sexta-feira, 16 de junho de 2017

Coluna do dia 16/06/17

***Exposição de Gravuras de Goya na Caixa Cultural Curitiba é boa opção para o feriado***


Crédito das fotos: Divulgação.

***A Caixa Cultural Curitiba apresenta a mostra Loucuras Anunciadas, do artista espanhol Francisco de Goya (1746-1828). A exposição, na Galeria Mezanino, é uma boa opção para quem estiver em Curitiba durante o feriado. As salas de exposições estarão abertas até sábado, das 10h às 20h, e no domingo, das 10h às 19h.

Loucuras Anunciadas segue em cartaz até o dia 2 de julho. Durante as visitas, os interessados podem solicitar informações aos arte-educadores do programa educativo Gente Arteira, especialmente preparados para receber os visitantes desta exposição.


A coleção, denominada também Disparates, reúne 20 gravuras e é uma edição póstuma da Academia de Belas Artes de Madri, que adquiriu estas pranchas em 1864. O ciclo apresentado em Curitiba é considerado o mais obscuro e complexo que Goya já fez. O enigmático conjunto de gravuras são as últimas obras gráficas de Francisco de Goya.

Disparates é uma série que revela visões, violência, sexo, deboche das instituições relacionadas com o regime absolutista, crítica aos costumes e ao clero. O período em que as gravuras foram feitas não é preciso, de acordo com especialistas, devem ser de 1815 a 1820. Goya havia decidido não publicá-las por causa da perseguição aos iluministas na época.


Asas, Sacos, Espelhos e Acessórios - Além da exposição, o público tem a oportunidade de experimentar as atividades interativas, na Galeria Térreo. Há duas grandes gravuras impressas para que as pessoas se fotografem diante das imagens. Os visitantes também podem vestir sacos, tais como na gravura original em exposição – Os ensacados (Los ensacados).

Também há acessórios e vestuários para que as pessoas se caracterizem e façam suas próprias produções para se fotografar. Tem também asas como as de anjo, que remetem às da gravura O modo de voar (Modo de Volar), que integra a série, e apresenta vários homens alados. Dois espelhos, um côncavo e um convexo, dão a possibilidade de se ver por outras perspectivas.

Serviço: Loucuras Anunciadas – Francisco Goya Local: Caixa Cultural Curitiba – Galerias Térreo e Mezanino – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR) Data: até 2 de julho de 2017 Horário das galerias: terça a sábado, das 10h às 20h, e domingo, das 10h às 19h Ingressos: entrada franca - Classificação etária: livre para todos os públicos Informações: (41) 2118-5114 e (41)2118-5427.

***Da política à sustentabilidade: Fernando Gabeira vem a Curitiba para Ciclo de Palestras***


Crédito da foto: Divulgação.

***Conhecido pela atuação marcante em diversos fatos da política nacional, o escritor, jornalista e ex-deputado federal Fernando Gabeira visita Curitiba (PR), no dia 19 de junho, para participar do 13º Ciclo de Palestras, promovido pela Rede CBN e apoiado pela A.Yoshii Engenharia.

Com a temática “Democracia tropical: da política à sustentabilidade”, Gabeira vai abordar assuntos de interesse da opinião pública, dentro de questões ambientais, culturais e éticas. A palestra do comentarista da Rede CBN, que também atua como apresentador da GloboNews e colunista do O Globo, será realizada na FIEP, em Curitiba.

Serviço: Palestra Fernando Gabeira Data e hora: 19 de junho (segunda-feira), às 20h Local: FIEP, Auditório Caio Amaral (Av. Comendador Franco, 1341, Jd. Botânico, Curitiba – PR) Ingressos: Podem ser retirados no Show room da A.Yoshii (Rua Bispo Dom José, 2058, Batel).

***Velocidade máxima***


Crédito da foto: Matheus Bessa.

***O ex-piloto de Fórmula 1, Tarso Marques, que customiza motos, barcos, helicópteros e até aviões, escolheu o Bistrô do Victor para um almoço em sua rápida passagem por Curitiba, nesta quarta-feira (14). Recebido pela chef Eva do Santos, Tarso saboreou a opção surpresa do menu completo do Executivo da Chef 5 Estrelas.

***A criança com deficiência e o processo de aprendizagem***


Crédito da foto: Divulgação.

***A escola inclusiva é aquela que recebe crianças sem e com deficiência, e outras “diferenças”. Alunos com diferentes síndromes também compõem as turmas em sala de aula e contam com o direito de se desenvolver respeitando as especificidades e as necessidades dos processos de aprendizagem que se diferenciam de aluno para aluno. Nestes casos, além de uma turma preparada para receber o “diferente”, também é indispensável que a escola conte com profissionais preparados para conduzir a turma respeitando o pleno desenvolvimento do aprendizado do aluno.

Pensando nisso, o curso de pós-graduação em Educação Especial Inclusiva, da FAE Centro Universitário, traz o médico geneticista Rui Pilotto para ministrar a palestra “Aspectos genéticos da criança com deficiência”. O evento gratuito será realizado no auditório da FAE Business School, no dia 19 de junho, às 19h.

O evento é voltado a educadores, professores, psicólogos e pedagogos.  “Normalmente têm-se conhecimento que no âmbito de formação dos professores não há preparo para atender alunos com deficiência Intelectual, Física Neuromotora, Visual, Surdez, Surdocegueira, Múltipla, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Síndromes Genéticas que demande deste profissional redimensionar as suas práticas pedagógicas, voltadas a metodologias.

Diante disto, entende-se que as rápidas transformações sociais e os avanços científicos, nos levam a novos desafios, principalmente na formação científica do professor, que tem como finalidade instrumentalizá-lo na para atuar conhecendo as especificidades do desenvolvimento biopsicossocial da criança com deficiência, bem como os aspectos genéticos das síndromes que ocasionam deficiências.” explica a professora de Walquíria Onete Gomes, que há 31 anos atua na Educação Especial e Inclusiva.

De acordo com a especialista, para trabalhar com educação especial inclusiva é necessário que o professor conheça as especificidades e necessidades desses alunos, compreender que as crianças que apresentam alguma deficiência ou síndrome genética requerem um processo de acessibilidade, voltado a metodologia de ensino “adaptação curricular”, podendo assim, ser garantido a eles o desenvolvimento do aprendizado. “Por isso é muito importante que o profissional conheça as características das diferentes síndromes”, ressalta a especialista.

O palestrante - O médico e biólogo Rui Fernando Pilotto, tem mestrado e doutorado em Genética e especialização em Genética Médica. Atua como professor associado I no Departamento de Genética do Setor de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná, onde leciona e coordena as disciplinas de Genética Médica e Genética e Evolução (ambas no curso de Medicina) e Tópicos Especiais de Genética Aplicados à Psicologia (Psicologia).

É responsável pelo Serviço de Genética Médica do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, coordenador estadual de Prevenção e Saúde da Federação das APAEs do Estado do Paraná e diretor científico da Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional (FEPE) – Serviço de Referência em Triagem Neonatal do Paraná (SRTN), entidade que realiza o Teste do Pezinho no estado. O geneticista é palestrante em diversos congressos nacionais e internacionais, tendo como temáticas a Genética Médica e Síndromes.

Serviço: Palestra Aspectos Genéticos da criança com deficiência Palestrante: Rui Fernando Pilotto Data: 19 de junho de 2017 - Horário: 19h Investimento: Gratuito Local: FAE Business School – Avenida Visconde de Guarapuava, 3263, 2.º andar - Centro - Curitiba/PR Público- alvo: Professores, educadores, estudantes, psicólogos e pedagogos Inscrições: http://www.fae.edu/apps/eventos/inscricao?evento=30600. Informações: 0800 727 4001.

***Unimed Curitiba firma parceria com o Atlético***


Crédito da foto: Divulgação.

***Funcionários e dependentes do Clube Atlético Paranaense agora são Unimed Curitiba. Eles terão acesso a mais de 4.300 médicos, uma grande rede credenciada de hospitais, laboratórios e clínicas. A parceria foi firmada na noite desta terça-feira (13) e atenderá 450 beneficiários a partir de 25/06/2017.

“Estamos muito satisfeitos em poder atender o segmento do esporte que é um mercado que está intimamente ligado com os hábitos saudáveis que incentivamos”, afirma Dr. Wanderley Silva, diretor-secretário-geral da Unimed Curitiba.

Para o diretor de relações institucionais do Atlético, Mauro Holzmann, o time está feliz com a parceria que atenderá os funcionários. “Tenho certeza de que receberão o melhor serviço de saúde da cidade. Estamos muito satisfeitos”, afirma Holzmann.

***UP oferece cursos gratuitos em Curitiba***

***A Universidade Positivo (UP) oferece, durante todo o mês de junho, doze cursos compactos gratuitos para o público. O projeto, coordenado pela área de Pós-Graduação e Educação Continuada da UP, aborda temas de capacitação profissional e posicionamento pessoal no mercado. As aulas são ministradas por professores da universidade e acontecem em diversos pontos de Curitiba e Região Metropolitana.

Entre as opções, está o curso de “Como montar seu currículo”, ministrado pela professora Deise Hofmeister, mestre em administração e coordenadora do curso em Gestão de Recursos Humanos da UP, que ensina como construir um currículo vencedor em meio a situação competitiva do mercado brasileiro. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo link https://www.sympla.com.br/oficinasnaslojas.

Confira a lista de cursos oferecidos e os respectivos locais de aula.

*Comunicação assertiva para o alcance dos seus objetivos 23/06 (Rua São José dos Pinhais, 1196, Sítio Cercado - Curitiba, PR. *Modelo de negócio e planejamento operacional 17/06 (Shopping Palladium, Piso L2, Portão - Curitiba, PR) 24/06 (Rua São José dos Pinhais, 1196, Sítio Cercado - Curitiba, PR). *Noções básicas de Marketing pessoal 20/06 (Rua Abel Scuissiato, 366, Loja 01, Atuba - Colombo, PR). *Ser competente. Ser integral. Ser feliz. 17/06 ( Rua São José dos Pinhais, 1196, Sítio Cercado - Curitiba, PR) 24/06 ( Rua João Bettega, 6100, Cidade Industrial - Curitiba, PR). *Sommelier de cervejas - bate-papo 15/06 (Rua São José dos Pinhais, 1196, Sítio Cercado - Curitiba, PR) 16/06 (Rua João Bettega, 6100, Cidade Industrial - Curitiba, PR).

Sobre a Universidade Positivo - A Universidade Positivo (UP) concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade.

Atualmente, oferece 58 cursos de Graduação presenciais (31 cursos de Bacharelado e Licenciatura e 27 Cursos Superiores de Tecnologia), três programas de Doutorado, quatro programas de Mestrado, centenas de programas de Especialização e MBA e dezenas de programas de Extensão. A UP conta com sete unidades em Curitiba, além de polos de Educação à Distância (EAD) em 22 cidades espalhadas pelo Brasil. É considerada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a melhor universidade privada do Paraná, pelo quinto ano consecutivo.

***CJAP abre inscrições para o 2º semestre***

***O Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP) abre as inscrições para os cursos que serão ministrados no segundo semestre de 2017. As aulas são gratuitas e voltadas para crianças e jovens de 6 a 17 anos. Para aqueles que já são alunos do CJAP e desejam continuar nas mesmas oficinas, a rematrícula acontece de 19 a 23 de junho.

Já os alunos que desejam mudar de curso, a solicitação deve ser feita no período de 26 a 30 de junho. De 3 a 5 de julho é o período para que os alunos da rede pública de ensino efetuem sua matrícula. Para os demais estudantes, o período de matrículas vai de 6 a 19 de julho, quando começam as aulas.

Matrícula - Para efetuar a matrícula é necessário que o responsável pela criança ou adolescente compareça ao CJAP com a fotocópia de certidão de nascimento ou carteira de identidade de quem irá realizar o curso e uma foto 3x4. O Centro Juvenil de Artes Plásticas está situado na Rua Mateus Leme, 56, em Curitiba (PR).

Serviço: Matrículas abertas para o Centro Juvenil de Artes Plásticas Início das aulas: 19 de julho de 2017 Vagas limitadas Informações: (41) 3323-5643. Centro Juvenil de Artes Plásticas Rua Mateus Leme, 56 - São Francisco. Curitiba – PR Horário: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h - www.cjap.seec.pr.gov.br.

***Santa Mônica abre inscrições para a 99ª Colônia de Férias***

***O período de férias escolares é um dos mais aguardados pelas crianças, mas para os pais que mantém suas rotinas normais no trabalho, é o momento de buscar alternativas para que o filho possa estar entretido e ao mesmo seguro.

E, para que as crianças possam interagir e se divertir neste recesso escolar de julho, o Santa Mônica Clube de Campo abre nesta quinta (15) as inscrições para a sua 99ª Colônia de Férias, voltada para que pequenos associados e convidados possam brincar e se divertir em um ambiente seguro e com profissionais especializados, assegurando a tranquilidade dos pais. Serão atividades recreativas e esportivas, com uma programação desenvolvida por faixa etária.

O evento que recebe inscrição até o dia dia 7 de julho é voltado para crianças de 6 a 12 anos. A Colônia de Férias acontece entre os dias 11 e 21 de julho de 2017, na sede do Santa Mônica, de terça a sexta-feira, no período da tarde, das 13h30 às 17h30.

Inscrições abertas até 7 de julho na Secretaria do Santa Mônica. Valores: Para 4 dias - Associado R$120,00. Convidado R$180,00. Para 8 dias: Associado R$190,00 - Convidado R$280,00. No valor está incluso: camiseta, lanche e medalha de participação e entrada para o Circo Vostok. Cronograma de atividades, ficha de inscrição e regulamento no site. Mais informações: 41-3675-4202 e www.santamonica.rec.br.

***Nadando de manga longa: para ficar quentinho na piscina***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Nos dias mais frios do ano, pode ser um desafio fazer os pequenos levantarem da cama quentinha para a aula de natação. Que tal tornar esse momento do dia um pouco mais fácil? A marca curitibana de roupas de banho Swim Colors desenvolveu uma linha de camisetas para a prática de esportes aquáticos que ajuda os pequenos a se sentirem mais quentinhos na hora de entrar na água. As camisetas são funcionais durante o ano inteiro.

No inverno, a peça ajuda a manter o corpo aquecido antes da aula e, no verão, é uma opção divertida para as praias e piscinas, que ainda oferece proteção contra os raios ultravioleta, com fator UV+50. As camisetas infantis vão do tamanho 2 ao 14, com estampas de toda a coleção da marca: Piscina Encantada, Super-Heróis, Nações, Quero Ser, Flores de Maria, Animal Print, Star Colors, Press Start e Geométricos.

A peça foi desenvolvida pensando na proteção e conforto das crianças. Além do sistema de proteção UV+50, o tecido tem exclusivo sistema cloro block, que proporciona máxima resistência ao cloro. O tecido é leve, confortável e de rápida secagem, com modelagem permite total liberdade nos movimentos.

Para as roupas terem grande quantidade de cores e riqueza de detalhes nas ilustrações, o sistema de impressão é sublimação, que garante maior qualidade na estamparia. Para conhecer todos os produtos da Swim Colors, acesse http://www.swimcolors.com.br.

***Hospital Angelina Caron investe na pediatria***


Crédito das fotos: Divulgação.

***O Hospital Angelina Caron recebeu uma doação de R$ 60 mil do Shopping Pátio Batel que permitiu a compra de equipamentos para a pediatria. O valor doado foi utilizado para a compra de uma incubadora para recém-nascidos e itens de suporte à vida para a UTI pediátrica e neonatal.

A gerente de investimento social do Hospital Angelina Caron, Stephanie Formoso, comenta que a parceria entre as instituições é importante para o cuidado e tratamento adequado para as crianças.


“Doações como a realizada pelo Pátio Batel permitem o investimento em novos equipamentos e acesso às soluções importantes para o tratamento das crianças no Hospital Angelina Caron. É a oportunidade de antecipar os investimentos em itens que podem ser a diferença no suporte à vida”.

Atualmente a ala pediátrica do Hospital Angelina Caron conta com 16 leitos de internamento pediátrico e 19 com isolamento na UTI pediátrica e neonatal, por onde passam mais de 50 mil pacientes por ano, sendo os atendimentos realizados em sua totalidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Sobre o Hospital Angelina Caron - O Hospital Angelina Caron está localizado na cidade de Campina Grande do Sul, na Grande Curitiba (PR). De caráter eminentemente social, o local é um centro médico-hospitalar de referência no Sul do País e um dos maiores parceiros do Sistema Único de Saúde (SUS) no Paraná. Recebe, anualmente, mais de 350 mil pacientes de todo o país, dos quais 95% pertencem ao SUS.

Atua em todas as vertentes da medicina e é um centro tradicional de fomento ao ensino e à pesquisa. O setor de transplantes é um dos mais destacados, reconhecido internacionalmente, com cerca de 250 procedimentos por ano nas áreas hepática, renal, reno-pancreática, cardíaca e de tecidos corneanos. Mais informações no site http://www.hospitalangelinacaron.com.br

***Secretaria da Cultura lança segunda edição do Prêmio Arte Paraná***


Crédito das fotos: Divulgação.

Na foto 01: O diretor-geral da SEEC, Jader Alves, saúda aos presentes na solenidade de lançamento da segunda edição do Prêmio Arte Paraná.


Na foto 02: Aline Nazato, da Coordenação de Incentivo à Cultura, explica como realizar a inscrição por meio do SisProfice.


Na foto 03: O coordenador de Ação Cultura da SEEC, Luiz Henrique Fernandes, apresenta os principais pontos do edital.

***A Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) lançou na tarde desta terça-feira (13/06) a segunda edição do Prêmio Arte Paraná. Com um investimento de R$ 400 mil, o concurso irá selecionar e premiar até 25 espetáculos de Circo, Dança, Música e Teatro para circulação no Estado. Estão previstas cerca de 100 apresentações, todas em municípios com até 50 mil habitantes.

A cerimônia foi realizada no auditório da Biblioteca Pública do Paraná e reuniu artistas e dirigentes culturais. Para o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, lançar a segunda edição é um momento de bastante alegria porque consolida esse mecanismo de circulação de bens culturais e abre possibilidades para todos os artistas do Estado.

“Dentro da nossa política da descentralização com o objetivo de municipalizar realmente essa gestão, nós estamos lançando o Prêmio Arte Paraná que é de circulação de espetáculos, de bens culturais, enfim, fazendo com que o Paraná se reconheça nos seus artistas. São mais de 100 apresentações em municípios que realmente precisam receber atividades culturais”. O objetivo do programa é levar atrações artísticas de qualidade para as pequenas cidades, circulando os grupos por todas as regiões do Paraná.

As apresentações desta edição estão previstas para o período de 1º de setembro a 31 de outubro de 2017. O diretor do Centro Cultural Boqueirão, Marcio Roberto Gonçalves, comenta que fazer a arte circular por todo o Estado é o que se espera de uma secretaria estadual de cultura. “É uma iniciativa super necessária porque vai empregar muita gente, vai levar a arte para pessoas que não têm acesso rápido e vai com certeza fomentar o Paraná todo”.

Quem pode participar - Podem participar pessoas jurídicas de direito privado que tenham como atividade principal, em seu estatuto ou contrato social, ações artísticas e culturais, domiciliadas ou estabelecidas no Paraná há no mínimo dois anos. Cada proponente poderá inscrever apenas um projeto. No caso de espetáculos de teatro, não poderão se inscrever espetáculos dirigidos ao público infantojuvenil ou na modalidade teatro de bonecos.

Inscrições - As inscrições serão realizadas de forma totalmente online por meio do SisProfice. O proponente deverá, obrigatoriamente, integrar o Cadastro de Agentes Culturais do Estado do Paraná. O período de inscrições é de 13 de junho a 31 de julho de 2017. O edital completo está disponível em www.cultura.pr.gov.br.

Seleção e premiação - Serão selecionados e premiados até 25 espetáculos, sendo cinco projetos da área de circo, quatro de dança, seis de música e 10 de teatro. Cada projeto selecionado receberá R$ 16 mil para realizar quatro apresentações, que devem ser realizadas em quatro diferentes macrorregiões do Paraná, sempre em municípios de até 50 mil habitantes. As cidades que receberão as apresentações devem ser diferentes da cidade do proponente.

Serviço: Inscrições abertas para a segunda edição do Prêmio Arte Paraná De 13 de junho a 31 de julho de 2017 Edital: www.cultura.pr.gov.br Informações: Coordenação de Ação Cultural pelo telefone (41) 3321-4859 ou pelo e-mail cac@seec.pr.gov.br.

***Oficina Gratuita de Super 8 na Caixa Cultural Curitiba tem Inscrições abertas até o dia 23***


Crédito da foto: Divulgação.

***A Caixa Cultural Curitiba oferece, dias 8 e 9 de julho, a Oficina Tomada Única. As inscrições e a apresentação da sinopse do que o participante pretende filmar devem ser feitas até o dia 23 de junho, exclusivamente pelo portal www.curta8.com.br. O resultado será divulgado no dia 3 de julho pelo mesmo site. Os participantes selecionados terão o seu filme exibido durante a mostra competitiva do CURTA 8 - Festival Internacional de Cinema Super 8 de Curitiba, de 5 a 8 de outubro, na Caixa Cultural Curitiba.

Quem for selecionado para a oficina receberá um cartucho de película super 8 e uma filmadora e terá duas semanas para produzir seus filmes, que devem ser totalmente captados e montados na câmera. A oficina é gratuita e segue a proposta de captação em tomada única, a exemplo de um novo tipo de festival de super 8 que vem conquistando o público na França, Espanha, Suíça e Alemanha.

Nestes festivais são exibidos apenas filmes montados diretamente na câmera. Ao realizador é permitido utilizar qualquer efeito de manipulação fotográfica durante a exposição para criar as transições nos cortes, mas é proibida qualquer edição posterior nas imagens captadas, o que exige planejamento prévio e conhecimento básico de fotografia de cinema.

O resultado é sempre uma surpresa, tanto para o público como para os realizadores, que assistem aos filmes pela primeira vez durante o festival. A sonorização também fica a critério dos realizadores, que podem optar pela execução de um CD com trilha sonora ou realizar performances, dublagens, ou a execução ao vivo do som a partir de instrumentos tocados durante a exibição do filme.

Serviço: Oficina Tomada Única Local: Caixa Cultural Curitiba, Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR) Data: 8 e 9 de julho de 2017 (sábado e domingo) Horário: sábado das 9h às 18h. Domingo, das 9h às 13h Inscrições: pelo site www.curta8.com.br. Vagas limitadas - Classificação etária: não recomendado para menores de 16 anos.

***“Três Vezes Pirandello” faz temporada no Teatro Guaíra***


Crédito das fotos: Fábio Silva Ladeira.

***O Grupo Arte da Comédia apresenta o seu mais novo espetáculo “Três vezes Pirandello. Tragédia, drama, comédia” no Miniauditório do Teatro Guaíra entre os dias 15 de junho e 2 de julho. A trupe paranaense, que já tem dez anos de trajetória consagrados por premiações diversas, é dirigida por Roberto Innocente, italiano de Padova radicado na capital paranaense. A nova montagem reúne em três atos três obras do dramaturgo siciliano Luigi Pirandello, duas delas ainda inéditas no Brasil.


O espetáculo, que circulou pela Região Metropolitana com o incentivo do Programa de Fomento à Cultura do Paraná, chega agora ao Guaíra para deleite do público curitibano. De acordo com o diretor artístico do Arte da Comédia, o Brasil ainda conhece pouco a obra de Pirandello. “Ele foi, sem dúvida, o maior dramaturgo italiano do século passado e parte expressiva dos brasileiros ainda o conhece apenas por sua obra mais emblemática: Seis personagens em busca de um autor.

Com este projeto, queremos dar aos curitibanos a possibilidade de ter um contato mais profundo com a vida e a obra deste autor tão importante”, enfatiza Innocente. Os textos traduzidos e adaptados por Roberto são: O homem da flor na boca, A certidão e Cecé. Na montagem do Arte da Comédia, o diretor intercalou trechos dessas três obras por meio de diálogos imaginários com o próprio Pirandello acompanhados por um repertório musical tipicamente siciliano.


“Damos ao espetáculo um clímax mediterâneo, próprio da Sicília, contexto original das peças de Pirandello”, explica o diretor. O projeto é produzido por Joseane Berenda em colaboração com o grupo Arte da Comédia e o apoio do Palavração (Cia de Teatro da UFPR). Grupo Arte da Comédia – Fundado em 2006 pelo diretor artístico de origem italiana Roberto Innocente, o grupo pesquisa a comédia clássica e seus tipos universais em busca de personagens e temáticas essencialmente brasileiras.

Para tanto, além de pesquisar profundamente as técnicas teatrais da Commedia Dell’Arte, tem estudado os aspectos contemporâneos de composição da sociedade brasileira, assim como suas manifestações históricas, culturais e artísticas. Seguindo esta linguagem, está em seu 16º espetáculo, já viajou por diversos locais do Brasil, foi vencedor de quatro troféus Gralha Azul, recebeu diversas premiações em festivais de artes cênicas nacionais e, este ano, por meio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba, completa a sua primeira década de existência com a montagem inédita do clássico de Flaminio Scala, a Loucura de Isabella. Ainda este ano, foi selecionado entre centenas de grupos da América Latina para representar o Brasil no Peru, na IX Festepe Internacional.

Serviço: Três Vezes Pirandello. Tragédia, Drama, Comédia Data: de 15 de junho a 2 de julho Horários: de quinta a sábado, às 21h. Aos domingos, às 20h Local: Auditório Glauco Flores de Sá Brito – Miniauditório do Teatro Guaíra Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia), na bilheteria do espaço Meia entrada para estudantes, idosos, classe artística com DRT e funcionários da Copel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário