sábado, 12 de maio de 2018

Coluna do dia 12/05/18

***A Contribuição Histórica da Mulher Negra no Brasil***


Crédito das fotos: Divulgação.

Foto 01: Zezé Motta, Senhora Liberdade - Obra de Bia Ferreira.


Foto 02: Babuszka Santa Escarava Anastácia - Obra de Eloir Jr.

***Dentro da 16ª edição da Semana Nacional de Museus, promovida pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus), 15 artistas curitibanos, coordenados pelos artistas visuais Carla Schwab e Eloir Jr. apresentam a exposição coletiva ”A Contribuição Histórica da Mulher Negra no Brasil”, no Espaço Cultural IPO. A mostra busca resgatar esta memória cultural que enriquece há séculos a expressão negra, e será inaugurada durante a semana de museus, celebrando o dia internacional do Museu em 18/05, permanecendo por 30 dias.


Foto 03: Miss Brasil 2016, Raissa Santana - Obra de Luciana Martins.

Dentro do tema sugerido, a hiperconexão, acontecerá através do próprio público que irá interagir com as obras, obtendo informações através de QR Code que estarão disponíveis em cada trabalho apresentado, informando um breve relato histórico da personalidade ou ato cultural, gerando assim novos públicos , pois de imediato, tais informações serão compartilhadas a partir de um telefone celular ou qualquer outro dispositivo móvel, alcançando através do mesmo, um grande número de visitantes virtuais.


Foto 04: Ama de Leite - Obra de Tania Leal.

Sobre as obras em exposição: Transcorridos 130 anos da assinatura da Lei Aurea, ainda observamos alguma discriminação quanto a raça, porém a história nos narra a saga de personalidades negras que exempleficam a incansável trajetória em busca de seus objetivos e direitos, hoje adquiridos e relevantes para a construção do Brasil.


Foto 05: Origem - Obra de Carla Schwab. 

Fortes e liberais, artistas e guerreiras, amas de leite, escritoras, ativistas, mães e religiosas, todas negras, todas mulheres, capazes como quaisquer outras de seu gênero, e que conquistaram seu espaço através de ações e atitudes que marcaram a história nacional são muito bem retratadas em diferentes linguagens, técnicas e percepções artísticas pelo grupo de artistas.

Artistas participantes: Ana Lectícia Mansur, Ari Vicentini, Bia Ferreira, Carla Schwab, Cecifrance Aquino, Celso Parubocz, EloirJr., Katia Velo, Kezia Talisin, Luciana Martins, Luiz Felix, Marcio Prodocimo, Oswaldo Fontoura Dias, Raquel Frota e Tania Leal.

Sobre o Espaço Cultural IPO: Fundado há 4 anos, o Espaço Cultural IPO localiza-se na sede principal do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia em Curitiba-PR, e tornou-se uma referência artística, humana, de sociabilização e inclusão social que valoriza a produção artística, procurando humanizar através da arte os que ali trabalham ou vem em busca de saúde. Em 2017, durante as comemorações dos 03 anos de fundação do Espaço Cultural, a Instituição que o sedia também comemorou 25 anos, e em alusão a estas datas, lançou um livro artístico bilingue catalogando os artistas que por lá apresentaram seus trabalhos.

Serviço: Exposição “A Contribuição Histórica da Mulher Negra no Brasil” De: 13/05 a 14/06/2018 - Horário Livre Local: Espaço Cultural IPO Endereço: Rua Goiás, 60 - Água Verde - Térreo Tel: (41) 3314-1500 Curitiba-PR - Entrada franca.

***Estrela ADVB recebe presidente da Renault do Brasil***


Crédito da foto: Divulgação.

***Engenheiro mecânico automobilístico, Luiz Fernando Pedrucci leva na bagagem diferentes funções na área comercial. O atual presidente da Renault do Brasil ingressou na Renault em 1977 e já atuou como diretor de cliente, qualidade e serviço e pós-venda. Para contar mais sobre toda sua carreira e trajetória, Pedrucci será o primeiro convidado para o Estrela ADVB de 2018. 

O evento, promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil - Seção Paraná (ADVB-PR), acontecerá no dia 24 de maio (quinta-feira), às 8h, no Hard Rock Cafe Curitiba. Em 2016, Pedrucci assumiu a presidência da Renault na Colômbia e obteve recordes históricos de vendas e participação de mercado, tornando a empresa uma das 40 maiores do País.

No Brasil, assumiu a diretoria em 2017, ano em que a montadora obteve 7.7% de participação no mercado. “Continuamos com a expectativa de cruzar a barreira dos 8% em 2018, ano em que a empresa completa 20 anos de atuação no Brasil”, comenta Pedrucci. Durante o evento, o presidente falará, também, sobre sua trajetória nesses anos de empresa e os 20 anos de inovação da Renault do Brasil. O Estrela ADVB é aberto ao público e os convites podem ser adquiridos diretamente na ADVB-PR ou no local do evento.

Serviço: Estrela ADVB com Luiz Fernando Pedrucci Data: 24 de maio de 2018(quinta-feira) - Horário: 8h Local: Hard Rock Cafe (Rua Buenos Aires, 50 - Batel - Curitiba - PR) Convites: R$ 120 (condições especiais para sócios ADVB-PR) Mais informações: (41) 3085-3124, Whatsapp (41) 99128-9113 ou pelo e-mail secretaria@advbpr.com.br.

Sobre a ADVB-PR - Há 53 anos, a ADVB-PR atua para o desenvolvimento da atividade empresarial do Estado, valorizando os profissionais e empresas por meio do intercâmbio de conhecimento, experiências e ideias entre associados e profissionais de expressão nacional e internacional.

Com a promoção de eventos e atividades realizadas em parceira com a iniciativa privada, visando à atualização, qualificação e aperfeiçoamento dos profissionais das áreas de Marketing, Vendas, Comunicação e Gestão Empresarial, a ADVB-PR contribui com centenas de empresas e instituições paranaenses na busca por mais eficiência, qualidade e competência.

Além do Top de Marketing, Estrela ADVB, Papo ADVB e do Prêmio Personalidade, a entidade realiza outros eventos e cursos para fomentar o mercado.

***Michele Mara e convidados fazem show no Guairinha***


Crédito da foto: Luciana Salvaro.

***Na próxima quinta-feira (17/05), às 20h30, a cantora Michele Mara e Convidados se apresentam no auditório Salvador de Ferrante - o Guairinha, para lembrar os 130 anos da Abolição da Escravatura no Brasil. O espetáculo é mais uma ação do programa DiversdArte, do Governo do Paraná, realizado por meio da Secretaria de Estado da Cultura.

Junto com Michele Mara, os cantores convidados Katia Drumond, Janine Mathias, Bia Ferreira, Ricardo Verocai, Marcyo Luz e Tomas Hotch interpretam clássicos nacionais e internacionais da Soul & Black Music, com canções autorais da artista e dos convidados. São composições que falam dos sentimentos como o amor e sobre a negritude brasileira.

Músicas de outros artistas como Aretha Franklin, Sandra de Sá, Elza Soares e Luciana Mello também integram o repertório. A entrada no show é gratuita, com ingressos limitados à capacidade do local. Michele Mara- Cantora e compositora de Curitiba, Michele Mara é uma das organizadoras do movimento Orgulho Crespo Curitiba, que teve sua 1ª edição em 2016 com o objetivo de valorizar a beleza negra.

Michele se tornou nacionalmente conhecida após ganhar o título de Maior Imitadora do Brasil e Maior Imitadora da América Latina da cantora norte-americana Aretha Franklin em 2011, no programa do Faustão. Já participou do Programa Criança Esperança e de vários Festivais de Música. Atualmente se prepara para gravar o videoclipe de “Preta até o osso”.

DiversidArte - O programa DiversidArte, da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), tem como objetivo incentivar e promover ações afirmativas que sejam inclusivas e contribuam para o fim de todo tipo de discriminação.

Ao reconhecer e valorizar os grupos de culturas populares, imigrantes e aqueles historicamente discriminados, como a população negra, povos de terreiro, ciganos, indígenas, quilombolas, faxinalenses, LGBTs, movimentos de rua e idosos, defendemos suas identidades e saberes, garantindo o fortalecimento e a inserção destes grupos nas políticas públicas culturais, viabilizando a criação, a produção, a difusão e a fruição cultural.

Resultado da participação da SEEC em diferentes conselhos de proteção e defesa de direitos, o programa atende às metas do Plano Estadual de Cultura do Paraná (PEC-PR). As ações que integram o DiversidArte vão desde exposições itinerantes, que enaltecem a cultura paranaense, a projetos que contribuem com a acessibilidade de portadores de deficiência.

Serviço: Show Michele Mara e convidados Dia: 17 de maio de 2018 às 20h30 Local:Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) Endereço: Rua XV de novembro, 971 Indicação: Livre - Entrada gratuita Ingressos limitados à capacidade do local.

***Com mais de 40 pratos inéditos, Abrasel-PR lança Festival Brasil Sabor 2018***

***Os apreciadores da boa gastronomia paranaense já tem uma boa desculpa para fazer um tour pelos restaurantes da cidade. A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes - Abrasel-PR lança na próxima semana a 13ª edição do Festival Brasil Sabor, com 42 restaurantes, pratos inéditos e a chance de concorrer a vouchers em quatro das cinco cidades participantes. As novidades da culinária regional poderão ser degustadas em Curitiba, Pinhais, Londrina, Castro e Foz do Iguaçu.

Entre os dias 17 de maio a 03 de junho, os amantes da gastronomia poderão experimentar novos pratos e sabores que estarão disponíveis nos restaurantes participantes do festival. O preço dos pratos varia de acordo com o estabelecimento. Além de experimentar novas receitas, durante as duas semanas o público será o jurado com poder de decidir se o prato deve ou não integrar o cardápio do restaurante, considerando a apresentação, sabor, preço e atendimento.

"Essa brincadeira dos clientes serem os jurados fará do Brasil Sabor um grande Festival", comenta Luciano Bartolomeu, Diretor Executivo da entidade. A opinião será acolhida por meio de votação através do link que será divulgado na noite de lançamento. Os clientes que consumirem o prato podem acessar o canal para votar e concorrer a um voucher de R$ 200 para consumir no mesmo restaurante a partir do dia 18 de junho. A cada restaurante visitado durante o festival, uma nova chance.

O Festival 2018 traz uma inovação: os clientes também terão uma experiência diferente, conhecendo as novidades do cardápio em fotos de realidade aumentada, disponíveis àqueles que baixarem o aplicativo. Basta usar o app Realidade Aumentada nas fotos das receitas para ver os pratos em movimento e sob uma perspectiva bem mais interativa. As melhores receitas também serão premiadas. Uma comissão técnica formada por três especialistas da Universidade Positivo irá julgar as receitas participantes e eleger as três campeãs, que serão contempladas com prêmios de parceiros e apoiadores do festival gastronômico.

