quinta-feira, 5 de junho de 2014

Coluna do dia 05/06/14

***VERSÃO DE SARGENTO GETÚLIO PARA OS PALCOS ESTREIA NA CAIXA CULTURAL CURITIBA***


Crédito da foto: Divulgação.

***A Caixa Cultural Curitiba apresenta, nos dias 13 e 14 às 20h e dia 15 de junho às 19h, o monólogo Sargento Getúlio, adaptação feita pela companhia baiana Teatro NU do romance homônimo de João Ubaldo Ribeiro. O ator Carlos Betão é Getúlio, um rude militar que tem a missão de transportar um prisioneiro e inimigo político de seu chefe. No meio da jornada, em virtude da mudança no panorama político, o sargento recebe a ordem para soltá-lo, mas decide terminar a missão que lhe foi confiada. A estreia da peça em 2011, dirigida por Gil Vicente Tavares, marcou os 70 anos de João Ubaldo Ribeiro, os 40 de publicação da obra e o primeiro monólogo de Carlos Betão, ator mais antigo do grupo Teatro NU – ele recebeu o Prêmio Braskem de Teatro 2011 na categoria de melhor ator.

A companhia também venceu o prêmio nas categorias melhor espetáculo e foi indicada como melhor direção e melhor iluminação (Eduardo Tudella). Após a estreia, o monólogo rodou por diversas cidades brasileiras e integrou um conjunto de peças baianas apresentadas na mostra paralela Fringe do Festival de Curitiba de 2013. Sargento Getúlio é, acima de tudo, uma história de “aretê”, como explica João Ubaldo Ribeiro na epígrafe do livro. O termo de origem grega está associado à noção de virtude que, para Sócrates, significa fazer aquilo a que se está destinado. A narrativa discorre sobre o grande embate entre o indivíduo e a sociedade, a luta da honra pessoal contra volatilidade das políticas, a ética pessoal contra o poder.

**********EM EVIDÊNCIA**********

*****Para facilitar a vida dos casais apaixonados no Dia dos Namorados, o ParkShoppingBarigüi criou a Consultoria para Escolha de Presente via WhatsApp – um serviço gratuito e disponível pelo aplicativo de mensagem para celulares mais usado em todo mundo. Basta adicionar o número (41) 8773-7200, contar um pouco sobre o estilo da pessoa que será presenteada, e receber dicas para surpreender nesta data.

*****A RICTV Record coloca no ar, a partir de segunda-feira, dia 9 de junho, a série de reportagens “Made in Paraná”. As matérias produzidas pela equipe de Jornalismo da emissora mostram os cases de sucesso das empresas locais que se destacam no cenário nacional. A série será exibida pelo telejornal RIC Notícias, às 20 horas, e reprisada no dia seguinte, no Paraná no Ar, às 7h30.

*****Até o dia 31 de julho, a Praça Rui Barbosa, o Terminal de Santa Felicidade, a Rua da Cidadania Boa Vista e o Portal do Futuro Boqueirão exibem esculturas do artista plástico Sergius Erdelyi, em homenagem à Copa do Mundo de Futebol 2014. São quatro obras – sendo uma em cada espaço –, que integram a mostra “Dançando com a Bola”.

*****O Centro de Criatividade de Curitiba recebe, de 6 de junho a 8 de julho, a exposição “Ad Tempora”. Com entrada franca, a mostra reúne obras do escultor paranaense Jorge Pedro, com curadoria de Rafaela Menegoti Tasca e produção de Luiz Roberto Meira.

*****A SBRATE (Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia no Esporte) um dos doze comitês de especialidade vinculados à SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), distribuirá aos jornalistas o "Manual Básico de Traumatologia do Esporte para a Imprensa", que detalha os principais problemas ortopédicos que podem ocorrer numa partida de futebol. O material esclarece o que é a gravidade, diagnóstico, tratamento e tempo de recuperação de concussões, entorses, luxações, fraturas e rupturas de ligamento, entre outros temas.

*****Neste sábado (dia 7), a partir das 12h, o Clube Curitibano promove sua tradicional Festa Junina. A festa, voltada para sócios e não-sócios, acontece na sede Romão Rodrigues Branco, em Quatro Barras, com diversas atrações. Entre as barraquinhas de comidas, destacam-se cachorro-quente, pastel, pernil, churrasco, churros, tapioca e doces típicos juninos. A decoração fica por conta das bandeirinhas que dão cor à festa, bem como a esperada fogueira no melhor estilo São João.

GASTRONOMIA

***Comemore o Dia dos Namorados na KF Grill***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Para que o Dia dos Namorados seja ainda mais romântico, a churrascaria KF Grill preparou um mimo especial para os casais. Além das tradicionais e saborosas opções disponíveis na casa, nos dias 11 e 12 de junho o buffet de sobremesas contará com um toque a mais: uma cascata de chocolate para fondue, em que os apaixonados poderão deliciar-se com frutas cobertas por chocolate.


Outra dica para esquentar a noite é apostar na carta de vinhos especiais do restaurante e selecionar o rótulo que melhor harmoniza com o variado cardápio da churrascaria. O valor do jantar para o Dia dos Namorados será de R$ 66,90 por pessoa com sobremesa inclusa. Serviço: KF Grill | www.kfgrill.com.br Avenida Major Heitor Guimarães, 946 - Tel: (41) 3016-4581.

***Semana dos Namorados na Mercearia Bresser tem vinho com preço especial***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Na Mercearia Bresser os casais terão uma semana especial para comemorar o Dia dos Namorados. De 8 a 14 de junho a sugestão da casa é um menu completo para ser degustado a dois. Começa com o Torradinho Joli, uma entrada feita com azeite de oliva, sal grosso e alecrim sobre fina massa de pizza. O prato principal é uma das pizzas de maior sucesso da casa, a Vila Judite, que leva presunto defumado alemão, catupiry e cobertura de mozarela tradição.


A sobremesa é um clássico: goiabada caseira e o original catupiry. Para acompanhar, o vinho argentino Viña Amalia Reserva Malbec, de cor vermelha e reflexos púrpura, é ideal e estará com preço especial de R$ 65,00. Ele tem a elegância e o aroma agradável das frutas vermelhas, perfeito para brindar uma noite romântica.

***Lide Multimídia retoma parceria com Nenhum de Nós*** 


Crédito da foto: Divulgação. 

***A agência de comunicação Lide Multimídia conduzirá os trabalhos de assessoria de imprensa da banda gaúcha “Nenhum de Nós”, em Curitiba. O grupo de rock estará na capital paranaense, no mês de julho, para o lançamento do DVD “Contos Acústicos de Água e Fogo”. Esta parceria entre a banda e agência curitibana acontece há 10 anos.

 ***Paulo Torres na Academia Paranaense de Letras***


Crédito da foto: Divulgação.

***O maestro e professor do curso de música da PUCPR, Paulo Torres, assumiu nesta quarta-feira uma das cadeiras da Academia Paranaense de Letras. Destinada à música, esta cadeira já foi ocupada por grandes personalidades da música no Paraná. Atualmente, integram a Academia os professores Ir. Clemente Ivo Juliatto e Antônio Celso Mendes. Na foto, o reitor da Universidade Waldemiro Gremski, Chloris Casagrande Justen, presidente da Academia e o maestro Paulo Torres.

***Clève lança coleção de obras em homenagem à UFPR***


Crédito da foto: Divulgação.

***O constitucionalista Clèmerson Merlin Clève lança, na próxima segunda-feira, 9 de junho, a coleção "Direito Constitucional Brasileiro", concebida em homenagem ao centenário da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e aos 25 anos da Constituição Federal. O evento acontece a partir das 19h, no Salão Nobre do Setor de Ciências Jurídicas da UFPR. Coordenada por Clève, a coleção, composta por três volumes, foi escrita por 117 juristas e editada pela Thomson Reuters, por meio do selo editorial da Revista dos Tribunais. Com mais de 2.700 páginas, os textos abordam questões complexas do direito constitucional contemporâneo, a partir da experiência constitucional nacional e estrangeira.

Serviço: Data: 09 de junho (segunda-feira) Horário: 19h Local: Salão Nobre do Setor de Ciências Jurídicas - Praça Santos Andrade, 50 – 1º Andar – Centro. Informações: 3310-2750 / jurídica@ufpr.com.br

***Sabrina com responsabilidade***


Crédito da foto: Divulgação.

***Musa da cerveja sem álcool Brahma 0,0%, Sabrina Sato se engajou na campanha de consumo responsável da Ambev para a Copa do Mundo. Nos intervalos da gravação de seu programa, a apresentadora deixou um recado para incentivar que, durante a Copa, todos se divirtam com responsabilidade. "Essa Copa é um momento para a gente ser feliz, para a gente se divertir com nossa família e com os nossos amigos, mas sempre com responsabilidade! Assim, a gente pode curtir muito mais!", comentou. 

Nesta semana, a Ambev dá início ao seu programa de treinamento em consumo responsável para 26 mil pessoas das 12 cidades-sede da Copa que trabalharão com a venda de bebidas alcoólicas durante o Mundial. Com os profissionais treinados para a Copa das Confederações, no ano passado, esse número chega a cerca de 40 mil pessoas. "A mensagem é simples, mas é muito importante: menor de idade não pode tomar bebida alcoólica. E a gente precisa fazer de tudo para que isso não aconteça", completou Sabrina.

***Meio Ambiente é lembrado em campanha de comunicação***


Crédito da foto: Divulgação.

***Durante toda esta semana, instituições de saúde de Curitiba promovem ações de comunicação sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente, que é celebrado no dia 5 de junho. Com campanha assinada pela Ideorama Comunicação, o Hospital Santa Cruz e a Paraná Clínicas Planos de Saúde Empresariais apostam em mensagens de conscientização reforçadas por muitos verbos de ação.

Cuide, preserve, separe, reduza, reutilize, viva, respeite, limpe, conscientize, economize. Estas são as palavras que ganham destaque nos cartazes da campanha e que representam as folhas de uma árvore, símbolo máximo da natureza. “O mote da campanha é ‘o mundo precisa de nós’, pois a preservação do meio ambiente tem que ser diária e depende da ação de cada indivíduo”, explica a gerente de Marketing do Hospital Santa Cruz e da Paraná Clínicas, Fernanda Slaviero Leal.

***Advogada lança obra sobre precedentes judiciais pela Saraiva***


Crédito da foto: Divulgação.

 Na foto, Geisla Van Haandel, professora da UniBrasil, a advogada Estefânia Maria de Queiroz Barboza e Carlos Mendes, desembargador do Tribunal do Trabalho Ubirajara.

***A advogada e professora Estefânia Maria de Queiroz Barboza lançou, na última terça-feira, dia 27 de maio, pela Editora Saraiva, o livro Precedentes Judiciais e Segurança Jurídica: Fundamentos e Possibilidades para a Jurisdição Constitucional Brasileira. A obra defende a segurança jurídica dos precedentes judiciais. O evento de lançamento foi prestigiado por mais de 300 pessoas, entre elas o presidente da OAB/PR, Juliano Breda, inúmeros professores e autoridades.

***Museu da Imagem e do Som apresenta mostra com filmes da Nouvelle Vague***


Crédito das fotos: Divulgação.

***O Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) apresenta de 9 a 11 de junho (segunda a quarta-feira), às 19h30, no Auditório Brasílio Itiberê (anexo à Secretaria de Estado da Cultura), a mostra “Obras Primas da Nouvelle Vague”. Serão exibidos três filmes que assinalam a estreia de seus consagrados diretores e a deflagração do movimento cinematográfico conhecido como Nouvelle Vague. O auditório fica na Rua Cruz Machado, 138, no Centro de Curitiba. A entrada é gratuita e a classificação indicativa é de 12 anos.


Além de revolucionar a linguagem cinematográfica, a Nouvelle Vague se notabilizou pelas inovações formais e ousadias estéticas e de conteúdo que tornaram o movimento um dos mais influentes do cinema, dos seus primórdios, no final dos anos 1950, até os dias atuais. Um dos destaques da mostra é a exibição em Blu-ray da cópia restaurada de "Acossado", filme de Jean-Luc Godard que impactou o mundo do cinema em sua estreia. François Truffaut iniciou com "Os Incompreendidos", uma série de filmes autobiográficos, todos protagonizados pelo ator Jean-Pierre Léaud em uma parceria que se estendeu por vinte anos. Em "Hiroshima Mon Amour", Alain Resnais, que faleceu em março de 2014 em plena atividade, aos 91 anos, introduziu novos conceitos narrativos e um uso inovador da linguagem poética.

Confira a programação completa: 09/06 – segunda-feira Hiroshima Mon Amour, de Alain Resnais - 10/06 – terça-feira Os Incompreendidos, de François Truffaut - 11/06 – quarta-feira Acossado, de Jean-Luc Godard - Serviço:Mostra “Obras Primas da Nouvelle Vague" Data: de 09 a 11/06 de 2014 – às 19h30 Local: Auditório Brasílio Itiberê (anexo à Secretaria de Estado da Cultura) Rua Cruz Machado, 138 – Centro – Curitiba – PR Classificação indicativa: 12 anos Entrada Franca.


Alcelly Flores, jornalista e pesquisador, assina as colunas Cultura & Sociedade e Coluna Personalidades, onde traz informações sobre diversas áreas, política, moda, cultura, literatura e coluna social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário