quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Coluna do dia 22/01/15

***Vocal Brasileirão canta com Sá e Guarabyra na 33ª Oficina de Música***


Crédito das fotos: Divulgação.

***A dupla Sá e Guarabyra é uma das atrações da fase de MPB da 33ª Oficina de Música de Curitiba. Eles são os convidados especiais do show que o Vocal Brasileirão preparou para celebrar a obra de Zé Rodrix (1947-2009), cantor, compositor, multi-instrumentista e escritor que criou, juntamente com a dupla, o chamado rock rural. O repertório, que contempla diversas fases da carreira do compositor e da dupla, foi arranjado por Vicente Ribeiro especialmente para este encontro, que acontece na próxima sexta-feira (23), às 21h, no Teatro da Reitoria da UFPR. No repertório estão os maiores sucessos de Zé Rodrix: As Canções, Soy Latino-Americano, Casca de Caracol, Muito Triste, Onde os anjos não ousam pisar, Dono da Verdade, Arca de Noé, Primeira Canção da Estrada e Casa no Campo. Tem também canções feitas com Sá e Guarabyra, como Brilho das Pedras e Mestre Jonas, além de sucessos da dupla – Espanhola, Dona e Sobradinho.

**Sá e Guarabyra - O histórico da dupla remonta a 1971, quando Luis Carlos Sá, Zé Rodrix e Guarabyra formam o trio Sá, Zé Rodrix & Guarabyra, realizando várias apresentações e lançando os LPs "Passado, presente, futuro" (1972) e "Terra" (1973). Em 1973, com o desligamento de Zé Rodrix do trio, Sá e Guarabyra passam a atuar em dupla. Contratados pela gravadora Odeon, lançam os LPs "Nunca" (1973) e Cadernos de viagem" (1975). Em 1977, a dupla assina com a gravadora Som Livre e lança, naquele ano, o bem-sucedido LP "Pirão de peixe com pimenta", que apresenta uma leitura do ritmo nordestino por instrumentos elétricos, destacando-se o xote moderno "Sobradinho" (Sá e Guarabyra) e a canção "Espanhola" (Flávio Venturini e Guarabyra).

Em 1979, grava o LP "Quatro", que inclui "Pássaro" (Sá e Guarabyra), novo título para a canção "Um cantador", vetada pela censura durante o regime militar. Comemorando 10 anos de carreira, a dupla lança, em 1983, o disco "10 anos juntos", que marca o fim da fase do rock rural. No ano seguinte, apresentando um som mais urbano, grava o LP "Paraíso agora" (1984), seguido por "Harmonia" (1985), seu disco mais popular, que incluiu as canções "Roque Santeiro" (da trilha sonora da novela homônima transmitida pela TV Globo) e "Dona". Ainda na década de 1980, lança o LP "Cartas, canções e palavras" (1987). Seguem-se os discos "Vamos por aí" (1990) e "Sá & Guarabyra" (1994). Em 1996, a dupla apresenta-se ao lado de Beto Guedes em show realizado no Canecão (RJ). No ano seguinte, lança o CD "Rio-Bahia".

Em 1999, apresenta-se em São Paulo, ao lado da Orquestra Sinfônica de Americana, atuando sob a regência do maestro Carlos Lima, em espetáculo gravado ao vivo e lançado em CD. Em 2001, ocorre o celebrado retorno do trio Sá, Rodrix & Guarabyra, com o lançamento do primeiro DVD do trio, "Outra Vez na Estrada". Em 2009 o trio lança seu quarto álbum, "Amanhã". Esse ano marca o fim definitivo do trio, com o falecimento prematuro de Zé Rodrix.



Vocal Brasileirão – Criado e idealizado em 1994 pelo regente e arranjador Marcos Leite (1953-2002), o Vocal Brasileirão foi dirigido por Reginaldo Nascimento a partir de 2002 e desde 2006 conta com a direção artística de Vicente Ribeiro. Todos os cantores do Vocal Brasileirão são solistas. O público tem a oportunidade de ouvir não somente o resultado do conjunto de vozes, mas também os timbres particulares de cada um de seus integrantes.

Em um extenso repertório acumulado ao longo de 20 anos, há canções de Ary Barroso, Caetano Veloso, Chico Buarque, Dorival Caymmi, Edu Lobo, Gilberto Gil, Guinga, Ivan Lins, Joyce Moreno, Milton Nascimento, Noel Rosa, Paulinho da Viola, Tom Jobim e Zé Rodrix, além dos paranaenses Carlos Careqa, Paulo Leminski e Sérgio Justen. Dentre dezenas de espetáculos realizados, cabe destacar “Coisas nossas”, “Como uma onda”, “Splish splash”, “Duetos”, “Bastidores”, “Eu canto samba” e “Estandartes do Contestado”. O grupo recebeu por três vezes consecutivas (1997, 1998, 1999) e ainda em 2002, o prêmio “Saul Trumpet” como Melhor Grupo Vocal do Estado do Paraná. A partir de 2006, sob a direção de Vicente Ribeiro, o grupo passou a dedicar-se também à montagem de shows com convidados especiais, tendo dividido o palco com artistas e grupos como Quarteto em Cy, Boca Livre, Joyce Moreno e Ivan Lins.

Em 2008, o Vocal Brasileirão gravou seu primeiro CD solo, “Invisível Cordão”, dedicado à obra de Chico Buarque e Edu Lobo. Em 2015 prepara-se para lançar o segundo CD, “O Contestado”, com canções de Romário Borelli compostas para o espetáculo homônimo. Com um som personalizado e envolvente, já conquistou um lugar de destaque na vida cultural de Curitiba, combinando originalidade e alegria para obter um resultado sem similar. Apoios - Realizada pela Prefeitura Municipal e Fundação Cultural de Curitiba, por meio do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), a Oficina de Música 2015 tem como principal patrocinadora a própria Prefeitura, além de participação da Copel e da Caixa. São apoiadores master a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Em 2015, os principais parceiros da Oficina de Música de Curitiba são a Rádio Lúmen FM, o Centro Cultural Teatro Guaíra, Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, Consulado Geral da França em São Paulo, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Curitiba Hostel, Família Farinha, E-Paraná, Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), Faculdade de Artes do Paraná (FAP), Instituto Goethe de Curitiba, Secretaria de Estado da Cultura, SESC da Esquina e Paço da Liberdade, Universidade Federal do Paraná (UFPR)/Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

Serviço: 33ª Oficina de Música de Curitiba – 23ª Oficina de MPB Vocal Brasileirão convida Sá e Guarabyra Local: Teatro da Reitoria da UFPR – R. 15 de Novembro, 1299 - Centro Data: 23 de janeiro de 2015 (sexta-feira), às 21h - Ingressos: R$ 10 e R$ 5.

**********EM EVIDÊNCIA**********

*****O Grupo Rosa Armorial faz uma apresentação nesta sexta-feira (23), às 19h, no Teatro do Paiol, como parte da programação da 33ª Oficina de Música de Curitiba. O grupo apresenta composições inspiradas no movimento armorial, que valoriza as manifestações populares brasileiras. É formado pelos músicos Carla Zago (violino), Marcela Zanette (flautas), Dú Gomide (viola caipira, violão, rabeca), Bruna Buschle (contrabaixo), Gabriela Bruel (percussão) e Denis Mariano (percussão).

*****O balanço de audiência de 2014 referente ao período de 7h à meia-noite na Grande São Paulo, segundo dados do Ibope, mostra que a Rede Record cresceu neste último ano atingindo a marca de 6,2 de média de audiência, patamar registrado também em 2012. Estes novos dados mostram que, entre 2004 e 2014, a Record cresceu 50%, saindo de 4,2 para 6,2.

*****A terceira parte da sequência de ação “Busca Implacável” chega às telas da Rede Cinesystem nesta quinta-feira (22/1). O filme acompanha Bryan Mills (Liam Neeson), ex-agente do governo norte-americano, que tem sua esposa assassinada e é acusado pelo crime. Na mira da polícia, tenta encontrar os culpados e proteger sua filha Kim, a única família que lhe resta. A Rede Cinesystem Cinemas está em Curitiba nos Shoppings Curitiba, Total e Cidade e em Paranaguá, no Condor Paranaguá. Acompanhe a programação completa e outras novidades no site da rede www.cinesystem.com.br

*****A demanda brasileira por engenheiros deve criar ao menos 660.000 postos de trabalho até 2020, segundo estudo divulgado recentemente pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O setor de petróleo e gás, que inclui extração e refino, é o segmento da engenharia que registrará o maior crescimento relativo de vagas: entre 13% e 19%. Por esse motivo, os profissionais estão buscando especializações para estarem atualizados e alinhados com as necessidades de mercado. Mais informações sobre os cursos e a pós-graduação da UP podem ser encontradas no site: http://www.up.edu.br/pos-graduacao/

*****Pelo segundo domingo consecutivo, a RICTV Record foi vice-líder isolada na audiência em Curitiba durante a exibição do talk show Roberto Justus + aos domingos. No dia 18, último domingo, a RICTV Record Curitiba obteve a média de 3,5 pontos entre 0h01 e 1h04 na capital. A emissora também ficou na vice-liderança na estreia do horário no dia 11, registrando média de 4 pontos na audiência na faixa das 00h14 às 01h40, em Curitiba. Com o tema “Eu me amo”, o programa recebeu como convidados a cantora Roberta Miranda, o stylist Matheus Mazzafera e a Miss São Paulo Fernanda Leme.

*****Considerado um dos nomes mais importantes da sanfona brasileira, o músico potiguara Lulinha Alencar faz uma apresentação solo na 33ª Oficina de Música de Curitiba. No show “Cem Gonzaga”, o sanfoneiro interpreta o repertório instrumental de Luiz Gonzaga, revelando o lado musical menos conhecido deste grande artista brasileiro. A apresentação de Lulinha Alencar acontece nesta quinta-feira (22), às 21h, no Teatro da Reitoria da UFPR.

*****No dia 28 de janeiro, quarta-feira, às 18h, o primeiro “Trajeto Lumen Ao Vivo” do ano, em parceria com o Shopping Curitiba, apresenta Tiê. A cantora vai falar e cantar para os fãs curitibanos, suas músicas, do mais recente trabalho “Esmeraldas”. O álbum foi feito em parceria com o músico David Byrne, da banda norte-americana Talking Heads.

***Selfie Cabral apresenta seu apartamento decorado***


Crédito da foto: Divulgação.

***Ano novo, projetos novos. Quem planejou comprar um novo imóvel neste ano não pode deixar de visitar o apartamento decoração do Self Cabral. O empreendimento oferece uma área comum completa, 72 apartamentos com área privativa de 117m², 4 dormitórios com 2 ou 3 suítes, em uma localização que é um dos diferenciais: Rua Manoel Pedro, 366, no bairro Cabral.

Todos os apartamentos possuem área de serviço, cozinha gourmet com acesso direto ao terraço, churrasqueira, lavabo, sala de estar e sala de jantar. Outro diferencial do Selfie Cabral é seu amplo espaço para recreação, com quadra recreativa, piscina adulto e infantil, academia, espaço kids, terraço coberto, espaço gourmet com deck e salão de festas. Para conhecer o projeto do imóvel você também pode fazer uma visita 360º no site: www.acaradocabral.com.br

***Governo do Estado confirma Ardisson Akel na presidência da Jucepar***


Crédito da foto: Hamilton Zambiancki.

***O presidente da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), Ardisson Akel, foi convidado pelo governador Beto Richa a permanecer no cargo. O convite foi feito na última quarta-feira (13), durante reunião no Palácio Iguaçu, sede do governo do Estado.

A nomeação foi publicada sexta-feira (16), no Diário Oficial do Estado. Akel, que ocupa a presidência da Jucepar desde janeiro de 2011, tem como grande conquista a implantação do programa Empresa Fácil Paraná, que chegou junto com a Rede de Simplificação do Registro Empresarial (Redesim), possibilitando a abertura de empresas em tempo recorde: três dias úteis. Entre outros avanços da Junta Comercial nos últimos três anos, está a expansão da autarquia por mais de 20 cidades, chegando a 62 pontos de atendimento em todas as regiões do Paraná, promovendo a interiorização da entidade.

***Food Truck Meeting***


Crédito da foto: Divulgação.

***A gerente de marketing da Jovem Pan Curitiba, Claudia Meneses, acompanhada da Publisher da View Editores, Cintia Peixoto, do Grupo RIC Paraná, durante o Food Truck Meeting, em Caiobá. O evento gastronômico, organizado pela rádio Jovem Pan Curitiba e pela revista Top View, reuniu cerca de 20 mil pessoas na Prainha Mansa no último sábado (17) com mais de 15 food trucks que desceram a serra para animar o litoral paranaense.

Entre as principais marcas participantes estavam: Gepetto, Senhor Garibaldi, JPL Burguers, Paleteria, Del Borgo, Yakifast, #PartiuTemaki, Tanaki, Frango Americano, Totopos, Le voleur de Vélo, Me gusta churros, Kurtos Kalacs, Nebraska Burguer, Choco Truck Grué, Jon’s olive Burguers, My Way, além de contar com o patrocínio do Grupo Thá, Compagas e Schweppes.

***Pizza na Pedra oferece cartão fidelidade aos clientes*** 


Crédito da foto: Divulgação. 

***A Pizza na Pedra disponibiliza aos seus clientes um cartão fidelidade, que beneficia quem almoça no local com frequência. Com comércio e escritórios na região, o restaurante possui um movimento grande e constante durante o dia. Contando com um vasto buffet por quilo ou pratos executivos, a casa oferece um almoço grátis para quem tiver o cartão fidelidade marcado com dez refeições. 

A Pizza na Pedra funciona no almoço de segunda a sexta, das 11h30 às 14 horas. Serviço: Pizza na Pedra Rua Conselheiro Carrão, 397 - Juvevê, Curitiba – PR Reservas: (41) 3434-4588 / Delivery: (41) 3434-3711 / WhatsApp Delivery: (41) 9735-5915. 

***Escola de Informática e Cidadania do Shopping Jardim das Américas está com inscrições abertas***


Crédito da foto: Divulgação.

***A Escola de Informática e Cidadania (EIC) do Shopping Jardim das Américas está com as inscrições abertas para os cursos profissionalizantes que terão início no mês de fevereiro. Entre os cursos oferecidos está o profissionalizante de informática, destinado aos interessados a partir de 11 anos de idade, que podem aprender módulos de Windows, Word, Excel e Power Point, além de noções de internet. 

A escola oferece ainda aulas de edição de fotos, com o programa Photoshop Elements 11, e de edição de vídeos, com o Premiere Elements 11 – parceria realizada pela escola com o Projeto Adobe Youth Voices. O projeto social do Shopping Jardim das Américas também conta com turmas especiais para crianças de seis a dez anos e para idosos. 

A Escola de Informática e Cidadania está há mais de uma década ajudando a incluir jovens e adultos no mercado de trabalho com um currículo mais qualificado por meio de cursos gratuitos destinados a pessoas de todas as idades. Desde a sua fundação, em 2003, a escola já formou mais de quatro mil alunos com aulas gratuitas ou a preços módicos. As inscrições podem ser realizadas até o dia 14 de fevereiro mediante a taxa simbólica de 20 reais e um litro de leite Longa Vida. 

O atendimento para matrículas é feito pela manhã, das 8h às 12h, ou à tarde, das 13h30 às 17h30, no Shopping Jardim das Américas – quarto piso. Mais informações pelos telefones (41) 3266-7733 e (41) 9196-7470 ou pelo e-mail eic.jam@gmail.com 

Serviço: Escola de Informática e Cidadania Jardim das Américas Telefones: (41) 3266-7733 e (41) 9196-7470 www.eicjam.blogspot.com | eic.jam@gmail.com Endereço: Shopping Jardim das Américas Av. Nossa Senhora de Lourdes, 63 – Curitiba Telefone: (41) 3366-5885 www.jardimdasamericas.com.br / www.facebook.com/shoppingjardim 

***Bazar de Importados oferece instrumentos musicais na próxima terça (27)***


***O Bazar de Importados do Instituto Pró-Cidadania, que comercializa produtos importados apreendidos pela Receita Federal, disponibilizará na próxima terça-feira (27), das 12h às 14h, no estacionamento da Fundação de Ação Social, instrumentos musicais de marcas renomadas. Entre as peças estão baixos e amplificadores Fender®, entre outros.

Segundo o coordenador do setor comercial do Pró-Cidadania, Vinicius de Oliveira, é uma boa oportunidade para quem busca produtos de qualidade e com bons preços. “Os instrumentos estão em perfeito estado de uso e com um preço abaixo do mercado. É uma grande chance, especialmente para músicos da cidade”, explicou. Toda a renda obtida com a venda dos equipamentos será revertida em ação social para o município, através dos projetos do Instituto Pró- Cidadania. O Instituto é o administrador do Bazar de Importados. As compras podem ser feitas em dinheiro, cartão de crédito ou débito e Cartão Qualidade.

Listagem dos instrumentos: Base para pedal FURMAN SPB-8C **Amplificador Fender Vibrolux Reverb Amp **Prato de Bateria Sabian 20''AA **Baixo Fender Steve Harris Precision Bass USA **Guitarra Yamaha Pacífica 112 **Mesa Boogie Dual Rectifier **Acordeon Hohner Tangolll M.

Bazar de Importados - O Bazar de Importados funciona dentro de um ônibus biarticulado, percorrendo diferentes regiões da cidade. Entre os itens vendidos no Bazar estão equipamentos eletrônicos, roupas e utensílios domésticos. Empresas também podem solicitar uma visita do ônibus. Para saber como proceder é preciso entrar e contato pelo telefone 3040 1549. Serviço: 27/01 - 12h às 14h – Fundação de Ação Social (Rua Eduardo Sprada, 4520). 

***Chá verde com desconto na Moncloa Tea Boutique***

***Seguindo a tendência das liquidações de verão na cidade, a Moncloa Tea Boutique do Pátio Batel tem descontos de até 30% em produtos selecionados. Uma boa hora para comprar seu chá preferido com preço especial, conhecer novos sabores ou comprar um presente legal.

O Milano combina o chá verde com groselha, morango, framboesa, mamão e abacaxi. O resultado é um chá refinado, porém suave e saboroso, com toque tropical. Está com desconto de 30% nas versões lata e pouch (embalagem econômica). Quem gosta de chá verde vai encontrar outros blends interessantes com desconto, o aromático Jade Flow (chá verde com jasmim e rosa mosqueta) e o tradicional Japan Essence (chá verde com arroz).

Neste caso o valor promocional vale apenas para os pouchs. Para preparar os chás da Moncloa, a dica é o conjunto de infusor e apoio de cerâmica Tea Strainer Dish Set da tradicional marca americana Forlife, também com 30% de desconto. Os descontos são válidos até o dia 25 de janeiro (domingo) apenas na loja do Pátio Batel. Durante este período o estacionamento do shopping é gratuito (com exceção do serviço de valet). 

Serviço: Moncloa Tea Boutique Loja Pátio Batel – Piso L3 Loja 310 (Av. do Batel, 1868 I Batel I Curitiba-PR) Horário de funcionamento: 10h às 22h (2ª a sábado) e 14h às 20h (domingos e feriados). Telefone: (41) 3020-3414.

***Garibaldis e Sacis abre o Carnaval de Curitiba neste domingo***



Crédito da foto: Divulgação.

***As festividades que antecedem o Carnaval de Curitiba começam neste domingo (25), a partir das 15h, quando a Marechal Deodoro se transforma na “Arena Pré-Carnaval” e abre espaço para os foliões do bloco Garibaldis e Sacis. A Rua será novamente o grande palco da festa que ano passado reuniu milhares de foliões. Neste domingo, os foliões estão convidados a se fantasiar com o tema tradicional: palhaço, pirata, arlequim, pierrô, colombina, etc. Serão três datas marcadas para a folia do bloco.

Além da saída do próximo domingo, o bloco se apresenta no dia 7 de fevereiro no Sítio Cercado, na Avenida São José dos Pinhais e no dia 8 de fevereiro, com o reforço da Orquestra Contemporânea de Olinda, novamente na Marechal Deodoro. Todas as apresentações começam a partir das 15h. “O Garibaldis e Sacis promove atividades durante todo o ano. São oficinas, apresentações, o Arraiá da Anita e o bloco de pré-carnaval que sempre prepara surpresas.

Este ano ficamos também satisfeitos com a diversidade promovida. Queremos que Curitiba esteja viva e que a festa contemple todas as tribos. Aprovamos o espaço para a diversidade, inclusive ficamos satisfeitos com os novos blocos que vão se formando”, afirma o carnavalesco Itaercio Rocha. Homenagens - Este ano, o Garibaldis e Sacis homenageia os irmãos e ex-integrantes da bateria do bloco que faleceram ano passado, Israel Machado e Gilberto Machado Fomo. Além disso, a camiseta oficial do Garibaldis e Sacis – que será vendida nas saídas do bloco – homenageia o humorista mexicano que interpretava os personagens Chaves e Chapolin, Roberto Balaños.

Estrutura - A Marechal Deodoro, que voltou a receber o desfile das escolas de samba e o pré-carnaval no ano passado, terá toda novamente toda a estrutura para atender a população. A via estará cercada entre os cruzamentos com a Rua Barão do Rio Branco e Avenida Marechal Floriano e terá entradas e saídas pelas ruas Barão do Rio Branco, Marechal Floriano e pela Rua Monsenhor Celso (veja o mapa). O percurso dos blocos também começa na Barão do Rio Branco e termina na Marechal Floriano.

A Guarda Municipal, Polícia Militar e seguranças particulares estarão acompanhando todo o evento. Banheiros químicos estarão instalados em toda a extensão da “arena”. Haverá espaço adequado para que portadores de necessidades especiais também aproveitem a festa. Não será permitida a entrada com garrafas de vidro. O trânsito de veículos na Marechal Deodoro será bloqueado a partir das 14h e liberado após as 20h. O acesso ao local também pode ser feito por ônibus, que continuarão atendendo a região normalmente, apenas com alguns ajustes de rota. Programação - Dia 25 Janeiro – Marechal Deodoro Dia 7 de fevereiro – Sítio Cercado Dia 8 de fevereiro (com a participação da Orquestra Contemporânea de Olinda) – Marechal Deodoro Eventos gratuitos. Início sempre às 15h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário