terça-feira, 6 de setembro de 2016

Coluna do dia 06/09/16

***A explosão de Simone Sou pela primeira vez na Caixa Cultural***


Crédito das fotos: Karla Hoffman.

***A Caixa Cultural Curitiba apresenta, como atração da Série Solo Música, a percussionista Simone Sou, no dia 13 de setembro (terça-feira), às 20h. A brasileira que hoje vive na Holanda traz a Curitiba o resultado do seu segundo CD solo – “S.O.S Bras Beat” – lançado neste ano na Europa. Nele, Simone desenvolve ideias melódicas criadas em seus sets de percussão, como o set de campanas e panelas melódicas, combinando percussão convencional ao som de samplers e ambiências eletrônicas.

A percussão é normalmente associada ao universo masculino pela força física e pela agilidade necessárias. Simone Sou consegue ampliar esta imagem, dando um toque feminino e revelando seu talento profissional. Além de instrumentista, Simone é cantora e compositora. Em seu trabalho, mistura o tradicional e o contemporâneo, aliados a letras que falam do feminino e da natureza.


“Ela sempre teve uma batida diferente e buscou no uso de recursos eletrônicos sua assinatura em percussão Agora, residindo em Tilburg, com uma parceria com o bayanista moldavo Oleg Fateev, sua música traz influências mundiais, de músicas de diferentes países. Ela ampliou seu universo, sem se esquecer da raiz brasileira”, diz Alvaro Collaço, curador e produtor da Série Solo Música.

Carreira de peso - Nascida em São Paulo, Simone desenvolve seu trabalho autoral há alguns anos, depois de roçar com Itamar Assumpção, Chico César, Zeca Baleiro, Zélia Duncan e Os Mutantes. Em 2006 grava com Robertinho Silva, Alfredo Bello e Jadna Zimmermann o CD de música instrumental “Batucajé”. Em 2011 lança seu primeiro CD autoral: “SimOneSou”.

Com o também percussionista Guilherme Kastrup forma o duo Soukast. Em trio, com o pianista Benjamin Taubkin, o Soukast lançou em 2015 o CD “Sons de sobrevivência”, com ótima repercussão nos Estados Unidos. Desde que se mudou para a Holanda, em 2012, Simone trabalhou com bandas como Drums United em turnês pela China e Holanda.

Participou do projeto “Talking Drums”, na Suiça, deu aula e workshops sobre ritmos brasileiros em Drum Camps, na Inglaterra, fez turnê com Badi Assad na Alemanha. Participou dos CDs de Badi Assad e Chico Cesar, lançados em 2015, e do percussionista Fernando Lobo, trabalho gravado em Curitiba. No Brasil, continua trabalhando com o Soukast e na Europa, com Oleg Fateev, com quem possui duo.

Serviço: Música: Série Solo Música apresenta Simone Sou Local: Caixa Cultural Curitiba - Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba (PR) Data: 13 de setembro de 2016 (terça-feira) - Hora: 20h. Ingressos: vendas a partir de 10 de setembro (sábado). R$ 20 e R$ 10 (meia - conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito Caixa). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura. Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h. Domingo, das 16h às 19h). Classificação etária: Não recomendado para menores de 10 anos. Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes).

**********EM EVIDÊNCIA**********

*****Durante quatro dias, de 8 a 11 de setembro (quinta-feira a domingo), o MuMA, no Portão Cultural, sediará a Bienal de Quadrinhos de Curitiba. Nesse período, o espaço será a casa de mais de 100 artistas nacionais e internacionais que, com seu olhar aguçado sobre o mundo, têm muito a contribuir para a democratização do acesso à cultura e para a criação de uma sociedade mais crítica. Confira a programação completa no site www.bienaldequadrinhos.com.br.

*****O circuito de arvorismo indoor é a nova atração radical do ParkShoppingBarigüi. Crianças e adultos poderão testar equilíbrio, coragem e agilidade na estrutura instalada na praça central do shopping até 16 de outubro. A atividade simula o topo de uma floresta, com XX torres - com altura entre dois e seis metros - interligadas por cabos de aço onde os aventureiros poderão desbravar a sete atividades em dois circuitos.

*****Algumas belas imagens do curitibano Marco Brotto dão forma à exposição fotográfica "O Caçador de Aurora Boreal", que poderá ser visitada de 1° a 20 de setembro, no piso térreo do Shopping Jardim das Américas, em Curitiba (PR). A exposição contará com 13 fotos do Caçador de Aurora Boreal. Algumas viagens estão retratadas em fotos únicas e exclusivas. Cores e detalhes de cada lugar tomam conta do imaginário de quem vê as imagens.

*****Nos feriados de Independência (quarta-feira, 7) e Nossa Senhora da Luz dos Pinhais (quinta-feira, 8), o ParkShoppingBarigüi funcionará em horário especial. As lojas estarão abertas das 14h às 22h, as operações da Praça de Alimentação funcionarão das 12h às 21h e o Park Gourmet, das 12h às 24h. A dica para os pais que querem se divertir durante o feriado com os filhos é aproveitar o arvorismo, atração para crianças e adultos instalada na praça central do shopping. O PKB também conta com a HotZone, que funcionará das 13h às 21h. Já o horário do Cinemark será de acordo com a programação.

*****No dia 7 de setembro o MuBE – Museu Brasileiro da Escultura abrirá a coletiva Transparência e Reflexo. As obras em exibição estabelecem uma relação franca e direta com o ar, a atmosfera e o espaço ao redor delas. A curadoria é de Cauê Alves. A mostra é composta por 23 trabalhos tridimensionais, que ocuparão as áreas externas e internas do museu. Os artistas participantes são: Amélia Toledo, Angelica Teuta, Arnaldo Antunes, Antonio Mauel, Carlos Fajardo, Damien Ortega, Debora Bolsoni, Iole de Freitas, Iran do Espírito Santo, Iole de Freitas, Ivan Navarro, Jac Leiner, José Bechara, José Resende, Laura Belém, Lea Van Stenn e Raquel Kogan, Lucia Koch, Marcia Xavier, Marcius Galan, Nuno Ramos, Rodrigo Bueno, Tulio Pinto, Vanderlei Lopes e Waltercio Caldas.

***Mutirão realizado em Curitiba zera 8% das redações dos alunos de escolas públicas***

***No ano passado, mais de 53 mil candidatos zeraram a nota da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Entre os motivos que podem levar os corretores a zerar a prova estão o fato do aluno escrever menos de sete linhas, deixar a redação em branco, fugir do tema e não respeitar o tipo de texto exigido -dissertativo-argumentativo. 

Em 2016, para avaliar a realidade entre os estudantes de 132 escolas públicas de Curitiba, alunos e professores do Centro Universitário Internacional Uninter realizaram um mutirão para a correção de 50 mil redações. No último sábado (03/09), foram corrigidas 14.380 redações, das quais 8% foram zeradas por fuga do tema. 

“Este problema é gerado por falta de leitura e interpretação da proposta. Além disso, 1.200 provas foram eliminadas mesmo antes da correção por não atenderem aos critérios básicos, como escrever mais de sete linhas e redigir o texto a caneta. A leitura atenta é muito importante para que o aluno não comprometa o seu desempenho por falta de atenção”, comenta Paula Reis, coordenadora do curso de Letras da Uninter. 

Outro ponto de atenção, de acordo com a coordenadora, é a falta de argumentos para sustentar a ideia de intervenção solicitada na questão. Entre os textos corrigidos, 50% não apresentaram a proposta prejudicando consideravelmente a nota e o desempenho. “A intervenção é dizer o que fazer em relação ao tema, ou seja, a sugestão do aluno para resolvê-lo. Este é um requisito básico para os textos do Enem”, orienta Paula. 

Faltando 60 dias para a realização do exame, a principal dica para os estudantes é investir na leitura atenta. “Nestes meses que antecedem a prova é fundamental acompanhar os acontecimentos nacionais e ler jornais, revistas e sites de notícias. Além disso, todos devem investir na prática de textos e no dia da prova realizar a leitura atenta da proposta – o que estão perguntando, qual o gênero textual solicitado”, comenta a coordenadora. 

Em relação a gramática, Paula comenta que os principais problemas apareceram na ausência de pontuação, acentuação e plurais. O erro mais recorrente foi o plural da palavra cidadão. Próxima etapa - Todos os textos fazem parte do 1º Concurso de Redação, promovido pela Assembleia Legislativa do Paraná. As outras 34 mil redações serão corrigidas no dia 17 de setembro, das 9 às 18 horas em um novo mutirão na Uninter.

***Artefacto inaugura Vitrines 2016 com desfile de moda***


Na foto 01: Ambiente dos arquitetos Bernardo Schor e Rogerio Antunes - Dubai - Crédito: Udo Kurt.


Na foto 02: Roseli Müller, Heckel Verri e Liliane Rodrigues - Crédito: Murillo Tinoco.


Na foto 03: Jairo de Sender - Crédito: Murillo Tinoco.


Na foto 04: Giba e Maria Luiza Daut, Simone Torres e Pedro Torres - Crédito: Murillo Tinoco.

***No sábado, 3/09 a Artefacto do CasaShopping, na Barra, inaugurou as Vitrines 2016 com desfile, coquetel e música.


Na foto 05: Fabio Bouillet e Rodrigo Jorge - Crédito: Murillo Tinoco.

Ao som da DJ Scarlet e violoncelista Luis Daniel o evento contou com o desfile da Joalheira Sara e do estilista Heckel Verri que encantaram todos os convidados com joias e vestidos de festa.


Na foto 06: Ambiente das arquitetas Laura e Cristina Bezamat - Marrocos - Crédito: Marcio Irala. 

O bufê ficou a cargo da chef libanesa Madeleine Saade. Os ambientes dos arquitetos foram inspirados em lugares desejo como Paris, Dubai, Marrocos, Miami e Capadócia e trazem os lançamentos de móveis da linha Artefacto Beach & Country.

Serviço: Evento: Vitrines Artefacto 2016 Local:Artefacto CasaShopping Dia: 03 de Setembro Horário:17h às 21h - Desfile às 18h Endereço:Avenida Ayrton Senna, 2150 - Barra da Tijuca.

***Miss Progress Brazil 2016***


Crédito das fotos: Fabiana Guedes.

***Na noite desta segunda-feira, 5, nas dependências do Bristol Hotel Centro Cívico, aconteceu a coroação de Rafaela Torres como Miss Progress Brazil 2016. A bela, 25 anos de idade, recebeu faixa e coroa de sua antecessora, Daiane Rosa, que em 2015 representou o Brasil na disputa pelo título de Miss Progress International – Daiane sagrou-se como 4º colocada no certame e venceu a disputa de popularidade, tendo recebido a faixa de Miss Progress Internet.


Conhecidas como Embaixadoras do Progresso, as candidatas ao Miss Progress International devem apresentar a cada disputa um projeto – nas áreas de meio ambiente, saúde ou Direitos Humanos, numa das línguas oficiais do concurso (francês, inglês, italiano ou espanhol). Rafaela Torres irá defender a guarda responsável e proteção de animais abandonados e em situação de risco, com uma série de medidas que incluem apoio à ONG’s que promovem campanhas de adoção e divulgação de suas diversas ações.


O projeto, que recebeu o singelo título de “Minha Vida é Uma Beleza” será defendido em inglês, durante os dez dias do concurso internacional, que acontece de 23 de setembro a 2 de outubro, na região de Puglia, na Itália, numa promoção da Associazione Culturale in Progress.

No Brasil, a Organização Beleza Nacional, com sede em Curitiba e direção do experiente empresário e diretor teatral George Sada, é a representante autorizada da entidade e, assim, assina anualmente a apresentação da Miss brasileira. Nesta noite, Rafaela usou traje de gala assinado por Eder Fernandes e foi produzida – cabelo e make up – pela equipe talentosa da Cristalle Estética & Beleza.

Eder Fernandes também produzirá os trajes de festa que a Miss Progress Brazil usará em sua estadia na Itália e a Cristalle, dos empresários Viviane e André Camargo, é a responsável pelos diversos tratamentos estéticos que vêm deixando a jovem ainda mais preparada para a disputa.

O traje típico, que representará a beleza das cachoeiras do Paraná e a força das águas brasileiras, está em fase de criação e confecção no Atelier Geovane Rosa. Mais informações sobre o concurso internacional e a preparação de Rafaela Torres, nas Fan Pages www.facebook.com/orgbelezanacional e www.facebook.com/missprogressbrazil.

***Condor vai empregar 45 adolescentes em situação de vulnerabilidade social***


Crédito da foto: Divulgação.

Na foto: Representando o Instituto Robert Bosch, seu coordenador: Dirceu Puehler, Procuradora do MPT PR - 1a. Região e Coordenadora do Fórum Paranaense de Aprendizagem: Dra. Mariane Josviak, a Presidente do IBTS, Instituto Brasileiro de Transformação Social, Zânia Diorio, representando o Instituto Joanir Zonta e seu presidente Ricardo Zonta, a oordenadora do Instituto: Marina Oliveira, para representar a Marcia Fruet / Presidente da FAS, o Supervisor do Núcleo da FAS Regional CIC: Rodrigo Medeiros, representando o patrocinador Condor Super Center e o setor de RH, a Analista de Recursos Humanos: Indyanara Campos Bruniera.

***O Instituto Joanir Zonta, mantido pelo Condor Super Center, está viabilizando 100% o Projeto de Habilidades Sociais para Adolescentes (HASA) do Instituto Brasileiro de Transformação Social (IBTS), que oferece cursos para jovens em situação de vulnerabilidade social, entre 16 e 17 anos, de Curitiba. Após o curso, que sensibiliza e desenvolve as habilidades sociais para o trabalho, a rede Condor vai empregar 45 adolescentes em suas lojas. Para o presidente do Instituto Joanir Zonta, Ricardo Zonta, o futuro do nosso país depende de ações como esta, que tem como foco o jovem.

“Projetos voltados à educação deixam um legado para todos nós, pois transformam jovens em cidadãos conscientes e responsáveis. Investir nesta nova geração é investir no futuro do país”. O Projeto conta com a parceria da FAS-Fundação de Ação Social da Prefeitura Municipal de Curitiba e do Instituto Robert Bosch, e utiliza 100% de recursos do FIA – Fundo da Infância e Adolescência, doados pelo Condor por intermédio dessa Lei de Incentivo. 

***Inscrições abertas para o Curso anual da Quanta Diagnóstico e Terapia***

***A Quanta Diagnóstico e Terapia promove mais uma edição do curso anual “Imersão em Ergometria, fundamentos de Cintilografia e integração com outros métodos”, que ocorre no mês de setembro. Com coordenação do cardiologista e médico nuclear João Vitola e do cardiologista Arnaldo Stier Júnior, as aulas são voltadas para médicos, residentes e especializandos e têm o objetivo de reavaliar a utilização da tecnologia por imagem na avaliação do paciente cardíaco que tem doença coronária suspeita ou conhecida.

Entre os temas abordados estão parâmetros clínicos e hemodinâmicos; critérios diagnósticos eletrocardiográficos, escores prognósticos, apresentação de casos clínicos e discussão entre os participantes. O módulo será nos dias 16 de setembro, das 20h às 22h e 17 de setembro, das 8h30 às 11h30.

As aulas acontecem no auditório da Instituição, localizada na Rua Almirante Tamandaré, 1.000. As vagas são limitadas. As inscrições custam R$ 200,00 para médicos e R$ 100,00 para médicos-residentes e médicos-especializandos e podem ser feitas pelo site: www.quantadiagnostico.com/cursoanual. Mais informações pelos telefones (41) 3362-9778 ou 9991-1806, com Ademar ou Kátia ou pelo e-mail comunicacao@quantamn.com.br.

***Eliane Prolik expõe obras inéditas no Centro Cultural Sistema Fiep***


Crédito das fotos: Divulgação.

***A partir de 15 de setembro, Eliane Prolik mostra sua mais recente criação, a Exposição Mudanças, em iniciativa inédita da artista curitibana com realização do Sesi Cultura. Considerada uma das artistas mais expressivas e reconhecidas da cena contemporânea paranaense, Eliane Prolik mostra uma série de trabalhos desenvolvidos desde 2015 e organizados especialmente para o espaço do Centro Cultural Sistema Fiep. Presente no cenário artístico nacional e internacional a mais de 30 anos, Eliane Prolik explora a conexão com elementos da vida urbana por meio de suas obras tridimensionais.

A artista explica que “Em Mudanças, há uma discussão sobre a alteração e modificação contínua na condição das coisas o que ainda sugere uma possível apreensão poética dos fluxos da vida cotidiana. No Centro Cultural Sistema Fiep, as aberturas, janelas e vidraças do edifício trazem a rua e a cidade para o espaço interno e vice-versa. Como um labirinto do espaço, corpo e cidade, os elementos escultóricos individualmente ou em conjunto se retroalimentam reforçando um movimento contínuo de informações e pulsões.


As conexões e acessos se dão desde a apropriação de materiais, objetos e imagens”. Assim, o conceito de Mudanças apresenta esculturas que usam objetos do cotidiano como escadas, carrinhos, espelhos e luzes. “A arte de Eliane se constrói a partir de elementos que já existem. Ela utiliza objetos do dia a dia, que recebem intervenções e novas leituras”, explica Ana Rocha, que assina a produção da exposição e também o texto de apresentação do catálogo da exposição.

Mudanças dá continuidade a trabalhos anteriores da artista, como Atravessamento (mostra individual no MON, de 2014), esculturas metálicas de grandes planos de piso e paredes por onde se pode andar ou literalmente atravessar o espaço, e Red Ahead (exibido na Bienal de Curitiba, de 2015), instalação e vídeo de lanternas vermelhas em movimento e batimento da cor.

Em 2001, a série de trabalhos Nada Além também incluiu um veículo. Uma Kombi furgão foi recortada com frases da MPB, que revelam fluxos luminosos urbanos no interior do veículo em trânsito. Durante a exposição serão realizadas visitas guiadas com a artista para alunos de escolas de Curitiba e também um bate papo com a artista Eliane Prolik e Ana Rocha sobre a exposição.

Arte móvel - Durante a exposição, circulará pela cidade um caminhão com laterais semi-abertas denominado pela artista como uma inserção urbana ou escultura pública móvel. Nesse espaço, uma situação de passagem ou atravessamento é criada pelas laterais rompidas, sugerindo a apreensão dos movimentos e dinamismos do espaço público.

“A escultura atua como um cinema instantâneo e andante”, explica Eliane Prolik. Usado para transporte de cargas, fretes ou mudanças e relevante no panorama da produção brasileira, o caminhão de “Mudanças” ficará estacionado no ponto de frete, na rua Candido de Abreu, no centro de Curitiba, e ambulante em vários percursos na região metropolitana de Curitiba.

Serviço: Exposição “Mudanças” Data: De 15 de setembro a 26 de novembro de 2016 Horários: De quarta a sexta, das 10h às 18h, e sábado, das 10h às 12h e das 13h às 18h Local: Centro Cultural Sistema Fiep - Av. Cândido de Abreu, 200, Centro Cívico – Curitiba/PR Informações: (41) 3271-9560 - Entrada franca.

Sobre Eliane Prolik - Eliane Prolik nasceu em Curitiba, onde vive e trabalha. Graduada pela Escola de Belas Artes do Paraná, estudou arte na Itália, na Accademia di Belle Arti di Brera, em Milão e filosofia na UFPR. Integra, até janeiro de 2017, a mostra A Cor do Brasil, no MAR (Museu de Arte do Rio de Janeiro) e, expôs anteriormente na Bienal de Curitiba (2015), 25ª e 19ª Bienal Internacional de São Paulo (1987 e 2002), Bienal Brasil Século XX (1994), Panorama da Arte Brasileira (1991 e 1995), com individuais recentes: Matéria do Mundo, Museu Oscar Niemeyer (2014) e Atravessamento, no Museu Municipal de Arte de Curitiba (2012). Possui obras nas principais coleções públicas como Pinacoteca do Estado, MAC- e MAM em São Paulo, MAM e MAR no Rio de Janeiro e instituições locais.

***Restaurante OKA abre normalmente nos feriados de quarta e quinta com culinária 'fusion' oriental***


Crédito da foto 01: Divulgação Fotos 02, 03, 04 e 05: Guilherme Grandi.

***Neste feriadão da Independência e da Padroeira de Curitiba, na quarta (7) e quinta (8), o novo restaurante OKA abrirá as portas normalmente para almoço e jantar. A empreitada do renomado Chef Caju, que está em soft opening desde junho, tem na culinária 'fusion' oriental o diferencial dos outros estabelecimentos semelhantes da cidade.


A começar pelo buffet na hora do almoço, servido das 11h30 às 14h30, com opções mais diferentes como o 'Hot de Mignon', que leva carne bovina com cobertura de abacate, o 'Hot Chicken" com queijo cheddar, e o 'Ebi Lounge', com camarão especial ao molho de ervas. Além disso, o buffet também possui 20 tipos de saladas, 24 quentes e 20 sushis variados.


Ainda no almoço, o Chef Caju serve o cardápio normal do OKA e o rodízio com 50 opções de pratos frios e 30 quentes. Entre eles, disponíveis em ambos os serviços, estão o Dynamite, que é um peixe do dia gratinado com cream cheese e maionese temperada servido em um prato flamejante, e o Pedro San, em que as lascas de salmão acompanham camarão em meio a batatas crispys e molho especial.


O rodízio custa R$ 79,90. Já entre os pratos específicos do cardápio, estão o Yakisoba Contemporâneo (R$ 90), para três pessoas, que leva cogumelos shimeji, shitake e champignon, brócolis , cenoura, camarão, vieiras e kani com molho branco; e o Teppan Soho (R$ 85), para duas pessoas, com salmão recheado com camarão, cream cheese, três tipos de cogumelos e arroz branco.


E a grande novidade do OKA, a esteira de pratos orientais, tem os mesmos pratos do rodízio em um formato em que o próprio cliente pega o que deseja, em porções individuais. Sai a R$ 79,90, e é servido apenas no horário do jantar. O OKA é a nova empreitada do Chef Caju, premiado por passagens pelo Takô e Akira, e que agora reúne em um só lugar todo o repertório de pratos criados ao longo da carreira.

OKA significa 'colina alta', em japonês, e reflete bem o local em que foi aberto em Curitiba, no alto do Pilarzinho, próximo à Pedreira Paulo Leminski. Fica na Rua José Brenny, 33, esquina com a Nilo Peçanha, no Pilarzinho. O OKA funciona de segunda a sexta, das 11h30 às 14h30, e das 18h à 0h. No sábado, abre das 11h30 às 15h, e das 18h à 0h. Possui estacionamento próprio, e as reservas podem ser feitas pelo telefone 41 3528-0000, ou pelo 41 9646-9798.

***TRYP Iguatemi oferece yoga para grupos de eventos empresariais***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Conhecido por sua excelência em atendimento e qualidade, o hotel TRYP Iguatemi, administrado pela Meliá Hotels International, não para de inovar, e agora oferece aulas de yoga para grupos de eventos empresariais (máximo de 30 pessoas). A nova atividade será realizada em parceria com o spa Curae, localizado nas dependências do hotel e muito conhecido pelos executivos da região e hóspedes do TRYP Iguatemi.


O spa conta com equipe de esteticistas, nutricionistas, fisioterapeutas e acupunturistas experientes prontos para atender bem os hóspedes do hotel. Derivado da palavra em sânscrito "yuj", que significa "unir ou integrar", yoga é um conjunto de conhecimentos de mais de 5 mil anos.

Yoga é harmonizar o corpo com a mente e a respiração através de técnicas de respiração (pranayamas), posturas de Yoga (ásanas) e meditação. (Fonte: http://www.artofliving.org/br-pt/yoga). 

Com ótimas instalações, localização privilegiada e completa infraestrutura, o hotel TRYP Iguatemi comporta eventos diversos tais como mini wedding, aniversários, confraternização de empresas, coquetéis, lançamentos de novos produtos e comemorações especiais. Os espaços podem ser locados só para eventos ou eventos com hospedagem.


Os clientes que fizerem suas reservas diretamente no hotel terão um pacote especial que inclui ioga, cardápios variados para almoços e jantares, opções especiais para coquetéis e happy hour, além de diárias diferenciadas para grupos. 

Serviço: Onde: TRYP Iguatemi – Rua Iguatemi, 150 – Itaim Bibi – São Paulo/SP Quando: prazo indeterminado Informações e reservas: (11) 3704-5100 – ramal 5124 ou eventos.iguatemi@tryphotels.com.br.

Sobre o TRYP Iguatemi - O hotel TRYP Iguatemi está situado no Itaim Bibi, um dos bairros mais nobres da metrópole, e é ideal para visitas de negócios ou de lazer. Indicado pelo Guia MICHELIN Rio de Janeiro & São Paulo em 2015 e 2016 e com Certificados de EcoLíderes nível Ouro e de Excelência do TripAdvisor.

O hotel oferece serviços personalizados de alto nível, como spa com diversos tipos de massagem, estética facial e corporal, banhos aromáticos, além dos pacotes Day Use e Day Use Weekend. Situado perto das avenidas Juscelino Kubitschek, Brigadeiro Faria Lima, Cidade Jardim e Nove de Julho, o hotel possui fácil acesso aos melhores bares, teatros e shoppings centers badalados de São Paulo.

O hotel conta com 210 apartamentos (com decoração feita pelo renomado arquiteto João Armentano) divididos em 21 andares. Na categoria Premium Room, oferece apartamentos equipados com camas exclusivas Premium, TV de LCD, TV a cabo, internet high-speed gratuita duchas com tamanho especial, menu de travesseiros, secador de cabelo, amenities exclusivos da marca, kit para passar roupas, enxovais da marca Trussardi estilo clean, pantufas, roupões e um kit café/chá com ebulidor elétrico.

Nas áreas comuns, o hotel se destaca pela piscina externa, sauna e fitness. Sem esquecer a gastronomia, o restaurante Segóvia é uma ótima opção de cozinha internacional, ficando entre os grandes restaurantes do bairro nobre do Itaim Bibi. Para eventos empresariais e festas, o TRYP Iguatemi dispõe de sete salas que comportam até 150 pessoas, incluindo completa infraestrutura e equipamentos audiovisuais de alta tecnologia.

Sobre a Meliá Hotels International no Brasil - No Brasil há 23 anos, a Meliá Hotels International é pioneira em seu segmento e é considerada uma das 3 Melhores Redes Hoteleiras do País por sua trajetória de grande sucesso. Atuando principalmente no segmento de hotéis “business”, a rede – que atualmente administra diversos empreendimentos localizados nas cidades de São Paulo, Campinas, Brasília e Recife, sob as marcas Meliá Hotels & Resorts e TRYP by Wyndham – instala no Brasil a marca Gran Meliá – sua marca de luxo mais universal e emblemática - com a abertura do espetacular Gran Meliá Nacional Rio, no Rio de Janeiro.

Os hotéis administrados pela rede no Brasil foram selecionados para o guia Michelin em 2015 e 2016, e receberam o Certificado de Excelência 2016 do TripAdvisor. Também, pelo segundo ano consecutivo, a Companhia, foi eleita pela AVIESP - Associação das Agências de Viagens como a Melhor Rede Hoteleira Internacional e, segundo pesquisa realizada pela revista Carta Capital, está entre as Empresas Mais Admiradas no Brasil. Informações: www.melia.com.

***Diversão e cultura para quem fica em Curitiba no feriado***


Crédito da foto: Divulgação.

***O Shopping Estação tem diversas opções para adultos e crianças curtirem juntos o feriado nesta quarta-feira (7/9) e quinta-feira (8/9). Que tal dar um pulo na maior cama elástica de Curitiba? Na Arena Jump, 140m² de trampolins garantem piruetas e acrobacias dignas de um atleta olímpico. Crianças a partir de 6 anos podem se divertir com os adultos. Já os mais pequenos, a partir de 2 anos, se aventuram em cama elásticas especiais e em uma piscina de espuma. Ler poder ser uma diversão, e garimpar livros também.

A feira Letrinha, do lado da Arena Jump, trouxe para Curitiba mais de 1500 títulos infantis, a partir de R$ 3. As crianças vão se encantar com os diversos gêneros, como histórias de ninar, livros para colorir, contos e clássicos da literatura, como O Pequeno Príncipe, Chapeuzinho Vermelho e as obras dos Irmãos Grimm. Para aqueles que se encantam com as diferentes culturas do mundo todo, a feira Art in Focco reúne itens exclusivos do artesanato brasileiro e internacional, como lenços da Índia, cerâmica da Turquia, casacos do Peru, esculturas do Senegal, acessórios do Marrocos e doces de Minas Gerais.

Nos estandes de cada país, estrangeiros atendem o público, contando curiosidades das regiões de origem e um pouco da história de cada artesanato. No Museu Ferroviário, os visitantes viajam no tempo. O museu abriga a Antiga Estação Ferroviária de Curitiba, que ligava Curitiba a Paranaguá entre 1885 e 1972, com um acervo de mais de 600 peças histórias e duas locomotivas originais, uma delas a Maria Fumaça, de 1908. A entrada é gratuita.

Diversão prolongada - Para quem vai estender o feriado, o Shopping Estação também tem uma agenda completa com atrações para o fim de semana. A dica para o sábado (10/9) é curtir o espetáculo gratuito "Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Bom". Na contação de histórias, o lobinho é um personagem estudioso, culto e que respeita o próximo. A atração faz parte da programação do projeto Faz de Conta, que promove espetáculos gratuitos todos os sábados, às 16h.

Na feira Letrinha, a diversão também é gratuita, com o show do mágico Canova no sábado (10/9) e oficina de esculturas de balão no domingo (11/9), sempre às 15h. No Teatro de Bonecos Dr. Botica, também haverá uma releitura do clássico Chapeuzinho Vermelho, em "As Infindáveis Versões do Capuchinho e do Lobo Mau", um espetáculo de animação de bonecos e objetos que parte do tradicional conto para apresentar várias versão da história. A peça acontece no sábado (10/9) e domino (11/9), às 13h, 15h e 17h.

O ilusionismo e a comédia se misturam no palco do Teatro Regina Vogue em "Andrey Madrake - Show de Mágica e Humor". Será no sábado (10/9), às 20h e no domingo (11/9), às 18h30. Horário de funcionamento - Nesta quarta-feira (7) e quinta-feira (8), feriados de Independência do Brasil e da Padroeira de Curitiba, respectivamente, as lojas funcionarão das 14h às 20h, e a Praça de Alimentação, Lazer e a Feira Art In Focco, das 11h às 22h. O Museu fica aberto das 11h às 19h. Nos dias seguintes, o funcionamento volta ao normal.

Serviços: Arena Jump - Quanto: R$ 20 por 15 minutos, ou R$ 30 por 30 minutos; Onde:Praça de Eventos do Shopping Estação (piso L1). Feira Letrinha Quanto: entrada gratuita; Programação cultural: sábado (10/9) e domingo (11/9), às 15h; Onde: Praça de Eventos do Shopping Estação (pisoL1). Feira Art in Focco Quanto: entrada gratuita; Onde: ao lado da Praça de Alimentação (piso L1). Museu Ferroviário Quanto: entrada gratuita; Onde: ao lado da Praça de Eventos (piso L1). Faz de Conta - Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Bom Quanto: entrada gratuita; Quando: sábado (10/0), às 16h; Onde: Espaço Faz de Conta (piso L1).

As Infindáveis Versões do Capuchinho e do Lobo Mau Quanto: R$ 15 inteira e R$ 7,50 meia entrada Quando: sábado (10/9) e domingo (11/9), às 13h, 15h e 17h; Onde: Teatro de Bonecos Dr. Botica (piso L1). Andrey Mandrake – Show De Mágica e Humor Quanto: R$20,00 (antecipado) R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia); Quando: sábado (10/9), às 20h e domingo (11/9) às 18h30; Onde: Teatro Regina Vogue (piso L2).

***Refeição saudável e com sabor inigualável***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Nem sempre é fácil escolher o restaurante para almoçar no final de semana, afinal de contas são inúmeras opções de cardápios, locais e preços. Mas para quem quer começar ou já é adepto de uma alimentação saudável, a melhor opção em Curitiba é o Good Food Market, na rua Augusto Stresser, 1970.


O espaço, além de conter um mini mercado com as melhores marcas e produtos voltado para uma boa alimentação, possui um espaço gourmet onde são servidos almoço e lanches. A cozinha do ambiente é 100% livre de trigo, ou seja, não existe risco da alimentação possuir contaminação cruzada, sendo que todos os produtos, desde sanduiches, bolos e refeições são Zero Glúten. 

Para esse sábado os pratos indicados pelo Chef são: Espaguete de Pupunha ao pesto com Mignon e Filé de Linguado com Arroz aromatizado e legumes Julienne. Todos os ingredientes usados pelo chef são orgânicos, integrais, livres de pesticidas e transgênicos. O Good Food Market funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 9h30 às 19h e aos sábados das 9h30 às 15h.

***O cantor Frejat desembarca, no próximo dia 24 de setembro, na cidade com seu novo show, que traz um repertório dançante e cheio de sucessos***


Crédito das fotos: Christian Gaul.

***Frejat, um dos grandes nomes do rock nacional, segue na estrada levando para todo o Brasil um show dançante, com grandes sucessos de sua carreira e também de outros compositores. Com realização da Prime, o cantor carioca desembarca em Curitiba, no próximo dia 24 de setembro, com seu novo show “Frejat Ao Vivo”, em única apresentação no palco do Teatro Positivo - Grande Auditório (R: Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300) às 21h15.

Sem perder a pegada roqueira que está na essência de sua música, Frejat tem lotado as casas de todo o Brasil. O repertório inclui músicas como “O Amor é Quente”, composta em parceria com Maurício Barros e Fausto Fawcett. A canção é um rock que traz nas letras um firme posicionamento diante da intensidade do fim de uma relação. Será também a oportunidade para o público curtir a versão de Frejat para “Só Você”, de Vinicius Cantuária.


Regravada pelo cantor, a música fez parte da trilha sonora da novela Totalmente Demais, da Rede Globo. No repertório do show estão ainda sucessos autorais como “Amor Pra Recomeçar”, “Segredos”, além de grandes hits do Barão Vermelho e de outros artistas como Jorge Ben, Tim Maia, Caetano Veloso, entre outros. Frejat sobe ao palco acompanhado por Mauricio Barros (teclados e vocais), Billy Brandão (guitarra e vocais), Bruno Migliari (baixo e vocais) e Marcelinho da Costa (bateria e vocais).

Os ingressos estão disponíveis e variam de R$83,00 (meia-entrada) a R$258,00 (inteira), de acordo com o setor. Plateia Vermelha - R$258,00 (inteira) e R$133,00 (meia-entrada) / Plateia Azul - R$238,00 (inteira) e R$123,00 (meia-entrada)/ Plateia Amarelo - R$218,00 (inteira) e R$113,00 (meia-entrada)/ Plateia Roxo - R$198,00 (inteira) e R$103,00 (meia-entrada)/ Plateia Laranja - R$178,00 (inteira) e R$93,00 (meia-entrada)/ Plateia Rosa - R$168,00 (inteira) e R$88,00 (meia-entrada)/ Plateia Verde - R$158,00 (inteira) e R$83,00 (meia-entrada).

A meia-entrada é válida para estudantes, pessoas acima de 60 anos, professores, doadores de sangue e portadores de necessidades especiais (PNE) e de câncer. Portadores do cartão fidelidade Disk Ingressos possuem 20% de desconto na compra de até dois bilhetes por titular.Promoções não cumulativas com descontos previstos por Lei. Informações: www.diskingressos.com.br.

Serviço: Frejat – Show “Frejat Ao Vivo” Quando: 24 de setembro de 2016 (Sábado) Local: Teatro Positivo – Grande Auditório (R. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300) Horários: Abertura do teatro: 20h /Início show: 21h15 Duração do show: cerca de 90min.

***Oficina gratuita ensina como escrever histórias***

***Na próxima segunda-feira, dia 12 de setembro, o OrbitCity Coworking vai promover uma oficina com dicas e truques de como escrever uma história.

Entre outras técnicas, a aula ministrada pelo ilustrador Raoni Marqs vai ensinar a como tirar uma ideia do papel, por onde começar, como terminar e como preencher os espaços no meio.

Raoni Marqs é um ilustrador graduado em cinema que atua, também, como colunista. Além das histórias ilustradas e criativas, Marqs desenvolveu vários outros trabalhos especiais, entre eles ilustrar coleções de moda, fazer reviews de arte e storyboars de filmes famosos, além de comandar semanalmente uma coluna no site Box de Séries.

A palestra será realizada no OrbitCity Coworking, que fica na Rua Coronel Dulcídio (nº 588), no bairro Batel, a partir das 19h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (41) 3223-6165 ou pelo e-mail layza@orbitcitycoworking.com.br. Mais informações no site www.orbitcitycoworking.com.br.

***Últimos dias de “Prêmio Marcantonio Vilaça” e Olhar InComum: Japão revisitado” no MON***


Crédito da foto: Marcello Kawase.

***No dia 11 de setembro, domingo, o Museu Oscar Niemeyer (MON) encerra as exposições “Olhar InComum: Japão revisitado” e “Prêmio Marcantonio Vilaça”. Ambas as mostras apresentam o trabalho de diversos artistas e diferentes linguagens. “Olhar InComum: Japão revisitado”, inaugurada em 16 de março deste ano, apresenta obras de 21 artistas que possuem laços com o Japão e moram no Brasil.

Por meio de variadas formas de expressão, os artistas propõem uma reflexão sobre o país de seus ancestrais. A mostra “Prêmio Marcantonio Vilaça” entrou em cartaz no dia 7 de julho de 2016 e apresenta cinco artistas contemporâneos brasileiros (Berna Reale, Gê Orthof, Grupo EmpreZa, Nicolás Robbio e Virgínia de Medeiros), vencedores da 5ª edição do Prêmio Marcantonio Vilaça.

Compõe a exposição também o curador Divino Sobral com o projeto selecionado “Zona de Perigo”, com o trabalho de 12 artistas. E ainda, nesta edição, a artista homenageada Amelia Toledo. Cerca de 140 mil pessoas apreciaram as mostras até o fim de agosto. A visitação pode ser feita de terça a domingo, das 10h às 18h, e os ingressos custam R$ 12 e R$ 6 (meia-entrada). Nas quartas a entrada é gratuita o dia todo.

Serviço: Encerramento das mostras “Olhar InComum: Japão revisitado” e “Prêmio Marcantonio Vilaça” no MON Até 11 de setembro de 2016, domingo Ingresso: R$ 12 e R$ 6 (meia-entrada) Terça a domingo, das 10h às 18h - Quarta Gratuita, das 10h às 18h www.museuoscarniemeyer.org.br.

***Escola de Dança Teatro Guaíra recebe seis prêmios no Festival de Dança de Florianópolis***


Crédito das fotos: SirletePiazzetta.

***Fernanda Albini e Tharley Cândido, bailarinos da Cia Jovem da Escola de Dança Teatro Guaíra, foram premiados nas mostras competitivas do 7º Festival de Dança de Florianópolis que terminou neste domingo (4). Fernanda e outros cinco bailarinos foram selecionados para disputar neste mês, em Indaiatuba (SP), vagas para a fase final do Youth America Grand Prix, que acontecerá em abril de 2017, em Nova York.

A professora Lucilene Santos de Almeida também foi contemplada com bolsa para o curso de verão do YAGC, programa intensivo de capacitação com mestres do Brasil e do exterior, marcado para janeiro de 2017, também em Indaiatuba (SP).

Tharley Cândido foi um dos premiados da terceira noite da mostra competitiva. Ele ficou em terceiro lugar com a coreografia ‘091’, de Ian Mickiewiscki.

Geral - Nas duas primeiras noites competitivas do Festival, a EDTG já havia sido premiada. Nikolle Coutinho ficou em primeiro lugar balé clássico de repertório solo feminino adulto, com Diana e Acteon, de Marius Petipa.

 Na categoria balé clássico de repertório conjunto adulto, a Cia Jovem EDTG ficou em segundo lugar com La Bayadère, de Marius Petipa (remontagem Carla Reinecke). Vitória Piazzetta ficou em terceiro lugar na categoria balé clássico de repertório solo feminino júnior com Fada Lilás, de Marius Petipa.

Na segunda noite ela foi premiada em terceiro lugar com a coreografia Senda, de Patricia Otto. No duo adulto do balé clássico de repertório, Anna Luísa Soares e Jean Carlos Afonso, com a coreografia em Pas Paysan, de Marius Petipa, foram premiados pela terceira posição.

***The Sisters of Mercy em Curitiba***


Crédito da foto: Mark Somai.

***A banda britânica, The Sisters of Mercy, se apresenta pela primeira vez em Curitiba no dia 17 de setembro. O espetáculo faz parte da nova turnê mundial deste que é um dos grupos mais influentes da cena musical dos anos 80. O show está programado para a Ópera de Arame, às 21h30, com portões abertos a partir das 20h.

A produção local é assinada pela Planeta Brasil e OC Promo. Esta será uma oportunidade única de curtir clássicos dos três álbuns da banda, além de algumas faixas surpresas, em um repertório de 20 músicas marcadas por elementos de psicodelia, dance e punk, característicos da época.

No setlist, canções como “Lucretia My Reflection”, “More”, “Vision Thing”, “Temple of Love” e “This Corrosion”. Atualmente, a banda é formada por Adrew Eldritch, com sua voz marcante e profunda (vocal), Doktor Avalanche (bateria e baixo), Chris Catalyst (guitarra) e Ben Christo (guitarra). Desde o início o grupo inovou ao usar uma máquina para executar a percussão, apelidada de Doktor Avalanche, que hoje é substituída por um laptop.

Ingressos para a Ópera de Arame - A Ópera de Arame, com sua estrutura exuberante, que remete as salas de óperas como a Ópera de Paris e o Scala de Milão, é um dos símbolos mais emblemáticos de Curitiba. Entre lagos, cascata e vegetação típicas, possui uma paisagem singular, cenário de grandes eventos e acontecimentos da cidade.

“A Ópera de Arame é o local ideal para receber a banda, com conforto e segurança, além de oferecer um estacionamento que abriga as mais de duas mil pessoas esperadas para o show”, declara Patrik Cornelsen, da Planeta Brasil. Os ingressos já estão no segundo lote e podem ser adquiridos pelo site https://ticketbrasil.com.br/show/4011-sister-of-mercy-curitiba-pr, a entrada de menores de 18 anos será permitida apenas com um responsável.

Sobre o Sisters of Mercy - The Sisters of Mercy é uma banda britânica de rock formada em 1980 por Andrew Eldritch (vocais), Gary Marx (guitarra), Ben Gunn (guitarra, substituído por Wayne Hussey, em 1983) e Craig Adams (baixo). É uma das bandas mais influentes da década de 80, liderando o chamado "rock gótico", reunindo elementos de psicodelia, dance e punk.

Serviço: Sisters of Mercy Datas: 17 de setembro de 2016 Local: Ópera de Arame | Rua João Gava, 874 – Abranches | Curitiba (PR) Horário: os portões abrem às 20h e o show inicia às 21h30 Valor: Segundo lote, com valor entre R$120 e R$360 Ingressos podem ser adquiridos pelo site https://ticketbrasil.com.br/show/4011-sister-of-mercy-curitiba-pr.

Classificação: 14 anos, menores de 18 anos devem ser acompanhados de um responsável. Serviços: Estacionamento Pedreira Parque, localizado na Pedreira Paulo Leminski ao lado da Ópera de Arame. Promoção: Planeta Brasil - OC Promo. Mais informações: http://ocpromo.com.br.

***Projeto busca conscientizar crianças sobre educação no trânsito em Rio Branco do Sul***


Crédito da foto: Divulgação.

***Cerca de duas mil crianças e jovens da rede pública de ensino da região de Rio Branco do Sul e Itaperuçu receberão, entre os dias 30 de agosto e 06 de setembro, o Projeto Siga em Frente, uma parceria entre a Cia. Desmontagem Cênica e a Votorantim Cimentos. 

O projeto exibirá a peça teatral “Cutelinho e Dona Maria Trânsito”, que visa conscientizar crianças e jovens sobre os cuidados no trânsito de uma forma lúdica e descontraída. No decorrer da peça, os atores da companhia utilizam personagens divertidos para explicar e reforçar para as crianças e jovens as responsabilidades que cada um deve ter para transitar com segurança pelas ruas e calçadas das cidades.

Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) deste ano, o Brasil apresenta taxa de 23,4 mortes no trânsito para cada 100 mil habitantes, ficando na quarta colocação dentre os países do continente americano, fato que explica a importância de se falar sobre o tema. “Buscamos trazer o projeto para nossa região, pois acreditamos na educação como uma importante ferramenta de mudança contínua de comportamento e desenvolvimento local; especialmente na base da sociedade, que são as crianças e jovens.

São parcerias como essa que permitem deixarmos um legado positivo para a comunidade”, afirma Tiago Oliveira Medina, Coordenador de Logística da Unidade Rio Branco do Sul da Votorantim Cimentos. As apresentações teatrais são gratuitas e destinadas às crianças das escolas: Dom Pedro, Manoel Borges, Maria da Luz e Maria Elisa Cruz, da cidade de Rio Branco do Sul, e Escola Básica Antônio Alves e João Stresser, na cidade de Itaperuçu.

Sobre a Votorantim Cimentos - Presente no negócio de materiais de construção (cimento, concreto, agregados e argamassas) desde 1933, a Votorantim Cimentos é uma das maiores empresas globais do setor, com capacidade produtiva de cimento de 56,8 milhões de toneladas/ano e receita líquida de R$ 14 bilhões em 2015.

A Votorantim Cimentos possui unidades estrategicamente localizadas próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e está presente em 13 países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Índia, Marrocos, Peru, Tunísia, Turquia e Uruguai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário