sábado, 10 de junho de 2017

Coluna do dia 10/06/17

***MON lança catálogo da exposição “Irmãos Campana”***


Crédito da foto: Divulgação.

***O Museu Oscar Niemeyer (MON) realiza no dia 13 de junho, terça-feira, a partir das 17 horas, mesa-redonda, palestra e lançamento do catálogo da exposição “Irmãos Campana”. Os eventos serão no Auditório Poty Lazzarotto e têm entrada gratuita. O auditório tem capacidade para 340 pessoas e a entrada será feita por ordem de chegada até lotação.

Na mesa-redonda, que inicia às 17 horas, serão discutidos o design e o trabalho dos Campana. Haverá participação da professora do Departamento de Desenho Industrial, cursos de Tecnologia em Design Gráfico e Bacharelado em Design da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) nas áreas de Teoria e História do Design e Semiótica, Lindsay Cresto, e da professora do Departamento de Desenho Industrial e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da UTFPR, Marilda Lopes Pinheiro Queluz. A mediação será feita pelo curador do MON, Agnaldo Farias.

O tema será sobre as interações entre arte, design, tecnologia a partir de uma perspectiva da história do design e uma contextualização da obra dos Campana no design brasileiro. “A exposição nos convida a conhecer a obra dos designers a partir do mobiliário, destaque na exposição, e de outros objetos variados, estimulando o diálogo entre a arte e o design”, comenta a professora de Design Lindsay Cresto.

Na sequência, às 19 horas, os designers Humberto e Fernando Campana falarão sobre os 34 anos de carreira, processo criativo, entre outros assuntos. O catálogo da mostra “Irmãos Campana”, produzido pelo MON, estará à venda no chão de vidro, em frente ao auditório, a partir das 16h30. A publicação, com 216 páginas, contém obras da exposição e textos críticos sobre os designers. Depois, estará disponível para venda na MON Loja.

A mostra “Irmãos Campana”, com curadoria de Consuelo Cornelsen, inédita e elaborada especialmente para o espaço expositivo, o Olho, inaugurou dia 27 de abril e recebeu cerca de 25 mil pessoas em um mês de exibição. Reúne obras icônicas, como as poltronas Vermelha (1998), Favela (2003) e Corallo (2003), produzidas pela empresa italiana Edra; além de peças do início da carreira, como as cadeiras da coleção Desconfortáveis (1989); até trabalhos mais recentes, como a inédita linha de móveis Assimétrica (2017), produzida pela Tok&Stok.

A obra dos Campana incorpora a ideia de transformação, reinvenção e integração do artesanato na produção em massa, tornando preciosos os materiais do dia a dia, que carregam não só a criatividade em seu design, mas também características bem brasileiras - as cores, as misturas, o caos criativo e o triunfo de soluções simples.

Sobre as professoras - Lindsay Cresto é Designer de Produto pela UFPR (2001), especialista em Design de Móveis pela UTFPR (2005), mestre em Tecnologia pela UTFPR (2009) e atualmente desenvolve pesquisa de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia (UTFPR), articulando estudos com ênfase nas relações entre design, cultura material e representações de gênero na decoração de interiores domésticos.

Docente dos cursos de Tecnologia em Design Gráfico e Bacharelado em Design da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, nas áreas de Teoria e História do Design e Semiótica. Sua dissertação de mestrado intitulada “A re-significação da relação entre design e tecnologia na obra dos Irmãos Campana” trata de questões específicas da relação entre design e tecnologia, questionando o determinismo tecnológico em visões sobre design e a produção dos Irmãos Campana.

Marilda Lopes Pinheiro Queluz possui graduação em História pela Universidade Federal do Paraná, graduação em Educação Artística pela Universidade Federal do Paraná, mestrado em História pela Universidade Federal do Paraná e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Atualmente é professora do Departamento de Desenho Industrial e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Arte, e seus interesses de pesquisa aproximam-se dos seguintes temas: design, tecnologia e cultura; história da arte brasileira; história das artes gráficas e humor gráfico (caricatura e quadrinhos).

Serviço: Mesa-redonda, palestra e venda do catálogo sobre a mostra “Irmãos Campana” no MON 13 de junho, terça-feira - A partir das 16h30 Entrada gratuita. Programação: Venda do catálogo “Irmãos Campana” Horário: a partir das 16h30 Chão de vidro - em frente ao Auditório Poty Lazzarotto Valor: R$ 95,00. Mesa-redonda com as professoras Lindsay Cresto e Marilda Lopes Pinheiro Queluz, com mediação do curador Agnaldo Farias Horário: 17 horas Auditório Poty Lazzarotto Capacidade: 340 pessoas Entrada por ordem de chegada até lotação. Palestra com os irmãos Fernando e Humberto Campana Horário: 19 horas Auditório Poty Lazzarotto Capacidade: 340 pessoas Entrada por ordem de chegada até lotação. Museu Oscar Niemeyer Rua Marechal Hermes, 999 Tel: (41) 3350 4400 - museuoscarniemeyer.org.br.

**********EM EVIDÊNCIA**********

*****Nos dias 13 e 14 de junho, a Comissão dos Direitos do Idoso realiza o evento “Universo da pessoa idosa – dignidade, direito, respeito – Ser Visível, no auditório da OAB Paraná (Rua Brasilino de Moura, 253 – Ahú), das 9h às 18h. As inscrições estão abertas no site da Seccional, mediante a entrega de 1 kg de alimento não perecível no dia do evento. Os itens arrecadados serão doados a entidades que abrigam idosos.

*****O Sindicato das Indústrias de Cacau e Balas, Massas Alimentícias e Biscoitos, de Doces e Conservas Alimentícias do Estado do Paraná (Sincabima) realiza nesta terça-feira (13), a partir das 8h30, o treinamento Rastreabilidade e Recolhimento de Alimentos, que será conduzido pela engenheira de alimentos Maria Hosken Caldas Rodrigues.O evento, que é voltado aos profissionais da área alimentícia, tem como objetivo apresentar as definições que envolvem a rastreabilidade de alimentos, auxiliar na elaboração de procedimentos de rastreabilidade e recolhimento (seguindo a RDC 24/2015 da Anvisa), definir responsabilidades e simular situações de rastreabilidade e recolhimento. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: consultoria@sincabima.org.br.

*****A prosa é sobre o tempo. A Banda Mais Bonita da Cidade lança “De Cima do Mundo eu Vi o Tempo”. O terceiro disco de estúdio dos curitibanos reflete a maturidade do grupo e o coloca naturalmente como um dos mais importantes da cena brasileira contemporânea. O show inédito de lançamento do novo trabalho em Curitiba com participação de convidados especiais acontece no próximo dia 30 de junho, no palco do Teatro Positivo Grande Auditório (R: Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300) às 21horas. Além da capital paranaense, terá apresentação também em São Paulo (17.06, Tom Brasil).

*****O Museu Oscar Niemeyer (MON) encerra neste domingo, a exposição “Matéria Escura”, de Manoel Veiga. A curadoria é de Galciani Neves, professora e pesquisadora no campo das artes visuais. A mostra está em cartaz desde o dia 16 de março e já recebeu mais de 55 mil visitantes. Manoel Veiga, artista recifense radicado em São Paulo, tem como ponto de partida a obra do pintor Caravaggio (1571 – 1610), e retira todos os elementos, inclusive a cor, deixando apenas os tecidos, como roupas e cortinas, com as quais Caravaggio construía suas cenas. A exposição apresenta 33 fotografias impressas em tela, resultado deste exercício artístico de Manoel Veiga.

*****As inscrições para o Debutantes 2017 do Santa Mônica estão abertas e podem ser feitas até o dia 28 de julho, na Secretaria do Clube. Completar 15 anos é ainda o sonho de muitas meninas, e essa é uma ótima oportunidade para ela ter o seu "dia de princesa" e participar de um lindo baile. Como já é tradicional no Clube, a festa terá uma programação especial destinada às debutantes do ano, associadas e não associadas, de 14 a 16 anos. O Baile de Debutantes do Santa Mônica Clube de Campo será realizado no dia 23 de setembro, no Salão Social. O príncipe que dançará valsa com as meninas será o ator global Nicolas Prattes, o Zac da novela Rock Story. E, para preparar as meninas para o grande dia, haverá uma programação especial com diversos eventos voltado para as inscritas. Informações: (41) 3675-4202 / 3675-4238.

***Ivo Vilela, referência no mundo da make-up, é o novo diretor artístico do Lady&Lord***


Crédito da foto: Divulgação.

***As fãs de make up já podem comemorar: Ivo Vilela, ícone na área e referência nacional quando o assunto é maquiagem perfeita e inovadora, acaba de assumir a direção artística de maquiagem da Rede LadyeLord. Vilela irá trazer as últimas tendências do segmento, promover análise individual do perfil e gostos das clientes, garantindo exclusividade para quem procura o serviço de maquiagem. Também lançará junto com a Rede LadyeLord coleções exclusivas de produtos de makeup. E mais: Ivo abrirá sua agenda nas sextas-feiras na unidade do Shopping Mueller. E aí, gostou da novidade? Conheça mais o trabalho do Ivo curtindo a página no Instagram: @Ivo_makeup.

Ivo Vilela, referência no mundo da make-up, é o novo diretor artístico do Lady&Lord - Nas próximas semanas a rede de salões curitibana Lady&Lord passa a contar com o maquiador Ivo Vilela como o diretor artístico do setor de maquiagem. Em Curitiba, o salão é o primeiro a ter um profissional com tamanha expertise chefiando a equipe de make. A novidade promete profissionalizar ainda mais à área da rede, trazendo em primeira mão as últimas tendências, lançar coleções exclusivas de produtos, além de promover uma análise individual dos gostos das clientes, garantindo exclusividade para quem procura o serviço de maquiagem.

Com 18 lojas no Paraná, Santa Catarina, Tocantins, Amapá e Pará, o Lady&Lord é uma das principais redes de salão de beleza do país e a ideia é se tornar referência. “Nosso objetivo é atender as clientes com excelência, além da execução de um serviço de qualidade, queremos que cada ida em algum dos nossos salões seja uma experiência. A chegada do Ivo, conhecido nacionalmente, com certeza trará exclusividade, uma nova identidade para a maquiagem da rede“, acredita o sócio-proprietário e presidente do Lady&Lord, Kirley Boff.

A direção artística no setor da maquiagem já é uma realidade em salões do Rio de Janeiro e São Paulo, mas no Paraná o Lady&Lord será o primeiro salão a contar com esse profissional. A princípio, como projeto-piloto, Ivo atuará com a equipe de profissionais de maquiagem do L&L do Shopping Mueller e, além de orientar as profissionais, atenderá no salão todas as sextas-feiras.

Diretor artístico - Com 10 anos de experiência no setor de make, a história de Ivo Vilela poderia ser um livro. Fez carreira na rede Boticário e foi idealizador de campanhas, ações e produções artísticas na marca. Também realiza e participa de inúmeras produções em editoriais de moda e foi o maquiador oficial da dupla sertaneja Maria Cecília e Rodolfo. Atualmente, Ivo é o “queridinho” quando o assunto é maquiagem e, apenas no seu perfil no instagram (@ivomakeup), são mais de 81 mil seguidores. 

Vilela é procurado por pessoas do país inteiro.
Ele também é o diretor criativo da Hot Makeup. Na marca americana de maquiagens profissionais já realizou campanhas nacionais e, neste momento é o responsável pela campanha internacional. Em um dia normal de trabalho é comum que Ivo atenda noivas de outras cidades que fazem prova da make do grande dia com ele para que o maquiador do evento possa “copiar” a tendência.

A chegada no Lady&Lord para Ivo representa a oportunidade de inovação na rede. “Cada cliente é uma nova experiência. E queremos que para elas essa experiência seja muito prazerosa. É importante entender o que elas querem, mas também despertar o desejo para algo novo e que as deixe satisfeitas. Estou sempre antenado nas tendências, inovando. Uma make para cada situação, personalizada sempre, esse é o meu diferencial e quero repassá-lo à equipe L&L”, explica.

***Cia Estável de Teatro homenageia o jornalista Vladimir Herzog com montagem do espetáculo Patética***


Crédito das fotos: Jonatas Marques.

***Depois, o espetáculo faz duas semanas de apresentação, de 23 de junho a 2 de julho, no Arsenal da Esperança, casa de acolhida para homens em situação de rua localizado no Brás; em seguida uma curta temporada de 6 a 22 de julho, na Oficina Cultural Oswald Andrade; e retorna ao Teatro Flávio Império para mais três sessões nos dias 28, 29, e 30 de julho. Escrito em 1976, a peça reflete sobre as circunstâncias e o assassinato do jornalista e dramaturgo Vladimir Herzog (1937-1975), morto nos porões do DOI-Codi (Destacamento de Operações de Informações/Centro de Operações de Defesa Interna), em outubro de 1975.

O texto foi escrito um ano depois do seu falecimento, por seu cunhado e, também dramaturgo, João Ribeiro Chaves Neto. Com direção de Nei Gomes, a montagem usa o metateatro para mostrar uma trupe de artistas circenses que apresenta pela primeira e última vez a história da personagem Glauco Horowitz. A peça conta a vida de Herzog desde a imigração dos pais para o Brasil, passando pela militância, prisão, depoimentos no DOI-Codi, até a morte e a luta da família para provar que ele não cometeu suicídio, mas foi assassinado.


Ao discutir a censura, a própria peça é proibida e o circo é fechado. Na noite do dia 24 de outubro de 1975, o jornalista apresentou-se na sede do DOI-Codi, em São Paulo, para prestar esclarecimentos sobre suas ligações com o PCB (Partido Comunista Brasileiro). No dia seguinte, foi morto aos 38 anos. Segundo a versão oficial, ele teria se enforcado com o cinto do macacão de presidiário. Porém, de acordo com os testemunhos de jornalistas presos na mesma época, Vladimir foi assassinado sob torturas.

A morte de Herzog foi um marco na ditadura militar (1964-1985). O triste episódio paralisou as redações de todos os jornais, rádios, televisões e revistas de São Paulo. Além de se constituir numa denúncia da tortura no Brasil, a peça dialoga com questões estéticas da dramaturgia contemporânea. Teve uma trajetória conturbada durante a ditadura militar: o texto foi premiado, a premiação foi suspensa, foi confiscado, depois vetado, só liberado em 1979, e não pôde usufruir dos prêmios (do valor em dinheiro, da montagem do espetáculo nem da publicação do texto).

A Cia Estável inseriu parte da obra no espetáculo Flávio Império, Uma Celebração da Vida (montagem de 2002, com direção de Renata Zhaneta) por ter sido um espetáculo para o qual Flávio Império fez os cenários e figurinos da montagem dirigida por Celso Nunes, em 1980. Na época, marcou o retorno do cenógrafo após muitos anos afastado das criações teatrais. Patética converge com a pesquisa estética e o posicionamento politico da Companhia Estável, desde as relações do modo de organização circense até os processos vivenciados pela modificação do espaço urbano ocasionados por interesses políticos.

O primeiro projeto do grupo, Amigos Da Multidão, foi realizado no Teatro Flávio Império em Cangaíba, zona leste de São Paulo, onde a trupe desenvolveu uma programação diária com oficinas, espetáculos artísticos, saraus e apresentações de peças de seu repertório. Também nesse projeto nasceu o espetáculo O Auto Do Circo (2004), de Luis Alberto de Abreu e direção de Renata Zhaneta. Sobre a Cia Estável de Teatro - Com 15 anos de trajetória o grupo formado na escola de teatro da Fundação das Artes de São Caetano do Sul foi contemplado em 6 edições da Lei de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo.

O coletivo tem como premissa de sua pesquisa a criação em conjunto com a comunidade onde está inserida. O primeiro projeto do grupo foi o Amigos da Multidão, realizado no teatro distrital Flávio Império, em Cangaíba, zona leste de SP, onde, por intermédio do edital de Ocupação dos Teatros Distritais em 2001, desenvolveu uma programação diária com oficinas, espetáculos artísticos, saraus e apresentações de peças de seu próprio repertório.

Dentre elas, o espetáculo Incrível Viagem, de Doc Comparato e direção de Renata Zanetha, que também foi apresentado no projeto Formação de Público da Secretaria Municipal de Cultura. Foram montados também os espetáculos Flávio Império, Uma Celebração da Vida, de Reinaldo Maia e direção de Renata Zanetha, e Quem Casa, Quer Casa, de Martins Penna, com direção de Nei Gomes. Com O Auto do Circo (2004) de Luis Alberto de Abreu e direção de Renata Zhaneta, participaram do Festival de Teatro de Curitiba e Janeiro da Comédia, em São José do Rio Preto.

A partir de 2006, a Cia. Estável de Teatro passou a fazer residência artística no Arsenal da Esperança, casa de acolhida que abriga 1.200 homens em situação de rua localizada ao lado do Museu do Imigrante, no bairro do Brás. Dentro do espaço, uma lona de circo foi armada servindo de picadeiro e lugar de convivência dos acolhidos. No espetáculo Homem Cavalo & Sociedade Anônina, de 2008, o grupo aprofunda a pesquisa nas relações entre o modo de produção capitalista e a exploração do trabalho.

Em 2009, o espetáculo foi convidado a participar do Festival Flaskô Fábrica de Cultura, do encontro estadual do MST em Itapeva, na Escola Nacional Florestan Fernandes e participa 5 Mostra de Teatro de Rua Lino Rojas. Em 2011, o grupo comemorou 10 anos com uma mostra de seu repertório. Também lançou o livro Das Margens e Bordas – Relatos de Interlocução Teatral Cia Estável 10 Anos. Nele estão textos críticos produzidos por integrantes do grupo e colaboradores, o roteiro do espetáculo Homem Cavalo & Sociedade Anônina e extenso material iconográfico.

Em 2013 estreia A Exceção e a Regra, de Bertolt Brecht, com direção de Renata Zhaneta. A peça é apresentada dentro do Arsenal Da Esperança e circula por ruas e praças da cidade de São Paulo, participando da VII Mostra De Teatro De São Miguel Paulista, da I Mostra Pela Paz, da III Feira Teatro De Rua Em Sorocaba E Votorantim, do Festival De 10 Anos Da Flaskô e da Mostra De Teatro De Rua e De Floresta, no Acre, durante encontro da Rede Brasileira de Teatro de Rua. A companhia integra o Movimento de Teatro de Rua (MTR).

Ficha técnica: Texto: João Ribeiro Chaves Neto. Direção: Nei Gomes. 
Adaptação da dramaturgia: Daniela Giampietro. Elenco: Osvaldo Pinheiro, Paula Cortezia, Sergio Zanck, Miriele Alvarenga e Daniela Giampietro. Cenografia: Luis Rossi. Figurino e adereços: Marcela Donato. Assistente de figurino: Marita Prado. Preparação Musical: Reinaldo Sanches.
Preparação Corporal: Ana Paula Perche e Carlos Sugawara.
Sonoplastia: Rogério Passos. Maquiagem: Ana Luisa Icó.
Iluminação: Erike Busoni.
Operação técnica: Zeca Volga. Produção: Maria Carolina Dressler e Nei Gomes. Registro e produção multimídia: Jonatas Marques. Orientação Audiovisual: Luiz Cruz. Assessoria de imprensa: Adriana Balsanelli.

Serviço: Patética Duração: 65 minutos. Classificação etária: 10 anos. Ingressos: Grátis Teatro Flávio Império - R. Prof. Alves Pedroso, 600 – Cangaíba. Telefone - 2621 2719 Dias 17 e 18 de junho - Sábado e domingo às 17h – Na parte externa do teatro Dias 28, 29 e 30 de Julho – Sexta-feira e sábado, às 20h. Domingo, às 19h – Dentro do teatro Capacidade: 80 Lugares. Estacionamento: Grátis. Acessibilidade: Sim.

Arsenal da Esperança - R. Dr. Almeida Lima, 900 – Mooca. Telefone - 2292-0977 De 23 de junho a 2 de julho – Sextas-feiras, sábados e domingos, às 20h Capacidade: 80 Lugares. Estacionamento: Não. Acessibilidade: Sim. Oficina Cultural Oswald Andrade - Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro (próximo a estação Tiradentes do metrô). Informações (11) 3221-4704 De 6 a 22 de julho – Quintas-feiras e sextas-feiras às 20h. Sábados às 18h Capacidade: 50 Lugares. Estacionamento: Não. Acessibilidade: Sim.

***Condor aposta em variedade de presentes para o Dia dos namorados***

***Já faz algum tempo que supermercado deixou de ser apenas o local para comprar produtos de mercearia e limpeza. Atualmente, as redes supermercadistas ampliaram seu mix de produtos e seus departamentos, para buscar atender ao cliente em todos os momentos que ele precisar. E, para o Condor Super Center, que já faz parte do dia-a-dia das pessoas, nesse Dia dos Namorados, comemorado no próximo dia 12 de Junho, não será diferente.

A expectativa da rede é atender milhares de apaixonados, que estão em busca de alternativas para presentear a sua cara metade, além de comprar produtos diferenciados para preparar aquele jantar romântico nessa data tão especial. “Hoje, o consumidor está buscando conveniência, preço, qualidade e variedade, por isso preparamos uma campanha especial para o Dia dos Namorados com o objetivo de atender essas necessidades”, diz a diretora do Condor, Elaine Munhoz. São diversas opções de flores, livros, roupas, chocolates e muito mais. Além disso, o setor de eletro está com uma promoção especial para produtos selecionados: nas compras acima de R$ 300,00 e parceladas em 1+14x sem juros no cartão Condor, a primeira parcela é por conta da rede.

Para casais mais românticos, a rede também está realizando o Festival de Inverno com muitas promoções de vinhos, espumantes, chocolates, fondue e massas, opções que devem facilitar o preparo de um jantar romântico para a data. Já para quem não quer errar na escolha ou está indeciso sobre o que comprar, o Condor oferece cartões presentes alusivos a data e acompanhados por uma embalagem exclusiva, que podem ser recarregáveis com valores a partir de R$ 25,00 até R$1.000,00 e sem data de validade para utilização.

Para quem quer homenagear e demonstrar seu amor nas redes sociais, o Condor está com uma ação na web em que basta a pessoa publicar uma foto de mãos dadas com o seu amor no Facebook ou Instagram, utilizar a hashtag #demaosdadascomvc e a foto aparecerá no site www.condor.com.br. Algumas das ofertas também põem ser conferidas no site da rede.

***Entenda quando você deve se preocupar com os cistos ovarianos***

***O cisco ovariano pode até parecer algo mais grave, porém, quase nunca apresenta sintomas e geralmente não significa grandes problemas para a saúde e nem impede a capacidade fértil das mulheres. De acordo com Dr. Thomas Moscovitz, especialista em ginecologia obstetrícia, videolaparoscopia e videohisteroscopia, qualquer coleção de fluido envolvida por uma parede muito fina no interior do ovário e que tenha mais de dois centímetros pode ser considerada um cisto ovariano.

Todos os meses, durante o ciclo menstrual, cresce um folículo no ovário e, na maioria dos meses, desse folículo se desenvolve o ovócito, ou seja, é o momento em que a mulher está ovulando, o famoso período fértil. No entanto, se esse processo não acontece, o líquido permanece dentro do folículo e forma um cisto. Por isso, os cistos ovarianos costumam ser mais comuns em mulheres de idade fértil e geralmente não aparecem depois do início da menopausa. O especialista explica que, geralmente, cistos formados apenas por líquidos são de baixa preocupação, já que podem ser facilmente tratados com medicações, como os anticoncepcionais, e até mesmo eliminados pelo próprio organismo.

No entanto, quando o exame de ultrassom mostra que além de líquidos existe alguma parte sólida na formação do cisto, como o crescimento de tecido, pode-se precisar de procedimentos cirúrgicos para retirar o cisto. "Vale ressaltar que mulheres em idade fértil estão propensas a desenvolverem cistos mais comuns, como os que são tratados com pílula. Porém, as mulheres que passaram pela menopausa devem ficar mais atentas ao aparecimento de cistos, já que normalmente são os casos mais complicados", completa.

 Nos casos de cistos muito grandes ou que apresentam parte sólida é feito também um exame de sangue para dosar o chamado CA-125, que é a sigla de uma substância liberada pelo ovário. Se o exame mostrar uma dosagem muito elevada, a situação é mais preocupante. "O grande alerta fica para mulheres acima de 50 anos, já que o aparecimento de cistos após a menopausa não são comuns e podem representar um certo risco. Por isso, além de estarem atentas aos sintomas, recomendo estar em dia com os exames de rotina, para evitar qualquer tipo de problema futuro”, finaliza o especialista.

Ainda segundo Dr. Thomas, os cistos podem ser descobertos em exames pélvicos de rotina e geralmente alguns dos sintomas são: - Atraso da menstruação; Distensão abdominal; dor pélvica no início ou final do período menstrual; dor durante a relação sexual ou dor pélvica durante o movimento; dor pélvica constante ou surto; dor pélvica intensa repentina. Sobre o especialista: Dr. Thomas Moscovitz – Doutor pela Faculdade de Medicina da USP. Especialista em: Ginecologia – Obstetrícia – Videolaparoscopia – Videohisteroscopia.

***Danças espanholas e ucranianas são atração no Pavilhão Étnico***


Crédito das fotos: Cido Marques.

***O Grupo Folclórico Ucraniano Poltava e o grupo folclórico do Centro Espanhol do Paraná são as atrações deste domingo (11), no Pavilhão Étnico, no Memorial de Curitiba. As apresentações têm início às 11h, com entrada franca. O Poltava tem mais de 30 anos de trabalho na preservação e divulgação da cultura ucraniana.

O seu grupo de danças infantil, juvenil e adulto, o coral a capela de banduristas e a orquestra reúnem ao todo mais de 200 integrantes. Por ocasião dos seus 20 anos, o grupo recebeu das mãos do Embaixador da Ucrânia no Brasil, Yuri Bohaievski, um certificado emitido pelo Ministério da Cultura e Arte da Ucrânia.


O Centro Espanhol do Paraná possui três grupos de dança representativos de diferentes regiões da Espanha – a Cia Luna de Sevilha, que promove a dança da região de Andalucia, o Grupo Aires Gallego, da região da Galícia, e o Jota Aragonesa.

Os três farão apresentações no Pavilhão Étnico. O grupo especializado em danças folclóricas da região de Aragon é o único desse gênero em todo o Brasil. A riqueza de sua música e a técnica apurada das coreografias renderam ao grupo as primeiras colocações no conceituado Festival de Dança de Joinville.

Serviço: Pavilhão Étnico – Grupo Folclórico Ucraniano Poltava e Grupos do Centro Espanhol do Paraná Local: Memorial de Curitiba – R. Claudino dos Santos, 79 – Setor Histórico Data e horário: 11 de junho de 2017 (domingo), às 11h Entrada franca.

***Inscrições gratuitas para Meia Maratona A.Yoshii serão abertas nesta segunda***

***Iniciante, praticante, experiente ou profissional. Seja qual for o nível, a corrida de rua é um dos esportes mais democráticos e atrai cada vez mais adeptos. Em Curitiba (PR), são esperadas ao menos quatro mil pessoas para a Meia Maratona A.Yoshii, marcada para domingo, 25 de junho.

As inscrições serão abertas nesta segunda-feira, 12 de junho, e a largada da 2ª Etapa do Circuito de Corridas de Rua Curitibaserá dada em frente ao batalhão da Polícia Militar, na Avenida Getúlio Vargas, às 7h da manhã. Além do percurso de 21 km, há também as opções de 10 km e 5 km e as inscrições são gratuitas.

Os primeiros 1.200 inscritos recebem a camiseta da corrida e todos os participantes recebem número de peito, chip e medalha. A quadra do Batalhão terá também atrações para toda a família.

No estande da A.Yoshii Engenharia será possível fazer quick massage, conhecer os empreendimentos da construtora e interagir com o mascote, Kiko, que marcará presença na corrida.

Serviço: Meia Maratona A.Yoshii Local: Avenida Getúlio Vargas – Batalhão da Polícia Militar – Rebouças Data: domingo, 25 de junho, a partir das 7h Retirada do Kit: Show room A.Yoshii - Rua Bispo Dom José, 2058 - Batel, Curitiba. Nos dias 22 e 23 de junho. Inscrições gratuitas, a partir de 12 de junho: www.esportepraviver.com.br.

***Fundação Cultural divulga resultado final do Mecenato 2016***

***A Fundação Cultural de Curitiba divulgou na tarde de quarta-feira (7) o resultado final do edital do Mecenato Subsidiado lançado em 2016. Foram aprovados 250 projetos culturais – 207 na categoria dos não iniciantes e 43 na categoria iniciante, no valor total de R$ 29.926.285,34.

O processo de seleção dos projetos aprovados passou por várias etapas desde as inscrições, incluindo análise de mérito e análise documental. Os selecionados estão aptos a captar recursos de renúncia fiscal junto à iniciativa privada, conforme os parâmetros estabelecidos na Lei Municipal de Incentivo à Cultura. As empresas podem apoiar vários projetos com até 20% do montante de impostos devidos.

O incentivo através do Mecenato Subsidiado baseia-se na renúncia fiscal pela Prefeitura de até 1% da arrecadação de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Imposto Sobre Serviços (ISS). Confira aqui a relação dos projetos aprovados - Modalidade iniciante: http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/pub/file/multimidia/pdf/990-1985-ed3617.pdf.

***"O Barco dos Sonhos" ganha reconhecimento internacional***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Depois de conquistar o Prêmio Jabuti, em 2016, e o HQMIX para desenhista nacional, “O Barco dos Sonhos” (Editora Positivo, R$ 39,80), de Rogério Coelho, acaba de alcançar mais uma conquista: a medalha de ouro na categoria "children's picture books" (para todas as idades) no Independent Publisher Book Awards 2017, na edição americana, pela Tilbury House Publishers. 

O Independent Publisher Book Awards, também conhecido como o IPPY Awards, é um concurso anual de prêmios de livros realizado para homenagear os melhores títulos independentes do ano. Os prêmios estão abertos a autores e editores independentes em todo o mundo que produzem livros escritos em inglês e destinados ao mercado norte-americano.


Na foto: Rogério Coelho com as edições premiadas no Brasil e nos EUA.

Considerado uma das maiores honras aos editores independentes, o concurso deste ano reuniu quase 5 mil inscritos dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e de outros 29 países ao redor do mundo. “A distinção foi uma surpresa e tem uma grande relevância para o meu trabalho, especialmente por fazer com que O Barco figure em uma lista de recomendados que vai para 15 mil influenciadores, agentes bibliotecários e compradores do mundo todo”, explica o autor Rogério Coelho. A obra também ganha um selo especial de recomendação que auxilia as vendas no atacado e no varejo, popularizando ainda mais o livro.

Lançado no final do ano passado nos Estados Unidos, “O Barco dos Sonhos” tem recebido uma série de críticas positivas, incluindo uma recomendação estrelada da Booklistonline, desenvolvida pela American Library Association (ALA), a mais antiga e maior associação de bibliotecas do mundo. Nela, o crítico Michael Cart destaca o estilo expressionista de Rogério Coelho e o compara a storyboards para um filme de Tim Burton. “Posso dizer que O Barco tem me ofertado muitos projetos como ilustrador nos Estados Unidos e isso é muito gratificante”, destaca o autor.

Neste sentido, Coelho explica que muita coisa ainda pode surgir em virtude de “O Barco dos Sonhos”, um livro que levou quase sete anos para ficar pronto – entre ideia e consolidação. “É um projeto pessoal, diferente de outros convites que chegam para ilustrar uma obra pronta ou em andamento. Assim, considero este livro como um conjunto de escolhas que deram certo. Foi um trabalho de fôlego, de força, e que me ensinou a ser fiel ao que me faz sentido na ilustração e na narrativa”, argumenta.

Sobre a Obra - “O Barco dos Sonhos”, de Rogério Coelho, é uma encantadora narrativa em que a realidade e o sonho se misturam. As belíssimas imagens que compõem esse livro retratam a magia que pode surgir de uma folha em branco, das mãos de um velho ou das de um menino, da misteriosa correspondência entre os dois. Trabalha temas como amizade, afetividade, gerações, realidade e imaginação. Recomendado para crianças a partir de 9 anos. Preço sugerido: R$ 39,80.

Sobre a Editora Positivo: fundada há 37 anos, a Editora Positivo tem a missão de construir um mundo melhor por meio da educação. Tendo as boas práticas de ensino como seu DNA, a Editora especializou-se ao longo dos anos e tornou-se referência no segmento educacional, desenvolvendo livros didáticos, literatura infantil e juvenil, sistemas de ensino e dicionários. A Editora Positivo está presente em milhares de escolas públicas e particulares com os seus sistemas de ensino.

Amplamente recomendados pela área pedagógica e reconhecidos pelos seus resultados, os sistemas foram criados de modo a atender a realidade de cada unidade escolar. Para a rede pública a editora disponibiliza o Sistema de Ensino Aprende Brasil. Já as escolas particulares contam com o Sistema Positivo de Ensino e com o Conquista. Cerca de 2 milhões de alunos utilizam os sistemas de ensino da Editora Positivo, em escolas públicas e particulares, no Brasil e no Japão.

***FDC e RPC vão premiar iniciativas sociais***


Crédito da foto: Divulgação.

Na foto: Ricardo Siqueira Campos, diretor da FDC.

***A Fundação Dom Cabral, JValério e a afiliada da Rede Globo no Paraná (RPC) lançam o Prêmio Bom Exemplo 2017. Em sua oitava edição, ​a premiação já está com inscrições abertas para indicar paranaenses que se dediquem com ações notáveis para construir uma sociedade mais cidadã. ​

São iniciativas isoladas ou projetos em áreas como cultura, esporte, meio ambiente, economia e educação. O diretor da FDC, Ricardo Siqueira Campos, ​afirma que ​ a premiação tem uma função social importante. “É uma iniciativa que valoriza os cidadãos, que traz ao Paraná ações cidadãs feitas por pessoas comuns, pessoas simples, mas que fazem a diferença”, explica Ricardo.

Iniciativas premiadas - O projeto Cabeça de Coco, de Abel Domingues Souza, foi premiado em 2012. Trata-se de apresentações de um teatro de bonecos itinerante que Abel leva, desde 2005, em bairros mais pobres. Tudo em cima de uma bicicleta.

“Crio também oficinas para pessoas carentes e levo entretenimento a crianças que não tem acesso à cultura”, explica Abel. “Desde que ganhei o Bom Exemplo, já fui reconhecido até mesmo pelo Papa Francisco e premiado pela Disney”. Clique aqui, para mais informações ou para inscrever uma iniciativa.

***Atlético realiza “blitz” na Arena para divulgar a campanha “Furacão Solidário”***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Os próximos jogos do Atlético na Arena da Baixada pelo Brasileirão vão contar com uma ação especial logo na entrada do estádio: antes da abertura dos portões, às 17h, neste domingo (11) e no dia 25 de junho, serão realizadas “blitze” para apresentar e coletar doações para a campanha de crowdfunding “Furacão Solidário”, que a FunCAP (Fundação do Clube Atlético Paranaense) e a organização social Samaritan’s Feet Brasil lançaram na plataforma Kickante. Até 8 de julho, o objetivo da campanha é arrecadar fundos para levar chuteiras e meias para crianças dos projetos sociais das Escolas Furacão, em Curitiba e Região Metropolitana.


A meta é adotar 200 crianças e realizar a entrega das chuteiras no CT do Caju, com a participação de embaixadores do CAP, voluntários e apoiadores. Datas: Domingo 11 de junho - Atlético PR X Santos Domingo 25 de junho - Atlético PR X Vitória Local: Arena da Baixada. Como ajudar: Para colaborar com a campanha, acesse a página do Kickante: www.kickante.com.br/campanhas/furacao-solidario-calcar-pes-para-mudar-vidas.

Sobre a Samaritan’s Feet Brasil - Organização mundial sem fins lucrativos, a Samaritan’s Feet foi fundada em 2003 tendo como objetivo a ousada missão de calçar todas as crianças necessitadas do mundo, além de inspirar nelas a possibilidade de um futuro melhor, através do exemplo samaritano na cerimônia de lava-pés, idealizado por seu fundador, o nigeriano Emmanuel “Manny” Ohonme.

A organização está presente em 88 países, conta com o envolvimento de mais de 70 mil voluntários e faz parte da história de mais de 6,6 milhões de crianças ao redor do mundo, expostas a uma série de doenças transmitidas pela água e pelo solo em contato com seus pés descalços.

Com sede nacional em Curitiba (PR), a organização atua no Brasil desde 2008, contando com contribuições de pessoas físicas e jurídicas, além de parcerias sociais com empresas. Em 2016, dois mil jovens foram impactados pelas ações da Samaritan’s Feet, com o apoio de 500 voluntários e doações de cinco empresas do setor calçadista.

***Apolar Imóveis oferece modalidade inovadora de locação, sem fiador e com aprovação do cadastro em até 15 minutos***


***Tem novidade no mercado. Com 47 anos de atuação e mais de 100 lojas espalhadas por todo o Paraná e Santa Catarina, a Apolar Imóveis lança uma modalidade inovadora de garantia locatícia, que promete simplificar e agilizar o processo de locação de imóveis em Curitiba e Região.

Em parceria com a empresa CredPago, a Apolar criou o produto “LocaFácil”, que tem como objetivo simplificar o processo de documentação e aprovação de cadastro, que ocorrerá em até 15 minutos.

O modo de funcionamento é simples e rápido: ao interessado em alugar um imóvel, basta apresentar CPF, RG e uma fatura do cartão de crédito com limite correspondente a quatro vezes o valor do aluguel. “Esse produto tem tudo para revolucionar o mercado de garantia locatícia no país. Em Curitiba, a Apolar Imóveis é o parceiro ideal, pelo porte, tradição, confiabilidade e reconhecimento no mercado imobiliário nacional”, afirma o empresário Jardel Cardoso, CEO da CredPago.

“A decisão de formarmos a parceria Apolar / CredPago foi imediata, pois o nosso objetivo é o de sempre aprimorar os serviços para nossos clientes, seja ele o proprietário que deixa seu imóvel conosco, que terá preservada a segurança do seu patrimônio, ou dos locatários, que terão uma opção simples, rápida e fácil de aprovação do cadastro”, afirma o diretor comercial de Locação da Apolar, Henrique Vianna.

Cliente satisfeito - O médico Leonardo Normanha Benedetti foi o primeiro beneficiado pelo LocaFácil Apolar. Ele precisava locar um imóvel e já estava programando a mudança para dali a três meses, pois sabia da demora do processo de locação. Tal qual foi sua surpresa ao ver que seu cadastro foi aprovado rapidamente.

“Contatei a Apolar por ser a imobiliária maior e mais conhecida. Fiquei muito surpreso quando tive o cadastro aprovado em menos de 15 minutos, utilizando apenas meu RG, CPF e cartão de crédito. Com isso, ganhei tempo eliminando toda a parte burocrática envolvendo documentação, cartório e fiador. É uma iniciativa muito interessante”, elogia o cliente.

***Uninter está com inscrições abertas para o vestibular***

***O Centro Universitário Internacional Uninter está com inscrições abertas para o vestibular, em três modalidades diferentes. São oferecidos 14 cursos de graduação presenciais, 18 semipresenciais e 42 a distância.

Na modalidade presencial, as inscrições podem ser feitas até o dia 04/08 e as provas agendadas até 05/08; na semipresencial, as inscrições vão até 18/07 e as provas até 19/07 e, por fim, na modalidade a distância, os candidatos podem se inscrever até 10/07 e fazer a prova até 11/07. Para se inscrever, basta ir pessoalmente ao campus Tiradentes, em Curitiba ou aos polos de apoio presencial espalhados pelo país.

Também é possível fazer a inscrição pelo http://siteprouni.mec.gov.br, ou  ainda, pela Central de Relacionamento com o Cliente (CRC) no 0800 702 0500. Oportunidades de ingresso - Para ingressar na Uninter, o candidato pode aproveitar o desempenho do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) dos últimos três anos em vez de fazer novas provas. Para isso, é necessário sinalizar essa opção no momento do cadastro.

Também existe a possibilidade de ingresso por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni). A seleção é feita a partir do desempenho no Enem, levando em conta critérios socioeconômicos da família do estudante. Para disputar uma bolsa parcial ou integral é necessário ter feito mais de 450 pontos no Enem, ter sido aluno de escola pública ou bolsista em instituições particulares.

A bolsa integral é destinada aos estudantes que possuem renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. Já para bolsa parcial, de 50%, a renda deve ser de até três salários mínimos. Segundo o calendário do Ministério da Educação (MEC), as inscrições para o Prouni vão até o dia 09 de junho, pelo site http://siteprouni.mec.gov.br.

Serviço: Vestibular Uninter Presencial – inscrições até 04/08 e provas agendadas até 05/08 Semipresencial – inscrições até 18/07 e provas agendadas até 19/07 A distância – inscrições até o dia 10/07 e provas agendadas até 11/07. 

***Empreendimento de luxo no Batel será o mais eficiente do Brasil***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Primeiro residencial do país a conquistar a pré-certificação ambiental LEED – Nível Ouro, o LLUM oferece luxo e sustentabilidade em conceito de residências suspensas. Localizado no bairro Batel, um dos mais nobres e tradicionais da capital paranaense, o projeto une design, conforto e inovação, dentro do segmento super luxo, que é a marca da Construtora e Incorporadora Laguna.

O selo LEED – Nível Ouro define pré-requisitos mínimos e avalia consumo de água, energia, os materiais utilizados e o destino destes materiais, entre outros itens. O LLUM, por exemplo, consome 25% menos energia, 20% menos água, prioriza a luz natural e materiais com baixa emissão de compostos orgânicos voláteis. Com previsão de entrega para junho de 2019, o empreendimento terá 20 pavimentos e 15 unidades no total, com fachada em pele de vidro e o elemento escultural fazendo alusão à lapidação de um diamante.


O LLUM dispõe de plantas com tamanhos variados, como a residência duplex de 616m², com um terraço próprio e cinco vagas de garagem; a cobertura duplex de 541m², cinco vagas de garagem; três residências duplex de 504m² e cinco vagas de garagem; ou uma das dez residências de 385m² com quatro vagas de garagem. Entre os diferenciais destacam-se as persianas blackout motorizadas nas suítes, piso aquecido, área social e banheiro com piso em mármore branco, banheiro master com cubas e box duplos, infraestrutura para gourmet nos apartamentos duplex, churrasqueira a carvão, previsão para coifa na cozinha e adega.

Para Gabriel Raad, diretor geral da Laguna, o empreendimento une o glamour que um bairro como o Batel merece, com a modernidade do selo LEED. “Receber o selo LEED mostra que a Laguna está acima dos padrões nacionais. O selo não define apenas os parâmetros de sustentabilidade da obra, mas também estabelece métricas de qualidade. Escolhemos os melhores profissionais do mercado em arquitetura, design e engenharia para entregar aos nossos clientes a qualidade que identifica a nossa maca”, afirma Raad.

Entre as áreas comuns estão sala de massagem, solário, lounge para festas, estúdio para pilates, espaço para pets, salão gourmet, academia, salão de festas, espaços para crianças e jovens, piscina com raia coberta e aquecida, piscina infantil, playground, bicicletário e mini quadra esportiva. As residências suspensas serão entregues com itens de conforto de luxo como tratamento termoacústico em piso e paredes das unidades, vidros duplos de alta performance, calefação através de piso aquecido e infraestrutura para ar-condicionado.

Além de infraestrutura para, automação, e aspiração central e geração de energia por placas fotovoltaicas. Itens de segurança como porte cochère, guarita blindada com eclusa, proteção perimetral, portões duplos e acesso biométrico também estão presentes. O projeto arquitetônico é assinado pelo arquiteto Flávio Schiavon, com design de interiores de João Armentano e paisagismo de Benedito Abbud.

Sobre a Construtora e Incorporadora Laguna - A Construtora e Incorporadora Laguna atua desde 1996 no mercado imobiliário. A empresa é referência na construção de edifícios residenciais, comerciais e corporativos de alto padrão. A Laguna tem como principal conceito a inovação nos empreendimentos desenvolvidos que, além de diferenciados, estão localizados nas regiões mais disputadas de Curitiba.

A construtora é pioneira na implantação de certificação ambiental como a conquista do LEED (Leadership in Energy and Enviromental Design), o selo verde de maior reconhecimento internacional, com o Condomínio Logístico São Carlos, em São Paulo, e com o Edifício Iguaçu 2820, em Curitiba. Mais informações no site www.construtoralaguna.com.br ou pelo telefone (41) 3259-1800.

Nenhum comentário:

Postar um comentário