domingo, 6 de maio de 2018

Coluna do dia 06/05/18

***Caixa Cultural apresenta show de Elba Ramalho interpretando repertório de Dominguinhos***


Crédito da foto 01: Haroldo Kenedy / Foto 02: Marcelo Lyra Santo Lima.

***A Caixa Cultural traz a Curitiba a presença magnética da cantora Elba Ramalho. Às vésperas de completar 40 anos de carreira, a paraibana Elba escolheu homenagear uma das pessoas que tiveram grande presença em sua trajetória musical: o compositor, cantor, arranjador e sanfoneiro Dominguinhos (1941-2013). O músico pernambucano foi autor de muitos sucessos nacionais e deixou como legado uma extensa obra, com cerca de 45 álbuns gravados.

Considerada a grande intérprete das composições de Dominguinhos, Elba Ramalho gravou mais de 30 canções do artista e protagonizou, junto com ele, espetáculos memoráveis. No espetáculo, o público é convidado a dançar e cantar grandes sucessos interpretados em shows ou gravações em que Elba e Dominguinhos estiveram juntos. Entre as canções estão “De volta pro meu aconchego”, “Onde está você”, “Eu só quero um xodó” e “Gostoso demais”.


Também fazem parte do repertório desse show sucessos como “Pedras que cantam”, “Isso aqui tá bom demais”, “Lamento Sertanejo”, “Tenho Sede”, “Retrato da Vida”, “Vem ficar comigo”, “Contrato de separação” e “Caminhos do coração”. A banda que acompanha Elba Ramalho é formada por músicos experientes na cena nacional: Marcos Arcanjo, na guitarra e violão; Rafael Meninão, ao acordeão; Tostão Queiroga, na bateria; e Fernando Carlos Almeida Gaby, no baixo.

A trajetória da estrela - Nascida em 17 de agosto de 1951, em Conceição do Vale do Piancó, na Paraíba, Elba Ramalho foi ligada à arte desde a infância, tendo se tornado atriz e cantora. O sucesso musical teve início em 1979 com o lançamento de seu primeiro álbum “Ave de Prata”. Dali para frente, consolidou-se como uma das principais cantoras brasileiras tendo vendido mais de 10 milhões de discos.

Gravou mais de 30 álbuns e foi intérprete de grandes compositores como Chico Buarque, Djavan, Caetano Veloso, João Bosco, Belchior, Gilberto Gil, Raul Seixas, Paulo César Pinheiro, Carlinhos Brown, Jackson do Pandeiro, Alceu Valença, Lenine, Luiz Gonzaga, Zé Ramalho, Lula Queiroga, Vital Farias, Geraldo Azevedo e, é claro, Dominguinhos, entre outros. Em duas ocasiões, recebeu o prêmio de “Melhor Show do Ano” da Associação de Críticos de Arte de São Paulo: em 1989, pelo show “Popular Brasileira”; e em 1996, pelo espetáculo “Leão do Norte”.

Foi bicampeã do Grammy Latino com os álbuns “Qual é o Assusto Que Mais Lhe Interessa?” (2008) e “Balaio de Amor” (2009), na categoria Melhor Álbum de Música Contemporânea Regional ou de Raízes Brasileiras. Fez incontáveis shows pelo Brasil e também no exterior, tendo se apresentado em países como Estados Unidos, França, Suíça, Alemanha, Inglaterra, Itália, Israel e Portugal, levando seu repertório eclético que mistura canções de ritmos nordestinos, baladas românticas, rocks, sambas, blues e muita MPB. Em seus espetáculos, a interpretação cênica sempre teve grande força, aliada à sua voz inconfundível.

Os músicos - Marcos Arcanjo, que acompanha Elba na guitara e no violão, é músico e arranjador profissional. Já acompanhou artistas como Geraldo Azevedo, Alexandre Pires e Alceu Valença. Integra a banda da cantora Elba Ramalho há mais de 20 anos. Realiza apresentações no formato de voz e violão, junto com Elba Ramalho, por várias capitais e exterior. Participou da criação de vários arranjos para os álbuns da cantora.

O acordeonista Rafael Meninão tem em seu currículo o acompanhamento de artistas como Moraes Moreira, Geraldo Azevedo e Alceu Valença. Participou de diversos festivais de forró com seu trio “Rapa Cuia”, trabalho pelo qual recebeu vários prêmios. Atualmente, além de integrar a banda de Elba Ramanho, também cria arranjos para as músicas interpretadas por ela.

Tostão Queiroga é baterista e atua há mais de 30 anos no cenário artístico cultural como músico e produtor, acompanhando e produzindo diversos artistas de Pernambuco e, também, de expressão nacional, tais como André Rio, Lula Queiroga, Naná Vasconcelos, Nena Queiroga, Elba Ramalho, Silvério Pessoa, Lenine, Nelson Gonçalves e Alceu Valença, entre outros.

Tostão também foi o produtor musical do Álbum “Qual o Assunto Que Mais Lhe Interessa?”, também de Elba Ramalho, que lhe rendeu um Grammy Latino. Na televisão, Tostão foi o Diretor Musical da Série “O Reino Cantado de Luiz Gonzaga” e do “Causos e Cantos” ambos para Rede Globo. Tostão ainda divide seu tempo gerenciando projetos culturais de diversos artistas na Lunni Produções, empresa que também é sócio.

Fernando Carlos Almeida Gaby é baixista e arranjador profissional. Acompanhou Bebeto – O Rei do Suingue, em varias turnês pelo Brasil e exterior. Atualmente, integra a banda da cantora Elba Ramalho em suas turnês nacionais e internacionais e colabora na criação dos arranjos das gravações dos álbuns da cantora.

Serviço: Elba Ramalho Apresenta “Canções de Dominguinhos” Local: Caixa Cultural Curitiba. Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR) Data: 12 e 13 de maio de 2018 (sábado e domingo) - Horário: sábado, às 19h e às 21h; e domingo, às 18h e às 20h. Ingressos: vendas a partir de 05 de maio (sábado). R$ 20 e R$ 10 (meia – conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito Caixa). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura. Bilheteria: Tel: (41) 2118-5111 (De terça a sábado, das 12h às 20h. Domingo, das 16h às 19h). Classificação etária: 14 anos. Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes).

***PUCPR vence Prêmio SEBRAE de Educação Empreendedora no Paraná***


Crédito da foto: Divulgação.

Na foto, (Da esquerda para direita): Prof. Dr. Bruno Henrique Rocha Fernandes, Decano da Escola de Negócios da PUCPR, Profa. Msc. Sara Regina Hokai, secretária geral, Prof. Dr. Paulo Cesar Porto Martins, coordenador do Centro de Empreendedorismo da PUCPR e a Profa. Msc. Adriana Martello Valero, coordenadora do Centro de Empreendedorismo e Inovação Campus Londrina.

***Na sexta-feira, 27 de abril, foram conhecidos os vencedores da 2ª edição do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora, em cerimônia na sede do Sebrae/PR, em Curitiba. A Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR – levou o 1 º lugar Estadual na categoria Instituição de Ensino Superior 2018.

A premiação tem abrangência estadual e contou com 300 inscritos em quatro categorias: Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Ensino Superior. A equipe premiada é composta pelos professores: Dr. Paulo Cesar Porto Martins, Msc. Sara Regina Hokai, Msc. Adriana Martello Valero e o Msc. Galileu Limonta Maia. Durante a premiação, o Decano da Escola de Negócios da PUCPR, Bruno Henrique Rocha Fernandes, foi prestigiar o evento e os ganhadores.

***Déo Garcez da novela O Outro Lado do Paraíso faz espetáculo “Luiz Gama - Uma Voz Pela Liberdade”***


Crédito das fotos 01 e 02: Vivian Fernández / Foto 03: Maurício Code. 

***Estrelado por Déo Garcez e Nivia Helen, a biografia dramatizada “LUIZ GAMA – Uma voz pela liberdade” traz a história do jornalista, poeta e advogado abolicionista que libertou mais 500 escravos do cativeiro ilegal. Dirigido por Ricardo Torres, o espetáculo retrata a importância da história de Luiz Gama para o nosso país, trazendo a tona assuntos que refletem na atualidade. O roteiro, idealizado pelo ator e roteirista Déo Garcez, traz a força de um Brasil que luta contra a desigualdade.


Nivia Helen passeia por diferentes personagens como apresentadora, musa inspiradora e Luísa Mahin, mãe do abolicionista Luiz Gama. “Trazemos um formato diferente, intitulado biografia dramatizada, que permite-nos apresentar a história de Luiz Gama e passear por alguns personagens escolhidos para contar esta história. Os temas abordados são muito atuais, o que instiga o público a discutir e participar do bate papo com os atores, proposto neste formato, após o espetáculo”, afirma o diretor Ricardo Torres. A concepção do espetáculo “LUIZ GAMA – uma voz pela liberdade”, baseia-se em uma visão histórica da vida de Luiz Gonzaga Pinto da Gama.


Nas cenas, o ator Deo Garcez trabalha com diálogos que evocam a luta contra o racismo e a discriminação presente na sociedade brasileira de sua época. A cenografia remete a uma ambientação clássica e intimista. Com uma mesa de canto e duas cadeiras antigas, o ator trabalha a dualidade das expressões teatrais; ora está sentado lendo, encenando momentos de produção textual e ora levanta-se para denunciar as mazelas da sociedade escravocrata. Seu movimento corporal é parte do jogo de revolta e embate envolvendo o advogado e a sociedade. Além disso, a peça traz a mãe de Luiz Gama, encenada por Nivia Helen.

Ela revela-se como narradora, como consciência, como mãe, como elemento cênico que transcende a cena e leva o público ao mergulho na vida e obra de Luiz Gama. O roteiro foi idealizado a partir da mescla entre a vida de Luiz Gama e seus escritos. Em muitas cenas Déo Garcez traz poemas e textos do próprio Luiz Gama que dão veracidade a cena. Além disso, os atos formam um constante jogo entre uma reflexão sobre a discriminação no passado, levando o público a uma reflexão sobre a discriminação na contemporaneidade.

O ator Déo Garcez, que atualmente faz a novela O Outro Lado do Paraíso, de Walcyr Carrasco, na Rede Globo, personagem delegado Martinho, de Pedra Santa, formou-se em Bacharelado em Artes Cênicas e em Licenciatura em Artes Cênicas, ambas na Faculdade de Teatro Dulcina de Moraes, tendo sido aluno da própria. Por causa de seu envolvimento com a figura histórica de Luiz Gama, inclusive com a montagem do trabalho sobre ele, Deo foi convidado para integrar a Comissão da Verdade da Escravidão Negra no Estado do Rio de Janeiro.

Morando no Rio desde 1992, Déo Garcez tem participado de diversos espetáculos ligados à causa da negritude. E das novelas de que participou, destacam-se o Mucamo Paulo em “Xica da Silva” (Manchete), o André de “A Escrava Isaura” (Record), Senhor Morales em “Carrossel” (SBT) e Ezequiel em “O Cravo e a Rosa” (Globo). Dentre os prêmios de ator destacam-se o Troféu Raça Negra de Melhor Ator em 2007 pela AFROBRÁS-SP e o Prêmio Arleguim de Melhor Ator do Festival de Teatro do Rio de Janeiro em 2010.

"Nivia Helen, atriz formada pela Universidade de Brasília-UnB, apresentadora, telejornalista, dubladora, diretora e professora de teatro. Trabalha profissionalmente há 27 anos na área e tem em seu currículo 3 novelas na Rede globo ( Laços de Família, Começar de Novo e Paraíso Tropical), além de várias participações em novelas e programas de Tv na Globo e Rede Record, apresentou programas na TV Cultura, TVE(Canal Brasil), Rede Petrópolis de Televisão, reportagens na Rio TV Câmara, além de muitos institucionais, 05 peças de teatro, 06 filmes e uma indicação à melhor atriz no Festival Internacional de Cinema de Brasília.

"A peça conta a trajetória de Luiz Gama, ex-escravo, jornalista, poeta, primeira voz negra da literatura brasileira, advogado abolicionista que libertou mais de quinhentos escravos do cativeiro ilegal, reconhecido oficialmente como advogado em 2015 pela AB, hoje considerado o patrono do abolicionismo brasileiro e herói da pátria. O espetáculo convida o público a repensar nossa história oficial, trazendo uma importante reflexão sobre nossos preconceitos contemporâneos.

Serviço: Luiz Gama - Uma voz pela liberdade Dramaturgia: Déo Garcez Direção: Ricardo Torres Elenco: Déo Garcez e Nivia Helen Produção: Alan de Jesus e Mário Seixas / MS Events Assessoria de Imprensa: Alan de Jesus e Márcia Araújo De 11 de maio a 03 de junho de 2018 Sextas, sábados e domingos, às 19h CCJF – Centro Cultural Justiça Federal Avenida Rio Branco, 241, Centro, Rio de Janeiro/RJ Ingressos: R$ 30 inteira e R$ 15 meia-entrada Duração: 55 minutos - Classificação: Livre Bilheteria: (21) 3261-2565 - Maiores informações: msevents.com.br.

***Di Ferrero é um dos convidados de Marylia Bernardt***


Crédito da foto: Divulgação.

***O programa Band Mulher, apresentado por Marylia Bernardt, receberá na próxima segunda-feira, 7 de maio, o cantor Di Ferrero. Conhecido por ser vocalista da Banda NX Zero, o artista aproveita a pausa do grupo para investir na carreira solo.

O objetivo da vinda à Curitiba é divulgar seu novo single, “Sentença”, música lançada recentemente que marca a pegada pop do roqueiro. “O Band Mulher sempre traz novidades na música, tanto regional, quanto nacional e estamos muito contentes por ter escolhido nosso programa para divulgar seu trabalho. Com certeza será um programa especial porque o ele tem muitos fãs em Curitiba”, conta a apresentadora.

Além da nova fase na artística, Di ferrero vai falar sobre moda, casamento e claro, cantar ao vivo para os telespectadores. O Band Mulher vai ao ar, ao vivo, todas as tardes no canal Bandeirantes e também pode ser visto com transmissão simultânea pelo Facebook.

***Editora Voo e Caixa Filosofal lançam kit especial para Dia das Mães***

***Se existe data que é unanimidade é o Dia das Mães. Elas merecem todo o nosso carinho simbolizado por um presente especial. A editora Voo e a Caixa Filosofal se uniram para criar um delicado kit para o Dia das Mães que contém um exemplar do livro-presente Trem Bala, de Ana Vilela, e um quadro-cartão com a frase “Minha Mãe não tem Igual” que traz no verso um espaço para o filho escrever uma mensagem com as suas palavras.

Os versos da música Trem Bala emocionaram as pessoas na voz doce e no violão da londrinense Ana Vilela. A música tão verdadeira viralizou e na versão livro tornou-se um presente para todos. Trem Bala ganhou forma, cores e ainda mais encanto nos traços delicados da ilustradora Anna Cunha com editoração da Voo. O livro tem ainda uma contrapartida social, destinando parte da renda de cada exemplar vendido para a escola da Fundação Playing For Change Brasil, que oferece aulas de música a crianças e adolescentes em situação de fragilidade social. O kit pode ser adquirido on-line nos sites das duas empresas: www.editoravoo.com.br e www.caixafilosofal.com.br pelo valor de R$ 58 + frete para todo o país. Prazo de entrega de 2 a 15 dias úteis.

***Balé Teatro Guaíra é sucesso de público e crítica com o espetáculo “Carmen” em São Paulo, por aqui o Projeto Sexta Pública e os ensaios tem continuidade***


Crédito da foto: Rony Santos.

***O Balé teatro Guaíra segue com a agenda lotada, tanto de ensaios quanto de apresentações. Além dos ensaios com o coreógrafo Luiz Fernando Bongiovanni para a nova montagem de “O Lago dos Cisnes”, que será apresentada em junho, o Balé Teatro Guaíra fez sucesso no VIVADANÇA Festival Internacional, em Salvador, no dia 19 de abril, com o espetáculo “Carmen”. O BTG se apresentou para uma plateia de 1400 pessoas e foi aplaudido de pé. Nos dias 27, 28 e 29 de abril os bailarinos do BTG se apresentaram no “1º Festival de Dança de São Paulo – Abril Para a Dança”, também com o espetáculo “Carmen”.

Nesse festival se apresentaram as principais companhias de dança do Brasil e em todas as noites o espetáculo do BTG e atingiu a lotação máxima do teatro, além do sucesso de crítica tanto do público quanto da classe artística. “Carmen” que também tem coreografia de Luiz Fernando Bongiovanni, sob composições de Georges Bizet e Rodian Shchedrin, estreou em 2016 no Guairão, com participação da Orquestra Sinfônica do Paraná. “Carmen” é uma das obras mais conhecidas e tocadas no mundo todo.

Escrita em forma de ópera pelo compositor francês, Georges Bizet é um drama clássico de amor e ódio ambientado em Sevilha no século 19. Conta a história da sedutora cigana Carmen, que afasta Don José da noiva Micaela, dando início a uma confusa e trágica trama de amor. A versão para balé foi criada 90 anos depois da estreia da ópera, (1875), em Paris por Rodion Shchedrin, compositor russo, que dedicou a obra à esposa Maya Plisetskaya, primeira bailarina do Balé Bolshoi, que morreu em 2015.

O espetáculo pertence ao imaginário da civilização ocidental como uma das tragédias mais conhecidas da história da arte. Trata de amor, passionalidade, ciúme e morte. "O Balé Teatro Guaíra é uma das principais companhias de balé do Brasil, e a sua circulação pelo Brasil vem comprovar esse sucesso. O Governo do Paraná fez trabalho qualificado no ano passado, com a implantação do Palcoparaná e após um minucioso processo seletivo, foram contratados 23 bailarinos, e com um novo elenco o BTG segue sendo referência em todo o país", afirma o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani.

Projeto Sexta Pública - Além da agenda de apresentações, na última sexta-feira de cada mês o Centro Cultural Teatro Guaíra recebe visitantes interessados em conhecer e se aproximar do Balé Teatro Guaíra. Uma oportunidade de fazer um tour pelos bastidores e também vivenciar um dia dentro da rotina de trabalho da Companhia. O projeto Sexta Pública propicia uma experiência diferenciada, na qual o público pode conhecer de perto a preparação técnico-artística que antecede um espetáculo.

As atividades previstas são: visitação aos auditórios do Teatro e guarda-roupa do Balé Teatro Guaíra, aula e ensaios abertos e bate-papo entre visitantes, bailarinos e ensaiadores. A visitação é conduzida por integrantes do BTG, responsáveis pela apresentação das dependências do Teatro, elaboração e distribuição de material explicativo sobre a aula que será ministrada, detalhes sobre as obras a serem ensaiadas, como também a introdução e mediação aos bate-papos.

Este encontro visa aproximar arte e público, possibilitar a acessibilidade à dança contemporânea, sensibilização e formação de plateia. No dia 17 de abril os integrantes do "DANCEP - Grupo de dança contemporânea do Colégio Estadual do Paraná" esteve participando do Projeto Sexta Pública. ​​​​​​Assistiram à aula de balé clássico do Balé Teatro Guaíra ministrada pelo professor Samuel Cavalerski e depois ao ensaio do balé CARMEN.

Serviço: Balé Teatro Guaíra e Orquestra Sinfônica do Paraná apresentam “O Lago dos Cisnes” De 27 a 30 de junho, às 19h30 Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto – Guairão Classificação: 7 anos Ingressos: R$ 20,00 (vinte reiais).

***Eletrofrio apresenta investimento de R$ 50 milhões na Apas Show***

***Após um investimento de R$ 50 milhões nos últimos dois anos para colocar no mercado um produto que representasse um divisor de águas para o setor varejista, a Eletrofrio Refrigeração Ltda irá apresentar na Apas Show, em um coquetel para clientes e imprensa no dia 7 de maio, às 19h, a Linha Vittrine, um equipamento revolucionário que promete economizar 20% de energia em comparação com a atual linha de equipamentos da empresa, que já é muito eficiente. Com um faturamento do grupo de R$ 1,100 bilhão em 2017, a empresa desponta na liderança do segmento de refrigeração comercial brasileiro e completa em outubro 72 anos de história.

Com o lançamento, a Eletrofrio espera encerrar 2018 com um crescimento de 10%. “Com os investimentos realizados para este lançamento, teremos a capacidade de duplicar a nossa produção, gerando mais de 200 empregos diretos. Nunca houve no país um investimento desta dimensão em refrigeração comercial”, afirma o presidente da Eletrofrio, José Antonio Paulatti. Para o desenvolvimento da linha Vittrine, foram realizadas pesquisas com clientes e usuários de expositores comerciais no mercado nacional e no exterior.

Os dados obtidos nestas pesquisas foram trabalhados por um grupo formado por todos os setores estratégicos da empresa, que trabalhou focado em entregar algo inovador, futurista e acessível a todos os empresários varejistas. Com este lançamento os consumidores brasileiros podem esperar por lojas mais modernas, confortáveis e muito mais bonitas. “Explicaremos no evento todos os detalhes da Vittrine, mas as características mais marcantes do lançamento são a eficiência energética, a sustentabilidade e o design arrojado.

O conceito ‘pele de vidro’, bastante utilizado na arquitetura, foi a base do design dos expositores, que possuem portas sem molduras, maiores superfícies envidraçadas e estruturas com perfis mais leves, que não competem com as mercadorias expostas”, destaca Paulatti. A equipe da Eletrofrio estará no estande para apresentar o lançamento e explicar todas as inovações implantadas e os benefícios do produto. Os visitantes da Apas Show vão poder conhecer em primeira mão a nova Linha Vittrine em um estande de aproximadamente 500 m².

A Eletrofrio vai apresentar também o Rack Chiller Propano, um novo projeto para substituição de gases sintéticos em sistemas de refrigeração, composto por compressores que utilizam Propano e CO2 em instalações frigorificas comerciais, conceito já utilizado em instalações de diversos países da Europa. Além das suas características de sustentabilidade, reduz o consumo de energia elétrica e os custos de manutenção dos equipamentos instalados.  

Serviço: Coquetel de lançamento da Vittrine será realizado no dia 7 de maio, às 19h, no estande da Eletrofrio na Apas Show O estande da Eletrofrio é o nº 551, na rua K11. A Apas Show 2018 acontece entre os dias 7 e 10 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo.
 
***Projeto Tauá oferece Oficinas de Cerâmica Indígena para alunos do Ensino Fundamental das Escolas Municipais de Curitiba***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Alunos do Ensino Fundamental (1ª a 5ª série), de cerca de 10 escolas municipais de Curitiba, serão beneficiados com uma atividade pouco convencional: oficinas de cerâmica indígena. O projeto chama-se Tauá – A Arte Indígena da Cerâmica e irá atingir com 60 oficinas mais de 2 mil crianças até julho deste ano. Tauá significa argila em Tupi Guarani e a iniciativa, além de promover o exercício e a valorização do trabalho artesanal, visa destacar a importância, a beleza e a riqueza da cultura indígena brasileira, em especial a cultura da cerâmica.

O entusiasta desta ideia e criador do projeto é o artesão, arte educador e músico Fabio Mazzon, que desde 2004 produz peças de cerâmica a partir de pesquisas de técnicas ancestrais de modelagem e decoração utilizadas por povos originais e indígenas brasileiros. Além de Mazzon, outro ministrante da oficina é o artesão e pedagogo Pietro Rosa que há anos desenvolve trabalhos com crianças, inclusive com necessidades especiais.


“A argila, como material, é um elemento natural que oferece muitas possibilidades: alimenta a fantasia, exercita a paciência, a concentração, estimula a imaginação, o espírito criador, a sensibilidade e ainda desenvolve o conhecimento cognitivo e a psicomotricidade”, destaca Mazzon. “Tendo como referência a cultura e a sabedoria dos nossos povos nativos ancestrais, decifrando mistérios, dominando técnicas e colocando as mãos na massa, as crianças terão a oportunidade de reconhecer sua capacidade de criar, reproduzir e produzir, tendo a argila como elemento para sua expressão individual”, complementa.

O formato da oficina será sempre o mesmo em todas as escolas. Os alunos serão recepcionados ao som de músicas indígenas tradicionais de diferentes etnias, tendo como ambientação um cenário composto por imagens que retratam a técnica do acordelado, técnica utilizada na oficina, comum à quase totalidade das comunidades indígenas e também peças originais de adornos e artefatos (cocar, colares, cintos, instrumentos musicais, zarabatana, cerâmicas...) confeccionados por diferentes povos indígenas (Guarani, Kaingang, Fulni-ô, Yanomami, Tikuna, Baniwa etc.) de diferentes regiões do país. As crianças serão introduzidas ao tema a partir de histórias e mitos sobre a argila e bate papo sobre a diversidade dos povos indígenas brasileiros, sua riqueza, importância e sabedoria. Cada criança confeccionará uma peça que poderá ser levada para casa. A duração da oficina é de 1 hora e 40 minutos.

Os educadores também serão beneficiados com duas oficinas onde receberão conhecimentos históricos e culturais da utilização da cerâmica pelas culturas indígenas e mundial e realizarão atividades práticas de manipulação da argila utilizando a mesma técnica de confecção, o acordelado, a fim de multiplicar as ações propostas pelo projeto. “A possibilidade de confeccionar algo com as próprias mãos é extremamente saudável e fundamental para o desenvolvimento humano. Esse tipo de atividade não só estimula a valorização das artes manuais, mas também a criatividade e a socialização”, declara Rosa.

A cerâmica no Brasil - Existem hoje registradas no Brasil mais de 250 sociedades indígenas, cada qual com sua cultura, seus costumes, suas crenças, sua arte. A cerâmica é muito presente nestas sociedades, faz parte da cultura material destes povos nativos e carrega significados a serviço da manutenção da tradição de cada povo e da continuidade de sua identidade. Utilizando como ferramentas gravetos, cipós, penas, pedras, sementes e principalmente as mãos, criam panelas, vasilhas, vasos, cachimbos, apitos, brinquedos, urnas funerárias, instrumentos musicais, peças que posteriormente são decoradas com pigmentos naturais como o urucum e o jenipapo.

No Brasil, a cerâmica tem seus primórdios registrados na Ilha de Marajó, no Pará. A cerâmica marajoara tem sua origem na avançada cultura indígena que floresceu na Ilha. Estudos arqueológicos, contudo, indicam a presença de uma cerâmica mais simples, que ocorreu ainda na região amazônica por volta de 5.000 anos atrás. A confecção de artefatos em argila é um aspecto presente na maioria das comunidades indígenas brasileiras.

Em algumas comunidades a cerâmica é lisa, exclusivamente utilitária, em outras, além de utilitárias, encontram-se peças decorativas nas quais sobressaltam a beleza e variedade das formas, grafismos e pinturas, como é o caso das cerâmicas Marajoara, Tapajônica, Kadiwéu e Asurini. Onde for, a cerâmica mostra-se imbuída de cultura e extremo valor, acompanhando a história e o desenvolvimento da raça humana. Este projeto foi viabilizado por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e Fundação Cultural de Curitiba e conta com o incentivo do Shopping Muller.

***Estudantes paranaenses premiados fora do Brasil***


Crédito da foto: Divulgação.

Na foto 01: Os professores de Inglês Tony Serur e Patrícia Pallu com o estudante Antônio Vezozzo e a representante do Swiss Education Group, Valquiria Mac-Dowell.


Na foto 02: Lara Prado e Eduarda Rossi durante International Conference of Young Scientists (ICYS), na Sérvia.

***O estudante curitibano Antônio Vezozzo é o vencedor do Concurso de Vídeo de Hospitalidade 2018 da Swiss Education Academy. Vezozzo, que está no 2° ano do Ensino Médio no Colégio Positivo - Ângelo Sampaio, ganhou uma bolsa de estudos para o curso “Introduction to the World of Hospitality”, com duração de duas semanas, na Suíça.

Ele foi o ganhador entre os cerca de 300 inscritos. Já com o projeto "SOS People - Sua Omissão não Salva Pessoas", as estudantes Eduarda Rossi e Lara Prado, do 1° do Ensino Médio do Colégio Positivo, foram premiadas no International Conference of Young Scientists (ICYS), que aconteceu esta semana, em Belgrado, na Sérvia.

As estudantes fizeram parte da Delegação Brasileira de Pesquisa Científica na edição 2018 do evento. O projeto SOS People, que ficou conhecido após a Mostra de Soluções para Uma Vida Melhor, do Colégio Positivo, é um aplicativo que tem como objetivo constranger assediadores e auxiliar vítimas em situações de risco.

Sobre o Colégio Positivo - O Colégio Positivo compreende cinco unidades na cidade de Curitiba, nas quais nasceu e se desenvolveu o modelo de ensino levado a todo o país e ao exterior. O Colégio Positivo Júnior, o Colégio Positivo – Jardim Ambiental, o Colégio Positivo – Ângelo Sampaio, o Colégio Positivo Hauer e o Colégio Positivo Internacional atendem alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, sempre combinando tecnologia aplicada à educação, material didático atualizado e professores qualificados, com o compromisso de formar cidadãos conscientes e solidários.

Os alunos têm à sua disposição atividades complementares esportivas e culturais, incentivo ao empreendedorismo e aulas de Língua Inglesa diferenciadas, além de aprendizado internacional na unidade que leva essa proposta em seu nome. Em 2016, foram incorporadas ao Grupo duas novas unidades do Colégio Positivo Joinville, em Santa Catarina e, em 2017, a unidade do Colégio Positivo – Santa Maria, em Londrina (PR).

***Sistema Fiep e TRT promovem evento internacional e gratuito sobre “Geração Segura e Saudável”***

***A segunda edição do Seminário Internacional de Segurança e Saúde no Trabalho vai abordar temas sobre indústria e emprego 4.0, empreendedorismo na saúde, longevidade e e-Social. Chamar a atenção para prevenção de acidentes no trabalho, trazendo cases de boas práticas em segurança e saúde e expor temas como Indústria e Emprego 4.0, Empreendedorismo na saúde e e-Social são os objetivos do Seminário Internacional de Segurança e Saúde no Trabalho.

A segunda edição do evento, promovida pelo Sistema Fiep por meio do Sesi, e do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), acontece nos dias 10 e 11 de maio no Campus da Indústria e é direcionada para profissionais de segurança e saúde no trabalho, recursos humanos, empresários, servidores públicos e acadêmicos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link sesipr.org.br/seminariointernacionalssi.

Para esse ano, o tema escolhido foi “Geração Segura e Saudável”, que tem o intuito de discutir a modernização das empresas e dos empregos, bem como a longevidade dos trabalhadores, garantida pela prevenção dos acidentes e promoção da saúde. “Com as palestras, cases e painéis queremos promover essa integração necessária à nova maneira de trabalhar frente ao aumento da longevidade dos nossos trabalhadores”, explica a gerente de Segurança e Saúde do Sistema Fiep, Rosangela Fricke.

Na programação estão previstas palestras sobre Gestão da Informação – e-Social (plataforma que permite cruzar informações e enviar aos órgãos governamentais, incluindo comunicações relacionadas aos acidentes de trabalho), painéis de boas práticas e novas tecnologias, e também uma conferência que envolve os ensinamentos do "Me Too" - movimento criado para gerar empatia entre as vítimas de assédio, com o professor Augustus Bonner Cochran, titular de Ciência Política da Faculdade de Agnes Scott (Georgia – EUA).

Serviço: Seminário Internacional de Segurança e Saúde no Trabalho Data: 10 e 11 de maio Horários: 10/05 – 18h às 21h. 11/05 – 09h às 17h30 Local: Auditório Mario de Mari – Campus da Indústria - Comendador Franco, 1341.

Sobre o Sistema Fiep - O Sistema Fiep é composto pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). As instituições trabalham integradas em prol do desenvolvimento industrial. 

Com linhas de atuação complementares, realizam a interlocução com instâncias do poder público, estimulam o fomento de negócios nacionais e internacionais, a competitividade, a inovação, a tecnologia e a adoção de práticas sustentáveis, e oferecem serviços voltados à segurança e saúde dos trabalhadores, à educação básica de crianças, jovens e adultos, à formação e aperfeiçoamento profissional, à formação de nível superior, além de capacitação executiva. Sistema Fiep: nosso i é de indústria.

***Mineiros do Gamp lançam single e clipe***

   
Crédito da foto: Divulgação. 

***‘Tudo que acabar’ é o novo single da Gamp, que reforça o estilo musical do grupo, influenciado por grandes nomes do pop/rock mundial, do clássico ao moderno. A música e o clipe estarão na Internet a partir de maio. ‘Tudo que acabar’ é uma balada pop/rock. As imagens do clipe, feitas numa fábrica abandonada de uma cervejaria na região metropolitana de Belo Horizonte, acentuam o sentimento de saudade evocado na canção. 

O GAMP surge como nome forte do pop/rock mineiro. Em 2014 lançou o álbum Keep Rockin, pela Som Livre, emplacando dois hits nas rádios. Em 2015 o destaque veio com a releitura de ‘Hoje Eu Quero Sair Só’, sucesso com Lenine nos anos 90. A versão da banda chegou a estar entre as mais tocadas nas rádios, ranking que inclui artistas de todo o mundo no segmento pop, alcançando o 14º lugar. 

Em 2016, a banda lançou novo EP, com direção artística de Rick Bonadio e produção de Fernando Prado e Cris Simões. Com três musicas inéditas, o EP confirmou sua identidade musical do Gamp e, em nova fase, com novo vocalista, mostra a maturidade de quem veio pra se firmar no cenário nacional, como uma nova promessa de muita música boa. É em loucos planos que o GAMP se inspira. 

Ficha técnica "Tudo que Acabar": Produzido, gravado e mixado por Cris Simões no Pacific Audio Studio em Belo Horizonte/MG. Masterizado por Ted Jensen no Sterling Sound em Nova Iorque, EUA. Compositor: Vinícius Carossi. Vinícius Carossi - Vocal. Matheus Ribeiro - Guitarra. Bidu Dequech - Guitarra. Lucas Bastos - Bateria. Flávio Simões - Baixo. Cris Simões - Teclados e Programações. Federico Puppi - Cello. Ficha Técnica clipe: Direção e Edição: Rafael Caminha. Produtora: Caminha Filmes. Atriz: Hayssa Gamarano. Ouça aqui ‘Tudo que acabar’ - https://open.spotify.com/album/5DJhfoQd09zI3G4R5JC03u Clipe ‘Tudo que acabar’ - https://www.youtube.com/watch?v=gqyiRUZ1rzo&feature=youtu.be.

***Monja Coen e Leandro Karnal em Curitiba***


Crédito da foto: Tatiana Ferro.

***Curitiba recebe, nos dias 28 e 29 de setembro de 2018, os autores Leandro Karnal e Monja Coen para palestra "O inferno somos nós: Do ódio à cultura de paz", com mesmo tema do mais recente livro deles, lançado pela editora Papirus. No dia 28, a palestra será no Teatro Positivo e, no dia 29, no Teatro Ópera de Arame. Os ingressos poderão ser adquiridos pelo site Alô Ingressos, bem como o livro autografado (a quantidade de exemplares autografados é limitada). A intolerância suscita sentimentos ruins e atos violentos. Como transformar a cultura de violência disseminada pelo planeta em cultura de paz?

Como fazer com que as relações humanas sejam permeadas pelo diálogo e pela tolerância, diante da diversidade de pessoas, de opiniões e de culturas? Em "O inferno somos nós: Do ódio à cultura de paz" (Papirus 7 Mares, 112 pp., R$ 29,90), o historiador Leandro Karnal e a Monja Coen, fundadora da Comunidade Zen-budista do Brasil, refletem sobre essas e outras questões, estabelecendo como objetivo principal do livro pensar o que é necessário para alcançar uma sociedade menos agressiva e mais acolhedora.

Atos de violência, escravidão, massacres e assassinatos sempre foram frequentes em todos os períodos da história. “A diferença, hoje, talvez esteja em duas novidades. A primeira é que temos mais informação sobre eles. E a segunda é que existe hoje também, por uma série de fatores, no Ocidente em particular, uma exacerbação do ‘eu’, da sua autoestima e da ideia de que ‘se eu penso assim, isso é o correto’”, aponta Karnal.

Para a Monja Coen, a mídia precisa, sim, “alertar contra os malfeitos e os erros de compreensão humana, alertar contra os preconceitos e as discriminações, alertar contra as várias formas de violência. Mas é preciso também dar visibilidade ao que é benéfico, aos bons exemplos a serem seguidos”. A proposta para uma cultura de paz remete a “uma revolução muito grande, uma grande transformação individual e social. Porque é necessário modificar todo um sistema educacional, dentro de escolas, universidades, as famílias...”, explica a Monja.

“Quando condenamos o hábito alimentar de alguém, o tipo de roupa que ele veste ou a ausência de trajes, estamos falando de algo que incomoda mais a nós mesmos do que qualquer outra coisa, e muito menos sobre o outro, sobre o bem ou sobre a caridade e assim por diante”, acredita o historiador. A leitura dessa obra leva à reflexão sobre o papel que cada um de nós tem de mudar a atitude da sociedade em relação ao planeta e ao outro.

Mais que tolerância, é preciso haver compreensão e respeito, como observa a Monja Coen: “É preciso tolerar alguém que tenha outra forma de pensar, de comer... Mas não se trata de tolerar a outra pessoa como toleramos um remédio amargo e desagradável, apenas porque ele traz a cura. Para mim, devemos compreender e respeitar o outro, o que considero um passo a mais do que tolerar”.

Sobre os autores: Claudia Dias Batista de Souza, conhecida como Monja Coen, foi jornalista profissional em sua juventude. É missionária oficial da tradição Soto Shu e primaz fundadora da Comunidade Zen-budista do Brasil. Segue os ensinamentos de Buda e participa de encontros educacionais, culturais e inter-religiosos, com o objetivo de difundir princípios em prol da preservação do meio ambiente, da defesa dos direitos humanos e da criação de uma cultura de não violência e paz.

Leandro Karnal é professor doutor na Unicamp, desde 1996. Graduado em História pela Unisinos e doutor em História Social pela USP, possui pós-doutorados pela Unam, México, e pelo CNRS de Paris. Sua formação cruza história cultural, antropologia e filosofia. É membro do conselho editorial das principais publicações acadêmicas da Unicamp e da Unisinos, além de autor de várias obras, como: Felicidade ou morte, em parceria com Clóvis de Barros Filho, e Verdades e mentiras: Ética e democracia no Brasil, junto com Mario Sergio Cortella, Luiz Felipe Pondé e Gilberto Dimenstein, ambas pela Papirus 7 Mares. Ficha técnica do Livro: Título: O inferno somos nós: Do ódio à cultura de paz Autores: Leandro Karnal e Monja Coen Editora: Papirus 7 Mares Páginas: 112 Formato: 14 x 21 cm Preço de capa: R$ 29,90.

Serviço: Palestra com Monja Coen e Leandro Karnal e lançamento do livro O inferno somos nós: Do ódio à cultura de paz Data: 28 de setembro Horário: 19h45 Local: Teatro Positivo, em Curitiba http://www.aloingressos.com.br/leandro-karnal-e-monja-coen-rochi.html. Data: 29 de setembro    Horário: 9h45 Local: Teatro Ópera de Arame, em Curitiba Os valores dos ingressos do 1º lote, podem ser adquiridos a partir de R$ 108,00 a meia-entrada + R$ 10,00 da taxa administrativa Alô Ingressos. 

A meia-entrada é válida para Doadores de Sangue devidamente comprovados, Estudantes devidamente comprovados, Idosos conforme Lei, PNE, Portador de Câncer e Professor. Desconto de 30%, no ingresso inteiro, para Clube Gazeta, Advogados e colaboradores OAB-PR, Clube Alô Ingressos, Comunidade Zen Budista de Curitiba e Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEEBB Curitiba). Os participantes destes grupos budistas, após a compra do ticket, devem validá-los nos locais de prática antes do evento.

***MAA e CJAP recebem palestras sobre o processo criativo de mulheres na área artística***

***O Museu Alfredo Andersen (MAA) e o Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP) recebem nos meses de maio e junho o ciclo de palestras “Mulheres e Processos de Criação”, realizado em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

As palestras têm como objetivo incentivar o debate e estimular a reflexão sobre os processos criativos das mulheres nas áreas de artes e design. A participação é gratuita. Vagas limitadas. A ação está relacionada com o projeto de extensão “Experimentar, conhecer e construir o mundo a partir da arte e do design” do Departamento de Design da UFPR. As palestras serão comandadas por docentes e pesquisadoras da UFPR e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), dos departamentos de Design e de Desenho Industrial e dos programas de pós-graduação em Design e em Tecnologia e Sociedade. Ao todo serão cinco encontros que irão abordar a produção de espaços domésticos, corpos e imagens, além de trazer um olhar crítico para as questões de gênero. Os participantes receberão certificado. 

Confira a programação completa: 02/05, das 10h às 12h Lançamento de livro e palestra “Gênero e consumo no espaço doméstico”, com Marinês Ribeiro dos Santos Auditório do MAA. 09/05, das 9h30 às 12h Mesa-redonda “Artes decorativas e produção do lar”, com Ana Caroline de Bassi Padilha e Lindsay Cresto Auditório do CJAP. 16/05, das 10h às 12h Palestra "Existe um 'universo feminino'? Uma introdução aos feminismos e estudos de gênero", com Cláudia Zacar. Auditório do CJAP. 06/06, das 9h30 às 12h Mesa-redonda "Moda e produção do corpo", com Anna Lucia Vörös e Maureen Schaefer França Auditório do MAA. 13/06, das 9h30 às 12h Mesa-redonda "Jogos digitais, HQs e a produção de imagens", com Letícia Rodrigues e Takashi Matsuda Auditório do MAA. 

Serviço: Ciclo de palestras “Mulheres e Processos de Criação” Participação gratuita. Vagas limitadas. Inscrições em: www.facebook.com/criacaoecriatividade. Museu Alfredo Andersen Rua Mateus Leme, 336. Curitiba/PR Visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 18h Sábado, domingo e feriado das 10h às 16h Tel: (41) 3222-8262 | (41) 3323-5148 - www.maa.pr.gov.br | maa@seec.pr.gov.br. Centro Juvenil de Artes Plásticas Rua Mateus Leme, 56. Curitiba/PR Visitação de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h Tel: (41) 3223-3805 - www.cjap.seec.pr.gov.br. 
 
***Masterclass de canto & voz com Ana Cascardo***


Crédito da foto: Divulgação.

***Entre 10 e 27 de maio, o Teatro Enio Carvalho promove o 1º Festival do TEC, mostra de repertório do seu grupo de teatro e pesquisa, com três espetáculos, lançamento da biografia da atriz paranaense Odelair Rodrigues, abertura de uma biblioteca e uma masterclass com a cantora Ana Cascardo, que está com inscrições abertas.

Destinada a cantores, atores, atrizes e ao público em geral, a proposta da masterclass é oferecer aperfeiçoamento vocal, tratando de temas como Interpretação, Registros Vocais, Filtros Sonoros e Aquecimento e desaquecimento vocal. Será no dia 12/05 das 10 às 18h, na sede do Teatro Enio Carvalho (Mateus Leme, 990) e o investimento é de R$ 150,00.  Serão apresentadas as peças “O Homem da Flor na Boca” (10 a 13/05), “Leocádio – A Vida Continua” (17 a 20/05) e A Barca” (24 a 27/05.

Serviço: Masterclass Ana Cascardo: Dia 12/05 das 10 às 18h. Investimento: R$ 150,00. Inscrições pelo e-mail - teatroeniocarvalho@falec.br. No Teatro Enio Carvalho (R. Mateus Leme, 990). Programação completa: O Home da flor na boca: De 10 a 13 de maio de 18. Leocádio, a vida continua. De 17 a 20 de maio. A Barca. De 24 a 27 de Maio. Lançamento do Livro: Odelair Rodrigues. Dia 11/05, das 18h30 as 20h. Entrada franca. Inauguração da “Tudo TECa”: Dia 26/05 às 18h30. Divulgação da Escolha do novo nome do Palco. Dia 27/05 às 19h.

***Restaurante O Jardineiro resgata a tradicional feijoada de sábado, com muito sabor e música ao vivo***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Ativo desde 2009, o restaurante O Jardineiro resgata sua história e tradição como um local familiar, com ambiente acolhedor, atendimento de excelência e gastronomia de qualidade. Sob nova direção, o estabelecimento repaginou seu cardápio, oferecendo pratos com ingredientes de altíssima qualidade e que ressaltam ao olhar, olfato e, especialmente, ao paladar. Uma das provas do novo sabor do restaurante O Jardineiro é a feijoada. Realizada aos sábados, das 11h30 às 15h30, a feijoada do restaurante O Jardineiro é servida em sistema de buffet, nas tradicionais caçarolas de barro.

“O feijão é cozido com todas as carnes que utilizamos no buffet de feijoada para que os sabores fiquem presentes, afinal, a estrela de uma boa feijoada é um saboroso feijão. Depois, montamos cada caçarola com sua respectiva carne, porque sabemos que é a forma como nosso público gosta”, conta Freddy Diaz, chef da casa. O almoço conta também com a animação da banda Bloco Santa Clara, presente todos os sábados, até às 16h. No repertório, muito samba e pagode “raiz” durante todo o período.


Com mais de 200 m2, o salão interno no piso térreo do restaurante possibilita inclusive dançar durante todo o período. O local comporta até 250 pessoas. A feijoada do restaurante O Jardineiro, além de deliciosa, oferece os acompanhamentos tradicionais, como couve, torresmo, linguicinha e a laranja cortada em rodelas: “também temos um delicioso bolinho de feijoada, produzido na casa, para reforçar a ‘cultura da feijoada’”, complementa o chef.

O buffet dispõe de uma ampla variedade de saladas e sobremesas. “Um de nossos grandes objetivos é trazer o melhor que a gastronomia nacional pode oferecer. Por isso, investimos tanto no controle de qualidade dos ingredientes que utilizamos em nossa cozinha. Testamos diversas marcas até chegar a um consenso da opção que trará o melhor sabor para cada um de nossos pratos, seja no buffet, na feijoada ou no serviço à la carte dos eventos”, ressalta Freddy. Além da feijoada aos sábados, O Jardineiro abre de segunda a sexta-feira, com vasta opção de buffet, livre e a quilo.


Especial Dia das Mães - O restaurante O Jardineiro realizará uma feijoada especial para mães que moram em Curitiba no sábado, dia 12 de maio. O evento é ideal para quem gosta de antecipar as comemorações, para evitar as filas que costumam se formar no domingo. A data terá muita música, gastronomia, drinks e “mimos” para as mamães que estiverem no local com suas famílias. As reservas já podem ser realizadas pelo telefone: (41) 3092-4419. Aos sábados, a banda Bloco Santa Clara garante muita música durante toda a feijoada.

Sobre o restaurante O Jardineiro - Com uma estrutura interna de 250 m2 que comporta até 250 pessoas e uma área externa de 300 m2 (com estacionamento e o espaço do deck), o restaurante proporciona almoços e eventos em um ambiente diferenciado, com um atendimento próximo, ambiente acolhedor e boa culinária. O estabelecimento possui estacionamento próprio, com capacidade para até 30 veículos. O espaço também possibilita a realização de eventos empresariais, comemorações de aniversários, casamentos, 15 anos, formaturas, confraternizações em família e festas de final de ano, onde os clientes podem escolher entre serviços de coquetéis ou jantares em sistemas de buffet.

Serviço: Feijoada no restaurante O Jardineiro Sábados, das 11h30 às 15h30 (com música ao vivo das 12h às 16h) End.: Avenida Manoel Ribas, 227 - São Francisco, Curitiba (PR) Estacionamento próprio - Espaço Kids Informações: (41) 3092-4419 - Site: www.restauranteojardineiro.com.br.

***Restaurante Gran Vía prepara buffet especial para comemorar o Dia das Mães***


Crédito da foto: Divulgação.

***No próximo dia 13 de maio vamos comemorar um dia muito especial, pois é a data em que homenageamos aquelas mulheres maravilhosas, nossas mães. E por ser domingo, dia em que geralmente as famílias se reúnem, nada melhor do que oferecer para a mamãe um dia agradável e diferente. Pensando nisso, o Chef Anderson Gonçalves, responsável pelo restaurante Gran Vía, localizado no elegante hotel Meliá Paulista, preparou um buffet especial com pratos deliciosos e música ao vivo com Flávio Capers para comemorar o dia 13 de maio com muita sofisticação.

E já que é domingo, e a família está toda reunida, que tal dar um passeio na Avenida Paulista, aberta apenas para pedestres e ciclistas? São diversas opções de lazer – como o Parque Trianon, o MASP, Museu da Imagem e do Som, Casa das Rosas, a Japan House e o Instituto Moreira Salles. Além disso, a icônica via reúne artesãos, artistas, bandas e grupos de dança; isso sem falar da Rua Oscar Freire, que fica pertinho do hotel Meliá Paulista.

Buffet especial para o Dia das Mães no Restaurante Gran Vía - Entradas e saladas – Coalhada seca com especiarias, pães e torradas marinadas, tábua de queijos e frios, terrine de frango com alho poró e bacon, salada caesar com chips de parma e frango, mix de folhas com damascos e nozes caramelizadas, rosbife ao molho de iogurte com melaço e ervas, legumes assados com pimenta rosa, confit de tomate cereja com muçarela de búfala ao molho pesto, salada de quinoa tropical, salada de cevadinha com ratatouille de legumes e amêndoas, salada de batatas, aspargos frescos e salmão defumado e quiche de queijos.

Pratos principais – Arroz com lentilhas, risoto de camarão com brie e mel, minipastel de carne com azeitonas, suflê de mandioquinha e azeite trufado, sauté de ervilha torta e tomates cerejas, bacalhau gratinado, massa margarida de ricota com ervas ao molho pomodoro, saltimboca de filé mignon na manteiga de ervas, robalo em crosta e frango ao curry com maça verde. Sobremesas – Pudim de leite com limão siciliano, creme brulée de cupuaçu, torta opera, mini voul au vent de frutas, naked cake red velvet com frutas vermelhas, panacota diet de tangerina, doces caseiros e frutas laminadas.

Serviço: Restaurante Gran Vía/Meliá Paulista – Av. Paulista, 2.181– São Paulo Quando: 13/05/2018 – das 12h30 às 16h30 Quanto: R$ 89 por pessoa (incluso: buffet completo, água, refrigerante e suco). Taxas não inclusas Cartões de crédito: Visa, Master Card, Diners e American Express Crianças: Crianças até 10 anos não pagam e acima dessa idade o valor é integral Estacionamento: R$ 20 Informações e reservas: (11) 2184 1600/2184-1642 - paulista@meliahotels.com.br - aeb.paulista@meliahotels.com.br.

Sobre o restaurante Gran Vía - Comandado pelo experiente chef Anderson Gonçalves, o restaurante Gran Via, localizado no hotel Meliá Paulista oferece buffet no almoço de segunda a sexta-feira, que inclui saladas, pratos quentes e sobremesas ao preço de R$ 58 +10% por pessoa. No jantar, o serviço à la carte traz um cardápio da cozinha contemporânea de alto padrão. O restaurante também oferece café da manhã com mais de 60 itens ao preço de R$ 49 +10% por pessoa e room service 24 horas no hotel. Atendendo aos eventos do hotel, o Gran Via oferece uma série de opções de coffee break e coquetéis, além de brunchs e eventos especiais. O restaurante Gran Via conta também com uma carta de vinhos com rótulos nacionais e internacionais.

Dados para Roteiro: Restaurante Gran Via/ Hotel Meliá Paulista Business & Convention – Av. Paulista, 2.181, Consolação/SP. ( (11) 2184-1652 (180 lugares), Local para eventos (até 350 lugares). De segunda a sexta-feira almoço das 12h às 15h e jantar das 19h às 23h e aos finais de semana e feriados almoço das 12h às 16h e jantar das 19h às 24h. Acesso para deficientes/ música ambiente. C/c: Amex, Credicard, Dinners, Mastercard, Visa. C/d: Visa Eletron, Maestro, Redeshop. Não aceita cheques. Estacionamento com manobrista: R$ 20 as três primeiras horas. Aberto em 2014.

Sobre a Meliá Hotels International no Brasil - No Brasil há 26 anos, a Meliá Hotels International é pioneira em seu segmento e é considerada uma das 3 Melhores Redes Hoteleiras do País por sua trajetória de grande sucesso. Atuando principalmente no segmento de hotéis “business”, a rede administra diversos empreendimentos localizados nas cidades de São Paulo, Campinas, Brasília e Recife, sob as marcas, Meliá Hotels & Resorts e TRYP by Wyndham. Os hotéis administrados pela rede no Brasil foram selecionados pelo guia Michelin em 2015, 2016 e 2017, e receberam o Certificado de Excelência 2016 e 2017 do TripAdvisor. Mais informações no site: www.melia.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário