sábado, 12 de novembro de 2016

Coluna do dia 12/11/16

***O cantor Diogo Nogueira lança novo trabalho em Curitiba*** 


Crédito da foto: Marcos Hermes. 

***O cantor Diogo Nogueira vem a Curitiba nesta semana com a turnê de lançamento de seu novo DVD, Alma Brasileira, lançado recentemente em todo o Brasil. Alma Brasileira, o quarto DVD da carreira do artista, foi gravado no final de maio no Vivo Rio (RJ), como uma grande homenagem ao samba e à música popular brasileira. Com realização da Prime, a apresentação inédita acontece no sábado, dia 15 de novembro, no palco do Teatro Positivo Grande Auditório (R: Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300) às 21h15. 

Antes, o grupo curitibano Samba4 está escalado para fazer o pocket-show de abertura, uma iniciativa do Projeto Prime Cultural de valorização da arte local. No palco, o cantor contou com a participação especial de duas grandes estrelas do cenário musical: Maria Rita, com que Diogo dividiu o palco pela primeira vez, para juntos interpretarem “Beiral”, de Djavan; e Beth Carvalho, madrinha musical do cantor, que cantou com ele “Caciqueando” e “Firme e Forte”. Com direção geral do próprio Diogo, de Afonso Carvalho e Raoni Carneiro,"Alma brasileira" faz jus ao título. 

Ao revelar a alma musical de um artista brasileiro acaba por revelar o momento musical de um país do ponto de vista de sua mais importante linhagem, a do centenário samba carioca. E de como ele é feito hoje. No novo show, que tem duração de 80 minutos, Diogo estará acompanhado de uma banda de 11 músicos: Boris (direção musical e baixo), Henrique Garcia (cavaco), Wallace Peres (violão), Gordo (bateria), Inácio Rios (coro e banjo), Bruno Barreto (coro e percussão), Maninho (percussão), Wilsinho (percussão), Lamir Teixeira (flauta e sax), Fabiano Segalote (trombone) e Dodô Moraes (teclado). 

A direção de arte e cenografia do espetáculo é de Zé Carratu, o conteúdo visual de Arthur Carratu do Studio Curve, o desenho de luz de Cesio Lima e Thiago Bonanato e a operação e programação de luz de Lucas Gallardo. O roteiro musical do novo show inclui todo o repertório do novo DVD, incluindo sucessos como “Porta Voz da Alegria”, “Alma Boemia”, “Clareou” e “Pé na Areia”, além de músicas de Djavan, Cazuza, Gonzaguinha, Milton Nascimento, Tim Maia e Zeca Pagodinho, e de seu pai João Nogueira. 

Com quase 10 anos de carreira, o carioca Diogo Nogueira é, sem dúvida, um dos principais nomes da nova geração do samba brasileiro. Artista multifacetado, Diogo é cantor, compositor, instrumentista, apresentador, estreou como ator em 2015 no musical “SamBRA”, além de apresentador (seu programa “Samba Na Gamboa”, é hoje a maior audiência da TV Brasil e é também exibido pela TV Cultura). Com cerca de um milhão de cópias vendidas de seus CD e DVD, Diogo foi indicado ao Grammy Latino por todos os seus álbuns, prêmio que venceu por duas vezes. Sua discografia (sete CDs e três DVDs) renderam ao cantor seis discos de ouro, três DVD de ouro, dois de platina e um de platina dupla. 

Os ingressos estão disponíveis e variam de R$68,00 (meia-entrada) a R$248,00 (inteira), de acordo com o setor. Plateia Vermelha - R$248,00 (inteira) e R$128,00 (meia-entrada) / Plateia Azul - R$228,00 (inteira) e R$118,00 (meia-entrada) / Plateia Amarelo - R$208,00 (inteira) e R$108,00 (meia-entrada) / Plateia Roxo - R$188,00 (inteira) e R$98,00 (meia-entrada) / Plateia Laranja - R$168,00 (inteira) e R$88,00 (meia-entrada) / Plateia Rosa - R$148,00 (inteira) e R$78,00 (meia-entrada) / Plateia Verde - R$128,00 (inteira) e R$68,00 (meia-entrada). A meia-entrada é válida para estudantes, pessoas acima de 60 anos, professores, doadores de sangue e portadores de necessidades especiais (PNE) e de câncer. PROMOÇÃO 1+1 – Na compra do ingresso valor inteiro, o cliente ganha mais um bilhete no mesmo setor. Promoções não cumulativas com descontos previstos por Lei. Mais informações no site: www.diskingressos.com.br. 

Mais sobre Samba4 - Na estrada há quatro anos, o grupo curitibano Samba4, formado por Cesar Jackson, Wagner Souza, Macli Moreira e Marcio Bueno, vem ganhando destaque no cenário nacional. Recentemente, o quarteto lançou o segundo disco da carreira “O Nosso Santo Bateu”, que traz a nova música de trabalho “Cê Topa?” e em breve será lançado o videoclipe. 

Este álbum sucede o disco de estreia “Vamos Sair Daqui”, um dos destaques na "Vitrine do Faustão". Donos do hits “Morango e Chocolate”, o Samba4 já abriu shows para renome do samba e pagode, como Xande de Pilares e Zeca Pagodinho.

Sobre o Projeto Prime Cultural - Com total pioneirismo, a iniciativa tem a proposta de valorizar os artistas locais e regionais com trabalhos autorais e produções próprias. Assim, a produtora curitibana Prime lançou há um ano seu Projeto Prime Cultural, uma oportunidade aos grupos locais de mostrarem o calor paranaense que se encontra na arte. 

O projeto é uma iniciativa inédita no cenário artístico e exclusiva da Prime, sem fins lucrativos, com o intuito de divulgar e gerar a movimentação artística e dinâmica da cena paranaense. No início será focada a música, mas no futuro outras formas de arte e cultura serão incluídas. O Projeto Prime Cultural visa dar oportunidade única para os artistas mostrarem seu potencial criativo a grandes plateias. Além de toda a divulgação do artista no evento, seu diferencial é oferecer também boa estrutura de palco, equipamentos de som, luz, backstage e, claro, a presença significativa de público. 

Para isso, os shows/espetáculos que a Prime vier a realizar no Paraná deverá ter a participação de um artista local. As bandas serão selecionadas conforme a produção e a atuação delas. Cabe ao projeto então reuni-las, viabilizar os shows e realizar a divulgação do evento. “As bandas que participarem do Projeto Prime Cultural terão a mesma atenção que os artistas de renome nacional com os quais dividirão o palco”, afirma Mac Lóvio Solek, idealizador do projeto e diretor da Prime. 

“Aproveitando o prestígio dos artistas nacionais que se apresentam em Curitiba e em outras cidades do Paraná e Santa Catarina pela Prime, vamos proporcionar aos artistas locais/regionais uma boa formação de plateia para conhecer e divulgar seus projetos. Além disso, o público poderá vivenciar a diversidade cultural popular do Paraná”, completa. 

Os artistas interessados em se apresentar pelo Projeto Prime Cultural podem encaminhar seu material de trabalho e currículo para o e-mail projetoprimecultural@maisumadaprime.com.br. O material deverá conter um breve release da banda, vídeos, músicas autorais, fotos, set list e logomarca do artista/grupo. Os trabalhos serão escolhidos por meio de carta convite e de acordo com a afinidade musical com o público do artista principal. Será avaliada a apresentação do trabalho e comprometimento do grupo. 

As apresentações de abertura do show principal serão em formato de pocket-show e deverão conter músicas autorais e alguns covers. A duração será de até 40 minutos. “O Projeto Prime Cultural é, sem dúvida, o primeiro projeto que vai fazer uma ponte direta entre as bandas locais passando a ter acesso com os artistas nacionais e, na medida do possível, vamos tentar promover uma interação cada vez maior”, finaliza o diretor da produtora curitibana. 

Serviço: Diogo Nogueira– Turnê “Alma Brasileira” Quando: 12 de novembro de 2016 (Sábado) Local: Teatro Positivo – Grande Auditório (R. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300) Horários: Abertura do teatro: 20h15 /Início do espetáculo: 21h15 Duração do show: cerca de 90min. 

***Carlos Beal é Personalidade de Vendas do Paraná***


Crédito da foto: Divulgação.

***O diretor da Apras (Associação Paranaense de Supermercados), Carlos Beal, foi o vencedor do Prêmio Personalidade de Vendas da ADVB-PR (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil - Seção Paraná). Beal é diretor da Cia Beal de Alimentos, empresa proprietária da rede de supermercados Festval, que possui sete lojas em Curitiba, também da rede Super Beal em Cascavel, que possui cinco lojas, e da marca de produtos Mamma Bia. A companhia é a 4ª no ranking Paraná e a 46ª no ranking Brasil.

Nascido em 1959, na cidade de São Valentin, no Rio Grande do Sul, é um dos cinco filhos de Lídia e Severino Beal, fundadores da empresa. Ele iniciou suas atividades muito cedo, ajudando o pai e a mãe no pequeno mercado que a família fundou em 1972 em Cascavel - PR. Hoje, está à frente da administração junto com seus irmãos. Beal também foi presidente da Apras em Cascavel de 1987 a 1992.

O Prêmio Personalidades da ADVB-PR é realizado todos os anos junto com o Prêmio Top de Marketing, mas, a partir deste ano, o evento ganha um novo formato e passa a ser realizado em evento exclusivo, que premia com o Troféu Francisco Cunha Pereira a Personalidade de Vendas, que foi conquistado por Beal, e a Personalidade de Marketing, que teve como vencedor o Alexandre Bouza, Diretor de Marketing e Comunicação de O Boticário.

***Terrasse Vivante é entregue com mais de 70% das unidades vendidas no Juvevê, em Curitiba***


Crédito da foto: Divulgação.

***A Terrasse Engenharia e Construções, construtora com 25 anos de atuação no mercado, acaba de obter o Certificado de Vistoria de Conclusão de Obras (CVCO), o chamado Habite-se, do Terrasse Vivante, em Curitiba. O condomínio residencial de alto padrão que fica no Juvevê, a duas quadras do Museu Oscar Niemeyer, está sendo entregue aos proprietários e tem 73% das unidades comercializadas. O empreendimento foi lançado em janeiro de 2014 e é 56º da Terrasse em Curitiba. O diretor da construtora, Jefferson Gomes da Cunha, explica que a obtenção do Habite-se marca o começo do processo de entrega das chaves.

“O próximo passo é a realização da assembleia de instalação do condomínio, oportunidade em que serão eleitos o síndico e demais membros. Na sequência, o síndico eleito fará a vistoria das áreas comuns e o proprietário fará da sua unidade, atestando o recebimento desses espaços. Então, desde que o proprietário esteja com saldo junto à construtora quitado, pode entrar no imóvel”, explica. Um dos destaques do Terrasse Vivante é a localização privilegiada no Juvevê.

O empreendimento fica na esquina das ruas Colombo e Moisés Marcondes, local que recebe feiras livres nas quintas-feiras. Aos sábados, elas são realizadas na rua Alberto Bolinger, próximas ao condomínio. Para Cunha, a combinação de localização, configuração de planta e itens de acabamento foi decisiva para o bom desempenho nas vendas do empreendimento, mesmo num momento de economia mais retraída.

“Os itens de acabamento incluem esquadrias em alumínio com persianas integradas nos dormitórios, piso em porcelanato na cozinha, na lavanderia e nos banheiros, detalhe em porcelanato nas paredes dos banheiros, portas pintadas em branco, infraestrutura para ar condicionado na sala e na suíte e áreas comuns decoradas e mobiliadas. Esses itens representam um diferencial importante agregado ao imóvel e está acima do que normalmente é oferecido pelo mercado ”, relaciona.

Das 44 unidades do empreendimento - distribuídas em dois blocos, sendo três apartamentos por andar – apenas 12 estão à venda: oito apartamentos tipos, dois apartamentos Garden (com terraço privativo) e duas coberturas duplex. Os apartamentos tipo têm 3 dormitórios, com área privativa entre 102 e 109 m² e vaga de garagem para dois automóveis. Os apartamentos Garden têm 3 dormitórios e área privativa entre 99 e 105 m², mais terraço privativo de 33 a 113 m², com vaga de garagem para dois automóveis.

As coberturas, duplex e também com 3 dormitórios, têm área privativa entre 167 a 175 m², mais terraço privativo de 37 a 49 m² e vaga de garagem para três automóveis. A área comum do Terrasse Vivante é formada por salão de festas com churrasqueira, salão gourmet integrado ao salão de jogos, espaço fitness, quadra esportiva, playground e brinquedoteca, entregues decorados e mobiliados. O condomínio tem, ainda, portaria com monitoramento por câmeras.

***Bazar Moda do Bem teve público de 4 mil visitantes***


Crédito da foto: Guest Vip.

***O maior bazar de Curitiba chegou a 8ª edição neste mês de novembro com muito sucesso. O público registrado foi maior que 4 mil pessoas, e teve muitas arrecadações para as ONGs municipais e instituições curitibanas.

O evento que anunciou até 70% de desconto num Black Friday antecipado foi bem aceito pelo público que deixava o lugar com sacolas cheias. Segundo a organização, mais 24 toneladas de alimentos foram arrecadas até agora, como também brinquedos, latas de leite e rações para animais.

A frente do bazar está a publicitária Yannih Tsushima que comemorou o acontecimento do bazar nas redes sociais com o seguinte texto e foto das arrecadações: “A parte mais linda e gratificante do Bazar Moda do Bem! ... Mais de 4000 pessoas. O sucesso do evento é graças a presença de cada um de vocês. Obrigada também a todos os meus parceiros e lojistas pela confiança e parceria! Quando somos bons para os outros, somos ainda melhores para nós”, disse. Serviço: Bazar Moda do Bem - www.facebook.com/bazarmodadobem.

***Cinthia Freitas abre individual com Palacete dos Leões lotado***


Crédito da foto: Júlio Cesar Souza.

Na foto: O curador Emerson Persona e a artista Cinthia Freitas.

***Mais de 150 pessoas estiveram na abertura da exposição da artista Cinthia Freitas, na terça-feira (dia 8 de novembro) no Palacete dos Leões, em Curitiba. Arquitetos, artistas, designers, publicitários, professores, profissionais da saúde, turismo, e direito.

Além de empresários e estudantes foram conferir a nova fase do trabalho da artista na mostra “Recintos”, com curadoria de Emerson Persona e Francis Rodrigues. As obras ficam expostas até o dia 9 de dezembro, de segunda à sexta-feira, das 12h30 às 18 horas.

***Hospital Angelina Caron realiza o maior volume de transplante de pâncreas no Brasil***


Crédito da foto: Divulgação.

***O Hospital Angelina Caron registra o maior volume em transplante de pâncreas no Brasil. De acordo com dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), o hospital paranaense realizou uma média de 3,8 transplantes de pâncreas por milhão de pessoas no estado, entre janeiro e junho de 2016. Em seguida, São Paulo tem 1,4 e Pernambuco 1,1. A média nacional é 0,7.

O médico cirurgião João Eduardo Nicoluzzi, do Angelina Caron, explica que a maioria desses transplantes é duplo, ou seja, de pâncreas e rim. “O transplante de pâncreas é um procedimento complexo, realizado em um paciente com múltiplas variáveis médicas, o que o torna ímpar se comparado a qualquer outro transplante.

Apesar da alta complexidade, esse tipo de cirurgia tem obtido cada vez mais resultados positivos e a sobrevida dos pacientes tem sido superior a 90%”, explica o médico. O transplante de pâncreas é indicado, principalmente, para pacientes diabéticos (diabéticos tipo 1, na maioria das vezes) que necessitem de transplante renal, ou que já tenham sido submetidos a esse transplante. A recuperação do transplante de pâncreas geralmente é lenta, e exige no mínimo três meses de cuidados.

“Nesse período o paciente não deve levantar peso ou fazer atividade física. Seguir corretamente as orientações do cirurgião são fundamentais para o sucesso do transplante.” O Hospital Angelina Caron (PR) é referência nacional em transplantes de órgãos. “A maior dificuldade hoje para a realização de um transplante é a carência de doadores. A grande maioria dos procedimentos é realizada com órgãos provenientes de doadores falecidos.

No caso do pâncreas, ele é retirado juntamente com o baço e o segmento de duodeno.” O médico faz um alerta a quem deseja ser doador: “Se você deseja doar os órgãos, avise a sua família sobre essa vontade, pois ela é quem poderá autorizar o procedimento. Não precisa documentar nada, apenas deixar a família ciente”. De maneira geral, a indicação do TP pode ser distribuída em três categorias:

***Transplante simultâneo de pâncreas e rim: indicado para portadores de diabetes (DM) tipo 1 com insuficiência renal crônica, em diálise ou fase pré-diálise, desde que a depuração de creatinina seja inferior a 20 mL/minuto/1,73 m2 de superfície corporal; Transplante de pâncreas após transplante de rim: indicado para portadores de DM tipo 1 já submetidos a transplante renal e com função estável do enxerto renal (creatinina sérica < 2,0 mg/dL).

***Transplante isolado de pâncreas: indicado para portadores de DM tipo 1 de forma hiperlábil, devidamente documentado por endocrinologista e caracterizado por frequentes crises de cetoacidose e principalmente hipoglicemias assintomáticas, gerando perda de autonomia e dependência de terceiros e geralmente acompanhado de complicações secundárias como retinopatia, neuropatia, nefropatia incipiente ou doença cardiovascular progressiva.

Sobre o Hospital Angelina Caron - O Hospital Angelina Caron está localizado na cidade de Campina Grande do Sul, na Grande Curitiba (PR). De caráter eminentemente social, o local é um centro médico-hospitalar de referência no Sul do País e um dos maiores parceiros do Sistema Único de Saúde (SUS) no Paraná. Recebe, anualmente, mais de 350 mil pacientes de todo o país, dos quais 95% pertencem ao SUS.

Atua em todas as vertentes da medicina e é um centro tradicional de fomento ao ensino e à pesquisa. O setor de transplantes é um dos mais destacados, reconhecido internacionalmente, com cerca de 250 procedimentos por ano nas áreas hepática, renal, reno-pancreática, cardíaca e de tecidos corneanos. Mais informações no site http://www.hospitalangelinacaron.com.br.

***Meliá Hotels International Brasil adere à campanha Novembro Azul e realiza ações nos hotéis no Brasil***


Crédito da foto: Divulgação.

***Fachadas iluminadas e lobbies com decoração azul. Assim estão os hotéis da rede Meliá Hotels International Brasil para apoiar o Novembro Azul, mês em que se destaca o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata (17/11). Devido à sua importância, diversas ações também estão sendo realizadas com o foco na conscientização das pessoas do sexo masculino quanto à prevenção da doença, como palestras e o uso de pin em formato de laço azul nos uniformes dos colaboradores. O movimento Novembro Azul foi criado na Austrália em 2003 e espalhou-se pelo mundo como uma grande oportunidade de promover a saúde do homem, com ênfase na prevenção e no diagnóstico da doença.

Sobre a Meliá Hotels International - Fundada em 1956 em Palma de Mallorca (Espanha), a Meliá Hotels International é uma das maiores empresas hoteleiras do mundo e líder absoluta na Espanha. Atualmente, conta com mais de 370 hotéis, abertos e em processo de abertura, em mais de 40 países pelas marcas Gran Meliá, Meliá Hotels & Resorts, Paradisus Resorts, ME by Meliá, Innside by Meliá, TRYP by Wyndham e Sol Hotels.

O foco estratégico na expansão internacional transformou a rede na primeira empresa hoteleira espanhola que opera na China, nos Estados Unidos e nos Emirados Árabes, mantendo sua liderança em mercados tradicionais como Europa, América Latina e Caribe.

Além disso, destaca-se seu modelo de negócios diversificado (uma das principais hoteleiras gestoras do mundo), seu crescimento apoiado em grandes alianças estratégicas e suas apostas no turismo responsável. Como resultado, a Meliá Hotels International é a companhia espanhola com melhor reputação corporativa (Ranking Merco) e uma das mais atraentes para trabalhar em nível mundial.

Sobre a Meliá Hotels International no Brasil - No Brasil há 24 anos, a Meliá Hotels International é pioneira em seu segmento e é considerada uma das 3 Melhores Redes Hoteleiras do País por sua trajetória de grande sucesso.

Atuando principalmente no segmento de hotéis “business”, a rede – que atualmente administra diversos empreendimentos localizados nas cidades de São Paulo, Campinas, Brasília e Recife, sob as marcas Meliá Hotels & Resorts e TRYP by Wyndham – traz para o Brasil a marca Gran Meliá Hotels & Resorts – sua marca de luxo mais universal e emblemática - com a abertura do espetacular Gran Meliá Nacional Rio, no Rio de Janeiro.

Os hotéis administrados pela rede no Brasil foram selecionados pelo guia Michelin em 2015 e 2016, e receberam o Certificado de Excelência 2016 do TripAdvisor. Mais informações no site: www.melia.com.

***CIC recebe RPC na Praça Digital neste sábado (12)***


Crédito das fotos: Divulgação.

***A população da Cidade Industrial de Curitiba (CIC) vai poder aproveitar as atrações do RPC na Praça Digital neste sábado, 12/11, das 12h às 18h, na Praça Enoch A Ramos. O evento terá a presença de Carol Passos, representante paranaense no The Voice Kids que fará um pocket show para o público. Outra atração é a Globeleza Erika Moura, que é madrinha do Patrulha Digital, projeto da Globo em parceria com o Senai para capacitar alunos e professores sobre a migração do sinal analógico para o digital.


No projeto, alunos de cursos técnicos que passaram pelo treinamento no início do mês irão percorrer alguns os domicílios do bairro para orientar a população sobre o desligamento do sinal analógico, auxiliar na instalação correta de antenas e conversores, e atuar como multiplicadores deste conhecimento. A RPC também terá o “Espaço Digital”, para tirar dúvidas e mostrar as vantagens do sinal para a população. Para as crianças, cama elástica, piscina de bolinha, jogos de tabuleiro, pipoca e o algodão doce liberados.


Patrulha Digital - O primeiro encontro da Patrulha Digital com o Paraná foi na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), no dia 1º de novembro. Durante o lançamento do projeto para o Paraná, a RPC, afiliada Globo no Estado, iniciou os treinamentos com a presença de mais de 250 alunos de cursos técnicos do Senai-CIC.

A Patrulha Digital percorre as cidades e regiões que estão no calendário de desligamento do sinal analógico para a TV, e no Paraná a primeira parada foi nesta região da Capital. Para o lançamento, André Dias, diretor de projetos especiais da Globo, esteve em Curitiba para a abertura. Além disso, técnicos e engenheiros da RPC deram aulas práticas e teóricas sobre a instalação de antenas, conversores e amplificadores de sinal. O conteúdo ofertado capacita os alunos para darem explicações sobre a mudança.

Sobre a RPC: A RPC é uma empresa que faz parte do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), com suas oito emissoras de TV afiliadas à Globo no Paraná. A emissora é líder em audiência e pioneira na transmissão da TV Digital na região Sul do país. Com tecnologia de ponta, disponibiliza uma programação de qualidade e diversificada para toda a população do Paraná.

Também fazem parte do GRPCOM os jornais Gazeta do Povo e Tribuna, as Rádios 98FM, Mundo Livre FM Curitiba e Maringá, a unidade móvel de produção em alta definição HDView e o instituto de responsabilidade social, o Instituto GRPCOM.

***Elixir Bazar de Natal será neste sábado e domingo, no Largo da Ordem***


Crédito da foto: Divulgação.

***Para aqueles que já estão pensando no Natal deste ano, uma grande sugestão para garimpar e encontrar excelentes presentes a preços diferenciados é o Elixir Bazar 2016. Será neste sábado e domingo, dias 12 e 13 de novembro, das 9h às 19h no Memorial de Curitiba, Largo da Ordem.

Mais de 80 expositores prometem trazer o melhor da moda autoral curitibana, artesanato e gastronomia. Haverá opções de moda, acessórios, artesanato, gastronomia, moda infantil, presentes, calçados, perfumaria, saboaria, decoração, música, arte e cultura.

Para o sábado, estão programados duas ações: às 13h30, roda de conversa com Amanda Bueno sobre Autismo e a Escola como Ferramenta de Inclusão; e às 15h30, consultoria de imagem e beleza com Inês Macedo. A entrada é gratuita, e são esperadas mais de cinco mil pessoas durante os dois dias de evento. Pets são bem vindos.

***Faça do cartão de crédito o seu melhor amigo***

***Uma pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra que quase seis em cada dez consumidores não sabem quanto estão devendo e nem para quantas empresas devem.

O principal motivo para o nome sujo é o cartão de crédito, sendo que 43,4% da população tem esse problema. Os empréstimos seguem na sequência, somando 23,5%, e as dívidas em cartões de lojas varejistas somam 19,3%. Dessa forma, fica fácil chegar à conclusão de que o cartão de crédito está mais para inimigo do que para amigo. Porém, você pode começar a reduzir esse número se fizer o uso consciente e correto do cartão, tornando-o um grande aliado na hora das compras. A consultora financeira Karina Brandalize explica que o cartão de crédito é um método de pagamento bastante seguro, no qual o usuário pode concentrar os gastos de forma simples.

“É possível programar os gastos para uma data específica e fazer o parcelamento de compras sem acréscimo de juros”, orienta. Entretanto, a consultora financeira afirma que é preciso tomar cuidado e prestar a atenção para que os cartões de crédito não virem um pesadelo na vida financeira, pois possuem juros altíssimos caso tenham o pagamento atrasado.

2 – Anote todas as compras que fizer e controle todas elas ao longo do mês. Dessa forma, sua fatura do cartão de crédito não sairá do limite do seu planejamento financeiro.

3 – Nas compras parceladas procure observar se os meses que se sucederam não terão gastos extras. Em janeiro, por exemplo, temos despesas com IPTU e outros impostos. É importante adiar compras supérfluas caso seus próximos meses já estejam comprometidos.

4 – Controle seu impulso. Procure não comprometer todo o limite do cartão com gastos desnecessários, pois o cartão de credito é uma excelente ferramenta para emergências.

5 – Defina um valor máximo para gastar no cartão de crédito, tentando sempre ficar abaixo deste limite.É necessário ter em mãos as anotações dos gastos, e para isso pode-se usar algum aplicativo, planilha ou até mesmo o bom e velho caderninho. Isso vai ajudar você a não se perder nas parcelas, podendo analisar seu limite antes de uma nova compra.
 
***Museu Oscar Niemeyer oferece uma noite especial para as crianças***
 

Crédito da foto: Nani Gois.

***No dia 19 de novembro, sábado, entre 17h e 21h30, o Museu Oscar Niemeyer (MON) realiza pela primeira vez o projeto “Uma Noite no MON”, destinado a crianças de 8 a 11 anos. A programação especial faz parte da semana de comemoração do aniversário de 14 anos do museu, celebrado no dia 22 de novembro.

O tema escolhido para esta primeira edição é “Uma viagem no tempo: do medieval para o futuro”, em que personagens vindos do mundo imaginário das histórias e livros serão trabalhados por meio das exposições no museu.

Da arte medieval passando pela arte moderna paranaense, arte contemporânea até chegar ao ponto primordial: o que se esperar da arte no futuro? Os mediadores estarão caracterizados e conduzirão de forma lúdica as atividades propostas. Haverá mediações, dinâmicas interativas e musicais, oficina artística, brincadeira de “caça ao tesouro” e ainda contação de histórias com teatro de bonecos.

As exposições previstas no roteiro são: “Jefferson Cesar, um Dom Quixote na arte do Paraná”, “Histórias do Acervo MON: Em aberto” e “MAC/MON - um diálogo”. Juliana Vosnika, diretora-presidente do MON, diz que será uma experiência inovadora. “O Museu Oscar Niemeyer considera esta proposta relevante no sentido de proporcionar às crianças a oportunidade de viver algo único”, afirma.

A equipe da Ação Educativa ressalta a importância de um trabalho voltado para esta faixa etária que possa vivenciar o universo lúdico-imaginário de “Uma noite no MON”, interagindo com personagens que “saem” de seus lugares (quadros ou obras tridimensionais) para “abraçá-los”, mostrando as agradáveis possibilidades de se conhecer internamente o MON. As inscrições devem ser feitas na bilheteria do MON, de terça a domingo, das 10h às 18h. O valor é de R$60 por pessoa. Serão oferecidas 50 vagas. Mais informações pelo telefone: 3350 4468.

Serviço: Uma noite no MON Dia 19 de novembro, sábado Das 17h às 21h30 Informações: 3350-4468. Inscrições: bilheteria do MON – terça a domingo, das 10h às 18h Valor: R$60 por pessoa - Capacidade: 50 pessoas Faixa etária: 8 a 11 anos. Museu Oscar Niemeyer Tel: (41) 3350-4400 - museuoscarniemeyer.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário