quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Coluna do dia 18/01/12

Crédito da foto: Divulgação.

***A segunda fase da 30ª Oficina de Música de Curitiba, dedicada à música popular brasileira – e que também contempla os núcleos de Música Latino-americana e de Música e Tecnologia – tem início nesta quinta-feira (19). O espetáculo “Vocal Brasileirão e Orquestra À Base de Sopro convidam Joyce”, às 21h, no Teatro da Reitoria da UFPR, marca a abertura dos trabalhos, levando ao palco a versatilidade da cantora e compositora carioca Joyce Moreno, ao lado de dois grupos curitibanos que conquistaram lugar de destaque no cenário cultural.

O encontro desses renomados artistas resulta num show grandioso, embasado em composições de Joyce que ganharam arranjos de Vicente Ribeiro, regente do Vocal Brasileirão, e também dos músicos André Mehmari, Gabriel Schwartz e Maurício Maestro (Grupo Boca-Livre). No repertório estão as músicas “Ela”, “Banana”, “Banda Maluca”, “Hard Bossa”, “Monsieur Binot” e “Samba da Zona”, entre outras.

O programa permite diversas formações, explorando o talento dos artistas em solos, cantora e orquestra, cantora e vocal, orquestra e vocal, além da reunião de todos na execução de “Mistérios”, “Rei morto, rei posto” e “Feminina”, grandes sucessos de Joyce. A proposta musical também poderá ser conferida na Televisão Educativa do Paraná E-Paraná, um dos grandes parceiros da 30ª Oficina de Música, que estará transmitindo ao vivo o espetáculo.

Crédito da foto: Jorge Bispo.

***O carnaval carioca vai tomar conta do palco da Prime Arena Curaçao, no Café Curaçao em Guaratuba com a batucada do Monobloco, que faz parte da programação “Café Curaçao 2012 – Um Show de Verão”, que vem movimentando o litoral paranaense.

O combo de 19 instrumentistas e cantores criado em 2000 por Pedro Luís, Mário Moura, C.A. Ferrari, Sidon Silva e Celso Alvim – integrantes da banda Pedro Luís e A Parede-, a partir de uma oficina de percussão, desce a serra para apresentar o “Monobloco Show”.

A trupe mostra que a banda consegue prolongar o Carnaval como poucos. Músicas se transformam em marchinha ou samba na bateria reforçada, que parece estar sempre pronta para entrar na avenida. O show tem início a partir das 0h30 e a casa abre às 21horas.

***Considerada revelação em 2008, a DJ Van Storck não poupa talento quando o assunto são as pick-ups.

A gaúcha vem a Curitiba nesta quinta-feira, 19 de janeiro, e traz para a Zouk Club o melhor do deep house, progressive e tech house, tudo isso com muita ousadia. Van é conhecida por elaborar sets com grooves limpos e vocais sexy, tornando, assim suas músicas melódicas e harmoniosas.

A DJ já trocou experiências com vários nomes mundialmente conhecidos do cenário eletrônico, tais como: Mau Mau, Gui Boratto, Carlo Dallanese, Paulinho Bogosian, Southmen, Paul Harris, King Unique, Tim Healey e Fragma.

Atualmente, é residente do Museum Dinning Club, uma das casas noturnas mais conceituadas de São Paulo. A jovem também já marcou presença em diversos clubs brasileiros como o Manga Rosa, Next Lounge, Lotus, Keep Club, El Divino Lounge, entre outros. Mas, a festa desta quinta, não pára por ai. A abertura fica por conta do house do DJ Ricka e para fechar a noite, tem Hip Hop do DJ Flem.

***CAIXA CULTURAL É O QUE PROMETE SALVAR A CENA CULTURAL DA CIDADE EM 2012***


***A Caixa Cultural traz para Curitiba o projeto infantil “Música para Gente Miúda”, de 20 a 22 de janeiro. O projeto conta com três espetáculos, que se apresentam em duas sessões (15 e 18h): “Brincantes da Palavra Cantada”, “O Menino Teresa – Banda Mirim” e “Auto-ContraBaixo Retratos de um Instrumento Fora de Medida” do músico Tibô Delor.

O projeto nasceu da vontade de criar uma programação artística de qualidade para o público infantil, difundindo cultura e estimulando a formação de platéias. A ideia é aproximar esse público de produções artísticas que apresentam pontos de vista diversos em relação ao mundo em que se vive, considerando que a televisão, a internet e o cinema, são as principais fontes de entretenimento e cultura desse público.

No mês em que a capital respira música os pequenos não poderiam ficar de fora. Os três trabalhos mesclam música à brincaderias e também ao teatro, diversão garantida não só para crianças, mas para a família toda.

Programação: 20 de janeiro - O Menino Teresa – Banda Mirim.


O espetáculo de música infantil conta a história de Teresa, uma menina que resolveu, por um dia, virar menino para descobrir os segredos de quem usa cueca. A montagem recebeu o Prêmio APCA 2008 - Melhor Cenário e Prêmio Coca-Cola/Femsa 2008 – Melhor Atriz e Melhor Cenário.

A Banda mirim é um coletivo composto por 14 artistas (atores, músicos, cantores e artistas circenses) e inúmeros colaboradores que se destacam com espetáculos destinados ao público infantojuvenil. Desde 2004 se dedica a inventar e produzir atividades cênicas que combinem linguagens derivadas do circo, do teatro e da música, buscando neste elo de integração traduzir em poesia e linguagem lúdica o universo das crianças.

21 de janeiro - Auto-ContraBaixo Retratos de um Instrumento Fora de Medida – músico Tibô Delor.


Neste trabalho solo, Tibô Delor realiza uma performance musical mostrando as várias facetas do contrabaixo. Durante a apresentação, o espectador se torna testemunha da luta que o personagem trava com o instrumento: no começo um objeto enorme, pesado e estranho que aos poucos vai se transformando em instrumento de poesia, que fala, dança e ri.

Natural da França, Tibô Delor se formou no conservatório de Nice, como saxofonista. Descobriu a paixão pelo contrabaixo com o mestre André Mariller, se tornando, aos 19 anos, baixista acústico do Conservatório Superior de Músico de Paris. Foi integrante da Orquestra de Ópera de Paris durante quatro anos e da L’Orchestre de Contrabasses, grupo parisiense com a proposta de música instrumental teatral.

22 de janeiro - Brincantes da Palavra Cantada – espetáculo do núcleo Palavra Cantada.


O encontro é um espetáculo interativo com os quatro músicos brincantes da coleção Brincadeiras Musicais da Palavra Cantada. Nele são desenvolvidos jogos e brincadeiras musicais - o público assiste e participa ao mesmo tempo, experimentando as atividades oferecidas pela coleção.

Com o repertório da “Palavra Cantada”, entremeado por outras canções tradicionais brasileiras, o público responde adivinhas, faz percussão com o próprio corpo, desvenda o enigma dos instrumentos e aprende alguns conceitos musicais. No repertório estão presentes algumas músicas consagradas da dupla Paulo Tatit e Sandra Peres, como “Fome-Come”, “Ora Bolas” e “Pomar”, e músicas do universo tradicional das canções infantis, como “Peixe Vivo” e “Escravos de Jó”.


***VIDA SOCIAL***

Crédito das fotos:Gerson Lima.

Na foto: Alessandro Reis, Glaucio Gonzaga e Bob Filho.

Na foto: Patricia Sampaio, Glaucio Gonzaga e Michelly Menezes.

***Foi concorrido o coquetel de reabertura do Bossa Nova Bar, ao som da banda Brasil 90. O ponto de encontro da boemia carioca e brasilidade ganhou novo layout, com palco mais moderno e bem posicionado, além do Lounge Ipanema, com projeto assinado pelas arquitetas Alessandra Isolani e Fernanda Sachet. Além das novidades, o Bossa Nova estreia a sua programação estendida, com shows também nas quintas-feiras.

**********EM EVIDÊNCIA**********

*****Dando início a parceria firmada, no final de 2011, entre o Centro Europeu, escola de profissões e idiomas, e a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), a cidade de Curitiba irá receber, nos próximos dias 07 e 08 de fevereiro, o evento Padaria Conceito 2012.

*****A Portuguesa estreia, em jogo amistoso contra o Corinthians, nessa quarta-feira, às 21 horas, no Pacaembu, seu novo uniforme, especialmente desenvolvido e confeccionado pela Lupo, que fechou contrato com a Lusa para fabricar todo o enxoval do time. O amistoso irá promover a troca de faixas entre os times campeões do último Campeonato Brasileiro, a Lusa campeã série B, agora na série A e o Corinthians da série A. Às 19 horas, será apresentado em um camarote especial no estádio, todo o enxoval produzido pela Lupo à Portuguesa para o ano de 2012, com a presença de Manuel da Lupa, presidente da Portuguesa, e de Valquirio Cabral Júnior, diretor comercial da Lupo.

*****O ano de 2011 coroou o chef Manu Buffara como a grande revelação da gastronomia brasileira. Surpreendendo o público com o seu primeiro empreendimento na capital paranaense, o Restaurante Manu, lançado no mês de janeiro de 2011, a curitibana conquistou o público com uma gastronomia inovadora e extremamente saborosa. Prestes a completar um ano de restaurante, a chef acaba de atualizar o cardápio de seu empreendimento, apostando em ingredientes típicos do verão.

*****Nesta sexta-feira (20), a banda Big Time será a atração musical do jantar de premiação da campanha "Eu Chego lá”, promovido pelo Grupo Livrarias Curitiba. O evento que será realizado no Hotel Bourbon Convention, a partir das 22h, tem como objetivo presentear os clientes do atacado que atingiram as metas em 2011. Com estilo descontraído, os músicos prometem animar a noite dos participantes com canções autorais e releituras de músicas consagradas do pop rock nacional e internacional.

*****O ParkShoppingBarigui inaugurou nesta segunda-feira (16) o Espaço Diversão, com parede de escalada e Super Pulo, para agitar as férias de crianças, jovens e adultos. Até o dia 27 de fevereiro, crianças a partir de dois anos de idade e adultos de até 90kg têm a chance de se divertir no Super Pulo, que chega a oito metros de altura, simulando a força da gravidade. Já o paredão de escalada indoor, que imita formações rochosas, possui sete metros de altura e duas vias para escalada, com níveis de dificuldade diferentes.

*****A General Brands, empresa nacional e uma das maiores fabricantes de refrescos em pó do Brasil, vai produzir este ano em seu parque fabril, instalado em Guarulhos, várias marcas da linha de sucos prontos para beber do Wall-Mart (Sentir Bem, +Ekonomico e BomPreço) Pão de Açúcar (Taeq e Qualitá) e Carrefour (Viver e Dia%). A expectativa da GB é que a produção de marcas próprias represente, até o final de 2012, cerca de 10% de todo o volume produzido pela empresa.


*****O crescimento da loja virtual da Panvel, panvel.com, vem acompanhado de reconhecimento. A loja pertence à modalidade Diamante, em avaliação realizada pelos clientes através da e-bit, empresa pioneira na certificação virtual. A panvel.com conquistou o título após obter ouro em dez categorias, incluindo preço, entrega no prazo e facilidade de compra.

*****Estarão abertas de 23 a 27 de janeiro de 2012 as inscrições para os cursos do Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba, unidade da Prefeitura administrada pela Fundação Cultural de Curitiba. As inscrições são para os cursos relativos ao primeiro semestre nos núcleos de vocal, teclados, sopros, cordas, percussão e teoria. No período de 23 de janeiro a 24 de fevereiro de 2012, ficarão abertas as inscrições para o núcleo de práticas. Estão sendo ofertadas 1.010 vagas, distribuídas entre 20 cursos para alunos a partir de 13 anos, mais quatro opções para crianças de 7 a 12 anos. As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, no blog http://conservatoriodempb.blogspot.com no horário das 9h às 17h, período em que o link de inscrição estará disponível.

*****O primeiro dia da fase de música popular brasileira da 30ª Oficina de Música de Curitiba (19) começa com um recital do duo formado pela pianista e cravista Beth Fadel e pelo bandolinista Daniel Migliavacca, às 18h, no Sesc Paço da Liberdade. O duo apresenta o repertório do CD “Divertimento”, lançado em 2011. São composições de autores como Egberto Gismonti, Radamés Gnattali, Hermeto Pascoal, Ernesto Nazareth e Astor Piazzolla, além de músicas compostas pelo próprio duo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário