quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Coluna do dia 05/01/12

Crédito da foto: Divulgação.

***A Caixa Cultural apresenta o grupo Uakti, nos dia 13 e 14 às 21h e dia 15 às 19, abrindo a programação do teatro em 2012. Um dos principais grupos de percussão do mundo, o Uakti - formado por Artur Andrés, Paulo Santos e Décio Ramos – comemora 33 anos de atividade com o show “Uakti 4 Tempos”, uma síntese dos últimos trabalhos do grupo. Haverá também um workshop gratuito com os músicos no sábado (14), às 15h.

A proposta radical de fazer música com instrumentos não convencionais rendeu fama mundo afora, com uma orquestra de instrumentos inusitados construídos com materiais como vidro e pedras, além da criação de linguagens e sonoridades absolutamente originais, que são hoje a marca do grupo.

Serão executadas músicas dos álbuns “Uakti – Águas da Amazônia”, com música feita por Philip Glass tendo como tema as águas do Rio Amazonas; “OIAPOK XUI”, baseado em ritmos brasileiros e nas obras de Tom Jobim, Ary Barroso e Milton Nascimento; “Clássicos“, transposição de temas da música erudita para o universo sonoro do Uakti e “Trilobita”, que mescla a música de Elomar e Milton Nascimento com temas de inspiração oriental feitos pelo grupo.

Capitaneado por instrumentos já tradicionais, como o trilobita, a marimba de vidro e a torre, o show é uma incursão pela música inclassificável do Uakti, com as presenças da pianista Regina Amaral e da percussionista Josefina Cerqueira. As duas dão mais peso e ampliam as possibilidades de uso dos mais de 50 instrumentos criados pelo grupo, a partir do trabalho original e de vanguarda desenvolvido por Marco Antônio Guimarães.

***VIDA SOCIAL***

Crédito da foto: Mauro Campos.

Na foto: Ediluz Vieira Godoy, Rosana Vieira Godoy e Pesly Vieira Godoy.

***Mais de mil pessoas estavam presentes na tradicional festa de Reveillon do Graciosa Country Club. Embalados pela Banda Stillo e pelo Dj Dennis Ricca, os sócios e convidados aproveitaram os 15 minutos de fogos e entraram no novo ano com a energia renovada. A decoração de Marcos Soares e o Buffet Elegance deixaram o ambiente ainda mais requintado e glamuroso. A organização do evento ficou por conta do casal Isabella Piá de Andrade e Luiz Roberto Pinho Borges, diretores do departamento social do clube.

Crédito da foto: Luiz Cequinel.

TRIGÉSIMA EDIÇÃO DA OFICINA DE MÚSICA DE CURITIBA COMEÇA DOMINGO.

***A partir deste domingo, a cidade abriga mais uma vez os sons produzidos por músicos do mundo todo, participantes dos cursos e espetáculos da Oficina de Música de Curitiba. Em sua trigésima edição, o evento realizado pela Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba, e com patrocínio do Ministério da Cultura, Petrobras, Sanepar e Copel, presenteia a população com uma programação artística e pedagógica de qualidade internacional, que se estende até o dia 28 de janeiro.

O espetáculo de abertura acontece às 20h30 deste domingo (8), no grande auditório do Teatro Guaíra, com um concerto da Camerata Antiqua de Curitiba, sob a regência do maestro português Osvaldo Ferreira, que também responde pela direção artística da fase de Música Erudita da Oficina. No repertório está a peça “Infinito Presente”, composta especialmente para a ocasição pelo pianista fluminense André Mehmari, que se baseou em poemas de Helena Kolody, falecida em 2004. Um dos símbolos da autêntica cultura do Paraná, a poeta terá o centenário de nascimento comemorado em 2012.

O programa, que ainda leva ao palco a premiada pianista brasileira Cristina Ortiz, atualmente radicada na Inglaterra, completa-se com “Acordes poéticos”, de Liduíno Pitombeira sobre textos de Júlia da Costa, “Rondó em Ré Maior K 382”, de Wolfgang Amadeus Mozart, e “Concerto para piano e orquestra nº 2 Fá Maior Op.102”, de Dmitri Shostakovich.

As fases de Música Erudita e Antiga e Música Popular Brasileira, que também contempla os núcleos de Música Latino-americana e de Música e Tecnologia, transformam a Oficina de Música de Curitiba numa agenda repleta de atrações. Serão 90 concertos, realizados em diferentes espaços para espalhar a música por teatros, parques, praças e igrejas, permitindo que toda a população participe desta grande festa musical. Também será desenvolvido o programa Cidadania Musical, pensando nas pessoas que não têm condições de frequentar locais habituais de concertos. Serão promovidas apresentações em asilos, penitenciárias e hospitais, numa iniciativa que privilegia a inclusão social.

“Em 2012, a Oficina de Música proporcionará uma festa de brilho intenso, fazendo com que a música seja fator de alegria e interação”, destaca Roberta Storelli, presidente da Fundação Cultural de Curitiba. A expectativa pelo sucesso é compartilhada pela oboísta Janete Andrade, que responde pela direção geral do evento e está ligada à Oficina desde sua criação, quando ainda frequentava os cursos como aluna: “A programação preparada para comemorar a conquista de três décadas voltadas à formação e divulgação musical promete ser um presente para os curitibanos e a todos os participantes desse evento marcante”.


***Em junho deste ano, a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza realizou uma intervenção urbana em São Paulo (SP) para celebrar o Dia dos Parques Nacionais, comemorado em 14 de junho. A ação rendeu mais um prêmio à instituição, que conquistou o primeiro lugar na categoria “via pública” do Prêmio FIP 2011.

A premiação é promovida pelo Festival Iberoamericano de Promoções e Eventos (FIP) e é considerada uma das mais importantes da América Latina na área promocional. A ação realizada pela Fundação Grupo Boticário na capital paulista instalou uma bolha de seis metros de diâmetro no rio Pinheiros, em frente à estação de trem Berrini.

Dentro dela, havia a imagem de um cedro nativo e os dizeres: “Retribua a visita. Conheça os Parques Nacionais”. Para complementar a ação, durante a noite, algumas fachadas de edifícios da cidade eram iluminadas com projeções de imagens da fauna e da flora brasileiras. A ação foi criada pela agência Curitibana YUP e desenvolvida pela Biruta Ideias Mirabolantes. De acordo com a diretora executiva da instituição, Malu Nunes, as unidades de conservação, dentre as quais estão os Parques Nacionais, são instrumentos fundamentais para a proteção da natureza nacional e responsáveis pela prestação de serviços importantes para a sociedade. “Boa parte da água que abastece os municípios brasileiros é assegurada pela preservação de áreas de nascentes existentes nessas unidades”, diz. “Elas também cumprem um importante papel para a regulação do clima e mitigação das mudanças climáticas, além de contribuírem positivamente para as economias locais”, completa.

A própria Fundação Grupo Boticário mantém duas dessas unidades: a Reserva Natural Salto Morato, criada em 1994 em Guaraqueçaba, no litoral norte do Paraná, o maior e mais preservado remanescente de Mata Atlântica do país, e a Reserva Natural Serra do Tombador, no norte de Goiás e a quarta maior Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do Cerrado brasileiro.


***RÉVEILLON MÁGICO DO CLUBE CURITIBANO ***

Crédito das fotos: Kobyiama.

Na foto: O segundo vice-presidente do Clube Curitibano, Gustavo Pereira Abagge com sua esposa, Adriana e a filha Nicole.

***O Clube Curitibano se vestiu de branco em um grande jardim suspenso contemporâneo no último dia 31 de dezembro. O elegante Baile de Réveillon 2012, assinado pelo party designer Marcos Soares, ocupou os salões Rosa e Azul. Com todas as mesas esgotadas, o Clube ferveu em animação. A alegria e o otimismo para 2012 foram o ponto alto da festa que reuniu mais de mil e trezentos associados do grand monde paranaense para brindar a chegada do Ano Novo, entre amigos, madrugada adentro.

Com uma proposta inovadora, que fugiu do tradicional, a ideia foi inspirada no universo lúdico. O destaque do “Cenário Lúdico Acqua” foi o projeto luminotécnico com jogo de luzes em tons esverdeados, como o verde-esmeralda e o verde-avatar, que remeteu os associados e convidados para o fundo do mar, que ficaram encantados com o resultado. Outra novidade ficou por conta dos elementos que completaram o décor. Para preservar o meio ambiente, o Clube foi pioneiro em utilizar materiais recicláveis, como o jardim suspenso em tons brancos confeccionado pelo artista plástico Gilberto Mendes.

A chegada do novo ano contou com a tradicional queima de fogos próximo a piscina, com 10 minutos de duração. A banda Sersônica animou o Salão Rosa, enquanto as bandas Regra 4 e Banda A foram as responsáveis por embalar os primeiros minutos de 2012 no Salão Azul. Os convidados ainda desfrutaram de um delicioso café durante a madrugada. As comemorações foram até ao amanhecer.

**********EM EVIDÊNCIA**********

*****A Procorrer, maior loja especializada em corrida do Brasil, anuncia a promoção “Sprint”. Durante o mês de janeiro, todas as peças de vestuário estão com descontos de até 50% e diversos tênis com os preços reduzidos. No mix da loja estão tênis para running, competição, treino, maratona, corrida de rua, triathlon, caminhada e acessórios para corrida.

*****Desde que iniciada a segunda etapa do desafio Gauer, da Gauer do Brasil, em parceria com o Grupo Exclam, que os novos participantes estão batalhando por uma melhora na qualidade de vida, além de um corpo saudável. Mesmo com a pausa por causa das festas de final de ano, a volta para a Academia parceira, a Gustavo Borges é certa.

*****A Ton Sur Ton preparou uma promoção especial de final de ano. Enquanto durar o estoque, vários produtos de renomadas marcas estarão com desconto de até 60%. Mesas, cadeiras, poltronas, sofás e tapetes que estiverem com a etiqueta da promoção poderão ser adquiridos por um preço especial na Ton Sur Ton Summer Sale.

*****A partir do próximo dia 10 de janeiro, e até o dia 10 de março de 2012, a Fundação Cultural de Curitiba estará recebendo inscrições para o edital do Mecenato Subsidiado 2012, que abrange agentes culturais iniciantes e não iniciantes, como forma de garantir oportunidade a todos os concorrentes. O edital com as informações e o formulário de inscrição encontra-se disponível no site da Fundação Cultural www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br, link “Lei de Incentivo”, menu “Mecenato 2012”.

*****Todos os dias de janeiro, a hora do almoço no Largo do Shopping Curitiba conta com um diferencial: música erudita, popular, jazz e temas de filmes com Jemayon no piano. Na parte da noite, das 19h30 às 22h, cada dia tem uma trilha sonora, que vai do jazz ao samba. O Menu Musical acontece no Largo Curitiba, e alia a beleza do espaço e as exclusivas opções gastronômicas com a boa música.
*****A Grey House Iluminação preparou uma surpresa para começar o ano com boas energias. São 300 peças da loja com até 70% desconto e com a facilidade de pagamento em até 5 vezes. A liquidação é válida para abajures, cúpulas e luminárias que estiverem com a etiqueta da promoção e permanece até acabar o estoque.

*****Janeiro é mês de férias e, normalmente, os pais precisam usar a criatividade para entreter os pequeninos que estão em casa neste período. Pensando nisso, o Palladium Shopping Center trouxe o projeto Aventuras no Templo do Faraó, que já esteve em São Paulo e em Belo Horizonte, e que tem como objetivo apresentar para as crianças de todas as idades a cultura, os costumes e a sabedoria de um povo, de forma lúdica e divertida.

*****A Ambev confirma oficialmente que o Camarote da Brahma volta ao Rio de Janeiro em 2012. Jose Victor Oliva continua à frente da produção do novo QG, que ficará instalado no setor 2, no início da Marques de Sapucaí. E a novidade não se restringe à localização, o Camarote da Brahma deste ano marca o início de uma nova fase da marca na avenida. A Ambev promete um espaço completamente diferente daquele que a consagrou por 20 anos, serão dois andares exclusivos e pela primeira vez os convidados terão a possibilidade de estar mais próximos da passarela do samba nas frisas.

*****Com o objetivo de capacitar alunos para atuar profissionalmente em diversas áreas do segmento da moda, o Centro Europeu está com as matrículas abertas para o seu consagrado curso de Design de Moda. Coordenado por dois nomes de destaque no mercado paranaense, Celinha Maria Buschle e Vânia Schwertner, o curso conta com um programa acadêmico dinâmico e atualizado, baseado nas principais tendências do mercado nacional e internacional. As próximas turmas do curso de Design de Moda do Centro Europeu terão início no dia 13 de março, com turmas pela manhã ou noite, de terça à quinta-feira. Mais informações pelo telefone (41) 3339-6669 ou no site www.centroeuropeu.com.br.

*****A Santur (Santa Catarina Turismo S/A) acaba de fechar patrocínio para a 10ª edição do Workshow MGM, que será realizado no dia 17 de maio de 2012, em Curitiba. Pela 3ª vez consecutiva, a Santur patrocina o evento, considerado a maior feira de turismo do sul do país, promovida por uma operadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário