sexta-feira, 30 de junho de 2017

Coluna do dia 01/07/17

***Madame Satã – Um Musical Brasileiro, na Caixa Cultural***


Crédito das fotos: Guto Muniz.

***A Caixa Cultural Curitiba apresenta, de 6 a 9 de julho, o espetáculo Madame Satã – Um Musical Brasileiro, do Grupo dos Dez, de Minas Gerais. O musical conta a peculiar biografia de João Francisco dos Santos, Madame Satã, o primeiro travesti do Brasil.

Com trilha sonora inédita criada pelos atores, o espetáculo é entrecortado por textos ora poéticos, ora combativos, e traz à tona temas como a prostituição, a pobreza, o racismo, a homofobia e toda a violência da sociedade que se cala frente ao preconceito e à intolerância.


A montagem apresenta Madame Satã antes mesmo de receber este nome. João Francisco dos Santos, um dos 18 filhos de uma família pobre, tornou-se figura mitológica da Lapa carioca. Analfabeto de pai e mãe, como ele costumava dizer, o artista Madame Satã é símbolo da incorporação de elementos da cultura ocidental europeia à malandragem carioca, com referência às manifestações africanas.

Teatro musical - O espetáculo dá continuidade à pesquisa de linguagem do Grupo dos Dez, desenvolvida desde 2008, sobre os musicais brasileiros, investigando como a ancestralidade e a corporeidade negras podem contribuir para os espetáculos musicais tipicamente brasileiros. A montagem estreou em 2015 e percorreu diversas cidades brasileiras.


As danças afro-brasileiras dos terreiros de candomblé e das rodas de capoeira tornam-se parte do trabalho, tendo como método principal o treinamento para a capoeira angola, o samba de roda, a dança dos orixás e a dança contemporânea. Madame Satã – Um Musical Brasileiro é o terceiro espetáculo do grupo dedicado à pesquisa de linguagem acerca do teatro musical e suas possibilidades.

Ele completa a trilogia afro-mineira do diretor João das Neves, que também dirigiu Galanga – Chico Rei e Zumbi, outros dois espetáculos que abordam a temática do negro. Em breve, a dramaturgia será publicada em livro e a proposta do grupo é gravar um CD com as composições inéditas do espetáculo.

O diretor João das Neves destaca a contemporaneidade do espetáculo, ressaltando como a história de Madame Satã perpassa a vida de muitos outros brasileiros: “Madame Satã vive. Vive na pujança do movimento negro que exige o reconhecimento cada vez maior de seu papel de protagonista na construção de uma sociedade mais justa. Vive na dignidade de movimentos que lutam contra a discriminação de gêneros, seja ela qual for”, afirma.

Serviço: Madame Satã – Um Musical Brasileiro Local: Caixa Cultural Curitiba, Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR) Data: 6 a 9 de julho de 2017 (quinta a domingo) Horário: quinta-feira a sábado, às 20h. Domingo, às 19h. Ingressos: vendas a partir de 1 de julho (sábado). R$ 10 e R$ 5 (meia – conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito Caixa). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura. Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 16h às 19h). Classificação etária: não recomendado para menores de 16 anos. Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes).

***Neymar Jr. promove Pocker seguido de balada, em Itapema (SC)***


Crédito das fotos: Pedro Zucco.

Na foto 01: Lindomar Pasqualotto Neto, Neymar Jr e o empresário Alcino Pasqualotto.


Na foto 02: O Prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira.


Na foto 03: Fernando Menegazzo, Luiz Feitosa, Neymar Jr e o jogador Guilherme Siqueira.


Na foto 04: André Groh, Neymar Jr. e Camille Reis.

***Mais uma vez o atacante Neymar Jr. esteve em Itapema, litoral catarinense para curtir as férias e o luxuoso apartamento no Atlantic Paradise Towers, da Construtora Pasqualotto. Desde que desembarcou no Brasil, e com o fim do relacionamento com a atriz Bruna Marquezine, o jogador não parou.

Nesta quarta-feira (28) Neymar recebeu cerca de 30 convidados no salão de festas do empreendimento que foi transformado num verdadeiro cassino, entre eles o cantor Hugo Pena, o jogador do Valencia, Guilherme Siqueira, o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira e o sócio da Green Valley, Eduardo Philips para disputar um jogo de pocker, um dos hobbies do atacante.

O encontro começou por volta das 16h e seguiu durante a noite, com uma festa temática com o tema Las Vegas, para cerca de 100 pessoas, que foi embalada pelo Dj blumenauense Diogo Herkenhoff. A festa foi regada a buffet com frutos do mar e serviço de barmans para atender os Vips.

***Business Connect de Junho***


Crédito da foto: Divulgação.

Na foto: Leandro Lorca, Alisson Mazza (Presidente da BPW) e Eduardo Jaime (Presidente da ADVB-PR).

***Na última terça-feira (27) aconteceu o Business Connect, evento de troca de cartões promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil, Seção Paraná (ADVB-PR) e pela Business Professional Woman (BPW).

O convidado desta edição foi o Diretor de Marketing do Grupo Madero, Leandro Lorca. Profissionais de diversos segmentos estiveram presentes no encontro que foi sediado no Madero Steak House Comendador.

***Angelino, o anjinho distraído - Peça teatral infantil***


Crédito da foto: Divulgação.

***Angelino é o nome e o personagem principal do programa de prevenção de acidentes que tem mudado a rotina de escolas, condomínios e muitas famílias com crianças no Paraná. Foi criado por um publicitário que especializou-se em segurança infantil e, de uma necessidade, enxergou uma oportunidade para reduzir os índices de acidentes que chegam a matar anualmente 5 mil crianças só no Brasil (Fonte: DATASUS).

“Comecei a pensar em prevenção de acidentes com crianças quando meu filho, hoje com 20 anos, tinha um aninho. Na época, a mãe dele prendia bonecos de pelúcia com fita adesiva nas quinas das mesas para protegê-lo e eu ficava imaginando como seria interessante criar produtos específicos para a proteção das crianças e também orientar sobre os riscos que muita gente não percebe, mas são a causa de muitos acidentes”, relembra Renato Cavalher, idealizador do Angelino.

Presente em escolas e condomínios do Paraná, o programa do Angelino é executado por Cavalher e a sócia e esposa, Daniela Capeletti, em quatro importantes etapas que envolvem avaliação do local, modificação das áreas vulneráveis e de risco, treinamento de funcionários e atividades com as crianças, pais e familiares. A peça “Angelino, o anjinho distraído”, está inserida no programa, que oferece ainda livros didáticos, vídeos, manuais de cuidados e prevenção, informações gratuitas nos meios digitais, entre outros.

A peça - Angelino é um anjo da guarda bom, só que muito distraído. Por mais que se esforce, nem sempre consegue evitar os perigos. As vezes, é tão atrapalhado que acaba até provocando acidentes, onde a vítima é sempre ele mesmo. Com essa temática, o simpático personagem infantil acaba ensinando aos pais e às crianças o que fazer e, principalmente, o que não fazer para prevenir esse tipo de imprevisto. Para escrever o roteiro da peça, Renato Cavalher levou em conta as estatísticas e o conteúdo programático da ONG Criança Segura Brasil, adaptando a linguagem para o público infantil e enfatizando os principais acidentes domésticos que acontecem com as crianças em todo o país.

O resultado é uma peça leve e bem humorada, dividida em 3 atos. O primeiro ato acontece supostamente no inferno, onde o diabo em pessoa convoca seu assistente, Capetino, para ir à Terra preparar algumas armadilhas para um menino, já que os acidentes com crianças estão diminuindo muito e eles não podem perder espaço. O segundo ato acontece no céu, onde o chefe dos anjos pede para o Angelino cuidar do mesmo menino. O terceiro ato se passa na sala da casa do menino, onde acontece o grande duelo entre as duas forças, do bem e do mal.

E é claro que Angelino acaba cumprindo sua missão de proteger a criança, mas chega ao fim do espetáculo com a asa quebrada, o olho roxo e o cabelo todo arrepiado em função de um choque na tomada. O espetáculo dura apenas 30 minutos, mas consegue passar as principais dicas de prevenção de acidentes de uma forma lúdica e muito divertida. O cenário é muito compacto para que a apresentação possa ser realizada mesmo fora dos palcos, em escolas, shopping centers, supermercados e hospitais.

Números - Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os acidentes na infância são a principal causa de mortalidade infantil, de 1 a 14 anos, em todo o mundo. Os dados são confirmados pelo DATASUS, que contabiliza 5 mil mortes de crianças por ano no Brasil e mais de 100 mil internações hospitalares, o que caracteriza um grave problema de saúde pública, principalmente se considerarmos que uma em cada 4 crianças internadas acabam com sequelas permanentes, comprometendo a harmonia nos lares e criando problemas emocionais e financeiros para as famílias. 

Serviço: Peça teatral infantil Angelino, o anjinho distraído Data: 01/07/2017 (Sábado) Horário: 17h Local: Shopping Mueller, piso cinemas.

***Hospital Angelina Caron apoia evento da Confederação Brasileira de Golfe***

***Pela primeira vez, o Hospital Angelina Caron será um dos apoiadores do Campeonato Amador de Golfe do Brasil, torneio mais tradicional do Brasil e organizado pela Confederação Brasileira de Golfe (CBG). A instituição será uma das incentivadoras do 87° Amador do Brasil e 10ª Taça Mario Gonzalez, que serão realizados entre os dias 6 e 9 de julho na sede do Clube Curitibano, em Quatro Barras.

O apoio ao evento reforça uma das estratégias de valorização do esporte amador no Brasil. “O golfe é um esporte que desperta cada vez mais o interesse das pessoas no país. Patrocinar um evento tradicional como o Campeonato Amador de Golfe do Brasil é uma forma de contribuir para a divulgação e disseminação do golfe em nosso país, além de exaltar os competidores amadores”, explica Bernardo Caron, diretor administrativo do Hospital Angelina Caron.

O campeão masculino do 87º Campeonato Amador do Brasil ganhará uma vaga para disputar o Aberto do Brasil, em outubro, etapa do PGA Tour Latinoamérica. Caso o campeão seja um estrangeiro, o brasileiro melhor classificado também ganhará uma vaga para o Aberto do Brasil. A CBG está estudando uma maneira de premiar de forma semelhante a campeã feminina do Amador do Brasil, que deve ser anunciada em breve.

Sobre o Hospital Angelina Caron - O Hospital Angelina Caron está localizado na cidade de Campina Grande do Sul, na Grande Curitiba (PR). De caráter eminentemente social, o local é um centro médico-hospitalar de referência no Sul do País e um dos maiores parceiros do Sistema Único de Saúde (SUS) no Paraná. Recebe, anualmente, mais de 350 mil pacientes de todo o país, dos quais 95% pertencem ao SUS.

Atua em todas as vertentes da medicina e é um centro tradicional de fomento ao ensino e à pesquisa. O setor de transplantes é um dos mais destacados, reconhecido internacionalmente, com cerca de 250 procedimentos por ano nas áreas hepática, renal, reno-pancreática, cardíaca e de tecidos corneanos. Mais informações no site http://www.hospitalangelinacaron.com.br.

***Festival de Teatro de Pinhais está com inscrições abertas***


Crédito da foto: Divulgação.

***Até o dia 23 de julho estão abertas as inscrições para o Festival de Teatro de Pinhais, evento promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer. O Festival chega a sua 12ª edição e traz duas novas categorias: Universitário e Profissional. Neste ano as apresentações ocorrerão entre os dias 27 de setembro e 8 de outubro.

O Festival tem como objetivos: divulgar a arte teatral e sua prática entre a comunidade escolar e a comunidade em geral, despertando o interesse pelas artes cênicas; incentivar professores, estudantes e a comunidade a trabalharem com mais frequência o teatro, seja na criação de grupos teatrais ou formando uma plateia cativa; desenvolver e revelar novos talentos; além de inserir na comunidade a necessidade do teatro e das artes em geral como base na formação intelectual do indivíduo.

O Festival é organizado em seis categorias

-Mostra Paralela – grupos que tenham algum vínculo com a Prefeitura (sem concorrência).

-Mostra de Cenas Breves – grupos que apresentem trabalhos de duração mais breve, com duração de até 20 minutos (sem concorrência).

-Mostra Estudantil – grupos formados por atores estudantes de escolas públicas ou privadas do ensino fundamental e/ou médio.

-Mostra Amadora – Grupos formados por atores amadores não estudantis, ou de instituições ou cursos de teatro.

-Mostra Universitária – Grupos que representem alguma instituição de ensino superior.

-Mostra Profissional – Grupos profissionais de teatro. Também serão oferecidas oficinas gratuitas para os inscritos, nas seguintes áreas: Processo de Criação em Iluminação, com Beto Bruel. 

-Personagens de Circo-Teatro, com Hélio de Aquino; Introdução ao Teatro do Oprimido, com Eduardo Walger.

-Introdução à Operação de Iluminação, com Beto Hoch; Design Cênico Sustentável, com Tuca Souza, além da palestra com Eliane Berger do SATED/PR.

Inscrições: Para consultar o regulamento e efetuar a inscrição é necessário acessar o site da Prefeitura de Pinhais, no link www.pinhais.pr.gov.br/evento/32. As inscrições devem ser feitas até o dia 23 de julho. Serviço: As apresentações ocorrerão entre os dias 27 de setembro e 08 de outubro, no Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann, sito à Rua 22 de Abril, 305. Mais informações pelo telefone (41) 3912-5247 ou e-mail fetaepinhais@gmail.com. Acesse a nossa página do Facebook para acompanhar notícias sobre os eventos da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer https://www.facebook.com/vivaculturaesporteelazerpinhais.

***Museu Oscar Niemeyer realiza 6ª edição da Colônia de Férias em julho***

***O Museu Oscar Niemeyer (MON) preparou uma programação especial para o público infantil no mês de julho: a 6ª edição da “Colônia de férias no MON”.

Entre os dias 18 e 21 de julho, terça a sexta, das 14h às 17h30, as atividades serão voltadas para crianças a partir de cinco anos - obrigatoriamente acompanhadas pelos pais ou responsáveis – que poderão participar diariamente de oficinas, dinâmicas, visitas mediadas às exposições, apresentações artísticas e teatrais.

São 60 vagas diárias disponíveis para a programação completa, com o valor de R$40,00 (inteira) e R$20,00 (meia-entrada). O público poderá também adquirir ingresso somente para as apresentações teatrais, com o valor de R$ 20,00 e R$ 10,00, com capacidade para 340 pessoas. Ambas as programações incluem a entrada ao museu. Quem optar pela programação completa receberá um lanche elaborado exclusivamente para a Colônia de Férias. A programação é desenvolvida pela equipe do Educativo do MON com o objetivo de proporcionar conhecimento, cultura e lazer aos visitantes do museu, em um ambiente de interação.

As atividades vão envolver exposições em cartaz no MON: “Circonjecturas” de Rafael Silveira; “Irmãos Campana”, “66º Salão Paranaense” e “A vastidão dos mapas- Arte Contemporânea em diálogo com mapas da Coleção Santander Brasil”. Os interessados devem comprar e retirar o ingresso a partir do dia 4 de julho, das 10h até 18h, de terça a domingo, na bilheteria do MON. Mais informações pelo telefone (41) 3350-4468 ou pelo site www.museuoscarniemeyer.org.br.

Serviço: 6ª Colônia de Férias no MON Inscrições a partir de 4 de julho, terça-feira Local: Bilheteria do MON, de terça a domingo, das 10h às 18h Mais informações: (41) 3350-4468 Crianças a partir de 5 anos, acompanhada de pais ou responsáveis Data: 18 a 21 de julho - Horário: 14h às 17h30, com 30 minutos de intervalo (Lanche incluso para a Programação Completa). Vagas: 60 participantes nas oficinas, dinâmicas e mediações/ por dia. 340 participantes nas peças teatrais/ por dia. Valor para a Programação Completa: R$ 40,00 e R$ 20,00 por dia. Incluso o ingresso do teatro, a entrada ao museu e lanche. Valor para as apresentações teatrais: R$ 20,00 e R$ 10,00 por dia. Incluso o ingresso do teatro e a entrada ao museu. Museu Oscar Niemeyer Rua Marechal Hermes, 999 Visitação: Terça a domingo, das 10h às 18h - www.museuoscarniemeyer.org.br.

***Curitibano vence Prêmio CNH Industrial de Jornalismo Econômico***


Crédito da foto: Mperez.

***O jornalismo econômico foi celebrado na noite da última terça-feira, 27 de junho, representado por um seleto grupo de repórteres que cobrem agronegócio, construção, transporte e macroeconomia. Ao tratar de economia nacional em ano de crise, os autores das matérias finalistas da 24ª edição do Prêmio CNH Industrial de Jornalismo Econômico confirmaram que o papel da profissão vai além de informar e acompanhar as movimentações nessa esfera. As reportagens vencedoras abordam as consequências, adaptações e alternativas para o desenvolvimento, apresentando soluções para driblar o cenário desafiador.

A cerimônia de premiação foi realizada na sede da Fundação Dom Cabral (FDC), em Alphaville, região metropolitana de Belo Horizonte (MG), e teve a presença de 40 jornalistas finalistas, além de jornalistas convidados, executivos e profissionais da empresa e da instituição. Patrocinado pelo Banco CNH Industrial, o prêmio é considerado um dos mais importantes do setor. Na categoria Agronegócio, levou o prêmio a matéria “O Brasil movido a frango”, do jornal Gazeta do Povo, escrita por Igor Castanho. A reportagem fala sobre uma cadeia produtiva que é a principal atividade econômica de muitas cidades e também a matéria-prima de grandes redes.

Em Construção, ganhou a matéria “A hora do pesadelo”, da Revista Exame, das jornalistas Naiara Bertão e Mariana Segala. A reportagem retrata as dificuldades existentes no setor imobiliário, em especial os percalços dos milhares de compradores que não tiveram seus imóveis entregues. Na categoria Transporte, venceu a matéria “Avisa quando chegar”, do portal Metrópoles, das autoras Carolina Samorano e Leilane Menezes. A reportagem trata o assédio sofrido pelas mulheres no transporte público em seis capitais do Brasil e em outros doze países.

Em Macroeconomia, foi eleita a matéria “Sobrevivendo à crise”, o jornal O Globo, dos autores Cássia Almeida e Marcello Corrêa. A reportagem aborda os desdobramentos da pesquisa sobre os impactos da crise na vida dos brasileiros e as formas de adaptação a esse cenário. Os representantes das vencedoras em cada categoria receberam R$ 15 mil cada. Além disso, devido ao excelente conteúdo das matérias, a comissão julgadora decidiu eleger mais quatro reportagens para serem reconhecidas com Menções Honrosas. A grande novidade desta edição é que elas foram premiadas com R$ 5 mil reais cada.

Assim, foi distribuído um total de R$ 80 mil em prêmios líquidos. Na categoria Agronegócio, recebeu a Menção Honrosa a matéria “Uma saída para o campo”, da Revista Exame, da jornalista Renata Vieira. A reportagem mostra a importância da integração entre lavoura, pecuária e floresta e os caminhos que podem ser utilizados para elevar a produtividade no campo e recuperar as pastagens. Em Construção, a condecoração foi para a matéria “Lições da crise”, da Revista Manutenção e Tecnologia, do autor Marcelo Januário.

A reportagem aborda o cenário econômico brasileiro e mostra como a inovação e eficiência têm sido estratégias poderosas para as empresas enfrentarem esse momento. Na categoria Transporte, a Menção Honrosa foi para a matéria “O cenário mudou”, da Revista AERO Magazine, escrita por Edmundo Ubiratan. A reportagem relata como as companhias aéreas nacionais buscam se adequar à queda de demanda e à elevação de custos após anos de aumento contínuo no número de passageiros. Em Macroeconomia, ganhou a matéria “Inflação de dois dígitos.

E agora?”, de O Estado de S. Paulo, escrita por Anna Carolina Papp, Bianca Pinto Lima Flávia Lemi, Hugo Passarelli, Ian Gastim, Laura Maia, Luiz Guilherme Gerbelli, Malena Oliveira, Márcia De Chiara, Mariana Congo, Natália Cacioli e Yolanda Fordelone. A série mostra como a alta generalizada e persistente dos custos agrava a crise econômica. Na ocasião, o presidente da CNH Industrial para a América Latina, Vilmar Fistarol, falou da satisfação em distinguir e homenagear oito das mais importantes reportagens veiculadas na imprensa brasileira nos últimos 12 meses. “Reconhecemos o trabalho de apuração das informações, divulgação dos fatos e busca por opiniões e exemplos.

As matérias vencedoras explicam muito bem as peculiaridades do Brasil, país que continua vivendo um momento político e econômico de muitas incertezas, cercado de desafios, mas que tem um potencial extraordinário”, disse. “O Prêmio foi um meio que encontramos de valorizar e incentivar o jornalismo econômico e a profissão que tanto contribuem para a sociedade, pois acreditamos e defendemos uma imprensa plural e democrática. Por isso, vocês, representantes dessas reportagens foram as estrelas da noite”, concluiu o executivo.

O evento também contou com a presença do professor associado da Fundação Dom Cabral Paulo Paiva, que palestrou sobre as perspectivas de crescimento da economia brasileira, e também com o lançamento do livro “Tecnologia no Brasil – Uma história, múltiplas faces”. A CNH Industrial e o Banco CNH Industrial patrocinam este projeto por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O tema do livro reforça o compromisso da empresa com a inovação.

Prêmio CNH Industrial de Jornalismo Econômico - A 24º edição teve um recorde histórico de 555 inscrições, de todas as regiões do Brasil. Deste total, 226 foram na categoria Macroeconomia, 193 em Agronegócio, 77 em Transporte e 59 em Construção. Segundo o coordenador do Prêmio CNH Industrial de Jornalismo Econômico, Jorge Görgen, ano a ano, a iniciativa – que faz parte de um conjunto completo de ações sociais e culturais da empresa – ganha mais alcance e reforça sua credibilidade na imprensa brasileira, marcada por esse número expressivo de inscrições. “Esta edição teve a participação inédita de muitos veículos. Além disso, profissionais que marcaram presença em edições anteriores, novamente se inscreveram, comprovando assim a credibilidade do concurso em mais de duas décadas de história”, disse.

Após o encerramento das inscrições, uma experiente equipe de triagem, composta por jornalistas de diferentes áreas, avaliou matéria por matéria e selecionou 40 reportagens (dez de cada categoria) pela qualidade, apuração, criatividade e contribuição para a sociedade. Comissão Julgadora- Para eleger os vencedores, um corpo de jurados de alto nível, formado por dez renomados profissionais, entre eles pesquisadores, jornalistas, executivos e acadêmicos, teve a missão de escolher os ganhadores de cada categoria.

Avaliaram as reportagens: Cledovirno Belini, presidente de desenvolvimento da FCA e CNH Industrial para América Latina e presidente do júri, Alan Bojanic, representante da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) no Brasil, Elias Mufarej, conselheiro do Sindicato Nacional das Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), Elizabeth Farina, presidente da União da Indústria de Cana de Açúcar (Unica), Ladislau Martin Neto, diretor-executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Luiz Gustavo Nussio, diretor da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz“ (Esalq-USP), Mara Luquet, colunista da rádio CBN e do Jornal da Globo, Marina Spínola, gerente executiva de comunicação corporativa da Fundação Dom Cabral, Mônika Bergamaschi, presidente executiva do Instituto Brasileiro para Inovação e Sustentabilidade do Agronegócio (IBISA) e Roberto Rodrigues, coordenador do centro de agronegócio da FGV-EESP. CNH Industrial N.V. (NYSE: CNHI /MI: CNHI) uma das líderes globais no setor de bens de capital com experiência industrial reconhecida, uma ampla gama de produtos e presença mundial.

Cada uma das marcas individuais que pertencem à empresa é uma força internacional de destaque em seu setor específico: Case IH, New Holland Agriculture e Steyr para tratores e máquinas agrícolas; Case e New Holland Construction para equipamentos de movimentação de terra; Iveco para veículos comerciais; Iveco Bus e Heuliez Bus para ônibus urbanos e rodoviários; Iveco Astra para veículos de pedreira e construção; Magirus para veículos de combate a incêndio; Iveco Defence Vehicles para defesa e proteção civil; e FPT Industrial para motores e transmissões. Mais informações estão disponíveis no website da empresa.

***Viagens com crianças ganham novos destinos e hotéis se adaptam para atender pequenos viajantes***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Nas férias escolares de verão ou de inverno, viajar é sempre uma boa ideia. Cada vez mais pais usam esse período de quebra na rotina para conhecer, acompanhados dos filhos pequenos, destinos que não possuem um roteiro especialmente personalizado para o público infantil. Cidades que até então só recebiam turistas adultos passaram a ser o destino também de “mini turistas” e devem estar preparadas para isso. E cabe às redes hoteleiras estarem atentas para receber bem - e atrair - os pequenos viajantes. Um menu pensado para as crianças já ajuda bastante.

Na Rede de Hotéis Deville há opções como escalopinho de filé com arroz e fritas, peito de frango com arroz e purê de batatas ou ainda espaguete ao molho bolonhesa. Promoções especiais são outro incentivo para viagens em família. Na unidade de Campo Grande, acabou de ser lançada a tarifa Family Weekend, que permite que duas crianças de até 10 anos se hospedem no mesmo apartamento dos pais de graça.


Já no Deville Prime Salvador são permitidas duas crianças de até 12 anos sem pagar no quarto dos responsáveis e com a Promo Férias, durante o mês de julho, as famílias contam com mais 10% de desconto na tarifa. Nas outras unidades da rede a hospedagem gratuita vale para uma criança de até 10 anos no mesmo apartamento dos pais. Além disso, todos os hotéis da rede possuem berços.

Dicas e cuidados para viagens com crianças - Ao escolher lugares para viajar com os pequenos, muitos pais se perguntam: como aproveitar e garantir a diversão das crianças em roteiros não convencionais? Para Claudia Pegoraro, que já viajou por 50 países com o filho de sete anos e criou o blog Felipe – O Pequeno Viajante, qualquer destino é bom para as crianças, desde que estejam perto dos pais. Ela afirma que não é preciso mudar radicalmente a forma de planejar a viagem, apenas conter a ansiedade de “abraçar o mundo”, transformando as férias em família em uma maratona familiar cheia de atrações.

Claudia revela que é preciso tomar alguns cuidados em relação à saúde e à segurança dos pequenos, como fazer um seguro de saúde, ir ao médico antes da viagem, dar as vacinas necessárias e usar sempre o cinto de segurança e a cadeirinha adequada ao tamanho da criança. Além disso, a blogueira recomenda colocar algum tipo de identificação, como costurar na roupa ou colocar uma pulseira no pulso informando um telefone de contato, para o caso de algum incidente.

Durante as viagens de avião ou carro muito longas, as crianças podem ficar inquietas, e para distraí-las, Claudia recomenda que os pais levem algum brinquedo novo, canetinhas e folhas para desenhar, livrinhos, algum lanche que a criança goste muito, um tablet com jogos e filmes preferidos e uma dica de ouro: pirulito, para a criança chupar nos pousos e decolagens, pois ajuda a “desentupir” os ouvidos dos pequenos. Para finalizar, a blogueira afirma que camas confortáveis, um bom café da manhã, Wifi grátis e simpatia no atendimento fazem a diferença na hora de escolher a acomodação da viagem: “se houver uma piscina ou um espaço kids, melhor ainda!” conclui Claudia.

Serviço: Deville Prime Campo Grande - duas crianças de até 10 anos no mesmo apartamento dos pais não pagam. A tarifa é válida para hospedagem em apartamento Luxo, com a diária no valor de R$ 289 (mais taxas), que inclui Wifi grátis e café da manhã. Deville Prime Salvador - duas crianças de até 12 anos sem pagar no mesmo apartamento dos pais nas categorias Luxo (R$ 269, mais taxas) e Luxo Superior (R$ 299, mais taxas), mais 10% de desconto utilizando o código WEBDEVILLE na hora da compra. Unidades Deville em Cascavel, Maringá, Porto Alegre, Cuiabá, Curitiba e Guaíra - uma criança de até 10 anos se hospeda de graça no mesmo apartamento dos pais.

O Grupo - A Rede Deville começou suas atividades com o Hotel Deville Colonial, no centro de Curitiba. Desde então, vem crescendo e se consolidando como um dos principais grupos hoteleiros do país. Atualmente, atua como operador e investidor nas regiões Sul, Sudeste, Centro Oeste e Nordeste, com nove hotéis, 1.479 acomodações e mais de 1.100 funcionários.

Administra o São Paulo Airport Marriott Hotel (SP), Deville Prime Salvador (BA), Deville Prime Cuiabá (MT), Deville Prime Porto Alegre (RS), Deville Business Curitiba (PR), Deville Business Maringá (PR), Deville Express Cascavel (PR), Deville Express Guaíra (PR) e Deville Prime Campo Grande (MS).

***Academia Gustavo Borges lança Desafio Fitness para quem quer ficar em forma***


Crédito da foto: Divulgação.

***Para os alunos matriculados no Fitness da Academia Gustavo Borges Mercês e Tarumã, o desafio está lançado – suar muito a camisa! Diminuição de percentual de gordura, diminuição de peso corporal e ganho de massa muscular são os três desafios lançados em junho com duração de 60 dias.

Serão realizadas três aferições de medidas determinadas para cada objetivo, na primeira semana do desafio, 30 dias depois da primeira aferição e na última semana. Os ganhadores serão quem perder mais conseguir reduzir o percentual de gordura proporcional ao peso, quem mais perder peso e quem mais conseguir aumentar as suas medidas.

Aumentam autoestima, saúde e energia! Esse é o empurrãozinho que faltava para quem quer se dedicar à meta de perda de peso e ganho de massa. No período do desafio, os professores estarão focados para que os inscritos alcancem o objetivo. Para participar, basta procurar a secretaria da Academia Gustavo Borges Mercês e Tarumã.

Serviço: Academia Gustavo Borges - www.academiagb.com.br - facebook.com/academiagustavoborges. Curitiba: Academia Gustavo Borges Mercês Rua Antonio Grade, 563, Mercês Telefone (41) 3015-2333. Academia Gustavo Borges Tarumã Rua Engenheiro Antônio Batista Ribas, 505, Tarumã Telefone: (41) 3366-3141. Academia Gustavo Borges Barigui Av. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 85, Barigui Telefone: (41) 3339-9600. São Paulo: Rua José Ramon Urtiza, 901, Morumbi Telefone: (11) 3744-1476 | São Paulo – SP.

***Prazo para inscrições no segundo edital do Profice é estendido***

***A Secretaria de Estado da Cultura estendeu até as 17h50 da próxima quarta-feira (05/07) o prazo para inscrição de projetos no Edital Nº 001/2017 do Programa de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná (PROFICE).

Previsto para encerrar no dia 29 de junho, o prazo foi prorrogado em razão da grande demanda de pedidos por parte dos proponentes. O aviso de prorrogação foi publicado nesta quarta-feira (28/06), no Diário Oficial do Estado Nº 9974. As orientações para a inscrição de projetos estão disponíveis em www.cultura.pr.gov.br.

De acordo com a Coordenação de Incentivo à Cultura (CIC), responsável pela condução do Profice, a medida tem como objetivo prioritário evitar prejuízos aos proponentes que estão inscrevendo suas propostas no Sistema de Informação da Cultura (SISPROFICE), considerando que, até o presente momento, a maioria dos projetos contabilizados pelo sistema ainda estão em composição, ou seja, não foram finalizados e enviados.

Outro ponto considerado pela CIC foi relativo ao grande volume de atendimentos a proponentes que ainda têm dúvidas nesta semana. O aumento do prazo vai possibilitar esclarecer todos os questionamentos e auxiliá-los para que consigam enviar seus projetos da forma correta e em tempo.

Segundo edital do Profice - Podem apresentar projetos os agentes culturais domiciliados ou estabelecidos no Estado do Paraná há no mínimo dois anos e também pessoas jurídicas de direito privado, que tenham como objeto atividades artísticas e culturais, domiciliadas ou estabelecidas no Paraná há no mínimo dois anos. O interessado deve fazer o cadastramento e manter atualizados os dados no Cadastro de Agentes Culturais do Estado.

Os projetos podem ser da área de Artes Visuais; Audiovisual; Circo; Dança; Literatura, Livro e Leitura; Música; Ópera; Patrimônio Cultural Material e Imaterial; Povos, Comunidades Tradicionais e Culturas Populares; e Teatro. Pelo edital estão previstas três faixas de abrangência para realização do projeto: em municípios com até 50 mil habitantes; em cidades entre 50.001 a 150 mil habitantes e com mais de 150 mil habitantes. Também estão previstas quatro faixas orçamentárias que variam de projetos com valores até R$ 50.000,00 a R$ 750.000,00.

Para incentivar os proponentes a realizar atividades culturais em municípios menores, de até 50 mil habitantes, o edital propõe uma redistribuição dos percentuais dos recursos, aplicando 40% do total na primeira faixa de distribuição. Neste segundo edital também foram revistos alguns critérios para pontuação dos projetos enviados, com valorização da adequação orçamentária e do currículo dos profissionais envolvidos nos projetos. O Profice permite o financiamento de 100% dos valores aprovados para os projetos selecionados e não veda a obtenção de recursos de outras fontes de incentivo direto ou indireto.

Exigências - Os projetos culturais deverão observar os objetivos de promover a criação, a formação, a produção, a manutenção, a difusão e a circulação artística e cultural; a preservação, a pesquisa e a difusão do patrimônio histórico, artístico e cultural; e, ainda, o estímulo ao acesso dos bens e valores culturais. Os projetos deverão apresentar, obrigatoriamente, pelo menos duas contrapartidas com vistas à democratização de acesso.

Serviço: Prorrogado prazo de inscrições para o segundo edital do Profice Prazo: 10 de maio a 5 de julho de 2017 Edital: www.cultura.pr.gov.br. Mais informações: Coordenação de Incentivo à Cultura: 3321-4733, 3321-4706, das 9h às 18h, ou pelo e-mail profice@seec.pr.gov.br.

***Madame CHäN volta a Curitiba para temporada na Teix***

***Em 2014, a tatuadora belga Madame CHäN fazia história ao se transformar na primeira guest internacional do Estúdio Teix – pioneiro em Curitiba em tattoo autoral e também em trazer tatuadores estrangeiros para temporadas na capital.

Três anos depois, ela volta para um novo projeto, que inclui, além das tatuagens, uma residência artística e exposição na Galeria.

Pois, se ela fez fama internacional como tatuadora – foi citada inúmeras vezes pela mídia especializada como uma das mais importantes do mundo –, esta não é sua única qualificação artística: tem também vasta experiência com tecidos e papéis.

“A tatuagem é uma técnica que abre muito espaço para a criatividade, mas nunca foi o meu único interesse. Eu trabalho com pintura, foto, ilustração, desde antes de começar a tatuar.

A tatuagem veio à minha vida por acidente”, conta a artista, que estará em Curitiba de 10 a 22 de julho. Em 2014, quando de sua primeira vinda, CHäN tatuava em um estúdio particular em Berlim. Atualmente, trabalha em Barcelona como tatuadora e artista plástica.

O contato com a arte, a multidisciplinaridade e o público de duas das principais capitais culturais do planeta encorpou e amadureceu ainda mais a sua obra. Seu estilo é muito versátil, e elementos da natureza – como plantas, flores e animais – estão sempre presentes, embora nunca de forma literal. Ela brinca com cores, linhas, pontos e texturas, atingindo um resultado único.

O interesse pela Botânica também gerou o tema da exposição na galeria. “Estamos muito ansiosos para a ocupação dela aqui na Teix. Já para as tatuagens ela trabalhará tanto com flashs quanto com desenhos encomendados, numa oportunidade incrível para o público local”, finaliza a galerista Jô Maciel.

Serviço: Madame CHäN 10/07 a 16/07 – Residência Artística 17/07 a 22/07 - Estúdio Galeria Teix Alameda Augusto Stellfeld, 1581 – Curitiba. Agendamento e tattos: Fones (41) 3018-2732 / 3019-2294.

***Máyy Koffler ministra oficina de paleteado no Museu Alfredo Andersen***


Crédito das fotos: Divulgação.

***O Museu Alfredo Andersen (MAA) recebe na próxima semana a ceramista Máyy Koffler, que vai conduzir a oficina “Encontro com a América Antiga”, onde será ensinada a técnica de modelagem em cerâmica conhecida como paleteado e a técnica decorativa positivo-negativo.

As aulas serão realizadas de 4 a 6 de julho, no período da manhã e da tarde, com um intervalo de uma hora, totalizando 20h de carga horária. O custo é de R$ 430 por aluno, com a argila inclusa no valor. A inscrição pode ser feita na secretaria do museu.


A técnica do paleteado baseia-se na utilização de uma paleta de madeira e uma pedra para modelar manualmente uma peça de cerâmica. O método, que teve origem na era pré-colombiana, consiste em golpear ritmicamente a argila com a paleta, ao mesmo tempo em que os golpes são aparados por uma pedra redonda e lisa no interior da peça, obtendo as mais variadas formas.

Na oficina, Máyy demonstra como aliar a técnica rudimentar à cerâmica contemporânea. A ceramista também ensina a técnica decorativa pré-hispânica positivo-negativo. A queima em negativo é um método de decoração de uma peça cerâmica que se realiza com queima de materiais orgânicos, originando superfícies com uma bela cor negra aveludada.

A artista - Máyy Koffler começou a se encantar com a cerâmica quando viveu no Peru, em 1986. Desde então mergulhou na prática dessa arte. Sua mudança para São Paulo, onde fica seu atelier, permitiu o aprimoramento profissional da técnica. Suas peças podem ser vistas no Centro Cultural Banco do Brasil, na capital paulista.

Serviço: Oficina Encontro com a América Antiga com Máyy Koffler Técnica de paleteado e queima positivo-negativo 4 de julho: 10h às 12h e 13h às 17h 5 e 6 de julho: 9h às 12h e 13h às 17h Valor: R$ 430 | Argila inclusa no valor Inscrições na secretaria do museu. Museu Alfredo Andersen Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco. Curitiba-PR (41) 3222-8262 | (41) 3323-5148 - www.maa.pr.gov.br | maa@seec.pr.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário