sábado, 6 de maio de 2017

Coluna do dia 06/05/17

***Vânia Bastos ganha como melhor disco de Choro no Prêmio Profissionais da Música 2017*** 


Crédito da foto: Vinícius Campos.

***O álbum “Concerto para Pixinguinha”, considerado um dos melhores discos de 2016 é premiado na categoria “Melhor Projeto de Choro”, pelo Prêmio Profissionais da Música 2017, em cerimônia realizada em Brasília no último dia 29 de abril. O disco já era uma unanimidade de crítica em todo Brasil. Apenas confirmou o favoritismo. A cantora está radiante, cumpre agenda cheia de shows e grava clipe dias 15 e 16 de maio.

***Vimax Art. Hair Beauty participa do encontro Escuderia Ferrari*** 


Crédito da foto: Divulgação.

***Não são apenas as máquinas de velocidade da Ferrari que vão desfilar durante a quarta edição do encontro de ferraristas da Escuderia Ferrari, que acontece nesse sábado (06/05), em Curitiba. Na ocasião, também vão entrar em cena modelos da Forum Model, produzidos por profissionais do Vimax Art. Hair Beauty, que desfilarão para um editorial ao vivo que será promovido pela agência durante o evento.

Ambientado na sede da Osten Ferragens, em Curitiba, o encontro reunirá os fãs da Ferrari das 8h às 18h para trocar experiências sobre os veículos, em um dia de descontração e networking. Entre as atrações que fazem parte do dia, a produção ao vivo do editorial é um dos destaques.

Nele, modelos vão desfilar no espaço do evento e as suas fotos serão lançadas em tempo real nos salões espalhados pelo local. Pelo segundo ano consecutivo, a Forum Model é patrocinadora do evento e cede modelos para a recepção dos convidados. A ação do editorial, no entanto, é realizada pela primeira vez, inovando na programação do encontro da Escuderia Ferrari na cidade.

O editorial, que será assinado pelo fotógrafo Ricardo Oliveira, contará com stylling do produtor de moda Allan Ponciano e beleza assinada por Viktor I e sua equipe do Vimax Art Hair Beauty, com direção de Alyson Michalski, da Forum Model. O objetivo é criar um ensaio versátil, dinâmico e fashionista, que será lançado na semana seguinte do evento.

Serviço: Vimax Art Hair Beauty - http://www.vimaxbeauty.com.br - Curitiba (PR): Rua Gonçalves Dias, 532 - Batel | (41) 3342-1286 São Paulo (SP): Shopping Vila Olímpia - Rua Olimpíadas, 360, l.601, 5º andar | (11) 3045-6979.

***Museu Oscar Niemeyer inaugura a mostra “Circonjecturas”, de Rafael Silveira*** 


Crédito da foto: Divulgação.

***O Museu Oscar Niemeyer (MON) inaugura no dia 11 de maio, quinta, às 19h, a mostra “Circonjecturas”, do artista paranaense Rafael Silveira, com curadoria de Baixo Ribeiro, sócio-fundador da galeria Choque Cultural, de São Paulo. “É impossível não falar do artista paranaense Rafael Silveira, que está se tornando um dos principais nomes das artes visuais brasileira.

Recebê-lo no Museu Oscar Niemeyer com a mostra “Circonjecturas” é um momento importante para a consolidação da arte produzida no Paraná. Um trabalho bem interessante que eu tenho certeza que será um sucesso”, comenta o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani. Juliana Vosnika, diretora-presidente do MON, ressalta: “A exposição de Rafael Silveira traz ao público uma experiência transformadora.

Suas obras contêm aspectos lúdicos e inusitados, além da cenografia pensada para criar uma atmosfera que envolve o visitante a participar das obras, entrar e interagir com as instalações e com a paisagem gráfica que toma conta do espaço expositivo”. São cerca de 50 obras, entre instalações inéditas, objetos cinéticos, molduras que se transformam em esculturas, bordados-objetos, além de pinturas, desenhos, gravuras, projeções e outros objetos representativos da produção do artista nos últimos anos. Baixo Ribeiro comenta: “Circonjecturas não é uma exposição óbvia e não se encaixa em definições simplistas.

Sua complexidade responde à vigorosa investigação de linguagens que Silveira imprime ao seu trabalho. Responde, igualmente, à pesquisa natural e inspiradora que o artista promove para o alcance de novos públicos”, analisa. A linha curatorial propõe um percurso pelas obras. “O Corredor das Ilusões envolve o visitante na luz estroboscópica, sons e imagens em movimento. Logo após, uma instalação de escala arquitetônica se desmancha pelo chão. Nas paredes há um encadeamento de quadros minuciosamente pincelados com tinta óleo.

Alguns desses quadros recebem molduras entalhadas, sendo que algumas dessas molduras acabam por deixarem de ser um mero adorno das telas pintadas, para tornarem-se elas próprias esculturas quase autônomas”, conta o curador. A interdependência entre pintura e escultura forma diferentes formatos, pinturas esculpidas e esculturas pintadas exploram-se nas mais variadas conjugações, desde a tela bidimensional com uma simples moldura funcional que a protege até a peça tridimensional modelada em lata com a pintura selando todas as suas faces.

"Por fim, numa das extremidades da sala, a pintura desaparece e dá lugar ao desenho, que também se desprende do bidimensional para surgir em traços sólidos, formados pelo entrelaçar de fios dos bordados que o artista cria em parceria com a artista têxtil Flávia Itiberê. A exposição fica em cartaz até dia 6 de agosto e pode ser visitada de terça a domingo, das 10h às 18h. Os ingressos custam R$ 16 e R$ 8 (meia-entrada). Maiores de 60 e menores de 12 anos têm entrada franca.

Sobre o artista - Rafael Silveira começou no fim dos anos 1980, ainda criança, produzindo fanzines. Durante toda a década de 90 publicou quadrinhos em fanzines e revistas independentes de todo o Brasil. Chegou a publicar pela editora norte- americana Dark Horse, uma das maiores do mundo. Em meados dos anos 2000 se volta para a ilustração. Seu trabalho circulou por algumas das principais revistas brasileiras – inclusive ganhou o Prêmio Abril de Jornalismo.

Apareceu em publicações internacionais - como as americanas Juxtapoz e Hi-Fructose e a francesa "Hey!", além de ilustrar a capa da revista brasileira de arte Zupi. Ilustrou também campanhas publicitárias e materiais promocionais no Brasil e Europa, muitos deles premiados (três vezes prêmio Max Feffer de Design gráfico, Anuário do CCSP, Festival de Gramado, Art Director's Club of New York, entre outros). Em 2004 começou a pintar a óleo e expôs em São Paulo, Nova Iorque, Londres e Milão. Suas obras figuram em importantes coleções privadas e institucionais, como a do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

Serviço: Circonjecturas – Rafael Silveira Abertura: 11 de maio de 2017, quinta, 19h – entrada franca na hora da abertura Até dia 06 de agosto de 2017 Visitação: terça a domingo, das 10h às 18h R$ 16 e R$ 8 (meia-entrada) Quartas com entrada franca. Primeira quinta do mês horário estendido até as 20h, com entrada gratuita após as 18h. Maiores de 60 e menores de 12 anos têm entrada franca. Museu Oscar Niemeyer Rua Marechal Hermes, 999 Tel: (41) 3350-4400 - www.museuoscarniemeyer.org.br.

***Evento aborda a visão sobre democracia entre os jovens*** 


Crédito da foto: Divulgação.

***Discutir a visão sobre democracia e as relações democráticas entre os jovens. Esse é o objetivo do encontro que acontece na próxima segunda-feira, 8, às 10h, no International School of Curitiba (ISC), em Curitiba. O responsável por conduzir o debate é o professor da Universidade de Stanford e especialista em democracia, Larry Diamond, que também palestrará sobre o tema para os estudantes. Diamond abordará conceitos como a definição e qualidade da democracia, aspectos particulares como responsabilidade, estado de direito, eleições e questões atuais como “recessão democrática”, regimes híbridos e efeitos da tecnologia.

O diretor do departamento brasileiro do International School of Curitiba, Fernando Mesquita, fala sobre a importância do evento: "Preparamos nossos alunos para que tenham uma visão ampla do mundo e tenham a capacidade de argumentar com especialistas com reconhecimento internacional. Oportunizar o encontro com o Diamond reforça a nossa dedicação para desenvolver habilidades e competências que ultrapassem as salas de aula” explica. Ao final do evento o especialista apresentará o seu novo livro em uma sessão de autógrafos.

Agenda: 10h – Abertura do evento; 10h20 – Roda de discussão com os alunos do ISC (mediada por Larry Diamond); 10h50 – Palestra do Larry Diamond; 11h45 – Encerramento. 12h – Sessão de autógrafos.

Lançamento do livro - O Instituto Atuação, organização apartidária, sem fins lucrativos de pesquisa, estratégia e articulação com foco em participação política, transparência pública e cultura democrática, lançará a 2ª edição da Coletânea da Democracia, dia 9 de maio, durante evento em Curitiba, na Livraria da Vila. A obra, que possui financiamento Federal de Incentivo à Cultura, da Lei Rouanet, tem o objetivo de propagar conceitos chaves ligados ao tema, buscando criar alicerces comuns e fortalecer a cultura democrática no Brasil.

A coletânea traz, de maneira pioneira para a língua portuguesa, textos internacionalmente reconhecidos e de grande impacto. Tendo em vista a necessidade atual de se contribuir com um debate maduro, apartidário e equilibrado, que envolva os principais atores sociais da cena democrática brasileira, o Instituto Atuação decidiu produzir a 2ª Coletânea da Democracia, após o sucesso e a grande demanda pelos livros da primeira edição. A obra contará com quatro livros, “Para entender a Democracia”, de Larry Diamond; “O Antigolpe”, de Gene Sharp e Bruce Jenkins; “Estado de Direito e Democracia”, de Ernst W. Böckenförde e “O Que é Democracia?”, de Giovanni Sartori.  

Sobre o International School of Curitiba - Fundado em 1959, o International School of Curitiba (ISC) é o único colégio internacional do Paraná que oferece a combinação de diplomas Americano, Brasileiro e do Bacharelado Internacional. Por meio de seu programa verdadeiramente internacional, o ISC oferece aos seus alunos de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio uma experiência educacional multicultural, proporcionada pelas mais de 25 diferentes nacionalidades representadas por sua comunidade. Para mais informações acesse www.iscbrazil.com ou entre em contato pelo telefone (41) 3525-7400. O colégio fica na Avenida Dr. Eugênio Bertolli, 3900 - Santa Felicidade.

***Alunos da Universidade Positivo conquistam 14 prêmios Sangue Novo no Jornalismo Paranaense*** 


Crédito da foto: Divulgação.

Na foto: Alunos e professores premiados na 21ª edição do Prêmio Sangue Novo no Jornalismo Paranaense.

***O curso de Jornalismo da Universidade Positivo (UP) conquistou 14 prêmios na 21ª edição do Prêmio Sangue Novo no Jornalismo Paranaense, promovido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR). O objetivo do prêmio é elevar a qualidade dos trabalhos desenvolvidos nos cursos de Jornalismo de todo o estado. Essa edição do prêmio bateu o recorde de trabalhos inscritos, com um total de 554 projetos de diversos lugares do Paraná.

A cerimônia de entrega dos troféus e certificados aconteceu na última quinta-feira (3). Entre os 14 prêmios conquistados, na categoria Produto Jornalístico para Web - Blog de Notícias, os alunos da Universidade Positivo dominaram o pódio, conquistando o terceiro lugar com o projeto “Humans of Eleições”, o segundo lugar com o trabalho “Ocupações irregulares em Curitiba” e o primeiro lugar com “Vamos fazer um escândalo”.

Lista completa de trabalhos premiados: Categoria Fotojornalismo: Papilon – 1º Lugar. Categoria Jornal Impresso: Tradycja – 3º Lugar. Categoria Jornal/Revista On-line: Jornal Lona – 3º Lugar. Categoria Livro Reportagem: A dor das grades – 2º Lugar. Categoria Produto Jornalístico – Jornalismo Impresso: Lona Especial Olimpíadas 2016 – 2º Lugar. Categoria Produto Jornalístico para Web – Blog de Notícias: Vamos fazer um escândalo – 1º Lugar. 

Ocupações irregulares em Curitiba – 2º Lugar. Humans of Eleições – 3º Lugar. Categoria Produto Jornalístico para Web – Portal de Notícias: Via Palermo 42 – 1º Lugar. Categoria Radiojornal Laboratório: Jornal da Teia – 2º Lugar. Categoria Reportagem Escrita Digital: Vida de Coveiro – 1º Lugar. Categoria Videodocumentário: A Casa: memória dos Expedicionários em Curitiba – 2º Lugar. Categoria Webdocumentário: Superagui Além do Trapiche – 1º Lugar. Educação na ilha – 3º Lugar.

Sobre a Universidade Positivo - A Universidade Positivo (UP) concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade.

Atualmente, oferece 58 cursos de Graduação presenciais (31 cursos de Bacharelado e Licenciatura e 27 Cursos Superiores de Tecnologia), três programas de Doutorado, quatro programas de Mestrado, centenas de programas de Especialização e MBA e dezenas de programas de Extensão. A UP conta com sete unidades em Curitiba, além de polos de Educação à Distância (EAD) em 22 cidades espalhadas pelo Brasil. É considerada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a melhor universidade privada do Paraná, pelo quinto ano consecutivo.

***Apolar Imóveis e Todeschini firmam parceria*** 


Crédito da foto: Divulgação.

***Empresas referência nos mercados de imóveis e móveis, a Apolar e a Todeschini firmaram parceria no último dia 3 de maio. Pelo acordo, os clientes que adquirem um imóvel em qualquer uma das mais de 100 lojas Apolar, poderão mobiliar o mesmo com móveis Todeschini sob condições diferenciadas de pagamento.

O contrato foi assinado pelo diretor da Apolar, Jean Michel Galiano, e pelo diretor comercial da Todeschini, Clair Milani. “São duas marcas que representam seriedade em termos de mercado, que vão agregar ainda mais valor nos seus negócios, beneficiando, por consequência, os clientes”, afirma Galiano.

***Maureen Miranda assina ilustrações para o novo catálogo da Swim Colors*** 


Crédito das fotos: Divulgação.

***O que o seu filho quer fazer hoje? Salvar o mundo? Proteger a Galáxia? Ir para o reino das fadas? Subir aos palcos com a sua banda de rock? A Swim Colors te ajuda! A marca curitibana de roupas de banho foi criada pensando em estimular a imaginação e a diversão das crianças. Para valorizar ainda mais a criatividade dos pequenos, o site de e-commerce da Swim Colors está de cara nova, explorando cenários possíveis de se brincar com cada peça de banho.

O novo projeto gráfico da Swim Colors foi coordenado pelo reconhecido produtor Victor Sálvaro. Ele recebeu o desafio de elaborar produções que colocassem as crianças como protagonistas nas brincadeiras e aventuras. Para passar as ideias para o papel, a artista de múltiplas linguagens Maureen Miranda foi convidada. Com talentos que envolvem artes plásticas e atuação, Maureen fez as ilustrações que hoje encantam os miniclientes da Swim Colors.

“Estou no mercado de ilustração para crianças já há alguns anos e amo, porque o lúdico sempre me impulsiona para a arte. A minha ilustração deveria complementar as fotos, dando destaque aos trajes de banho e para mim, que faço trabalhos mais rebuscados e cheios de detalhes, foi um exercício da simplicidade. Achei o resultado uma graça!”, conta a paranaense.

As meninas foram do mar ao céu nos cenários, com a coleção Princesas e Superheroínas. Com a coleção Animal Print e Flores de Maria, elas voam para reinos místicos. Já os garotos se tornaram desbravadores da selva e de ruas robóticas, na coleção Press Start, e roqueiros espaciais na coleção Quero Ser. E esse é só o começo para o seu pequeno soltar a criatividade nas brincadeiras!

A Swim Colors - Desenvolvidas por quem tem vivência em prática esportiva na água, além de coloridos e divertidos, os modelos da Swim Colors são feitos para oferecer às crianças todo o conforto e cuidado na hora de entrar na piscina. As peças são feitas com tecidos inteligentes, que oferecem maior proteção ao cloro e à radiação solar.

Os modelos têm proteção UV+50, que reforça a proteção dos raios solares, e exclusivo sistema cloro block, que faz com que as peças sejam extremamente resistentes ao cloro das piscinas. Os produtos Swim Colors foram pensados para proporcionar conforto e liberdade de movimentos, evitando problemas recorrentes neste tipo de produto, tais como os famosos “bolsões de água” na parte posterior.

As peças têm design exclusivo, estamparia e tecelagem de alta qualidade com tamanhos que variam do número 2 ao 14. Os tecidos das peças são em 100% poliéster, leves, resistentes e de secagem rápida. As estampas são exclusivas e as linhas são desenvolvidas e fabricadas pela equipe de criação em Curitiba. As estampas das roupas são impressas pelo sistema de sublimação, que garante maior quantidade de cores e riqueza de detalhes nas ilustrações. Para conhecer os produtos da Swim Colors, acesse http://www.swimcolors.com.br.

***Público que mais cresce no mundo ganha evento inédito no Brasil*** 

***Mais ativos do que nunca, a atual geração com idade acima de 40 anos, conhecida como “ENTAS”, é protagonista de uma das maiores mudanças de comportamento do nosso tempo.

O professor Vern Bengston, da University Of Southen California, especialista em sociologia do envelhecimento, comenta a revolução deste cenário, nunca vista antes. “Não é só uma questão de viver mais tempo, mas também com saúde e energia”, diz ele.

Contudo, esse público ainda não recebeu a atenção devida do meio empresarial. Atentos a isso, profissionais das áreas de Evento, Entretenimento, Jornalismo e Publicidade se uniram para criar e apresentar uma forma eficaz de conectar pessoas com mais de 40 anos a empresas e instituições que almejam se comunicar diretamente com elas.

Assim nasceu a inédita Expo+40, que será realizada entre os dias 24 e 26 de novembro, na cidade de Curitiba, em uma das mais importantes estruturas para congressos, exposições e feiras do Sul do país, a ExpoUnimed. Dados do Relatório “Envelhecimento do Século XXI”, publicado pelo Fundo de População das Nações Unidas e HelpAge, mostram que no mundo uma em cada 9 pessoas tem 60 anos de idade ou mais, e estima-se o crescimento dessa proporção para uma, em cada 5 pessoas por volta de 2050.

Chris Ayrosa, uma das organizadoras do evento, lembra também que na década de 1960 a expectativa de vida no Brasil era de 50 anos em média, e hoje saltou para 74.“Tal alteração mudou completamente o comportamento desse público mais adulto”, observa. “Pessoas entre 45 e 60 anos de idade pensam em novas carreiras, novos projetos, novos relacionamentos e novos hábitos de consumo.

Procuram produtos, serviços e tecnologia dos mais diversos segmentos da indústria”. Elas também têm um alto poder de análise e decisão, e a aposentadoria já não é mais tão presente em comparação às gerações passadas na mesma faixa etária. “Mas, muito além de oferecer produtos e serviços é necessário saber direcionar ações de marketing e de propaganda para esse segmento.

As empresas ainda estão com campanhas muito focadas em pessoas mais jovens, mesmo com o objetivo de atrair o público mais adulto,algo que precisa ser mudado com urgência. É isso que a Expo+40 quer! Fazer com que as empresas se comuniquem mais e melhor com o público que mais cresce no mundo”, esclarece Chris Ayrosa.

Os 50 são os novos 30 - “Dizem por aí que os 50 são os novos 30 e isso faz todo sentido se olharmos como o nosso mundo tem se transformado”, ressalta Chris.Isso porque a melhora na qualidade de vida, os avanços na medicina e as mudanças nos padrões de comportamento formam um conjunto no qual homens e mulheres da nova geração podem viver de uma forma completamente diferente de suas mães e avós. 

“A jovialidade e o bem-estar físico, tanto no que diz respeito à saúde quanto à aparência é uma das maiores preocupações entre os ‘ENTAS’. Percebe-se isso claramente com a quantidade de pessoas nessa faixa de idade presentes nas academias, nos parques e nos centros estéticos.”

Atrações - Além de feira com produtos e serviços, A Expo+40 irá oferecer ao público diversas atrações, entre elas, palestras e talk shows, com participação de artistas e outras personalidades ligadas às áreas de Empreendedorismo e Bem-Estar.

Serviço: Expo+40 Data:24,25 e 26 de novembro de 2017. Cidade:Curitiba. Local: ExpoUnimed (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido) Realização da Ayrosa & Co - Design de Experiência, Cláudia Matarazzo - Produções Artísticas, Quitanda Comunicação e Personalité – Eventos e Entretenimentos. Mais informações: www.expomais40.com.br ou contato@expomais40.com.br. Tel: (11) 3032-3202.

***Affari promove Seminário Empresa & Representante Comercial em Curitiba*** 

***O Seminário Empresa & Representante Comercial apresenta um amplo painel sobre geração de negócios e oportunidades envolvendo a parceria entre empresas e representantes comerciais.

Conteúdos objetivos e experiências práticas serão apresentados para empresários e gestores de empresas que têm relação, ou podem vir a ter, com representantes comerciais. Será também um momento propício para troca de informações.

O seminário é uma realização do Grupo Affari Consultoria e Negócios, com apoio da DFDS Sociedade de Advogados e da empresa Meus Pedidos. A edição de Curitiba ocorre no dia 9 de maio, das 8h30 às 13h, iniciando com um café da manhã. O número de vagas é limitado.

Serviço: Seminário Relação Empresa X Representa Comercial Onde: Rua Marechal Hermes, 1413 - Auditório Quando: 9 de maio, terça-feira, a partir das 8h30 Investimento: entrada gratuita Mais informações e inscrições em pqna.com.br/JY3hf.

Sobre o Grupo Affari - A palavra italiana para “negócios” dá nome ao Grupo Affari Consultoria e Negócios, empresa com sede em Curitiba, filial em São Paulo e operação em todo o país, que é 100% dedicada a vendas. Atua de forma pioneira e inovadora na área de recrutamento e seleção de representantes comerciais, processo que reduz custo e aumenta a eficiência para as empresas contratantes.

Também trabalha com outsourcing, assumindo de forma terceirizada áreas de vendas de outras empresas. Fornece consultoria, treinamento e representação comercial. Integra ainda o Grupo Affari a corretora de seguros Valente Rocha, com 12 anos de mercado. Mais informações em http://www.grupoaffari.com.br.

***Publicado resultado do edital de ocupação de espaços do Centro Cultural Teatro Guaíra*** 


Crédito da foto: Elenize Dezgeninski.

***O Centro Cultural Teatro Guaíra divulga o resultado do edital de ocupação para o auditório Glauco Flores de Sá Brito (Mini) e Teatro José Maria Santos. Os grupos selecionados terão cessão dos espaços de 23 de maio a 27 de agosto de 2017.

Conforme estabelecido no subitem “5.4” do edital, para confirmar esta seleção as Companhias/Grupos relacionadas terão até às 18h do dia 9 de maio para apresentarem a documentação exigida no item “4”. Somente assim poderão formalizar o contrato de cessão do auditório correspondente.

Para o auditório Glauco Flores de Sá Brito (Mini) foram selecionadas as seguintes Companhias/Grupos 

***Cia Teatral Humor Proprium País Quase Cegos / adulto De 23 de maio a 11 de junho.  

***Joseane Berenda da Silva Três Vezes Pirandello, Tragédia, Drama, Comédia / adulto De 13 de junho a 2 de julho.

***Lak Eventos Produções Artísticas Ltda. Palestina ou Os Meninos e as Pedras / adulto De 1 a 20 de agosto.

***Lak Eventos Produções Artísticas Ltda. Ana, a Aventureira / infantil De 1 a 20 de agosto.

Para o Teatro José Maria Santos foram selecionadas as seguintes Companhias/Grupos 

***Cia Laica Vozes de Abrigo / adulto De 30 de maio a 18 de junho.

***Comparsaria Cênica Prod. Art. e Culturais Ltda Penélope pelo Avesso / adulto De 20 de junho a 9 de julho.

***Tiago da Luz Lobisomem / infantil De 20 de junho a 9 de julho.

***Julmar Rubens Leardini O Canto do Cisne De 8 a 27 de agosto.

***ConTarte Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Bom / infantil De 8 a 27 de agosto.

***CANTORITIBA terá participação de corais da Colômbia e Uruguai***


Crédito das fotos: Divulgação.

***A quarta edição do Festival Internacional de Corais de Curitiba, o CANTORITIBA, contará com corais vindos da América Latina. O Insieme, do Uruguai, e o Coro y Orquestra Universidad Santo Tomas, da Colombia, são alguns dos grupos já inscritos para para o evento que acontece entre 17 e 20 de agosto, em diversos locais da capital. Além dos grupos internacionais, corais de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo, Bahia e Paraná também já estão inscritos.

Além disso, ainda devem surgir competidores de outros estados, já que as inscrições vão até o dia 20 de maio. Diretamente de Bucaramanga, Jonathan F. Cancino Báez, maestro do Coro y Orquesta Universidad Santo Tomas, demonstra euforia por participar do festival. Segundo ele, a intenção do grupo é gerar um intercâmbio cultural e aprender mais sobre as tradições brasileiras. “É uma honra participar do festival e a oportunidade de conhecer a cidade e sua cultura nos motiva além da própria competição”, afirma.

O grupo colombiano tem um ano de existência, 28 membros e canta, principalmente, músicas latino-americanas. Com um pouco mais de experiência, oriunda de participações em outros festivais de corais na América Latina, o grupo uruguaio vem a Curitiba tentando se superar musicalmente. 

Esteban Tashdjian, maestro do Insieme, diz que “a expectativa é viver uma experiência de crescimento musical a partir da exigência competitiva, assim como desfrutar e aprender com as propostas dos demais coros participantes”. O atrativo turístico também influenciou na decisão do grupo em participar do CANTORITIBA. Tashdjian conta que alguns dos membros do coral têm parentes na cidade e a maioria irá esticar a viagem para conhecer mais Curitiba e região.

O presidente do festival, Helcio Pimentel, conta que o festival tem tido ótima aceitação e muitos grupos internacionais estão sinalizando o interesse em participar. “O fato de o evento ser um dos únicos do gênero na América Latina e ter o apoio da Associação Latino Americana de Canto Coral (ALACC Brasil) faz com que o interesse desses grupos seja mais alto”, explica. Ele lembra que participar do CANTORITIBA “é uma experiência a mais para os apaixonados por música e uma oportunidade de divulgar e analisar o trabalho das equipes”.

Outros ângulos - Quem já participou do CANTORITIBA apoia e propaga o festival. O maestro Martinho Lutero Klemann revela que não gostava muito de competições de canto coral por achá-las cercadas de preconceito e falta de incentivo. Porém, ao participar do evento à frente do coral da Universidade Positivo e receber feedbacks valiosos da comissão julgadora, passou a valorizar o modelo, que já existe na Europa. “Para o coral foi uma oportunidade de traçar um objetivo e planejar a preparação, o que fomentou grande foco e engajamento por parte dos coralistas, trazendo em consequência uma significativa melhoria na qualidade geral”, afirma o maestro.

Na edição de 2017 o grupo passa de competidor a destaque do evento. Agora como parte do projeto Nosso Canto, da Fundação Cultural de Curitiba, o grupo participará da abertura do CANTORITIBA, com um espetáculo em homenagem aos Beatles. “Nós faremos este ‘show coral’ com o Coral da UNIVILLE, a Banda Reino Fungi e o Projeto Broadway de Curitiba. Estamos caprichando nos preparativos para que seja uma experiência inesquecível para nós e para o público.”, adianta Klemann. 

Com um caminho inverso ao de Martinho Lutero, o maestro Marcio Medeiros passa de jurado em 2016 a maestro de um coral competidor em 2017. De acordo com ele, a experiência na comissão julgadora foi tão gratificante que o incentivou a voltar para competir com seu principal coro, o Coral Performático ESPRESSONS, que tem como foco a música popular, nacional e internacional, com movimentos corporais de coreografia ou teatrais.

“Confio muito na dedicação de meus cantores e na qualidade que estamos levando ao evento, mas principalmente o que nos motiva a participar é a qualidade esperada de todos os participantes da competição”, completa. “O Cantoritiba vai além de um simples encontro musical, passa pela troca de conhecimento, pelo incentivo a arte do canto, pela integração técnica e cultural entre grupos de várias nacionalidades. Em resumo, uma emocionante experiência que pode ser vivenciada no palco e na plateia”, explica o Diretor de Marketing do Festival, José Krasucki. “Esta edição deve reunir mais de 2 mil cantores e promete movimentar o cenário cultural da cidade”, complementa.

Sobre o Festival - O Festival Internacional de Corais de Curitiba - CANTORITIBA é promovido pela H. Pimentel e conta com a participação de grupos de todas as regiões do País, além de países da América Latina. A edição 2017 acontecerá entre os dias 17 e 20 de agosto e reunirá corais de vários estilos musicais, profissionais e amadores, em competições, mostras não competitivas e oficinas de canto e regência. As apresentações serão realizadas em diversos locais marcantes de Curitiba. Em 2016, passaram pelo festival cerca de 13 mil espectadores, que puderam ouvir mais de 1.200 coristas de diversas regiões do País. As inscrições podem ser realizadas até dia 20 de maio através do site: www.cantoritiba.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário