segunda-feira, 11 de julho de 2011

Coluna do dia 11/07/11

Crédito da foto: Divulgação.

***Um dos maiores fenômenos teatrais dos últimos tempos, Terça Insana está na estrada com a turnê 2011, “Terça Insana – Ano Dez” em comemoração a década de sucesso deste consagrado projeto teatral de humor. No próximo dia 16 de julho, a Prime traz de volta para Curitiba a trupe em única apresentação no Teatro Positivo - Grande Auditório às 21h15. Para celebrar os dez anos, o grupo reúne as mais recentes criações do elenco e os antigos personagens de sucesso e faz uma retrospectiva do que aconteceu desde o início do projeto, em 2001.
A direção e criação do projeto é de Grace Gianoukas, que também interpreta vários papéis, ao lado de seu elenco formado por Mila Ribeiro, Agnes Zuliani, Renato Caldas e Arthur Kohl.

***Ângulos pouco explorados e pontos de vistas inusitados da cidade de Buenos Aires são o tema da mostra “Multiplicidades” da fotógrafa Melanie d'Haese, que abre na segunda-feira, dia 11, às 19h, no La Rauxa Café i Bistrot. A exposição é composta de oito imagens, em cor e preto e branco, feitas na Argentina durante o Workshop 'Liberdade Fotográfica', com o fotógrafo Nilo Biazzetto Neto. Para criar múltiplas realidades, propondo diferentes interpretações de cada obra, Melanie utilizou a técnica de dupla exposição.
“São camadas de imagens que, sobrepostas, criam diversas realidades. As fotografias são vistas de maneiras diferentes por cada espectador. Os detalhes observados por alguns terão interpretações diferentes para cada pessoa”, explica a fotórgafa. As imagens expostas foram impressas em tamanho 40x60, em padrões fine-art. A exposição tem entrada franca e fica aberta ao público até dia 17 de outubro. O La Rauxa está localizado no Rua Eurípedes Garcez do Nascimento, 906, Ahú.
Esta é a quinta exposição da fotógrafa de 23 anos, que iniciou sua jornada na fotografia com apenas 12 anos. Formada pelos cursos Anual e Liberdade Fotográfica, além de ter participado de outros workshops e cursos pela escola, há dois anos Melanie integra o corpo docente da Portfolio.

**********EM EVIDÊNCIA**********

*****Nos dias 18, 19 e 20 de julho, o Centro Europeu de Curitiba vai apresentar mais uma edição da consagrada oficina gastronômica Club Gourmet, que terá como tema "Petit Chef" e irá ensinar técnicas e preparos de receitas que fazem a alegria das crianças. O evento, que tem por objetivo despertar o interesse dos jovens pela gastronomia, será comandado pela chef Iracema Bertocco, especializada em docência infantil.

*****A Program, marca paulista de Moda Feminina, abre sua primeira loja em Curitiba no Palladium Shopping Center. Apresentando sua nova coleção outono/inverno, a marca está localizada no Piso L2.

*****O designer curitibano Gilberto Mendes, da Perverts, assina a decoração do evento de lançamento que a RPC TV realiza hoje da minissérie O Astro, em Curitiba, no presídio do Ahú. A penitenciária estará aberta para visitação pública das 9 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas, com a participação do protagonista da trama, o ator Rodrigo Lombardi.

*****A Cyrela Paraná promove hoje um coquetel na Casa Cor Paraná para empresários, clientes, arquitetos e engenheiros.

*****A banda Pearl Jam se apresenta em Curitiba, no dia 9 de novembro, no Estádio Durival Britto e Silva, a Vila Capanema, estádio do Paraná Clube. Maiores informações sobre o horário de início do show e repertório ainda não foram divulgadas pela assessoria de imprensa do evento.

*****Na última quinta-feira, dia 7 de julho, o Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba, uma das unidades municipais dedicadas à valorização da música e dos artistas locais, completa 19 anos de atividades, consolidando sua posição de usina de talentos. Gerenciada pela Fundação Cultural de Curitiba, a instituição dedica-se ao ensino, à pesquisa e à produção de eventos artístico-culturais na área da música brasileira, abrindo espaço para as vertentes popular autoral e folclórica.
***A diva Maria Bethânia completou 65 anos em junho. Foi um bom pretexto, com ligeiro atraso, para a gravadora Universal relançar os discos da cantora em seu acervo. Desta vez reunidos em duas caixas, os 24 títulos, originalmente lançados pela Elenco e pela Philips entre 1967 e 1995, são os mesmos que saíram separadamente em 2006. A novidade é que cada uma das caixas, Maria e Bethânia, traz um CD de compilação com faixas que a cantora gravou para outros discos, como a trilha da novela Gabriela, o programa infantil Plunct Plact Zum e outras mais raras.
Dos álbuns de carreira, o primeiro é o que a cantora dividiu com Edu Lobo em 1967. Só que, pelos mesmos motivos que levaram a gravadora a reeditar Gal Canta Caymmi (na caixa de Gal Costa) com outra capa, Edu & Bethânia volta sem a foto dos dois.Depois da estreia impactante na RCA, puxada pelo êxito de “Carcará” (João do Vale/ José Cândido), e da passagem pela Odeon, Bethânia engrenou na carreira na gravadora Philips, pela qual lançou alguns dos álbuns mais importantes e bem-sucedidos de sua carreira, seja pelo valor artístico ou pela popularidade.

Entre eles se destacam Drama (1972), Álibi (1978) – com o qual foi recordista como a primeira mulher brasileira a vender mais de 1 milhão de discos –, Pássaro Proibido (1976), Mel (1979), Ciclo (1983), Memória da Pele (1989) e As Canções Que Você Fez pra Mim (1993), este todo dedicado a seu ídolo Roberto Carlos.

São desse período também os mais cultuados registros de shows, como Rosa dos Ventos (1971), Drama 3.º Ato (1973), A Ce­­na Muda (1974) e Chico Bethânia (1975). A caixa inclui também outro feliz encontro com Chico Buarque mais Nara Leão, na trilha sonora do filme Quando o Carnaval Chegar (1972), de Cacá Diegues É quase tudo clássico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário