quarta-feira, 11 de junho de 2014

Coluna do dia 11/06/14

***Dario Fo em versão para picadeiro na Caixa Cultural Curitiba***


Crédito das fotos: Divulgação.

***A Caixa Cultural Curitiba apresenta, de 19 a 22 de junho, o espetáculo Mistero Buffo, adaptação feita pelo grupo La Mínima da comédia de Dario Fo. Com direção de Neyde Veneziano, a montagem alia a teatralidade do dramaturgo italiano à linguagem circense dos palhaços fundadores do grupo teatral, os atores Fernando Sampaio e Domingos Montagner. No dia 21, às 16 horas, os dois atores ministram conferência gratuita sobre os palhaços do grupo La Mínima para profissionais, estudantes e interessados nas artes circenses. Inspirada nos mistérios medievais e na narrativa dos jograis, Mistero Buffo lança um olhar crítico a temas atuais como a exploração do culto às celebridades e a ganância pelo dinheiro a partir do ponto de vista do povo.

Para isso, os atores Domingos Montagner, Fernando Sampaio e Fernando Paz revezam-se em dezenas de personagens que perpassam quatro dos 20 monólogos da antologia original, criada por Dario Fo no final da década de 60. São recriações populares dos temas bíblicos a Ressurreição de Lázaro, O Cego e o Paralítico, O Louco e a Morte e O Jogo do Louco aos Pés da Cruz. Além dos quatro episódios, o espetáculo é formado por um Prólogo, dois Entreatos e um Final Musical.

O grupo: Domingos Montagner e Fernando Sampaio se conheceram no Circo Escola Picadeiro, onde levaram às ruas números de circo desenvolvidos sob orientação do Mestre Roger Avanzi, o Palhaço Picolino. Em 1997, criaram o La Mínima, que estreou com o espetáculo La Mínima Cia de Ballet, baseado no humor físico e nas clássicas paródias acrobáticas. Desde então, a dupla recebeu prêmios como o APCA, o Em Cena Brasil e o Shell, por espetáculos como A Noite dos Palhaços Mudos, Piratas do Tietê – O Filme, À La Carte, Reprise e O Médico e os Monstros. O  La Mínima é fundador do Circo Zanni, coletivo que busca revitalizar a importância dos circos de pequeno e médio porte na vida cultural das cidades.


Os atores: Palhaço desde 1990, o ator Fernando Sampaio participou de espetáculos com as mais diferentes companhias de São Paulo como Nau de Ícaros, Acrobático Fratelli, Pia Fraus Teatro, Parlapatões, XPTO, Banda Palhaçal e, desde 1997, La Mínima. Domingos Montagner fez o curso de interpretação de Myriam Muniz. Criou com Beto Andretta e Beto Lima a Pia Fraus Teatro. Além da La Mínima, foi um dos fundadores da Central do Circo, centro de pesquisa e prática das artes circenses que funcionou em São Paulo de 1999 a 2003. 

Também atuou em telenovelas da Rede Globo como Salve Jorge e na série O Brado Retumbante. Palhaço, ator e músico, Fernando Paz integrou os grupos Tapa, Folias D´Arte, Cia. do Latão, Núcleo Arte Ciência no Palco, Fraternal Cia. de Arte e Malasartes e, atualmente, a La Mínima. Integrou o elenco dos Doutores da Alegria de 2006 a 2011. Desde 2008, apresenta a série Pequeno Dicionário Musical da Orquestra Experimental de Repertório de São Paulo, hoje Brincando com Música, com o Maestro Jamil Maluf.

**********EM EVIDÊNCIA**********

*****Um espetáculo de bonecos para todas as idades é a atração do Teatro do Piá, nos dias 15 e 22 de junho (domingos), às 11h. Poética e divertida, a montagem “Colecionador de Histórias, da Cia. Manoel Kobachuk, convida o público a mergulhar no tempo e viajar através de histórias encantadas, sendo que o texto de Manoel Kobachuk e Elcio Di Trento visita diversas culturas e povos. A entrada é franca.

*****A Associação dos Comerciantes da Região da Praça da Espanha (Ascores) promove dois eventos diferentes nos próximos fins de semana. Nos dias 14 e 15 acontecerá o Empório Soho, Burguer Festival, que reunirá 15 restaurantes associados. No cardápio, as melhores receitas de hambúrguer, lanches e sobremesas. No sábado, o atendimento será das 12h às 22h, e no domingo, das 12h às 17h. Serão 13 caixas para venda de fichas. O evento tem patrocínio e apresentação da Heineken.

*****O grupo teatral de Joinville (SC) Dionisos Teatro traz para Curitiba o premiado espetáculo “Amor por Anexins”, de Arthur Azevedo, com direção de Silvestre Ferreira. A peça será apresentada durante o período da Copa do Mundo, como opção gratuita de arte nessa fase do Mundial. Amor por Anexins estará em cartaz entre os dias 15 e 25/6, em diversos pontos turísticos do Centro de Curitiba (PR). As apresentações serão realizadas gratuitamente, na rua, e a classificação indicativa do espetáculo é livre.

*****O secretário de Cultura Paulino Viapiana apresenta nesta quarta-feira (11), às 19h30, para representantes de entidades e gestores da área cultural, minuta do Plano Estadual de Cultura (PEC-PR), que entra em consulta pública até o dia 31 de julho de 2014. Elaborado pelo Grupo de Trabalho formado por membros do Conselho Estadual da Cultura (CONSEC) e técnicos da SEEC, o texto pode ser acessado no site www.cultura.pr.gov.br.

*****A Rede Cinesystem divulga nova programação para os dias de partidas do Brasil na Copa do Mundo. Nas datas em que a Seleção entra em campo, os cinemas de Curitiba (nos Shoppings Total, Curitiba e Cidade) fecharão uma hora antes dos jogos, abrindo uma hora depois. Em Paranaguá, fecha 15 minutos antes e abre 15 minutos depois das partidas. Os jogos do Brasil na primeira fase acontecem nesta quinta-feira, a partir das 17h, dia 17, às 16h, e no dia 23, às 17h. Para todas estas partidas, o Cinesystem permanece fechado no período. Sessões de filmes acontecem antes e depois dos jogos, conforme a programação semanal da Rede. www.cinesystem.com.br

***Um pouco de descanso para quem já fez muito pela nossa seleção***


Crédito da foto: Divulgação.

Na foto Kaká ,posa ao lado dos funcionários da Econoronha, empresa concessionária que presta serviço de apoio à visitação no Parque.

***O jogador Kaká aproveitou as belezas de Fernando de Noronha em sua estadia no arquipélago. O meio-campo do Milan visitou a praia mais bonita do mundo - assim eleita pelo site de viagens Trip Advidor -, a Baía do Sancho, que fica na área do Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha.

***Madero participa da VI Edição do Festival Gastronômico da Escola Nilza Tartuce***


Crédito da foto: Divulgação.

***O Restaurante Madero participa pela segunda vez da VI Edição do Festival Gastronômico da Escola Nilza Tartuce, evento beneficente em prol da instituição de ensino para crianças com necessidades especiais. O evento, que acontece no dia 13 de Junho no Clube Curitibano, em Curitiba, oferecerá aos presentes diferentes opções gastronômicas de diversos restaurantes da cidade, parceiros da ação. O Restaurante Madero marcará presença no evento com o seu premiado carro-chefe, o Cheesebuger Madero. “Para o Madero é uma honra e uma alegria ter a oportunidade de contribuir com Escola Nilza Tartuce, uma instituição que trata com tanta seriedade a educação infantil especial”, comenta o chef Junior Durski.

Além de oferecer aos participantes muito sabor, o Festival Gastronômico da Escola Nilza Tartuce também apresentará o papel da escola no desenvolvimento e materialização de ações com foco na prevenção, diagnóstico e tratamento da deficiência intelectual. 

SERVIÇO: VI Festival Gastronômico Endereço:Clube Curitibano | Avenida Presidente Getúlio Vargas, 2857 – Água Verde Data: 13 de junho de 2014 Horário: 20h Ingressos: R$ 80, à venda na Escola de Educação Especial Nilza Tartuce (Rua da Glória, 158 – Centro Cívico) Informações: (41) 3352-8754 ou email: eent.institucional@gmail.com A escola A Escola Nilza Tartuce é uma organização não governamental, civil, privada e filantrópica, com certificação de Utilidade Pública. Tem como prioridade ofertar educação e serviços especializados às crianças e adolescentes, na faixa etária de zero a 16 anos e 11 meses, com deficiência intelectual quando não for possível a integração dos mesmos nas classes comuns. Mais informações: http://escolaespecialnilzatartuce.org.br/

***Destaque social***


Crédito da foto: Gabriel Teixeira. 

Na foto: Alexandre Schwartsman - colunista Folha de SP,Fernando Fabian - Diretor Plaenge.

***A convite da Plaenge, Alexandre Schwartsman conduziu uma palestra para mais de 200 pessoas na Central de Apartamentos Decorados da construtora e na sequencia abriu uma sessão de autógrafos do seu livro "Complacência: entenda por que o Brasil cresce menos do que pode".Alexandre é proprietário da consultoria Schwartsman & Associados e doutor em Economia pela Universidade da Califórnia. Entre outros destaques, foi diretor de Assuntos Internacionais do Banco Central entre 2003 e 2006, economista-chefe do Grupo Santander Brasil e é Colunista do site da Folha de São Paulo.

***Tecnologia para aprender inglês***


Crédito da foto: Divulgação.

***Com método interativo e diferenciado para o ensino de inglês, Teacher Paul apresenta agora uma novidade para deixar as aulas ainda mais dinâmicas e eficientes: a lousa interativa. A lousa convencional foi substituída por uma TV 3D de 60" em que pode ser escrito diretamente na tela a partir de uma caneta especial, possui acesso direto à internet e salva todas as aulas em PDF. "Trouxemos uma televisão que ainda não está à venda no Brasil para aprimorar o ensino com um tecnologia especial, que normalmente é vista somente em faculdades dos Estados Unidos.

A nova aposta tecnológica tem sido uma atração e um incentivo a mais para os alunos", comemora Teacher Paul. O objetivo da lousa interativa é criar o ambiente de ensino ideal para quem deseja estudar inglês de forma inteligente, moderna e com muita eficácia.  

Serviço: Teacher Paul | youtube.com/iamteacherpaul | facebook.com/iamteacherpaul | instagram.com/iamteacherpaul I www.professordosfamosos.com.br |contato@professordosfamosos.com.br Rua 24 de maio, 411 – 3° andar, sala 301 – Centro Tel: (41) 3503-0005 | (41) 3503-0006.

***Treinão Sport Tennis***


Crédito da foto: Divulgação.

***No próximo dia 28 (sábado) o Grupo Sport Tennis realizará o Treinão Sport Tennis, das 7h às 11h. A ação acontecerá na loja da Avenida Vicente Machado e o grupo de corrida Equipiazza será responsável pelo treino, prezando pelo conforto e segurança na prática de atividade física. A Sport Tennis preparou um espaço especial, em que clientes vip serão atendidos por professores de educação física e corredores de performance altamente capacitados, destacando alongamentos e treinamentos para garantir saúde e bem estar. Além disso, os participantes do Treinão poderão realizar um teste com o novo tênis para corridas da Mizuno, o Mizuno Wave Creation 15. Serviço: Sport Tennis | www.stennis.com.br Avenida Vicente Machado, 142 - Centro.

***Diretor da Swell Construções comemora obras adiantadas de condomínio no Água Verde***


Crédito da foto: Divulgação.

***As obras do Prime Class Residence, condomínio residencial da Swell Construções e Incorporações no Água Verde, em Curitiba, estão avançadas e, segundo o diretor da empresa (foto), Leonardo Pissetti, o empreendimento deve ser entregue antecipadamente ao prazo previsto em cronograma, ou seja, antes de outubro desse ano. O empresário informa que próximo de 90% dos trabalhos já foram executados. Dos 89 apartamentos do empreendimento, 75% deles já estão vendidos. O empreendimento conta com financiamento durante a obra, chancelado pela Caixa Econômica Federal.

***Paixão e Fé em Antonina***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Belas e interessantes imagens da sexta-feira da Paixão, em Antonina, são o tema da exposição fotográfica de Adriano Bassani. Com o nome de “Paixão e Fé”, a mostra será aberta ao público às 19h desta sexta-feira, dia 13, na Galeria Portfolio, em Curitiba. As imagens foram capturadas de 2011 a 2014 e são divididas em dois ensaios: Fé e Paixão. O primeiro é um documento da Procissão do Senhor Morto pelas ruas da cidade histórica do litoral, até a Igreja Matriz Nossa Senhora do Pilar. “As vestes, velas, a cruz e a imagem de Cristo carregado pelos fieis são símbolos da crença e da celebração da Páscoa pela população antoninense”, conta Adriano.


O segundo ensaio traz imagens da encenação da Paixão segundo Antonina, evento tradicional no calendário do litoral paranaense. São artistas e a população local encenando o calvário de Cristo pelas ruas da cidade, com a crucificação e ressurreição no outeiro da mesma igreja matriz. A exposição ficará aberta ao público até o dia 2 de julho. A entrada é gratuita, e não há restrição de idade. A Galeria Portfolio está localizada na Rua Alberto Folloni, 634, Centro Cívico. Adriano Bassani Natural de Curitiba, Adriano iniciou sua formação básica em fotografia no ano de 2006, tornando-se especialista em "Fotografia e Imagem em Movimento" em 2012 pela Universidade Positivo.

Participante do primeiro grupo Liberdade Fotográfica em 2007, descobriu sua paixão pela fotografia de espetáculo e de rua. Trabalhou como assistente do Estúdio Portfolio, além de ser professor no curso de formação básica da Escola Portfolio por três anos. Atualmente, desenvolve projetos de fotodocumentarismo em Curitiba, Região Metropolitana e litoral do Paraná.

Serviço: Exposição fotográfica Paixão e Fé, de Adriano Bassani. Local: Galeria Portfolio. Rua Alberto Folloni, 634, Centro Cívico, Curitiba. Abertura: Sexta-feira, dia 13 de junho, às 19h. Encerramento: Dia 2 de julho. Dia e horário para visitação: de segunda a sexta-feira das 9h ao meio-dia e das 13h30 às 20h, e no sábado das 9h ao meio-dia. Informações: escolaportfolio.com.br / 41-3252-2540.

***Torriton Beauty & Hair com horários diferenciados na Copa do Mundo***


Crédito da foto: Divulgação.

***Nos dias de jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo, o Torriton Beauty & Hair terá horários especiais de funcionamento em suas unidades. As Unidades Presidente Taunay e Sete de Setembro abrem em horário normal e fecham uma hora antes do começo dos jogos. Já na Unidade Pátio Batel, o expediente começa normalmente às 10h, faz uma pausa uma hora antes do jogo, e retorna uma hora após o término do mesmo. Nos dias 12 e 23, todas as unidades fecham às 16h, mas a Unidade Pátio Batel retorna às 20h. Já no dia 17, as unidades concluem as atividades às 15h e a Unidade Pátio Batel volta às 19h.

***Prêmio de Excelência Gráfica Oscar Schrappe Sobrinho aponta caminho para empresas crescerem***


Crédito das fotos: Divulgação.

Na foto 01: O diretor da Corgraf, Vicente Linares, com o troféu símbolo do Prêmio Oscar Schrappe Sobrinho: empresa espera crescer 15% nas vendas em 2014.


Na foto 02: À frente, o diretor da Corgraf, Vicente Linares, comanda a festa de sua equipe na conquista de 13 troféus.

***A entrega do 12º Prêmio Paranaense de Excelência Gráfica Oscar Schrappe Sobrinho revelou um caminho a ser seguido por empresas que querem superar a estagnação pelo qual passa o setor em geral. As indústrias que ganharam mais troféus têm em comum preocupação intensa com a qualidade, inovação e, principalmente, com a valorização de seus colaboradores. Essa forma de pensar o negócio contribui para estas gráficas ganharem prêmios, mas também mais clientes. A previsão delas é de crescimento em vendas de até 15% em 2014, enquanto que média do setor no Brasil não deve passar de 2%, segundo a Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf Nacional). O Prêmio Paranaense de Excelência Gráfica Oscar Schrappe Sobrinho é realizado pelo Sigep/Abigraf-PR (Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado do Paraná e a Associação Brasileira da Indústria Gráfica - Abigraf Regional Paraná) com auditoria e coordenação da ABTG (Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica).

A solenidade de entrega teve 800 convidados e aconteceu em 6 de junho, no Santa Mônica Clube de Campo, em Colombo, região de Curitiba. A premiação valoriza os melhores trabalhos dos últimos 12 meses em 55 categorias, como cartões de visitas, revistas, livros, rótulos, cartazes, folhetos, sacolas, adesivos, embalagens, photobook, impressão digital em grandes formatos, entre outras. Concorreram 59 empresas - 20% a mais do que no ano passado - sendo que 19 delas levaram pelo menos um troféu para casa. O destaque ficou com a Corgraf, de Colombo, com 13 conquistas. 

A Midiograf, de Londrina, levou sete e a Posigraf, de Curitiba, cinco. Também foram premiadas a Lisegraff (4), MúltiplaBR (4), Ótima (3), Graciosa (2), Belton (2),Tuicial (2), Magistral (2), DP Studio (2), Editare/Flink Print (2), Oficina do Impresso (1), Grafinorte (1), Parllare (1), Ipê (1), Iguaçu Atualcard (1), Hellograf (1) e Exklusiva (1). Receberam troféus ainda os fornecedores, prestadores de serviços e distribuidores de matérias-primas, insumos e equipamentos para indústria gráfica. Nesta lista estão Quimagraf (4), Heildelberg (3), Rio Branco (3), Delta E (2), TLT Teletoner (1), Copygraf (1), Colacril (1) e Agfa (1).

***‘Curitiba, quem é essa? em exposição no Museu da Fotografia***


Crédito das fotos: Divulgação.

***A exposição ‘Curitiba, quem é essa?’, organizada pela Galeria Teix e que ficou aberta ao público de abril a maio, neste espaço, ganha mais uma temporada. As fotografias serão expostas no Museu da Fotografia Cidade de Curitiba, no Solar do Barão, a partir desta sexta-feira (13). Participam da mostra Ana Procopiak, Auana Zubek, Claudine Watanabe, Cintya Hein, Faisal Iskandar, Marco Teixeira, Maria Mion, Maringas Maciel e Neni Glock. A exposição, organizada por Jô Maciel, reúne um grupo heterogêneo para mostrar a cidade, as pessoas e os lugares.


Serviço: Exposição “Curitiba, quem é essa?” Abertura dia 13 de junho às 19h Período de exposição até 8 de agosto Solar do Barão Museu da Fotografia Cidade de Curitiba Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533 Centro / Curitiba Galeria Teix Vicente Machado, 666 Batel Curitiba / PR Tel: (41)3018-2732.


Alcelly Flores, jornalista e pesquisador, assina as colunas Cultura & Sociedade e Coluna Personalidades, onde traz informações sobre diversas áreas, política, moda, cultura, literatura e coluna social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário