quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Coluna do dia 09/08/12

***"Senna Emotion”***

Crédito da foto: Divulgação.

Visitada por 65 mil pessoas em São Paulo e no Rio de Janeiro, exposição interativa
sobre Ayrton Senna chega a Curitiba hoje dia 9 de agosto.

***Chega hoje dia 9 de agosto a Curitiba a exposição interativa “Senna Emotion” , a mais importante mostra sobre a trajetória pessoal e profissional do piloto de Fórmula 1 e tricampeão Ayrton Senna. A exposição, que tem entrada franca, vai ocupar 200 m2 do Centro Cultural Sistema FIEP, onde fica em cartaz até o dia 9 de setembro (segue abaixo o serviço).

Na exposição “Senna Emotion”, o público pode conhecer melhor quem foi Ayrton Senna da Silva, sua relação com o Brasil seu estilo de pilotar, os bastidores da F1, suas contribuições ao automobilismo, principais corridas e inesquecíveis vitórias. “A mostra é importante porque reúne parte valiosa da memória da carreira do piloto. As atrações são interativas e proporcionam uma experiência lúdica aos fãs, além de informação para gerações mais novas que não acompanharam a trajetória do Senna”, afirma o Gerente de Marketing do Instituto Ayrton Senna, Irineu Villanoeva Jr.

Toda a mostra é inspirada na lógica dos ambientes inteligentes, que possuem um diferencial devido à sua grande atratividade e forte capacidade de criar empatia com o público. “A linguagem interativa torna-se aliada para o desenvolvimento de exposições temáticas, de modo que as informações transmitidas através da experiência sejam mais atraentes, divertidas e melhor compreendidas pelo público”, afirma Karina Israel, Diretora Executiva da YDreams Brasil.

Considerado um dos principais pilotos da história do automobilismo, Ayrton Senna tem uma imagem vitoriosa e reconhecida nos quatro cantos do mundo. Conquistou 41 vitórias na Fórmula 1, 65 pole positions e três campeonatos mundiais. “A exposição tem como proposta valorizar a nacionalidade como um sentimento importante para a construção de uma cultura de civilidade, resgatar na memória dos brasileiros a figura de um dos maiores heróis contemporâneos do nosso país, além de possibilitar ao público explorar novas linguagens para o desenvolvimento do conhecimento”, afirma o curador da exposição Carlos Haag, jornalista que atuou como editor de cultura dos jornais O Estado de S. Paulo, Valor Econômico, dentre outros veículos.

A exposição está dividida em seis áreas temáticas: “Pole Position”, “Largada”, “Circuito”, “Pit Stop”, “GP Brasil” e “Podium e Legado”. Por meio dessas etapas que integram um circuito de corrida, o público será convidado a mergulhar numa viagem emocionante, através de experiências polissensoriais. Cada uma das salas se liga a conceitos que se relacionam entre si, como uma etapa da corrida, um tema sobre o piloto ou sua carreira, ou aos valores de Senna: motivação, superação, determinação, garra, dedicação.

Na área “Pole Position”, o visitante vai se sentir próximo do que é ser um corredor de Fórmula 1, por meio de projeções e sons que simulam uma corrida. Na “Largada”, o público ainda vai conhecer detalhes do piloto, escolhendo, através de gestos, depoimentos em vídeos de grandes pilotos da Fórmula 1, figuras importantes no automobilismo e outros nomes importantes na vida de Senna. Também através de gestos, ao entrar na sala do “Circuito”, o visitante aciona um livro mágico que simula um álbum antigo de fotos, em que ele conhece o desempenho do piloto em todas as categorias: Kart, Fórmula Ford (1600 e 2000), Fórmula 3 e Fórmula 1.

Na sala “Pit Stop”, o público vai fazer uma viagem imersiva pelas emocionantes corridas e bastidores da F1 e vivenciar a sensação de acompanhar Senna durante seus grandes momentos. Outra atração será a tecnologia de “Vídeo Mapping”, na qual um carro cenográfico se transforma nos carros que Senna correu na F1. Com apenas um toque, o visitante aciona um show audiovisual que simula as quatro escuderias nas quais Senna passou: Toleman, Lotus, Mclaren e Williams. Ainda nesse espaço, o público poderá apreciar uma mostra de objetos, dentre eles o capacete com o qual Senna foi tricampeão no Circuito de Suzuka, no Japão, em 1991, além da réplica do primeiro kart que Ayrton Senna ganhou de seu pai, Milton da Silva, quando ele tinha 4 anos (o modelo mede 1,5 x 1,0 m).

Uma mesa touchscreen vai exibir os mapas de todos os circuitos nos quais Senna correu na F1, mostrando os pontos altos de sua carreira e suas corridas mais marcantes. O público também vai ver pneus reais da F1 e entrar no clima das mais eletrizantes corridas do piloto, que ganhou fama por sua habilidade para pilotar na chuva.

SERVIÇO EXPOSIÇÃO “SENNA EMOTION” – CURITIBA:
Temporada: De 9 de agosto a 9 de setembro de 2012
Local: Centro Cultural Sistema FIEP
Endereço: Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico, Curitiba - PR
Site: www.sesipr.org.br/cultura
E-mail: sesicultura@sesipr.org.br
Telefone para informações: 0800-6480088
Horário de Funcionamento: De quarta a domingo, das 10h às 19h
Entrada Franca
Classificação etária: Livre.

***Jackson Antunes e Viola Quebrada apresentam “Coração Caipira” no Sesi Música***

Crédito das fotos: Divulgação.

***O Sesi Música de agosto entra no universo da música de raiz. No espetáculo “Coração Caipira”, o ator Jackson Antunes e o grupo Viola Quebrada apresentam um show único, que revela o universo de histórias do povo do sertão. A apresentação acontece no próximo domingo (12), às 19h, no Teatro Sesi e os ingressos já estão à venda (R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada para trabalhador da indústria e funcionários do Sistema Fiep, estudantes e terceira idade).

Em cena, Jackson Antunes, ao lado do violeiro Decão e da viola e rabeca de Marimbondo de Chapéu, apresenta seu lado cantor – ou cantador, como prefere ser chamado. Além de trazer muita música caipira de Tião Carreiro, Téo Azevedo, pagodes de viola, e parte do folclore de sua terra, o norte de Minas, “Coração Caipira” é entremeada com versos curtos de Guimarães Rosa.

“Tenho uma ligação muito grande com o povo do sertão. Costumo ouvir que tenho a cara do caboclo brasileiro, o que me enche de orgulho”, diz Jackson. “A ideia é fazer um dedo de prosa com a plateia. Quero que o público faça uma verdadeira viagem por este universo de homens simples”, conta.

Com o som do grupo “Viola Quebrada”, o espetáculo também presta homenagem ao grande ícone caipira Mazzaropi, apresentando algumas das canções do repertório dele, como “Nhá Carola”, “A dor da saudade”, “Dona do Salão” e “Mazzaropi” (de Jean e Paulo Garfunkel). O trio Viola Quebrada dedica-se à música caipira desde 1997, realizando um trabalho de pesquisa e seleção de repertório para divulgar esse gênero musical, com composições que fazem parte do repertório emocional de quase todos os brasileiros.

***BIBI FERREIRA e ORQUESTRA em BIBI, HISTÓRIAS e CANÇÕES***

Crédito da foto: Divulgação.

***Em comemoração aos seus 90 anos de idade Bibi Ferreira apresenta ao público paulista seu novo espetáculo, onde desfila grandes momentos musicais dos seus 71 anos de carreira, costurado por suas histórias de vida. Em novembro o musical abrirá os eventos de teatro do ano do Brasil em Portugal e depois segue para NY e se apresenta dia 21 de novembro no Lincoln Center.

Bibi – Histórias e Canções foi sucesso absoluto de público e crítica na cidade do Rio de Janeiro, e a partir do dia 10 de agosto encantará o espectador paulista com músicas ecléticas em gêneros e idiomas, intercaladas por histórias que nortearam sua vida nestas sete décadas de carreira que enriqueceu o cenário artístico brasileiro. Acompanhada por uma orquestra com 21 músicos, regida pelo Maestro Flávio Mendes, Bibi Ferreira mostra toda sua força dramática com uma interpretação única aliada a um variado repertório brasileiro e um emocionante passeio pelo fado, tango, ópera, musical americano e pelo repertório de Piaf.

Alguns momentos marcantes de sua carreira como Minha querida Lady (adaptação de 1962 do musical “My fair lady”), Alô Dolly (de 1965, adaptação de “Hello, Dolly”), Gota d’água (Chico Buarque 1975), Piaf, a vida de uma estrela da canção (1983) e Bibi Ferreira vive Amália Rodrigues (2001), é interpretado unicamente por Bibi acompanhada pela orquestra. Ainda fazem parte do musical números inéditos, interpretações de canções brasileiras de compositores como Chico Buarque, Noel Rosa, Tom Jobim, Vinícius de Moraes, e brincadeiras com óperas clássicas e textos nacionais.

BIBI HISTÓRIAS E CANÇÕES.
Teatro Shopping Frei Caneca (600 lugares) Rua Frei Caneca, 569 - 6º Andar.
Informações: (11) 3472-2229 e 3472-2230
Sexta e Sábado às 21h; Domingo às 19h
Curta Temporada: Estreia dia 10 de agosto a 30 de setembro.

***Estreias da rede Cinesystem contam com o premiado "À beira do caminho"***

Crédito da foto: Divulgação.

***Comédia, drama e animação são os gêneros que estreiam nas salas do Cinesystem nesta sexta-feira (10/8). Entre elas, o filme brasileiro “À beira do caminho”, que já recebeu diversos prêmios em festivais e é uma das estreias mais aguardadas da semana. Os cinemas da rede podem ser encontrados em Curitiba nos shoppings Total, Cidade e Curitiba e em Paranaguá, no Cine Condor.

A produção nacional “À beira do caminho” acompanha a história de um caminhoneiro que encontra na estrada um menino em busca do pai que o abandonou. O filme é baseado em uma canção de Roberto Carlos e traz no elenco os premiados atores João Miguel e Dira Paes. A produção já estreia com prêmios, entre eles o de melhor filme do festival Cine PE e o troféu Gilberto Freyre.

Já “Lola” é uma comédia sobre uma jovem que descobre diversos problemas em suas relações com família e namorado, mas que busca ver o lado engraçado da vida. Para as crianças, a animação “Outback – uma galera animal” conta a vida de um coala branco que foge do zoológico para buscar a vida selvagem. O filme se passa na Austrália, com desenhos fiéis à natureza do local.

Ainda nesta sexta, estreia o drama “A tentação”, sobre o debate entre um ateu e um fundamentalista cristão, levado às últimas consequências.

**********EM EVIDÊNCIA**********

*****Curitiba vai ganhar uma nova praça! O ParkShoppingBarigüi iniciou a revitalização completa da sua praça de alimentação, que ganhará novo piso, novo mobiliário, novo tratamento acústico e nova iluminação. As reformas começaram há uma semana e se estenderão até outubro. Para causar o menor impacto possível junto aos clientes, as obras estão sendo realizadas por etapas.

*****Chega às lojas de todo o país o clássico filme animado dos Beatles, Yellow Submarine, de 1968, restaurado digitalmente para o lançamento em DVD e Blu-Ray, junto de sua trilha sonora em CD.

*****O Wikibier Festival terá sua segunda edição no dia 1º de setembro, reunindo em Curitiba 120 rótulos de cerveja, entre nacionais, importadas e muitas exclusividades. Depois da grande repercussão no ano passado, o evento que celebra a cultura cervejeira retorna com novidades como estrutura ampliada, venda antecipada de fichas para consumo e mais opções na área de alimentação. Será realizado no Marumby Expo Center, em anexo às Faculdades Dom Bosco, na Linha Verde.

*****Neste domingo, 12 de agosto, a Polícia Rodoviária Estadual marca presença no Shopping Estação, em mais um evento para lembrar o aniversário da Polícia Militar, comemorado em 10 de agosto.

*****É amanhã, sexta-feira, dia 10, no MON, em Curitiba, será lançado o livro Approach, escrito em várias mãos, com prefácio do filósofo norte-americano Graham Harman. A obra traz novas ideias sobre arquitetura. Harman fará numa ocasião uma palestra, às 19h.

*****Os admiradores, amantes e profissionais da tatuagem poderão conferir todas as novidades da área nos dias 5, 6 e 7 de outubro, durante a 2ª edição da Incorpore Arte Tattoo Convention. O evento será realizado no Espaço Tresór, com abertura dia (5) ao meio-dia, nos demais dias das 10h às 22h, e a expectativa de público é de 10 mil pessoas.

*****A Plaenge é um dos destaques da revista Exame que está nas bancas. Na reportagem “Bolsa? Nem pensar!”, exclusiva sobre a empresa, a construtora é descrita como `case´ de sucesso no segmento da construção civil. O texto descreve como a Plaenge – contrariando os modismos do setor – atingiu um crescimento de 589% nos últimos cinco anos mantendo o capital fechado, a administração familiar e um foco muito grande na operação.

*****Amanhã sexta-feira (10 de agosto), a partir das 20h, as empresárias Crys Angélica Ulrich e Silmara Silva recebem convidados para um exclusivo desfile de moda, no Caieiras Sunset Hotel, na Estrada do Ferry Boat, em Caiobá. O motivo do evento é a apresentar as coleções 2012/2013 das marcas que estarão disponíveis na nova loja Silmara Silva, que abre suas portas ao público na manhã seguinte (11), em Matinhos. Localizada na Av. Roque Vernalha, 372, no Centro de Matinhos, a proposta da loja é apresentar as últimas tendências do mercado de roupas e acessórios masculinos e femininos.

***Dia dos Pais no Park Gourmet***

***O ParkShoppingBarigüi preparou mais um presente especial para o Dia dos Pais. Desta vez, os clientes que almoçarem no Park Gourmet, no domingo de dia dos pais, contarão com um saboroso café e chás oferecido pelo shopping. Quem prepara a mesa, que também oferecerá doces finos, é La Table Douce, a mais nova aposta da chef Daniela Caldeira e de sua sócia Daniele Cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário