quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Coluna do dia 09/01/13

 ***NO CORAÇÃO DO RIO, A GRANDE DIVA DA MUSICA BRASILEIRA*

 
 Crédito das fotos: Divulgação.

***As comemorações pelos quarenta anos de carreira começaram em 2012, mas prosseguem neste novo ano que ainda engatinha. A nova temporada no Rival Petrobras, de 15 a 17 de janeiro, no horário das 19h30, marca o lançamento da última parte do projeto comemorativo intitulado "DUAS FACES". A versão em Blu-Ray que chega às lojas via Biscoito Fino, traz todas as faixas dos cds/dvds "Duas Faces - Jam Session" e "Duas Faces-Ao Vivo, na Mangueira"; inclusive com seus extras e depoimentos de artistas como, por exemplo, Roberto Carlos. 


Alcione será acompanhada pela BANDA DO SOL e a direção geral do espetáculo é de Solange Nazareth, empresária da cantora. A direção musical é de Alexandre Menezes, pianista da Banda. Dentre as canções pinçadas para o roteiro musical do espetáculo que também marca o lançamento da nova turnê nacional, músicas de ambos os dvds.

"Poder da Criação" (João Nogueira/ Paulo César Pinheiro), "Capim" (Djavan), "40 Anos", "Entidade" e "Brasil de Oliveira da Silva do Samba" (Altay Veloso/Paulo César Feital), "Jamaica a São Luís" (Gerude/Ciba Carvalho), "Meu Ébano" (Nenéo/Paulinho Rezende), "Nem Morta" (Michael Sullivan/Paulo Massadas), "Passional" (Fátima Guedes), "Cajueiro Velho" (do pai, João Carlos), "Tem dendê/Figa de guiné" (Reginaldo Bessa/Nei Lopes) e as inéditas "Não me entrego a mais ninguém" (Jefferson Jr/Humberto Tavares), "Mulher-Bombeiro" (Nei Lopes) e "Beco sem Saída" (Telma Tavares/ Roque Ferreira). "Duas Faces", a canção de Altay Veloso que titula o projeto, também é um dos destaques de um repertório eclético (que ainda inclui standards internacionais) e sob medida para a oportuna comemoração. E, naturalmente, não poderiam faltar: o tema musical da "empreguete" encarnada por Taís Araújo em "Cheias de Charme", "Chora Coração" (Altay Veloso/Aladim), e "Amor Surreal", da personagem "Delzuite", interpretada por Solange Badim, em "Salve Jorge".

S E R V I Ç O - ALCIONE NO TEATRO RIVAL PETROBRAS TEMPORADA DE LANÇAMENTO, EM BLU-RAY, DO PROJETO DUAS FACES DIAS: 15, 16 e 17 de janeiro, (terça-feira, quarta-feira e quinta- feira), às 19h30 Rua Álvaro Alvim, 33/37 – Cinelândia – Tel:2240-4469.

***IRMÃOS FAVETTI LANÇAM CD DUPLO NA CAIXA CULTURAL CURITIBA***


 Crédito da foto: Divulgação.

***A Caixa Cultural Curitiba apresenta, no dia 16 de janeiro, às 20h, o show de lançamento do álbum duplo “Degrau do Tempo”, dos irmãos Favetti. O álbum traz um cd solo de Guego e outro do Trio DFavetti, composto por Guego, Tita e Titi. O trabalho conta com patrocínio da Caixa Econômica Federal por intermédio da Lei Rouanet. O segundo CD, “Rio Curitiba”, traz um conjunto de canções, que representam a simplicidade criativa, a cidade e o interior do sul do Brasil.

O Trio DFavetti interpreta toadas, sambas e chorinhos com grande desenvoltura. A música, homônima ao título, surgiu da parceria do maestro Waltel Branco com a poetisa Alice Ruiz, assim como “Saudoso maluco” dos paranaenses Marcelo Sandmann e Benito Rodriguez. Entre os destaques estão ainda “Mercedita” (Ramón Sixto Rios), “Encontros e Despedidas” (Milton Nascimento e Fernando Brant), “As Mocinhas da Cidade” (Nhô Belarmino) e “Onde Ela Mora” (Lápis). O que começou quase como uma brincadeira dos irmãos Favetti, nos saraus musicais do saudoso bar Degrau 43, acabou se transformando num trabalho profissional de alta qualidade, há mais de 15 anos.

 **********EM EVIDÊNCIA**********

*****O novo single de David Bowie, "Where Are We Now?", lançado na última terça-feira (8) após um hiato de dez anos, alcançou o topo de downloads do Itunes na Inglaterra em algumas horas, ultrapassando Rihanna, Taylor Swift e Britney Spears. A canção é uma prévia do próximo álbum de Bowie, "The Next Day", que deve chegar às lojas em 11 de março.

*****Bibi Ferreira se apresenta em 14 de abril no Lincoln Center. Leva a Nova York o espetáculo "Bibi in Concert", previsto para chegar aos Estados Unidos no ano passado. No show, ela canta sucessos da Broadway, ao lado de canções de Edith Piaf, Amália Rodrigues e Tom Jobim. 

*****Cesare Battisti está morando em São Paulo há um mês. O italiano alugou um apartamento de 90 m² nos Jardins. O senador Eduardo Suplicy serviu de "fiador moral" para o ex-ativista e conversou com a corretora de imóveis que queria referências sobre o inquilino. Esta ainda é a nossa triste realidade.

***Exposição de André Mendes vai até 19 de janeiro no Museu Guido Viaro***


Crédito da foto: Divulgação.

***Foi prorrogada até o dia 19 de janeiro, a exposição do artista plástico André Mendes, no Museu Guido Viaro, em Curitiba. A mostra fica aberta ao público de terça a sábado, das 14 horas às 18 horas, e faz parte do Projeto Falando de Arte.

A vernissage, que foi aberta no dia 29 de novembro de 2012, é uma seleção de pinturas e desenhos do artista dos últimos três anos e revelam cores vibrantes, resultado de um trabalho extremamente gráfico, permeando o universo pictórico.

***Megan Fox desembarca no Camarote BRAHMA na Sapucaí***


Crédito da foto: Divulgação.

***Eleita como a mulher mais sexy do mundo pela revista internacional FHM (For Him Magazine), a atriz Hollywoodiana Megan Fox chega ao Brasil em fevereiro para curtir o Camarote Brahma 2013, na Sapucaí. Esta é a primeira vez que a estrela do cinema norte-americano visita o país. Megan, que estrelou sucessos no cinema como no filme ‘Transformers’ e ‘Garota Infernal’, participa agora da comédia: “This is 40”. O filme está previsto para ser veiculado no Brasil em março, logo após o carnaval.

***A história de Fernando de Noronha***

 
Crédito da foto: Divulgação.

***Um dos maiores tesouros naturais do Brasil e Patrimônio Natural da Humanidade tem parte de sua história contada no livro Fernando de Noronha 3˚50'S 32˚ 24'W, uma obra que já é considerada referência no assunto pela crítica especializada. O livro explora os mais de cinco séculos de ocupação da ilha, mostrando boa parte das transformações que ocorreram desde o seu descobrimento. Um texto erudito assinado pelo Almirante-Historiador Max Justo Guedes serviu como base para os estudos dos acontecimentos históricos e teorias que levaram ao descobrimento de Fernando de Noronha.

Alice Grossman, supervisora de qualidade da Econoronha, que administra a visitação e infraestrutura colocada à disposição do visitante no Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha é consultora e autora do prefácio da obra. “A idéia deste livro surgiu de forma inesperada. A partir de uma exposição fotográfica em comemoração ao 20o aniversario do Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha. Já no início de dezembro de 2009 começamos a montar a obra, que foi lançada um ano depois. Trata-se de um trabalho comprometido com nossos ideais conservacionistas, que envolve os principais pesquisadores que desenvolveram estudos no arquipélago nas éreas de zoologia, botânica, história, geologia, arqueologia etc”, conta.

A autora resgatou um impressionante acervo de imagens que ajudam a ilustrar o cenário local de outros tempos. “A história segue até os dias atuais, mostrando o cuidado em se preservar uma das mais belas paisagens brasileiras. Os olhos dos leitores podem se deleitar com as praias ensolaradas de mar cristalino através das lentes das fotógrafas Zaira Matheus e Marta Granville”, contextualiza Alice. O aspecto histórico não é único abordado por Alice, que é bióloga, mestre em zoologia pela PUC RS e especialista em tartarugas marinhas.
O livro também traz um generoso conteúdo sobre a biodiversidade, aspectos geológicos, sociais e de cotidiano da ilha. Para Pablo Morbis gerente da filial Econoronha, a obra é, também, uma oportunidade para quem ainda não conhece o parque marinho. “As fotos, textos e informações do livro traduzem muito bem a atmosfera da ilha. O passeio pelo livro é, de alguma maneira, um jeito de se transportar até esse verdadeiro paraíso que é Fernando de Noronha”, diz. A seleção de imagens foi feita a partir de um arquivo de mais de 40.000 registros. Foram selecionadas 1500 fotos. O resultado pode ser conferido na obra, que está disponível para aquisição nos Postos de Informação e Controle do Sueste e Golfinho Sancho, em Fernando de Noronha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário