quinta-feira, 30 de março de 2017

Coluna do dia 30/03/17

***“Cada Um Com Seus Pobrema”, com Marcelo Médici, volta aos palcos de Curitiba***


Crédito das fotos: João Caldas.

***Quase uma década depois da temporada no Teatro Fernanda Montenegro, a peça “Cada Um Com Seus Pobrema” volta a Curitiba, desta vez no palco do Guairão. Sucesso de bilheteria, a comédia, que estreou em São Paulo em 2004, ganhou até continuação (Cada Dois Com Seus Pobrema).

O pano de fundo do espetáculo são os bastidores do teatro. Na comédia solo, Marcelo Médici interpreta nove personagens e surpreende a plateia com a agilidade com que muda radicalmente de expressão e voz. O personagem central é um ator de teatro, que, ao desistir de fazer a apresentação de um monólogo de Hamlet, começa a falar da própria vida.


Com perfis que fazem a plateia rir do começo ao fim da peça, os personagens que vão surgindo no decorrer do espetáculo criticam, de forma cômica, as situações do cotidiano. Alguns dos personagens são conhecidos do grande público, como o corintiano malandro Sanderson, que pilota uma moto sem habilitação e capacete; Tia Penha, uma apresentadora infantil que não gosta de crianças; a vidente charlatã Mãe Jatira e o Mico Leão Dourado gay, último de sua espécie.

Patrocinadores - O Festival de Curitiba conta com uma rede de parceiros imprescindíveis para sua realização. O Festival de Teatro de Curitiba é apresentado pela Cielo e tem patrocínio de Copel, Sanepar, Renault, EBANX e Petrobras. O evento de dança Movva, em sua primeira edição, tem patrocínio de O Boticário. Os eventos simultâneos – Guritiba, MishMash e Risorama - também contam com parceiros que ano a ano contribuem para garantir a diversão e a cultura para diferentes plateias.

O Guritiba, voltado para o público infantil, é apresentado pela Parati e patrocinado pela Peróxidos do Brasil. O MishMash, com atrações para toda família, é apresentado por Unimed Curitiba, Worker e Grupo Servopa. O Risorama, espaço para o stand up comedy no Festival, é apresentado pelas empresas Potencial Petróleo, Aveo, Havan e Sesi. A bilheteria do Festival de Curitiba é uma parceria com o ParkShoppingBarigüi.

Ingressos - A venda dos ingressos será pelo site www.festivaldecuritiba.com.br, pelo aplicativo do Festival (Festival de Curitiba 2017) e na bilheteria oficial do evento, no ParkShoppingBarigüi, com funcionamento das 11h às 23h, de segunda a sexta, no sábado, das 10h às 22h e, aos domingos, das 14h às 20h. Nesta edição, o cliente tem a opção de não retirar o ingresso impresso na bilheteria: os ingressos comprados pelo site terão um QR Code, que será enviado ao celular do público e usado para a entrada nas peças e demais eventos do Festival. 

Para os espetáculos que serão apresentados nos teatros do Centro Cultural Teatro Guaíra - Guairão, Mini Guaíra e Guairinha e José Maria Santos -, a compra deve ser realizada por meio do site Disk Ingressos e em seus quiosques.

Os ingressos para os espetáculos da Mostra custam entre R$ 40,00 e R$ 70,00 mais taxa administrativa (inteira). As apresentações que acontecem nas praças são gratuitas. II Curitiba Mostra e alguns eventos de rua também são gratuitos. Os preços para os trabalhos do Fringe variam de gratuitos a R$ 60,00 (inteira), além da taxa administrativa. O ingresso do MishMash custa R$ 40 (inteira) mais taxa administrativa. O preço da entrada do Risorama é R$ 70 (inteira) mais taxa administrativa.

O Gastronomix, este ano, custa R$ 10 mais taxa administrativa. O Guritiba custa R$50 (inteira) mais taxa administrativa. As taxas administrativas variam de evento para evento. Ficha técnica: Elenco: Marcelo Medici. Direção: Ricardo Rathsam. Cenário e figurino: Kleber Montanheiro. Iluminação: Adriano Tosta. Trilha sonora: Tunica Teixeira. Fotos de divulgação: João Caldas. Realização: Henriqueta Produções. Livre. Serviço: Cada Um Com Seus Pobrema. 07 e 08 /04 as 21h. Teatro Guaíra.

**********EM EVIDÊNCIA**********

*****Que 1º de abril é o Dia da Mentira, todo mundo já sabe que é verdade! Mas neste ano, a data vai ser comemorada em grande estilo com a festa Quem Me Viu Mentiu, realizada pelo promoter Leo Bombini na noite deste sábado (01), na Shed Western Bar Curitiba. O evento traz à cidade Chris Leão, formado DJ e produtor pela Academia Internacional de Música Eletrônica (AIMEC).

*****Memória viva do jornalismo e da política paranaense, o jornalista Luiz Geraldo Mazza lança seu primeiro livro num formato tradicional – “A Verve e o Verbo” – no próximo dia 3, segunda-feira, às 19 horas, no bar Brahma, em Curitiba. Os textos reunidos são exemplos de todas as fases de seu trabalho e dos estilos que abraçou, desde reportagens, análises e ensaios até contos, crônicas e poemas.

*****A cidade de Lapa recebe entre os dias 18 e 20 de abril o projeto literário “De caso com a palavra: segunda edição”, de autoria da escritora Cléo Busatto. O projeto visa à formação de atendentes de bibliotecas, bibliotecários e mediadores de leitura da Rede de Bibliotecas Públicas do Paraná, das bibliotecas escolares e de instituições da comunidade, por meio de oficina de formação de mediadores. As inscrições podem ser feitas no site www.cleobusatto.com.br.

*****Na próxima quarta-feira, dia 5 de março, o Museu Alfredo Andersen abre a mostra coletiva “(à) Temporalidade”, dos artistas visuais Larissa Schip e Everton Leite. A exposição permanece até o dia 7 de maio, com entrada gratuita.

*****A The Coca-Cola Company (NYSE: KO), junto com seus engarrafadores na América Latina, anunciou no dia 28 de março, o fechamento da aquisição de AdeS®, bebida à base de soja que pertencia a Unilever (LN: ULVR). A Coca-Cola Company é agora a única proprietária da marca AdeS®.

***Noivas Curitibanas – Special Edition apresenta as últimas tendências para o casamento perfeito***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Se você pretende casar, anote na sua agenda: entre os dias 31 de março e 2 de abril, Curitiba vai sediar o maior e mais tradicional evento de noivas do sul do país, a feira Noivas Curitibanas. Em sua 11ª edição, o evento traz uma Special Edition, mais dinâmica e com mais conteúdo, capaz de agradar aos noivos exigentes e criteriosos. Com cerca de 100 expositores, palestras, desfiles, apresentações de dança, degustações e muito mais, o casal terá a oportunidade de idealizar o casamento perfeito, durante a feira.


Nos três dias são esperadas 10 mil pessoas. Os ingressos custam R$ 20 e podem ser adquiridos diretamente no local. As noivas presentes poderão concorrer ao sorteio de um vestido, da Maison Valentina, no valor de R$ 8 mil. Os números comprovam que as pessoas vêm casando e casando bastante. Somente em 2015 foram 1.131.734 uniões registradas no civil, segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Mas, essas pessoas estão fazendo festa?

De acordo com a Abrafesta – Associação Brasileira de Eventos Sociais, esse ano o setor deve arrecadar cerca de R$ 16 bilhões e apresentar um crescimento de aproximadamente 10%, mesmo cenário do ano anterior. “O panorama do setor segue positivo, primeiro porque os casais gostam de comemorar o matrimônio e, segundo, porque essa indústria tem capacidade de se transformar para seguir atendendo todos os gostos e bolsos”, explica Marcelo Amorim Leite, organizador da Noivas Curitibanas – Special Edition. O evento apresenta uma seleção importante de profissionais que poderão apresentar tendências e soluções que atendam aos anseios do casal.


O seleto grupo de fornecedores, aliados aos eventos paralelos, com muita informação e interação, farão da Special Edition um evento único e indispensável aos noivos. “A tendência é ser feliz e fazer um casamento que atenda aos desejos da noiva e do noivo. O casal pode estar guiado por tendências de moda, mas o importante é que essas tendências façam referência ao estilo de vida deles. Os convidados precisam reconhecer os noivos na cerimônia e na festa”, explica Talita Mendonça, a noiva real que figura toda a campanha da Noivas Curitibanas – Special Edition.

Na feira - O casamento perfeito é aquele faz os noivos felizes! É mais ou menos o que o cerimonialista das celebridades Roberto Cohen, vem conversar com as noivas no domingo (02), às 17h. As blogueiras mais badaladas da cidade vêm contar que a natureza e a sustentabilidade, assim como texturas e vestidos com renda e transparência, seguem acompanhando as noivas em 2017. Mas, elas também dirão que tendência e moda é se olhar no espelho e perceber os olhos brilhando de satisfação.

A Center Dança para Noivos, fará lindas apresentações de valsa da corte, mas também dirá ao casal que eles são livres para dançar a Bela e a Fera se eles quiserem. E, se tudo isso for no campo, na praia, no Brasil ou fora dele, tudo bem, o importante é estar com quem se gosta e ter um bom fotógrafo ao lado para registrar “tudinho”. Feche seu domingo se inspirando com os desfiles de Maison Valentina e Edson Eddel; eles serão a mais pura inspiração para a noiva fazer sua entrada triunfal e brilhar, ao lado de seu amado, a noite toda.

***Sexta-feira – 31 de março 19h30 – Show de dança com os noivos e bailarinos da Center Dança para Noivos. 19h40 – Conversa com fotógrafos – grandes locais e os melhores ângulos. 20h30 – Show com bandas convidadas.

***Sábado – 1° de abril 16h – Bate-papo com as blogueiras Marina Pastore, Jéssica Blaszcyk e Thaiana Wielewski e a consultora de imagem, Renata Artacho. 17h – As tendências de Lua de Mel e o Destination Wedding – com a Agência Porto Fino. 18h30 - Show de dança com os noivos e bailarinos da Center Dança para Noivos. 20h30 – Show com bandas convidadas.

***Domingo – 2 de abril 15h30 – Desfile coleção Edson Eddel. 17h – Bate-papo sobre como fazer um casamento perfeito com Roberto Cohen. 18h30 - Show de dança com os noivos e bailarinos da Center Dança para Noivos. 

19h – Desfile da coleção da Maison Valentina. 20h – Show com bandas convidadas. Serviço: Noivas Curitibanas – Special Edition Quando: dias 31 de março, 1° e 2 de abril de 2017. Que horas: das 14h às 22h. Onde: no Expo Renault Barigui, no Parque Barigui - R. Batista Ganz, 430 – Santo Inácio, Curitiba – PR. Quanto custa: R$ 20. Onde comprar: diretamente na bilheteria do local.

Sobre a MWM Feiras - A MWM Feiras, do empresário Marcelo Amorim Leite, atua há 13 anos no segmento de feiras e eventos. A empresa se destaca por ser líder, no ramo em que atua, no Sul do País, e uma das maiores do Brasil no segmento. 

Atualmente a MWM realiza feiras e eventos na região de Curitiba, em quatro segmentos: vestuário, com a organização das feiras Expo Brasil Moda Show e Feira de Malhas Fios e Couros; maternidade, com as três edições da Expo Bebê e Gestante; gastronomia, com a Mundo Gastronômico e, no segmento festas, a feira Noivas Curitibanas e a Tarde das Noivas. Para mais informações, 41 3233.0172 ou www.mwmfeiras.com.br.

***“O Surreal Polonês aos Olhos da Arte” na Casa da Cultura Polônia Brasil***


Crédito das fotos: Divulgação.

***A Casa da Cultura Polônia Brasil em Curitiba-PR inaugura nesta quinta-feira, 30/03 às 19h, a exposição "O Surreal Polonês aos Olhos da Arte”. A mostra inspirada no surrealismo com aspectos sócio-culturais poloneses está em itinerância cultural, e já foi vista nos principais espaços oficiais e educacionais do Estado do Paraná tendo sua primeira edição inaugurada em agosto de 2016 na Galeria de Arte Erich Herbert Will em União da Vitória-PR.


Com idealização da Prof.ª Marisa M. Klobukoski Marcon, coordenação de Ludmiła Pawłowski, professora de língua polonesa e de sua aluna Fernanda Strobino, o projeto cultural tem o apoio do Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Casa da Cultura Polônia Brasil e Associação Cultural Polska-Braziliana Karol Wojtyła e estará agora em cartaz na Capital Paranaense.


A exposição de Artes visuais conta com 22 artistas paranaenses convidados a criar trabalhos artísticos na linguagem Surreal com a temática social, cultural, geográfica, religiosa, educacional, artística entre outras que remetam a milenar Polônia, tendo como objetivo a universalização do conhecimento sobre aquele País e a sua cultura. Para tanto, cada um dos artistas escolheu um dos temas de sua preferência no contexto polônico e criou um trabalho exclusivo para a mostra.

Os materiais para a realização do projeto foram adquiridos por meio do apoio financeiro do Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, com a participação dos próprios artistas de forma voluntária. Os quadros fazem parte do acervo da Associação Cultural Polska-Braziliana Karol Wojtyła e Secretaria da Cultura de União da Vitória-PR que tem como objetivo da mostra a valorização e resgate da cultura Polonesa deixada por seus antepassados.

Artistas participantes: Aclair Helena Bailke, Ana Inêz Schreineiner , André Brik, Claudio Boczon, Elaine Stankiwicz, Eloir Jr., Everly Giller, Felipe Pétola, Heliana Grudzien, Israel Checozzi, Izabel Liviski, Janete Azeredo, Juliana Kudlinski, Keh Michelotto, Léo Ferreira, Márcia Széliga, Maria Salette Strobino, Mari Inês Piekas, Marlon Bauer, Schirlei Freder, Simone Koubik e Ulisses Teixeira.

Serviço: Exposição “O Surreal Polonês aos Olhos da Arte” Abertura: 30 de março de 2017, às 19h Visitação: de 31/03 a 26/05/2017 Local: Casa da Cultura Polônia-Brasil Alto São Francisco Rua: Ébano Pereira, 502 Curitiba-Paraná. Entrada Franca. Mais informações: (41) 3088-0708 - http://poloniabrasil.org.br.

***Publicidade e Propaganda da FAE é destaque em índice de qualidade do MEC***


Crédito da foto: Divulgação.

***Recentemente o MEC divulgou um dos principais indicadores de qualidade do ensino superior, o CPC – Conceito Preliminar de Curso, no qual o curso de Publicidade e Propaganda da Instituição atingiu a nota 4, em uma faixa que vai do 1 ao 5. Esse resultado confere ao curso a condição de melhor graduação da região Sul e o 6º lugar no ranking de todas as instituições privadas e públicas do Brasil. O destaque atesta a qualidade para a comunidade acadêmica, para o mercado e para os próprios alunos.

A esse desempenho soma-se a nota máxima (5) no indicador CC – Conceito de Curso, um resultado obtido desde a primeira avaliação presencial conduzida por comissão de especialistas do MEC e que perdura até o momento. Sendo assim, o curso de Publicidade e Propaganda oferece as melhores condições para a formação de profissionais altamente qualificados, segundo os indicadores do MEC.

“Esse resultado é reflexo da dedicação de uma enorme equipe que apoia o desenvolvimento pessoal e profissional de todos os nossos alunos – razão fundamental de nossa existência. Nosso desafio é manter o nível de excelência em todas as nossas ações e assim contribuir para o crescimento de uma sociedade mais justa”, destaca Randy Rachwal, coordenador de Publicidade e Propaganda da FAE Centro Universitário.

Melhor Centro Universitário - Além do CPC – Conceito Preliminar de Curso, o MEC também divulgou há pouco o IGC – Índice Geral de Cursos. E, pelo quinto ano consecutivo, a FAE Centro Universitário conquistou a nota 4, em uma faixa que vai do 1 ao 5. Esse feito qualifica a Instituição como o melhor Centro Universitário de Curitiba e um dos melhores do Paraná.

A melhor da Região Metropolitana de Curitiba - O IGC – Índice Geral de Cursos, divulgado pelo MEC, também conferiu à FAE São José dos Pinhais um desempenho positivo, pois, pelo quarto ano consecutivo, a Instituição também obteve o IGC 4. Esse rendimento, somado ao resultado no Enade – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, faz da Instituição a melhor faculdade privada da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e uma das melhores do estado.

***Sicredi inaugura 15ª agência na Grande São Paulo***


Crédito das fotos: Michael Bueno.

***No mesmo dia em que anunciou um crescimento de aproximadamente 30% em seus resultados no último ano, o Sicredi ampliou ainda mais sua atuação na Grande São Paulo, com a abertura da 15ª agência no maior centro financeiro do País. Em 2016 a instituição financeira cooperativa contabilizou aproximadamente R$ 1,9 bilhão em resultados e inaugurou sua flagship store na Avenida Paulista, endereço emblemático da capital. Agora, foi a vez do bairro da Moóca receber uma nova unidade.


Na foto: Inauguração reuniu autoridades da região e do Sicredii.

A iniciativa é da cooperativa Sicredi Vale do Piquiri ABCD PR/SP. O diferencial da agência, localizada na Avenida Paes de Barros, é o fato de ser a primeira com o novo conceito de ambientação arquitetônica, que busca explorar um dos principais diferenciais da instituição, o relacionamento. O projeto desenvolvido pela consultoria Interbrand traz um conceito mais moderno, espaços de relacionamento, salas que podem ser utilizadas pelos associados e um amplo café, além dos tradicionais caixas eletrônicos e espaços de gerentes de relacionamento.

A ideia é que o diferencial cooperativo seja também estendido à experiência de atendimento financeiro. No mesmo dia, foi inaugurado outro ponto de atendimento, junto à Associação Comercial e Industrial de Mauá (ACIAM), na região metropolitana da capital. Com isso, o Sicredi chega a 127 agências no Estado de São Paulo - número que não para de crescer. Ao todo, são 1.500 espalhadas pelo Brasil, atendendo 3,5 milhões de associados – como são chamados os correntistas da instituição.

A principal diferença entre as instituições financeiras cooperativas e os bancos tradicionais é que elas distribuem o resultado (lucro) entre os associados, que definem o rumo do negócio durante as assembleias, por meio de voto. O conceito de gestão transparente e colaborativa é estimulado por meio das reuniões de prestações de contas periódicas. Em 2016, por exemplo, as cooperativas Sicredi do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro geraram um resultado de R$ 354 milhões.

Outro ponto positivo é que as cooperativas oferecem taxas e tarifas mais competitivas que o mercado e mantêm o dinheiro captado nas regiões nas quais estão instaladas, fomentando a economia local. "Nossa intenção é gerar negócios para nossos associados e suas cidades, oferecendo um serviço financeiro personalizado, humano e a um preço justo", enfatiza o presidente da Sicredi Vale do Piquiri ABCD PR/SP, Jaime Basso.

Durante a inauguração da agência da Moóca, ele destacou a importância do relacionamento com a comunidade: "nosso atendimento é muito próximo, pois queremos entender a real necessidade dos associados - e não bater metas de venda de soluções financeiras. Esse conceito tem sido muito bem aceito em São Paulo. Fica aqui meu agradecimento, em especial aos moradores da Moóca, que estão nos recebendo de braços abertos".

O presidente da Sicredi Participações S.A. e da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock, também marcou presença no evento de inauguração, juntamente com o CEO do Banco Cooperativo Sicredi, Edson Nassar, o diretor superintendente da Sicredi Vale do Piquiri ABCD PR/SP, Moacir Niehues, outros diretores e gerentes do Sicredi, autoridades e moradores do bairro. Dasenbrock adianta que a atuação em São Paulo será ampliada, com a abertura de mais cinco agências na região metropolitana no decorrer de 2017.

"Cada vez mais demonstramos que nosso lema 'presença nacional com atuação regional' é efetivo e faz a diferença na vida dos associados e das comunidades nas quais o Sicredi está inserido", argumenta o presidente, que também é secretário-geral do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (WOCCU). Além disso, no modelo de negócio de uma instituição financeira cooperativa, todas as decisões são tomadas de forma coletiva. "Cada associado tem direito a um voto e ajuda a definir quais os rumos da sua cooperativa.

E isso acontece todo ano, durante as assembleias, quando são definidas as ações do próximo período fiscal, como, por exemplo, os investimentos e a distribuição de lucro ao capital dos associados - como fizemos nas nossas assembleias deste ano. Literalmente, podemos dizer que aqui temos mais do que clientes. Temos associados, que são donos do negócio", finaliza Jaime Basso.

Sobre o Sicredi - O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos 3,5 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio.

Com presença nacional, o Sicredi está em 20 estados, com 1.500 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br.

Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

***Novos desafios***


Crédito da foto: Divulgação.

***Edvandro Carlos Tavares (38) acaba de deixar a coordenação de vendas da Longchamp Paris no Brasil para assumir a representação do Grupo Baggio em São Paulo. Mestre em Arquitetura e Urbanismo, ele vai se dedicar na prospecção de obras corporativas, especialmente nos ramos hoteleiro, de saúde e educacional.

Esses são os segmentos nos quais a Baggio, construtora de origem paranaense, especializou-se nos últimos anos e para os quais apresenta soluções construtivas diferenciadas, incluindo o parcelamento direto de todos os projetos executados.

***Destemperados lança maior guia gastronômico de Porto Alegre***

***Para celebrar os 10 anos do Destemperados, a marca lançará o maior guia de Porto Alegre nesta sexta-feira (31). O encartado, que circulará em Zero Hora, será apresentado na quinta-feira (30), data que marca o aniversário da multiplataforma gastronômica, em um evento especial para convidados.

Com um total de 64 páginas, a edição especial contará com dicas de mais de 200 lugares para serem visitados na capital gaúcha, separados por temática, tudo sob a curadoria do Destemperados. Dispostas em listas, as sugestões estarão divididas em diferentes assuntos, com opções em várias partes da cidade para todos os gostos e todos os bolsos.

O Destemperados foi criado em 2007 a partir da vontade dos três sócios – Diego Fabris, Diogo Carvalho e Lela Zaniol – de explorar e compartilhar dicas sobre a cena gastronômica de Porto Alegre e de outras cidades que visitavam.

Começou como um blog e expandiu-se com o passar dos anos. Em 2012, colaboradores no Brasil inteiro foram recrutados para dividir no site suas experiências gastronômicas país afora – os food hunters, que até hoje formam parte importante da plataforma.

Desde 2014, o Destemperados formalizou uma parceria com o Grupo RBS, assumindo o conteúdo gastronômico principalmente de Zero Hora e colocando em prática um antigo sonho de seus idealizadores: a Casa Destemperados, um espaço destinado a experiências gastronômicas como feiras, jantares, aulas e degustações.

***Orquestra Petrobras Sinfônica cai no samba em novo EP***


***Música clássica também tem gingado, e a Orquestra Petrobras Sinfônica prova isso em seu mais novo EP. Após se aventurar pelo rock e pelo pop nacional, um grupo de oito músicos (quinteto de cordas, trompa, flauta e percussão) apresenta novas releituras no EP “O Clássico É Samba”, lançado em parceria com a Deck, disponível nos principais serviços de streaming de música.

O novo repertório estreia com clipe para a canção “Meu Lugar”, de Arlindo Cruz. Além dela, “Coração Leviano”, na versão de Teresa Cristina; “Grades do Coração”, do Grupo Revelação; e “Futuro Prometido”, do Sorriso Maroto, foram as canções escolhidas para integrar o trabalho.

Os arranjos de Rafael Smith e a produção de Rafael Ramos completam esse time de peso, que busca mostrar a versatilidade e a riqueza tanto da música brasileira, quanto da música clássica em geral. Esta é apenas uma das ações da Petrobras Sinfônica para a renovação de seu público e ampliação do acesso à música erudita. Desde 2016, a Orquestra vem apresentando novas interpretações para músicas de Pitty, Falamansa, Roberta Campos, Titãs, entre outros.

Outras iniciativas incluem concertos na rua e o espetáculo “Ventura Sinfônico”, que se apresentou em três capitais com as canções do icônico álbum do Los Hermanos. Em breve, um novo show, ao som de “Thriller”, de Michael Jackson, ganha os palcos. Também vem por aí “O Clássico É Reggae”, próxima etapa da parceria com a Deck. Assista o vídeo de “Meu Lugar” (Arlindo Cruz): https://youtu.be/gmJ7kyrceFU. Para ouvir, acesse: https://www.youtube.com/playlist?list=PLTaRWr5sdDvl-ffJoSQlu73EYFA9DxP-k.

Sobre a Orquestra Petrobras Sinfônica - Aos 45 anos, a Orquestra Petrobras Sinfônica se consolida como uma das mais conceituadas do país e ocupa um lugar de prestígio entre os maiores conjuntos musicais da América Latina. Criada pelo maestro Armando Prazeres, a orquestra conta com uma formação de mais de 80 instrumentistas e tem como Diretor Artístico e Regente Titular o maestro Isaac Karabtchevsky, o mais respeitado regente brasileiro e um nome consagrado no panorama internacional.

Modelo de gestão: A Associação Orquestra Pró Música do Rio de Janeiro, entidade que administra a orquestra, possui uma proposta administrativa inovadora, sendo a única orquestra do país gerida por seus próprios músicos. Sobre a PETROBRAS: A Petrobras completa 30 anos de patrocínio da Orquestra Petrobras Sinfônica em 2017. Através do Petrobras Cultural, a companhia busca contribuir para o fortalecimento das oportunidades de criação, produção, difusão e fruição da cultura brasileira, para a ampliação do acesso dos cidadãos aos bens culturais e para a formação de novas plateias.

Esta parceria é essencial para manter a Orquestra Petrobras Sinfônica entre os principais conjuntos da América Latina, sempre desenvolvendo um importante trabalho de democratização da música clássica e de renovação do público do gênero. Outros apoios e patrocínios: A Petrobras Sinfônica conta ainda com os apoios culturais de: Avianca, UCI, Consulado da Argentina, Metrô Rio, Windsor Hotéis, Hope Serviços, Aliansce Shopping Centers, Rádio MEC FM e JLT Brasil.

***OAB Paraná pede na Justiça a correção da tabela do Imposto de Renda***

***A OAB Paraná está impetrando nesta quarta-feira (29/3), perante a Justiça Federal, um mandado de segurança coletivo que pede liminarmente a correção monetária da tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física – IRPF exercício 207, ano-calendário 2016, para os advogados inscritos nos seus quadros. Uma vez concedida, a liminar abrirá precedente para beneficiar todos os demais contribuintes.

A decisão, encampada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, foi tomada após o presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha, consultar o pleno diante da constatação de que o ajuste prometido pelo Ministério da Fazenda não seria feito. O pedido é sustentado pelo parecer da Comissão de Direito Tributário da OAB Paraná, tendo por base estudos do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sociais e Econômicos (Dieese) e do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco).

Tais análises apontam que a defasagem média acumulada desde 1996 é de 83%. O Sindifisco Nacional defende ainda a correção da tabela do Imposto de Renda e respectivas parcelas a deduzir, bem como das demais deduções por dependente, segundo o índice integral da inflação oficial. A nota técnica do Dieese lembra que nos anos 70 o Brasil chegou a ter 16 faixas para a base de cálculo, o que eleva a progressividade e garante maior justiça social.

“Essa estagnação da tabela representa um aumento da carga tributária que pesa sobre os ombros da população, especialmente para os contribuintes que ganham menos. Corrigir a tabela é fazer justiça, evitando-se a distorção tributária que representa um indesejado quadro de desigualdade social. A grave situação econômica não pode ser motivo para majoração de carga tributária sem autorização pelo Congresso Nacional”, afirma Noronha.

“As alíquotas atuais são incompatíveis com a capacidade contributiva e afetam sobretudo a população de menor renda. É uma questão política, pois não restam dúvidas quanto aos argumentos jurídicos que levam em conta a capacidade contributiva e o mínimo existencial”, explica Fábio Grillo, presidente da Comissão de Direito Tributário da OAB Paraná. 

Segundo Grillo, tramita no Supremo Tribunal Federal uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) com pedido semelhante. “A ADI 5096, porém, pede especificamente a correção da tabela de 2014, correspondente ao ano-calendário de 2013. Por isso, avaliamos a necessidade de protocolar a ação de hoje”, explica.

***Congresso Internacional Six Sigma Brasil incorpora novos macro temas: Gestão do Agronegócio e Gestão do Esporte***


Crédito da foto: Divulgação.

***Em virtude da missão de disseminar conhecimentos e melhores práticas dos segmentos de Gerenciamento de Projetos, Processos e Excelência Operacional, o summit de gestão, IX Congresso Internacional Six Sigma Brasil 2017, traz dois novos macrotemas às discussões desta comunidade: Gestão do Agronegócio e Gestão do Esporte.

“O Congresso que trata de gestão não poderia deixar de tratar de duas áreas de extrema relevância em nossa economia. Esses temas já estavam cada vez mais presentes nos congressos anteriores. O que fizemos neste ano foi tornar essas discussões mais estruturadas. Entendo que a inclusão desses temas trará um estrondoso benefício para os profissionais de gestão de todos os segmentos, que poderão conhecer quais são as melhores práticas e métodos utilizados no Esporte e Agrobusiness”, comenta o Presidente da Six Sigma Brasil, Clovis Bergamo.

Os novos temas agregam novos conhecimentos aos demais já presentes na estrutura do evento. Nos dias 24 e 25 de maio, os profissionais presentes poderão ampliar seus conhecimentos em Lean Six Sigma, Gestão de Projetos, Inovação, Liderança, Economia Mundial, Gestão de Riscos, Gestão Pública, Sustentabilidade, Responsabilidade Social, e agora em Gestão do Agronegócio e Gestão do Esporte.

Na estrutura desenhada, a Gestão do Agronegócio apresenta palestras que abrangem características de diversas áreas de conhecimento integram a gestão de agronegócios: são abordados conteúdos relacionados aos sistemas agroindustriais, transporte e logística agroindustrial, sistemas de produção de matérias primas vegetais e animais, mercado de trabalho, políticas públicas, territorialidade no agronegócio, desenvolvimento sustentável.

Já a Gestão do Esporte pretende aperfeiçoar o conhecimento sobre a governança e os stakeholders do mercado do esporte, executivos, gestores públicos, empreendedores e todos os envolvidos na cadeia do esporte a adotar uma nova visão estratégica, administrativa e gerencial dos negócios e do mercado esportivo.

“O processo é o DNA das organizações. Numa empresa, temos processos específicos, porém na maioria das vezes, os processos que garantem o funcionamento da empresa são os comuns, tais como RH, Contas A Pagar e etc., por isso acredito que o evento será também de grande relevância para as empresas que já fazem parte destes segmentos para que elas possam melhorar sua performance e dia a dia. Todos podem usufruir dos benefícios de metodologias de processos, projetos e melhores práticas para incrementar e Eficiência e Excelência das empresas lotadas no Brasil”, finaliza Bergamo.

Six Sigma Brasil - Criada com objetivo de integrar organizações e profissionais e aperfeiçoar a eficiência e excelência na gestão das empresas brasileiras, agrega associados atuantes na comunidade brasileira de profissionais interessados em discutir, compartilhar, fomentar conhecimento e buscar oportunidades de trabalho. Temas como liderança, planejamentos, equipes e prática em projetos são adicionados aos treinamentos preparatórios para certificações reconhecidas e capacitações profissionais na grade de treinamentos de Six Sigma, que abrange grande diversidade de públicos, horários e áreas.

Serviço: IX Congresso Internacional Six Sigma Brasil 2017 Local: Expo Center Norte Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme Data: 24 a 25 de maio de 2017 Horário: 08h às 18h Investimento: Até 31/03 – R$ 1.610,00 (30% de desconto) Até 23/05 – R$ 1.840,00 (20% de desconto) Após 23/05 – R$ 2.300,00 - http://www.leansixsigma.com.br/congresso/2017.

***Escoteiros do Paraná se reúnem no Santa Mônica para o XXV Jogos da Fraternidade***

***O Santa Mônica Clube de Campo será sede do maior evento de escoteiro do Paraná e segundo maior do Brasil, durante o XXV Jogos da Fraternidade, que acontece no dia 9 de abril, das 8h às 18h, na capital paranaense. O evento tem como objetivo incentivar a doação de sangue e arrecadação de donativos às comunidades carentes e ainda comemorar o Dia do Escoteiro.

Proporcionando um dia de atividades para crianças e jovens visando a amizade, integração e o desenvolvimento do espírito fraterno entre a comunidade escoteira. Os Jogos da Fraternidade tiveram seu início no Clube há 25 anos e é anualmente realizado pela União dos Escoteiros do Brasil - Região Paraná, em parceria com o Grupo Escoteiro Santa Mônica e o Santa Mônica Clube de Campo.

No dia estarão reunidos no Clube centenas de crianças e jovens do Estado, de 6 anos até os 21 anos, participando de diversas atividades, de acordo com a faixa etária, além de arrecadar e doar donativos, pois ambas ações contribuem na soma de pontos de cada grupo de escoteiros, ressaltando a importância de ajudar e participar. No final do dia será entregue um certificado de participação para cada grupo,conforme número de participantes das atividades e pontuação alcançada, que vai de bronze ao diamante.

As atividades realizadas durante o dia irão contribuir para o desenvolvimento pessoal de cada participante, para ajudar a refletir sobre o seu papel na comunidade e como pode contribuir para melhorá-la, vislumbrando como seus pequenos atos podem gerar grandes transformações sociais. Adultos voluntários estarão coordenando as atividades durante todo o dia, para proporcionar experiências educativas aos Grupos de Escoteiros. Anualmente os Jogos da Fraternidade possui um tema, e o deste ano será o Desenvolvimento Sustentável. E, por isso, grande parte das atividades aplicadas, estarão trabalhando o assunto.

Arrecadação dos Jogos da Fraternidade de 2016 - No ano de 2016, os Jogos da Fraternidade contaram com a presença de aproximadamente 2 mil participantes de Grupos Escoteiros de todo o Paraná. No evento arrecadaram 177 bolsas de sangue, 8.540 pares de calçado, 54.520 peças de roupa, 281 cobertores, 3.471 Kg de alimentos, 170 latas de leite em pó.

As doações - As doações podem ser feitas por qualquer pessoa. Ela pode ser entregue aos grupos de escoteiros ou no próprio Santa Mônica Clube de Campo. A arrecadação é destinada a diversas instituições que procuram os organizadores até a data do evento.

Serviço: XXV Jogos da Fraternidade Data: 9 de abril de 2017. Horário: Das 8h às 18h. Local: Santa Mônica Clube de Campo (Rod. Régis Bittencourt, nº 5000 - Mauá, Colombo – PR). Site: www.santamonica.rec.br - Informações: 41 3675 4232 ou cultural@santamonica.rec.br.

***Workshop busca empoderar mulheres à fazerem seus próprios produtos de cuidado e beleza***


Crédito da foto: Divulgação.

***No próximo sábado (1), Curitiba recebe a 3ª edição do “Workshop CAMAPU – Rede de Produtoras de Biocosméticos”, que acontece no Espaço Paz e Bem, a partir das 9 horas da manhã. Com uma programação que se estende ao longo do dia as participantes terão a oportunidade de se aproximar do universo dos cuidados naturais e a trocar saberes com as oficinas e vivências propostas.

Além de colocar em pauta temas relevantes para o universo feminino e da cosmetologia, como por exemplo, a gineterapia – terapia holística para o cuidado da mulher, criada por Mônica Giraldez – e a aromaterapia – terapia que busca o equilíbrio humano por meio do uso de óleos essenciais, “o workshop oferece a oportunidade de conhecer de perto a experiência de uma rede de mulheres que se une na busca da cura e do empoderamento feminino”, ressalta a proprietária da marca de biocosméticos Colo da Terra, Amanda D´Angelis.

Para a também organizadora, Lívia Oliveira, da marca Cuidado Vital a a proposta do evento é “apresentar ao público o que estamos fazendo em Rede, que é essa grande partilha de conhecimento e experiência com os cuidados naturais que cada uma vive diariamente”, afirma. È possível se inscrever até o dia 31 de março. Para isso, basta solicitar a ficha de inscrição pelo email rpcn.cwb@gmail.com, o valor de troca é de R$150 reais. Para inscrições realizadas no dia do evento o valor é de R$180,00.

Confira a Programação: 9-10h Abertura- Roda de Gineterapia com Amanda Gallego OBarroca Atelier. 10-12h Aromaterapia e bases para perfumaria natural com Amanda D´Angelis do Colo da Terra e Fernanda Grando da Anandaní Cosméticos Naturais e Orgânicos 12-14h Almoço. 14-16h30 Oficina de Pomadas Naturais com Ana Paula Dala Costa e Gandharvika Ocque da Madre Celeste. 16h30- 18h – Círculo de Sagrado Feminino com Bruna do Verbo da flor e Lívia Oliveira do Cuidado Vital.

Sobre a Camapu - Rede de Produtoras de Cosméticos Naturais – Criada em 2015, a rede é uma iniciativa de mulheres produtoras de cosmética natural que contemplam através da colaboração o fortalecimento dos valores feminino e os resgates da sabedoria ancestral.

Funcionando como um laboratório vivo, no qual o conhecimento científico (grupos de estudo) e a conexão com a natureza (rituais diários ou do grupo) embasam as experiências pessoais com os biocosméticos, resultando em uma grande troca de saberes entre as produtoras.

Atualmente a Camapu é formada por 5 marcas de biocosméticos;Anandaní, Colo da Terra, Cuidado Vital,Madre Celeste e Verbo da Flor e e duas marcas que contemplam os cuidados naturais através da cerâmica e do poder das pedras, O Barroca Atelier e Da Luz .

Serviço: III Workshop CAMAPU - Rede de Produtoras de Cosméticos Naturais Data: 01/04/2017 Horário: 9h às 18h Valor: R$150,00 de 28/03 até 31/03. No dia do evento: R$180,00 Mais Informações: rpcn.cwb@gmail.com.

***Fernanda Takai lança novo clipe***


Crédito da foto: Divulgação.

***Faltando algumas semanas para o novo DVD da Fernanda Takai, “Na Medida do Impossível – Ao Vivo no Inhotim” (Deck), chegar às lojas, ela lança hoje o clipe de “Partida”. O vídeo, também gravado no Instituto Inhotim, conta com direção e roteiro de Cristiano Trad e Nathália Marçal, da Árvore Filmes.

Nas imagens, Fernanda dá continuidade à ideia da capa de seu álbum mais recente, “Na Medida do Impossível” (Deck/ 2014): uma personagem enfrentando intempéries e fugindo, em busca de algo maior. Em seu final surpreendente, que marca o início do show, ela encontra aquilo que sempre foi seu maior objetivo. “Queria muito que o DVD no Inhotim registrasse maravilhosamente aquele espaço que é o encontro da arte contemporânea mundial com a exuberância da natureza que temos no Brasil.

Outro forte do Instituto, além da arquitetura dos pavilhões, é a dedicação dispensada à flora. Como íamos gravar o show à noite, Cristiano e Nathália pensaram num roteiro que fosse um sonho introduzindo o início do espetáculo. Um sonho com começo, meio e fim. Após o clipe, que me deixa no palco para começar o show com a plateia, virão as músicas e todos nós ali, ao lado do lindo tamboril, num palco que se conecta com tudo e todos. Esse videoclipe é só o começo da nossa viagem.”, diz a cantora. “Na Medida do

 Impossível – Ao Vivo no Inhotim” é um registro pioneiro, já que nunca um DVD de música havia sido gravado no instituto. Filmado durante um show da turnê do último álbum, em dezembro de 2016, o DVD transmite todo a sensação mágica do espetáculo, com a iluminação de Adriano Vale e o cenário de Ulisses Tavares e Dois Arquitetura. A produção musical ficou a cargo de John Ulhoa e a direção também da Árvore Filmes. Para assistir, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=K7FuD2eNChg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário