quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Coluna do dia 19/08/15

***Obra e vida do cantor Luigi Tenco tem estreia nacional em Curitiba***

 
Crédito das fotos: Divulgação.

***O cantor Luigi Tenco foi sucesso nos anos 60 na Itália. Contestador dos costumes da época e considerado vanguardista pelos ideais sociais e políticos, o autor do sucesso Ciao Amore Ciao morreu aos 28 anos após ser desclassificado no Festival de Sanremo, em 1967. 

A hipótese de suicídio é até hoje contestada. Tenco foi o primeiro cantautore italiano e um dos principais responsáveis pela renovação da música popular daquele país. A obra intensa e apaixonada de Tenco despertou o interesse do ator e cantor Antonio Interlandi que chamou para este trabalho, de piano e voz, o concertista Mathieu El Fassi.

O musical intimista é uma reinvenção do universo de Luigi Tenco e terá estreia nacional nos dias 21, 22 e 23 de agosto, no Guairinha, em Curitiba. O projeto começou em 2005 quando Interlandi participava na França, como ator, do filme de Joyce Buñuel sobre a vida da cantora Dalida, ícone absoluta da canção francesa e italiana dos anos 60, 70 e 80. 

“Certo dia, durante os ensaios, ouvimos uma canção de Luigi Tenco, artista que até então eu desconhecia. Ele era personagem do filme por ter sido amante de Dalida. Fiquei fascinado pelo timbre da voz, interpretação e carisma”, diz. A partir deste contato, Interlandi começou pesquisar – o que incluiu muitas viagens à Itália - sobre a vida, textos e canções de Tenco, que também era saxofonista e pianista.


Em uma destas viagens conheceu o pianista Mathieu El Fassi que mergulhou na aventura, dividindo arranjos, escolhas e opiniões. “O interesse por Tenco foi mútuo. Ele mantinha uma relação próxima com a música clássica e usamos esta fusão em boa parte dos arranjos. Algumas canções de Chico Buarque, compositor com perfil que muito se aproxima de Tenco, encontraram lugar neste trabalho, acompanhando como imagem refletida no espelho o universo do cantor italiano”, afirma Fassi. No show eles revelam a intimidade deste artista singular, que teve como marcas a melancolia, o engajamento político, muitos amores e o humor insolente.

“Não se trata de uma reconstrução nostálgica dos doces anos da balada italiana, mas do diálogo entre o ator-cantor-dançarino, o pianista e Luigi Tenco, ícone italiano trazido à vida neste espetáculo de maneira vibrante, no qual toda uma vida desfila aos nossos olhos”, diz Interlandi, que foi o protagonista da peça “Peines de Coeur”, de Alfredo Arias, vencedora do Prêmio Molière de melhor espetáculo musical francês.

Ciao Amore Ciao é o segundo espetáculo escrito e criado por ele e teve as colaborações de Nita Klein e Jean Gillibert, Malavika durante a elaboração em Paris, no Théâtre du Petit Saint Martin. Ciao Amore Ciao tem patrocínio da Prefeitura de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba e Lei de Incentivo à Cultura. Apoio Mabu Curitiba Business, Celepar e Consulado Geral da Itália. A proponente desta montagem foi Analaura de Souza Pinto, pianista da Orquestra Sinfônica do Paraná. Ciao Amore Ciao será apresentado no Teatro Sesi, em Goiânia, no próximo dia 3 de setembro.

Perfis - Antonio Interlandi Ator, cantor e bailarino ele divide as atividades entre a França e o Brasil. Cursou o Ballet Stagium em São Paulo, a Académie de Danse Classique, em Mônaco, e a Escola de Teatro de Chaillot, em Paris. Foi discípulo de Nita Klein. Estudou canto na Alemanha e na França. Fez parte do Ballet do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, do Ballet de Monte Carlo (Mônaco) e do Ballet da Opera de Hamburgo (Alemanha).

No cinema, filmou sob a direção de Sam Karmann (La Vérité ou Presque, selecionado no Festival de Cinema Varilux em Curitiba), Lorenzo Gabrielle, Joyce Buñuel, Brice Cauvin e Newton Adouaka (selecionado no Festival de Cannes, na França). Na televisão, filmou diversos telefilmes para a TF1 e France2 (francesas), e para a RAI (italiana). No teatro, participou de 30 produções, na França e na Itália.

Mathieu El Fassi - Pianista clássico e concertista, dedica-se à improvisação, com cerca de 350 apresentações, como solista ou ainda acompanhado por bailarinos, atores e cantores. Em paralelo, pratica o canto lírico e faz acompanhamento de cantores em recitais. Participa da elaboração, direção, composição e interpretação de vários espetáculos musicais e teatrais.

Em 2003, torna-se professor no Conservatório Nacional de Paris, junto ao Jeune Choeur de Paris sob a direção de Laurence Equilbey. Integra em 2005 a Companhia do francês Olivier Py, tocando e atuando nos espetáculos Les illusions comiques , Les enfants de saturne, Opus Magnum, Roméo et Juliette, e Die sonne, todos de autoria deste diretor.

Em 2011, participa da criação de La petite fée aux allumettes, ópera a duas vozes. Acompanha vários atores em recitais de canto, como Michel Fau em Récital Emphatique, no teatro Bouffes du Nord, em Paris. Participou dos Festivais de Avignon e de Edimburgo. Ciao Amore Ciao é a sua primeira colaboração com Antonio Interlandi.

Luigi Tenco - Cantor, compositor e poeta italiano dos anos 60, Luigi Tenco nasceu em 1938 em Cassina, Itália. Jovem solitário, revoltado, porém pacífico, amoroso, inteligente, Tenco foi marcado pelos acontecimentos de sua época: os primórdios do divórcio em uma Itália católica conservadora, Bob Dylan e a sua “resposta soprada no vento”, o consumo em massa da cultura musical americana, uma juventude italiana à beira da revolta, reivindicando liberdade política, a liberação da mulher, os homens usando cabelos compridos. Em somente sete anos de produção artística, Tenco foi músico e um poeta à frente de seu tempo, um vanguardista.

Ele foi vítima da censura em algumas de suas canções por suas críticas julgadas excessivas e dirigidas à sociedade. Em 1967, a gravadora RCA obriga Tenco a apresentar Ciao Amore Ciao no Festival de Sanremo, então passagem obrigatória para o sucesso. Apesar de sua aversão por apresentações em público ele aceita, encorajado pela cantora Dalida, sua companheira na época. 

Para apoiá-lo, ela deve igualmente interpretar Ciao Amore Ciao no final da competição. Tenco, autor desta canção dedicada à emigração da Itália, se apresenta ao público do festival particularmente nervoso, perturbado. A música é eliminada e não fazarte das finalistas. Ele mrreu em 1967, aos 28 anos de idade, na noite de sua derrota em Sanremo. A hipótese de um suicídio é até hoje contestada.

Serviço: Ciao Amore Ciao Um musical intimista Dias: 21 e 22 às 21h, e 23 às 18 horas Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) Curitiba / PR Ingressos: R$20,00 (mais R$6,00 taxa de ingresso).

**********EM EVIDÊNCIA**********

*****O Laboratório Frischmann Aisengart é um dos patrocinadores da 4.ª edição do Congresso Diabetes Paraná, promovido pelo Centro de Diabetes Curitiba, com apoio da Sociedade Brasileira de Diabetes. O evento acontece nos dias 28 e 29 de agosto, na Associação Médica do Paraná, em Curitiba, visando discutir vários aspectos relacionados à atualização em diabetes. Informações e inscrições: www.diabetesparana.com.br

*****No dia 27 de agosto, a boutique Eric Gozlan Lunettes do ParkShoppingBarigui recebe a visita da blogueira Mariana Saad, que estará participando do evento F*Hits Fashion Day. Das 11h30 às 13h30, a top blogger estará na loja para escolha de peças exclusivas, destacadas com a tag F*Hits Pics, para que as clientes possam identificá-las e levar para casa os outfits do momento. Já das 15h às 16h30, ela estará prestando consultoria para as consumidoras e clientes da loja, que poderão tirar dúvidas e trocar ideias com a blogueira.

*****O restaurante Novedad do TRYP Jesuíno Arruda, administrado pela rede Meliá Hotels International, será palco da VI edição do Encontro dos Profissionais do Turismo de São Paulo com Cristina Lira, na segunda-feira (31) de agosto, às 19h30. O palestrante da noite será o presidente do Conselho de Administração da ABRACORP (Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas), Edmar Bull. Segundo a idealizadora e promotora do evento, a jornalista Cristina Lira, o Encontro reúne profissionais do turismo e imprensa com a finalidade do networking e troca de ideias entre profissionais da área, focando negócios. O evento conta com apoio da ASSIST CARD BRASIL.

*****Nesta quinta-feira (20), às 19h, a Euro Import realizará uma noite especial para os clientes MINI na concessionária. O Flavors & Wine Night terá harmonização de pratos e vinhos em um ambiente que remete a uma cantina italiana. Para complementar o evento, haverá palestra com um sommelier e serão sorteados porta-rolhas personalizados da marca. A ação faz parte do programa de relacionamento MINI Friends Euro Import, que vem desenvolvendo ao longo do ano diferentes eventos voltados a seus clientes.

*****As debutantes do Clube Curitibano continuam na preparação para o dia especial. Depois de palestra, coquetel na Tiffany e aulas de valsa, agora as garotas se dedicam para o primeiro ensaio nesta quarta-feira (19). Com aula de andamento, postura e passarela com sapato de salto, as associadas vão conhecer um pouco mais sobre o universo que as aguardam no dia 26 de setembro, data do baile.

*****Nesta quinta-feira, 20 de agosto, a Escola de Comunicação e Negócios da Universidade Positivo promove o "Encontro com Thomas Brashear", em Curitiba (PR). PhD e MsC em Marketing pela Georgia State University e Professor da Isenberg School of Management da University of Massachusetts, Brashear já trabalhou em diversos países, incluindo Estados Unidos, Brasil, Suécia, China, Coréia do Sul, Finlândia, Itália, Jamaica, dentre outros.

***Curitiba realiza final regional do Amend Fashion Team, concurso que vai revelar new faces da agência WAY Model***


Crédito da foto: Divulgação.

***Dois grandes nomes do mercado de beleza nacional se uniram para encontrar new faces que farão parte da nova geração de supermodelos brasileiras! A WAY Model Management, uma das principais agências de modelos do País (tem no casting as tops Alessandra Ambrósio, Carol Trentini e Ana Claudia Michels), e a Amend, especializada na elaboração de produtos para tratamento dos cabelos, anunciam o Amend Fashion Team, concurso de beleza que vai eleger as novas modelos que farão parte do conceituado time de estrelas da WAY. No dia 19 de agosto será realizada em Curitiba, no Paraná, a final regional das candidatas escolhidas nas seletivas promovidas em Londrina e Maringá.

Organizada em parceria com a agência curitibana Staff Models, a final regional acontece às 20 horas, no bar e restaurante +55, na Avenida Vicente Machado, 866 – Batel. As inscrições devem ser feitas pelo site www.amendfashionteam.com.br. Realizado em 3 etapas – seletivas e finais regionais, semifinal e final – o Amend Fashion Team vai passar por diversas cidades brasileiras em busca das new faces que vão integrar o casting da WAY.

A semifinal do concurso acontece em São Paulo no dia 30 de agosto e a grande final, também na capital paulista, será no dia 6 de setembro. Para a grande decisão, um time dos melhores profissionais de moda e beleza foi escalado: o conceituado hair designer Wanderley Nunes vai cuidar dos cabelos das candidatas, Giovanni Frasson será o stylist do desfile, que terá direção de Wan Vieira. Jacimar Silva assinará a direção de produção da final nacional do Amend Fashion Team. Na direção geral do concurso está Norton Flores, da Enjoy, responsável pelo planejamento e direção do maior e mais duradouro concurso de modelos realizado no Brasil, o Dakota Elite Model Look, e também pela criação e planejamento do Amend Fashion Team.

"A mulher brasileira tem paixão pelos cabelos. Vaidosa e bonita, ela se identifica com as modelos que são referências internacionais de beleza. A Amend quer ajudar estas mulheres a realizarem este sonho, por isso, a criação de um concurso unindo Moda e Beleza para buscar novos talentos”, informa André Cintra, CEO da Amend, que conclui: “a Amend Cosméticos mantém laços de carinho com as mulheres que sonham, que buscam a realização, que têm personalidade e emoções diferentes. A criação do Amend Fashion Team valoriza a beleza feminina e quer descobrir novas estrelas”.

Para Zeca de Abreu, sócio-diretor da WAY Model Management, uma modelo tem que ir além do sentido clássico de beleza. “Estamos buscando meninas com atitude, personalidade e principalmente traços marcantes que reverenciem suas origens. Com um concurso de alcance nacional como o Fashion Team, esperamos ver todos os tipos de beleza que representam o Brasil.” A vencedora do concurso, além de garantir um contrato com a Way, terá a oportunidade de desenvolver uma carreira não só no mercado nacional, como internacional.

O parâmetro será perceptível nos desfiles de seleção das primeiras etapas do concurso, nos quais as concorrentes serão avaliadas por características como atitude, personalidade e traços faciais marcantes. Também são apoiadores do Amend Fashion Team a LIV Drinks, que desenvolve bebidas diferenciadas; a Flavours, marca de doces finos; Callebaut, que elabora chocolates belga de categoria premium; a EFAC - Escola de Formação Profissional da Beleza, que oferece cursos nos segmentos de beleza e bem-estar; e a Federal Concursos, escola preparatória para concursos nacionais.

Serviço: Seletiva regional Dia 19 de agosto, às 20 horas Bar e Restaurante +55 - Avenida Vicente Machado, 866– Batel.

***Parceiros do Mueller Ecodesign Social comemoram participação no projeto***

 
Crédito da foto: Nenad Estúdio Fotográfico.

Na foto: Sabrina Molinari Dalessandro, da Masisa; Leandro Couto, da Ruffino Acabamentos; Maria Bond Schwartzburd, a anfitriã do evento; Ivania Valdemarca, da Bontempo; Guilherme Bampi, da Madeplast; com Juliana Grapiuna e Melissa Barbosa, da equipe de Marketing do Shopping Mueller; e os coordenadores técnicos do projeto, Marcelo Calixto e Rose Guazzi.

***Os parceiros do Mueller Ecodesign Social reuniram-se na loja Decormade para celebrar a participação no projeto. Os convidados foram recebidos com um delicioso brunch na loja - que também integra a equipe de fornecedores oficiais. Na ocasião, estavam presentes os representantes das seguintes empresas: Bontempo, Masisa, Ruffino, Madeplast, além da Decormade.

A gerente de Marketing do Shopping Mueller, Melissa Barbosa, explica importância da adesão de parceiros para o projeto. “Os arquitetos e designers conduzem os trabalhos e oferecem suas propostas de melhorias, no entanto, nada sairia do papel se não fosse a adesão de empresas parceiras. Além disso, todo parceiro que adere ao projeto tem em mente a questão da sustentabilidade e fornece seu saldo em loja, aproveitando materiais que estavam parados, em ambientes que resultam espaços belíssimos”, avalia Melissa Barbosa.

O Projeto Mueller Ecodesign Social está em sua segunda edição e atende a entidade assistida pela Fundação de Ação Social (FAS), a Casa das Meninas do Novo Mundo, com a renovação e aprimoramento de toda a infraestrutura local. As obras na casa acontecem desde junho, e a entrega da casa está prevista para setembro de 2015. Todas as etapas do projeto Mueller Ecodesign Social são documentadas, por meio de fotos e vídeos, e fazem parte de uma exposição, no Shopping Mueller, prevista para outubro.

O Projeto Mueller Ecodesign Social é uma realização do Shopping Mueller e conta com o apoio da Fundação de Ação Social (FAS), Centro Universitário Curitiba – Unicuritiba, Núcleo Paranaense de Decoração, Centro de Ação Integrada em Sustentabilidade (CAIS), Programa e Revista Casa Sul e Nenad Estúdio Fotográfico. 

Serviço: Projeto Mueller Ecodesign Social Informações: www.shoppingmueller.com.br 
 
***Dumond Pátio Batel apresenta sua coleção Verão 2016***


Crédito das fotos: Divulgação.

***A Dumond do Pátio Batel traz para a sua Coleção de Verão 2016 as principais tendências desfiladas nas semanas de moda internacionais. A década de 70 se torna protagonista da temporada mais quente do ano em pleno século XXI. As características do boho, que nunca saem de moda, estão presente nas bolsas e sapatos da marca. Os tamancos fechados e as espadriles mostram que o hippie chic não sairá dos pés das mulheres tão cedo. Já a era disco aparece com as sandálias meias-patas. Superconfortáveis, elas combinam tanto com um look despojado quanto com um mais fashion. O urban sport conquistou as brasileiras e volta com tudo na nova coleção.

O tênis slip on ou com pegada espadrile mesclam conforto e estilo. Já as sandálias de salto com cabedais de tecidos com recortes inovadores são a apostas para quem quer um visual descontraído. A grande aposta da marca para o verão 2016 é a gladiadora. De canos curtos ou compridos, ela promete ser o must-have a estação. Além disso, a pedraria e a malha de tecido também ganharão o guarda-roupa das mulheres.

O sucesso da parceria da marca com Camila Coutinho ganha sua quinta edição. A linha da blogueira traz cinco modelos entre: rasteirinha, sapatilha, sandálias de saltos grossos e uma bolsa estruturada em cores cítricas e quentes. A Coleção de Verão 2016 da Dumond foi feita para a mulher moderna e que precisa de opções de calçados e bolsas para o trabalho, lazer, eventos e festas, mas que não abre mão do conforto e da personalidade.

Serviço: Dumond Pátio Batel I www.dumond.com.br Avenida do Batel, 1868 – Batel I Piso L3 Fone: (41) 3029-2528 Facebook: facebook.com/dumondpatiobatel 
 
***O segredo da gastronomia***


Crédito da foto: Gerson Lima.

***Cada pessoa possui um hobby, um hábito diferente, algo que gosta de fazer para além da área profissional, como cozinhar, por exemplo. Impulsionada pelo desejo de cozinhar, a curitibana Jaqueline Moraes, formada em Direito pela Universidade Tuiuti do Paraná, resolveu dedicar-se à gastronomia há uma década, após uma busca fervorosa por diversas culturas por meio de viagens, chegando a uma culinária própria, baseada nas cozinhas italiana, francesa e com grande influência alquímica da culinária asiática.

“A paixão pela culinária começou ainda quando criança, pois já brincava de fazer “comidinha” desde os sete anos de idade”, conta Jaqueline. Com a necessidade de conciliar a vida profissional de advogada com o sonho, surgiu o Personal Cooking & Eventos, portanto, o sonho ultrapassou a advocacia.

A personal cooking desenvolveu todo o conceitual gastronômico no exterior e trabalha com alquimia de elementos, fusão dos ingredientes com especiarias, temperos e energia envolvida na manipulação, combinando culinárias espalhadas pelo mundo, como a brasileira, espanhola, italiana, francesa, portuguesa, mexicana, marroquina, indiana, japonesa, tailandesa, para criar cardápios de acordo com o evento e perfil do cliente.

O atendimento é executado por uma equipe de profissionais treinados e dedicados para manter o pleno funcionamento do serviço dentro dos moldes pré-estabelecidos, com agilidade e eficiência operacional, oferecendo serviços para diversos eventos empresariais (almoços, jantares, cocktail), bem como lançamento de produtos, festas temáticas, aniversários, casamentos e formaturas.

Serviço: Personal Cooking e Eventos Jaqueline Moraes www.personalcooking.com.br - jaque@personalcooking.com.br Tel: (41) 3585-2103 / (41) 8801-0783.

***Artista plástica Denise Abujamra abre exposição “Escritas” em 23 de agosto, no Solar do Rosário***


Crédito da foto 01: Divulgação.

***Entrega e intensidade são muito mais que palavras no vasto dicionário de recursos da artística plástica paranaense Denise Abujamra. São a essência de seu trabalho, como poderá ser constatado em sua nova exposição individual – “Escritas” – com abertura em 23 de agosto, em evento com a presença da artista a se realizar entre 11 e 14 horas na Sala do Artista da Galeria de Arte do Solar do Rosário, onde a exposição ficará em cartaz até 06 de setembro. “ESCRITAS é verso puro”, define Denise Abujamra. “São palavras importantes, às vezes importunas, que teimam, denunciam, mas são veladas. O vermelho é a palavra em cor, que grita versos sussurrados”, define.


Crédito da foto 02: Paulo Cibin.

Na foto: Obra da Série "Escritas", de 2015, de Denise Abujamra, em técnica mista sobre tela: exposição com olhar pessoal e, também, universal com abertura em 23 de agosto no Solar do Rosário.

A exposição amarra, com a costura coerente da palavra – tomada aqui como forma, como símbolo e imagem, e não apenas como texto discursivo –, uma década de trabalhos da artista. “As três obras mais antigas datam de 2004, da série Ruídos, em acrílica sobre tela 50x60 cm”, revela Denise Abujamra. Ela informa que a exposição trará mais de 30 obras entre trabalhos de pintura (acrílica sobre tela), desenhos e nanquim. “A exposição dessas obras, que estão disponíveis para comercialização durante a exposição, parte de uma seleção muito cuidadosa, que contemplou mais de 50 trabalhos”, explica a artista plástica.

A curadoria da exposição é assinada pelo artista plástico Edilson Viriato, com quem Denise Abujamra iniciou seu aprofundamento na área artística, no ano de 2003. Simultaneamente à exposição, a artista plástica fará também o lançamento do catálogo ESCRITAS, com apresentação assinada pela artista plástica Uiara Bartira. “Nem caligráfica ou gráfica, mas num idioma pessoal e único, desenha cada letra como caracteres visuais codificados um a um, num idioma que não quer ser compreendido nem desvelado, e sim surpreendido”, diz Uiara Bartira a respeito de ESCRITAS em sua apresentação.

Arte que conversa - Pouco antes da abertura da exposição “ESCRITAS” no Solar do Rosário em 23 de agosto, quem esteve no Largo da Ordem até o dia 16 pôde conferir mais um expressivo trabalho da artista, presente na mostra coletiva “Arte 725”, no Memorial de Curitiba. A mostra coletiva no Memorial, encerrada em 16 de agosto, teve entre as peças em exposição a obra “Impunidade”, em que a artista plástica dá voz à indignação brasileira, e também universal, em relação às exacerbadas atitudes de corrupção e desrespeito à cidadania que hoje vêm à tona, em escala global.

Para realizar a obra, a artista levou a público algo que lhe é muito caro: o manequim Franc. “Famoso” personagem no meio artístico, foi adquirido em 1995 no Brás, em São Paulo, quando a artista fazia pesquisas de Doutorado em Psicologia na Bélgica – “compartilhando” posteriormente o espaço do ateliê de Denise Abujamra com vários artistas. “Ele participou nesses 20 anos de muita história. Levá-lo para o Memorial de Curitiba em uma exposição sobre um tema tão importante tem para mim um sentido de entrega pessoal”, enfatiza Denise Abujamra.

Em Impunidade, o manequim teve seus braços articulados retirados e perdeu também seu suporte. O manequim, pintado totalmente de amarelo foi instalado em frente a uma parede pintada de azul, com escritas no rodapé. A obra trouxe a palavra “impunidade” escrita em 32 idiomas. “Franc esteve lá como cada um de nós, exposto, sem braços, sem o suporte estável, amarelo, denunciando a impunidade. A ausência de braços espelha a impotência que sentimos diante da falta de seriedade que percebemos operar nas diversas instâncias de poder”, observa a artista plástica. “Franc não é um objeto inanimado.

Para mim, ele pediu para sair do ateliê e manifestar sua indignação, é como se eu mesma, completamente despida de proteções ou máscaras, estivesse lá, expressando uma revolta que é universal. A impunidade está aqui no Brasil, nos corroendo, mas também está em toda parte. É uma denúncia global”, salienta.

Sobre Denise Abujamra - No trabalho de Denise Abujamra o estudo da psique humana e a arte se relacionam de maneira intrínseca. Psicóloga por formação, dedicada exclusivamente às artes plásticas desde 2010, ela atuou na área de psicologia clínica durante quase 30 anos. Em 1983, aos 23 anos de idade, se mudou para São Paulo, onde iniciou a trajetória como psicóloga clínica. Após 20 anos, entre análise pessoal, cursos, mestrado e doutorado, optou por redefinir uma busca que era também pessoal. O caminho escolhido foi a arte.

Hoje, vivendo em Curitiba, ela percebe esta como uma jornada natural, e inevitável. “Na nossa existência, caminhos se entrecruzam. Cada início é a continuidade do todo, mesmo que de forma diferente”, assinala. O primeiro contato com a arte foi durante o extinto curso de Decoração na Escola Técnica Federal do Paraná (hoje Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR ) em 1975, com os estudos, especialmente, da disciplina de História da Arte. 

O exercício clínico da psicologia deu vivência e alimento à vocação sensível e exploratória da artista, que em 2003 iniciou estudos em pintura no Centro de Arte Contemporânea Edilson Viriato. Em outubro de 2014 ingressou no Atelier de Pintura Uiara Bartira, no Solar do Rosário, onde dá continuidade ao seu desenvolvimento artístico até os dias atuais, em paralelo às atividades com Edilson Viriato.

Denise Abujamra já participou de cinco exposições individuais – “ESCRITAS” será a sexta. A primeira foi “Ciclo”, em 2008, na Casa João Turin, atualmente fechada para reformas, em Curitiba. Participou também de mostras coletivas no Brasil e na Europa. Encerrada a exposição “ESCRITAS” terá novamente suas obras expostas fora do país, em coletiva programada para setembro, na Espanha. 

Serviço: Exposição Escritas – Denise Abujamra Abertura: 23/8 – 11h às 14h Em cartaz: 23/8 a 06/9 Horários: segunda à sexta-feira, 10h às 19h; sábados, 10h às 13h; domingos, 10h30 às 14h Local: Sala do Artista – Galeria de Arte Solar do Rosário Endereço: Rua Duque de Caxias, 4, São Francisco, Curitiba (PR) Telefone: (41) 3225-6232. E-mail: galeria@solardorosario.com.br - Site: www.solardorosario.com.br

***Vicentina chega à sua 10ª edição movimentando a arte, a moda e o design curitibanos***


Crédito da foto: Rafael Oliveira.

***Durante os dois dias, as lojas Arad, Tristano e Ateliê Luis Lopes abrem seus espaços para novos designers, estilistas, artistas e marcas locais, que vão expor e comercializar moda, design e acessórios. Nesta edição, participam do evento como expositores as marcas Apuê, Arad Tailored Jeans, Barista Coffee Bar, EnTorno, Feito a Mãe, W. Ritzdorf, GuerraGalas, Jacu, MaMavie, Midalia, Noiga, Ovelha Negra Underwear, Pine AX e Sapatilha Colorida. 

O Vicentina conta ainda com outros estabelecimentos de rua participantes, como o Pizza, que oferece o melhor da gastronomia, muita cerveja e chope gelado, diversas atrações musicais, e ainda vai montar “parklets” (ou vagas vivas) na Avenida.

Os parklets são uma forma de utilizar com maior democracia o espaço urbano, destinando parte do espaço que era usado como estacionamento, para a instalação de bancos, floreiras e mesas, ou seja, espaços de convivência, sem retirar o espaço dos carros. A Boiler Galeria e o Ateliê Luis Lopes abrem seus acervos de arte para o público. No sábado, a Boiler ainda terá apresentações de jazz ao vivo, uma sessão de cine “clandestino” e uma instalação artística do grupo “Dois.

O Vicentina foi criado pela marca Arad para incentivar a economia criativa e valorizar a produção de designers, marcas e artistas com trabalhos autorais locais. De acordo com o designer e idealizador do evento, Roberto Arad, o objetivo é atrair um público que busca estilo e exclusividade: “O Vicentina é uma opção de consumo para quem deseja a diferenciação, mas é também uma ótima oportunidade para conhecer novos criadores, trocar ideias, confraternizar ou simplesmente tomar um drink e se divertir”, explica.

Serviço: Vicentina X Sábado (29/08) das 10 às 21 horas e Domingo (30/08) das 14 às 21 horas Local: Rua Vicente Machado Entrada Franca.

***Projeto 12 x 12 discute arte e sensibilidade na Livraria da Vila nesta quarta-feira***


Crédito da foto: Juliana Luz.

***O diretor de teatro Thadeu Peronne fará uma apresentação pocket durante o evento desta quarta-feira, dia 19 de agosto, que leva o projeto 12 x 12 à Livraria da Vila, no Shopping Pátio Batel. O evento vai abordar a importância da arte no dia a dia. Um grupo de atores amadores que participou da oficina Você no Palco, conduzida por Peronne, irá mostrar bons exemplos do tema durante o evento.

O 12 x12 terá ainda a participação do desembargador Ricardo Tadeu Marques da Fonseca que falará sobre música e dará uma canja aos participantes. O projeto é organizado pela produtora Ana Camargo e já está em sua 31.ª edição. O evento começa às 19h30 e vai até às 21h30. Inscrições e mais informações podem ser obtidas pelo telefone 41 3026 0241 ou pelo email bruna@anacamargo.com.br

***Arquitetura de Gaudí inspira obras de artista plástica***


Crédito da foto: Divulgação.

***A artista plástica simbolista Cecifrance Aquino buscou inspiração nas obras do arquiteto catalão Antoni Gaudí para produzir a mostra “Retalhos de Gaudí”. A exposição é composta por uma vibrante, colorida e mosaicista pintura bidimensional, na qual espelha em composições pictóricas as cerâmicas, vitrais e rejuntes criados pelo artista espanhol.

A mostra, que é uma homenagem ao Parque Güell, grande espaço urbano com elementos arquitetônicos, localizado no distrito de Gràcia, em Barcelona, Espanha, pode ser visitada até 20 de outubro no hall de entrada do Hospital VITA Batel, em Curitiba. “Este trabalho iniciou pela minha fixação no trabalho de Gaudí e no parque Güell, misturando restos de azulejos utilizados em obras da cidade na época.

Essa mistura que é fascinante”, explica Cecifrance. Em “Retalhos de Gaudí”, a artista, nascida no Rio de Janeiro e radicada em Curitiba, une com sensibilidade janelas visuais que constroem esta arquitetura plástica em acrílicas sobre “canvas” que ao observador figuram em harmonia artística. Além disso, as obras trazem para o contemporâneo o modernismo catalão.

O estilo de Gaudí caracteriza-se pela liberdade de forma, cor e texturas voluptuosas e na unidade orgânica. O artista trabalhou em Barcelona ou nas proximidades e grande parte da carreira dele foi ocupada com a construção do Templo Expiatório da Sagrada Família, que ainda não estava concluído quando morreu, em junho de 1926.

Serviço: Exposição “Retalhos de Gaudi”, por Cecifrance Aquino Quando: Até 20 de outubro, de segunda-feira a domingo, das 8 às 18h. Onde: Hospital VITA Batel – Rua Alferes Ângelo Sampaio, 1.896 – Batel – Curitiba – PR Entrada gratuita.

***Curitiba recebe artistas internacionais***


Crédito da foto: Divulgação.

***Os interessados em arte de entretenimento – Ilustração e Concept Art para jogos e filmes – terão uma grande oportunidade de interagir com artistas internacionais. O Creative Juice Workshop acontece em Curitiba (PR) em 29 e 30 de agosto no Hotel Pestana e contará com a presença de três grandes artistas reconhecidos mundialmente nessa área. O evento contará com palestras, demonstrações ao vivo dos artistas e interação com os participantes. Durante o workshop haverá um momento denominado ‘Portfolio Review’ onde esses artistas terão contato com os trabalhos dos participantes.

“Esse é um momento bastante especial, pois os participantes conversarão diretamente com esses grandes artistas, recebendo dicas e informações que contribuirão para o seu crescimento artístico e profissional" explica Lucas Parolin, um dos organizadores do evento. Mais informações e inscrições podem ser feitas no site www.creativejuiceexpo.com

Conheça um pouco mais sobre os palestrantes: Anthony Jones - California, USA - Reconhecido e admirado pelo seu estilo, já trabalhou em empresas como Blizzard, Sony Santa Monica, Paramount, Harsbro, Wizards of the Coast, com vários jogos e em diversos filmes de Hollywood como X-Men Days of the Future Past e tantos outros criando o Design de Personagens. Hoje, além de Concept Artist, desenvolve amplo programa de aprendizagem, com cursos online que apresentam as técnicas que aprendeu ao longo de sua carreira, de forma acessível e prática.

Dan LuVisi - California, USA - Com grande apelo visual, Dan cria imagens capazes de cativar o público e vender projetos e ideias. Foi exatamente isso que aconteceu com LMS, projeto pessoal que criou do zero e vendeu para ser produzido em Hollywood. Já trabalhou para empresas como Microsoft, Fox, Paramount, Universal, Ignition, DC Comics, Dark Horse Comics.

Convidado: Mike Azevedo - São Paulo, Brasil - Artista brasileiro com bastante notoriedade, começou a dedicar-se à arte muito cedo, destacando-se internacionalmente desde os 19 anos. Hoje com 22 já deu palestra em outros eventos internacionais como IFCC na Croácia e em breve também será palestrante no THU em Portugal. Já trabalhou com a Riot Games, Applibot, Games Workshop, Volta, Guerrilla Games e tantas outras.

Serviço: Evento: Creative Juice Workshop Data: 29/08 das 13h às 20h e 30/08 das 10h às 20h Onde: Hotel Pestana Curitiba - R. Comendador Araújo, 499 Programação e mais informações: www.creativejuiceexpo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário