sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Coluna do dia 16/09/11

Crédito da foto: Divulgação.

***O espetáculo de dança “Marguerite e Armand” tem única apresentação dia 17 de setembro, às 21h, no Teatro Guaíra. A montagem é uma livre interpretação de “A Dama das Camélias”, de Alexandre Dumas. As coreografias são de Frederick Ashton. O espetáculo vem a Curitiba para comemorar os 35 anos de carreira da bailarina Ana Botafogo e tem a produção local de Werinha Walflor.

***A Grey House, conceituada loja de iluminação curitibana, acaba de fechar parceria com a LLUM BRONZEARTE e traz com exclusividade ao Paraná a linha PRIME, com produtos de alto padrão da marca. Durante o coquetel de lançamento, que acontecerá nesta terça-feira (20.set) às 19h30, os anfitriões Adriana e Marcelo Sypniewski e representantes da Bronzearte, apresentarão em primeira mão aos profissionais de arquitetura e decoração, os lustres em cristais com alto teor de chumbo, que ressalta seu brilho e pureza, além de arandelas que seguem a mesma premissa de luxo e requinte na iluminação. As peças mostram que o glamour aliado ao bom gosto, tornam os modelos fundamentais na harmonização de ambientes.

***O Memorial de Curitiba apresenta a partir desta sexta-feira dia 16 a exposição "Os caminhos de Dom Paulo em São Paulo", do repórter fotográfico Douglas Mansur. Com uma coletânea de 55 imagens, Mansur, que acompanhou como fotógrafo grande parte da trajetória de Dom Paulo Evaristo Arns, mostra o trabalho desenvolvido pelo cardeal junto às comunidades eclesiais de base, negros e indígenas. A exposição permanecerá em cartaz até 23 de outubro, em comemoração aos 90 anos de vida e doação de Dom Evaristo, completados no último dia 14. A abertura, às 19h30, contará com a presença do vice-governador Flávio Arns.

***A chef de cuisine Gabriela Carvalho, proprietária do Quintana Café e Restaurante, é a embaixadora do movimento Gastronomia Responsável, uma iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza que tem como objetivo aliar conservação da natureza e alimentação de qualidade. “É um privilégio muito grande ser embaixadora de um movimento como esse. Foi um convite muito especial, pois qualquer pessoa ou empresa é responsável por fazer a sua parte e eu quero expandir cada vez mais essa consciência”, afirma Gabriela. Ela destacou ainda que o convite é um reconhecimento do bom trabalho realizado no restaurante. Gabriela terá como principal função representar, informar e articular o movimento. “A representação consiste em incentivar o movimento para os restaurantes parceiros e estreitar a relação com eles, ajudando com ideias e soluções criativas para o Gastronomia Responsável, além de ser mais uma porta-voz do movimento”, explica a diretora executiva da Fundação Grupo Boticário, Malu Nunes.


**********EM EVIDÊNCIA**********

*****A Doutor Resolve oferece, no próximo dia 17 (sábado), uma palestra de apresentação da rede de micro-franquias para interessados em abrir seu próprio negócio e conhecer esse fenômeno da área. A palestra será no Hotel Lizon em Curitiba, às 9h.

*****O humorista Rafinha Bastos dará a palestra de encerramento da Mostra de Profissões da Universidade Positivo hoje, às 16h30, no Teatro Positivo – Grande Auditório. Mais informações e inscrições para a palestra no site www.up.com.br/mostra.

*****Os organizadores da 6ª VentoSul – Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba promovem hoje mesa-redonda de abertura do evento com a participação da equipe de curadores, às 17 h, no auditório Poty Lazzarotto do Museu Oscar Niemeyer.

*****O artista pernambucano Romero Britto entrou com um processo contra cerca de 200 lojas em Porto Rico por suposta violação de direitos autorais de propriedade intelectual através da venda de produtos com seus desenhos sem autorização.

*****A Procorrer, maior loja especializada em corrida de Curitiba, se une a gigante Asics para organizar o 2º Treinão Asics em Curitiba. O evento acontecerá no sábado, dia 17 de setembro, a partir das 8h, com largada na loja Procorrer. No local, haverá a entrega de kits exclusivos. Após o encontro e retirada do kit, os corredores farão um alongamento para darem início ao treino. Com os kits em mãos, por volta das 8h30, os convidados receberão orientações de como melhor alongar o corpo antes de iniciar a caminhada, ou corrida, que terá percurso de 5 km.

*****Após o grande sucesso do Residencial NeuHaus, entregue no segundo semestre de 2010, a Neubau Incorporações lançará neste sábado, dia 17 de setembro, o seu mais novo empreendimento na capital paranaense: o Residencial ItupavaHaus. Implantado em um terreno com 3.200m², na Rua Itupava (nº 396), no bairro Alto da XV, o novo produto tem entrega prevista para junho de 2014 e vai oferecer muito conforto, sofisticação e segurança em uma das regiões mais valorizadas da cidade.

Crédito da foto: Divulgação.

***Seguindo a linha de sua primeira participação na Mostra Morar Mais – na qual inovou com uma cama feita em vidro para o “Quarto do Casal Jovem” - a arquiteta Calina Mussi quebra as barreiras do tradicional em sua 2ª participação. Utilizando de um colorido vibrante e de estampas florais – tendência da moda que ancora na decoração – Calina deu vida ao ambiente que assina: a “Lavanderia”. Com o foco também na sustentabilidade, elementos como balde, cabides e pás de lixo são todos em materiais reciclados.

***Dono de uma personalidade forte dentro do cenário hip hop, o rapper niteroiense Gustavo Black Alien, ex-Planet Hemp, é um dos mais cultuados pelo público que curte rimas inteligentes e batidas envolventes. Nesta sexta, dia 16 de setembro, ele desembarca em Curitiba para se apresentar no Yankee American Bar, a partir das 22 horas, durante o lançamento do dvd “Go Skate Day Curitiba”. Completam o line-up , os dj´s Bill, Sellecta KBC e Anaum e o Vj Bisqui.
Prestes a lançar um novo trabalho depois do elogiado "Babylon By Gus" (2004), Gustavo já vê sua nova música, "A Identidade", em destaque nas programações de rádio no país. Paralelo a isso, produz um documentário auto biográfico chamado "Mister Niterói", dirigido por Ton Gadioli.

Crédito da foto: Divulgação.

***Na próxima terça-feira, dia 20 às 20h, o escritor fluminense Roberto DaMatta é o convidado do Sempre Um Papo e da Volvo para debate e lançamento do livro “Fé em Deus e Pé na Tábua” (Editora Rocco), que será realizado no Teatro Londrina, no Memorial de Curitiba. Vale lembrar que o lançamento acontece justamente na "Semana Nacional de Trânsito", evento comemorado anualmente no período de18 e 25 de setembro.

“Fé em Deus e Pé na Tábua - ou como e por que o trânsito enlouquece no Brasil”, faz uma análise sobre o comportamento do brasileiro ao volante. Escrita em parceria com João Gualberto M. Vasconcellos e Ricardo Pandolfi, a obra nasceu de duas pesquisas, encomendadas pelo governo do Espírito Santo, com o objetivo inicial de melhorar o trânsito na área da Grande Vitória e do restante do estado. O levantamento, realizado como parte do projeto Igualdade no Trânsito, foi feito entre maio de 2007 e janeiro de 2008, e tinha, entre seus instrumentos de coleta de informação, entrevistas qualitativas com motoristas, pedestres e outros usuários do espaço público.

No livro Roberto DaMatta traça um panorama preocupante do comportamento do brasileiro – não só no volante, mas para além dele. Um comportamento com raízes profundas na constituição cultural do brasileiro. País com origem escravista e aristocrática, onde o espaço de convivência é usado de diferentes formas, dependendo da classe social. É a cultura da casa – onde reside o personalismo, a leniência e um sentido de autoridade – levada para a rua – onde as regras devem funcionar da mesma forma para todo mundo, para manutenção da ordem social. No Brasil, no entanto, os “donos da rua” fazem suas vítimas – nesta dinâmica, os pedestres –, cidadãos sem direito de exercer sua cidadania com a igualdade que um espaço que é de todos pede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário