quinta-feira, 1 de julho de 2010

Coluna do dia 01/07/10

Crédito da foto: Divulgação.

Iranette Ferreira Barcellos, Tia Surica é uma sambista histórica, ex-intéprete de samba-enredo, da turma dos bambas, quais sejam os mestres da cultura musical brasileira. Aos 4 anos já desfilava na Portela, grêmio do bairro de Madureira, onde nasceu, e onde já se contam mais de 50 anos de dedicação ininterrupta à escola. Em 1966 Surica foi puxadora do samba-enredo “Memórias de um Sargento de Milícias”, de Paulinho da Viola. Em 1980 entra para Velha Guarda da Portela, a convite do compositor Manacéa, tornando-se uma das mais importantes vozes do samba carioca, e em 2003 lança CD solo. Pode-se dizer que Tia Surica é herdeira das “tias baianas” em cujas casas, na primeira metade do séc. XX passavam nossos mais famosos compositores — Noel Rosa, Pixinguinha, Cartola, Heitor dos Prazeres, Paulo da Portela, etc. — em dias e noites regadas a samba de roda, samba amaxixado, partido alto e choro. Acontece que desde a senzala a ligação entre o “batuque” e a “comida” é intrínseca e assim, ficaram para a história os quitutes no tabuleiro da Tia Ciata, o feijão da Vicentina, a galinha ao molho pardo de Tia Eunice, os beliscos de Dona Zica, a galinha com quiabo de Dona Neném, a sopa de entulho da Tia Doca, pratos que alimentaram todas as gerações dos mais importantes sambistas no Brasil. Essa tradição se manteve no samba até os dias de hoje, e o festim no “cafofo da Surica”, realizado aos domingos cresceu tanto que hoje a “feijoada da Surica” é a mais famosa do Rio de Janeiro, sendo organizada no Teatro Rival todo último sábado do mês. Logicamente, regada a muito samba, e com a benção da voz da Tia mais famosa do samba cantando Nelson Cavaquinho, Candeia, Mauro Duarte, Paulo César Pinheiro, Monarco, Paulinho da Viola, e outros baluartes. Voz potente, límpida, depositária de toda a tradição das raízes da cultura musical brasileira, seu canto e seu conhecimento são decisivos para a compreensão de nossa história e de nossa cultura. É um pouco dessa história que Tia Surica apresenta neste sábado, 03/07, à partir das 13h no Espaço Cultural Dom Pedro II.

Crédito da foto: Divulgação.
Na primeira sexta-feira de julho, a Awake Concept Club apresenta o projeto CROSSOVER, formado pelo músico instrumentista e arranjador Amon-Rá Lima (leia-se família Lima) e o DJ e produtor Júlio Torres. Esta mistura contagiante da música eletrônica (house e suas variações) com a sonoridade do violino ganhou identidade e promete agitar a pista nesta sexta-feira, dia 02 de julho, a partir das 23h.


EM EVIDÊNCIA.

*****Com quatro meses de sucesso, o Santa Improviso continua em cartaz no Teatro Regina Vogue, graças a grande procura de público. Neste sábado, dia 03, os humoristas Eduardo Jericó, Fábio Lins, Marco Zenni e Vitor Hugo sobem ao palco para retomar os jogos de improvisação com perguntas e respostas.


*****Nany People volta a encantar a plateia. O espetáculo "Deu no que deu" é marcado pela interatividade com o público, e pelo texto repleto de bom humor, sensibilidade e otimismo. Nany se apresenta no Curitiba Comedy Club, neste sábado, dia 03/07, a partir das 21h.

*****O ator Leandro Hassum apresenta o seu espetáculo,Lente de Aumento no Teatro Positivo(Grande Auditório) no dia 04/07, domingo às 19h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário