terça-feira, 8 de novembro de 2016

Coluna do dia 08/11/16

***Paraná recebe maior leilão de obras de arte dos últimos 10 anos***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Curitiba será palco do maior leilão beneficente de obras de arte dos últimos 10 anos, com peças de importantes nomes das artes plásticas do Paraná e São Paulo, como Tarsila do Amaral, Leda Catunda, Tomie Ohtake, Portinari, Miguel Bakun, entre outros. Parte da renda será revertida ao serviço de oncologia do Hospital Pequeno Príncipe.

Organizado pela casa de leilões Mazo, com apoio institucional das galerias Simões de Assis e SIM Galeria, o pregão ocorre no dia 10 de novembro, às 20h, no Graciosa Country Club e será comandado pelo leiloeiro público oficial Helcio Kronberg. 


De acordo com a diretora executiva do Hospital Pequeno Príncipe, Ety Forte Carneiro, os recursos serão aplicados nas atividades de assistência e pesquisa. "Esses recursos nos permitirão garantir um atendimento de excelência a crianças de todo o país e ainda desenvolver estudos que buscam diagnósticos precoces e mais precisos, que contribuem para reduzir a mortalidade infantil", diz.

Segundo o leiloeiro Helcio Kronberg, este é o maior leilão de obras de artes dos últimos 10 anos na capital paranaense. "Há uma década Curitiba não recebe um leilão com nomes tão expressivos das artes plásticas brasileira. O mais importante é que parte do dinheiro arrecadado vai beneficiar as crianças atendidas pelo Pequeno Príncipe", diz. As obras estão sendo captadas entre colecionadores, artistas e galerias.

"Conheça alguns artistas com obras em exposição"

Tarsila do Amaral - Uma das mais importantes pintoras brasileiras do movimento modernista no Brasil, Tarsila do Amaral é conhecida por usar em suas obras de artes cores vivas, influenciadas pelo cubismo (uso de formas geométricas), assim como o dadaísmo e do futurismo, além de abordar temas sociais, do cotidiano e paisagens do Brasil e ter uma estética fora do padrão. Algumas de suas obras mais conhecidas são o Abaporu (1928) e Os Operários (1933).

Vik Muniz - Conhecido no mundo todo por utilizar matérias-primas insólitas, como geleia, chocolate, xarope, vinho, materiais recicláveis, fios de cabelo, diamante, e muitas outras, Vik Muniz é um artista plástico brasileiro, fotógrafo e pintor e tem como objetivo alcançar um público que não costuma ir a galerias de arte.

Atualmente radicado nos Estados Unidos, sua obra está representada nas coleções de grandes museus internacionais como The Art Institute of Chicago, Museum of Contemporary Art of Los Angeles; Metropolitan Museum of Art; MoMA, Museu de Arte Moderna de São Paulo e o Victoria and Albert Museum.

Confira os principais nomes já confirmados: Tarsila do Amaral; Portinari; DiCavalcanti; Tomie Ohtake; Alfredo Andersen; Miguel Bakun; Arthur Nísio; Juarez Machado; Guido Viaro; Leda Catunda; Vik Muniz. 

Serviço: Grande leilão de arte – SIM Galeria Quando: 10 de novembro de 2016 Onde: Graciosa Country Club - Av. Munhoz da Rocha, 1146 - Cabral, Curitiba Horário: 20h Inscrição para participar do leilão: http://www.hkleiloes.com.br.

Sobre Helcio Kronberg - Helcio Kronberg é leiloeiro público oficial pela Junta Comercial do Estado do Paraná e leiloeiro rural pela Federação de Agricultura e Pecuária do Paraná. Mais informações www.kronberg.com.br.

***Presença olímpica na inauguração do Complexo Aquático do Santa Mônica***


Crédito das fotos: Priscilla Fiedler.

***No último sábado (5), o Santa Mônica Clube de Campo recebeu autoridades, sócios, convidados e colaboradores para a inauguração de um dos mais modernos Complexos Aquáticos do Brasil.


Entre os convidados estiveram as nadadoras olímpicas do Clube Pinheiros, Jennifer Alves da Conceição e Manuela Duarte Lírio, o nadador Henrique Rodrigues e também o velejador Lars Grael, ex-atleta olímpico e atual diretor técnico da Confederação Brasileira de Clubes.


A infraestrutura tem como objetivo atender associados durante o ano inteiro, além de contribuir na formação de atletas de alto rendimento, de olho nas Olimpíadas de Tóquio, em 2020.

O presidente do Santa Mônica Clube de Campo, Aniceto Zanuzzo, agradeceu os moniquenses e ressaltou em seu discurso, que eles foram a principal motivação para concretização deste grande projeto.

***Moda, Artesanato e Gastronomia no Batel***


Crédito das fotos: Divulgação.

***A 1ª Feira da Moda, Artesanato e Gastronomia do Espaço Vicente já tem confirmadas 23 expositoras de diversos segmentos, como moda feminina, masculina e infantil, calçados, acessórios, maquiagens, cosméticos, semi joias, presentes e utensílios para casa. Tudo com preço especial.


Será de quinta a sábado, dias 10, 11 e 12 de novembro, das 11h às 20h, na Avenida Vicente Machado, 1082, coração do Batel. E para consumir na hora ou levar para casa, haverá doces e salgados como crepes, queijo de minas, pastel de leite ninho, brigadeiro e bolos. Às 16h de sábado está programado desfile com DJ e rodadas de champagne.

A casa de eventos está localizada na Avenida Vicente Machado, 1082, coração do Batel. Com produção de Mulheres Empreendedoras e Cia e Mercado Fashion, o evento tem entrada gratuita. Mais informações: www.facebook.com/events/688378601338145.

***Panettone Roma de 1Kg chega ao mercado nacional***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Para deixar a ceia de Natal completa, uma excelente opção é o tradicional Panettone Roma da Siena Alimentos, que agora chega ao mercado nacional na versão de 1Kg, nos sabores Frutas e Gotas Sabor Chocolate. Mais imponente, o produto é ideal para compor a mesa para a festa e celebrar com a família.

Sua receita tradicional italiana, utiliza o processo de fermentação natural (sem adição de fermento químico), levando aproximadamente 72 horas de preparo, que o deixa ainda mais macio e saboroso. Fabricado com ingredientes nobres e importados, o Panettone Roma de 1kg que era produzido apenas para exportação, agora também está presente no mercado nacional como a melhor opção de compra.

“Os consumidores estão cada vez mais exigentes e em busca de produtos de qualidade e, neste contexto, entra o Panettone Roma de 1kg, que traz o sabor inigualável da nossa linha Roma.”, diz o diretor da Siena Alimentos, Giuliano Michelangeli. Por ser disponibilizado em uma embalagem elegante e sofisticada, a versão também se apresenta como uma ótima opção de presente para o Natal.

Siena Alimentos - Desde 1979 a Siena Alimentos atua na produção de Panettones, estando entre as maiores empresas de Panettones do Brasil. Sempre preocupada com a qualidade dos seus produtos, a Siena está constantemente modernizando seu parque industrial com novos equipamentos, além de contar com o acompanhamento da produção por consultores italianos. Mais informações no e-mail siena@sienaalimentos.com.br ou no telefone 41 3134-2450.

***Curitiba recebe o lançamento do livro Fator de Enriquecimento, do master coach Paulo Vieira***


Crédito da foto: Divulgação.

***O master coach Paulo Vieira, presidente da Febracis Coaching Integral Sistêmico, lançará o seu quinto livro, Fator de Enriquecimento, no dia 14 de novembro, em Curitiba. Durante a sessão de autógrafos, que acontecerá no Centro Conceito de Coaching da Febracis, o público também assistirá a uma palestra sobre o conteúdo do livro, que tem todos os elementos para repetir o sucesso da obra antecessora, O Poder da Ação, que vendeu mais de 100 mil exemplares e tornou-se best-seller.

No livro, o autor Paulo Vieira explica que a verdadeira riqueza combina três dimensões humanas: o ser (a identidade), o fazer (a capacidade) e o ter (o merecimento) e mostra aos leitores como a sua vida financeira mudou drasticamente até conseguir alcançar uma vida abundante e plena.

“Com o dinheiro, as pessoas podem conquistar liberdade e fazer boas escolhas ou se tonarem prisioneiras pela falta ou pelo excesso de dinheiro. E este é o meu objetivo, conduzir as pessoas a uma vida superabundante em todas as áreas, usando o dinheiro como um meio e não um fim”, explica o autor Paulo Vieira. Fator de Enriquecimento é dividido em dez capítulos: Fator de Enriquecimento, Estado atual financeiro, Perícia,

As 5 condutas da riqueza, O exercício do enriquecimento, Crenças e sistemas de crenças, As 6 armadilhas da riqueza, Modelo mental, Eliminação de padrões familiares limitantes, e Construindo metas e objetivos financeiros. A metodologia desenvolvida e apresentada neles permite ao leitor fazer uma radiografia da sua saúde financeira, compreender suas crenças e comportamentos limitantes, conhecer quais são as condutas da riqueza e como estabelecer metas que realmente possam ser atingidas.

Sobre o autor - Paulo Vieira, que também é presidente da Febracis Coaching Integral Sistêmico, uma das maiores instituições de coaching do mundo, é o criador da revolucionária metodologia do CIS e possui mais de 10 mil horas em sessões individuais de coaching, ao longo de quase 20 anos exercendo a profissão.

O master coach é reconhecido como uma autoridade em temas como Coaching, Liderança, Negociação, Relações Humanas e Gestão Eficaz de Pessoas, tendo realizado consultoria em cerca de 500 empresas. Seu quarto livro, O Poder da Ação, está há mais de 40 semanas na lista dos mais vendidos da revista Veja, estando presente também nos rankings dos jornais Folha de São Paulo e Valor Econômico.

Serviço: Lançamento do livro Fator de Enriquecimento em Curitiba Data: 14 de novembro - Horário: 17h Local: Centro Conceito de Coaching da Febracis Endereço: Rua Comendador Macedo, 605. Título: Fator de Enriquecimento Subtítulo: Uma fórmula simples e poderosa que vai te enriquecer e fazer você atingir seus objetivos Autor: Paulo Vieira Gênero: Carreira/Negócios Editora: Gente - Páginas: 259 páginas Preço sugerido: R$ 34,90.

***Leilão virtual de obras de Arte em prol do Pequeno Cotolengo***


Crédito das fotos: Katia Velo.

***A Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná (APAP/PR), o Shopping Total, e a Fundação Cultural de Curitiba (FCC) uniram forças para viabilizar à aquisição e instalação de uma academia ao ar livre nas dependências do Pequeno Cotolengo, reconhecida e respeitada instituição beneficente de Curitiba. Para a realização do Leilão Virtual, 42 importantes artistas paranaenses associados à APAP/PR doaram obras.


As esculturas, pinturas e fotografias estão em exposição no Shopping Total. O valor arrecadado será revertido 100% para o Pequeno Cotolengo. Uma excelente oportunidade de aquirir uma obra de Arte e ainda colaborar com um lindo projeto. Dê seu lance, acesse o link do Leilão online: http://www.hkleiloes.com.br/leilao/detalhe_leilao/2205.

Artistas doadores de obras: Ana Isis Ribas, Andrés Papa, Assis Portes, Aurélio Peluso, Celso Parubocz, Christian Schonhofen, Claire Roderjan, Cristiane Gonçalves, Elisabeth Sekulio, Maete Coelho, Felipe Monclaro, Francisco Borges, Giovana Hultmann, J. Bonatto, João Moro, Katia Velo, Lecco Coelho, Lourenço Duarte, Lúcia Biscaia, Luciano Senna.

Rosicler Dresch, Magali Robaina, Marcello Romeiro, Marcelo Pszybylski, Márcia Dalcin, Marcos Lozza, Maurício Vieira, Mercedes Brandão, Nilva Rossi, Noeli Tarachuka, Osmar Carboni, Psilito, Sabine Feres, Sandra Carrillo, Tânia Leal, Teka Braga Côrtes, Thaís Coelho, Tito Lobo, Vagner Aniceto, Vera Itajaí e Vidal.

***Líderes da Cargill, IBM, Embratel e Eldeman Significa se reúnem em Curitiba***

***O Brasil de 2020 começa hoje, e o CEO Fórum traz a Curitiba executivos da Cargill, IBM, Embratel e Eldeman Significa para discutir com empresários locais estratégias de fortalecimento de mercado para os próximos anos.

O evento, promovido pela Câmara Americana de Comércio (Amcham-Curitiba), acontece quinta-feira (17/11), no Espaço Torres, a partir das 16h. O Fórum deve reunir 500 executivos de Curitiba e região.

Luiz Pretti, presidente da Cargill, uma das maiores indústrias de alimentos do país, abordará as possibilidades oriundas do agronegócio, o desenvolvimento do setor alimentício brasileiro e a relação do Brasil com outros países; José Formoso, CEO da Embratel, uma das líderes em telecomunicação no continente, vai falar sobre as mudanças das empresas para o mundo digital, em busca de competitividade, e a infraestrutura necessária para isso; e Marcelo Porto, executivo da IBM, gigante mundial no setor de Tecnologia da Informação, focará em Business Conections e Business Share.

A Edelman Significa, maior empresa de relações públicas do mundo, também estará presente no evento, com o diretor da área de Inteligência & Insights, Rodolfo Araújo. Ele vai comentar uma pesquisa sobre o perfil do CEO moderno. O evento conta ainda com a mediação de Angela Castro, sócia da Deloitte, empresa que oferece serviços de auditoria, consultoria e assessoria financeira e tributária, para o setor privado e público.

Serviço: CEO Fórum | Conexão com o Brasil 2020 Data: Quinta-feira (17/11) - Horário: 16h às 20h30 Investimento: R$ 200 (sócios) e R$ 600 (não sócios) até 14/11 Inscrições: www.amcham.com.br/curitiba ou (41) 2104-9350 Mais informações: isabella.slompo@amchambrasil.com.br ou (41) 2104-9350 Local: Espaço Torres Rua Pergentina Silva Soares, 159 Jardim Botânico, Curitiba (PR) (próximo a FIEP na Av. das Torres).

***Gigantes da Contabilidade demonstram a complexidade da profissão***

***Com a proposta de mostrar que a contabilidade não é assunto de interesse apenas para estudantes e profissionais de Ciências Contábeis, a Escola Superior de Gestão e Negócios do Centro Universitário Internacional Uninter promove a primeira edição do Gigantes da Contabilidade.

Aberto à comunidade, o evento reúne alguns dos principais nomes da área para debater a complexidade da ciência contábil. Para atender aos interessados de todo o Brasil, a Uninter disponibilizará o evento nas modalidades presencial e a distância.

“A temática contábil está presente na realidade de administradores, gestores de diversas áreas, profissionais de marketing e muitos outros. Participar de debates sobre orçamento, contabilidade criativa e ajuste fiscal, com profissionais renomados deixou de ser apenas um diferencial.

No cenário atual das empresas é uma necessidade”, avalia Elton Schneider, diretor da Escola de Gestão e Negócios da Uninter. Durante o evento, estarão em pauta assuntos como o papel do controller nas organizações, o perfil indicado para a profissão e o momento atual desta área nas empresas. O nome Gigantes da Contabilidade não foi escolhido por acaso.

Entre os palestrantes convidados, Clóvis Padoveze fala sobre Controladoria; Silvio Crepaldi, sobre a Contabilidade como Ferramenta Essencial à Gestão Empresarial; Fábio Frezatti explana sobre Questões Orçamentárias; José Marion, sobre Contabilidade Empresarial e Silvio Iudicibus faz palestra sobre a Teoria da Contabilidade. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo link bit.ly/gigantesdacontabilidade. O valor cobrado por dia de evento para o público externo será de R$ 50, e para alunos e egressos da Uninter, R$ 20.

Serviço: Gigantes da Contabilidade Data: 21 a 25 de novembro Horário: das 19h às 22h. Local: Presencial - Centro Universitário Internacional Uninter -Campus Garcez – Rua Luiz Xavier, 103 – Centro – Curitiba - Paraná. Local: a distância – Nesta modalidade, a transmissão acontece no polo de apoio presencial mais próximo. Os locais podem ser verificados no site da Uninter. Mais informações: uninter.com/extensao.

***Cléo Busatto faz sucesso na 62° Feira do Livro de Porto Alegre***


Crédito da foto: Divulgação.

***A escritora Cléo Busatto, um dos principais nomes da literatura juvenil nacional, foi uma das convidadas da 62ª Feira do Livro de Porto Alegre na última semana. Cléo participou de dois bate-papos sobre o livro “A fofa do terceiro andar”, um dos finalistas ao Prêmio Jabuti de 2016, o mais importante da literatura brasileira.

A participação da escritora na Feira foi um sucesso, com três encontros para adolescentes: a “Autor no Palco”, no espaço da Feira, e a “Lendo pra Valer”, em escolas estaduais. Um destes encontros contou com a participação de adolescentes deficientes auditivos, que tiveram a oportunidade de falar sobre temas presentes na obra de Cléo. “Tive a oportunidade de apresentar o livro ‘A fofa do terceiro andar’ para grupos de adolescentes e suscitar a discussão sobre os abusos que sofremos diariamente.

Acredito que quanto mais se denunciar as violências geradas pela não aceitação das diferenças, mais contribuímos para erradicá-las por meio da consciência de que somos todos iguais, apesar de diferentes”, conta Cléo. Sobre Cléo Busatto - Cléo Busatto é uma artista da palavra. Autora de mais de 20 obras, entre literatura para crianças e jovens, teóricos sobre oralidade e CD-ROMs, que venderam em torno de 190 mil exemplares.

Foi selecionada como finalista do Prêmio Jabuti 2016, o mais importante prêmio literário do Brasil, com a obra “A fofa do terceiro andar”. Catarinense radicada em Curitiba (PR), Cleo é Mestre em Teoria Literária pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC e pesquisadora transdisciplinar, formada pelo Centro de Educação Transdisciplinar (SP) - Cetrans.

Nos últimos cinco anos, como narradora oral, contou histórias para mais de 100 mil pessoas no Brasil e exterior, e como especialista e mediadora de projetos sobre oralidade, leitura e literatura, formou mais de 50 mil pessoas. Como escritora infantojuvenil é autora de A Fofa do Terceiro Andar, Mitologia dos 4 Elementos, Paiquerê, O Florista e a Gata, entre outras obras. Mais informações no site: http://cleobusatto.com.br.

***Criado por rapper Congolês, Grupo La Klika se apresenta no Teatro Paiol***

***O grupo La Klika se apresenta no Teatro do Paiol nesta quarta-feira, dia 09 de novembro, às 20h. Idealizado e nascido na África pelo congolês Wugala Flamma, a banda de rap firmou raízes em Curitiba e ganhou novos integrantes, fazendo uma mistura swingada de rumba, jazz, R&B, reggae, soul e funk.

Os ingressos custam R$ 20. Wugala Flamma é natural de Kinshasa – República Democrática do Congo. La Klika significa "nós, a galera” em lingala, uma das línguas nacionais do país. Foi em Curitiba, no entanto, que a galera aumentou. Participam do grupo os brasileiros Luis G. de Souza (guitarra), Castrão de Castro (vocais), Emerson Santos (baixo), Mateus Bravo (bateria) e Kadu Hidalgo (sax), inserindo a cultura brasileira por meio de canções e ritmos.

O show ainda conta com as participações especiais de Thiago de Castro, Didones Bley (Nomad Magush) e Rodrigo Ribeiro (Real Coletivo Dub). Wugala já era rapper em Kinshasa e veio para o Brasil há cinco anos como intercambista para estudar filosofia na UFPR - Universidade Federal do Paraná e ficou alguns meses no Rio de Janeiro antes de começar o curso.

Conheceu os músicos da formação atual em 2015 pela rede de amizade universitária que existe entre FAP - Faculdade de Artes do Paraná e Reitoria da UFPR. Além de marcar o mês da consciência negra, servirá também para divulgar o video clipe do single Compter à Rebours (Contagem Regressiva) que será lançado no próximo mês. A faixa faz parte do EP Freestyle Expression, com lançamento previsto para 2017.

Serviço: Música: La Klika Data: 09 de novembro, quarta-feira, 20h Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia, conforme legislação) Local: Teatro do Paiol - Praça Guido Viaro, s/n Pontos de venda (somente dinheiro): bilheteria do Paiol (terça a sexta, das 13h30 às 19h; sábado e domingo, das 15h até o horário do evento).

***Grupo de raízes africanas apresenta-se no Paiol***

***Grupo de rap nascido na África e que hoje se incorpora à cultura brasileira, o La Klika foi idealizado pelo seu vocalista congolês Wugala Flama.

O grupo, formado também pelos brasileiros Luis G. de Souza na guitarra, Daniel de Castro nos vocais, Emerson Santos no baixo, Mateus Bravo na bateria e Thiago de Castro no piano e teclados, se apresenta nesta quarta-feira (9), às 20h, no Teatro do Paiol.  O La Klika (que significa “a galera”, no idioma lingala, falado na República do Congo) aproveita o Mês da Consciência Negra para lançar o seu videoclipe.

O conjunto faz um rap com o flow especial de Wugala, misturando rumba, r&b, soul e funk, além de uma proposta moderna e inovadora para a cena musical brasileira. O grupo busca a parceria na rima, no flow e nas mensagens do rap com intuito de aproximar afro-brasileiros de suas origens.

Serviço: Grupo La Klika Local: Teatro do Paiol – Praça Guido Viaro, s/nº Data e horário: 9 de novembro de 2016 (quarta-feira), às 20h Ingressos: R$ 20 e R$.

***Prefeitura encaminha para Câmara projeto de lei do Sistema Municipal de Cultura***

***A Prefeitura de Curitiba encaminhou, na última sexta-feira (4), para apreciação da Câmara Municipal, o projeto de lei que dispõe sobre o Sistema Municipal de Cultural de Curitiba – SisCultura Curitiba. A aprovação da lei é a última etapa do processo de adesão do município ao Sistema Nacional de Cultura, um dos compromissos assumidos pela atual gestão. Em fevereiro de 2013, Curitiba assinou o protocolo com o Ministério da Cultura visando integrar-se ao sistema nacional.

Desde então, a Prefeitura, por meio da Fundação Cultural de Curitiba, cumpriu as etapas necessárias para efetivar essa integração – entre eles a elaboração do Sistema Municipal de Indicadores Culturais, a elaboração do Plano Municipal de Cultura – já em tramitação na Câmara Municipal – e agora a aprovação do Sistema Municipal de Cultura. Os dois documentos foram elaborados depois de ampla discussão em debates, conferências e audiências públicas com todos os setores envolvidos – classe artística, produtores, representantes das comunidades dos bairros, Conselho Municipal de Cultura e o poder público.

“Quando assumimos esta gestão firmamos um pacto pela maior participação popular na definição dos rumos da cultura curitibana. Todos que participaram ativamente deste processo contribuíram para a elaboração do projeto de lei. Com o Sistema Municipal, a cidade terá condições de receber mais recursos federais e caminhará para uma política de cultura mais universal e descentralizada”, diz o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli.

Reivindicação  – O Sistema Municipal de Cultura de Curitiba é uma antiga reivindicação de artistas, produtores e representantes das comunidades ligados à área cultural. O projeto foi elaborado, em sua base, na Conferência Municipal de Cultura de 2014, que contou com ampla participação popular. Foram mais de 2.500 participantes e dezenas de pré-conferências.

Pela proposta, o Sistema Municipal de Cultura será coordenado pela Fundação Cultural de Curitiba e envolve uma série de organismos de representação social. A lei reorganiza o Conselho Municipal de Cultura e institui os fóruns setoriais de linguagens culturais, os fóruns setoriais de linguagens funcionais, os fóruns transversais de cultura e os fóruns regionais de cultura. Todos eles já existentes em Curitiba, porém sem regulamentação formal.

Também constitui os sistemas institucionais de cultura que organizará os sistemas de museus, de bibliotecas, de teatros, de arquivos, casa de leituras, sala de espetáculos e acervos da cidade. A implantação do Sistema Municipal de Cultura não representará ônus para o município, uma vez que regula formas de organização e ações já desenvolvidas pela Fundação Cultural de Curitiba como as conferências municipais de cultura e o funcionamento do Conselho Municipal de Cultura.

Durante esta gestão, várias foram as iniciativas para aprovar marcos legais que deixarão importantes legados para a cultura da cidade: Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações dos Funcionários da FCC; Lei do Sistema Municipal de Cultura; Plano Municipal de Cultura; reforma da Lei de Incentivo; Lei Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural e a Lei do Artista de Rua. Confira como estão as leis da Cultura: Lei Municipal de Incentivo à Cultura: tramitando na Câmara Municipal – vistas no gabinete da vereadora Julieta Reis.

Plano Municipal de Cultura: tramitando na Câmara Municipal  – vistas no gabinete da vereadora Julieta Reis. Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações: tramitando na Câmara Municipal – Resposta do Executivo enviada no dia 27/10. Sistema Municipal de Cultura: Texto enviado à Câmara Municipal. Lei Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural – aprovada pelos vereadores. Lei do Artista de Rua – aprovada pelos vereadores.

***Yamandu Costa e Orquestra de Câmara de Blumenau se apresentam no Canal da Música***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Grandes Intérpretes é a nova turnê da Orquestra de Câmara de Blumenau, com cinco apresentações em Santa Catarina e uma no Paraná. A apresentação em Curitiba ocorre no dia 30 de novembro, às 20h, no Canal da Música, com o violonista Yamandu Costa. A direção artística é assinada pelo músico italiano Daniele Girardello e a regência pelo maestro Daniel Bortolosy. Os concertos são realizados pelo Ministério da Cultura com o patrocínio do Banco Bradesco.

A entrada é franca e os ingressos são distribuídos no dia, por ordem de chegada. “Essa turnê tem a marca de alto nível técnico e musical. O Yamandu Costa é, na atualidade, o músico brasileiro que mais se apresenta no exterior. Ele é uma mistura de todos os estilos, criando interpretações de muita personalidade”, considera o diretor artístico, Daniele Girardello. No espetáculo, Yamandu Costa apresentará uma composição própria: “Concerto Fronteira”.


“A música é super original, muito difícil de encontrar um repertório que tenha essa característica. Muitos elementos da música argentina e paraguaia são encontrados nessa apresentação. É um concerto que fiz prestando homenagem à cultura de fronteira”, explica Yamandu, que também tocará “Brejeiro”, de Ernesto Nazareth com arranjo de Daniel Wolff, e a La vida breve”, de Manuel de Falla. O músico já esteve em Curitiba outras vezes. E sobre essa volta e o espetáculo com a orquestra, Yamandu tece elogios.

“Estive há uns nove meses na cidade, adoro tocar aí. E se apresentar com a Orquestra de Câmara de Blumenau é uma experiência enriquecedora, a mistura do erudito com o popular é um encontro que dá certo”, diz. Fazem parte do programa do concerto a sinfonia “Simple Symphony for strings Op.4” do maestro, violista, pianista e regente britânico Benjamin Britten. Também serão apresentados ritmos bem brasileiros, como Baião, de autoria de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, e Mourão, de César Guerra-Peixe.

Serviço: Concerto Grandes Intérpretes ocorre no dia 30 de novembro, no Canal da Música, às 20h, no endereço Rua Júlio Perneta, 695 – Mercês. A entrada é franca e os ingressos serão distribuídos de acordo com a ordem de chegada.

Sobre Yamandu Costa - Considerado um dos grandes talentos do violão brasileiro, o músico Yamandu Costa é conhecido por misturar diversos estilos musicais, do choro a música clássica brasileira, passando pelas milongas, tangos, zambas e chamamés gaúchos com uma personalidade única em seu violão de sete cordas. Possui 23 álbuns próprios, participou de diversos festivais em todo o mundo e já ganhou o Prêmio Internacional Cubadisco pelo CD Mafuá, em Cuba e teve uma Menção do Prêmio ALBA pelo CD Lida, ainda sendo indicado para o Grammy Latino no ano de 2010.

Sobre Daniele Girardello (diretor artístico) - Natural da região do Vêneto, na Itália, Daniele Girardello desenvolveu intensa atividade musical com diversas orquestras italianas, dentre elas a famosa Orchestra di Câmara di Venezia - “L’Offerta Musicale”.

Em 1998, ocupou a cadeira de professor de violino da escola Media Statale (Comacchio) e também ensinou no conservatório G. Frescobaldi, ambos em Ferrara (Itália). Radicado no Brasil desde 2002, tornou-se referência no ensino do violino e atualmente é spalla e diretor artístico da Orquestra de Câmara de Blumenau.

Sobre Daniel Bortolosy (regente) - Um dos mais promissores e atuantes regentes de sua geração, Daniel Bortolosy já trabalhou com diversos grupos sinfônicos brasileiros, além de orquestras na Argentina, Portugal, Itália, Bulgária, Cazaquistão, Inglaterra, República Tcheca, Romênia, Ucrânia e Rússia.

Mestre em Artes pela Universidade de São Paulo (USP), esteve à frente da Belgrade Philharmonic Orchestra, em Belgrado, Sérvia, onde executou, pela primeira vez no país, as Bachianas n. 2 e n. 4 de Heitor Villa-Lobos.

Foi o primeiro maestro latino-americano a dirigir a Royal Oman Symphony Orchestra, no Sultanato de Omã, incluindo apresentações particulares para o ex-primeiro ministro britânico Tony Blair. É fundador e diretor artístico do “New Orleans Festival Brasileiro!”, dos Estados Unidos e, recentemente, foi jurado do concurso “Shabyt”, em Astana, Cazaquistão.

Sobre a Orquestra de Câmara de Blumenau - Desde 1981, a Orquestra de Câmara de Blumenau já realizou diversas turnês pelo Brasil e exterior, com apresentações nas mais famosas salas de concerto da Europa, como Smetana de Praga e o Mozarteum de Salzburgo. A Orquestra também tocou ao lado de grandes nomes da música mundial, entre eles, Jean Pierre Rampal, Maurice André, Ingrid Haebler, Arthur Moreira Lima, Paulo Bosísio, Helena Jank, Antônio Meneses, Domenico Nordio e Renato Borghetti.

Na última década, entrou numa nova fase com a direção artística do violinista italiano Daniele Girardello, adaptando-se à nova dinâmica do fomento à cultura. Por meio de recursos captados, através de projetos de incentivo, já realizou inúmeros concertos, incluindo duas turnês nacionais; apresentou-se com solistas e maestros convidados de destaque como Luiz Henrique Beduschi, Álvaro Siviero, Derico Sciotti, Michael Debost, Rita Costanzi e João Carlos Martins. Facebook: www.facebook.com/orquestradecamaradeblumenau.

***Alunas de jornalismo da PUCPR escrevem livro sobre os bastidores do Teatro Guaíra***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Trazer à tona histórias dos bastidores do Teatro Guaíra é a proposta principal do livro “Teatro Guaíra – Bastidores e Memórias”, produzido por Gabriela Fialho, Julia Baggio, Lara Pessôa, Manuella Niclewicz e Monique Benoski, alunas do curso de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Como projeto de conclusão de curso, o livro mescla imagens artísticas do Teatro Guaíra com histórias de funcionários e ex-funcionários que tenham relação próxima com o local. No total, os 17 relatos foram divididos em capítulos únicos e as histórias foram selecionadas por suas peculiaridades. Os perfis também trazem histórias únicas, com começo, meio e fim, para que o leitor possa ler sem uma ordem cronológica entre os capítulos.


“O objetivo central desse projeto se deu pelo fato de querermos valorizar e resgatar histórias de personagens que possuem uma forte identificação com um dos maiores centros culturais do Paraná”, afirma Lara Pessôa. Para a elaboração do livro, as estudantes listaram mais de 40 nomes e entrevistaram mais de 25 pessoas, incluindo personagens importantes ligados à arte no cenário paranaense como a primeira bailarina do Balé Teatro Guaíra, Eleo­no­ra Greca, que entrou para a escola de dança em 1966.

“Foi um processo de imersão no Teatro Guaíra ao longo de quatro meses. Fomos muitas vezes até o teatro para conhecer cada detalhe, e é gratificante ver que esse trabalho resgata um pouco dessa memória do Teatro Guaíra. Foi um teatro que marcou época e merece ser valorizado”, declara Gabriela Fialho.

Planos - Com o livro em mãos, as alunas estão na fase de procura por patrocínio para que o projeto continue crescendo. O objetivo das cinco estudantes é tentar publicar o livro por meio de uma editora ou conseguir verba com patrocinadores para fazer uma tiragem maior. “Infelizmente, o custo para por em prática esse trabalho é alto, então estamos em busca de parcerias e vamos também tentar viabilizar nossas ideias por meio das leis culturais”, explica Monique Benoski.

Exposição fotográfica - Durante a execução do trabalho, mais de 300 registros fotográficos sobre a arquitetura e detalhes do Teatro Guaíra foram feitos pelas alunas. E algumas dessas fotografias estarão disponíveis na mostra fotográfica “Um olhar para o Teatro Guaíra”, entre os dias 8 e 21 de novembro, no bloco vermelho da PUCPR. Todos os registros e a curadoria são autorais e têm o objetivo de mostrar um pouco sobre os bastidores do Teatro Guaíra. 

Para conhecer um pouco mais sobre o projeto acompanhe nas redes sociais: www.facebook.com/bastidoresdoguaira - www.instagram.com/bastidoresdoguaira. Bastidores do Teatro Guaíra: Telefone para contato: 9984-1751(Julia Baggio) 9811-3767 (Gabriela Fialho).

***Deck e Polysom lançam três projetos de Alceu Valença neste mês***

***Na primeira semana de novembro, a Deck e a Polysom homenageiam os 70 anos de Alceu Valença. O início da carreira do cantor e compositor é revisitado em três projetos em diferentes formatos.

São eles: o box com quatro discos de vinil, “Alceu Valença 70”, o DVD e CD inéditos “Vivo! Revivo!” e o raríssimo “Saudade de Pernambuco”.

“Alceu Valença 70” é uma caixa especial que a Polysom preparou com quatro álbuns dos anos 70. Faz parte da caixa seu disco de estreia, “Molhado de Suor” (1974), com 11 faixas, incluindo a bônus “Vou Danado pra Catende”. O álbum seguinte, “Vivo” (1976), foi gravado ao vivo no Teatro Tereza Rachel, com produção de Guto Graça Mello.

O trabalho traz oito músicas, como “O Casamento da Raposa com o Rouxinol”, “Sol e Chuva”, “Papagaio do Futuro” e “Edipiana Nº 1”, sendo as duas últimas com participação de Zé Ramalho da Paraíba. Ainda no box, está “Espelho Cristalino” (1977) com oito músicas, entre elas “Agalopado” e “A Dança das Borboletas”. Os arranjos são assinados por Alceu e pelo guitarrista Paulo Rafael, com participação de um coro formado por Elba Ramalho, Tania Alves, Marlui Miranda, Tinhazinha e Odaire.

Para completar, ainda está na caixa o exclusivo e raríssimo “Saudade de Pernambuco”, gravado em 1979 em Paris, durante o autoexílio de Alceu. O disco, que havia saído no Brasil apenas como brinde do Jornal da Tarde, traz 10 faixas, entre elas “Apoena”, “O Ovo e a Galinha” e “Cana Caiana”. Esse álbum também chega às lojas pela Deck em CD e em todas as plataformas digitais. Ainda pela Deck, será lançado o CD e DVD inéditos “Vivo! Revivo!”.

O registro foi feito durante a turnê com o mesmo nome, no Theatro Santa Isabel (Recife). No repertório de 15 músicas, estão algumas das músicas dos três primeiros álbuns de sua carreira: “Vivo!”, “Molhado de Suor” e “Espelho Cristalino”.

O DVD foi dirigido por Lula Queiroga e Alceu é acompanhado pela banda formada por Paulo Rafael (guitarra), Nando Barreto (baixo), Cássio Cunha (bateria), Jean Dumas (percussão), César Michiles (flauta) e Leo Stegman (viola). O CD “Vivo! Revivo!” já está disponível nas plataformas digitais e chega às lojas com o DVD na segunda quinzena de novembro. Um primeiro vídeo do DVD está disponível no YouTube, para assistir, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=QCVlcE9bR6M&feature=youtu.be.

***Novembro Azul no Hospital Erasto Gaertner***


Crédito da foto: Divulgação.

***Com o objetivo de conscientizar sobre a importância da prevenção do câncer no homem, o Hospital Erasto Gaertner alerta e orienta sobre o diagnóstico precoce, especialmente do câncer de próstata, que, segundo o INCA, tem cerca de 61 mil novos casos a cada ano no Brasil. Em 2015, foram registrados um total de 1.822 tumores em homens no Hospital Erasto Gaertner, sendo que cerca de 21% deles correspondiam ao câncer de próstata. Durante todo o Novembro Azul, mês de conscientização da saúde do homem, a fachada do Hospital ficará iluminada de azul, cor que simboliza a campanha.

Diversas ações estão programadas e muitas palestras de prevenção já foram agendadas junto ao Departamento Educacional da Rede Feminina de Combate ao Câncer. O câncer de próstata é a neoplasia maligna mais incidente no homem e pode se desenvolver por vários anos sem que o paciente tenha nenhum sintoma. De acordo com o oncologista do Hospital Erasto Gaertner, Dr. Murilo de Almeida Luz, é preciso lembrar a importância de o homem dedicar-se aos cuidados com a saúde.

“De modo geral, o homem brasileiro tem uma certa dificuldade de ir ao médico. Ele estabelece um bloqueio, então é difícil trazer este homem para o consultório, para que ele cuide de sua saúde geral”. O diagnóstico precoce é essencial para o aumento das taxas de cura. O preconceito ainda é um fator que impede muitos homens de realizar exames periódicos, sendo este o principal alvo a ser combatido com esta grande campanha.

Segundo o especialista, é necessário ficar atento a qualquer mudança que possa ocorrer no corpo do homem, principalmente, após os 40 anos. “É comum, os homens demorarem longos períodos antes de valorizarem alguma queixa. Cuidados básicos como cessação do tabagismo e etilismo, alimentação balanceada e exercícios físicos regulares podem fazer grande diferença nos anos futuros deste indivíduo", alerta o oncologista da instituição que é referência no tratamento do câncer.

Confira algumas orientações sobre os principais tipos de câncer que atingem os homens: Câncer de próstata: é um dos mais frequentes nos homens. Geralmente, a doença cresce lentamente e apenas causa sintomas quando está mais avançada. Na maioria dos casos, o aumento da próstata deve-se a doenças benignas e não ao câncer. Os exames de rastreamento envolvem a realização do toque retal e coleta de PSA (antígeno prostático específico em exames de sangue) – indicados para homens a partir dos 50 anos.

Caso existam fatores de risco associados, o ideal é realizar cinco anos antes, aos 45 anos. Obesidade, afrodescendência e casos na família são fatores que aumentam o risco deste tipo de câncer. Já dieta balanceada e pobre em gorduras, controle de peso e exercícios físicos regulares ajudam a reduzir as chances de desenvolvimento da doença. Câncer de testículo: é o tumor maligno mais comum em homens entre 20 e 40 anos. A maioria dos cânceres deste tipo podem ser curados se diagnosticados precocemente.

Homens que têm ou tiveram os testículos fora da bolsa escrotal, irmão ou pai com câncer de testículo, diagnóstico prévio de câncer no outro testículo, infecção por HIV e pele branca possuem maior risco de desenvolver o câncer de testículo. Atualmente, não existem estratégias comprovadas para a prevenção desta doença, por isso, é necessário ficar atento para o diagnóstico precoce.

Câncer de pênis: a higiene inadequada é uma das principais causas e poderia ser evitada através da limpeza apropriada com água e sabão. Falta de limpeza diária, portadores de fimose que não conseguem expor a glande para a higiene adequada, tabagismo, infecção por HPV e AIDS aumentam o risco de câncer de pênis.

Serviço: Hospital Erasto Gaertner - R. Dr. Ovande do Amaral, 201 - Jardim das Américas - Curitiba/PR Telefone: (41) 3361-5000  - www.erastogaertner.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário