terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Coluna do dia 27/02/18

***Master Class com Christiane Torloni no Teatro Fernanda Montenegro em Curitiba***


Crédito da foto 01: Calé Merege / Fotos 02 e 03: Marcos Mesquita.

***Um dos mais premiados e aclamados espetáculos da Broadway depois de temporadas de sucesso em São Paulo, em 2015, e no Rio de Janeiro, em 2016, “Master Class” segue numa grandiosa turnê por 13 cidades do Brasil estrelada por uma das maiores atrizes do teatro, cinema e televisão brasileira: Christiane Torloni. O espetáculo será apresentado em Curitiba nos dias 16, 17 e 18 de março no Teatro Fernanda Montenegro (Shopping Novo Batel) às 21h (sexta e sábado) e no domingo (19h). ‘Master Class’ é uma maravilhosa comédia-dramática, escrita pelo premiado autor norte americano Terrence McNally, que chega ao Brasil através da Maestro Entretenimento, apresentado pelo Ministério da Cultura e Bradesco Seguros e patrocínio VIVO.

Conta com a direção do encenador brasileiro José Possi Neto, sob a direção musical do Maestro Fábio G. Oliveira, ambos à frente de um elenco formado por consagrados atores/cantores do atual cenário teatral brasileiro: as sopranos/atrizes Julianne Daud ('Master Class', 'O Beijo da Mulher Aranha', ópera 'Joanna de Flandres', 'A Flauta Mágica', ópera 'Salvator Rosa', o musical 'New York, New York', entre outros) e Paula Capovilla ('Evita', 'Les Miserables', 'Charlie Brown', 'Chaplin', 'A Bela e a Fera', 'A Família Addams' e 'Forever Young', entre outros).

O tenor/ator Fred Silveira ('Forever Young', 'My Fair Lady', 'We Will Rock You', 'Mudança de Hábito', 'O Homem de la Mancha', 'Alô, Dolly!', 'Evita', entre outros); o ator e pianista Thiago Rodrigues ('A Madrinha Embriagada', 'O Mágico de Oz', 'A Família Addams', 'Mamma Mia!' e 'Les Miserables'); além dos cantores e atores Jessé Scarpellini ('Les Miserables', 'Wicked', 'O Homem de la Mancha', 'Mulheres à Beira de um ataque de Nervos', 'A Madrinha Embriagada', entre outros) e Raquel Paulin ('Mamma Mia!', 'Shrek', 'Mudança de Hábito', 'Os Dez Mandamentos', 'Rent', entre outros).


‘Master Class’ é um dos poucos espetáculos produzidos na Broadway a alcançar enorme sucesso internacional tendo sido realizadas nada menos do que 598 apresentações apenas em sua temporada de estreia em 1995 quando então recebeu o prêmio Desk Drama Award de 'Melhor Espetáculo da Broadway', além de três prêmios Tony Award (o Oscar do teatro americano): 'Melhor Atriz' (para Zoe Caldwell), 'Melhor Atriz Coadjuvante' (para Audra McDonald) e o cobiçado prêmio de 'Melhor Espetáculo da Broadway'. 

Após a sua estrondosa temporada de estreia, ‘Master Class’ percorreu o mundo tendo sido apresentado em quase uma centena de países tão diferentes como Japão, Polônia, Alemanha, Coréia, Itália, Espanha, Portugal, Filipinas, Grécia, Brasil, além dos principais centros teatrais do mundo como o West End, em Londres, e em Paris, onde o papel de Maria Callas foi interpretado pela grande atriz francesa Fanny Ardant sob a direção de Roman Polanski.

Em 2011 uma nova produção de ‘Master Class’ foi realizada na Broadway alcançando um sucesso não menos estrondoso, desta vez tendo como protagonista a atriz americana Tyne Daly e, exatamente como já havia acontecido em 1995, além do grande sucesso o espetáculo também tem recebido "revivals” em várias partes do mundo, incluindo esta nossa produção brasileira, protagonizada por Christiane Torloni, que em 2015 e 2016 fez um enorme sucesso de crítica e público nas temporadas em São Paulo e Rio de Janeiro. 

Christiane foi indicada a diversos prêmios entre eles o Prêmio Shell de Melhor Atriz. Venceu o Prêmio Aplauso Brasil, o Prêmio Quem, concedido pela revista Quem, e o Prêmio Arte Qualidade Brasil. Terrence McNally baseou o enredo de ‘Master Class’ nas lendárias séries de aulas magnas (master classes) proferidas pela diva maior da ópera mundial, a greco-americana Maria Callas, no início dos anos 70 na Juilliard School, famosa escola de música de Nova York.


Na peça, Callas repreende os alunos, da mesma maneira enérgica com que os encoraja a seguir e perseguir seus sonhos. Durante esses encontros, também confronta os desapontamentos e dissabores de sua própria vida e de seu relacionamento com o célebre bilionário, o armador grego Aristóteles Onassis. De forma genial e habilidosa, o espetáculo faz o público rir e se emocionar com este que é considerado um dos mais belos textos da literatura teatral de todos os tempos e que, desde a sua estreia, há mais vinte anos, tem angariado legiões de fãs, envolvendo plateias de todo o mundo!

A Produção e os Produtores - A produção de ‘Master Class’ conta com o talento de alguns dos melhores profissionais da área artística de nosso país: A direção está a cargo do talentoso José Possi Neto, encenador de espetáculos também ligado ao teatro musical, com várias realizações bem-sucedidas nesse gênero. Possi teve oportunidade de dirigir os maiores nomes do teatro brasileiro: Fernanda Montenegro, Paulo Autran, Irene Ravache, Tarcísio Meira, Glória Menezes, Marieta Severo, Beatriz Segall, Raul Cortez, Marília Pêra, entre tantos. 'Master Class' é a nona vez que ele e Christiane Torloni trabalham juntos no teatro. 

Os cenários foram criados e executados por Renato Theobaldo; experiente cenógrafo que tem contribuído enormemente não só para o teatro quanto para o universo da ópera, além dos principais espetáculos musicais. Seu projeto para a cenografia de ‘Master Class’ procurou trazer para o palco o clima das grandes casas de ópera do mundo através de estruturas criadas em tecido especialmente tratado para receber luz e projeções.

O design de luz foi criado pelo veterano iluminador Wagner Freire. Os figurinos são assinados pelo renomado figurinista Fábio Namatame, sendo que os modelos femininos (incluindo os da própria Maria Callas) foram confeccionados pela renomada boutique paulistana Claudeteedeca o que garantiu a eles a alta qualidade, autenticidade e elegância. 

A trilha sonora do espetáculo não poderia ser mais apropriada para um espetáculo de tão alta qualidade artística: trechos famosos de obras de três dos maiores compositores da história da música: Bellini, Puccini e Verdi, executados ao vivo pelos atores/cantores e acompanhados pelo ator/pianista. A produção e realização de ‘Master Class’ está inteiramente a cargo da Maestro Entretenimento: empresa brasileira que desde a sua fundação em 1996 apresenta intensa atividade nas mais variadas vertentes artísticas.

Sob a direção de seu fundador, o Maestro Fábio G. Oliveira e de sua sócia, a cantora lírica Julianne Daud, a Maestro Entretenimento tem realizado importantes produções artísticas, tais como: programas de TV, projetos corporativos especiais, organização e produção de festivais de música e arte, concertos com orquestras e big bands, além da produção de grandes óperas como, por exemplo; 'Don Pasquale', de Donizetti, 'A Flauta Mágica', de Mozart, 'Salvator Rosa', de Carlos Gomes, o restauro e a primeira edição das partituras e a montagem da ópera 'Joanna de Flandres', de Carlos Gomes. 

Em 2011, a Maestro Entretenimento produziu pela primeira vez no mundo o espetáculo 'New York, New York - O Musical', que acabou se consagrando como um dos espetáculos de maior sucesso dos últimos tempos, tendo sido apresentado em três anos consecutivos. Em 2013 idealizou e produziu o musical 'Zuzubalândia'. Em 2015 e 2016 realizou as temporadas de 'Master Class' em São Paulo e no Rio de Janeiro. Para o ano de 2018, a Maestro Entretenimento prepara a primeira adaptação da obra 'O Bem-Amado', de Dias Gomes, para a linguagem do teatro musical.

Sobre Maria Callas: Nova Iorque, 2 de dezembro de 1923 - Paris, 16 de setembro de 1977 - Foi uma cantora lírica norte-americana de ascendência grega, considerada a mais renomada e influente cantora de ópera do século XX e a maior soprano de todos os tempos. Apesar de também muito famosa pela sua conturbada vida pessoal, principalmente devido ao seu relacionamento com o bilionário grego Aristóteles Onassis, o seu legado mais duradouro deve-se ao impulso a um novo estilo de atuação nas produções operísticas, à raridade e distintividade de seu tipo de voz e ao resgate de óperas há muito esquecidas do bel canto, estreladas por ela.

Patrocínio Master apresenta: Manter uma política de incentivo à cultura é compromisso permanente do Circuito Cultural Bradesco Seguros - www.bradescoseguros.com.br/circuito_cultural. Nos últimos anos, o Grupo Bradesco Seguros orgulha-se de ter patrocinado e apoiado projetos nas áreas de música, dança, artes plásticas, teatro, literatura e exposições, além de outras manifestações artísticas.

Dentre as atrações realizadas recentemente, destacam-se os musicais “Bibi - Histórias e Canções”, “Chacrinha, O Musical”, “Elis - A Musical”, “A Família Addams”, “O Rei Leão”, “Bem Sertanejo”, “Les Misérables”, “60 – Década de Arromba”, “Cinderella” e “Wicked”, além da “Série Dell'Arte Concertos Internacionais”, “Ballet Zorba, O Grego” e a exposição “Cavaletes de Cristal de Lina Bo Bardi no MASP”.

Patrocínio: Única empresa privada a manter continuamente o apoio ao teatro brasileiro, a Vivo acredita e incentiva projetos que promovem o desenvolvimento sustentável, com benefícios econômicos, sociais e culturais. Ao longo de seus 12 anos de existência, o Vivo EnCena já beneficiou mais de 1 milhão de espectadores em mais de 3 mil sessões de teatro. Apoio: Companhia Atlética, Sephora, claudeteedeca , Nova Brasil FM e Rede Globo.

Elenco & Personagens: Maria Callas - Christiane Torloni Sharon Graham - Julianne Daud Sophie De Palma - Paula Capovilla Anthony Candolino - Fred Silveira Emmanuel Weinstock - hiago Rodrigues Ator/Tenor Substituto - Jessé Scarpellini Soprano Substituta - Raquel Paulin.

Serviço: Master Class Local: Teatro Fernanda Montenegro Endereço: Shopping Novo Batel - Alameda Dom Pedro II, 255 Telefone do teatro: : 3224-4986 (Bilheteria) - Dias e horários: Bilheteria do Teatro: Terça a Quinta : 10h às 18h e Sexta a Sábado das 14h às 21:00h. Vendas pelo DiskIngressos: 3315-0808 ou www.diskingressos.com.br. Ingresso: R$ 50,00 (meia) + TX R$ 5,00 (Disk Ingressos) - Classificação etária: 12 anos. Duração: 90 min. Temporada: de 16 a 18 de março de 2018.

***Apras realizou jantar de posse da nova diretoria do Sindimercados***


Crédito das fotos: Divulgação.

Na foto 01: Nova diretoria do Sindimercados.


Na foto 02: O Presidente da Apras e do Sindimercados, Pedro Joanir Zonta.

***Em um jantar festivo realizado pela Apras(Associação Paranaense de Supermercados), em parceria com o Sindimercados, tomou posse a nova gestão 2018 – 2022 do sindicato, que tem como presidente o empresário e também diretor da Apras, Pedro Joanir Zonta.

No evento, Zonta discursou sobre a parceria da associação com o sindicato, que juntos trabalharão em prol do desenvolvimento do setor supermercadista.

O jantar, realizado na Churrascaria Paiol no dia 23 de fevereiro, contou com a participação de supermercadistas e fornecedores, que puderam estreitar os relacionamentos e promover uma união ainda maior do setor.

O presidente aproveitou a ocasião para convidar os presentes para a Mercosuper 2018 e assinou o contrato de participação da empresa M Cavalli e Uniagro, representadas por Maurício Cavalli. O jantar contou com o apoio da Orquídea e M Cavalli.

***Exposição O Limite do Concreto acontece no Museu Guido Viaro***

***A fotógrafa Mariana Canet e a artesã Carmen Lúcia Kremer abrem a exposição “O Limite do Concreto” no dia 1.º de março, às 19h30, no Museu Guido Viaro, em Curitiba. A exposição reúne fotografias de Mariana sobrepostas em texturas artesanais de Carmen Lúcia, que mostram a transformação da matéria concreta.

Mariana Canet se destaca por sua carreira nacional e internacional. A artesã Carmen Lúcia é conhecida por utilizar técnicas como a reciclagem de papel em suas obras. A exposição fica no Museu Guido Viaro até o dia 1.º de abril.

***Orquestra de Câmara de Blumenau se apresenta em Lages e Florianópolis***


Crédito da foto: Sonora Filmes.

***A segunda etapa da turnê “O Som do Brasil” da Orquestra de Câmara de Blumenau terá o violonista catarinense Felipe Coelho e as apresentações serão nos dias 15 de março, em Lages, e 22, em Florianópolis. A primeira etapa do projeto, com incentivos do Ministério da Cultura, ocorreu no ano passado, com a participação de Renato Borghetti em uma homenagem a Luiz Gonzaga.

As duas novas apresentações contarão com um repertório voltado aos compositores eruditos Johann Sebiastian Bach, Béla Bartok, Carlos Gomes e cinco composições do próprio Felipe Coelho. “Será um momento de contemplação entre a música erudita e a contemporânea”, avalia o diretor artístico, Daniele Girardello.

Felipe Coelho - Considerado "A Cara no Novo Violão Brasileiro" (Revista Violão Mais 12/16), e "Melhor Instrumentista Catarinense" (Premio da Música SC 2015), Felipe Coelho é destaque da nova geração da música instrumental brasileira. Agraciado pelo aclamado Prêmio Funarte de Música Popular 2010, entre outros, o compositor e violonista vem ganhando crescente reconhecimento. Bacharel e mestre em Jazz, premiado com bolsas de estudo nos Estados Unidos, já participou em mais de 30 festivais de música instrumental.

Atua constantemente com orquestras nacionais e internacionais. Já produziu 11 turnês, tendo se apresentado em Chicago, Nova Iorque, Shanghai (China) e Buenos Aires. É autor de cinco discos autorais que demonstram vasta amplitude de linguagens, transitando pelo erudito, choro, jazz moderno e o flamenco. O artista é representado internacionalmente pelo selo Hot Club Records.

Orquestra - A Orquestra surgiu em 1981 com o propósito de tornar a cidade de Blumenau um importante centro de música erudita. Sob a liderança do maestro Norton Morozowicz, realizou diversas turnês pelo Brasil e pelo exterior como na Sala “Smetana” em Praga, e o “Mozarteum” de Salzburg, entre outros. Atualmente, com o maestro Daniel Bortolosy e a direção artística do violinista italiano, Daniele Girardello, se apresentam pelo país com projetos diversificados.

A Orquestra gravou mais de 14 discos e um DVD com intento de valorizar os compositores brasileiros e também obras de clássicos universais. Entre tantos solistas convidados, podem-se citar alguns como: Antônio Meneses, Artur Moreira Lima, Curt Schroeter, Nelson Freire, Jean Pierre Rampal, Oscar dos Reis, Álvaro Siviero, Luis Henrique Beduschi, Michael Debost, Rita Costanzi, João Carlos Martins, Domenico Nordio, Renato Borghetti e Yamandu Costa.

Serviço: Apresentações da Orquestra de Câmara de Blumenau com o projeto “O Som do Brasil” Quando: Dia 15 de março, em Lages, no Teatro Municipal Marajoara Dia 22 de março, em Florianópolis, no Teatro Álvaro de Carvalho Ingressos gratuitos devem ser retirados uma hora antes do espetáculo, nas bilheterias dos teatros. Informações adicionais: www.orquestradeblumenau.com.br.

***Especialistas em cidades de todo o mundo reúnem-se no Smart City Expo Curitiba***

***Curitiba será a vitrine da inovação latino-americana em cidades inteligentes ao sediar, nos dias 28 de fevereiro e 1.º de março, o Congresso Smart City Expo Curitiba, edição brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo.

Sob a chancela da FIRA Barcelona Internacional – consórcio público formado pela Prefeitura de Barcelona, Governo da Catalunha e Câmara de Comércio de Barcelona – a capital paranaense receberá grandes nomes internacionais do urbanismo, arquitetura e sustentabilidade, além de agentes públicos que promoveram transformações em grandes cidades. O evento terá uma área de congresso e outra de exposição. O congresso reunirá 20 palestrantes internacionais e 60 brasileiros. Os debates ficarão concentrados em quatro temas: Tecnologias Disruptivas, Governança, Inovação Digital e Cidades Sustentáveis do Futuro.

Um dos principais nomes é o do arquiteto e engenheiro Carlos Ratti, diretor do Senseable City Lab do MIT, nos Estados Unidos, grupo responsável por estudar as tecnologias capazes de transformar a vida nas cidades. Ratti foi eleito pela revista Wired como uma das 50 pessoas capazes de mudar o mundo e atualmente é o presidente do Conselho de Agenda Global do Fórum Econômico Mundial sobre Cidades Futuras. O evento também receberá nomes de peso como o colombiano Jorge Perez Jaramillo, o holandês Frans-Antom Vermast, a britânica Tia Kansara, o chileno Pedro Vidal, o argentino Agustín Suárez e a equatoriana Carolina Pozo.

As palestras abordarão temáticas relacionadas à inovação em cidades, envolvimento governamental, participação da população em políticas públicas e serviços, economia sustentável, inclusão social, promoção de startups e desenvolvimento de ambientes urbanos sustentáveis, gestão inteligente de recursos, aplicabilidade de soluções tecnológicas e sustentáveis, entre outros. Também estarão em debate a utilização e a aplicação de tecnologias emergentes que podem transformar as cidades, como indústria 4.0, big data, internet das coisas, robótica, blockchain, inteligência artificial e realidade virtual.

Show de inovação tecnológica - A área da exposição – com acesso gratuito, após cadastro prévio no site (veja abaixo) – terá 800m² e contará com a participação de diversas prefeituras, comitivas internacionais e empresas de todo o Brasil que exibirão soluções inovadoras para a construção de serviços públicos mais eficientes, com tecnologias inovadoras e que tornem as cidades mais sustentáveis. O público também poderá visitar o Smart Plaza, espaço voltado para fomentação do networking e intercâmbio de conhecimentos. Um dos destaques será o estande de Itaipu, que é parceira global do evento.

A binacional de energia apresentará, em parceria com a Renault, os veículos elétricos Twizy, que apresentam zero emissão de gases poluentes e fazem parte do Sistema de Compartilhamento Inteligente (SCI) de veículos elétricos, que conta com cinco Pontos de Mobilidade, com vagas exclusivas para os carros e eletropostos para recarregá-los. Ao todo, 11 Twizys são utilizados por cerca de 200 colaboradores da Itaipu cadastrados no sistema. Outro destaque é o Atlas de Energia Solar do Estado do Paraná, que permite saber com precisão a energia solar disponível em cada um dos 399 municípios do Paraná ou em qualquer ponto do estado.

Uma das ferramentas é o Simulador de Potência Solar, que permite saber quanta energia poderá ser produzida em um projeto de geração solar, inclusive para residências. Quem também terá a mobilidade como principal destaque é a startup 99, que espalhará pelo local do evento quatro estações para o aluguel de patinetes. A ideia é oferecer uma mobilidade mais sustentável e econômica. A empresa apresentará ainda pesquisas e projetos de tecnologia que ajudem os governos locais na redução de congestionamento e aumento da segurança viária nas cidades brasileiras.

Geração de energia e sustentabilidade - Já a Copel exibirá soluções para otimizar a medição e a configuração da rede elétrica. Um dos projetos é a instalação de 15 mil medidores de energia na cidade de Ipiranga, no Paraná, que permitirão coletar as informações sobre o consumo de energia remotamente, sem a necessidade de deslocar profissionais para fazer a leitura. O projeto segue o modelo de grandes redes inteligentes internacionais presentes nos Estados Unidos e no Japão.

Quem também utiliza a tecnologia para oferecer recursos mais sustentáveis para a população é a Companhia de Saneamento do Paraná, a Sanepar. A empresa mostrará ao público o projeto CS Bioenergia, usina que transforma o lodo gerado pelo tratamento de esgoto e resíduos orgânicos em energia. Quando estiver em pleno funcionamento, a usina terá capacidade para gerar 2,8 MW de energia limpa, o suficiente para abastecer 2.100 unidades consumidoras ou 8.400 pessoas.

Internet das coisas e dispositivos conectados - Um dos princípios das cidades inteligentes é o de oferecer dispositivos conectados (Internet das Coisas) que tragam informações relevantes ao público e possibilitem o funcionamento de serviços públicos e a utilização de recursos de maneira mais eficiente. Diversos expositores apresentarão novidades tecnológicas a partir desse propósito. A Teletex exibirá a plataforma “CKC – Kinetic for Cities”, da CISCO, uma das maiores empresas de TI do mundo. Ela pode reunir uma grande quantidade de dados a partir de dispositivos conectados e fornecer informações estratégicas para a melhoria do gerenciamento de tráfego, acesso à Internet em rede com e sem fio, estacionamento inteligente, iluminação inteligente com nós de serviços múltiplos, entre outros serviços.

Nessa mesma toada, a Landys+Gyr apresentará pela primeira vez a plataforma Gridstream Connect, que conecta sensores e dispositivos inteligentes capazes de integrar redes para aplicações domésticas e industriais que contribuam para a melhoria da infraestrutura de uma cidade, além de possibilitar interações entre a população. Já a Citelum apresentará a plataforma MUSE, dedicada à gestão completa de iluminação pública. Por meio dela é possível gerenciar os gastos de energia e melhorar a performance do sistema, ligar e desligar luzes e realizar a manutenção eficiente dos equipamentos públicos visando a redução de custos.

Sobre o Smart City Expo Curitiba 2018 - O Smart City Expo Curitiba será a primeira edição brasileira do Smart City Expo World Congress, realizado anualmente em Barcelona, o maior evento global sobre o tema de Cidades Inteligentes, que reúne mais de 18 mil pessoas de 120 países durante três dias. Curitiba foi anunciada oficialmente como sede da edição brasileira em Barcelona, em novembro de 2017, durante o encontro mundial das Cidades Inteligentes, em cerimônia que contou com representantes de 700 cidades mundiais e mais de 400 especialistas. O evento será realizado no Expo Renault Barigui, com organização do iCities e apoio estratégico do World Trade Center Business Club, além da participação oficial da Prefeitura de Curitiba como anfitriã e do Vale do Pinhão, ecossistema de inovação da cidade.

Serviço: Smart City Expo Curitiba 2018 Data: 28 de fevereiro e 1º de março de 2018 Local: Expo Renault Barigui – Curitiba (PR) Horário: Das 9h30 às 18h Telefone para contato: (41) 3019-1025 Informações e inscrições: www.smartcityexpocuritiba.com - Valor do ingresso: R$ 1200 (entre os dias 1º e 27 de fevereiro) - R$ 1500 (durante os dias 28 de fevereiro e 1º de março). A entrada na exposição é gratuita, mediante cadastro prévio no site Onde baixar o aplicativo: Google Play: https://goo.gl/bQneiS - Apple Store: https://goo.gl/htJysq.

***Curitiba Coworking promove curso básico de espanhol para viagens***

***Estão abertas até o dia 14 de março as inscrições para o curso básico de espanhol do Curitiba Coworking. Quem está de malas prontas e passaporte na mão, pensando em viajar para países de língua espanhola, encontra no curso de espanhol oferecido pelo Curitiba Coworking um forte aliado.

De acordo com a professora, Rosiane Kochanovecz, o curso ensina o básico para que a pessoa possa “se virar” em espanhol. “Oferecemos as noções básicas do idioma. São 20 horas de aulas práticas para que o aluno possa compreender facilmente e consiga se comunicar nos países que falam a língua espanhola”, afirma. Rosiane é formada em Letras Português/Espanhol, com especialização em Metodologia de Língua Estrangeira Moderna. Professora da rede Estadual do Paraná, atuou como professora do CELEM. Foi professora supervisora do PIBID de espanhol da PUCPR.

O curso é indicado para quem quer aprender noções básicas do idioma espanhol, ideal para viagens a passeio e a negócios e também para pessoas que trabalham com o público, como recepcionistas de hotéis, taxistas, entre outros profissionais que podem se deparar com a língua espanhola em sua rotina. O curso tem duração de dez encontros e acontece duas vezes na semana, às quartas e quintas-feiras, das 19h às 21h. O início está previsto para o dia 14 de março.

Serviço: Curso de espanhol para viagem Quando? Início dia 14 de março – às quartas e quintas-feiras, das 19h às 21h Onde? Curitiba Coworking – Rua Paraíba, 3496 piso superior Investimento: R$ 250,00 – com apostila inclusa. Inscrições no local - O Curitiba Coworking fica na Rua Paraíba, 3496, Bairro Portão – Curitiba/Pr. Mais informações podem ser obtidas no perfil oficial do Curitiba Coworking no Facebook: https://www.facebook.com/CuritibaCoworking ou pelo telefone (41) 99723-1738.

***Head Shot, novo rótulo da Barco Brewers, chega a Curitiba***


Crédito da foto: Fabiano Hugen.

***A novidade da cervejaria Barco Brewers está prestes a chegar em Curitiba. Nesta quinta-feira (1), os apaixonados por chope vão experimentar a Head Shot, uma cerveja intensa, lupulada e com alto teor alcoólico, cujo aroma e sabor característicos de lúpulos americanos remetem a frutas cítricas, o que garante sua refrescância.

O lançamento em Curitiba acontece no Lounge Batel. O complexo de entretenimento recebeu 90 litros de chope, que serão vendidos por ml e o pagamento é via cartão pré-pago. Quem quiser degustar a novidade o Lounge Batel funciona a partir das 18h. Mais informações pelo telefone (41) 3205-9984.

Serviço: Lounge Batel Rua Coronel Dulcídio, 918- Batel / Curitiba - PR Tel: (41) 3205-9984 e (41) 98854-9220 | www.loungebatel.com.br | www.facebook.com/loungebatel.

***Humberto Gessinger lança “Saudade Zero”***


Crédito da foto: Divulgação.

***No próximo mês, Humberto Gessinger lança seu novo DVD solo, “Ao Vivo Pra Caramba – A Revolta dos Dândis 30 Anos” (Deck). O cantor, compositor e instrumentista já disponibilizou três faixas inéditas do novo trabalho nas plataformas digitais. Hoje ele apresenta a última prévia, o single digital e o vídeo do inédita “Saudade Zero”, assinada por ele e Nando Peters.

Gravado em Porto Alegre em clima intimista, o vídeo foi dirigido por Pietro Grassia. Tocando violão e midi pedalboard, Gessinger é acompanhado por Nando no contrabaixo e Felipe Rotta no bandolim. Para assistir, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=Wok68QPH484 - Para ouvir, acesse: https://humbertogessinger.lnk.to/SaudadeZeroSinglePR.

***Karol Conka na capa da Glamour de Março - rapper fala sobre sexo oral, maconha, preconceito, assédio, Tinder e outros assuntos***


Crédito das fotos: Cassia Tabatini.

***Não existe tema proibido para Karol Conka, 31 anos. Nem frases feitas para falar de sexo oral, preconceito, maconha, casamento, assédio... Ainda bem. Prestes a lançar um novo álbum, a curitibana, radicada em São Paulo, prova aqui por que é o símbolo-mor da Geração Tombamento. “Quero mostrar que as mulheres podem falar. Não podemos nos calar diante de nada”. Conta mais sobre essa nova era? É uma nova fase, depois de ter dado um tempo para lidar com questões pessoais. Estava em conflito comigo mesma. Não tinha noção do que é ser uma pessoa pública.

Teve uma época em que fiquei com medo de andar na rua, foi estranho. Quando começou a se sentir assim? Há um ano.Sempre saí na rua numa boa, mas no ano passado começou a ficar difícil. Senti isso quando fui ao cinema com meu filho [Jorge, de 12 anos] e perdemos o início do filme. Ele ficou chateado, achando que as pessoas não me respeitavam. Fiquei pensando nisso. Não é uma questão de respeito, elas só gostam de mim. Ao mesmo tempo, me idealizam, como se eu fosse uma diva, como se não frequentasse certos lugares. Aí fico sem entender o que estou passando para as pessoas, sabe?


Fumar maconha te deixa mais tranquila? Acho que sim. Gosto de fumar, mas antigamente fumava mais. Fumar demais atrapalha. Tudo demais atrapalha. Falo para o meu filho que quando ele quiser fumar, para me avisar, que eu que vou botar para ele. Ele responde que nunca vai fumar. Respondo: “Arrasou!”. Filho de maconheiro não fuma!

Está namorando? Não. Estou solteira há cinco meses. Meu último namoro durou um ano.Ouvi dizer que você entrou no Tinder...Gente, o que foi isso? Quem deixou eu fazer isso? Foi um momento que durou três dias. Vários fãs vinham falar comigo de assuntos variados. Aí dei um match com um boy lá, e ele não acreditava que era eu. Para provar, o segui no Instagram. Chamei para jantar e aí, pessoalmente, achei uó. Parecia que eu estava falando com um fã mesmo.

Jantamos e tchau. Ele me perguntou se não ia rolar nem um beijinho. Eu falei: “Lembra o que estava escrito na minha descrição? Estou aqui para tirar uma onda”. Então, foi isso mesmo. Beijo, tchau. Taí uma atitude empoderada! Eu sou uma mulher bem resolvida com todos os temas da minha vida. Falo mesmo que não rolou e pronto! Fui embora e, ainda, deixei um baseadinho para ele de presente. Depois, bloqueei e já era. Dizer não para uma pessoa também é um ato de sinceridade.


Gosta de namorar? É fiel? - Gosto de ter alguém, de fazer tudo junto. Sou bem leal. Se sinto vontade de ficar com outra pessoa, aviso. Tive um namorado que falou que tudo bem. Aí, fiquei com o outro e terminei com ele. Prefere namorar homens ou mulheres? Não penso nisso. É uma questão de aura. Nunca namorei mulheres, só fiquei. Namorei quatro caras na vida. Não é fácil namorar comigo.

O que acha de casamento? Tenho pavor. Queria saber da onde surgiu essa coisa de casamento. Respeito as pessoas que vivem assim. Eu mesma já morei junto durante três anos e meio, mas, cara, não sei. Quando namoro, eu grudo. Quero levar para todos os lugares. Agora estou tentando achar esse equilíbrio: só namorar mesmo. Às vezes, a gente se apaixona por um relacionamento que a gente idealiza e, com o passar do tempo, vê que não é bem aquilo.

Podemos esperar polêmicas, como “Lalá”, hit sobre sexo oral? Sempre. Não entendo quando me falam que eu não devia cantar uma música como “Lalá” porque é feio. Minha mãe foi a primeira a dizer isso, falou que era baixaria. Mas sempre falei sobre esse assunto com as minhas amigas. Era “lalá no clicli”, de clitóris. Minha mãe achou um absurdo quando ouviu. Achou pesada. Aí botei “meu pau te ama” para ela ouvir e ficou tudo bem. Até meu filho acha que a música é ok.

Como aborda esse assunto com ele? Ele entende. Hoje com a internet as crianças sabem tudo. Mas tento mostrar um lado mais poético. Converso de um jeito leve, descontraído. Não falo “pênis na vagina é sexo”. Mas ele sabe o que é. Sexo oral, por exemplo, ele falou que era um carinho dos adultos. E é mesmo. Quando ele deu um selinho numa amiga, me contou. Achei fantástico. Ele não me esconde nada.

Como mulher, você se preocupa em criar um homem que não seja machista, que trate bem as mulheres? Sim, mas fico mais tranquila com essa geração, que tem uma cabeça mais aberta. Ele estuda em um colégio particular em que há toda uma consciência sobre representatividade, feminismo. Ele gostava de brincar de casinha, a prima dele gosta de carrinho, e não há problema nenhum nisso.

E como você resolve a questão sexo na sua vida? Às vezes, vou para o rolê na intenção, falando “hoje vou transar”. Aí saio com as minhas amigas e a gente começa a beber, a falar de música, a dançar quando vejo, são seis da manhã e não peguei ninguém.

Você se define como bissexual mesmo não tendo namorado mulheres? As pessoas também têm uma coisa com o bi, né? Como se eu fosse olhar para a bunda das mulheres, sei lá. Não é assim. Acho que as pessoas bi olham muito mais para o ser. Se a pessoa não tiver membro nenhum e você curtir, pronto. Tem gente que acha que a turma do empoderamento é bagunça. Epa! Não somos bagunça, não!

Sente que existe um preconceito aí? Tem um restaurante que almoço sempre e, um dia, o dono veio falar comigo, dizendo que viu minha entrevista no programa Conversa com Bial e me achou culta, inteligente, que não esperava. Perguntei: “Por que não esperava?” Ele: “Não sei, essa galera do empoderamento é meio louca”. Retruquei: “Querido, você não sabe de nada. Meio louca é a sua galera, que tem muito o que aprender com a gente”.

Existe uma grande marca aí, internacional, que está incomodada com o tanto de negros bem-sucedidos que gostam e usam suas peças. As pessoas ainda têm preconceito com o rap, que foi considerado em 2017 o estilo musical mais ouvido do mundo. A moda depende do universo negro. Essa coisa do colorido vem do negro. A maquiagem surgiu no Egito, com os negros. Mas a galera continua achando que não. Por isso, fico muito lisonjeada quando a Glamour me chama, quando estou na capa da revista.

Por que acha que conseguiu chegar lá? - O sucesso é o que você move nas pessoas, o que causa nelas. Sei que para o meu mundo eu sou linda, mas para o mundo convencional ainda falta um monte de coisas em mim. Aí entendo que a beleza não é o principal, mas sim o carisma, o profissionalismo. Sou fã da Gisele Bündchen. Ela é linda, mas não foi só a beleza exterior que abriu as portas para ela. Ela chegou lá por ser a mais profissional, por não reclamar e entender o lugar que ocupa, o que quer passar. Se uma marca me contrata, sei o que meu público espera de mim. Ser estrela é saber brilhar com os outros.

Você deve morrer de orgulho de ter deixado essa marca do “tombamento”, não? Muito. Principalmente porque isso veio dos meus fãs. Estava em Paris escrevendo essa música [em 2014], porque precisava falar de feminismo. Na hora do refrão, pensei em “já que é pra sambar, sambei”. Entrei no Twitter e um fã me elogiou assim: “A senhora tomba tudo”. Respondi: “Já que é pra tombar, tombei”. E ficou. Tem uma sonoridade indígena... Queria marcar uma era.

Sua criação foi feminista? Fui criada pela minha mãe e minha avó materna. Meu pai ficou em casa até meus 11 anos, mas era alcóolatra. Sempre vi os homens como frágeis. Não tem uma história de um homem incrível na minha família. Meu avô materno espancava a minha avó. Ela costumava dizer que o homem sempre olharia a mulher de cima, então, desde o início devíamos nos impor. Ele só parou de agredi-la quando ela revidou. Meu radicalismo vem daí. Lembro de ter visto meu pai erguer a mão uma vez para minha mãe. Ela disse: “Bate, me arrebenta, mas consiga me deixar no chão, porque se eu levantar eu vou quebrar a casa inteira, você inclusive”. Sei de histórias terríveis do meu pai chegar bêbado e obrigar minha mãe a transar. Mais tarde, expliquei a ela que isso já era estupro, mesmo dentro da relação.

Para que serve o dinheiro para você? Sou capricorniana e gosto de dinheiro, mas tenho um lado roots também. Gosto de comer bem, de conforto, mas não ostento. Quando mostro, tem uma função. Dia desses, postei meu Mercedes-Benz. Para tudo! Olha eu! Uma negra em um Mercedes! Se você é da periferia, do rap, é feio ter dinheiro. E não é. Por que o negro, no Brasil, tem que ficar naquele conceito, sempre como um pé de chinelo? Se você botou Miu Miu ou um terno de 3 mil não é mais humilde. Mas todo mundo pode. Quero ser milionária para dividir, abrir ONGs, doar o que puder.

***Trisoft oferece soluções acústicas para restaurantes***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Ruídos estão presentes no cotidiano, especialmente em centros urbanos onde há grande circulação de pessoas e veículos. E a situação não é diferente em restaurantes. As condições acústicas são uma das maiores causas de reclamações de clientes, pois geram estresse e cansaço. Segundo o questionário do site goodfood.com, 83% dos clientes decidem sair de um restaurante ruidoso, enquanto 1 a cada 5 clientes não retornaria ao estabelecimento e nem o recomendaria. É fato que esses estabelecimentos precisam oferecer conforto acústico, além de qualidade na comida e no atendimento. Os prejuízos ocasionados pelo ruído também surtem efeitos negativos, sobretudo em colaboradores que passam grande parte do seu tempo no local.


Alguns exemplos claros: cozinheiros e atendentes estressados com o excesso de ruído, pedidos anotados de forma errada, pratos entregues a contragosto do cliente, entre outros. Clientes confortáveis consomem mais, tendem a voltar e indicam o serviço a outras pessoas. Conforto acústico gera inteligibilidade, privacidade, adequação. A Trisoft disponibiliza soluções acústicas inovadoras e sustentáveis, que contribuem para o isolamento térmico e acústico na Construção Civil. A composição 100% reciclável de fácil aplicação e alta performance proporciona soluções completas e versáteis que atendem projetos com diversas especificações. Confira abaixo os detalhes sobre cada uma delas.


Baffles e BafflesDecor Trisoft - Os Baffles e BafflesDecor da Trisoft aliam beleza, funcionalidade e versatilidade em projetos de design de interior. São elementos suspensos que absorvem duas vezes mais os ruídos. Produzidos em lã de PET, são indicados para ambientes que necessitam de tratamento acústico como restaurantes, praças de alimentação, shopping centers, salas de aula, salas comerciais, saguões de hotel, salões de aeroportos, etc. Devem ser aplicados abaixo do forro, verticalmente, através de cabos reguláveis respeitando as indicações do projeto acústico. Os produtos oferecem segurança, são 100% recicláveis, fabricados com lã de PET, não mofam com a umidade, atuam como isolante térmico e acústico, auto extinguível, e fáceis de transportar e instalar.

Nuvem e Nuvem Decor Trisoft - As nuvens acústicas são painéis acústicos que aliam alta performance, beleza e leveza aos ambientes. São elementos suspensos que absorvem duas vezes mais os ruídos, podem ser aplicados em quaisquer tipos de ambientes, e contribuem com a estética dos espaços aéreos dos projetos de arquitetura. Os produtos oferecem segurança, são 100% recicláveis, fabricados com lã de PET, não mofam com a umidade, atuam como isolante térmico e acústico, auto extinguível, e fáceis de transportar e instalar.

Linha Forros Trisoft - Variados e diversificados, com altíssima performance acústica. São leves e resistentes, garantem acabamento estético e excelente desempenho acústico e térmico. Os Forros Lisos e Foscos Trisoft são indicados para aplicação em áreas de grande público, como ambientes comerciais que exigem conforto térmico e acústico aliado à estética. Sua principal função é absorver o som, evitando a reverberação excessiva nestes ambientes. O Forro Decor Trisoft oferece absorção sonora e conta como elemento decorativo.

Ele pode ser estampado, oferecendo exclusividade ao cliente, proporciona ótimo acabamento estético, graças à junta seca dos painéis, ideal para quem busca flexibilidade no projeto e personalização de ambientes. Todos os forros são 100% recicláveis, fabricados com lã de PET, não mofam com a umidade, atuam como isolante térmico e acústico, são laváveis e auto extinguíveis, atendem a classificação II-A da norma IT 10 do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, leves e fáceis de transportar e instalar. Estes podem ser instalados em igrejas, aeroportos, call centers, escritórios, outros.

Revest Frame Trisoft - Indicado para revestimentos de paredes e melhoram a inteligibilidade do som, reduzindo a reverberação no ambiente. A junta seca dos painéis proporciona ótimo acabamento estético, ideal para quem busca flexibilidade de projeto e personalização de ambientes. Além da absorção sonora o Revest Frame também contribui como elemento decorativo. SAC Trisoft: + 55 (11) 4143-7900 | www.trisoft.com.br | contato@trisoft.com.br.

Sobre a Trisoft A Trisoft é a maior empresa da América Latina em produção de itens com lã de PET. Atuando há mais 55 anos no mercado, com qualidade, seriedade e responsabilidade sócio ambiental, investe em tecnologia para o desenvolvimento de produtos, transformando a despoluição do planeta em matérias primas para fazer produtos que melhoram a vida das pessoas. Seu objetivo é revolucionar o mercado, promovendo sustentabilidade e a possibilidade cada vez maior das empresas aderirem à logística reversa.

***Yoga no Parque promove primeira aula indoor***

***O projeto Yoga no Parque tem novidades. Dentro da programação das comemorações de oito anos do projeto, uma parceria com o Torres Eventos possibilitará a realização da primeira aula do YNP Indoor. Será no dia 19 de março, a partir das 19h30. O espaço será preparado e ambientado para aula de duas horas e, melhor, para todos os níveis de praticantes.

O local tem banheiros, estacionamento e o eventual mau tempo da cidade não será problema. Nestes oito anos, o Yoga no Parque contabilizou 70 mil alunos e atualmente há atividades aos sábados às 9h, nos parques Barigui e Jardim Botânico, e aos domingos, às 9h45, nas Ruínas de São Francisco. Não se esqueça de levar o tapetinho para a aula indoor. Ingressos no link http://mpago.la/2JSI - R$ 20,00 e 1kg de alimento para doação Guarde o Print do comprovante ou imprima para conferência no dia.

Serviço: Torres Eventos Av. Pres. Kennedy, 2377 – Guaíra, Curitiba Telefone: (41) 3045-6999 - https://www.facebook.com/events/1316569688489410.

***UniSociesc Curitiba promove o Open Days***

***O Centro Universitário UniSociesc Curitiba promove o Open Days nesta sexta-feira e sábado (2 e 3 de março), no campus Palácio Avenida (Rua Luiz Xavier, n.º 40).

Durante esses dois dias, sexta-feira das 10 às 20 horas e no sábado das 9 às 15 horas, as equipes do campus receberão os interessados em conhecer as instalações, conversar com os coordenadores e viver de perto toda a experiência universitária, além de uma série de palestras na área de negócios, engenharia, educação e comunicação. 

A UniSociesc Curitiba oferecerá gratuitamente o Opens Days, coaching para apresentações de cursos de graduação e pós-graduação, teste vocacional e visita guiada pela unidade, esclarecerá dúvidas sobre financiamentos, promoverá workshops e oficinas e um descontraído bate-papo com alunos e professores. Além disso, a isenção da segunda mensalidade mais 90% de desconto na matrícula.

Mais descontos - A Unidade Palácio Avenida possui preços imperdíveis das mensalidades. Os cursos são: Administração FGV, Gestão Comercial, Arquitetura e Urbanismo, Fisioterapia, Comunicação Social – Propaganda e Publicidade, Biomedicina, Nutrição, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e Pegadogia. Os preços das mensalidades destes cursos vão de R$ 379,24 (Pedagogia) a R$ 768,50 (Arquitetura e Urbanismo).

Serviço: Open Days Data: 2 e 3 de março (sexta e sábado) Horário: das 10 às 20 horas Local: Campus Centro da UniSociesc Curitiba: Rua Luiz Xavier, n.º 40 (em frente ao Palácio Avenida) Telefone: (41) 3090-9090.

***Ler e Pensar oferece três mil vagas para 2018***

***O Projeto Ler e Pensar (LeP), do Instituto GRPCOM em parceria com a Gazeta do Povo, lança o edital de inscrição da edição de 2018. Ao todo, serão ofertadas três mil vagas gratuitamente para professores, pedagogos e representantes de secretarias estaduais e municipais, que tiverem professores participando do Projeto. O LeP é um Projeto de incentivo à leitura e cidadania, que visa contribuir para o desenvolvimento social e cultural de crianças e adolescentes paranaenses, dirigido a professores e alunos do ensino fundamental e médio de escolas e instituições públicas do Paraná. Em funcionamento desde 1999, leva matérias da Gazeta do Povo para dentro da sala de aula, discutindo questões relevantes para o currículo. Ao ser aprovado no edital do Ler e Pensar, o participante passa a ser assinante da Gazeta do Povo Digital sem nenhum custo de adesão ou mensalidade.

Passa também a receber dicas de matérias para trabalhar em sala de aula e como implementar a metodologia do Projeto da melhor forma possível. Além disso, os participantes têm acesso a uma plataforma EAD exclusiva, com certificação que vale para progressão de carreira. De acordo com a professora Thaís Pereira, que participou do Projeto em 2017, o trabalho com o Ler e Pensar ofereceu varias oportunidades de aprendizagem. “O jornal Gazeta do Povo foi considerado o nosso novo livro didático, por tratar de assuntos atuais e relevantes para estudo com alunos e divulgação a toda a comunidade escolar”, disse.

Novidades - Uma das grandes novidades do Ler e Pensar em 2018 é que o Concurso Cultural será lançado no início do ano, junto com o lançamento do Projeto. “Procuramos sempre ouvir o feedback dos participantes e esse foi um pedido recorrente deles no ano passado. Então, fizemos a mudança por entender que desta forma o professor conseguirá organizar melhor o trabalho ao longo do ano”, afirmou Mariane Maio, gestora estadual do Ler e Pensar. Uma nova plataforma EAD também será apresentada aos professores.

Mais moderna e interativa, os cursos terão uma linguagem atual, utilizando recurso de vídeos. Esta mudança vai de encontro ao novo objetivo do Ler e Pensar para 2018: consolidar a estratégia digital do Projeto, iniciada em 2017. “Além de continuar contribuindo para a leitura, aprendizagem e participação cidadã, que sempre foi objetivo do Projeto, nós pretendemos acompanhar as tendências educacionais e contribuir com a criação da cultura de uso das tecnologias digitais nas escolas”, completou Mariane.

Reconhecimento - A metodologia de uso do jornal proposta pelo Ler e Pensar, é reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2010, por contribuir com o objetivo 2 dos então Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – Educação Básica de qualidade para todos. Conta ainda com prêmios como o Prêmio Mundial de Jovens Leitores, World Young Reader Prize e INMA Awards. Informações: Período de inscrição: 26/02 a 26/03, às 9h Divulgação dos resultados e início do Projeto: 02/04 Mais informações www.lerepensar.com.br. Inscrição: http://materiais.gazetadopovo.com.br/ler-e-pensar.

***2ª Feira Internacional de Música do Sul abre convocatória*** 


Crédito da foto: Oruê Brasileiro. 

***A partir desta quarta (28), a FIMS - Feira Internacional de Música do Sul, abre as inscrições para os editais de showcases da edição 2018. Ao todo são três editais que contemplam, a região sul, território nacional e América Latina. O evento acontece entre os dias 20 e 23 de junho, no Portão Cultural, em Curitiba. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela plataforma Groovelist. 

Durante os quatro dias do evento, os showcases selecionados serão divididos em 4 categorias e as ações serão apreciadas pelos programadores nacionais e internacionais presentes no evento. Os resultados dos editais dos showcases serão divulgados durante o mês de maio no site oficial da FIMS. Na última edição realizada em 2016, foram inscritos pelo edital mais de 200 artistas e foram selecionados grupos dos estados do Paraná, Santa Cataria e Rio Grande do Sul. 

“A FIMS teve esse objetivo em aproximar os estados do Sul, fortalecer as parcerias internas e projetar os artistas ao cenário musical”, explica o idealizador da FIMS, Téo Ruiz. Destas parcerias efetivadas na edição passada com outras feiras e festivais ao redor do mundo, como o Lancaster Music Festival (Inglaterra) e SIM (São Paulo), ambos os eventos tiveram uma noite da FIMS inserida em suas programações. 

No sul, os festivais, Tum Sounds (Florianópolis), Demosul (Londrina), Morrostock e Mate em Porto Alegre também foram parceiros que possibilitaram novas perspectivas para a elaboração da FIMS 2018. “A gente depende muito de parcerias no cenário independente. Então, quanto mais espaços para poder realizar esses laços é melhor para todo o mundo”, afirma Téo Ruiz. 

Edição 2018 - Neste ano, o evento inova e abre o edital voltado para os artistas de todas as regiões do Brasil e da América Latina. Além das convocatórias para os showcases em fevereiro, entre os meses de março e abril serão abertas as convocatórias para as rodadas de negócios em nível nacional e internacional. E ainda, durante os quatro dias de evento, a FIMS apresenta em sua programação, entre convidados nacionais e internacionais, palestras, bate-papos, workshops e outras ações paralelas no Circuito Off. A programação completa será divulgada em breve pelo site oficial: http://fims.com.br

Números da FIMS - Na primeira edição, mais de 400 pessoas visitaram a feira. Durante a programação, entre palestrantes e programadores foram 32 convidados do Brasil e exterior, 248 bandas inscritas, das quais 16 foram selecionadas para os showcases oficiais, e mais de 20 shows no Circuito Off. E ainda, das rodadas de negócios, foram mais de 170 reuniões, 60 shows e iniciativas geradas a partir da FIMS e foi gerado aproximadamente R$60mil em recursos de shows.

Nenhum comentário:

Postar um comentário