quarta-feira, 18 de junho de 2014

Coluna do dia 18/06/14

***Loja para sonhar***


Crédito das fotos: Gerson Lima.

Na foto 01: As designers de interiores Monica Becker e Fabiane Yoneoka com a proprietária da Sonhos de Ninar, Gisele Carrão (ao centro).


Na foto 02: As arquitetas Luiza Saad Fioravante e Carla Grüdtner.


Na foto 03: A arquiteta Keyla Kinder.

***A loja Sonhos de Ninar inaugurou sua terceira loja em Curitiba nesta segunda-feira (16) para convidados. Em seu novo endereço, no Juvevê, a marca apostou na criação de 11 quartos para os pequeninos projetados pela arquiteta Keyla Kinder. Há mais de sete anos no mercado, a Sonhos de Ninar é especializada na produção de enxovais para bebês e comercializa mobiliário exclusivo da Cia do Móvel, além de objetos de decoração.

/////CULTURA/////

***Pandeirada com muitos ritmos na Caixa Cultural Curitiba*** 


Crédito da foto: Divulgação.

***A Caixa Cultural Curitiba apresenta, nos dias 25 e 26 às 20h e dia 27 de às 19h, o show Pandeirada Brasileira, com os percussionistas Vina Lacerda, Caíto Marcondes e Marcos Suzano. O projeto é raro, pois enfatiza um só instrumento de percussão, o pandeiro, justamente aquele que passa a falsa ideia de ser o mais simples, por ser fácil de carregar e corriqueiro em rodas de choro. Acompanham os solistas, os músicos Glauco Solter (contrabaixo), Gabriel Schwartz (sopros), André Prosdóssimo (violão), Sérgio Justen (teclados) e Julião Boêmio (cavaquinho). 

Pandeirada Brasileira é o desdobramento do método de mesmo nome criado por Vina Lacerda a partir de pesquisa sobre o pandeiro, iniciada em 2013, como forma de incluir o instrumento, para além do gênero “chorinho”, na modernidade da música instrumental. No show, são visíveis as influências de ritmos do mundo (no pandeiro de Caíto Marcondes) e da eletrônica (no trabalho de Suzano). Apresentado pela primeira vez em Curitiba em 2010, no Teatro do Paiol, o show também é marcante pela execução de uma obra pouco executada: o Concerto para Dois Pandeiros e Orquestra de Cordas, de Tim Rescala. 

Os solistas: Caito Marcondes é percussionista, compositor e arranjador. Participou do grupo PéantePé e, mais recentemente, da Orquestra Popular de Câmara. Realizou shows e gravações com Marlui Miranda, Zeca Assumpção, Heraldo do Monte, Nelson Ayres, Milton Nascimento, Francis Hime, Paulo Moura, Chico Cesar, Duofel, Rita Lee, Ná Ozzetti, Joyce e Monica Salmaso. Seu primeiro CD tem participação do quarteto de cordas americano Turtle Island e do trombonista François de Lima. Em 2002, lança CD com o violinista Tracy Silverman. Seu último CD, Auto-retrato, de 2004, tem participações de Mônica Salmaso e Marlui Miranda. 

Marcos Suzano é um dos mais conhecidos panderistas do país. Tocou e gravou com artistas importantes como Paulo Moura, Djavan, Zizi Possi, Marisa Monte, Gilberto Gil, Lenine, Benjamim Taubkin e Água de Moringa. Participa dos grupos Aquarela Carioca, Pife Muderno, de Carlos Malta, e Trio 3-63, com Paulo Braga e Andréa Ernst Dias (2009). Nos seus CDs solo, trouxe usos inovadores para o pandeiro, intensificando a batida samba-funk e a utilização de sons mais graves. 

Vina Lacerda é professor de percussão do Conservatório de MPB de Curitiba e percussionista do Mano a Mano Trio. Integrou as orquestras de Sopro e de Cordas do Conservatório. Possui dois livros editados: Pandeirada Brasileira e Pandeirada Brasileira Pocket Edition. O projeto Pandeirada Brasileira foi apresentado em universidades e festivais de música no Brasil e em países como Portugal, Itália, Holanda, Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra e Peru. 

 **********EM EVIDÊNCIA**********

*****O Memorial de Curitiba, espaço administrado pela Fundação Cultural de Curitiba, recebe nos dias 20, 23, 26 de junho e no dia 13 de julho flash mobs do projeto “Grande Dança Brasil 2014”. O programa idealizado pelo Ministério da Cultura e Funarte, através da coordenação de dança, que envolve uma grande massa da população de diferentes localidades, faixas etárias, aptidões e condições sociais, em uma série de atividades relacionadas à dança nas cidades-sede da Copa do Mundo.

*****O leilão de uma vaga de garagem, realizado pela Neubau Incorporadora, levantou exatos R$47,5 mil. O dinheiro foi repassado no ato para a Associação Amigos do Hospital de Clínicas (AAHC), de Curitiba. O evento, que ocorreu nesta última semana, foi organizado para a realização do leilão beneficente e também para comemorar a conclusão das obras do ItupavaHaus.

*****O Shopping Curitiba vai funcionar em horário especial nesta quinta-feira (19). Quem vai passar o feriado de Corpus Christi na capital pode aproveitar as diversas opções de lojas, praça de alimentação e áreas de lazer que o Shopping oferece. Na quinta-feira (19), as lojas funcionarão das 14h às 20h. A praça de alimentação e outras atividades de lazer estarão abertas das 11h às 22h. Na sexta (20), sábado (21) e domingo (22) o Shopping opera em horário normal.

*****Acontece entre os dias 17 e 19 de junho, no México, o 3° Encontro de signatários latino-americanos e caribenhos dos Princípios para Educação Executiva Responsável da ONU - PRME tendo como tema “Ética, Transparência e Sustentabilidade: Pilares da Competitividade Empresarial”. O evento será realizado pela EGADE Business School – Instituto Tecnológico de Monterrey e traz lideranças de diversos países para discutir sobre as melhores práticas nas Escolas de Negócios, agenda de cooperação, experiências empresariais, princípios do milênio, energia renovável, mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável.

*****A partir de setembro deste ano, a Receita Federal deve testar um novo sistema para tributar compras online feitas no exterior. A previsão é de que a nova medida entre em vigor no início de 2015. Diante do volume de 1,7 milhão de pacotes recebidos a cada mês no país, o programa estruturado entre a Receita e os Correios deve automatizar a fiscalização, hoje feita por amostragem. Os impostos federais incidentes sobre as compras no exterior pela via postal são de 60%, além do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que é estadual. Atualmente, quando um produto é selecionado para a amostragem, o comprador deve recolher o valor do tributo para retirar a mercadoria.

*****Curitiba ainda é considerada uma cidade teste, prova disso são os CITs – Cultural Information Points, desenvolvidos pelos espanhóis Juan Luque e Tomás Baños, que escolheram a cidade para o lançamento dos terminais de informação no Brasil e na América Latina. Se der certo, o projeto será implantado em outras localidades.

*****Estão abertas as inscrições para os cursos do segundo semestre do Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba. Há vagas para diversos cursos, nas áreas de canto e instrumentos musicais. As inscrições devem ser feitas pelo site www.conservatoriodempb.com.br. O prazo de inscrição encerra no dia 27 de junho, às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3321-3315 ou pelos e-mails secretariacmpb@fcc.curitiba.pr.gov.br e cursoscmpb@fcc.curitiba.pr.gov.br

*****O ParkShoppingBarigüi funciona em horário diferenciado nesta quinta-feira (19), Feriado de Corpus Christi. As lojas funcionam das 14 às 20 horas, Drogaria, Park Kids e Praça de alimentação, das 12 às 21 horas. Já o Park Gourmet funciona das 12 às 22 horas e o Cinemark de acordo com a programação. Como o inverno é sinônimo de Pista de Patinação no Gelo, a atração funciona das 12 às 21 horas no dia do feriado. São 450m² de pista, com capacidade para receber até 70 patinadores simultaneamente.

*****O violeiro Arnaldo Freitas apresenta nesta quinta-feira (19), às 20h30, no Teatro do Paiol o show “Madeira de lei – a viola brasileira”. O solista mostra ao público a diversidade de sons e ritmos que podem ser extraídos da viola caipira, instrumento trazido na colonização pelos portugueses e adaptado à cultura brasileira pelos caboclos que as construíam com madeiras de árvores nativas. O show contará com a participação especial do grupo curitibano Viola Quebrada.

*****A Inove preparou uma promoção exclusiva válida para as três lojas do grupo: a Winter Sale Inove. Peças a pronta entrega estão com até 50% de desconto e produtos sob encomenda também estão com preços e parcelamentos diferenciados. As negociações feitas com as fábricas serão repassadas aos consumidores. As condições especiais estão disponíveis nas lojas Agua Verde, Jardim Social e Batel e apresentam em seu showroom o melhor do design para casa e escritório.

*****A Grey House Iluminação, dos empresários Adriana e Marcelo Sypniewski, está presente em cinco ambientes da 13ª Mostra Artefacto Curitiba. As peças eleitas foram garimpadas a partir do olhar criterioso dos conceituados profissionais que assinam os ambientes: Ivan Wodzinsky, Wolfgang Schlogel, Marcelo Lopes, Anne Taborda e as sócias Jocymara Nicolau e Andréa Posonski. Além das opções decorativas, como no Loft de Anne - com o pendente Facette, lançamento da Mantra Brasil - os espaços receberam iluminação especial para valorizar o mobiliário e realçar as verdadeiras cores das peças.

/////SAÚDE E BEM ESTAR/////

***Saiba como ter uma pele lisa e sem celulite***


Crédito da foto: Divulgação.

***Indesejadas, as celulites são problemas de pele bastante recorrentes. Definidas como ondulações que surgem a partir do acúmulo de gordura em uma camada da pele, as celulites afetam principalmente as regiões dos glúteos, coxas, abdome, nuca e braço. Basicamente, a celulite é causada por quatro fatores: predisposição genética, fatores hormonais, problemas circulatórios e maus hábitos alimentares; e pode ser encontrada em quatro diferentes graus. 

De acordo com Daniele Florencio, especialista em estética e diretora da clínica Vitaclin, os problemas causados pela celulite vão além da estética. “O acúmulo de gordura causador da celulite está associado também a alterações na microcirculação e no aumento do tecido fibroso. Nos estágios iniciais a celulite traz apenas prejuízos estéticos, mas em casos mais avançados pode estar ligada a problemas circulatórios e causar dores na região afetada”, afirma a profissional. A celulite não aparece somente em pessoas com sobrepeso - indivíduos dentro do peso considerado normal também podem apresentá-la.

Apesar de não ter cura, os prejuízos estéticos podem ser minimizados ou, em alguns casos, praticamente eliminado com os cuidados e tratamentos adequados. Existem indicações específicas para ajudar cada tipo de caso da celulite, com tratamentos que visam melhorar a saúde e o aspecto da pele. “Os procedimentos são divididos em dois grupos: os principais, indicados para graus mais severos, em que aparelhos à base de ultrassom e dermosucção atuam de forma mais intensa para ajudar na melhora da pele; e os coadjuvantes, com drenagens, emissão de infravermelho e nutrição funcional”, explica Daniele Florencio. É importante ressaltar que para identificar o grau de celulite e definir os tratamentos é necessário realizar uma avaliação estética, para entender o problema e então realizar o procedimento mais adequado para cada corpo. Serviço: Vitaclin | www.vitaclin.com.br Avenida Sete de Setembro, 5881 – Batel Tel: (41) 3026-2626.

/////MODA E ESTILO/////

***TRANSMISSÃO COM ESTILO***


Crédito da foto: Divulgação.

***O estilista Ricardo Almeida assina o figurino dos principais canais que transmitem a Copa do Mundo no Brasil. Acostumado a vestir celebridades e homens de negócio, Ricardo Almeida está conquistando também o mundo dos esportes. Em Curitiba, os produtos da marca podem ser encontrados na Maison Capoani. Durante a Copa do Mundo, os canais envolvidos com os jogos investiram na imagem dos seus jornalistas e apresentadores. 

Nada mais justo para fazer a cobertura do maior evento esportivo do mundo, momento em que a maioria dos televisores do país estarão sintonizados em suas narrações, entrevistas e mesas-redondas. Só para a SporTV a marca fez cerca de 200 figurinos. Cada jornalista do canal irá receber um blazer e camisas feitas exclusivamente pelo estilista. “A ideia inicial era inovar, pensamos em mudar o padrão do canal e fazer os blazers em tecido vinho” disse Ricardo. Mas, os figurinistas do canal preferiram manter o azul marinho, trazendo a inovação para detalhes mais sutis.

“Para manter a identidade da SporTV, desenvolvemos um forro exclusivo em azul e vermelho, como o logo.”, completa Ricardo. Além do forro, as camisas azul-claro ganharam botões e pé-de-gola interno vermelho. A tenista Maria Esther Bueno, vencedora de 19 torneios do Grand Slam e comentarista da SporTv, recebeu uma atenção especial de Ricardo, fazendo um blazer sob medida com o estilista. 

Este tratamento especial também foi requerido pelos narradores, comentaristas e apresentadores da Rede Globo. A emissora encomendou 20 ternos sob medida que estão sendo usados pelo seu time de estrelas, incluindo o narrador Galvão Bueno, o comentarista Arnaldo Cezar Coelho e o ex-jogador Ronaldo. Já a Fox Sport preferiu seguir uma linha mais esportiva para a sua cobertura. Para deixar o visual mais descontraído, a empresa encomendou apenas blazers em diversas cores que serão usados com camisas coloridas e calças jeans. Entre todas as dúvidas que temos sobre o evento, de uma coisa podemos ter certeza, a transmissão será feita em alto estilo! A Maison Capoani fica na Rua Comendador Araújo, 906, Batel, em Curitiba, fone (41) 3023-5353.

/////GASTRONOMIA/////

***TAJ Curitiba lança menu especial para a Copa do Mundo***


Crédito das fotos: Divulgação.

***O bar e restaurante curitibano TAJ apresenta seu cardápio criado especialmente para o período do Campeonato Mundial de Futebol de 2014. Os chefes de cozinha da casa, Tiago Barcellos e Henrique Jorge Campos, desenvolveram receitas que mixam os exóticos sabores indo asiáticos ao paladar brasileiro. Para começar, a sugestão é o Satay de Salmão (R$ 26,90).


Com seis unidades, a porção é composta por deliciosos espetinhos orientais de salmão, grelhados e servidos com molhos tarê e de mel e gengibre. Os amantes de queijos podem torcer para seus times degustando o Provoleta (R$ 22,90). Suculentas fatias de queijo provolone grelhado acompanham geleias de tomate sweet grape e de frutas vermelhas. Há ainda a Porção de chips TAJ (R$ 14,50), com chips crocantes da casa ao tempero oriental, acompanhados por molhos especiais. Para jantar, a dica é o delicioso Risoto Nova Déhli (R$ 36,00).


Feito com arroz jasmim, leva damasco seco, uvas passas, abacaxi caramelizado e castanhas de caju. Acompanha um medalhão de mignon grelhado ao ponto de sua preferência. Fechando a seleção de novidades, destaque para a Pizza Indiana com Linguiça Blumenau (R$ 33,90), feita com uma delicada massa oriental feita com iogurte, assada com linguiça Blumenau, cebola roxa, queijo mussarela e manjericão. Serviço: TAJ Rua Bispo Dom José, 2302 – Batel – Curitiba – PR Informações, reservas e valores: Tel: 41 3343-4467.

***Autoridades australianas e empresários da região assistem juntos ao jogo da Austrália dia 23***


Crédito da foto: Divulgação.

***A seleção da Austrália enfrenta a Espanha em Curitiba e não vai faltar torcida de “primeira linha”. O cônsul Kym Fullgrabe (foto), e comitiva do Austrade (Australian Trade Commision) estarão acompanhando pessoalmente o jogo da seleção australiana ao lado de vários empresários do Paraná. O cônsul da Austrália e comitiva de negócios estão aproveitando a Copa para fazer networking com empresários das cidades onde a Austrália vai jogar. O objetivo é prospectar parcerias em diversas áreas (Agronegócios, Mineração, Máquinas/Equipamentos e Educação).

As missões por diversos Estados brasileiros também procuram divulgar uma nova imagem do país, a “Australia Unlimited”, que embora famosa por suas praias, natureza deslumbrante, cangurus e coalas, é também ultramoderna, com tecnologia avançada e, por isso mesmo, ganhadora de 15 prêmios Nobel (vide release em anexo com dados econômicos e sobre a Australia Unlimited - a "nova cara" Austrália).

***Palladium convida seus clientes para uma partida de Snookerbol***


Crédito da foto: Divulgação.

***O Palladium Shopping Center, em comemoração à Copa do Mundo no Brasil, inova, mais uma vez e promove, até o dia 13 de julho, o Snookerbol. O evento consiste em uma partida de futebol, disputada em uma mesa de sinuca gigante, onde as bolas devem ser encaçapadas por meio de chutes, com as duas duplas participantes. Quem comanda a partida, quem dura cinco minutos é um juiz. As duplas serão escolhidas conforme as idades, é permitido que a dupla seja composta entre pai e filho. O Snookerbol acontece na praça de eventos principal do Palladium, próximo á loja Renner.

O Snookerbol é indicado para crianças a partir de XX anos, mas se estiverem acompanhadas dos pais, será permitido. O jogo é disputado em duplas, mas se você não tiver a sua, não tem problema, o Palladium disponibiliza monitores para completar o time. Um juiz estará encarregado de fazer com que as regras sejam cumpridas. A partida dura enquanto houver bolas para serem encaçapadas, ou cinco minutos cronometrados. Uma arquibancada foi instalada ao redor do “campo”, para que público acompanhe e torça para dupla de preferência. Serviço: Snookerbol - Quando: até 13 de julho de 2014. De 2ª a 6ª, das 14h às 20h, e aos sábados e domingos, das 12h às 19h Onde: Palladium Shopping Center; Preço: R$ 3,00 (por partida).


Alcelly Flores, jornalista e pesquisador, assina as colunas Cultura & Sociedade e Coluna Personalidades, onde traz informações sobre diversas áreas, política, gastronomia,moda, cultura, literatura e coluna social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário