com influências que vêm dos EUA e da América do Sul, criando um cinema jovem, com inspiração nas vivências de rua, e dotado de diretores super-criativos, sobretudo em início de carreira”, avalia Nagime.

O fio condutor da mostra está na subjetividade dos personagens, que compartilham de certa impermanência, explícita nos filmes em episódios de profundas rupturas, quando a vida se impõe pelo imprevisível. Se por um lado a mostra revela a universalidade do cinema mexicano, de outro, o comprometimento com as aflições sociais e políticas do país projeta-se como unidade.

“Como se na ficção houvesse uma vontade de se lançar para um futuro imaginado”, define o curador. É este sentimento de inadequação em relação ao mundo que imprime realismo aos filmes. Em alguns casos, a justaposição com a realidade chega a desafiar as linhas demarcatórias da ficção e do documentário. Nagime reconhece esta característica ao afirmar que ela é uma “espécie de marca do cinema mexicano atual”.

***Programação: 12 de julho (quarta-feira) - Horário: 16h NUNCA MORRER (Mai morire, 2012, cor, 84 min.), de Enrique Rivero Classificação: livre para todos os públicos. Sinopse: Chayo volta a Xochimilco para cuidar de sua mãe idosa, mas a comodidade da vida tradicional a leva a escolher um casamento que lhe fará abandonar seus ideais. Sua percepção particular e sua fé absoluta na vida a obrigarão a cometer o maior sacrifício que uma mãe pode fazer.

***Horário: 18h30 - TE PROMETO ANARQUIA (Te Prometo Anarquía, 2015, cor, 88 min), de Julio Hernández Cordón (Exibição terá a presença do diretor). Classificação: não recomendado para menores de 16 anos. Sinopse: Miguel e Johnny são amigos e amantes, se conhecem desde a infância e passam o tempo patinando com seus amigos nas ruas da Cidade do México. Vendem seu próprio sangue e conseguem doadores para o mercado negro. Uma grande transação de sangue termina mal para todos os envolvidos. A mãe de Miguel decide mandá-lo para fora do país. Longe de Johnny, Miguel enfrentará um novo destino.

***Data: 13 de julho (quinta-feira) - Horário: 16h H20MX (H20mx, 2014, 82 min.), de José Cohen e Lorenzo Hagerman Classificação: não recomendado para menores de 10 anos. Sinopse: A Cidade do México é uma das mais populosas do mundo, que cresce sem controle. Anteriormente uma região rodeada de lagos, agora o suprimento de água para a cidade é um problema real. H2Omx registra a escassez, o desperdício e os graves problemas de contaminação da água, e faz um urgente chamado à ação e ao compromisso dos cidadãos.

***Horário: 18h (um curta e um longa-metragem em sequência) O MODELO DE PICKMAN (El Modelo de Pickman, 2014, 10 min.), de Páblo Ángeles Zuman Classificação: não recomendado para menores de 18 anos Sinopse: Na busca por obter o quadro de seu pintor favorito de arte macabra, Richard Pickman, o colecionador de arte Thurber Phillips descobre o mistério oculto na obra do artista. Adaptação de uma história de H. P. Lovecraft.

***NAVALHADA (Navajazo, 2014, 75 min.), de Ricardo Silva Classificação: não recomendado para menores de 18 anos. Sinopse: Um apocalipse imaginado é apresentado diante de nós através de retratos de personagens que lutam para sobreviver em um ambiente hostil, onde só podem contar consigo mesmos e a única coisa que têm em comum é o desejo de seguir vivendo, sem importar o custo. Um diretor de vídeos domésticos, um viciado na canalização do Rio Tijuana, um colecionador de brinquedos e um velho satânico que toca canções em um teclado Casio são alguns dos sobreviventes. Filme que mistura documentário e ficção para apresentar um retrato das pessoas que vivem à margem em Tijuana, cidade de fronteira no norte do México.

***Horário: 20h - EU SOU A FELICIDADE DESTE MUNDO (Yo Soy la Felicidad de Este Mundo, 2013, 122 min.), de Julián Hernández Classificação: não recomendado para menores de 16 anos. Sinopse: Emiliano, um diretor de cinema, explora seus processos criativos e tenta se conectar com sua realidade imediata. A história que filma se mistura com a própria realidade cotidiana. O seu mundo real parece sempre ser visto pela lente da câmera. Confuso e sozinho, sempre na frente da tela, que é a sua realidade transfigurada, escuta essa canção, que se repete como uma oração que o obriga a continuar tentando amar.

***Data: 14 de julho (sexta-feira) - Horário: 16h MANHÃ PSICOTRÓPICA (Mañana Psicotrópica, 2015, 90 min.), de Alejandro Aldrete Classificação: não recomendado para menores de 16 anos. Sinopse: Após uma tentativa de suicídio, Lito, de 19 anos, viaja de Monterrey a Querétaro para visitar seu primo Koko, de 20 anos. Lá, se une a um grupo de amigos com a intenção de vender drogas para bancar um fim de semana em Michoacán. Entre pílulas psicotrópicas, LSD e cogumelos alucinógenos, entre festas improvisadas e trilhas na natureza, cria-se um laço que reforça a amizade entre eles; enquanto Lito parece encontrar o caminho para a reconciliação.

***Horário: 18h - VERÃO DE GOLIAS (Verano de Goliat, 2010, 76 min.), de Nicolás Peredas Classificação: não recomendado para menores de 16 anos Sinopse: Depois de ser abandonada pelo seu marido, Teresa passa os dias desesperada, tentando entender o que aconteceu. No lugar de encontrar respostas, sua missão se converte em uma viagem pelas ruas e casas de pessoas que conhecem seu esposo. 

Misturando ficção e documentário, suas visitas retratam a cidade e os seus habitantes. Verão de Golias é uma reflexão sobre o sofrimento após o abandono, promessas não cumpridas, desconexão e ânsia eterna. Horário: 19h30 - Debate “Cinema mexicano contemporâneo e aproximações com a América Latina”, com Rafael Urban​, ​Solange Stecz​, Julio Hernández Cordón e Mateus Nagime.

***Data: 15 de julho (sábado) - Horário: 16h (um curta e um longa-metragem em sequência) NUVENS FLUTUANTES (Nuves Flotantes, 2014, 14 min.), de Julián Hernández Classificação: não recomendado para menores de 16 anos. Sinopse: A piscina e a água aparecem como uma metáfora do entorno no qual se pode fertilizar a consciência. Nela, o corpo ágil e pleno se move ao ritmo de sua escolha, mas que ao ser julgado parcialmente por uma visão alheia, uma visão com o mesmo medo, mas sem o mesmo valor, criará um resposta intolerante e ofensiva.

***CARMIM TROPICAL (Carmim Tropical, 2014, 80 min.), de Rigoberto Pérezcano Classificação: não recomendado para menores de 12 anos.inopse: A história de um regresso, o de Mabel a sua cidade natal para achar o assassino de sua amiga Daniela. Uma viagem pela nostalgia, o amor e a traição em um lugar onde a travestilidade cobrou, em seu momento, uma dimensão incomum.

***Horário: 18h - A VIDA DEPOIS (La Vida Después, 2013, 90 min.), de David Pablos. Classificação: não recomendado para menores de 12 anos. Sinopse: Samuel e Rodrigo começam uma viagem em busca de sua mãe, que desapareceu de maneira estranha, deixando um bilhete sobre a mesa que dizia: “Tive que sair. Mamãe”. A relação entre os irmãos se torna tensa e sofre uma ruptura conforme viajem pela paisagem desértica, seguindo pistas baseadas em recordações da infância.

***Horário: 20h - AS RAZÕES DO CORAÇÃO (Las Razones del Corazón, 2011, 119 min.), de Arturo Ripstein Classificação: não recomendado para menores de 14 anos. Sinopse: Emilia, uma dona de casa frustrada pela mediocridade da sua vida, pelos fracassos de seu marido e agoniada no papel de mãe, sente que está a ponto de perder a paciência com tudo. Para piorar, é abandonada pelo amante. Em seu apartamento, vazio e desolado, decide enfim tomar uma decisão há muito considerada: o suicídio. Curiosamente sua morte provoca a aproximação entre o marido traído e o amante esquivo.

***Data: 16 de julho (domingo) - Horário: 16h BANHO DE VIDA (Baño de Vida, 2016, 69 min.), de Dalia Reyes Classificação: não recomendado para menores de 16 anos. Sinopse: Uma viagem ao interior das casas de banho públicas através das vozes de três personagens: Felipe, responsável pelos banhos desde 1984; Juana, varredora de ruas no centro da Cidade do México; e Jose, cliente assíduo há mais de quarenta anos. O filme é um estudo de personagens daqueles que habitam um mesmo espaço: a sauna.

***Horário: 18h (um curta e um longa-metragem em sequência) RAMONA (Ramona, 2014, 10 min.), de Giovanna Zacharías Classificação: não recomendado para menores de 14 anos. Sinopse: Ramona, de 84 anos, anuncia que já está pronta para morrer. Porém, enquanto sua família cuida dos preparativos, ela muda de opinião.

***AS LÁGRIMAS (Las Lágrimas, 2013, 64 min.), de Pablo Delgado Classificação: não recomendado para menores de 12 anos. Sinopse: Os irmãos Gabriel e Fernando sofrem, cada um ao seu modo, as desastrosas consequências de viver em um lar fragmentado. Para fugirem, ainda que momentaneamente dessa situação, realizam uma pequena viajem rumo a um bosque, local simbólico para ambos.

***Horário: 20h - O BOM CRISTÃO (El Buen Cristiano, 2016, 120 min.), de Izabel Acevedo Classificação: não recomendado para menores de 14 anos. Sinopse: José Efraín Ríos Montt vira um cristão renascido e alguns anos depois, em 1982, um grupo de soldados lhe pedem para dirigir o golpe de estado na Guatemala. Francisco Chávez Raymundo e sua irmã eram crianças pequenas quando sua comunidade foi destruída por causa das políticas de Ríos Montt. Em março de 2013, a vida de Francisco e José Efraín se converge no mesmo espaço. Rios Montt é convocado a depor pela justiça guatemalteca, e é confrontado por um grupo de órfãos e viúvas de guerra.

Serviço: Mostra de Cinema Mexicano Contemporâneo Local: Caixa Cultural Curitiba, Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR) Data: 12 a 16 de julho de 2017 (quarta a domingo) Horário: confira a programação completa em www.caixacultural.gov.br e www.cinemamexicano.com.br. Ingressos: à venda no dia das exibições. R$ 4 e R$ 2 (meia – conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito Caixa). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura. Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h, domingo, das 15h às 19h). Classificação etária: consultar programação. Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes).

***Seu Jorge volta a Curitiba com seu Samba Rock***


Crédito da foto: Divulgação.

***Após temporada nos Estados Unidos, Seu Jorge, atualmente um dos maiores artistas da MPB, volta a Curitiba nesta semana para comandar a festa Live Rio, que acontece na sexta, dia 07 de julho, na Live Curitiba (R: Itajubá, 143), a partir das 23h59. Na bagagem, o cantor e compositor traz o show "Cru" (nome do segundo CD, lançado no exterior em 2004 e no Brasil no ano seguinte), onde retorna às origens. São os sucessos deste álbum, como "Tive Razão" e "Mania de Peitão", e outros clássicos da carreira, que vão embalar o público paranaense. Para completar a abertura fica por conta do Bigode Groove e Joker.

O diferencial do show "Cru", que Seu Jorge trará para a cidade, é a maneira mais “crua” de interpretar as canções do segundo álbum, somente com violão, baixo, teclado, bateria e percussão, sem guitarra nem DJ. "Cru" foi lançado primeiro pelos selos Naïve Records e Wrasse Records, no mercado internacional, e, em 2005, pelo selo ST2, no Brasil. Várias das canções são covers, como "Chatterton", escrita por Serge Gainsbourg (autor de "Je T’aime Moi Non Plus") e 'Don’t", de Leiber & Stoller. A canção "Tive Razão" consta do jogo FIFA 07, da EA Sports.

Irrequieto, Seu Jorge gosta de experimentar sonoridades e estilos. Além do violão, também vem sendo visto tocando flauta transversal ao vivo (depois que aprendeu o instrumento para viver o mestre do choro Pixinguinha, dos 35 aos 76 anos, no cinema, no filme "Pixinguinha – Um homem Carinhoso", em produção). Recentemente, Seu Jorge estava em Los Angeles, na Califórnia (EUA), onde apresentou os shows da turnê "The Life Aquatic"/"A Tribute to David Bowie" para 20 mil pessoas, no anfiteatro Hollywood Bowl, no último dia 25.

O nome do show que apresentou nos Estados Unidos faz referência ao terceiro disco de estúdio: "The Life Aquatic Studio Sessions", lançado em 2005, pela gravadora Hollywood Records.[1] É uma coletânea de canções de David Bowie (mais a original "Team Zissou"), que gravou em português para a trilha sonora do filme "The Life Aquatic with Steve Zissou".

Os ingressos estão à venda e os valores variam de R$50,00 (meia-entrada) a R$230,00 (inteira), de acordo com o setor. Camarote Baguncinha - R$230,00 (inteira) e R$120,00 (meia-entrada)/ Pista Premium - R$170,00 (inteira) e R$90,00 (meia-entrada)/ Pista - R$90,00 (inteira) e R$50,00 (meia-entrada). A meia-entrada é válida para estudantes, pessoas acima de 60 anos, professores, doadores de sangue e portadores de necessidades especiais (PNE) e de câncer. Portadores do cartão fidelidade Disk Ingressos e sócio-torcedor do Coritiba possuem 50% de desconto na compra de até dois bilhetes por titular.

Promoção: Na compra de 01 ingresso, ganha outro no mesmo setor. Já está acrescido o valor de R$10,00 referente à taxa de administração de venda no local. Valores sujeitos a alterações sem aviso prévio. Os ingressos poderão ser adquiridos através do Disk-Ingressos (Loja Palladium - de segunda a sexta, das 11hs às 23hs, aos sábados, das 10 às 22 horas, e aos domingos, das 14 às 20hs, - e quiosques instalados nos shoppings Mueller e Estação - de segunda a sábado, das 10hs às 22hs, e aos domingos, das 14hs às 20hs), Call-center Disk Ingressos (41) 33150808 (de segunda a sexta, das 9h às 22hs, e aos domingos, das 9 às 18hs) e pelo portal  www.diskingressos.com.br.

Mais sobre Seu Jorge - Jorge Mário da Silva nasceu em 1970, em Belford Roxo, no Rio de Janeiro, e desde criança sabia que queria ser músico. Passou por diversas ocupações desde os 10 anos e começou a cantar cedo na noite. Saiu de casa aos 19 anos e morou na rua por alguns anos, onde fez seu primeiro contato com o teatro. Descoberto pelo clarinetista Paulo Moura, fez um teste para um musical e daí em diante começa uma nova história.

Os primeiros discos de Seu Jorge, “Samba Esporte Fino” e “CRU”, seguiram a mesma linha de inúmeros gêneros musicais, mas com fundamento no samba. O cantor ficou mais conhecido com a sua parceria com a cantora Ana Carolina, no CD e DVD Ana & Jorge - Ao Vivo. Seu Jorge teve seu início no mundo artístico através do teatro. A experiência funcionou como trampolim para a criação da banda Farofa Carioca que foi uma mistura de samba, jongo, reggae, funk, rap, circo e dança.

A partir daí surgiram várias participações em discos de artistas como, Ed Motta, Beth Carvalho, Marcelo D2, dentre outros. Músico dos pés à cabeça, cantor, compositor, instrumentista e produtor nato, Seu Jorge também atua no cinema.

Compôs para as trilhas sonoras dos longas-metragens “Amores Possíveis”, de Sandra Werneck, “A Partilha”, de Daniel Filho, “Cidade de Deus”, de Fernando Meirelles e Katia Lund, “Sexo, Amor & Reação”, de Jorge Fernando e “The Life Aquatic with Steve Zissou”, da Disney, de Wes Anderson, da Disney, onde atuou como ator e autor da trilha sonora, fazendo versões em português para músicas de David Bowie.

Como ator, participou ainda do espetáculo “Mãe Gentil - Folias Guanabaras”, do coreógrafo Ivaldo Bertazzo e do filme “Moro no Brasil”, do finlandês Mika Kaurismäki. Com “Cidade de Deus”, no papel de Mané Galinha, ganhou reconhecimento internacional.

Serviço: Seu Jorge - Bigode Groove e Joker Quando – 07 de julho de 2017 (Sexta) Local: Live Curitiba (R: Itajubá, 143 - Portão) Horários: Abertura da casa: 21hs / Início do show: 23h59.

***Metodologia inovadora auxilia pessoas a serem mais produtivas, organizadas e eficazes no ambiente profissional***

***Estudos recentes mostram que os trabalhadores brasileiros produzem uma média de US$ 10,8 por hora trabalhada, o equivalente a R$ 35. É a menor média entre os países latino-americanos. Ficamos atrás do México, e dos vizinhos Chile e Argentina. Segundo a psicóloga e empresária Pâmella Streb, esse baixo desempenho se justifica por quatro itens: desorganização pessoal, desorganização mental, má gestão do tempo e falta de disciplina/vontade.

Diante disso, as empresas normalmente seguem dois caminhos: ou contratam mais profissionais para dar conta da demanda, ou demitem o colaborador “improdutivo” e contratam outro mais “produtivo”. Especialista em organização pessoal e de ambientes pela NAPO (National Association of Professional Organizers), Pâmella afirma que produtividade não significa trabalhar mais e melhor, mas sim, fazer as mesmas coisas em menor tempo e com mais qualidade.

Para ajudar as pessoas a serem mais produtivas, organizadas e eficazes no ambiente de trabalho, ela criou o método “Gatepem”, que significa Gestão dos ambientes + Gestão do Tempo + Gestão pessoal + Gestão mental). Essa metodologia será aplicada pela primeira vez em Curitiba no próximo sábado, dia 8, no Edifício Eco Business (Rua Grã Nicco, 113, bloco 3, Mossunguê). O curso “Produtividade Total” já foi ministrado para mais de 200 pessoas, desde o ano passado, para funcionários de grandes empresas como Valor Real Empreendimentos Imobiliários e Chocolates Brasil Cacau, e .

No curso, cinco questões são levantadas aos participantes: 1)- Você costuma atrasar a entrega dos seus trabalhos? 2)- Demora a dormir, pensando em tudo o que tem para fazer no outro dia? 3)- Você é capaz de realizar uma tarefa e finalizá-la no tempo estipulado? 4)- Consegue colocar em prática tudo o que planeja? 5)- Você sente que o seu dia rendeu 100%? Durante o curso, são abordados temas como organização dos ambientes, autoconhecimento, disciplina, organização mental e melhor utilização do tempo.

“Nosso objetivo é promover nas pessoas o sentimento de realização pessoal e profissional. Para que isso aconteça, é preciso conseguir colocar em prática os seus próprios sonhos e projetos. Atuamos no sentido de auxiliar pessoas e organizações a aumentar sua produtividade, gerando assim resultados mais positivos para as pessoas e para o mundo”, afirma Pâmella.

Serviço: Curso “Produtividade Total” Data: sábado, dia 8 de julho de 2017 Horário: das 8h às 12h e das 13h às 18h Local: Edifício Eco Business – Rua Grã Nicco, 113, Bloco 3, Mossunguê, Curitiba-PR Inscrições pelo (41) 99839-3959 ou no e-mail carla@organideia.com.br. Investimento: R$ 280,00 ou 2 x de R$ 150,00 Mais informações pelo site www.organideia.com.br.

***CJAP promove Colônia de Férias com oficinas para crianças e adolescentes***

***No mês das férias escolares, o Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP) promove uma Colônia de Férias para crianças e adolescentes.

A programação é composta por diversas oficinas que começam a partir do dia 10 de julho. Os cursos são ofertados de segunda a sexta-feira. Cada oficina tem o valor de R$ 50.

Na primeira semana, de 10 a 14 de julho, serão ministradas aulas de Mangá; Desenho, escultura e colagem; e Confecção de fantoches. Essas oficinas acontecem das 14h às 17h.  Já na semana seguinte, de 17 a 21 de julho, a oficina Teatro e música acontece na parte da manhã, das 9h às 11h30, e é dedicada a crianças de 7 a 8 anos. E na parte da tarde, das 14h às 17h, além das aulas de Mangá e Desenho, escultura e colagem, os alunos poderão se inscrever na aula de Modelagem e diversão. De acordo com a oficina escolhida, alguns materiais são solicitados para a prática artística.

Na tabela é possível conferir datas, horários, classificação etária das oficinas e os materiais necessários. Inscrições - Para efetuar a inscrição é necessário que o responsável pela criança ou adolescente compareça ao CJAP com a fotocópia da certidão de nascimento ou carteira de identidade de quem irá realizar o curso e uma foto 3x4. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (41) 3323-5643 e no site www.cjap.seec.pr.gov.br.

Serviço: Centro Juvenil de Artes Plásticas Rua Mateus Leme, 56 - São Francisco. Curitiba – PR Horário: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h.

***Começaram as liquidações de inverno, descontos chegam aos 60%***


Crédito da foto: Divulgação.

***Muitas pessoas esperam esse momento do ano para renovar o guarda-roupa e até garantir os presentes do fim de ano. Pois chegou a hora, começaram as liquidações de inverno e com descontos de até 60%. No Shopping Curitiba, mais de 10 lojas já estão com promoções atraentes. Na Laci Baruffi (piso L3), as bolsas têm 30%, o modelo Joinville, por exemplo, que custava R$ 399,00 sai por R$ 279,30.

A John John (piso L1), realiza sua famosa liquidação, com 60% de desconto, uma oportunidade única para os fãs da marca. Para as crianças, a Lilica & Tigor (piso L3) está com promoção progressiva, quem compra duas peças tem 20% de desconto, três dão direito a 40% e cinco ou mais produtos, 50%.

Os clientes podem encontrar produtos em promoção também na Lilac (piso L1), Arezzo (piso L1), Tok & Stok (piso L1), Santa Lolla (piso L2), C&A (pisos L2 e L3), Renner (piso L3), Gregory (piso L2), Anacapri (piso L1), Mr. Cat (piso L3) e Beagle (piso L1).

Serviço: Shopping Curitiba Rua Brigadeiro Franco, 2.300 Curitiba (PR) Tel: (41) 3026-1000 |  www.shoppingcuritiba.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário