***Quatro pianistas e um instrumento: Pianorquestra vem à Caixa Cultural Curitiba***
Crédito das fotos: Gal Oppido.
***A Caixa Cultural Curitiba apresenta, de 16 a 18 de dezembro, o espetáculo de um dos grupos mais inovadores do atual cenário da música instrumental brasileira, o PianOrquestra, que terá a participação especial da cantora paulista Ná Ozzetti. O show em Curitiba marca também o lançamento do novo DVD Multifonias.
Luvas, baquetas, palhetas de violão, fios de náilon, sandálias de borracha, peças de metal, madeira, tecido e plástico permitem ao PianOrquestra explorar as infinitas possibilidades de timbres e sonoridades produzidos pelo piano, transformando o instrumento em sua própria orquestra. Com quatro pianistas, um piano preparado e uma percussionista, o espetáculo tem ainda elementos da dança, do teatro, das artes visuais e da tecnologia, aliados a um alto nível de performance. O trabalho é fruto de dois anos de pesquisas intensas.
O PianOrquestra tem direção artística do consagrado pianista Claudio Dauelsberg, que se apresenta ao lado das pianistas Marina Spoladore, Priscila Azevedo, Anne Amberget, e de Masako Tanaka, percussionista japonesa apaixonada por ritmos brasileiros, que completa o time de craques. O repertório do show é muito familiar ao público. Varia do afoxé ao samba, passa pelo maracatu, ciranda e outros ritmos. Entre os compositores selecionados pelo PianOrquestra estão Ernesto Nazareth, Milton Nascimento, Noel Rosa e Chico Buarque.
Serviço: PianOrquestra Local: Caixa Cultural Curitiba, Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR) Data: 16 a 18 de dezembro de 2016 (sexta a domingo) Horário: sexta-feira, às 20h. Sábado, às 19h e às 21h. Domingo, às 19h. Ingressos: vendas a partir de 10 de dezembro (sábado). R$ 20 e R$ 10 (meia – conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito Caixa). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura. Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 16h às 19h). Classificação etária: não recomendado para menores de 10 anos. Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes).
***Ademi/PR revela os destaques do mercado imobiliário de 2016 em novo Troféu Incorporador do Ano***
Crédito da foto: Divulgação.
***A Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi/PR) vai premiar os ganhadores do Troféu Incorporador do Ano 2016, em solenidade que será realizada no dia 13 de dezembro, no Graciosa Country Club, em Curitiba.
A premiação bianual tem a finalidade de estimular a excelência profissional no setor imobiliário, reconhecendo as empresas associadas que mais se destacaram no período pelas boas práticas corporativas empregadas no planejamento e na execução dos lançamentos imobiliários no Estado, e dos profissionais que contribuíram para a valorização e desenvolvimento do setor. A presidente da Ademi/PR, Aline Perussolo Soares, conta que nesse ano a premiação foi reformulada.
Uma das alterações foi a inclusão de novas categorias, passando de quatro para 14. Destas, cinco são indicações (Personalidade; Empresa Incorporadora do Ano; Executivo do Ano; Obra relevante, expressiva ou emblemática; Fornecedor) e as outras noves avaliadas por uma comissão julgadora (Empreendimento do Ano – Lançado;
Empreendimento do Ano – Concluído; Lançamento Horizontal; Minha Casa Minha Vida – Lançamento; Projeto Arquitetônico – Residencial e Comercial; Prêmio Sustentabilidade; Imobiliária do Ano e Melhor Campanha de Marketing). “Optamos por ampliar as categorias para que mais empresas pudessem concorrer à premiação.
Além disso, entendemos que cada tipo e padrão de construção tem suas particularidades quanto a projeto, investimentos, atributos e diferenciais e dessa forma a concorrência entre as empresas ficaria mais nivelada e justa. Ainda, queremos homenagear as grandes obras do Estado e os principais parceiros da construção civil, como imobiliárias e fornecedores”, explica Aline. A comissão julgadora do Troféu Incorporador do Ano 2016 contou com jurados externos, além dos diretores da Ademi/PR.
Participaram da votação o diretor corporativo de Marketing do Grupo Positivo, Rogerio Mainardes; o diretor da Imobiliária Thá, Fernando Antonio Thá; a vice-presidente da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil, seção Paraná (ADVB-PR), Milene Seabra; e a arquiteta e conselheira da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura, seção Paraná (AsBEA-PR); Elaine Zanon. “Isso confere ainda mais credibilidade para a maior premiação do mercado imobiliário no Paraná”, comenta Aline.
Outra novidade é que a celebração volta a ser sediada no Graciosa Country Club, local em que ocorreu a primeira edição da premiação, em 1989. A última edição do evento foi em 2014, no Castelo do Batel. A presidente da Ademi/PR conta ainda que junto com o Troféu Incorporador do Ano, serão apresentados os dados do Perfil Imobiliário de 2016. O levantamento anual apresenta o balanço da produção de imóveis residenciais novos em Curitiba, geral e por região, bem como da Região Metropolitana, bem com traça o perfil do comprador de imóveis na capital.
Retrospecto - O evento de premiação dos destaques do mercado imobiliário paranaense pela Ademi/PR acontece desde o fim da década de 80. A denominação, inicialmente Troféu “O Construtor do Ano”, e o formato, um jantar com realização anual, foram definidos em novembro de 1989. Embora o nome do evento estivesse atrelado a uma organização, ficou instituído que ele não se restringiria exclusivamente aos construtores, expressando o termo amplo da própria palavra.
A primeira edição ocorreu em 12 de dezembro de 1989, no Graciosa Country Club, tendo como homenageado o Banco Itaú. O prêmio foi entregue a uma personalidade, pela primeira vez, em 1993, tendo como homenageado o empresário Nelson Torres Galvão. A partir de 1998, a premiação teve uma nova categoria: Profissional/Destaque do Ano e Empreendimento/Empresa do Ano.
Uma nova reformulação foi feita em 2006, quando o evento passou a se chamar Troféu “Incorporador do Ano” e homenagear também uma empresa incorporadora. A partir de então, sua realização tornou-se bianual, paralelamente à cerimônia de entrega do Perfil Imobiliário. O certame recebeu nova alteração em 2012. Além da personalidade e da empresa incorporadora, indicadas pela própria associação, foi aberta concorrência para as construtoras e incorporadoras associadas à entidade em duas categorias de empreendimento: destaque e concluído.
Ainda a partir de 2012, a premiação foi estendida a empreendimentos desenvolvidos ou com participação de companhias de capital aberto, com projetos no Paraná e sede no eixo Rio-São Paulo. Além do Graciosa Country Club e do Castelo do Batel, outros endereços tradicionais da capital paranaense já sediaram a premiação, como a Sociedade Giuseppe Garibaldi, o Clube Concórdia (hoje pertencente ao Clube Curitibano) e o Buffet do Batel.
***MEC libera quatro novos cursos para Unicesumar em Curitiba***
Crédito da foto: Divulgação.
***A Faculdade Cesumar de Curitiba, pertencente ao Grupo Educacional Unicesumar, recebeu a autorização do Ministério da Educação (MEC), para a abertura dos cursos presenciais de Odontologia, Medicina Veterinária, Jogos Digitais e Gestão de Turismo. A diretora do campus de Curitiba, Cristiane Mello David, explica que as escolhas pelos cursos são de áreas que necessitam de novos profissionais. “A chegada destes cursos vai responder a uma demanda do mercado de trabalho.
O curso de Medicina Veterinária, por exemplo, é um dos melhores do Brasil, com nota 5 no Enade no polo de Maringá e Odontologia que já é um curso tradicional, está a cada dia ampliando o campo de atuação e agora no período noturno. Então, esses alunos terão a oportunidade de frequentar uma instituição que está entre as 4% das melhores instituições do Brasil, segundo avaliação do MEC”. O curso de Jogos Digitais, disponível no período noturno, é uma das novidades e engloba atividades com valor econômico, entretenimento e também pedagógico. Os games são importantes ferramentas utilizadas em escolas e treinamentos empresariais.
O campo de trabalho engloba atuações como autônomo ou em empresas produtoras de jogos digitais, canais de comunicação via web, produtoras de websites, agências de publicidade e veículos de comunicação. A área de turismo é crescente em grandes centros, como é o caso de Curitiba, que é referência nacional. Com o objetivo de capacitar o profissional que vai atuar nessa área, a Unicesumar implementa o curso de Gestão de Turismo, que dá diretrizes aos profissionais, desde o planejamento de atividades turísticas e eventos.
A área de atuação é ampla, compreendendo redes hoteleiras, agências de viagens, eventos, estruturas de lazer e entidades que desenvolvem o turismo. O vestibular programado para o próximo dia 10 contemplará os novos cursos e as inscrições seguem abertas no site da instituição (www.unicesumar.edu.br). Ao todo serão ofertadas vagas em 20 cursos presenciais e a prova será realizada no Campus Curitiba das 14h às 17h. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-604-4422.
Unicesumar - A Unicesumar, atuando há 25 anos no ensino superior, conhecida nacionalmente por sua qualidade de ensino, IGC4 - escala de 1 a 5, segundo avaliação do MEC, o que a posiciona entre 4% das melhores instituições de ensino superior do país. A instituição está relacionada entre os 10 maiores grupos de educação do Brasil, com mais de 80.000 alunos em vários Estados.
São mais de 100 polos de Educação a Distância espalhados em todo o território nacional. Atualmente 80% dos professores são mestres ou doutores. A Unicesumar possui programas de intercâmbio em parceria com diversas universidades em mais de 13 países ao redor do mundo.
Serviço: Vestibular programado da Unicesumar em Curitiba Prova: 10/12 Endereço do Campus: Rua Itajubá, 673 - Portão Fone: 0800-604-4422 - Site: www.unicesumar.edu.br.
***CEO Conference discutiu liderança e papel do CEO em Curitiba***
Crédito da foto: Divulgação.
Na foto: Roberto Herrera (Diretor de Negócios e Educação Executiva da FAE Business School), Professor Doutor José Vicente Mello Cordeiro (Diretor de Pós-graduação da FAE Business School), Giuseppe Musella (CEO da Ibema Papel Cartão) e André Caldeira (CEO da Proposito Executive Search).
***Resiliência, liderança, poder de decisão e capacidade de lidar com cenários econômicos, tecnológicos e sociais ambíguos são habilidades cada vez mais indispensáveis para um executivo que ocupa a posição máxima de liderança em uma corporação.
Essa avaliação é do CEO mundial da Transearch International, Alain Tanugi, palestrante que abriu o evento CEO Conference, uma realização da Proposito Capital Humano em parceria com a FAE Business School, promovida no dia 22 de novembro em Curitiba.
“Passamos por um momento de ruptura de modelos econômicos e sociais tradicionais e temos uma perspectiva de futuro que já se desenha com uma dinâmica de aceleração, ou seja, de saltos tecnológicos e de relações humanas cada vez mais velozes e impactantes”, avaliou Tanugi.
De acordo com o sócio fundador e CEO da Proposito Capital Humano, André Caldeira, o encontro proporcionou aos diretores executivos participantes uma grande oportunidade de networking e de insights para o novo ano que se aproxima. “A CEO Conference foi um sucesso e superou as nossas expectativas. Foi um dia muito produtivo que valorizou o intercâmbio de experiências em alta gestão e representou um momento importante para inspirar novas ideias e projetos”, avaliou.
Para o diretor-geral do Grupo Educacional Bom Jesus e reitor da FAE, Jorge Apóstolos Siarcos, parcerias como a que viabilizou a realização da CEO Conference vão ao encontro da missão da Instituição. “A FAE busca um diálogo cada vez mais próximo com o mercado, a fim de gerar soluções práticas e inovadoras para os principais desafios da atualidade”, disse.
A CEO Conference também contou com debates e palestras ministradas pelos seguintes executivos convidados: Guilherme Bertani, CEO da Docol; Germano Couy, country manager da Acer; e Giuseppe Musella, CEO da Ibema Papel Cartão. O evento teve apoio da Fecomércio-PR, do Core-PR, do Sirecom-PR e da Cooperativa Agroindustrial Bom Jesus. A Proposito Capital Humano e a FAE Business School agradecem a participação dos parceiros institucionais e a presença dos executivos que prestigiaram o evento.
Serviço: Propósito Capital Humano http://proposito.com.br - contato@proposito.com.br. Rua Emiliano Perneta, 466, 11º andar Centro – 80420-080 Curitiba/PR.
***Designer de joias Renato Wagner cria peça exclusiva em prol de pacientes com Síndrome do X Frágil***
Crédito das fotos: Naideron Jr.
Na foto 01: Camisetas do Projeto Eu Digo X.
Na foto 02: Rafaela Kaesemodel, coordenadora de captação de recursos do Instituto Lico Kaesemodel, Monica Malucelli, proprietária da Amare Presentes, e Sabrina Muggiati, fundadora do Projeto Eu Digo X.
Na foto 03: Sabrina Muggiati, fundadora do Projeto Eu Digo X, Marialice Avelar, do Lady&Lord Julia da Costa, e Rafaela Kaesemodel, coordenadora de captação de recursos do Instituto Lico Kaesemodel.
Na foto 04: Giuliana Kaesemodel, esposa do piloto Lico Kaesemodel, e Rafaela Kaesemodel, coordenadora de captação de recursos do Instituto Lico Kaesemodel.
Na foto 05: As irmãs Sabrina Muggiati, fundadora do Projeto Eu Digo X, e Rafaela Kaesemodel, coordenadora de captação de recursos do Instituto Lico Kaesemodel.
Na foto 06: Sabrina Muggiati, fundadora do Projeto Eu Digo X, Silvia Prosdócimo, amiga da família, e Rafaela Kaesemodel, coordenadora de captação de recursos do Instituto Lico Kaesemodel.
Na foto 07: A equipe do Projeto Eu Digo X, Rafaela Kaesemodel, Vanessa Schubert, Sabrina Muggiati e Luz María Romero.
***O Instituto Lico Kaesemodel, de Curitiba, por meio do Projeto Eu Digo X, de conscientização sobre a Síndrome do X Frágil, ganhou um importante apoio para auxiliar pacientes cadastrados. O designer de joias Renato Wagner, de São Paulo, criou uma peça exclusiva que terá parte do seu valor de venda revertido para a realização de exames de diagnóstico da síndrome.
A peça, desenhada e produzida por Renato Wagner é um par de brincos de borboletas, o símbolo maior do Projeto Eu Digo X, em ouro 18K, nas versões cristal e topázio. A joia foi lançada na última quinta-feira (1), na loja Amare, em um evento apoiado pela socialite Jandira Khury, embaixadora do projeto, e reuniu formadores de opinião interessados em conhecer mais sobre a Síndrome do X Frágil e em ajudar com a arrecadação de fundos para a realização de exames.
A idealizadora do Eu Digo X, Sabrina Muggiati, contou sobre a história do projeto e conscientizou sobre a síndrome. Os convidados ainda puderam degustar dos doces assinados por Viviane Malucelli. Em todo o país, celebridades têm apoiado o projeto Eu Digo X, apadrinhado pelo cantor Daniel. A atriz Nicette Bruno gravou a nova campanha de conscientização sobre a Síndrome do X Frágil, acompanhada de atores locais como George Sada e Alexandra Scott, além do grupo Tesão Piá e de jornalistas paranaenses.
Graças às ações de captação de recursos, o Instituto proporcionou a 18 famílias a realização dos exames de diagnóstico de X Frágil e todas já iniciaram tratamento adequado para os pacientes. “2016 tem sido um ano de muitas parcerias importantes para o Instituto e todas essas contribuições só têm nos mostrado como ainda existem pessoas solidárias à nossa volta. Pessoas que não medem esforços em ajudar, doando da forma que pode a quem precisa. Somos muito gratos a todos, infinitamente.
Agora, essa nova ação vai nos dar mais força ainda para auxiliar as famílias que atendemos”, afirma Rafaela Kaesemodel, coordenadora de captação de recursos do Instituto Lico Kaesemodel. As peças exclusivas do designer Renato Wagner estão à venda pelo e-mail do Instituto Lico Kaesemodel, contato@intitutolk.org.br, pelo telefone: (11) 98117-0007 e também pelo Instagram da marca de joias: @renatowagner.
Renato Wagner Designer de Joias - Fundada em 1985, em São Paulo, a Renato Wagner Design & Comércio Ltda. tem como base um estúdio de criação onde o artista esboça os seus inúmeros desenhos, que servem de base para o feitio de peças que são processadas em diversas oficinas no Brasil e no exterior.
Sua equipe - nacional e internacional - é composta de artesãos de alto nível, que seguem os ensinamentos da velha escola francesa de joalharia, o que permite a obtenção de joias de excelente acabamento. As peças - em sua maioria, anéis, brincos, colares, braceletes, broches, coroas - são elaboradas em ouro branco, ouro amarelo, platina, brilhantes, safira, rubi, esmeralda e outros materiais.
***Siena Alimentos doou panettones Roma para 2,3 mil crianças em festa do Natal Encantado***
Crédito da foto: Divulgação.
***A Siena Alimentos, uma das maiores empresas de panettones do Brasil, doou Panettones Roma Frutas 80g para as 2.300 crianças que participaram da festa de abertura do Natal Encantado do Paraná. No evento, as crianças de Curitiba, Região Metropolitana e litoral do estado se divertiram com os brinquedos infláveis, camarim de pinturas, show de patinação e se deliciaram com um lanche.
Além da participação do Papai Noel, que distribuiu presentes para as crianças, o evento também contou com a presença de personagens de desenhos animados. A festa já está na sua 12ª edição e faz parte da programação do Natal Encantado promovido pela Provopar Estadual.
“Um evento como este desperta ainda mais o espírito natalino de amor e caridade e ver a alegria das crianças ao receber um produto que é símbolo de Natal é muito gratificante para a nossa empresa”, diz a diretora da Siena Alimentos, Mariângela Michelangeli.
***Parque Tecnológico Virtual do Paraná já tem 200 ativos catalogados***
***A nova plataforma do Parque Tecnológico Virtual do Paraná (PTV Paraná), que pretende atrair e fixar empresas de base tecnológica em todo território paranaense, já catalogou quase 200 ativos tecnológicos no estado desde o seu lançamento, em novembro deste ano. A maioria dos cadastros é de organizações paranaenses e de invenções e patentes produzidas no Paraná.
O PTV Paraná centraliza os ativos tecnológicos e processos de negócios em uma plataforma única, reunindo institutos de ciência e tecnologia (ICTs), núcleos de inovação tecnológica (NITs), empresas de base tecnológica, incubadoras e parques tecnológicos, centros de promoção de empreendedorismo, entidades prestadoras de serviços tecnológicos e instituições de ensino e pesquisa.
Dentre os quase 200 cadastros, a maioria refere-se a organizações e empresas e a ativos de propriedade intelectual – dentre os quais, invenções, pedidos de patentes de marcas e direitos industriais, científicos ou literários. Como exemplo de cadastro de propriedade intelectual há o processo de produção da levedura Saccharomyces Cerevisiae ativa enriquecida, feita pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), e o Sistema Automatizado de Leitura em Braile, cadastrado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).
De acordo com o Júlio C. Felix, diretor-presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), a plataforma, gerenciada pela instituição, foi reformulada para aproximar o empreendedor tecnológico aos ativos científicos e tecnológicos e de inovação do estado. “Além de cumprir esse papel, a plataforma tem se mostrado uma grande ferramenta de informação de Ciência, Tecnologia e Inovação no Paraná”, pontua.
Catálogo de inovação - Com a ferramenta, a sociedade paranaense pode conhecer os ativos tecnológicos do Estado, catalogados em sete categorias: Pessoas, Organizações, Programas e Incentivos, Projetos e Iniciativas, Produtos, Propriedade Intelectual e Serviços. A ferramenta também abre espaço para fóruns e para atualização de calendário de eventos.
Os empresários paranaenses podem, com a nova plataforma, informar suas demandas por soluções tecnológicas e conhecer as instituições mais adequadas para provê-las. Mais que um catálogo de organizações e de iniciativas inovadoras, porém, a plataforma do PTV Paraná é uma ferramenta de gestão, reunindo uma lista de cadastro e um mapa de calor, que apresenta a distribuição dos ativos no Estado, orientando o acesso pelas empresas aos produtos e serviços tecnológicos e na tomada de decisão.
Plataforma - Cada instituição pode se cadastrar e catalogar seus programas de financiamento à inovação e seus projetos de pesquisa, por exemplo. A plataforma será a ferramenta de gestão dos ativos tecnológicos paranaenses da Seti, que é a instituição responsável pelo projeto. A plataforma ainda funciona como uma rede social, na qual os seus integrantes podem criar fóruns e troca de informações sobre projetos inovadores no Estado. Para catalogar sua organização ou iniciativa, é preciso acessar o site ptvparana.com e fazer o cadastro.
***Instituto Legado reúne 80 instituições sociais e anuncia vencedoras do Prêmio Cereja do Bolo 2016***
Crédito da foto: Divulgação.
***Para celebrar a conclusão da 4ª edição do Projeto Legado e anunciar as organizações sociais que conquistaram o investimento financeiro, o Instituto Legado reúne na próxima quarta-feira (07), a partir das 19h, todas as organizações que já passaram pelo programa de capacitação e integram a Rede Legado. São 80 iniciativas sociais que receberam um ano de profissionalização em empreendedorismo social e agora se reencontram para trocar experiências, fortalecer conexões e conhecer as vencedoras do Prêmio Cereja do Bolo 2016.
“A entrega do prêmio financeiro é sempre um momento muito especial para o Instituto e também para as organizações que integram nossa rede, é o momento de coroação do trabalho que é feito durante o ano e a chance que temos de potencializar nosso impacto fortalecendo parcerias entre pessoas que tem propósito social”, afirma James Marins, presidente do Instituto Legado.
O encontro também é uma oportunidade para que pessoas e empresas interessadas no empreendedorismo social conheçam o resultado das atividades desenvolvidas em 2016 e discutam propostas para o terceiro setor. Desde 2013, o Projeto Legado seleciona anualmente 20 instituições do setor e oferta um ano de atividades gratuitas, incluindo conhecimento sobre gestão, comunicação, finanças e assessoria jurídica. Um dos avanços de 2016 foi a abertura de edital para outras regiões do Brasil.
Graças a essa ampliação, a ONG Pontes do Amor, de Uberlândia (MG), pôde aprimorar o trabalho que desempenha em prol da adoção legal e a convivência familiar. “O Legado foi um divisor de águas que nos levou a revisar nossa identidade organizacional e processos, e ainda nos trouxe ferramentas e metodologia para gestão de projetos; valeu a pena o investimento em viagens, pois a qualidade do treinamento foi classe A”, avalia Sara Vargas, coordenadora da instituição e finalista do Projeto Legado 2016.
Ao fim do curso anual, os participantes produzem um projeto de expansão de impacto e disputam um prêmio financeiro com intuito de ampliar as atividades e soluções da causa social ou ambiental a que se dedicam. Oito ONGs estão na fase final e na expectativa de conquistar R$ 10 mil para aplicação em 2017. Por meio desse programa de aceleração, 11 iniciativas já foram prestigiadas com financiamento direto, além de outras 71 que receberam investimento por meio do conteúdo programático. O edital de inscrições para a próxima edição será divulgado em breve.
Turma de primeira - Além da celebração do Projeto Legado 2016, o evento também marca a formatura da primeira turma de Pós-Graduação em Empreendedorismo e Negócios Sociais, um curso inédito no Sul do País desenvolvido pelo Instituto Legado em parceria com a FAE Business School. O encontro ainda contará com a presença de Marcelo Estraviz, especialista em investimento de impacto social que ministrará, na próxima quarta-feira (08) um dia de oficina de captação de recursos no Legado SocialWorking. Interessados em participar da celebração e da oficina podem confirmar presença pelo site.
Sobre o Instituto Legado - O Instituto Legado acredita que o Empreendedorismo Social é uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento econômico e se propõe a ampliar o impacto de iniciativas sociais, causar transformações e deixar um legado. Atua em três frentes estratégicas: Capacitação, Educação Formal e Fortalecimento de Rede. A capacitação é executada por meio do Projeto Legado, um programa de aceleração que seleciona, capacita, conecta e investe em organizações sociais de alto potencial de impacto. Realizado desde 2011, o Projeto já apoiou 80 organizações.
A segunda frente é a Educação Formal que, em parceria com a FAE Business School e o Amani Institute estruturou a primeira pós-graduação em empreendedorismo e negócios sociais do Sul do Brasil. A terceira frente é o Fortalecimento de Rede, que promove e apoia ações sobre Empreendedorismo, Inovação, Negócios Sociais e Investimento de Impacto com a intenção de tornar Curitiba pólo de discussões de relevância nacional e internacional e recentemente criou o SocialWorking, um coworking exclusivo para negócios sociais.
Serviço: 07/12/2016, a partir das 19h Local: Av. Visconde de Guarapuava, 3263, Auditório 2o andar. Instituto Legado Rua São Pedro, 696 - Cabral. Tel: (41) 3503-2812 - http://institutolegado.org.
***Do sul da Espanha ao sul do Brasil – Música e dança flamenca com sabor curitibano***
Crédito da foto: Divulgação.
***O grupo “Perla Flamenca Arte em Movimento” apresenta nos dias 9 e 10 de dezembro, às 20h30, seu novo espetáculo: “De Sur a Sur - "Inspirados en la raiz, bailamos nuestro sentir". O show de dança e música é uma afirmação do flamenco local, valorizando as raízes desta arte. Do sul da Espanha para o sul do Brasil, o flamenco é uma ponte que há cerca de duzentos anos vem unindo povos por meio da arte e da cultura.
A maturidade técnica e artística do grupo é celebrada nesta produção, pois “sem esquecer todo o conhecimento e arte que recebemos dos flamencos espanhóis de hoje e de ontem, temos consciência de que os frutos aqui produzidos possuem cheiro e sabor da terra local”, destaca Miri Galeano, diretora e bailarina do grupo.
“Queremos valorizar e dar importância ao flamenco que fazemos aqui em Curitiba e no Brasil”, completa Jony Gonçalves Guitarrista e diretor do Grupo. O espetáculo é pura arte. Desde a concepção, com um conceito bem definido, passando pela criação do cartaz do show, obra da artista plástica curitibana Claudia De Lara, até as músicas e coreografias, todas exclusivas e criadas especialmente para o evento.
“Temos a sorte de ter em Curitiba Miri Galeano e Jony Gonçalves, os dois maiores nomes do flamenco nacional, reconhecidos como interpretes e como autores”, enfatiza Flávia Noronha, integrante do grupo. “As coreografias são das nossas maestras Maria Teresa Prado e Miri Galeano e as músicas todas compostas por Jony Gonçalves, um dos guitarristas mais reconhecidos da América do Sul”, destaca Raquel Praconi, também integrante do grupo.
O evento contará com a presença do cantaor argentino Eugénio Romero, das bailaoras Miri Galeano “Perlita” e Maria Tereza Prado, do percursionista gaúcho Gustavo Rosa, do guitarrista flamenco Jony Gonçalves e dos alunos do grupo. Os ingressos estão à venda no Espaço Up Live (Rua Claudio Manoel da Costa, 623, Bom Retiro) e custam R$ 50,00.
Serviço: “De Sur a Sur” Quando: 9/12/2016, às 20h30; 10/12/2016, às 18h00 (sessão extra); 10/12/2016, às 20h30 Onde: Espaço Up Live (Rua Cláudio Manoel da Costa, 623, Bom Retiro) Ingressos: R$ 50,00, à venda no Espaço Up Live (Rua Cláudio Manoel da Costa, 623, Bom Retiro) ou pelos telefones (41) 995717379 e (41) 995202051. Mais informação à imprensa pelos telefones: (41) 995717379 e (41) 995202051.
Sobre o Flamenco - O Flamenco nasce na Andaluzia, Espanha, e de lá se espalha pelo mundo, levando consigo a soma de diferentes culturas que o fizeram emergir, tais como árabe, cigana, judia, espanhola, negra. Ao falar das emoções humana mais primitivas, como raiva, dor, medo, alegria, paixão, amor, sensibiliza e conecta-se com os mais diversos públicos, talvez por isso tenha ultrapassado suas fronteiras e se firmado como um gênero artístico, muito além de algo folclórico e de identidade local.
Um show tradicional de flamenco sempre reúne seus três elementos: Baile (dança), toque (guitara espanhola/violão) e Cante (voz). No flamenco, o bailarino/bailarina é chamado bailaor/bailaora, o cantor/cantora de cantaor/cantaora e o/a violinista de guitarrista. Sobre o Grupo Perla Flamenca: Após 13 anos de muita dedicação ao Flamenco no Brasil e no exterior e com o objetivo de sempre difundir esta arte, Miri Galeano “La Perlita” e Jony Gonçalves criaram o grupo “Perla Flamenca Arte em Movimento”.
O objetivo do grupo é compartilhar e transmitir a arte a pessoas de qualquer idade, gênero e nacionalidade. Utilizando a linguagem universal da música, o grupo desenvolve diversas atividades, tais como aulas de dança, aulas de violão flamenco, encontros sobre teoria e história do Flamenco, bem como apresentações e workshops com artistas nacionais e estrangeiros. Diretores do Grupo: Miri Galeano "Perlita" Coreógrafa e Bailaora; Jony Gonçalves Músico – Guitarrista. Fanpage do grupo: https://www.facebook.com/perla
***Conde Baltazar lança primeiro disco solo no Teatro Paiol***
Crédito das fotos: Jaime Silveira.
***O músico e compositor Conde Baltazar estará no palco do Teatro do Paiol para o show de lançamento do seu primeiro álbum solo. Batizado de Lover haus, o disco será apresentado ao vivo pela primeira vez no dia 16 de dezembro (sexta-feira), às 20h. Conde Baltazar é figura fácil nos palcos.
Além da carreira de ator, tem se destacado com a Trombone de Frutas, banda que que ajudou a fundar, sendo o vocalista, letrista e, claro, frontman do grupo, hipnotizando o público com seus gestos, olhares e performances.
Lover haus começou a nascer em 2015, quando Conde foi contemplado com um edital do SESC Paço da Liberdade. Durante um mês, esteve no estúdio do local registrando músicas que havia acabado de compor. São 11 canções em que podemos ouvir o músico com mais intimidade.
“O processo de composição se deu num momento em que vivia uma paixão muito forte, um ciclo que desenhei, escrevi e compus muito.
Quase todas as canções surgiram nesse momento. Era uma sensação recorrente no corpo”, explica Conde. “Pela primeira vez, pensei muito mais em como seria para uma pessoa pegar o disco e começar a tocar do começo. Acho que essa linha dramatúrgica fica um pouco exposta na hora de organizar o desenho cronológico do disco”, completa. Se na Trombone de Frutas o músico se dá ao luxo fazer parte de uma miscelânea que vai da calmaria ao êxtase, com experimentos e brincadeiras em músicas com inúmeros momentos, em seu novo trabalho, Conde apresenta-se a si mesmo.
São 11 canções diretas em que podemos confirmar a busca por um “desenho sonoro”- vale lembrar que é também um artista visual. Um resumo disso está no título do álbum, uma mistura de inglês e alemão. As letras, no entanto, são em português, com duas cantadas com um belo sotaque em inglês.
“As canções vêm e se instalam – de estar tocando e gostar de uma sequência de acordes, colocar uma melodia vocal e a música aparecer, mas muito partindo do que estou vivendo ou sentindo”, descreve. Conde compõe desde os 16 anos, quando aprendeu a tocar violão, estudando o método clássico na Embap – Escola de Música e Belas Artes de Curitiba. “Agora estou produzindo bastante com guitarra, palheta, amplificador, pedais. Isso está me dando um outro chão, outra referência para compor”, finaliza.
No disco, o músico conta com seus colegas de Trombone de Frutas: Marc Olaf (teclas e baixo), Rodrigo Chavez (baixo), João Taborda (bateria) e Lauro Ribeiro (trombone, trompete e flugel). Outros músicos também participaram da gravação, como Rodrigo Lemos (guitarra), Marano (baixo), Luis Bourscheidt (bateria) e Igor Amatuzzi (synths), que também mixou o disco. A captação foi feita por Lucas Paixão e a masterização ficou a cargo de Carlos Freitas.
Serviço: Conde Baltazar - lançamento "Lover haus" Data: 16 de dezembro, sexta-feira, 20h Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia, conforme legislação) Local: Teatro do Paiol - Praça Guido Viaro, s/n Pontos de venda (somente dinheiro): Restaurante Mezanino das Artes (Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 805, segunda a sábado, das 11h30 às 23h). Informações: (41) 3213-1340.
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