Preços especiais em Londrina - Em Londrina a mecânica será diferente. Os restaurantes da cidade não vão sortear vouchers nem promover avaliação do público, mas vão fazer a promoção com pratos de R$ 40 a R$ 70, conforme os insumos da receita. A Seccional Paraná é a única seção do Brasil, que edita todo ano o livro com as receitas após o Festival, “Segredos dos Chefs”. Há clientes que colecionam os volumes desde de 2006.

O Lançamento da 13ª edição do Livro do Brasil Sabor Paraná será em Foz de Iguaçu no Festival de Turismo Internacional - FITCataratas, 21 de junho. O Festival Brasil Sabor acontece em todas as regiões do país, reunindo mais de 700 restaurantes, fazendo do Festival o maior do planeta em números de participantes.

Confira a lista de restaurantes participantes Curitiba: Avenida Paulista Pizza Bar. Bar do Alemão. Cantina do Délio. Cantina Famiglia Fadanelli. Casa Varela. Cores Da Frida. Devons Steak House & Eventos. Espaço Carmela. Forneria Copacabana. Forneto Esfiharia. Ibérico Gastronomia. Jabuti. Ken Taki. Limoeiro Casa de Comidas. Mustang Sally. Peruano. Pescara Cucina Italiana. Pimenta Brasserie. Piola. Quintana Gastronomia. Scavollo. Sheridan's. Taco El Pancho. Tartuferia San Paolo. Tatibana Japanese Cuisine. The 80's. Tiki Taka Gastrobar. Velho Oriente. Vila Carmela. Pinhais: Nosso Japa – Pinhais. Londrina - Bangkok Garden Bar e Restaurante. Brasiliano. Cozinha de Lourenço. Guanciale Restaurante. La Gondola. La Palme. La Pasta Gialla. Mercado Guanabara. Serafinni. Villa Fontana. Castro - Sete Gatos. Foz do Iguaçu - Churrascaria Do Gaúcho Escola Senac.

***Bar Quermesse oferece o seu Churrasco de Igreja no Dia das Mães***


Crédito das fotos: Divulgação.

***O Bar Quermesse, localizado no bairro Bom Retiro, é uma das opções para o almoço do Dia das Mães. Para a data, durante o almoço, o gastrobar presenteia todas as mães com uma caipirinha de morango e oferece o seu famoso Churrasco de Igreja. São duas opções de carnes, sendo o T-Bone (R$43), que serve duas pessoas; e a Alcatra Orelha (R$63), que serve até três pessoas.


Caso o cliente prefira apenas o buffet, que conta com Comida Mineira, Feijoada e Saladas, o valor é de R$30 por pessoa. (Ao pedir os cortes, o buffet já está incluso). De acordo com José Araújo Netto, sócio-proprietário do Quermesse, a casa é conhecida por reunir amigos e celebrar bons momentos.


“Nada melhor do que comemorar o Dia das Mães com toda a família e reunidos no boteco mais cheio de vida da capital. O nosso ambiente despojado e cardápio repleto de opções que remetem às comidinhas do interior são conhecidos pelos curitibanos e, por tal motivo, somos sempre lembrados nos momentos de comemoração”, comenta.


Sobre o Quermesse - O Bar Quermesse, há sete anos no cenário gastronômico paranaense, possui um ambiente que faz com que seus clientes sintam-se à vontade para encontrar os amigos, família e aproveitar o tradicional happy hour com os colegas de trabalho.


Presente nos principais festivais gastronômicos, o bar é conhecido não só pela sua atmosfera e gastronomia brasileira, mas também pelas suas festas temáticas que realiza durante o ano. Em seu cardápio, as mais variadas opções de petiscos e pratos, além do seu típico Churrasco de Igreja e Buffet de Comida Mineira servidos aos finais de semana.

Serviço: Dia das Mães no Bar Quermesse Rua Carlos Pioli, 479 |Curitiba – PR Telefone: (41) 3598-0064 Horário de atendimento: Terça a Sexta das 17h até o útlimo cliente. Sábado e Domingo a partir das 12h. Reservas: (41) 3026-6676 - facebook.com/barquermesse - Site: http://quermesse.com.br/curitiba.

***Santa Mônica homenageia as Mães com almoço e tarde festiva***


Crédito da foto: Divulgação.

***O Santa Mônica Clube de Campo promove, no dia 13 de maio, um evento especial para comemorar o Dia das Mães. O almoço será servido nos Salões Social e CTB, com cardápios diferenciados, elaborados pelos Buffets Flemming (Social) e Catrin (CTB), ambos servidos a partir 12h.

Após a confraternização, a programação continuará com a participação de todos na tarde festiva, a partir das 15h, com o divertido e tradicional Bingo das Mães. O evento é voltado para associados e convidados. O valor do almoço é de R$ 56,00 (a partir de 12 anos) e R$ 28,00 para crianças de 7 a 11 anos . As bebidas serão cobradas à parte.

Serviço: Dia das Mães no Santa Mônica Data: 13 de maio de 2018 Local: Santa Mônica Clube de Campo Programação: 12h - Almoço - Salão Social e Salão CTB 15h - Bingo - Salão Social Valores do almoço: R$ 56,00 adultos e crianças a partir de 12 anos. As crianças de 7 a 11 anos pagam meia refeição. As bebidas serão cobradas à parte. Mais informações: 3675-4232 ou cultural@santamonica.rec.br.

***Caixa Cultural Curitiba apresenta a mostra Mundo Giramundo***


Crédito das fotos: Divulgação.

***A Caixa Cultural traz a Curitiba a “Mostra Mundo Giramundo”, uma coleção de peças de conteúdo lúdico e educativo que busca revelar o modo de trabalho e o processo criativo do Giramundo, nacionalmente conhecido por atuar com o universo do teatro de bonecos.

O acervo não se limita à exibição convencional de uma coleção de bonecos, o que normalmente enfatiza apenas dimensões estéticas, representadas pela forma escultórica, pela pintura, figurino e acabamento. Muito mais do que isso, a mostra revela as dimensões construtivas, mecânicas e cinéticas das marionetes, que priorizam o movimento e seus mecanismos.

Outro fator distintivo da mostra está na exibição organizada do processo de planejamento e construção de marionetes, suas etapas, ferramentas e abordagens, ou, em outras palavras, aquilo que pode ser qualificado como “acervo imaterial” do Giramundo, representado por seu know-how ligado ao design de bonecos.


Nesse campo, destaca-se a rara exibição da coleção de desenhos, estudos e projetos para teatro de marionetes de Álvaro Apocalypse, criador do Giramundo e um dos grandes mestres mundiais desta expressão artística. A dimensão histórica é representada na mostra por meio de cenas selecionadas dos principais espetáculos do grupo, de 1970 a 2014, com o intuito de compor uma trajetória visual das transformações pelas quais passaram as pesquisas da companhia.

Essa dimensão pragmática é ressaltada por meio da apresentação dos espetáculos previstos para o mês de junho (“Pedro e o Lobo” e “A Bela Adormecida”), no Teatro da Caixa Cultural Curitiba e, ainda, através de uma palestra que irá demonstrar o processo de montagem dos espetáculos do Giramundo, também programada para junho. Os espetáculos e a palestra têm o propósito de aproximar o espectador do ofício do marionetista e de sua realidade prática. O principal objetivo da “Mostra Mundo Giramundo” é a formação de plateia e criação de um espaço de reflexão crítica sobre a o teatro de bonecos através de atividades multidisciplinares.

Serviço: "Mostra Mundo Giramundo" Local: CaixaCultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR) – Galeria do Mezanino Abertura: 15 de maio (terça-feira) - Visitação: de 16 de maio (quarta) a 12 de agosto (domingo) Horário: terça a sábado, das 10h às 20h; e domingo, das 10h às 19h Ingressos: Entrada franca - Informações: (41) 2118-5111 Classificação etária: Livre para todos os públicos.

***Fernanda Takai lança versão para “Estrada do Sol” de Tom Jobim***


Crédito da foto: Divulgação.

***Falta menos de um mês para o lançamento de “O Tom da Takai”, novo álbum de Fernanda Takai, em homenagem a Tom Jobim e aos 60 anos da Bossa Nova. Hoje ela apresenta uma das canções escolhidas para o disco, “Estrada do Sol”, nas plataformas digitais. “A escolha dessa música - apesar de eu tê-la gravado antes, há 10 anos - se deu porque foi através do arranjo dela, feito pelo Menescal para comemoração de seus 80 anos, que percebemos a possibilidade de dar novas cores às canções do Tom que tinham um quê de ‘lado B’”, conta Takai.

“Estrada do Sol”, assim como sete das 13 faixas do álbum, foi produzida por Roberto Menescal. Nesta, Fernanda (voz) é acompanhada por João Cortez (bateria), Adriano Giffoni (baixo), Adriano Souza (piano, vibrafone e órgão) e Marcos Valle (Rhodes). Com as demais seis faixas do disco produzidas e arranjadas por Marcos Valle, “O Tom da Takai” será lançado em formato digital, CD e vinil no dia 1 de junho pela Deck. Para ouvir, acesse: https://FernandaTakai.lnk.to/EstradaDoSolPR.

***XI Jornada de Enfermagem Oncológica do Hospital Erasto Gaertner***

***Nos dias 24 e 25 de maio, o Hospital Erasto Gaertner (HEG) promove a XI Jornada de Enfermagem Oncológica. O evento, que é uma realização do Centro de Projetos de Ensino e Pesquisa do HEG (CEPEP), será sediado no Centro Universitário UniBrasil.

A Jornada tem como eixo de discussão o fortalecimento do conhecimento de bases de tratamento, apresentando diversos estudos de casos do Erasto Gaertner, referência em oncologia no país.

Os participantes terão a oportunidade de assistir a palestras sobre os principais temas da atualidade em Oncologia, como a “Oncogenética”, “Quimioterapia: Os Avanços da Terapia Antineoplásica”, “As Toxidades no Tratamento Quimioterápico”, a “Cirurgia Robótica”, o “Cuidados Paliativos e Terminalidade”, entre outros.

Haverá ainda mesa redonda para debate sobre a importância das residências multiprofissionais. Até o dia 12 de maio, as inscrições para a XI Jornada de Enfermagem Oncológica do Hospital Erasto Gaertner podem ser feitas com desconto no site www.erastogaertner.com.br. Após esta data, o valor será integral e a inscrição poderá ser feita até a hora do evento.

Serviço: XI Jornada de Enfermagem Dias: 24 e 25 de Maio - Horário: 7h30 às 17h Local: UniBrasil Endereço: Rua Konrad Adenauer, 442, Tarumã, no auditório Desembargador Cordeiro Cléve.

***Curitiba recebe Simpósio de Cirurgia Bariátrica e Metabólica***

***O curso de Nutrição da Universidade Positivo (UP) realiza, nos dias 22 e 23 de maio, o 1º Simpósio de Cirurgia Bariátrica e Metabólica. Com apresentação de trabalhos científicos, palestras e mesas redondas, o evento tem o objetivo de integrar os profissionais que compõem as equipes multidisciplinares de cirurgia bariátrica e metabólica de Curitiba e região. O Simpósio acontece no Bloco Azul do câmpus Ecoville da UP, às 14h, e é aberto ao público, mas é necessário se inscrever pelo site www.up.edu.br/simposio-nutricao. Os profissionais interessados em apresentar trabalhos científicos devem enviar o projeto até o dia 18 de maio para o e-mail simposiodenutricao@gmail.com. De acordo com a coordenadora do Simpósio e professora do curso de Nutrição da UP, Telma Gebara, é crescente o número de indivíduos no mundo que desenvolvem sobrepeso e se tornam obesos.

“A falta de atividade física regular ou o excesso da ingestão de calorias e até mesmo a associação dos dois processos são os principais motivos desse cenário”, explica. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a projeção é que, em 2025, cerca de 700 milhões de adultos estejam obesos e 2,3 bilhões com sobrepeso.

Serviço: 1º Simpósio de Cirurgia Bariátrica e Metabólica: uma Abordagem Multidisciplinar Data: 22 e 23 de maio Local: Universidade Positivo - Câmpus Ecoville | Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 - Ecoville | Bloco Azul - Acesso pelo estacionamento 9 Investimento: R$ 25 para alunos da UP | R$ 35 para estudantes | R$ 60 para profissionais da área.

Sobre a Universidade Positivo - A Universidade Positivo concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade.

Atualmente, oferece 57 cursos de Graduação presenciais (35 cursos de Bacharelado e Licenciatura e 22 Cursos Superiores de Tecnologia), três programas de Doutorado, quatro programas de Mestrado, centenas de programas de Especialização e MBA e dezenas de programas de Extensão. A UP conta com sete unidades em Curitiba, uma unidade em Londrina (PR), além de polos de Educação à Distância (EAD) em mais de 30 cidades espalhadas pelo Brasil. É considerada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), a melhor universidade privada do Paraná, pelo sexto ano consecutivo.

***Nem Maravilhas Nem Espelhos - Apenas Alice: um espetáculo sobre o abuso***


Crédito da foto: Divulgação.

***Duas histórias, ambas criadas durante o séc. XIX, inspiraram os artistas Bila Ivankio e Daniel de Mattos Keller a criar um enredo original e denso. Produzida por um grupo de jovens artistas de Curitiba (PR) chamadoMultipersonas Coletivo Teatral, a montagem Nem Maravilhas Nem Espelhos - Apenas Alice levanta a questão: se hoje fosse permitido trancafiar as pessoas em lugares como os antigos hospícios, aqueles que se dizem “sadios” escolheriam NÃO fazê-lo? Analisando estudos feitos sobre as obras Alice no País das Maravilhas, de 1865 e Alice Através do Espelho e O Que Ela Encontrou Por Lá, de 1871, ambas do escritor Lewis Carrol, o grupo criou uma peça que mostra como as drogas e os tratamentos que deveriam curar a humanidade, na verdade corromperam a mente de milhares de pacientes e também daqueles que deveriam zelar por eles.

Um de nossos maiores objetivos é fazer a plateia vivenciar esse ‘status maluco’, o desespero de se sentir perdido em vida. Sabemos muito pouco sobre o cérebro humano, mas sabemos que mexer com ele é uma viagem quase sem volta”, explica a diretora e co-autora, Bila Ivankio. A peça - Depois de produzir um espetáculo com uma turma de teatro infantil, Bila identificou a possibilidade de aproveitar melhor o enredo e direcioná-lo ao público adulto. Foi assim que o novo texto começou a surgir, em novembro de 2016.

A peça Nem Maravilhas Nem Espelhos - Apenas Alice não fala do país das maravilhas e tão pouco do que há do outro lado do espelho. Abandonada pelos pais por ser considerada uma vergonha, Alice, diagnosticada como esquizofrênica, vive agora em um lugar sem cor, onde tudo é branco exceto pelas manchas de sangue deixadas por seus habitantes. O espetáculo é o resultado de um longo processo de estudos, experiências e dinâmicas. Além da prática física – que envolveu exercícios do Teatro da Crueldade (de Artaud) e do distanciamento Brechtiano (de Bertolt Brecht) – o grupo estudou e promoveu discussões sobre as diversas doenças psicológicas e seus respectivos tratamentos psiquiátricos e medicamentosos.

Daniel explica que o projeto trouxe a chance de abordar questões relacionadas sobre como enxergamos e lidamos com as pessoas: “Há um abuso generalizado e que não se aplica só aos ‘doentes’, mas a toda população estigmatizada e/ou excluída, como os aleijados, portadores de deficiência, mendigos, viciados ou pessoas que vivem na miséria. E até mesmo as pessoas com depressão, idosos e a própria classe artística”, esclarece. Após alguns contatos com teatros e espaços culturais (e muitas conversas sobre quando estrear a peça), o grupo identificou uma data: dia 18 de maio, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

“Foi um sinal claro! Tínhamos que conseguir esse dia em algum lugar porque não podíamos perder essa oportunidade para passar uma mensagem tão importante. Foi quando tivemos um retorno da Secretaria de Estado da Cultura - SEEC”, relembra Daniel. Sinopse - Nem Maravilhas Nem Espelhos - Apenas Alice é uma montagem inédita e autoral. Um texto novo, mas que fala de uma questão muito antiga e que sempre esteve presente na história da humanidade: o abuso. Nesta peça, utilizamos alguns dos vários estudos sobre as obras do escritor Lewis Carrol para contar a história de Alice de forma inusitada. Não falamos do País das Maravilhas e tão pouco do que há do outro lado do espelho.

O projeto Nem Maravilhas Nem Espelhos - Apenas Alice mostra como as drogas e os tratamentos que deveriam curar a humanidade, na verdade corromperam a mente dos pacientes e também daqueles que deveriam zelar por eles. A história acontece em um ambiente muito mais estranho e doentio do que os mundos pelos quais a menina já “viajou”. Abandonada pelos pais por ser considerada uma vergonha, devido a sua esquizofrenia, Alice vive agora em um lugar sem cor, onde tudo é branco exceto pelas manchas de sangue deixadas por seus habitantes. Nessa montagem, exploramos o ambiente dos antigos hospícios – hoje extintos na maior parte do mundo – para contar a história desses personagens, que oscilam entre realidade, sonho e loucura.

Ficha técnica: Direção e Dramaturgia: Bila Ivankio e Daniel de Mattos Keller Gênero: Drama Classificação: 16+ Tempo de duração: 90min. Elenco: Bolívar Escobar. Daniel de Mattos Keller. Jess Oliveira. Jorge Augusto Costenario. Julia Charlee. Mariane Rocha. Vivi Padilha. Figurino, Cenário e Maquiagem: Multipersonas Coletivo Teatral. Trilha sonora original: Beto Siri. Apoio: Secretaria de Estado da Cultura - SEEC, ACCIO Comunicação Estratégica, Camila Borba Fotografia, Colégio Integral, KLOSS Áudio, Studio Santa, Almofofíssimas - Amor em paninhos e Relojoaria Neves.

Apresentações: Dias 18, 25 de maio e 1 de junho | Horário: 20h Local: Auditório Brasílio Itiberê - SEEC (R. Cruz Machado, 138, Centro, Curitiba/PR). Ingressos antecipados com o elenco. ​Mais informações: (41) 99234-8071. Dias 19 e 26 de maio | Horário: 19h - Ingressos: R$40 (inteira) e R$20 (meia-entrada) Local: Teatro Rodrigo D´Oliveira (R. Trajano Reis, 41, Centro Histórico - Largo da Ordem, Curitiba/PR). Compra de ingressos antecipados na bilheteria do teatro. Mais informações: (41) 3223 2205 / 99933 3205. Acesse o site: https://nemaravilhas.wixsite.com/nemespelhos.

***Os Serranos fazem show no aniversário de 29 anos do CTG Querência Santa Mônica***


Crédito da foto: Divulgação.

***Um dos grandes grupos gauchesco da atualidade, Os Serranos se apresentarão no Santa Mônica Clube de Campo, no dia 19 de maio, em comemoração ao 29º Baile de Aniversário do Centro de Tradições Gaúchas Querência Santa Mônica.

O evento, que acontece no Salão Social, terá início às 22h30 com as homenagens e apresentações das invernadas artísticas. E às 23h30 começa o show e o baile. O evento comemora a trajetória do CTG Querência Santa Mônica, que iniciou suas atividades no dia 19 de maio de 1989, com o objetivo de manter e divulgar a tradição gaúcha como cultura brasileira.

Os ingressos podem ser adquiridos na Secretaria do Clube, no valor de R$ 220,00 para associado, a mesa com quatro (4) lugares e R$ 260,00 para convidado, a mesa com quatro (4) lugares. Jantar por adesão - No mesmo dia do evento, às 21h, o Buffet Flemming servirá um jantar, que é por adesão, cobrado à parte. O valor para adulto é de R$ 46,00 e para crianças de 7 a 11 anos: R$ 23,00.

Serviço: Os Serranos fazem show no aniversário de 29 anos do CTG Querência Santa Mônica Dia 19 de maio de 2018 (Sábado) Programação baile: 22h30 - Homenagens e apresentações 23h30 - Baile com o grupo Os Serranos Ingressos do baile: Associado: R$ 220,00 para associado, a mesa com quatro (4) lugares Convidado: R$ 260,00 para convidados, a mesa com quatro (4) lugares Local: Salão Social do Santa Mônica Clube de Campo Mais informações: 3675-4202 ou cultural@santamonica.rec.br.

***MIS-PR abre mostra sobre paisagens paranaenses***


Crédito das fotos: Divulgação.

***O Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) recebe a partir do dia 16 de maio (quarta-feira), às 19h, a exposição fotográfica “Paisagens do Paraná Turístico – História, Cultura e Natureza”. O período expositivo vai até 1º de julho e a entrada é gratuita.

A mostra faz parte de um trabalho realizado entre o MIS-PR e a Paraná Turismo (PRTUR), depois da doação feita pela PRTUR ao museu de seu acervo de fotografias e slides, coletados principalmente durante os anos de 1980 a 2000 pelos fotógrafos da instituição.

Para que a exposição fosse viabilizada foi necessário um trabalho minucioso de recuperação e tratamento adequado ao material, realizado pela equipe do museu. Curitiba, Paranaguá, Antonina, Morretes e Guaraqueçaba são algumas das várias cidades paranaenses cujas paisagens fazem parte da exposição.


Também estarão expostas fotografias de conhecidos pontos turísticos, como o Parque Estadual de Vila Velha, Parque Nacional do Iguaçu, Salto de Sete Quedas e a Serra do Mar. As imagens são de autoria dos fotógrafos Aldo Carvalho, Ary Martins, Áurea da Cunha, Carlos Renato Fernandes, Denis Ferreira Neto, Giba, Karam, Paulo Azevedo, Paulo Rodrigues, Pedro Serápio, Tabajara e Zig Koch.

O secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, acredita que a exposição trará excelentes resultados. “Ao fazermos essa mostra, nossa maior intenção é levar um pouco das belíssimas imagens ao público que frequenta e gosta de cultura. A partir disso, nós valorizamos ainda mais o estado do Paraná de uma maneira geral”, diz Fiani. O circuito expositivo contempla ainda objetos históricos pertencentes à Paraná Turismo. A curadoria é de José Luiz de Carvalho, Márcio Luz e Gefferson Ferreira Vaz.

Serviço: Abertura da exposição “Paisagens do Paraná Turístico – História, Cultura e Natureza” Dia 16 de maio de 2018 às 19h Período expositivo: até 1º de julho de 2018 Entrada gratuita. Museu da Imagem e do Som Rua Barão do Rio Branco, 395, Centro – Curitiba/PR Visitação: terça a sexta-feira das 9h às 12h30 e das 13h às 17h. Sábado, domingo e feriado das 10h às 12h30 e das 13h às 16h Tel: 41 3232-9113 | www.mis.pr.gov.br.

***Curitiba recebe exposição Mundial de Arte Botânica***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Com a abertura de uma exposição internacional será comemorado o Dia Mundial da Arte Botânica. Marcado para o dia 18 de maio de 2018, o evento acontece no Museu Botânico Municipal, situado no Jardim Botânico de Curitiba. A exposição intitulada Worldwide Botanical Art Exhibition – Linking People to Plants Through Contemporary Botanical Art tem o propósito de conectar as pessoas às plantas por intermédio da arte botânica contemporânea.

Idealizada pela American Society of Botanical Artists (ASBA), e realizada em 25 países, a exposição internacional conta, no Brasil, com a parceria do Jardim Botânico de Curitiba e do Centro de Ilustração Botânica do Paraná.

A comissão organizadora nacional é composta pelas artistas Fátima Zagonel, Diana Carneiro, Maria Alice de Rezende e Mônica Claro. A exposição reúne 60 obras dos principais artistas botânicos da atualidade no Brasil, representando um panorama dessa arte e de nossa imensa biodiversidade tendo como tema “Plantas Nativas”.

Além da exposição, haverá a apresentação de um vídeo internacional com 40 imagens mais representativas da flora de cada um dos 25 países participantes, além de uma mesa-redonda sobre a situação da arte botânica no Brasil, oficinas, demonstrações de técnicas e depoimentos dos artistas participantes diante de seus trabalhos. O Pau-Brasil foi escolhido para ser a planta símbolo da Expomundial / Brasil por ter dado nome ao nosso país e, também, por ser uma planta ameaçada de extinção.

Artistas participantes da mostra: Alessandro Candido (PR), Alex Araújo (PA), Alexandre Viana (SC), Álvaro Nunes (GO), Ana Deliberador (PR), Ana Maria Aviotti (RJ), Bibiana Rys (SP), Carmen Fidalgo (SP), Cássia Dias (PR), Cecília Tomasi (SP), Diana Carneiro (PR), Elisabeth Seraphin Prosser (PR), Fátima Bini (PR), Fátima Zagonel (PR) Gustavo Marigo (RJ), Hiroe Sasaki (SP), Isabel Lima e Silva (RJ), Ivone Gradowski (PR), Jamile Elias Dib (GO), Lais Licheski (PR), Laura Montserrat (SP), Lídia Macedo (RJ), Luiz Carlos Berri (RJ), Maria Alice Rezende (RJ), Maria da Penha Passos (PR), Maura Piccoli (PR), Rachel Rosadas (RJ), Rogerio Lupo (SP), Simone Ribeiro (PR), Susana Ferreira de Souza (RJ) e Zenilton Gayoso (DF).

Países participantes do circuito internacional: África do Sul, Alemanha, Austrália, Bermudas, Brasil, Canadá, Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, Costa Rica, Escócia, Estados Unidos, França, Holanda, Indonésia, Irlanda, Itália, Japão, México, Nova Zelândia, Reino Unido, Rússia, Tailândia e Ucrânia.

***Biquini Cavadão desembarca em Curitiba para única apresentação***


Crédito da foto: Divulgação.

***Uma das mais importantes bandas do rock nacional desde a década de 80 retorna a Curitiba em maio com seu show explosivo que reúne, além das novas canções, hinos de mais de três décadas da carreira. Com realização da Prime, o Biquini Cavadão desembarca na cidade no próximo dia 19 de maio para única apresentação no palco do Teatro Positivo - Grande Auditório (R: Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300) às 21h15. Do vinil ao digital, o Biquíni Cavadão passou por diversas fases desde a década 1980. O grupo que se consagrou na década de 90 e se reinventou no século XXI.

Com 34 anos de carreira, a banda traz uma extensa bagagem de estrada, criação e “know how” sobre o mercado musical. Bruno Gouveia (voz), Carlos Coelho (guitarra), Miguel Flores (piano) e Álvaro ´Birita´ (bateria) trazem os seus principais hits, tais como, “Vento e Ventania”, “Janaína”, “Timidez”, “Daniela”, “Chove Chuva”, “Zé Ninguém”, entre tantos outros, além das novas canções “Um Rio Sempre Beija o Mar”.

Os ingressos estão disponíveis e variam de R$60,00 (meia-entrada) a R$200,00 (inteira), de acordo com o setor. Plateia Vermelha - R$200,00 (inteira) e R$105,00 (meia-entrada) / Plateia Azul - R$190,00 (inteira) e R$100,00 (meia-entrada)/ Plateia Amarelo - R$180,00 (inteira) e R$95,00 (meia-entrada)/ Plateia Roxo - R$170,00 (inteira) e R$90,00 (meia-entrada)/ Plateia Laranja - R$150,00 (inteira) e R$80,00 (meia-entrada)/ Plateia Rosa - R$130,00 (inteira) e R$70,00 (meia-entrada)/ Plateia Verde - R$110,00 (inteira) e R$60,00 (meia-entrada). A meia-entrada é válida para estudantes, pessoas acima de 60 anos, professores, doadores de sangue e portadores de necessidades especiais (PNE) e de câncer.

Promoção 1 +1 - Na compra de 01 bilhete, o cliente ganha outro no mesmo setor. Promoções não cumulativas com descontos previstos por Lei. Valores sujeitos a alteração sem aviso prévio. Já está incluso o valor de R$10,00 de acréscimo por bilhete referente à taxa de administração Disk Ingressos. É obrigatória a apresentação do documento previsto em lei que comprove a condição do beneficiário, na compra do ingresso e na entrada do teatro.

Os ingressos podem ser adquiridos através do Disk Ingressos (Loja Palladium - de segunda a sexta, das 11h às 23h, aos sábados, das 10h às 22h, e aos domingos, das 14h às 20h, quiosques instalados nos shoppings Mueller, Estação e São José - de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 14h às 20h), Call-center Disk Ingressos (41) 33150808 (de segunda a sexta, das 9h às 22h, e aos domingos, das 9h às 18h), na bilheteria do teatro Positivo (de segunda a sexta, das 9h às 21h, e aos sábados, das 9hs às 18hs), na bilheteria do teatro Guaíra (de terça a sábado, das 12h às 21h) e pelo portal www.diskingressos.com.br.

Serviço: Biquini Cavadão Quando: 19 de maio de 2018 (Sábado) Local: Teatro Positivo – Grande Auditório (R. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300) Horários: Abertura do Teatro: 20h / Início do show: 21h15 Duração do show: cerca de 90min.

***Secretaria da Cultura lança edital para contratação de Organização Social***


Crédito da foto: Kraw Penas.

***A Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) lançou nesta segunda-feira (07/05) o edital nº 01/2018, de convocação pública para parcerias com organizações sociais. O chamamento público vai selecionar propostas para firmar parceria com a Organização Social que fará a gestão do complexo de equipamentos do Museu Oscar Niemeyer (MON).

O período de inscrições vai até as 10h do dia 08 de junho de 2018. O chamamento foi publicado no Diário Oficial Executivo do Estado – Suplemento de Comércio Indústria e Serviços nº 10183. “O MON é gerido por organização social desde 2013. A empresa contratada teve o contrato por dois anos renovado por mais dois anos, com prorrogação de mais 12 meses, conforme a lei.

A gestão atual se encerra agora, e a empresa vencedora neste chamamento inicia a nova gestão”, afirma o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani. O processo seletivo tem como objetivo selecionar proposta de uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, devidamente qualificada como Organização Social do Estado do Paraná na área da cultura, que tenha interesse em realizar, por meio de Contrato de Gestão, em estreita cooperação com a Administração Pública Estadual, a gestão do MON, com observância das políticas nacional e estadual da cultura.

Poderão participar do processo os interessados que atenderem a todas as exigências contidas no edital. Os envelopes com documentos necessários para a inscrição deverão ser entregues para a Comissão Especial de Seleção, na Secretaria de Estado da Cultura, Rua Ébano Pereira, nº 240, Curitiba/PR. Não serão aceitas inscrições feitas via postal e nem após o prazo estabelecido. A celebração de Contrato de Gestão acontece nos termos da Lei Complementar nº 140, de 14 de dezembro de 2011, e do Decreto nº 4.951, de 18 de junho de 2012.

Quem pode participar - O processo seletivo é aberto a todas as pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, cujas atividades sejam dirigidas à cultura, e que estejam qualificadas como Organização Social no âmbito do Estado do Paraná ou que vierem a se qualificar até a data prevista para recebimento das propostas. Serão aceitas propostas encaminhadas por sociedades civis de direito privado sem fins lucrativos, qualificadas como Organizações Sociais pelo Estado do Paraná na área da cultura.

A instituição vencedora será comunicada oficialmente e terá prazo de 10 (dez) dias, a contar da data de recebimento do comunicado oficial, para firmar o contrato de gestão. Serviço: Edital de convocação pública para parcerias com organizações sociais Inscrições até as 10h do dia 08 de junho de 2018 Edital: www.cultura.pr.gov.br - Informações: (41) 3321-4773.

Nenhum comentário:

Postar um comentário