sexta-feira, 8 de julho de 2011

Coluna do dia 08/07/11

Crédito: Acervo Caixa Cultural.

***A Caixa Cultural inaugurou no dia 5 de julho às 19h30, a exposição “Debret – Viagem ao Sul do Brasil”. A mostra com a curadoria de Anna Paola Baptista é constituída por 60 aquarelas e desenhos realizados pelo artista francês Jean-Baptiste Debret, que chegou ao Brasil em 1816 integrando a Missão Artística Francesa e aqui permaneceu por 15 anos. Todo o conjunto pertence ao acervo dos Museus Castro Maya, detentor da maior coleção de obras de Debret existente no Brasil.

Debret é o mais conhecido dos artistas que compunham a Missão Artística Francesa. Sua obra fez a crônica da vida urbana no Brasil imperial, apresentando os tipos humanos, hábitos, costumes e festas populares, além de espetaculares paisagens da mata atlântica e de marinhas que revelam a iconografia histórica do país, num grupo de obras que poucas vezes itinerou pelo país.

“Debret – Viagem ao Sul do Brasil” é dividida em dois conjuntos: aquarelas e desenhos feitos pelo artista na viagem ao sul do país em 1827, na comitiva do imperador D. Pedro I, que percorreu os estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O artista pintou belas marinhas da costa sul brasileira, paisagens da mata nativa, índios, brancos e negros e seu cotidiano, destacando as festas e as tradições populares.

O segundo conjunto conta com as célebres aquarelas realizadas no Rio de Janeiro, que retratam a vida urbana na Corte, desde a pompa do Império até o dia-a-dia de escravos, seus hábitos, vestimentas e os trabalhos executados por estes.

As imagens que compõem a exposição foram adquiridas pelo mecenas Raymundo Ottoni de Castro Maya, em Paris, no final dos anos 1930, com o intuito de resgatar os originais de Debret que haviam servido de base para o livro “Viagem pitoresca e histórica ao Brasil”, que o artista lançou na França. O colecionador também adquiriu um importante material inédito que ficara de fora da publicação.

Prestigiada Inauguração do Restaurante Ayza.

Na foto os sócios Jenny Amorim, Cláudio Corvera e Edna Trindade durante a inauguração do restaurante Ayza, que ocorreu na noite da última quarta-feira (06).

Crédito das fotos: Marcelo Krelling.

***Curitiba ganhou no dia 6 de julho o restaurante Ayza – Sabores de Origem –, a mais nova atração da gastronomia internacional da cidade. Com a proposta de oferecer receitas originais de diferentes partes do mundo, mantendo a fidelidade dos ingredientes e do modo de preparo de cada prato, o Ayza passa a ser uma referência para os gourmands que querem repetir, em Curitiba, a mesma experiência gastronômica que tiveram em outras partes do mundo. Em seus 1.200 metros quadrados de área construída, o Ayza possui três salões com 150 lugares, uma área de eventos para até 130 pessoas, uma charutaria, um bar e a loja exclusiva de vinhos Reserva Austral.
A proposta do restaurante nasceu de uma experiência pessoal do restauranter Cláudio Corvera, um dos sócios do novo empreendimento. Argentino, Corvera atua no ramo da gastronomia há mais de 20 anos. Entre 1983 a 1990, morou em São Paulo e apaixonou-se pela feijoada brasileira. Quando retornou a Buenos Aires, foi convidado por um restaurante local para a estréia da feijoada no cardápio. Ao experimentar a novidade, ficou frustrado. “Eu tinha a expectativa de comer a mesma feijoada que comi no Brasil, mas trocaram os ingredientes. Até o feijão mudou de cor. Foi uma decepção”, lembra.
Quando retornou ao Brasil, há cinco anos, Corvera iniciou estudos para montar um restaurante com pratos de diversas partes do mundo, respeitando os ingredientes e sabores de origem. Para conhecer melhor o mercado brasileiro, montou uma importadora de vinhos e a loja Reserva Austral, que durante anos funcionou em anexo à Simões de Assis Galeria de Arte, no Batel. No início deste ano, já com conhecimento do mercado gastronômico no Brasil, iniciou o projeto do restaurante Ayza, em sociedade com Jenny Amorim e Edna Trindade.
Além do respeito às receitas originais dos pratos de várias partes do mundo, o Ayza nasce com outro grande diferencial: a loja da Reserva Austral integrada aos seus salões. Com mais de 400 diferentes rótulos do mundo inteiro, a loja também é a importadora exclusiva em Curitiba de 16 rótulos da Vinãs de Uco, de Mendonza (Argentina).
Localizado à av. Sete de Setembro, 6.355, no Batel, o Ayza possui estacionamento próprio, com serviço de manobrista, e funcionará de segunda a sábado das 12 às 15h e das 19 às 24h (almoço e jantar) e aos domingos das 12 às 15h (somente almoço). O restaurante não aceita cheques e trabalha com os cartões de crédito das bandeiras Visa, Mastercard, Diners e Amex e os cartões de débito Visa Electron, Redeshop e Maestro. Informações e reservas pelo telefone (41) 3039-8400.

**********EM EVIDÊNCIA**********

*****A 1ª Meia Maratona de Inverno de Curitiba acontece nesse domingo, mas os atletas que participarão da prova devem retirar seus kits nesse sábado (9) das 9h as 18h no estande da Procorrer montado no MON.

*****O Havanna Café, localizado no Largo do Shopping Curitiba, é uma experiência de consumo em um ambiente acolhedor e um convite para desfrutar de um café de excelente qualidade e se deliciar com toda a linha de produtos Havanna, além de um cardápio especial de sanduíches, drinks e tortas doces para complementar.

*****Dezessete tenistas da equipe do Clube Curitibano buscam o título individual mais importante do ano para o tênis infantojuvenil, o de campeão brasileiro de 2011, concedido através do Circuito Nacional Correios - Brasilerão 2011, que começa a ser disputado no próximo sábado (09), no Santa Mônica Clube de Campo, em Curitiba/Pr. A competição que faz parte da programação do "Mês do Tênis" de Curitiba, encerra no dia 16 de julho.

*****A Doutor Resolve, rede de microfranquias que oferece manutenção e reparos de imóveis para residências e empresas de maneira rápida, por um preço justo e com mão de obra qualificada, dá mais um passo a frente e firma parceria com apresentador Carlos Massa, o Ratinho. Atualmente no SBT, onde apresenta, de segunda à sexta-feira, programa homônimo, Ratinho passa a estrelar a nova campanha de comunicação da empresa, além de palestrar mensalmente em road shows para másteres franqueados e investidores interessados nos modelos de negócio da franquia.

*****A Servopa Ponta Grossa se prepara para o lançamento da nova concessionária do grupo, a filial Ernesto Vilela. O coquetel de inauguração acontece hoje, dia 7, a partir das 19h, na Avenida Ernesto Vilela, 1040

*****A 16ª edição do Enesul - Encontro Anual dos Economistas da Região Sul, será realizado nos dias 28 e 29 de julho, no hotel Crowne Plaza (Rua Pres. Carlos Cavalcanti, 600 - Centro). Em paralelo, acontece o 3º Encontro Brasileiro de Auditoria, Avaliação e Perícia Econômico-Financeira, de 28 a 30 de julho.

*****O mês de julho chegou e as tradicionais festas de São João estão “pipocando” pelo país, difundindo as culturas e os sabores tipicamente brasileiros. Pensando nisso, o Crowne Plaza Curitiba apresenta, até o final deste mês, o Festival Gastronômico de Inverno, atividade que valoriza a culinária regional, oferecendo aos hóspedes algumas das mais deliciosas iguarias consumidas no país nesta época do ano.

*****No último domingo, dia 3 de Julho, foi realizada a eleição da nova diretoria da APAP/PR - Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná, a entidade mais antiga do gênero em todo o país (27 anos).

*****No mês de junho, a presidente da 6ª VentoSul – Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba Luciana Casagrande Pereira, diretor geral, Luiz Ernesto Meyer Pereira e a gerente geral, Solange Lingnau participaram dos preview days da 54ª Bienal de Veneza. O evento, que é considerado um dos mais importantes do mundo no segmento de arte contemporânea, começou no dia 4 de junho e segue até 27 de novembro de 2011. O Brasil está representado em seu próprio pavilhão nacional, com curadoria de Moacir dos Anjos e Agnaldo Farias, que convidaram o artista Artur Barrio para representar o Brasil na Bienal de Veneza.

Crédito da foto: Divulgação CBT.

***O Circuito Nacional Correios - Brasileirão 2011, principal disputa individual do calendário nacional, começa neste sábado, em Curitiba/Pr, com a presença de mais de 600 tenistas, distribuídos nas categorias 12, 14, 16 e 18 anos masculino e feminino. A competição que tradicionalmente era disputada em Brasília (DF) e está sendo sediada pela primeira vez pela capital paranaense, reúne atletas de diversos estados na briga pelo titulo mais almejado do ano, o de campeão brasileiro de 2011. A disputa faz parte da programação do "Mês do Tênis" e acontece no Santa Mônica Clube de Campo até o dia 16 de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário