sexta-feira, 24 de junho de 2016

Coluna do dia 24/06/16

***Casa Cor Paraná 2016 e a Celebração em alto estilo***


Crédito das fotos: Marcelo Stammer.

Foto 01: Living Principal - Ivan Wodzinsky.

***Celebração, esse é o tom da Casa Cor a nível nacional em 2016, ano em que a marca comemora 30 anos e atividades no mercado de decoração do Brasil, sempre inovando e apresentando o que há de mais inusitado, aconchegante, belo e diferente para qualquer ambiente. O tema representa um convite aos profissionais arquitetos, designers e paisagistas a pensarem A Casa como espaço de celebração da vida.

“A Casa Cor Paraná, firme no seu compromisso de valorizar o patrimônio histórico e emblemático de Curitiba, e na contramão da crise, se apresenta arrojada no emblemático prédio da Editora Grupo Paulo Pimentel, sede histórica de grandes títulos do jornalismo impresso paranaense”, declara a diretora da Casa Cor Paraná, Marina Nessi. O espaço de 6.000 metros quadrados abriga 48 ambientes e no período de 19 de junho a 31 de julho, mais uma vez oferece aos visitantes experiências vivas de morar, que inspiram, emocionam e transformam a casa em sintonia com o espírito da época, além de um roteiro cultural completo, com atrações para toda a família e opções de entretenimento e gastronomia.

A Casa - Dividida por setores, a área inicial, da Recepção, conta com Pórtico e Volumetria, Fachada, Jardim, Pet in Container, Foyer e Garagem Renault, Galeria de Entrada e Bilheteria e Lugar de Criança. O setor Residencial abriga o Lounge Arauco, Sala Vip, Biblioteca, Lavabo Funcional, Sala de Jantar, Living Principal, Toilette Social, Sala de Troféus, Estar com Terraço, Home Office, Quarto do Casal com Closet, Sala de Banho do Casal, Home Privativo do Casal, Studio do Rapaz, Quarto do Bebê, Studio do Jovem Casal, Quarto de Hóspedes, Quarto da Moça, Estar Íntimo da Família, Loft de um Médico, Sala de Almoço e Convivência, Cozinha Gourmet e Estar com Adega.

No setor de Convivência e Passeio de Compras estão o Lounge Link, Toilettes Sociais Funcionais, Lounge Casa Cor Santa Catarina, Sala da Presidência, Sala Comercial, Espaço Tintas Renner, Sala de Imprensa, Empório Orgânico, Instalação de Arte Fotográfica, Estar Social, Lobby de Hotel, A Loja da Casa, Les Terrois du Monde, Open Bar Miami, Banheiro para Eles & Elas. Além de tudo isso, a Casa Cor Paraná 2016 conta com uma ampla área funcional de Gastronomia e Eventos, com Café, Resto Bar e Lounge e Praça Compagas.


Foto 02: Biblioteca - Janaina Macedo. 

Um imóvel de muita história - Endereço na Vista Alegre, inaugurado em 1974, foi construído para abarcar os trabalhadores e todas as etapas do então novo processo de impressão, offset, dos jornais da Editora O Estado do Paraná Como tudo que é especial e raro, o endereço da Casa Cor Paraná 2016 fica guardado nos fundos de uma área de 30 mil m², no Vista Alegre, em uma estrutura que, fazendo jus ao nome do bairro, proporciona um dos mais belos recortes visuais da capital paranaense. Para o proprietário da área, o ex-governador Paulo Pimentel, não houve como se desvencilhar deste fator.

“O erro de fazer um prédio nos fundos se dissipava diariamente com a vista, que nos atraiu mais. É muito bonita”, admite. E ela determinou a localização da obra, na hora de erguer uma estrutura projetada para ser capaz de comportar de modo organizado todo o parque gráfico do então “novo” processo de impressão, offset, que substituiria a impressão a chumbo. “Quando comprei O Estado do Paraná e a Tribuna, em 1962, os jornais ficavam sediados em um prédio na Barão, um bom prédio, mas com as instalações superadas, seguindo a tendência dos grandes jornais do país que estavam saindo do Centro, fizemos um projeto para instalar um jornal nessa área que já me pertencia de 30 mil m²”, explica o ex-governador.

O primeiro prédio construído foi o da TV, na parte da frente do terreno. Depois foi a vez da obra que ficaria o jornal. “Como nós iríamos instalar o novo sistema, offset, que era o que havia de mais moderno, fizemos um projeto muito bem dividido, extremamente segmentado, a parte da frente não existia, nem a dos fundos. No buraco ficava a rotativa e o prédio era fechado atrás. Com o tempo o jornal cresceu, aumentou a tiragem, e tivemos que comprar mais duas rotativas. Aí fizemos a parte de trás. Então, essa parte ficou com um piso aberto em dois andares, para deixar as três rotativas embaixo”, descreve o idealizador da “fábrica de jornais”.

Essa foi apenas uma de tantas designações associadas ao endereço. Para muitos profissionais da imprensa, o local é o “templo do jornalismo”, seja pelo conteúdo que foi ali impresso em milhares de publicações, seja pela energia retida de gerações de trabalhadores dispostos a interferir na comunidade por meio da informação. Não por acaso, são muitos os relatos de pessoas que afirmam ter encontrado fantasmas, ouvido barulhos e movimentações com o local vazio, ou simplesmente sentir a vibração que emana desse lugar. O certo é que essa histórica construção possui paredes revestidas de alma e contestação.

Projetado para evoluir - Com as rotativas acomodadas na porção final, encerrando a linha de montagem edificada para as necessidades da Editora O Estado do Paraná, a empresa funcionou por décadas, de 1974 a 2013, no endereço da Vista Alegre. Pela segmentação da estrutura do prédio, todas as ampliações e adaptações subsequentes foram incorporadas com sucesso ao projeto original, a ponto de o espaço chegar a 6 mil m² de área construída.

“Foi muito bem feito! As rotativas na parte final, do lado de lá, o depósito de papel e outro setor com um deck para descarregar o papel. O comercial na frente veio depois, assim como o sistema com as chapas modernas em uma área com ar-condicionado. E, no subsolo, sempre ficou o nosso arquivo”, descreve Pimentel. “O caminho para conhecer todo o jornal era entrar pela redação, ir à confecção do jornal e passar pela rotativa. Em seguida, o jornal já impresso passava para a expedição empacotar”, acrescenta o orgulhoso proprietário de sua obra.

Portas abertas para a Casa Cor Paraná 2016 - Dono de uma memória afiada sobre absolutamente tudo que fez e viveu, seja como homem público, seja como proprietário da Editora O Estado do Paraná, Paulo Pimentel, do alto dos seus 87 anos, mantém acesa a chama de um visionário. “Vendi os jornais porque eles passaram a ser um mau negócio com um elevado custo e a receita em baixa. Toda aquela luta para imprimi-los, empacotá-los e levá-los de caminhão deixou de fazer sentido. Mudou a época, e é extraordinária essa possibilidade aberta pela tecnologia. Hoje, às 5h já consigo ler todos os jornais do meu celular. Eu gosto de ler o papel, mas a vida moderna impôs carregar esses aparelhos que conectam com tudo”.

Dono de um vasto interesse pelo que está por vir, ele abriu com muita satisfação as portas do prédio para os profissionais da arquitetura, decoração e design desenvolverem os ambientes da Casa Cor com as soluções mais inovadoras da atualidade. Assim como o evento, ousadia e capacidade de adaptação são características marcantes de Pimentel. 

“Minha profissão é advogado, sou formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), e meu sonho era ser Catedrático em Direito Civil, eu era apaixonado por um professor e jurista Vicente Ráo, e meu plano era fazer o mesmo. Mas precisei cuidar, como advogado, de um inventário para a família da minha esposa, pedi licença do meu primeiro emprego na Votorantim, e o meu destino começou a tomar outro rumo. Fui sendo absorvido e todo o meu projeto de ser Professor Catedrático deu lugar para tudo que se sucedeu”, constata.

“Como sempre fui muito estudioso, isso me deu todo o suporte para os desafios, desde assumir como secretário de Agricultura do Paraná, no governo Ney Braga, até virar governador em um período de movimentos separatistas pelo Estado. Melhorei a comunicação, ampliando as linhas telefônicas pelo Estado, também espalhei pelo Paraná unidades de iluminação a diesel e, além disso, construí estradas. Aos poucos consegui acabar com aquela perspectiva de desunião. Uma das minhas estratégias sempre foi chamar toda a equipe para despertar o entusiasmo dos envolvidos e garantir o sucesso de todas as empreitadas que me lancei pela vida”, ensina.

Serviço: Patrocínio internacional: Deca Carro oficial: Renault Patrocínio local: Gazeta do Povo, Tintas Renner, Arauco, Compagas, Avex/Link Apoio local: Total Sotrage, Hunter Douglas, Sanepar Apoio institucional - CAU/PR Comunicação visual - F9 Apoio de divulgação - Favretto Radio Oficial - Band News Data: 21 de Junho a 31 de Julho de 2016 Horários: Terça a Quinta – das 15h às 21h; Sábado – das 13h às 21h; Domingo – das 13h às 19h Onde? Rua João Tschannerl, 880 - Vista Alegre - CEP: 80820-010 - Curitiba - PR Quanto? R$ 44,00 e R$ 22,00 (meia).

***Fórum de Líderes de Salões de Beleza***

***Criatividade e ousadia são as palavras-chave para o sucesso de qualquer empreendimento. E é exatamente para incrementar os negócios do setor de beleza que o Instituto L’Oréal de Formação Profissional, a Beauty Fair, o Sebrae, a Associação Brasileira dos Salões de Beleza (ABSB) e a Associação Nacional de Artigos de Higiene Pessoal e Beleza (ANABEL) promovem em junho o Fórum de Líderes de Salões de Beleza no Hotel Renaissance, em São Paulo. O encontro é voltado para empresários do mercado de beleza profissional acontece nos dias 26 e 27 de junho e tem como objetivo principal fortalecer o segmento de serviços de beleza.

Proprietários, diretores e gerentes poderão aprimorar sua visão comercial e a capacidade de ajustar a gestão ao atual cenário do mercado brasileiro. Palestras de grandes nomes da economia e do empreendedorismo do nosso país vão ajudar a encontrar novos rumos e oportunidades para melhorar e/ou expandir seus negócios. A ideia do Fórum nasceu há dez anos e hoje, segundo Richard Klevenhusen, diretor do Instituto L´Oréal de Formação Profissional, "representa para os gestores uma grande oportunidade de atualização sobre tudo o que vem acontecendo no universo dos negócios, como estratégia de revenda, área digital, potencial do mercado, etc".

O Fórum tem tudo para ser um sucesso, porque são quatro entidades - Instituto L´Oréal, Beauty Fair, Sebrae, ABSB e ANABEL - juntando forças e equipes para sua realização." diz Richard Klevenhusen. Para César Tsukuda, diretor da Beauty Fair, o Fórum é um dos eventos mais importantes que o setor de beleza poderia realizar. Segundo ele, na área técnica os salões evoluíram muito, mas no que diz respeito a negócios e gestão ainda há muito a desenvolver. "A legislação para salões é muito recente.

O projeto de lei Salão Parceiro (PL 5230/2013), que visa possibilitar que o profissional de beleza escolha a melhor forma de firmar sua relação de trabalho por meio da CLT ou contrato de parceria entre as partes, ainda não está muito difundido." César explica que, com um conteúdo de extrema qualidade, o Fórum de Líderes vai focalizar desde a legislação trabalhista até novos hábitos de consumo, estratégias de revenda e novos projetos de varejo. Mas a finalidade principal é apontar soluções para os problemas de gestão e propor novas possibilidades de negócios para os salões. "Temos que valorizar a força desse setor que gera empregos e movimenta a economia", disse César.

Programação: Dia 26/06 - 14h às 18h30 • Abertura • Desafios e tendências do varejo - Flávio Rocha, CEO do Grupo Riachuelo, e Júlio Takano, sócio-diretor e fundador da Kawahara | Takano soluções para varejo e presidente da ABIESV. • Comportamento do consumidor Brasil e seus reflexos no varejo - Daniela Dantas, diretora da WGSN Mindset na América Latina. • Mundo digital - Tatiana Sayuri, evangelista de desenvolvimento em novos negócios do Google Adwords e Cristina Borges, Diretora de novos negócios, comunicação e inteligência da Divisão de Produtos Profissionais da L’Oréal. • Salon Emotion: soluções para a crise - Adriano Santos, Diretor de Formação Comercial da Divisão de Produtos Profissionais da L’Oréal.

Debate: Soluções inovadoras para o salão: César Tsukuda (mediador), Helio Nakanishi (Rede Hélio Diff), Julio Takano, Daniela Dantas (WGSN), Cristina Borges (L’Oréal), Adriano Santos (L’Oréal) e Márcia Maria. 27/06 - 10h às 18h30 • Abertura • A Conjuntura Econômica do Brasil e Perspectivas - Mirian leitão, jornalista e apresentadora do Globo News. Comentarista econômica do Bom Dia Brasil, TV Globo. • Como enfrentar a crise e o que vem depois dela - Alberto Serrentino, Fundador da Varese Retail e consultor com mais de 30 anos de experiência em varejo e consumo. • Atual cenário: Mercado de beleza - Andrezza Torres, Coordenadora Nacional da Carteira Beleza e Bem Estar do Sebrae.

Projeto de lei "Salão Parceiro" - José Augusto, presidente da Associação Brasileira dos Salões de Beleza (ABSB). • Debate Final: César Tsukuda (mediador), Rosângela Barchetta (Studio W), Achiles Cavallo (advogado tributarista), José Augusto Nascimento (ABSB), Andrezza Torres (Sebrae Nacional) e Marcio Michelasi (Pró-Beleza - SP), Paulo Bresciani (Primeiro Plano Assessoria). Organização e Curadoria: BEAUTY FAIR Apoio: Instituto L’oréal, Sebrae, Absb e Anabel Parceiros: L’oréal Profissionnel, Redken, Kerastáse, Ikesaki Design e Taiff Vis. Patrocínio: Salão Vip e Primeiro Plano Assessoria - Agência Oficial: LT TRAVEL. www.lideresdesalao.com.br / www.beautyfair.com.br / www.institutoloreal.com.br.

***Ponte aérea Brasil – Milão***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Há 14 anos os arquitetos Guto e Carol Biazzetto uniram a paixão pela profissão e o amor do casal em uma sociedade que teve como fruto, além de três filhos, o EB Arquitetura, escritório que hoje é referência em projetos contemporâneos, dentro e fora do país. Com sede em Curitiba e filial em Campinas (SP), em 2016 o negócio atinge um novo patamar e oferece seus serviços também em Milão, na Itália.

Os profissionais já fizeram cursos de aprimoramento entre 2006 e 2008 na cidade e fecharam recentemente uma parceria com o arquiteto Luigi Marchetti, já atuante no mercado italiano. A arquitetura chegou cedo na vida de Guto que aos 12 anos viu em um amigo de seu pai, arquiteto e dono de construtora, uma inspiração para seguir a profissão. Já Carol descobriu o dom na época de vestibular e, apesar de terem feito a mesma escolha, os dois cursaram faculdades diferentes: ele, Universidade Tuiuti do Paraná, e ela, PUC-PR.


Logo após a formatura, os dois já contavam com diversos projetos de amigos e familiares, e essa demanda os fez criar, em 2002, o EB Arquitetura, cujas iniciais são abreviação dos sobrenomes do casal: Espezim Biazzetto. “Os segmentos residencial e de design de interiores constituem a maior parcela do trabalho do nosso escritório, que também projeta edifícios corporativos e comerciais nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina”, explica Carol. Com grande foco na sustentabilidade, o EB conta com um departamento especifico para a área que presta consultoria e desenvolve projetos passíveis de certificação sustentável.

Itália - Estabilizado e com uma carteira de clientes fidelizada, em 2016 o escritório abre uma filial na Itália concretizando o objetivo dos sócios em expandir suas barreiras e oferecer ao mercado europeu a técnica italiana aliada ao estilo tropical e à agilidade brasileira. “Já estudamos em Milão e temos o conceito minimalista na bagagem, mas o aplicamos de forma mais humanizada, característica da escola de arquitetura brasileira. Acredito que essa mistura será o diferencial do nosso trabalho, tanto no exterior, como aqui no Brasil”, revela Guto.

Segundo ele, a demanda de mercado também é diferente na Europa, onde os projetos de reforma e design de interiores são a maior necessidade. Desta forma, a experiência dos profissionais nessas áreas, adquirida tanto na faculdade, como nos cursos de extensão realizados no politécnico de Milão, será fundamental nesta etapa da trajetória do escritório. A partir de julho os profissionais começam a atuar em definitivo na Itália, sem deixar de lado os projetos no Brasil. As unidades de Curitiba e Campinas continuam ativas, com trabalho realizado em conjunto entre todos os arquitetos, tanto aqui, como na Europa.

Sobre o EB Arquitetura: Formados em arquitetura nas universidades PUC-PR e Tuiuti do Paraná, respectivamente, Carolina e Guto Biazzetto, criaram em 2002 o EB Arquitetura, escritório com sede em Curitiba e filiais em Campinas (SP) e Milão (Ita). Com grande foco na sustentabilidade, além de projetos ecologicamente corretos, o EB também oferece consultoria na área e acompanhamento no processo de certificação sustentável de obras. Seus trabalhos combinam o minimalismo italiano ao tropicalismo brasileiro, oferecendo uma mistura interessante aos seus clientes. 

Serviço: EB Arquitetura Endereço: Rua Vieira Dos Santos, 40 - Centro Cívico - 80540-310 Site: www.ebarquitetura.arq.br.

***Bar Quermesse com opções quentes para o inverno***


Crédito das fotos: Diego Pisante.

***Se os dias frios do outono foram só um aperitivo do que vai ser o inverno, o Bar Quermesse, um dos mais tradicionais bares da capital com clima de festas do interior, já se prepara com dezenas de opções de pratos e bebidas especialmente para os dias mais gelados. Uma dessas opções é o Festival de Caldos e Sopas da casa, que conta com seis variações em média, servidos no buffet de fogão a lenha, e conta com as tradicionais Canja, Quirerinha com Costelinha e Cebola e Caldo de Feijão, entre outros, pelo valor de R$26 por pessoa. O festival está disponível de terça-feira a domingo, para o jantar.


Outra sugestão do Bar Quermesse é a porção de Pinhão Flambado na Cachaça com Bacon (R$26), e o Fondue no Pão Italiano – Mignon Chic (R$63), que consiste em iscas de mignon puxados na manteiga, servidas no pão italiano especial recheado de creme de queijo e especiarias, que podem ser acompanhados de Quentão (R$10), ou então, de algum dos rótulos da carta de vinhos, com opções a partir de R$58. Entre os disponíveis, está o chileno Concha y Toro Merlot, o argentino Benjamin e o portugues Olaria.


A casa também comercializa taças a R$16. Além dos pratos e bebidas especiais para o inverno, o ambiente do Bar Quermesse é climatizado. Na área interna, a casa possui um fogão a lenha e nos espaços externos também conta com aquecimento. O bar funciona de terça a domingo, das 17 horas até o último cliente, e a partir do meio-dia nos fins de semana. Mais informações e reservas pelo telefone (41) 3026-6676 ou pelo site www.quermesse.com.br.

Sobre o Quermesse - O Bar Quermesse, há sete anos no cenário gastronômico paranaense, possui um ambiente que faz com que seus clientes sintam-se à vontade para encontrar os amigos, família e aproveitar o tradicional happy hour com os colegas de trabalho. Presente nos principais festivais gastronômicos, o bar é conhecido não só pelo seu ambiente e gastronomia brasileira, mas também pelas suas festas temáticas que realiza durante o ano.

Em seu cardápio, as mais variadas opções de petiscos e pratos, além do seu típico Churrasco de Igreja e Buffet de Comida Mineira servidos aos finais de semana. O Bar Quermesse também está presente na cidade de Belo Horizonte (MG) há 3 anos, e conta com outros empreendimentos gastronômicos em Curitiba, como o M.I.A Gastronomia Criativa, o restaurante Tiizé, o Mr. Hoppy Beer Truck e o Mr. Hoppy Beer & Burger.

Serviço: Bar Quermesse Rua Carlos Pioli, 479 – Bom Retiro Telefone: (41) 3026-6676 Funcionamento: de terça-feira a sexta-feira, das 17 horas até último cliente. Sábado e domingo a partir das 12h Aceita todos os tipos de cartões / Valet Park no local. www.quermesse.com / www.facebook.com/barquermesse.

***Feijoada do Hotel Laghetto Allegro Pedras Altas é opção para os sábados***


Crédito das fotos: Divulgação.

***O Hotel Laghetto Allegro Pedras Altas, situado em Gramado (RS), oferece aos sábados a Feijoada Laghetto, uma opção deliciosa do tradicional prato brasileiro para quem vai desfrutar as delícias do frio na serra gaúcha. Aos sábados, o atendimento acontece das 12h às 15h, tanto para hóspedes como para o público em geral.


O prato tem todos os acompanhamentos como caldo de feijão, linguiça e bacon frito, charque, e costela defumada. O pacote completo custa R$ 57,90. Quem realizar a reserva pelo site www.laghettohoteis.com.br/pedrasaltas, ganha 25% de desconto na refeição. Os hóspedes do hotel possuem 10% de isenção.


Sobre a Rede Laghetto Hotéis - A Rede Laghetto Hotéis é a maior da Serra gaúcha. Iniciada em 1989 com a administração de um estabelecimento próprio, o Hotel Laghetto Gramado, atualmente a empresa conta com nove hotéis, sete em Gramado, um em Bento Gonçalves e um em Porto Alegre.


Distribuídos em quatro bandeiras – Vivace, Allegro, Viverone e Stilo: Laghetto Vivace Viale, Laghetto Vivace Premio, Laghetto Allegro Gramado, Laghetto Allegro Toscana, Laghetto Allegro Siena, Laghetto Allegro Pedras Altas, Laghetto Stilo Centro, Laghetto Viverone Bento Gonçalves, Laghetto Viverone Moinhos. Os hotéis atendem diferentes perfis de clientes, num total de 1.025 apartamentos.

Sobre o Laghetto Allegro Pedras Altas - Recentemente, a Rede Laghetto Hotéis inaugurou mais uma sede. Trata-se do Hotel Laghetto Allegro Pedras Altas, o sétimo empreendimento na cidade de Gramado. São 161 aptos, distribuídos em quatro categorias, com todo conforto e a infra estrutura de lazer da bandeira Allegro.

***Workshop sobre auto-organização reúne associadas da BPW Curitiba***


Crédito da foto: Divulgação.

Na foto: A Diretora de Associadas da BPW Curitiba, Luciana Veronese; associada da BPW Curitiba, Natália Gualter; presidente da BPW Curitiba, Lucyanna Lima Lopes; e vice-presidente da BPW Curitiba, Fatima Toledo.

***A empresária Deborah Dzierwa, diretora de Empreendedorismo da BPW Curitiba – Business Professional Women, conversou com quase uma centena de associadas da entidade no Hotel Bourbon, em Curitiba, nesta quarta-feira, dia 22 de junho, sobre auto-organização e produtividade.

Entre diversos assuntos ligados à organização da rotina diária, ensinou como priorizar tarefas e compromissos na agenda diária, como gerir melhor o tempo, como usar ferramentas de agendas eletrônicas e aplicativos como Evernote e Dropbox na organização dos documentos pessoais e profissionais e atitudes que podem gerar maior produtividade.

A BPW Curitiba recebeu na ocasião novas associadas: Natalia Gualter, Alexsandra Oenning, Marcielli Rodrigues, Wilma Chechelski, Cilene Moreira, Rafaela Gehlen, Benildes Vieira, Neusa Kuhn, Lúcia Zornig, Georgia Oliveira e Marli Groth.

***José Pio Martins se torna cidadão honorário de Curitiba***


Crédito das fotos: Chico Camargo/CMC.

Na foto 01: José Pio Martins recebeu o título de cidadão honorário de Curitiba.


Na foto 02: O vereador Sabino Picolo e a vereadora Julieta Reis ao lado do sócio-fundador do Grupo Positivo, Renato Ribas Vaz com o economista e reitor da Universidade Positivo, José Pio Martins, o presidente do Legislativo, Ailton Araújo e o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet.

***Em sessão solene na última semana a Câmara de Curitiba entregou o título de cidadão honorário ao professor, economista, escritor e reitor da Universidade Positivo, José Pio Martins. A honraria, proposta pelo vereador Sabino Picolo (DEM), foi aprovada pelo Legislativo em abril deste ano e concedida através da lei municipal 14.832/2016. Na tribuna, Sabino Picolo falou da sua satisfação em conceder o título a Pio Martins, “um filho do Paraná, pé vermelho”, disse o vereador. “Com essa homenagem, desejo de coração que o professor José Pio Martins possa aqui representar os inúmeros educadores e empreendedores da educação que tanto têm feito pela nossa cidade.

A cidade agradece por tudo que você fez pela educação de nossa gente e gostaria de dizer que esta homenagem foi conquistada por seu próprio mérito, com muito trabalho e dedicação”, salientou Picolo. “Ele veio do interior do Paraná, de Centenário do Sul, de uma família humilde, e teve oito irmãos. Os pais eram agricultores, então ele veio de baixo e, com seu trabalho e competência, chegou ao posto de comando de uma das maiores instituições de ensino do Brasil”, relatou Sabino Picolo.

O título de cidadania honorária foi entregue pelo vereador e pelo prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet. Em discurso bem-humorado, Pio Martins agradeceu a honraria recebida na Câmara Municipal. “Quem recebe um título desse precisa ter uma vida que justifique essa homenagem. Os atos meus, que forem voluntários, sobretudo éticos, não serão desonrados, isso eu prometo”. Ele também falou que encara seu trabalho como “grande diversão”. “Tenho que agradecer o apoio que sempre tive da família. Nunca tive dificuldade em sair para estudar e para trabalhar porque fui apoiado em casa”, disse.

Comentarista de economia da rádio CBN Curitiba, também possui 500 artigos sobre economia e finanças publicados em jornais e revistas. Autor dos livros Educação Financeira ao Alcance de Todos (2004) e Seu Futuro (2011), ambos da Editora Fundamento, se prepara para o lançamento do terceiro livro. Foi ainda vice-presidente de Finanças do Banco do Estado do Paraná S/A, diretor-presidente da Banestado Crédito Imobiliário e da Banestado Reflorestadora, diretor de operações da Banestado Leasing S/A e diretor-geral da Secretaria da Fazenda do Estado do Paraná.

A sessão solene foi conduzida pelo presidente da Câmara Municipal, Ailton Araújo (PSC). Também estiveram presentes na solenidade os vereadores Julieta Reis (DEM) e Paulo Salamuni (PV), o sócio-fundador e diretor do Grupo Positivo, Renato Ribas, o vice-presidente da Associação Comercial do Paraná, José Eduardo de Moraes Sarmento, o presidente do Sindicato das Escolas Particulares do Paraná, Jacir Venturi, e o diretor da Universidade Positivo, Rogério Mainardes.

***Inverno também é uma boa época para depilação com cera quente***


Crédito das fotos: Divulgação.

***A depilação com cera quente no inverno pode trazer alguns benefícios para a pele. De acordo com Giamara Sakuragi, depiladora do salão Golden Beauty Care, isto se deve ao fato de que nesta época do ano a pele fica mais protegida e não se expõe muito aos raios solares. 

Como a pele pode ficar mais sensível neste período, utilizar ceras que reduzem a agressão, como a de algas com menta, pode ajudar. Esta cera é indicada para todos os tipos de pele e ainda traz outros benefícios: "A cera de algas com menta acalma e deixa a pele mais macia. Tem pessoas que notam a diferença na primeira depilação, pois o pelo não cresce tão rápido", completa.

Outra dica importante é hidratar sempre e apostar na esfoliação. A esfoliação pode ser feita dois dias antes, para deixar a pele mais preparada para a depilação, e de 5 a 7 dias após o procedimento. "Também é importante ficar 48 a 72 horas longe do sol, após o período os poros já vão ter fechado e se evita as manchas", explica.

O período pós depilação também tem outro segredo: a pomada de assadura (usadas em bebês). Segundo a depiladora, quando utilizada continuamente, ajuda nos pelos encravados e a não escurecer a pele. "Com o uso contínuo, se sente o resultado na pele e na textura, além de evitar a foliculite, uma das maiores reclamações", ressalta.

Para que a textura da pele seja mantida e se tenha melhor aproveitamento, a depilação deve ser continuada durante todo o ano. O salão Golden Beauty Care conta com sala climatizada, para que o procedimento seja realizado de forma mais confortável durante o frio.

Serviço: Golden Beauty Care Avenida Visconde de Guarapuava, 4788 - Batel I Fone: (41) 3244-0021.

***Museu Egípcio e Rosacruz passa a funcionar com novas normas e em novos dias e horários***


Crédito das fotos: Marco Antonio A. Ferreira.

***Por se tratar de um ponto turístico muito visitado em Curitiba, o Museu Egípcio e Rosacruz, mantido pela Ordem Rosacruz - AMORC, passa a abrir com novo horário nos sábados, e também abrirá aos domingos a partir do mês de julho deste ano. O horário de funcionamento do museu nesses dias será: sábado das 10h:00 às 17h:00; domingo da 09h às 12h. No mês de outubro o museu passa a abrir nos feriados também.

De acordo com a supervisora cultural da Ordem Rosacruz – AMORC em Curitiba, Vivian Tedardi, essa mudança faz-se necessária devido à enorme quantidade de turistas que visitam as dependências da Ordem Rosacruz nesses dias. “Há algum tempo, pela procura que o museu tem tido, percebemos que precisávamos ampliar o horário de visitação. Assim, estendemos o horário de visita nos sábados e passaremos a abrir aos domingos para atender melhor o público que pode ter acesso aos espaços culturais apenas nos fins de semana”, explica Vivian.

Com as novas medidas, o museu passa a cobrar um valor simbólico de entrada: R$ 5,00 inteira; R$ 3,00 meia; e R$ 1,00 para visitas escolares monitoradas. “Face à necessidade de custear despesas fixas como luz, limpeza, manutenção e preservação, bem como os recursos humanos, o Museu Egípcio passará a cobrar ingressos a partir de 1º de julho deste ano. Esta medida fez-se inadiável frente a crescente procura pelo acesso à visitação”, esclarece Vivian. Outra questão que pesou na decisão foi o relato dos alunos que fazem a visita escolar monitorada no museu. Muitos pais e familiares vêm até o museu no fim de semana depois que os filhos contam como foi a visita com a escola.


A curiosidade e o conhecimento na cultura egípcia despertam a vontade da criança em voltar ao museu com seus pais para contar a eles aquilo que aprenderam na aula monitorada. “A maioria das visitações dos sábados é formada por famílias, geralmente pais com crianças pequenas que vieram com a escola e gostaram muito do passeio ou então são curiosas sobre Egito Antigo. Desde que o museu abriu em sua nova sede ele ganhou mais visibilidade e, portanto, o número de visitantes aumentou bastante”, explica Ewerson Thiago da Silva Dubiela, responsável pelo museu. Este ano o Museu Egípcio troca sua exposição e o contexto com novas peças.

No mês de outubro, durante a XXIV Convenção Nacional Rosacruz, será aberta a XV Exposição de longa duração do museu com o tema “A Literatura no Egito Antigo”. Ela ficará aberta para visitação até o mês de agosto de 2018. “Em nossas exposições procuramos sempre abordar um assunto no qual possamos conhecer o Egito Antigo, porém sob um novo olhar. Para esta nova exposição pensamos em mostrar a cultura egípcia antiga através da sua literatura, não apenas mitológica (que é a mais conhecida), mas a partir das Instruções que organizaram e que colaboraram para a educação de jovens príncipes e outros membros da sociedade egípcia”, contam Ewerson e Vivian.

O Museu Egípcio também tem outros atrativos para seu público. Ele conta com uma lojinha de souvenirs. Nela o visitante pode levar para casa um objeto que lembre o museu ou presentear alguém com peças como estatuetas de deuses egípcios, chaveiros, imãs de geladeira com desenhos egípcios, camisetas com a logo do museu, estojo, nécessaire, ecobag com emblemas egípcios e réplicas de estátuas egípcias. Os valores custam entre R$15,00 e R$500,00. “Quem vem ao museu gosta de levar um pouquinho do local que acabou de visitar e os produtos vendidos na loja aproximam as pessoas do universo egípcio que acabaram de conhecer”, diz Vivian.

Outra atividade que o museu realiza são as oficinas de férias para as crianças. Desde janeiro de 2014 são oferecidas atividades educativas relacionadas à exposição do museu. Ewerson conta que, além da visita guiada, tem atividades de pintura, de confecção de objetos e alguns desafios. “São realizadas, geralmente, nas férias de verão, em janeiro e podem participar crianças de 05 a 12 anos, porém as inscrições precisam ser realizadas com antecedência”. O valor para participar das oficinas é de R$10,00.

Serviço: Local: Museu Egípcio e Rosacruz Endereço: Rua Nicarágua, 2620 - Bacacheri - 82515-260 - Curitiba, Paraná. Entrada: R$ 5,00 inteira; R$ 3,00 meia (estudantes rosacruzes, crianças até 12 anos, idosos, estudantes, professores mediante documento comprovatório, doadores de sangue e pessoas com necessidades especiais); R$ 1,00 visitas escolares monitoradas. Horário: De segunda a sexta-feira das 08h às 12h e das 13h às 17h:30; Sábados das 10h:00 às 17h:00; Domingos da 09h às 12h. *Haverá horário de acesso, sempre meia hora antes do museu fechar. Mais informações: http://urci.org.br/museuegipcioerosacruz.

***Sociedade de Pediatria de São Paulo lança campanha contra álcool e drogas na infância e adolescência***

***Em 2 de julho, a partir das 8h30, durante seu tradicional Café da Manhã com o Professor, a Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) lança oficialmente uma campanha permanente de prevenção e combate ao álcool e às drogas na infância e adolescência. Batizada de “Julho Branco”, tem o slogan “Com consciência, sem drogas”.

A jornalista Izilda Alves, que coordena há doze anos a Campanha Jovem Pan Pela Vida, Contra as Drogas, é embaixadora da iniciativa da SPSP. Segundo Claudio Barsanti, presidente da Sociedade de Pediatria, a campanha será uma das prioridades da Diretoria da SPSP, devido à gravidade do problema hoje. “Quando nos aprofundamos nos números e na alta incidência, percebemos o quanto esse quadro é preocupante. Se o pediatra estiver bem informado e atento a esta realidade, será possível diagnosticar com mais efetividade e adotar condutas dirigidas”.

A SPSP tem a visão de que o combate eficaz ao consumo de drogas (lícitas ou não) passa obrigatoriamente pelos consultórios dos especialistas. Com o preparo adequado do pediatra, almeja-se instituir um aconselhamento obrigatório sobre o tema. Ou seja, um tempo específico da consulta voltado à abordagem da questão, favorecendo a intervenção preventiva e até curativa dos usuários. Para Izilda Alves, a campanha Julho Branco reforça sua certeza de que a melhor conduta é a prevenção em casos de álcool e drogas.

“Devido à relação mais estreita com os pais, o pediatra precisa saber lidar com essa realidade. Sinto-me honrada em fazer parte disto, especialmente por que é a primeira vez que vejo uma sociedade de especialidade médica envolvida com tamanha abnegação na luta contra esta epidemia grave”. “É uma luta contínua, que deve ser realizada dia a dia, em todos os ambientes de convívio dos jovens e familiares, completa a a dra. Lilian dos Santos Rodrigues Sadeck, 1º vice-presidente da SPSP.

Aconselhamento sobre Drogas em Pediatria - Para João Paulo Lotufo, coordenador do Grupo de Trabalho do Combate ao uso de Drogas por Crianças e Adolescentes da SPSP, o pediatra, por ser um profissional da linha de frente, deve obrigatoriamente ter bom preparo, um plano de atendimento, uma pesquisa sobre a situação familiar, para então levantar uma discussão saudável, informativa e resolutiva.

Dados preocupantes - Devido à iniciação cada vez mais precoce da juventude no universo das drogas, o especialista se depara com um cenário que ainda está longe de seu domínio. Em questionário respondido durante Congresso de pediatras e pneumologistas pediátricos, em 2007, notou-grande desconhecimento dos médicos sobre a questão, incluindo o tratamento do tabagismo. “Nosso objetivo é que as entidades médicas e hospitalares unam forças por esta causa, que é a aproveitar alguns minutos das consultas para transmitir às famílias noções sobre o problema das drogas”.

Segundo estudo piloto realizado no Hospital Universitário da USP, na capital paulista, entre os pacientes, o uso do álcool no consumo familiar é bastante elevado (43,5%), seguido pelo tabaco (34,5%), maconha (27,5%) e crack (11,5%). “Reduzir o consumo é imperioso. Precisamos inovar até em como fazer o melhor aconselhamento sobre drogas”, comenta Lotufo.

***Imax Palladium entrega agasalhos para a campanha Doe Calor***


Crédito da foto: Gian Galani.

***O gerente do Imax Palladium, Edson Garcia, entregou aproximadamente 300 agasalhos para a presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Márcia Oleskovicz Fruet. Os agasalhos são para a Campanha Doe Calor e foram arrecadados pelo cinema no Dia do Orgulho Nerd Solidário. No dia 25 de maio, o Imax convidou entusiastas da cultura nerd a doarem em troca de ingressos para assistir ao filme X-Men: Apocalipse.

“Todos os anos celebramos essa data no Imax. Dessa vez resolvemos criar o Dia do Orgulho Nerd Solidário, incentivando nossos clientes a colaborarem com a campanha do agasalho”, conta o gerente do cinema, Edson Garcia. A Campanha Doe Calor do Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC) atende anualmente mais de 170 mil pessoas e é a maior campanha de inverno no Paraná.

Sobre IMAX Palladium - O Cinema IMAX Digital possui alta tecnologia para projeção de filmes em 2D e em 3D. A tela gigante côncava proporciona imagem de alta definição seis vezes maior que as tradicionais, aliada ao som digital quatro vezes mais potente. A disposição das cadeiras possibilita um campo de visão maximizado ao público. No IMAX a tela fica mais próxima, garantindo uma imagem maior e mais nítida.

Os sistemas de projeção de última geração, exclusivos do IMAX, oferecem imagens límpidas e realistas, com aproximadamente 40% mais contraste e 60% mais brilho do que em outras salas de cinemas. Cada sistema de projeção tem um equipamento exclusivo, que realça a imagem, e um sensor integrado que monitora a tela como se fossem os olhos do público, promovendo ajustes em tempo real para garantir a qualidade de imagem IMAX. Em Curitiba, o IMAX está localizado no Palladium Shopping Center. Mais informações no site http://www.palladiumcuritiba.com.br.

***Viver bem após o enfarte é tema do 1º Papo Saúde Gazeta do Povo***

***Na próxima quarta-feira, dia 29, será realizado o 1º Papo Saúde Gazeta do Povo, às 19h, no Núcleo Estilo de Vida da Gazeta do Povo, que fica na Rua Fernando Amaro, 154, no Alto da XV. Dois especialistas vão tratar desta nova fase e mostrar quais são os cuidados e limitações que enfartados devem ter em relação ao ritmo de vida, a alimentação e aos exercícios que podem ser feitos, quais os mais adequados e intensidade dos movimentos.

Marcelo Bichels Leitão, especialista em Medicina e Cardiologia do Exercício e do Esporte e presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte, e o cardiologista Tiago Magalhães, professor da PUCPR que trabalha na X-Leme, no Hospital do Coração e no Sírio Libanês, em São Paulo, vão explorar o tema e participar de um bate-papo com os participantes. O evento, que conta com o patrocínio da X-Leme, é gratuito e aberto ao público. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas: http://even.tc/papo-saude.

Gazeta do Povo - A Gazeta do Povo, que faz parte do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), é uma grande plataforma de comunicação, que está presente o tempo todo na vida dos paranaenses, seja com informação e diferentes opiniões nas plataformas impressa e digital (online, mobile e tablet), em projetos especiais e eventos. Com uma história de 97 anos e com olhos no futuro, a Gazeta do Povo se renova diariamente e coloca no mercado novos produtos, serviços e iniciativas para estar ainda mais próxima do leitor.

***Helio Leites realiza oficina aos visitantes do MON na quarta-feira***


Crédito da foto 01: Carlos Renato Fernandes / Foto 02: Marcello Kawase.

***No Domingo+Arte e Quarta Gratuita desta semana, dias 26 e 29 de junho, a equipe da Ação Educativa do Museu Oscar Niemeyer (MON) planeja atividades especiais para os visitantes. A programação é livre para todos, não é preciso ter conhecimento prévio em arte para participar. No domingo, dia 26, haverá oficina de pintura com aquarela, das 11h às 17h, na sala de Oficina, localizada no subsolo do MON. Além desta atividade, a Ação Educativa fará mediação pela exposição “Moderna para sempre – fotografia modernista brasileira na Coleção Itaú Cultural”.

A mostra traz um panorama do movimento fotoclubista brasileiro, iniciado no final da década de 1930 em São Paulo. Na quarta-feira, dia 29, acontece novamente a oficina de pintura com aquarela, das 11h às 14h. Além desta atividade, Helio Leites realizará a oficina “Caixinhas Falantes”, às 14h30. O artista irá instigar os participantes a construir objetos a partir de materiais reciclados. Aos domingos, a entrada no MON custa R$ 12 e R$ 6 (meia-entrada). Maiores de 60 e menores de 12 anos têm entrada franca. Nas quartas, a entrada sempre é gratuita. A retirada de ingressos no museu pode ser feita até as 17h30, na bilheteria.


Sobre o artista - Helio Leites é poeta, performer e bottom-maker. Trabalha com objetos como caixinhas de fósforo, botões, rolhas, latas, madeira e restos de material entalhado que, por suas mãos, transformam-se em personagens que contam histórias, prendendo a atenção de crianças e adultos. Em 1984, Leites fundou o Museu Casa do Botão, um museu portátil que cabe em uma mala. O artista está todo o domingo na Feirinha do Largo da Ordem, em Curitiba, no setor histórico.

Serviço: Domingo + Arte no Museu Oscar Niemeyer 26 de junho de 2016 R$ 12 e R$ 6 (meia-entrada) Maiores de 60 e menores de 12 anos têm entrada gratuita Venda de ingressos: até as 17h30 Permanência no museu: até as 18h. Quarta gratuita no Museu Oscar Niemeyer 29 de junho de 2016 Entrada franca das 10h às 18h.

Programação: Domingo, 26 de junho Oficina livre com a equipe da Ação Educativa Técnica: Pintura com aquarela Horário: 11h às 17h Local: Sala de Oficina – subsolo Mediação com a equipe da Ação Educativa Exposição: Moderna para sempre - fotografia modernista brasileira na Coleção Itaú Cultural Local: Sala 3 - Horário: 15h. Quarta-feira, 29 de junho Oficina livre com a equipe da Ação Educativa Técnica: Pintura com aquarela Horário: 11h às 14h Local: Sala de Oficina – subsolo.

Oficina "Caixinhas falantes" com o artista Helio Leites Técnica: Construção de objetos com material reciclado Horário: 14h30 Local: Sala de Oficina - subsolo. Museu Oscar Niemeyer Rua Marechal Hermes, 999 Visitação: Terça a domingo, das 10h às 18h - www.museuoscarniemeyer.org.br.

***Terrasse lança empreendimento familiar de alto padrão em rua tranquila no Ahú, em Curitiba***


Crédito da foto: Divulgação.

***Morar com a família em um apartamento em rua tranquila no Ahú, em Curitiba, em condomínio onde todos os imóveis são de frente para a rua e face norte, ou seja, recebem insolação privilegiada. Essa é a proposta do Terrasse Voyant, lançamento da Terrasse Engenharia e Construções, empresa curitibana prestes a completar 25 anos de fundação, que terá um Volume Geral de Vendas (VGV) de R$ 26 milhões. Para o diretor da construtora e incorporadora curitibana, Jefferson Gomes da Cunha, a localização é o principal diferencial do empreendimento.

“Ao mesmo tempo em que ele está numa travessa com baixo tráfego de veículos e terreno com grande extensão frontal, o que permitiu voltar a frente de todas as unidades para a rua, o local é bem abastecido de comércio, serviços, escolas e de centros culturais, com proximidade ao museu Oscar Niemayer e ao Bosque do Papa e fácil acesso ao centro da cidade e ao Shopping Mueller”, detalha. Com um projeto contemporâneo, o empresário conta que o condomínio vai apresentar diferenciais construtivos, como porcelanato nos pisos de cozinha, banheiros e área de serviço, persianas de alumínio de enrolar nos dormitórios, portas em pintura branca e tampos de granito nos banheiros.

Em fase construção, o Terrasse Voyant terá duas torres, com duas unidades por andar, totalizando 30 unidades. Destas, serão 24 apartamentos tipo com três dormitório, sendo uma suíte, com área privativa entre 100 e 108 m². Também haverá três apartamentos Garden (com terraço privativo) e três dormitórios, sendo uma suíte, com área privativa de 95 a 102 m² e terraço exclusivo de 77 a 143 m² privativos.

O empreendimento contará ainda com quatro coberturas duplex, com três suítes e área privativa entre 132 e 140 m², mais terraço privativo entre 35 e 50 m². “Além de todos os apartamentos terem a sala e a suíte voltadas para a face norte, proporcionando melhor conforto térmico ao morador, eles terão uma sacada com churrasqueira a carvão e pia de apoio”, comenta Cunha. Cada unidade poderá ter vagas de garagem cobertas para até três veículos, conforme disponibilidade.

O condomínio, em rua tranquila no Ahú, terá área comum composta por espaço gourmet com churrasqueira e salão de jogos, espaço fitness, quadra esportiva, playground, brinquedoteca e salão de festas. Todos os ambientes serão entregues equipados e decorados. “Sabemos que os itens de lazer têm ganhado importância junto aos compradores e queremos que esses espaços atendam à família, especialmente os casais com filhos, que precisam de um imóvel maior e com mais segurança”, afirma o diretor da Terrasse Engenharia e Construções. A entrega do Terrasse Voyant está prevista para setembro de 2018.

***Curitiba terá evento de Poker, valendo meio milhão, em julho***


***Após sucesso da primeira edição, os empresários Daniel Farias e Farid José Netto anunciam a segunda edição do EPO Fest, valendo 502k. 

O evento, que consagrou Curitiba como a capital do poker durante oito dias, será realizado de 1°a 11 de julho no Buffet Du Batel. Entre as principais atrações e torneios paralelos está o beneficente que ajudará o Hospital Erasto Gaertner.

Personalidades e jogadores profissionais, que são campeões nacionais e mundiais já são presenças confirmadas. A última edição atingiu 1 milhão em prêmios e teve público de 7 mil pessoas, sendo a maioria de fora de Curitiba.

A expectativa dos organizadores é reunir ainda mais pessoas, valorizando os atletas do esporte que mais cresce no país e no mundo. O poker foi reconhecido como esporte da mente em 2012 pelo Ministério dos Esportes (assimilado-se ao xadrez, gamão e outros), e foi filiado à Associação Internacional de Esportes da Mente.

Serviço: EPO Fest I 502k Quando: de 1° a 11 de abril Local: Alameda Presidente Taunay, 241 - Batel (Buffet do Batel) Informações: (41) 3013-4863 | www.epofest.com.br.

***Nova Clubman chega à Euro Import MINI com condições especiais***


Crédito da foto: Divulgação.

***As concessionárias Euro Import prepararam condições especiais de aquisição e financiamento para os clientes que desejam realizar o sonho de ter um MINI na garagem. A ação promocional é válida durante o mês de junho e nas primeiras semanas de julho, nas concessionárias Euro Import MINI de Curitiba e Londrina. E o grande destaque vai para a nova MINI Clubman, que acaba de desembarcar no país e que a Euro Import sai na frente oferecendo a novidade já com condições de financiamento diferenciadas.

Repaginada, a nova geração do compacto Premium é vendida nas concessionárias Euro Import por apenas R$ 152.950,00,com taxa de 0,49% ao mês e em 24 parcelas. Outros modelos que também entraram na ação especial são o MINI Cooper 1.5 Automático, oferecido pelas concessionárias paranaenses por a partir de R$ 104.950 e com taxa de 0,49% a.m. em 24x, e o MINI Cooper S, que está com uma taxa inacreditável de 0,99% a.m.

Sobre a MINI Clubman - A nova geração do compacto premium MINI Clubman, ainda mais potente, espaçosa e com design irreverente, chega ao mercado nacional em dezembro, expandindo o renovado portfólio da família MINI no Brasil. O novo modelo oferece o mais alto nível em praticidade, versatilidade e conforto já vistos em um MINI.  Após a estreia global no Salão de Frankfurt, uma das maiores mostras de automóveis do mundo, o novo MINI Clubman vem ao País na versão MINI Cooper S Clubman, com motorização 2.0 l TwinPower Turbo, de 192 cv de potência, 280 Nm de torque.

O compacto premium debuta com a combinação perfeita entre o verdadeiro go-kart feeling e a versatilidade para o uso no dia a dia, itens que tornam o MINI Clubman perfeito tanto para pequenos trechos urbanos quanto para viagens mais longas. Seu espaço interno cresceu: o modelo é 27 centímetros maior e nove centímetros mais largo que seu antecessor. Com isso, foi possível ampliar a distância entre-eixos, que avançou 10 centímetros, e potencializou o conforto para os passageiros.

O porta-malas também está maior, com 360 litros de capacidade, podendo chegar a 1.250 litros com os bancos rebatidos. As novidades do MINI Clubman não param por aí. Com seis portas, sendo duas para o porta-malas traseiro, o modelo é equipado com sistema elétrico de freio de estacionamento, transmissão Steptronic de oito velocidades, ajuste elétrico dos bancos em couro, pela primeira vez em um MINI e também conjunto de iluminação Full LED e o Comfort Access, que permite abrir as portas sem a necessidade da chave. O modelo ainda conta com Head Up Display, rodas aro 18’’ e teto solar panorâmico.

Design único e sofisticado - Faróis circulares com aros cromados e contornos hexagonais da grade do radiador são o cartão de visitas do MINI Clubman. As entradas de ar “Air Curtains” para refrigeração do sistema de freios garantem a máximo desempenho dos freios. O sistema aerodinâmico “Air Breather”, com saídas de ar atrás das caixas de roda, assegura a melhor canalização do ar privilegiando o consumo. Um sinal claro da sofisticação do MINI Clubman é seu painel de instrumentos, com moldura ampla também utilizada nos painéis de porta e console central.

O novo MINI Cooper S Clubman ainda possui controle dinâmico dos amortecedores e diferentes modos de condução, o MINI Driving Modes, que adapta as configurações do carro ao gosto do condutor, como a suspensão adaptativa, por exemplo. Além disso, o modelo é equipado com bancos esportivos e elétricos, com memória, e volante John Cooper Works em couro com Paddle Shifts. Os controles do ar-condicionado dual-zone e interruptores também trazem design exclusivo.

Conectividade e segurança a bordo - Por meio do sistema de navegação com tela de LCD de alta definição de 8,8 polegadas, o motorista acessa diversas funções do veículo, infotainment, telefone e navegação. O modelo ainda conta com um HD interno de 20 gb para armazenar conteúdo, e o MINI Connected, que permite o uso de aplicativos de streaming de áudio, localização e monitoramento da condução, além do MINI Connected XL Journey Mate, que oferece uma combinação inovadora de navegação, comunicação e infoentretenimento que simplifica a organização de viagens.

Por meio de um app, os usuários de Apple iPhone podem planejar viagens diretamente pelo smartphone, levando em conta compromissos e eventos registrados em calendário. É possível receber dados personalizados sobre a via, atualizados em tempo real, e o sistema ainda reconhece a rota preferida do motorista, alerta quando é necessário abastecer e, se o motorista desejar, pode guiá-lo até um posto de gasolina próximo, sem grandes desvios da rota original. Informações sobre os modelos, possibilidades de financiamento e aquisição de um MINI, bem como tirar dúvidas sobre as concessionárias é possível pelo site da Euro Import MINI.

Serviço: Euro Import MINI - www.euroimportmini.com.br Curitiba Av. Presidente Arthur Bernardes, 575, Vila Isabel Curitiba, PR – CEP 80.320-300 Telefone: (41) 3014-9800. Londrina Av. Tiradentes, 5665 – Jardim San Francisco Londrina, PR – CEP 86.072-000 Telefone: (43) 3379-9800.

***André Lucas & Thiago no palco da Shed com o melhor do sertanejo***


Crédito da foto: Divulgação.

***A temperatura vai subir neste sábado (25/06), em Curitiba. A dupla André Lucas & Thiago, que acaba de lançar seu mais novo single “Vai por Mim”, com a participação da Orquestra Sinfônica do Paraná, leva o melhor da música sertaneja para uma das casas mais badaladas da cidade, a Shed Western Bar. 

Na estrada há cerca de três anos e com diversas apresentações pelo Sul do País, os sertanejos prepararam um show repleto de hits nacionais, e claro, não ficam de fora os sucessos da dupla, “Amo Absurdo”, “Aproveita de Mim”, além da nova música de trabalho, “Vai por Mim”.

Serviço: Show André Lucas & Thiago Shed Western Bar (Rua Bispo Dom José, 2258 / Batel) Dia 25/06 às 22h30. Entrada: R$ 40 fem / R$ 80 masc. até às 23h30 | R$ 50 fem e R$ 100 masc. Meia entrada com carteira de estudante Informações e reservas (41) 3079-6151 ou reservascuritiba@shedbar.com.br. André Lucas e Thiago Contato: (41) 9949-3322 - www.facebook.com/andrelucasethiago - Site: www.andrelucasethiago.com.br.

***Espaço Cultural Calamengau comemora 32 anos de muito forró pé de serra***


Crédito da foto: Divulgação.

***Nessa sexta-feira (24) o Espaço Cultural Calamengau comemora 32 anos de muito forró pé de serra e cultura nordestina na capital paranaense. Para celebrar o 32° aniversário, será realizada uma grande festa de São João, neste sábado (25), com as bandas Forró Calamengau, há 32 anos liderada por Maérlio Barbosa, o Ceará, e o Trio Caruá, banda de renome nacional no segmento, entre outras surpresas. A festa começa a partir das 22h. Os ingressos podem ser adquiridos no local, por R$ 25,00. O Espaço Cultural Calemengau, fica na Rua Roberto Barrozo, 1190. Mais informações e reservas podem ser feitas pelos telefones (41) 3078 7766 ou (41) 9904 5129. A venda de convites para o evento está sujeita à lotação da casa. O Calamengau não aceita cartões de débito ou crédito.

“Há mais de 30 anos, quando desembarquei em Curitiba (PR), já havia passado por outras cidades do Brasil, tendo deixado o Ceará há alguns anos. Após trabalhar em uma série de ofícios, aqui na capital do pinheirais senti que deveria resgatar a minha cultura e dividir com esse povo alegre e receptivo, que é o Curitibano. Foi assim que nasceu o Calamengau, um espaço para viver o nordeste, comida, dança, música e causo, muitos causos. Tenho uma imensa satisfação em ser um dos responsáveis por trazer minha cultura para a cidade. Mais feliz ainda eu fico quando vejo salões cheios, não só o meu, porque hoje tem muita gente aqui fazendo um excelente forró pé de serra e cada vez mais gente dançando, ajudando a manter a cultura viva!”, ressalta Ceará.

Neste sábado (24) além de muito forró pé de serra, O Espaço Cultural Calamengau vai servir comidas típicas, vai realizar quadrilha e brincadeiras, e encerrar a noite com o tradicional café da manhã nordestino, por conta do aniversariante. “Para os solteiros, não deixem de experimentar o bolo casamenteiro, com 32 Santos Antônio. É pra arrumá marido!”, destaca efusivamente Ceará. A noite será embalada pela banda Calamengau e pelo Trio Caruá, de São Paulo, consagrado, recentemente, como um dos finalistas do Forró Brasil, em Iatúnas (ES), onde acontece o maior e mais expressivo festival de forró. Ainda, a banda conta com a presença de Rafa Virgulino, filho do lendário Enok Virgulino, do Trio Virgulino.

O início - O primeiro Calamengau nasceu em 1984, próximo à Reitoria, o espaço, além de apresentar a cultura do Nordeste à cidade, com música e gastronomia, também foi muito importante como uma opção de diversão. “Naquela época o curitibano não tinha muita opção, principalmente nos dias de semana e eu abria já na segunda-feira, meu segundo melhor dia em termos de público”, explica. 

O Calamengau permeou muitos locais, inclusive no litoral de Santa Catarina, como petiscaria, mas, a partir de 1998, iniciou a época de ouro para o Ceará e para o Calamengau. Foi nesse período em que o espaço se transferiu em definitivo para a Sociedade Vasco da Gama, o famoso Vasquinho. O local era alugado para o forró aos fins de semana, mas, em 2000, a temporada aos sábados se tornou permanente e o Forró do Calamengau se tornou Espaço Cultural, abrindo as portas para todas as manifestações culturais.

Espaço Cultural Calamengau – A partir do ano 2000 o Espaço Cultural Calamengau também virou casa para os artistas locais e lá, além do tradicional forró, também funcionava a sede do Clube dos Compositores, casa do maracatu curitibano, dando origem a diversos grupos, local para ensaios de grupos de teatro e escolas de samba, entre outros. Shows – O Espaço Cultural Calamengau também se tornou referência de qualidade na música, trazendo grandes nomes para se apresentar no local. Até hoje o espaço é lembrado pela trajetória de sucesso e por emprestar o palco para artistas como Dominguinhos, Elza Soares, Teatro Mágico, Monobloco e Geraldo Azevedo, entre outros.

Serviço: 32 anos de Calamengau Dia 25 de junho; a partir das 22h Quais são as atrações? Banda Calamengau e Trio Caruá, além da quadrilha e tradicional café da manhã nordestino; Quanto custa? R$ 25,00. Rua Roberto Barrozo, 1190 – Alto São Francisco – Curitiba | PR. Informações: (41) 3078 7766 ou (41) 9904 5129. A casa não aceita cartões de crédito e débito.

Sobre o Espaço Cultural Calamengau - Idealizado por Maérlio Barbosa, o Ceará, o Calamengau nasceu da saudade das raízes nordestinas, e m 1984. Aos poucos Ceará e o Calamengau foram se tornando a maior referência do forró no Sul do Brasil. A partir de 1998 o forró Calamengau passou a se apresentar na Sociedade Vasco da Gama e, dois anos mais tarde, o forró se tornou um espaço cultural, abrindo as portas para as mais diversas expressões culturais.

Durante os 10 anos ininterruptos em que esteve no Vasquinho, o Calamengau recebeu grandes nomes da música, como Dominguinhos, Elza Soares, Geraldo Azevedo, Monobloco e Cordel do Fogo Encantado, entre outros, além de impulsionar muitos projetos curitibanos como o Clube dos Compositores e o maracatu. Após sete anos de projetos ambulantes, o Calamengau voltou à Sociedade Vasco da Gama, e a ser um espaço cultural, em fevereiro de 2015. O Espaço Cultural Calamengau está situado à Rua Roberto Barrozo, 1190, no Alto São Franscisco, em Curitiba. Mais informações (41) 3078 7766 ou (41) 9904 5129.

Nenhum comentário:

Postar um comentário